Ver Versão Completa : Qual o consumo da sua BAND
Pessoal estou empenhado em adquirir uma BAND e gostaria da opinião de vcs sobre o consumo na cidade e estrada e qual configuração vc esta usado desde motor,cambio,pneu,turbo,intercooler, etc... p/ assim eu aproximar da minha.:-D
Lucas Nassif
31/07/2009, 21:22
Pessoal estou empenhado em adquirir uma BAND e gostaria da opinião de vcs sobre o consumo na cidade e estrada e qual configuração vc esta usado desde motor,cambio,pneu,turbo,intercooler, etc... p/ assim eu aproximar da minha.:-D
Opa, vamos lá:
A BAND do meu pai é 90/90, tem motor OM364 (709) aspirado, atualmente com 48 mil kms originais, câmbio 4m, pneus BFG 33x12,5x15, etc...
Ela não é de fazer trilha (pra isso tem o CJ), mas fiz uma trilha leve beem longa ano passado, e durante a trilha ela fez 9,6 km/l. Na volta, 100% asfalto, ela fez 14,2km/l andando a 90/100 km/h.
Ela é usada diariamente aqui na empresa, e teve uma época que fizemos umas 5 médias de consumo seguidas. Todas ficaram entre 10,5 a 11,5 km/l circuito misto (ciadade/estrada). Nada mais, nada menos.
Vale ressaltar que essas médias eram quando a BAND ainda tinha capota de lona. Como recentemente ela foi transformada pra AÇO, ainda não deu tempo de aferir consumo. Mas com certeza, as médias serão menores devido ao maior peso.
:concordo:
maxdelta
31/07/2009, 22:58
A minha band faz torno de 12 km/l na cidade e 8km/l na estrada!
Antes que falem vc tá maluco, errou na escrita eu explico, na cidade não acelero a band brutalmente, e dou só algumas biliscadas no acelerador, prefiro reduzir a band na caixa do que usar o freio! Dentro da cidade dificilmente uso rotação superior a 2000.
E na estrada eu acelero com pressão, e dificilmente uso rotações abaixo de 2000!
A minha band usa o motor om364 aspirado!
Não sei qual é o consumo de outros modelos de band, e fico curioso em saber qual é o consumo de um om364 turbinado!
[]'s
Daniel Gomes
31/07/2009, 23:15
galera meu carro é motor Mercedes,turbo e intercooler relação 11x35, em janeiro deste ano rodei +/- 3000 km em estradas e fiz a média de 10 e 11 km por litro...dentro da cidade com o acelera e freia nunca consegui fazer mais de 8 .
lembro que o tanque da band. é meio traiçoeiro você acha que encheu e na verdade ainda cabe muito mais , por este motivo fica meio difìcil em apenas um tanque já tirar a conclusáo que fez 14 com litro, outra coisa que conta muito em uma band. é como foi a estrada e quantas pessoas no carro, etc...
nesta minha viagem aconteceu um caso engraçado comigo, enquanto fui ao banheiro em um posto meu amigo pediu para encher o tanque e acabou pagando e quando cheguei entrei no carro e fomos embora, após 100 km rodados percebi que já estava no meio tanque , foi ai que surgiu a pergunta para o meu amigo..quantos litros tinha entrado no tanque, apos ele verificar na nota fiscal tinah entrada +/- 20 litros e ele juravade pè junto que o tanque estava cheio e a bomba travou umas trés vezes confirmando, concluindo, são coisas que só donos de band. sabem ...
OBS: meu tanque é original sem respiro ....
guilhermeabreu
01/08/2009, 01:37
Tive uma BAND aço curta 89/90 completa de tudo com OM 314 , toda original apenas pneus 31x10,5x15 , fazia na estrada a 100km/h 8,5 a 9,5 km/l dependendo da maneira de andar e na cidade fazia 8,0 a 9,0 km/l dependendo da maneira de andar .
Lucas Nassif
01/08/2009, 10:39
... lembro que o tanque da band. é meio traiçoeiro você acha que encheu e na verdade ainda cabe muito mais , por este motivo fica meio difìcil em apenas um tanque já tirar a conclusáo que fez 14 com litro, outra coisa que conta muito em uma band. é como foi a estrada e quantas pessoas no carro, etc...
Ué, nunca vi trairagem no tanque da BAND.
Não sei vc, mas eu tenho paciência quando estou enchendo o tanque. Se poe pra encher até a bomba desarmar e depois vai embora, lógico que o tanque não vai estar todo cheio, devido à grande quantidade de espumas.
Após a bomba desarmar, é de costume eu balançar a Band de um lado pro outro com a mão para desfazer as espumas mais rapidamente e poder completar mais com diesel. E só vou embora quando consigo ver APENAS DIESEL pelo bocal do tanque. Ou seja, quando o tanque está realmente cheio. Costumo fazer isso tanto na Band quanto na Hilux.
E se faltou informações para vc, vamos lá: a estrada era ótima, 2 pessoas no carro (com estômago vazio, pra Band nao ficar muito pesada), algumas cintas no assoalho traseiro, caixa térmica também vazia, pneus bfs 33 com 25 libras e vale ressaltar que esse deslocamento por asfalto foi entre 90 e 100 km medidos no GPS.
E infelizmente, até hoje só deu pra aferir o consumo 100% estrada uma vez só, pois como disse anteriormente, a BAND é pro trampo, e não pra viagens e expedições!
Um abraço,
Lucas Nassif.
gbalero_URU
01/08/2009, 10:57
Es difícil llenar bien el tanque de un bandeirante por lo menos el mio hace mucha espuma y hay que tener paciencia, mi motor es om314 y en cuidad esta entre 7,5 y 9 km/l dependiendo del peso del pie y en ruta para una velocidad entre 90 y 100 km/h esta entre 9 y 11 km/l, en alguna ocasión viajando con tiempo y no pasando de 80 km/h paso los 12 km/l, pero es difícil andar a estas velocidades.
en cuidad suelo pisar fuerte el acelerador en 2ª y 3ª lo llevo siempre al entorno de las 2700 rpm, supongo que no pasando de 2300 rpm debería dar un mejor consumo, aunque la realidad que en cuidad se anda mucho en 4ª y a bajas rpm 1500 que son unos 60km/h
Hablando de consumo alguien a tocado la regulación de las masa inerciales que controlan las rpm en la bomba inyectora, no me refiero a mas caudal, con esto sin variar el limite superior se puede obtener mejor par en medias rotaciones y mayor aceleración. es notoria la diferencia aunque muy critica la regulación
Gerardo
joão k. chikui
01/08/2009, 11:31
Minha Band CD , OM 364/4 turbo intercooler , 5 M , qdo usava pneu 235/85-16 , fazia 12 na estrada e 9 a 10 em cidade e estrada de terra.
Depois que coloquei BF33" AT e barraca de teto , talvez por ter sido obrigado a levantar um pouco e mais o peso dos pneus , não passa de 11 km/L na estrada , mantendo 9 a 9,5 cidade /Estrada terra .
Mas , tem que usar o motor no torque , sem ficar queimando giro.
Se começar a empolgar e começar a andar a 130-140 , pelo grande arraste aerodinâmico(quase um freio aerodinâmico), turbina sempre no amarelo , acho que deve fazer 8 km/L.
Nelson Calderari Sobrinho
01/08/2009, 12:30
Minha band CD, 0M 364, 4m, aspirado faz 9km a 90km, estando vazia, na cidade a média de 7,5
Guiga Tostes
01/08/2009, 14:26
Band Curta Aço OM314, Turbo Intercooler 4M rel. dif 12X35 pneus 33" ---->12km/l estrada 10km/l cidade....trilha 9km/l
Abrs
guilhermeabreu
01/08/2009, 18:33
ESTOU IMPRESSIONADO com o consumo das BANDS de vcs , a minha qdo tive por 4 anos fazia o consumo +- identico ao do NELSON CALDERARI SOBRINHO .
joão k. chikui
01/08/2009, 19:06
Veja que a Band do Nelson é 4M . Mas , ainda assim, tá gastando acima da média.
E , em motores diesel , aumento de torque atraves de turbo/intercooler/elementos de DI e Bicos especiais , desde que acompanhados dos devidos alongamentos, pode trazer melhora de consumo.
Inclusive , reclamei de um Constellation 24-250 (Cummins ISC) que ,segundo o motorista, estava amarrado e estava fazendo 3 a 3.3 km/L percurso misto , a concessionária Tietê , sem trocar nada, apenas reprogramando o modulo no computador , deixou o caminhão violentíssimo. Fui com o motorista testar ,ele ficou incrédulo com a mudança . Eu pensei : Estou lascado , se já estava gastando , agora vou prá roça. Ledo engano , faz uns 6 meses isso e a média passou para 4 a 4,3 uso misto e 4,5 a 4.7 na estrada.
A minha qdo estava turbinado/intercolando ,o preparador comentou que colocaria elementos e bicos do MB1418, questionei se não ficaria gastona , ele me garantiu que melhoraria , e acertou.
Pessoal o consumo da BAND e muito bom, tanto na cidade como em estrada.
fabioband4x4
02/08/2009, 20:07
Minha Band motor 14B "careta " faz na cidade em média 10 Km/L , na estrada 12Km ( média de 80/90 KM/H).
maxdelta
02/08/2009, 21:47
Minha Band motor 14B "careta " faz na cidade em média 10 Km/L , na estrada 12Km ( média de 80/90 KM/H).
Nada como uma band de 5 marchas, anda a 90km/h na tranquilidade! Sem barulho!
Guiga Tostes
02/08/2009, 22:01
Nada como uma band de 5 marchas, anda a 90km/h na tranquilidade! Sem barulho!
ou uma 4M com relacao alongada:concordo:
guilhermeabreu
03/08/2009, 00:23
A minha era toda original com OM314 NUNCA passou dos 10 km/l , girava em torno de 9,0 km/l dependendo do pé , as vezes um pouco menos do que 9,0 ( 8,5 cidade ) e outras vezes um pouco mais do que 9,0 ( 9,5 a 9,8 na estrada a 80/90 km/h ) .
gbalero_URU
03/08/2009, 09:09
En el caso del OM314 mejora un poco el consumo si sustituimos el filtro de air en baño de oleo, por uno de elemento de papel, ademas que mejora el desempeño del motor, usando la carcaza original y haciendo algunos cambios internos se puede usar el elemento de la hilux
Gerardo
Fe_jipeiro
03/08/2009, 09:30
Olá pessoal,
Somente mais um relato ... Minha band é o OM 364 S Turbo Intercooler, bicos especiais rasch, bomba aberta, relação 12x35, 4M, 35x12,5 All Terrain, com 4 pessoas dentro da caranga com média de ~ 70kg cada uma ... Se ando na boa, na boa digo, até 1kg no turbo na cidade faz 10km/l, se piso, ai digo de 1kg até 2kg, na cidade cai para 8km/l. Mas como na cidade é raro conseguir dar 2kg com relação alongada, ai procuro dirigir na devagar. Já na estrada, se eu manter 120km/h ela faz 11km/l, agora se manter de 130, 140, 150 km/h, que é bem dificil, somente em estradas muito retas e longas e mesmo assim sem vento lateral, ela faz 9km/l.
Lembrando, o q o Chikui disse, motor turbo, tem jeito diferente de dirigir, quando sabiamente utilizado, mesmo em alta rotacao, é pode ser economico. Um exemplo, na estrada em subidas, deixar a turbina fazer o trabalho do seu pé no acelerador, que no caso dos motores aspirados, vc teria q acelerar mais para manter a velocidade... Com macetes desse tipo, a economia aumenta muitoooooo........
Obs: somente ressaltando, que sou consciente, e todas as altas velocidades, sempre realizo onde não há risco para demais pessoas, inclusive eu.
Espero ter ajudado...
Abs,
A minha Band (jeep cuto com capota de aço) tem motor 709 aspirado e cambio de 5M, BF-33", na cidade faz 9km/L (com ar condicionado), e na estrada 10 km/L andando sempre na casa de 130 140 km/h.
A minha Band (jeep cuto com capota de aço) tem motor 709 aspirado e cambio de 5M, BF-33", na cidade faz 9km/L (com ar condicionado), e na estrada 10 km/L andando sempre na casa de 130 140 km/h.
Que princípio ético ao volante é esse de andar "SEMPRE" na casa dos 130 ou 140 em um carro com essa altura de suspensão e peso?Qual a rodovia que permite isso no Brasil?Que carater bacana ein, a hora que der bosta e matar uma familia inocente...
valeriano
04/08/2009, 22:07
Minha Band fez 10,82km/L na viagem que fiz semana retrasada para o Rio Grande do Sul, pegando serra o tempo todo.
Na cidade ela faz uma média de 9,5km/L.
Que princípio ético ao volante é esse de andar "SEMPRE" na casa dos 130 ou 140 em um carro com essa altura de suspensão e peso?Qual a rodovia que permite isso no Brasil?Que carater bacana ein, a hora que der bosta e matar uma familia inocente...
Para sua informação, algumas rodovias em pista dupla a velocidade máxima pode chegar até 120 km/h (por ex.: na rodovia dos Bandeirantes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_dos_Bandeirantes), o trecho de planalto da rodovia dos Imigrantes (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_dos_Imigrantes) e a pista pedagiada da Rodovia Castelo Branco (http://pt.wikipedia.org/wiki/Rodovia_Castelo_Branco) (onde costumo andar) no Estado de São Paulo, considerando a defasagem do velocímetro (em torno de 6%), mais a tolerancia dos equipamentos de mediçao (algo em torno de 10%) se no meu velocimetro estiver marcando 140 km/h, na realidade, para efeitos legais, deverá ser considerado o valor de 118,44 km/h, portanto abaixo do limite legal, qto ao peso e altura, não há nenhuma restrição legal qto a isto, sem contar o fato de que minha Toyota é muito bem equipada, com amortecedores de competição, por exemplo.
Considerando tudo isso, quando meu velocimetro esta marcando 140Km/h, estou andando dentro dos limites legalmente toleraveis e com total segurança.
Com relação a seu comentario sobre carater, nao vou nem considerar, pois uma pessoa como vc que defende a atitude de uma pessoa que anuncia um veículo por um valor muito abaixo do valor de mercado devido a uma dívida do veículo junto ao banco, sugerindo que: obs: Possui um debito no banco, só comprar outro chassi ou doc., pra mim pessoas assim devem, no mínimo, ser desprezadas.
grande 171 sua explicação.Foi pra berlinda né...
Viu como é tênue a linha entre o mocinho e o bandido?
Eu não defendí o usuario, apenas disse que vocês o acusaram de forma unilateral e sem provas.Não defendo gente desonesta, defendo sim o art.5° da constituição, acerca dos direitos individuais que foi a maior comquista do seculo passado.Não havia crimes, não havia provas.Se havia intenção a lei não pune.Na realidade ele sugeriu a outra pessoa(o comprador) que isso era possivel.Vocês asseveraram demais o caso e eu registrei oposição como é de meu direito no forum.
"Quem poupa o lobo mata a ovelha"
grande 171 sua explicação.
Viu como é tênue a linha entre o mocinho e o bandido?
Sr. Fernando Coelho.
minha conduta esta amparada na legalidade e na moralidade, já a sua sugere muitas duvidas.
Nao vejo a menor ligação entre as atitudes de um mocinho e a de um bandido, pra mim sao completamente antagonicas. A propósito, oque vc quiz dizer com "grande 171"?
valeriano
05/08/2009, 00:33
Andrew,
sem querer botar lenha na fogueira mas:
1) Andar a 130-140km/h no Brasil é perigoso com qualquer veículo, independente de ser Bandeirante ou não. Exatamente por isso que a velocidade máxima em estradas do Brasil, exceto estas duas que vc comentou, é de 110km/h ou menos.
Quer dirigir acima disso, recomendo as Autobahns da Alemanha, que não tem limite de velocidade. Eu mesmo já estive a 210km/h (e tomando farolada de outros carros), a bordo de um BMW (de carona, claro) em uma estrada como essa.
2)
na estrada 10 km/L andando sempre na casa de 130 140 km/h.
se no meu velocimetro estiver marcando 140 km/h, na realidade para efeitos legais, deverá ser considerado o valor de 118,44 km/h
Sou só eu ou mais alguém viu uma controvérsia aqui?
Se vc disse que quando o seu marcador está indicando 140km/h vc está na realidade a 118,44km/h, então vc não está de verdade andando a 130-140km/h. :discordo::discordo::discordo:
Decida-se.
mecamaniaco
05/08/2009, 00:49
Minha Band Cambio seco com diferencial 10/37 faz 7km/l na cidade e 10km/l na estrada.
gbalero_URU
05/08/2009, 08:20
Hola yo viajo a 100 km/h en mi band controlado por gps, en esa marcha se comporta muy bien sin sorpresas y en el entorno de las 2400 rpm. si usted es constante en el viaje y no realiza muchas paradas se hace un buen promedio, como ejemplo en un viaje de 500 km aveces me cruza el mismo coche 3 o 4 veces y siempre por encima de los 140km/h y al final llegamos juntos, ademas antes cuando tenia carro andaba siempre muy rapido y en los viajes llegaba cansado y tenzo sin embargo en la band es como un paseo disfruto el viaje el paisaje, y aunque no lo crean en mi band se puede hablar y escuchar musica.
Ya andube muchos años de moto y disfrute la velocidad, ahora disfruto de mi tartaruga ella no corre pero llega a todas partes
Gerardo
fabioband4x4
05/08/2009, 08:51
Hola yo viajo a 100 km/h en mi band controlado por gps, en esa marcha se comporta muy bien sin sorpresas y en el entorno de las 2400 rpm. si usted es constante en el viaje y no realiza muchas paradas se hace un buen promedio, como ejemplo en un viaje de 500 km aveces me cruza el mismo coche 3 o 4 veces y siempre por encima de los 140km/h y al final llegamos juntos, ademas antes cuando tenia carro andaba siempre muy rapido y en los viajes llegaba cansado y tenzo sin embargo en la band es como un paseo disfruto el viaje el paisaje, y aunque no lo crean en mi band se puede hablar y escuchar musica.
Ya andube muchos años de moto y disfrute la velocidad, ahora disfruto de mi tartaruga ella no corre pero llega a todas partes
Gerardo
Sem falar que no modo TARTARUGA a economia é bem maior ...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Tenho práticado este modo tbm....vc falou tudo! ABRAÇO :concordo:
Sou só eu ou mais alguém viu uma controvérsia aqui?
Se vc disse que quando o seu marcador está indicando 140km/h vc está na realidade a 118,44km/h, então vc não está de verdade andando a 130-140km/h. :discordo::discordo::discordo:
Decida-se.[/QUOTE]
Valeriano, bom dia.
Se vc ler atententamente o meu post:
se no meu velocimetro estiver marcando 140 km/h, na realidade, para efeitos legais, deverá ser considerado o valor de 118,44 km/h, portanto abaixo do limite legal,...
significa que sempre ando com o velocimetro marcando 130 a 140 km/h, na castelo branco, pista pedagiada, cercada com 4 pistas em cada sentido, onde a velocidade máxima é de 120km/h, e considerando as margens de tolerancia, tanto do meu velocimetro, qto dos equipamentos de medição (radar), significa que a 140 no velocimetro, o radar considera o valor de 118,33 km/h, portanto dentro do limite máximo permitido, e devido a singularidade da via, com toda a segurança.
abços.
guilhermeabreu
05/08/2009, 10:01
ANDREW
Desculpe me intrometer nesta polemica que esta se estendendo demais , mas qdo vc disse no 1º post seu estas palavras :A minha Band (jeep cuto com capota de aço) tem motor 709 aspirado e cambio de 5M, BF-33", na cidade faz 9km/L (com ar condicionado), e na estrada 10 km/L andando sempre na casa de 130 140 km/h. VC NÃO CITOU QUE ESTA VELOCIDADE É IRREAL , POR ÍSTO O VALERIANO FEZ O COMENTÁRIO DELE , Eu tb achei que vc estava andando nesta velocidade REAL, e concordo com o VALERIANO que se vc esta marcando 140 km/h E DIZ QUE ESTA ANDANDO NESTA VELOCIDADDE , HA DE ENTENDER QUE REALMENTE VC DEVERIA ESTAR ANDANDO NESTA VELOCIDADE , MAS VC ESTA NA REALIDADE A 118 KM/H , logo : vc deveria dizer que VC ANDA A 118 KM/H E A SUA BAND FAZ 10 KM/L NA ESTRADA .
Mas já esta ficando muito massante esta polemica , e este MARAVILHOSO FORUM não merece a discussão particular e pessoal com o FPC3 , vcs deveriam discutir estas diferenças em MP , assim ficaria este FORUM COM A CARA QUE SEMPRE TEVE E TEM , UM FORUM DE UMA GRANDE FAMÍLIA DE 4X4 .
Não estou tomando partido de ninguem , só GOSTO DE VER OS OFF-ROADS AMIGOS E UNIDOS , E RESPEITANDO A MANEIRA DE SER DE CADA UM COM AS VIRTUDES E COM OS DEFEITOS QUE CADA UM DE NÓS TEMOS .
ABRAÇÃO A TODOS , E ATÉ LAVRAS NOVAS EM 2010 .
gbalero_URU
05/08/2009, 10:07
ANDREW
Desculpe me intrometer nesta polemica que esta se estendendo demais , mas qdo vc disse no 1º post seu estas palavras :A minha Band (jeep cuto com capota de aço) tem motor 709 aspirado e cambio de 5M, BF-33", na cidade faz 9km/L (com ar condicionado), e na estrada 10 km/L andando sempre na casa de 130 140 km/h. VC NÃO CITOU QUE ESTA VELOCIDADE É IRREAL , POR ÍSTO O VALERIANO FEZ O COMENTÁRIO DELE , Eu tb achei que vc estava andando nesta velocidade , e concordo com o VALERIANO que se vc esta marcando 140 km/h ,AS ESTA NA REALIDADE A 118 KM/H vc deveria dizer que VC ANDA A 118 KM/H E A SUA BAND FAZ 10 KM/L NA ESTRADA .
Mas já esta ficando muito massante esta polemica , e este MARAVILHOSO FORUM não merece a discussão particular e pessoal com o FPC3 , vcs deveriam discutir estas diferenças em MP , assim ficaria este FORUM COM A CARA QUE SEMPRE TEVE E TEM , UM FORUM DE UMA GRANDE FAMÍLIA DE 4X4 .
Não estou tomando partido de ninguem , só GOSTO DE VER OS OFF-ROADS AMIGOS E UNIDOS , E RESPEITANDO DA MANEIRA DE SER DE CADA UM COM AS VIRTUDES E COM OS DEFEITOS QUE CADA UM DE NÓS TEMOS .
X2, saludos
Fe_jipeiro
05/08/2009, 10:25
Grande Dr. guilhermeabreu, blza?
Mandou muito bem ! Utilizo, com permissão, suas palavras !!!
Abs...
ANDREW
Desculpe me intrometer nesta polemica que esta se estendendo demais , mas qdo vc disse no 1º post seu estas palavras :A minha Band (jeep cuto com capota de aço) tem motor 709 aspirado e cambio de 5M, BF-33", na cidade faz 9km/L (com ar condicionado), e na estrada 10 km/L andando sempre na casa de 130 140 km/h. VC NÃO CITOU QUE ESTA VELOCIDADE É IRREAL , POR ÍSTO O VALERIANO FEZ O COMENTÁRIO DELE , Eu tb achei que vc estava andando nesta velocidade REAL, e concordo com o VALERIANO que se vc esta marcando 140 km/h E DIZ QUE ESTA ANDANDO NESTA VELOCIDADDE , HA DE ENTENDER QUE REALMENTE VC DEVERIA ESTAR ANDANDO NESTA VELOCIDADE , MAS VC ESTA NA REALIDADE A 118 KM/H , logo : vc deveria dizer que VC ANDA A 118 KM/H E A SUA BAND FAZ 10 KM/L NA ESTRADA .
Não estou tomando partido de ninguem , só GOSTO DE VER OS OFF-ROADS AMIGOS E UNIDOS , E RESPEITANDO A MANEIRA DE SER DE CADA UM COM AS VIRTUDES E COM OS DEFEITOS QUE CADA UM DE NÓS TEMOS .
Guilherme, bom dia, não ha oque desculpar,
mas acho que nao me fiz entender, vou tratar do tema pela ultima vez, e de maneira resumida.
em um outro topico um forista anunciou pra venda uma toyota com um valor muito abaixo dos valores praticados, segundo o proprio anunciante o veículo possui um fiinanciamento bancario e está alienado, o anunciante sugeriu que se arrume um outro chassi ou documento.
diante de tal atitude, que julgo nao ser correta, sugeri que o tópico fosse encerrado pelo moderador afim de evitar possiveis fraudes, o forista FPC3 tomou as dores do anunciante e disse que nessa historia ele é o mocinho e o banco é o vilao, e passou a me dirigir MPs de conteúdo ofencivo.
Qto a velocidade que andava com minha antiga Band, vou explicar: ando sim em velocidades reais em torno de 130 km/h, e o FPC3 questiounou meu carater em virtude disso, pra ele quem sugere fraudar um banco é mocinho, e quem anda a 130 km/h nao tem carater!!!
com relacao a velocdade que mencionei de 118, nao significa que esta é a velocidade real, mas sim a velocidade que será considerada, em virtude das tolerancias dos radares para efeito de multa.
resumindo, se estou andando com meu carro a 130 km de velocidade real, na rodovia supra citada, nao estou cometendo nenhuma ato ilegal passivel que qquer panalidade.
espero que tenham entendido, 130 real 118 para efeito de multa.
Fe_jipeiro
05/08/2009, 11:19
Opa andrew,
Blza??
Só não entendi direito ainda, a questao de 118 para efeito de multa ?! Se eu estiver a 130 km/h no GPS, que é a velocidade real, eu tomarei a multa a 130 km/h e não a 118 km/h ... O que virá no papel da multa, é 130 e nao 118 ...
Abs ...
Opa andrew,
Blza??
Só não entendi direito ainda, a questao de 118 para efeito de multa ?! Se eu estiver a 130 km/h no GPS, que é a velocidade real, eu tomarei a multa a 130 km/h e não a 118 km/h ... O que virá no papel da multa, é 130 e nao 118 ...
Abs ...
Fe, boa tarde.
Funciona precisamente assim: se vc estiver numa velocidade real de 129 km/h, o radar vai apurar essa velocidade que é a real, entretanto vc nao será multado. Conforme determinação da Portaria no. 115 do INMETRO, a tolerância é de:
- 7 km/h para velocidades até 100 km/h; e
- 7% para velocidades acima de 100 km/h.
ou seja, numa via onde a velocidade permitida é de 120km/h, o radar vai constatar uma velocidade de 129 km/h mas vai considerar o valor de 119 km/h, ou seja, não haverá multa.
No meu post anterior considerei tbém uma pequena variação que ocorre no velocimetro da minha toyota, nao tenho GPS, considerando esses 2 fatores, velocímetro e tolerancia do radar, no meu caso, qdo meu velocímetro esta em 140, o valor considerado pelo radar seria de 118,44km/h, espero ter sido claro.
Fe_jipeiro
05/08/2009, 13:09
ahh... agora entendi ...
vlw !!! ;-)
Abs ...
guilhermeabreu
05/08/2009, 13:22
CARO ANDREW
Palavras realmente podem machucar mais do que uma bofetada , mas o que peço aqui no forum é a tolerancia com as pessoas , não estou citando seu exemplo , mas de uma maneira geral , tenho 56 anos anos bem vividos e de momentos de erros e acertos , qdo erro tenho coragem e orgulho de pedir desculpas em público , já fiz ísto aqui no forum , a gente cresce interiormente agindo desta forma e nos sentimos muito bem e em paz com as pessoas e consigo mesmo , SOU SEMPRE PARTIDARIO DA DESCULPA , DO PERDÃO E DA AMIZADE , assim conseguimos viver em paz e mais leves e com muitos amigos , divulgo sempre este meu lema , pq as vezes as pessoas normalmente mais novas não conseguem ver a vida desta forma e sofrem com as desavenças e discussões e fazem outras pessoas sofrerem tb .
A VIDA É MUITO CURTA E NÃO VALE A PENA DISCUTIR COM AS PESSOAS , NÃO IMPORTA OS MOTIVOS E NEM AS PALAVRAS QUE POR VENTURA POSSAM NOS MAGOAR . Acredito que este meu lema de vida tem a haver com minha profissão que é de médico clínico geral que trabalho em pronto socorro e vejo muitas vidas irem embora , na maioria das vezes de forma muito estúpida , e apesar de 30 anos de exercício de minha profissão , continuo sofrendo com as perdas das vidas que deparo no dia a dia do meu trabalho .
VAMOS FAZER AMIZADES SEMPRE , QUE ASSIM VIVEREMOS FELIZES E REALIZADOS E COM PAZ NO INTERIOR .
ABRAÇÃO A TODOS E ATÉ LAVRAS NOVAS
fabioband4x4
05/08/2009, 13:48
Olá GUILHERME ABREU TUDO BEM !?
Fiquei curioso pra saber o que vai rolar em LAVRAS NOVAS em 2010 ???:pensativo:
Lavras Novas fica em MG , correto ?
Tem algum tópico no forum ?
ABRAÇO :concordo:
guilhermeabreu
05/08/2009, 14:12
AMIGO FABIOBAND4x4
Vc aqui tão pertinho e não nos conhecemos não é ? ,mas desde já vc e todos daí desta linda cidade NOVA FRIBURGO já estão convidados para o IIIº ENCONTRO NACIONAL DOS ENGESAS , mas não somos egoístas , vcs todos das BANDS serão muito bem vindos , tem o tópico dos ENCONTROS DOS ENGESAS lá em EVENTOS aqui no fórum , LAVRAS NOVAS é perto de OURO PRETO , ITABIRITO , BELO HORIZONTE , não fica muito longe para nós não , o que vai rolar é passeios trilhas leves e médias e até pesadas para quem quizer , churrasco , confraternização , contato pessoal dos participantes virtuais deste forum , foi muito bom o IIº ENCONTRO , no Iº ENCONTRO só foram 2 ENGESAS e mais uns 11 carros entre 4x4 e de passeio , neste IIº ENCONTRO deu uns 10 ENGESAS e mais uns 23 carros entre 4x4 e passeio , LOTAMOS UMA POUSADA INTEIRA , o IIIº deverá ter mais ainda contando com vcs daí de FRIBURGO , NÃO DEIXE DE ÍR , ainda não tem data definida ,mas eu SUGIRO NUM FINAL DE SEMANA QUE TENHA UM FERIADO NA 5ªF POR EXEMPLO pq 3 dias é muito pouco , como foi desta vez .
O único senão desta vez , a meu ver , foi a falta de tempo para que todos nós nos conhecessemos melhor , acredito que eu não tenha visto alguem daqui do forum lá , MAS FOI MARAVILHOSO .
ABRAÇÃO , e qquer dia vamos ver se nos encontramos por aqui por perto mesmo .
fabioband4x4
05/08/2009, 14:47
OBRIGADO PELA RESPOSTA.
CONHEÇO OURO PRETO, LÁ REALMENTE É MUITO LEGAL , QUEM SABE TEREI UMA OPORTUNIDADE DE IR...
QUALQUER DIA DESTES A GENTE SE ENCONTRA POR AÍ !!!
UM ABRAÇO :concordo:
ahh... agora entendi ...
vlw !!! ;-)
Abs ...
Na diferença de velocimetro o bf 33 por se tratar de um pneu de diâmetro maior que o aferido original com o velocimetro, funciona ao contrario do anunciado.Se marca 140 ou vai estar muito proximo de 140 ou a 140 ou mais.
Se "sempre ando nas casa dos 130/140" e apenas "algumas rodovias tem limite de 120" e o normal a nivel federal é 110 (que dá 120 no velocimetro sem pneus maiores), logo tem incoerencia ae...
Andrew, não levemos o ocorrido até aqui para o terreno pessoal.Foram apenas pontos de vista divergentes e nem por isso piores ou melhores.Vamos deixar de lado toda a discussão e partimos para o objetivo do forum que é de paz.
Como disse o sábio doutor Guilherme, o forum não é pra isso, vamos a parte boa.Encontro dos engesas serão dois por ano pelo caminhar das coisas, um na época fria e outra na época quente.Vamos arrebanhar mais amigos para o proximo.
Na diferença de velocimetro o bf 33 por se tratar de um pneu de diâmetro maior que o aferido original com o velocimetro, funciona ao contrario do anunciado.Se marca 140 ou vai estar muito proximo de 140 ou a 140 ou mais.
Se "sempre ando nas casa dos 130/140" e apenas "algumas rodovias tem limite de 120" e o normal a nivel federal é 110 (que dá 120 no velocimetro sem pneus maiores), logo tem incoerencia ae...
sempre ando nas rodovias onde o limite é 120, lembre-se que sempre é diferente de exclusivamente.
Andrew, não levemos o ocorrido até aqui para o terreno pessoal.Foram apenas pontos de vista divergentes e nem por isso piores ou melhores.Vamos deixar de lado toda a discussão e partimos para o objetivo do forum que é de paz.
Como disse o sábio doutor Guilherme, o forum não é pra isso, vamos a parte boa.Encontro dos engesas serão dois por ano pelo caminhar das coisas, um na época fria e outra na época quente.Vamos arrebanhar mais amigos para o proximo.
apenas para constar: qdo troquei meus pneus originais pelos BF 33", levei a Toyota na casa dos velocimetros para aferir o Odometro, sendo assim o carro marca os valores como saiu de fabrica, ou seja, marca corretamenta a distancia (fundamental pra mim, pois uso em trilhas com planilhas), e apresenta uma pequena diferença quanto a velocidade (como a grande maiorias dos veículos).
maxdelta
05/08/2009, 20:34
apenas para constar: qdo troquei meus pneus originais pelos BF 33", levei a Toyota na casa dos velocimetros para aferir o Odometro, sendo assim o carro marca os valores como saiu de fabrica, ou seja, marca corretamenta a distancia (fundamental pra mim, pois uso em trilhas com planilhas), e apresenta uma pequena diferença quanto a velocidade (como a grande maiorias dos veículos).
É por isso que eu gostaria de um trip totem ou trip compass!
Minha band faz 120km/h na descida! Só que quando falta o freio! óóóó!
Mas com a folga no volante tenho medo a 80km/h!
Mandei uma tabelinha básica, em excel, quase todo toyoteiro que pretente ou já fez a troca de pneu, ou relação diferencial, ou caixa de marchas deveria ter!
Te falar, vc aferiu somente os odometros ou o velocimetro tb?
Deixa eu te perguntar: Vc sabe pq nas rodovias brasileiras, carro a velocidade máxima é 110km/h, ônibus 90 km/h e caminhão 80km/h?
É por isso que eu gostaria de um trip totem ou trip compass!
Minha band faz 120km/h na descida! Só que quando falta o freio! óóóó!
Mas com a folga no volante tenho medo a 80km/h!
Mandei uma tabelinha básica, em excel, quase todo toyoteiro que pretente ou já fez a troca de pneu, ou relação diferencial, ou caixa de marchas deveria ter!
Te falar, vc aferiu somente os odometros ou o velocimetro tb?
Deixa eu te perguntar: Vc sabe pq nas rodovias brasileiras, carro a velocidade máxima é 110km/h, ônibus 90 km/h e caminhão 80km/h?
Maxdelta, boa noite.
o Odometro e o velocimetro funcionam em conjunto, pelo mesmo sistema de engrenagens, quando se altera um, se altera o outro na mesma proporção, entao, meu carro com pneus 33 teve que ser aferido, com isso ficou marcando a distancia exata, e com relação a velocidade marca um pouco a mais que a velocidade real, exatamente como se estivesse com pneus na medida original de fabrica.
em algumas rodovias brasileiras, a velocidade pode chegar a 120km/h, essa diferenca entre veículos leves, onibus e caminhoes, eu acredito que deve ser em função do pesso bruto de cada um.
abços.
gbalero_URU
05/08/2009, 21:15
Mi band controlada por gps (om314 caja de 4ª neumaticos 32") a 3100 rpm maro 128 Km/H , y el instrumento que en el caso de la mia es el antiguo redondo que marca hasta 120, paso la aguja llego justo a los 120 con lo cual no miente tanto, pero claro es al reves de lo que plantea Andrew la velocidad real esta por encima de lo que marca el instrumento, asi que yo siempre trato de dejar buen margen con respecto a la velocidad maxima autorizada en las rutas, que aclaro hay muchas de 90 km/h y estos si los puedo pasar facil, despues el otro limite nacional es 110 y ese si es dificil que viaje tan alto
Gerardo
maxdelta
05/08/2009, 21:22
Maxdelta, boa noite.
o Odometro e o velocimetro funcionam em conjunto, pelo mesmo sistema de engrenagens, quando se altera um, se altera o outro na mesma proporção, entao, meu carro com pneus 33 teve que ser aferido, com isso ficou marcando a distancia exata, e com relação a velocidade marca um pouco a mais que a velocidade real, exatamente como se estivesse com pneus na medida original de fabrica.
Ah tá!
Na realidade o melhor é ter velocidade superior sendo aferida, pra caso de radar!
em algumas rodovias brasileiras, a velocidade pode chegar a 120km/h, essa diferenca entre veículos leves, onibus e caminhoes, eu acredito que deve ser em função do pesso bruto de cada um.
abços.
O peso bruto influencia! Mas é por causa da diferença entre o radial do pneu!
Um carro a 110km/h com pneu básico, /70 R14 e um caminhão a 80km/h, com um pneu 1000 com aro 22, teriam básicamente a mesma velocidade!
O veículo a medição do velocímetro em horas, é medida pela rotação do pneu com o valor radial do pneu do veículo! Existe um cálculo doido em Física, que faz este calculo! Como o radial de caminhão é bem maior que o carro, na mesma velocidade de rotação do caminhão, ele terá velocidade superior ao carro com a mesma velocidade! Conseguiu compreender? Se conseguiu ótimo, se não conseguiu bem vindo ao barco!
Se um infeliz está tentando acompanhar uma band com pneu 33" que está a 100km/h, o carro baixo, com pneu aro 13 ou 14 teria que colocar uma velocidade de aproximadamente uns 115km/h pra acompanhar!
Se vc com sua band está 118km/h, imagina a velocidade que os outros demais donos de veículos imaginam a velocidade q vc vai estar! Já que a maioria desconhece tais detalhes!
Existia um problema em física, quando eu estudava, que vc tinha que descobrir a velocidade do carro, pelos quilometros pecorridos, e as dicas eram horas, distancia e tipos de pneus, e tinha que falar qual era a velocidade dos veículos e quem iria chegar mais rápido ao destino! Troço de doido, imagino quem faz faculdade de física, deve ficar maluco, maluco mesmo!
Boa sorte pra nós!
guilhermeabreu
06/08/2009, 01:39
ME DESCULPE , ÍSTO É TABU
A velocidade em qquer carro moto avião e o escambau a quatro é a formula clássica de VELOCIDADE = ESPAÇO DIVIDIDO PELO TEMPO , não importa o tamanho da roda/pneu , pois assim como vc mediria a velocidade do avião , ele não tem rodas .
Um CAMINHÃO e uma ROMISETA a 50 km/h , os dois veículos marcaria no velocímetro 50km/h caso os dois velocímetros estivessem aferidos dentro do real . Lógico que a roda da ROMISETA estará dando mais voltas ( voltas mais rápidas ) na mesma velocidade que esta a roda do CAMINHÃO que por sua vez o pneu do CAMINHÃO estará rodando mais lento do que o pneu da ROMISETA , mas a velocidade dos dois veículos é a mesma .
POR ÍSTO EU TENHO UM TRIP TOTEM no meu ENGESA , toda a vez que troco de pneus , FAÇO NOVA AFERIÇÃO e ando sempre com a velocidade real marcada no velocímetro .
ABRAÇOS
gbalero_URU
06/08/2009, 07:28
A velocidade em qquer carro moto avião e o escambau a quatro é a formula clássica de VELOCIDADE = ESPAÇO DIVIDIDO PELO TEMPO , não importa o tamanho da roda/pneu , pois assim como vc mediria a velocidade do avião , ele não tem rodas .
Um CAMINHÃO e uma ROMISETA a 50 km/h , os dois veículos marcaria no velocímetro 50km/h caso os dois velocímetros estivessem aferidos dentro do real . Lógico que a roda da ROMISETA estará dando mais voltas ( voltas mais rápidas ) na mesma velocidade que esta a roda do CAMINHÃO que por sua vez o pneu do CAMINHÃO estará rodando mais lento do que o pneu da ROMISETA , mas a velocidade dos dois veículos é a mesma .
POR ÍSTO EU TENHO UM TRIP TOTEM no meu ENGESA , toda a vez que troco de pneus , FAÇO NOVA AFERIÇÃO e ando sempre com a velocidade real marcada no velocímetro .
ABRAÇOS
X2, ......la ventaja que tenemos los que usamos ruedas grandes es que estas dan menos vueltas para ir el vehiculo a la misma velocidad que uno de ruedas pequeñas y con eso talvez las nuestras tengan menor desgaste.
Los vehiculos japoneses o velocimetro tiene un error que es de fabrica el cual a 100 km/h reales el velocimetro marca proximo a 110 km/h, me comentaron que era a proposito como por seguridad, yo lo he comprobado pues en mi familia han habido toyotas y nissan carros y he comprobado tanto con gps como con el bandeirante esta diferencia.
Gerardo
x3
Todos os outros fatores como giro do motor, rotação das relações, dentre outros poder mudar, velocidade não.Velocidade é velocidade e quem tem gps sabe disso.Até barco descendo rio da pra medir em Kilometros pois independe de qualquer fator "VARIAVEL" como os citados.
Se entendi o que delta quis dizer é que a fisica compara como um cachorro apostando corrida com um cavalo o cachorro tem passos menores e tem que dar mais "giro" pra andar igual ou mais que o cavalo pois o passo do cavalo tem maior comprimento.
Concordo que fisicos são doidos sim.Se não forem não conseguem deixar a mente viajar suficientemente para estudarem fisica.
maxdelta
06/08/2009, 12:19
A velocidade do avião é medida em nós!(através de um manometro, depois a um sistema que converte pra km/h, mas é média, não exato, pois a velocidade km/h é quilometros percorridos dividido pela hora, só que em uma rotação, uma volta, multiplicada pelo valor radial multiplicado novamente pelo valor de PI!)
A velocidade no velocimetro, é a velocidade da roda!
ABRAÇOS
Por isso que eu quero um trip, pode ser totem ou compass!
x3
Todos os outros fatores como giro do motor, rotação das relações, dentre outros poder mudar, velocidade não.Velocidade é velocidade e quem tem gps sabe disso.Até barco descendo rio da pra medir em Kilometros pois independe de qualquer fator "VARIAVEL" como os citados.
Se entendi o que delta quis dizer é que a fisica compara como um cachorro apostando corrida com um cavalo o cachorro tem passos menores e tem que dar mais "giro" pra andar igual ou mais que o cavalo pois o passo do cavalo tem maior comprimento.
Concordo que fisicos são doidos sim.Se não forem não conseguem deixar a mente viajar suficientemente para estudarem fisica.
Isso! Se a velocidade km/h entre um caminhão e um outro veículo baixo, só teria como ver a diferença em nós! Ou apenas tentando emparelhar os veículos! Vcs devem rodar em rodovias, há muito tempo atrás, quando começei a viajar, fiquei emparelhado com caminhão da firma durante um periodo de minutos, eu estava a 100km/h com um vectra, pneu acho que 185/70r15, o caminhão não passou de 80 neste dia(tacógrafo)! Ambos os veículos com pneus originais, tudo original, foi daí que eu comecei a prestar atenção em velocidade km/h, nós, e velocidade da roda!
Boa sorte! Pra nós!
Arnoldo Junior
08/08/2009, 20:30
Minha Band antes da reforma fazia 8km/l na cidade e 9-10 na estrada. Agora eu espero algo em torno de 10 e 12, com a cabine mais leve e o cambio de 5m.
guilhermeabreu
08/08/2009, 20:52
AMIGO MAXDELTA
Me desculpe , mas ratifico que vc esta engando , a velocidade de um carro NÃO É A VELOCIDADE EM QUE A RODA ESTA GIRANDO , e sim a distancia percorrida por carro ou objeto qquer dividido pelo tempo que ele leva para percorrer esta mesma distancia .
Como vc mesmo diz que um pneu de caminhão em 1 giro percorre uma distancia maior do que 1 giro do pneu de um vectra , é por ísto que : NUMA MESMA VELOCIDADE , o PNEU do caminhão estará girando numa velocidade menor do que o PNEU do vectra no caso de os dois carros estarem andando emparelhados numa mesma velocidade , MAS A VELOCIDADE DOS DOIS É A MESMA E SE OS DOIS VELOCÍMETROS ESTIVEREM AFERIDOS CORRETAMENTE , O VELOCÍMETRO DO CAMINHÃO ESTARÁ MARCANDO A MESMA VELOCIDADE DO VELOCÍMETRO DO VECTRA , embora o pneu do caminhão esteja girando mais lento do que o pneu do vectra .
Aqui em minha cidade tenho um amigo que diz que andava junto com um onibus da 1001 e ele estava a 120 km/h e o onibus estava a 80 km/h , ÍSTO É UM ABSURDO , ÍSTO NÃO EXISTE , o velocímetro até poderia estar marcando 80km/h ,mas na realidade estava a 120km/h igual ao carro dele , ísto é diferença de aferição de velocímetro e não diferença de velocidae em que dois carros andam juntos na mesma velocidade , eu não consegui convencer ele do contrpário assim com nõ estou conseguindo te convencer , mas tudo bem , não vamos discutir por só ísto .
ABRAÇÃO
alexandre diniz
08/08/2009, 22:45
na pista entre 0 100 km/h
ela faz aprox 10,5km/l
sendo que é motor OM364 turbo intercooler diferencial original e pneus 33mud
Daniel Gomes
10/09/2009, 21:35
Pessoal mais uma vez, vou levantar aqui esta grande dúvida com relação a consumo, no ultimo feriado fiz uma viagem longa e novamente o meu consumo em estrada ficou entre 10 e 11 km por litro, não consigo fazer mais doque isso e sinceramente não consigo ver oque o meu carro tem de errado, creio que essa totalmente normal este consumo..dentro da cidade faz 8 km/L.
minha Band , é turbo, intercooler, motor 608 com cambio 4 marchas e diferencial alongada para 11x35.
acabei encontrando outra band. na cidade e o rapaz me confirmou o consumo porém com menos velocidade, pois a band. era original
maxdelta
10/09/2009, 23:41
Pessoal mais uma vez, vou levantar aqui esta grande dúvida com relação a consumo, no ultimo feriado fiz uma viagem longa e novamente o meu consumo em estrada ficou entre 10 e 11 km por litro, não consigo fazer mais doque isso e sinceramente não consigo ver oque o meu carro tem de errado, creio que essa totalmente normal este consumo..dentro da cidade faz 8 km/L.
minha Band , é turbo, intercooler, motor 608 com cambio 4 marchas e diferencial alongada para 11x35.
acabei encontrando outra band. na cidade e o rapaz me confirmou o consumo porém com menos velocidade, pois a band. era original
Esse consumo não tá bom não?
A minha é invertida, é motor de mb364 e tá original! Invertida pois na estrada dá um consumo menor,(forço mais o veículo). A primeira marcha da tua band deve tá bem longa né! Talvez uma caixa de 5 marchas aliviaria o consumo, pois deixaria a band ainda mais solta, menos reduzida! Com a relação q vc tem! Curiosidade como anda os pneus da tua band, pneu influencia muito no consumo!
[]s
Daniel Gomes
11/09/2009, 21:07
amigo Max ando com os pneus 235x75x16, nas rodas originais e na estrada também não costumo andar a menos de 100KM/h..
maxdelta
11/09/2009, 23:24
amigo Max ando com os pneus 235x75x16, nas rodas originais e na estrada também não costumo andar a menos de 100KM/h..
O jeito é teorizar!
- A tua band é turbinada, mandou abrir os bicos, trocou o escape pra o mesmo das bands om364?
- Colocou válvula LDA?
- Vc tem um pé pesado? Não estou dizendo correr, mas acelerar bastante! - Tipo, vc ainda não se adaptou com a band turbinada e pisa da mesma forma que ao ser aspirada?
- Onde vc mora é só morro, colinas e montanhas?
- O motor da tua band está chegando aos momentos finais? Onde o consumo é maior e bebe oleo lubrificante como se estivesse com sede?
Eu sei que com o turbo a band bebe um pouquinho mais, como qualquer outro veículo!
- Já mandou aferir o odometro? Pela diferença de pneu em relação ao original, a não ser que vc tenha trip(totem ou compass tanto faz) Pra que aferição de km/l seja correta!
- Talvez deixar a band mais "solta" uma relação ou maior ou colocar a caixa de 5 marchas!(a caixa de 5 marchas é bem menos reduzida em relação a de 4 marchas e em relação a caixa seca que é bem mais reduzida) Creio que o consumo poderia diminuir se fosse ao contrário se estivesse mais reduzida, porém pra vc teria de pisar mais pra colocar a mesma velocidade!
- Vou te falar uma coisa e isto reduz e muito o consumo, o modo como dirigir, por exemplo, acelerar pouco, deixar o carro desacelar as vezes, tipo: um sinal está fechado vc vê ao longe:
* o que a maioria faz, continua acelerando quando chega perto, freia!
* o que eu faço, tiro o pé do acelador, e as vezes uso o freio pra parada total!
Eu consigo descer a serra daqui da cidade sem usar o freio nem uma vez e acelero bem pouco. Até pra subir nas curvas evito o freio e espero a redução da band!
Mas cada tem um modo de dirigir eu tenho o meu vc tem o teu! Mas eu tenho um pé pesado, mas não gosto de acelerar indevidamente a band!
Acho que só me lembro disto até o momento!
[]s
valeriano
07/12/2009, 13:27
Nesse fim de semana fui a São Paulo com a Band e o consumo dela ficou em 11,88km/L. Excelente considerando o diesel ruim que se vende pelas estradas e o ladeirão que é a Serra das Araras.
Por falar nisso, to vendendo essa Band. O motor dela tá muito reguladinho e tá super econômico.
O anúncio tá aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=63132
Francisco Bicalho
08/12/2009, 12:53
Daniel
10-11 km/l me parece normal. Meu carro tem 5 marchas, relação 12x35, pneus AT e faz 11-12 em pista livre no plano. O motor 314 tem quase 4 litros, e já é meio antigo; não pode ser assim tão econômico como um 2.8 desses novos, não dá pra comparar com motores à diesel modernos que são muito mais econômicos. Aluguei um Renault Megane à diesel na Europa dois anos atrás e além de voar baixo, o consumo era de 32 km/l! Lembre-se que você está num carro de 2.2 toneladas com motor de caminhão.
Francisco Bicalho
08/12/2009, 13:17
Nesse fim de semana fui a São Paulo com a Band e o consumo dela ficou em 11,88km/L. Excelente considerando o diesel ruim que se vende pelas estradas e o ladeirão que é a Serra das Araras.
Por falar nisso, to vendendo essa Band. O motor dela tá muito reguladinho e tá super econômico.
O anúncio tá aqui: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=63132
Allan
Isso tá parecendo papo de vendedor!...
;ˆ)
elmestizo
08/12/2009, 13:24
O problema é que ele não falou que voltou de guincho... kkkk
to brincando hein, pessoal...
valeriano
08/12/2009, 14:07
Allan
Isso tá parecendo papo de vendedor!...
;ˆ)
Pior que não.
Anoto todos os meus abastecimentos e manutenções.
É só fazer as contas. Tá tudo aqui: http://tourotoyoteiro.blogspot.com/
Bira IJC
08/12/2009, 23:14
Bom, pra engrossar as estatísticas :pipoca:tenho todas as médias da minha Band 1996 desde que assumi a gestão e fazendo rápido no excel = 9,8km/L :shock:
meu uso atual:
>predominantemente asfalto (cidade/estrada);
>procuro não esticar o giro acima de 2000 rpm no transito;
> procuro manter a velocidade na faixa de 95 a 105km/h (no GPS) em viagens
>está com pneus 235x85 aro 16;
>abasteço com diesel preferencialmente aditivado;
> sem ar condicionado (ainda, rsrsrs!)
>como não confio muito no marcador, quando dá 450, no máximo 500 km eu abasteço e completo o maximo que der;
>depois de trocar os bicos e regular a bomba, chegou a fazer 11,7 km/L, (mas a alegria durou só alguns abastecimentos e o último de agora foi 10,3 km/L).
>troco filtro de diesel a cada 10.000 km (...é muito?):pensativo:
abraços
valeriano
09/12/2009, 20:23
Bom, pra engrossar as estatísticas :pipoca:tenho todas as médias da minha Band 1996 desde que assumi a gestão e fazendo rápido no excel = 9,8km/L :shock:
meu uso atual:
>predominantemente asfalto (cidade/estrada);
>procuro não esticar o giro acima de 2000 rpm no transito;
> procuro manter a velocidade na faixa de 95 a 105km/h (no GPS) em viagens
>está com pneus 235x85 aro 16;
>abasteço com diesel preferencialmente aditivado;
> sem ar condicionado (ainda, rsrsrs!)
>como não confio muito no marcador, quando dá 450, no máximo 500 km eu abasteço e completo o maximo que der;
>depois de trocar os bicos e regular a bomba, chegou a fazer 11,7 km/L, (mas a alegria durou só alguns abastecimentos e o último de agora foi 10,3 km/L).
>troco filtro de diesel a cada 10.000 km (...é muito?):pensativo:
abraços
Eu só abasteço com diesel aditivado. A minha Band só não bebe diesel aditivado quando estou viajando. O resto do tempo é só aditivado.
Acredito que isso seja exatamente a diferença que fez ela ter um consumo tã bom.
Outra coisa que influencia é que eu dirijo entre 80 e 90km/h na maioria do tempo.
Daniel Gomes
09/12/2009, 20:46
Valeriano e Bira,
concordo com vocês acho que a média das Bans. é isso mesmo, depende muito de como anda , também já cheguei a fazer 11,5, porém andando em média de 90 km/h, agora manter entre 110 km/h com certeza muda, fui e voltei do Rio uma vez e fiz a média de 9,5 por litro, mas sem tirar o pé nem em subidas,depois de um mês voltei a fazert a emsma viagem e foi a mesma cmédia, tem pessoas que falam que fazem 14 com litro, só se for na descida pela nova Imigrantes e não contando a volta....ahahahah.
Francisco Bicalho
09/12/2009, 21:28
-"tem pessoas que falam que fazem 14 com litro, só se for na descida pela nova Imigrantes"
Mesmo assim só se for na banguela porque se estiver engrenada não faz 14 km/l nem por um decreto.
Bira IJC
09/12/2009, 23:42
Bom, compartilhando impressões sobre dirigir a band na estrada, velocidade de cruzeiro e consumo:
80% dos últimos 10.000 km eu rodei em estrada, principalmente no eixo Rio-SP-DF, rodando 700-800 km por dia. Cheguei a fazer a loucura de viajar 1.124 km de Brasília ao Rio - numa pernada só - eu e a Band (saí 4h da manhã e parei o menos possível). Muitos trechos consistem naquela sucessão de subidas e descidas... ou seja... é 110 ou mais no embalo da descida prá chegar nos 80 lá em cima de novo. Prá mim vira quase um joguinho de estratégia - e vc acaba se concentrando nisso - depois que pega a manha fica até mais fácil economizar na aceleração - desde que nenhum "gente boa" entre bem na sua frente e vc perca seu precioso embalo. Ou seja, vc vai constantemente ajustando a equação tempo de viagem x segurança x forçar menos o motor (olho pouco o tacômetro... prefiro ir ouvindo o giro do motor) x conforto x cansaço físico/mental x curtição da paisagem e... o consumo! Se consumir muito, vc precisa parar antes ou mais vezes. Não acho demasiado o que ela consome atualmente tendo em vista o peso dos outros fatores na balança e tambem sei que, se eu quiser andar maneiro, ela pode ser mais econômica. O problema é que ao querer melhorar muito um lado, acaba desequilibrando o resto.
Prá terminar, pensando em melhorar o desempenho da band nessas viagens, eu tenho vontade de turbiná-la mais prá frente. Pelos relatos que eu li, dá prá manter a média mais fácil, forçar menos, andar num giro mais baixo e tornar mais fácil o trabalho nas subidas, pois o que mina mesmo as energias não é a distância, não é o sacolejo, não são as ultrapassagens de carretas, tampouco a repetição do repertório musical... é subir pesado e ter que jogar a 3a. nas serras :parede:!!! Daí o motor chora, é CALOR, é FUMAÇA no retrovisor, é carro piscando farol... aquela beleza, heheheh:twisted:!
ah... tb tô curioso prá conhecer essa band que faz 14km/litro na estrada
:mrgreen:
Abraços!
guilhermeabreu
10/12/2009, 00:56
POIS É
Já falei aqui , qdo tive a minha 90 OM314 , fazia entre 8,0 a 9,8 km/l dependendo de como andava , cheguei a fazer 10,5 uma só vez qdo andei em comboio de Campos pra São Paulo qdo fomos ao 1ª FESTIVAL BRASIL OFF-ROAD no SHOOPING CENTER NORTE , andando de 70 a 80 km/h , VICHEMARIA não gosto nem de lembrar , tinha um rodapresa no grupo , tive que tomar 3 DIAZEPANS E 1 GARDENAL pra não ficar louco .
ABRAÇOS .
Francisco Bicalho
10/12/2009, 09:08
-"tb tô curioso prá conhecer essa band que faz 14km/litro na estrada"
Essa Band não existe.
joão k. chikui
10/12/2009, 20:15
Allan
Não liga não . Minha CD com OM364 turbo/intercooler, 5M, quando usava pneu 235/85-16 fazia 12 . Depois que coloquei BF33 , aí tive que dar leve levantada , faz 11 chorado. Ou desregulou o motor ou a largura e altura pesou na danada .
feitosac
10/12/2009, 23:58
Minha Band em viagem ao Nordeste, 14000km rodados , longa 91 , 4 marchas , om 364 sem turbo, pneu atx 23 215/80/16 média de 10,5 km/l.
Abraços.
Feitosa.
fabioband4x4
12/12/2009, 13:25
Bom, compartilhando impressões sobre dirigir a band na estrada, velocidade de cruzeiro e consumo:
Prá terminar, pensando em melhorar o desempenho da band nessas viagens, eu tenho vontade de turbiná-la mais prá frente. Pelos relatos que eu li, dá prá manter a média mais fácil, forçar menos, andar num giro mais baixo e tornar mais fácil o trabalho nas subidas, pois o que mina mesmo as energias não é a distância, não é o sacolejo, não são as ultrapassagens de carretas, tampouco a repetição do repertório musical... é subir pesado e ter que jogar a 3a. nas serras :parede:!!! Daí o motor chora, é CALOR, é FUMAÇA no retrovisor, é carro piscando farol... aquela beleza, heheheh:twisted:!
:mrgreen:
Abraços!
Bira,
quando pede 3a na subida fica exatamente como vc falou , acho esse um ponto fraco no14b, perde giro de 5a e 4a.
Ainda bem que nem tudo é serra!:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abraço :concordo:
Renanfil
15/05/2013, 22:58
Faz uma média de 8km/l, toda original. To achando gastona.
hercilio.neto
16/05/2013, 01:30
Faz uma média de 8km/l, toda original. To achando gastona.
Meu jipe faz mais de 10 km com um litro na estrada.
Tem motor OM364 turbinado (sem intercooler) com cambio de 5 marchas e pneus 33
titanium
16/05/2013, 07:19
A minha deve fazer uns 8.5 na cidade... 9.5 na estrada... Originalzinha.
mas pelo que Hercilio colocou, um turbo dá uma bela economia heim!?
Hercilio, qual sua velocidade media na estrada e qual a máxima?
fabiano r
16/05/2013, 07:59
Bom dia! Esse negócio de consumo da band é uma coisa que me consome!!!!!!
Vamos lá, minha Band é é um jeep curto 81 caixa seca motor 608 turbo intercooler e mesmo antes do turbo o consumo é pesado após turbinar a média fica em menos de 8Km/L e não adianta chorar é dai p menos, não sei qual a velocidade q o pessoal usa p fazer suas médias mas eu ando na média de 100Km/h dai p mais só ando a menos se pegar tranqueira na estrada ou curva forte.
Nunca precisei fazer a terceira devido a subidas (isso q tem a quarta alongada) as vezes venho do interior com um reboque carregado de lenha (bem carregado) e pego uma subida de uns 2km e nunca tive q fazer terceira nem sair para a segunda faixa, entro a mais de 100km/h e lá no topo não chegou a cair para 80km/h depende do pé no acelerador.
e quanto a fumaçeira se cravar o pé no acelerador e a turbina disparar nem adianta quem vem atras dar sinal de luz pq o cara some na neblina rsrsrs (mas isso só ocorre se ficar muito tempo com o pé colando o acelerador no assoalho).
A merda é quando pega transito e tem q reduzir para 60km/h p menos da tem q por terceira na marra e não sei se todos são assim mas a minha acelera td em terceira e vai no max a 70, 75km/h quando passa p quarta marcha fica na lenta a impressão q tem é de estar em um carro em terceira e passar direto p quinta marcha (um dia consigo um cambio sincronizado p ver se muda).
Abraço!
Estou entre 8 e 9 mas o 14B não é turbinado. No asfalto mantém 100 km/h tranquilo sem muito giro. Agora na subida de serra é terceira mesmo sem choro.
iche... só sei que anda um dia inteiro com 1/2 tanque...
como vcs estao fazendo media como ? pq pelo painel faco facil 10 mas pra fazer acima de 10 kml no gps tem que anadar abaixo de 80 kml
mecamaniaco
16/05/2013, 22:03
Estou entre 8 e 9 mas o 14B não é turbinado. No asfalto mantém 100 km/h tranquilo sem muito giro. Agora na subida de serra é terceira mesmo sem choro.
Bota uma turbina nele e vc descobrirá oq é subir uma serra a 140km/h empurrando tudo q aparecer pela frente! Baixar de 5 marcha só se quiser passear com a vovó!!! Kkkkk
Edson Ferian
16/05/2013, 22:28
A minha também é 14B sem turbo e o consumo fica entre 8 e 9, e tb uso a 3a na serra :)
hercilio.neto
16/05/2013, 22:52
Quando eu tinha o jipe de lona, era o motor OM314 (sem turbo), com 4 marchas (sem reduzida), e também fazia uma média de 10 km/l de diesel na estrada.
A diferença é justamente a velocidade de cruzeiro.
No jipe de lona andava a 80 km/m e tinha que colocar 3.ª em qualquer subidinha. Agora ando a 100 km/h direto sem sofrer na subida.
Se quiser andar mais, é só pisar. Mas aí gasta mais e convenhamos... não é muito seguro.
Obs: 100 km/h no GPS é o mesmo que 110 km/h do velocímetro na configuração original.
Meu jipe faz mais de 10 km com um litro na estrada.
Tem motor OM364 turbinado (sem intercooler) com cambio de 5 marchas e pneus 33
Hercílio, você não colocou o intercooler por achar desnecessário, por algum motivo em específico, ou pretende colocar?
=====
A minha Band Longa 82 (om 364 aspirado e já bem baleado, câmbio 4M, relação original, pneus 265/75) faz sempre 8,0. Porém não sei se a medida do pneu distorce um pouco a marcação do odômetro.
hercilio.neto
17/05/2013, 21:14
como vcs estao fazendo media como ? pq pelo painel faco facil 10 mas pra fazer acima de 10 kml no gps tem que anadar abaixo de 80 kml
Dudu,
A média eu tiro pelo GPS.
Faço assim: encho o tanque até a boca, e pego a estrada. Quando chego ao destino encho o tanque até a boca novamente.
Logicamente o consumo varia de uma viagem para outra e há que se considerar também que as estradas aqui em SP são muito boas e permitem rodar em velocidade constante.
hercilio.neto
17/05/2013, 21:27
Hercílio, você não colocou o intercooler por achar desnecessário, por algum motivo em específico, ou pretende colocar?
Quando eu comprei o jipe ele já estava turbinado e tinha escapamento direto.
O barulho me incomodava e eu coloquei um abafador.
Algumas coisas ainda preciso resolver, o cano do escapamento encosta no chassi e fica batendo. Coisa chata.
Pretendo intercoolar sim, está na lista, assim como o ar condicionado, guincho mecânico, etc... hahaha.
Então, tudo que eu faço no jipe já penso no espaço a ser ocupado no cofre do motor para não ter que mudar depois.
Só falta a grana pra fazer tudo isso.
A minha Band Longa 82 (om 364 aspirado e já bem baleado, câmbio 4M, relação original, pneus 265/75) faz sempre 8,0. Porém não sei se a medida do pneu distorce um pouco a marcação do odômetro.
O pneu 265/75/16 se aproxima da medida do pneu original, por isso dá pra se basear pelo odômetro.
Mas lembre-se o velocimetro original não marca corretamente. Isso vale para todos os carros.
Bota uma turbina nele e vc descobrirá oq é subir uma serra a 140km/h empurrando tudo q aparecer pela frente! Baixar de 5 marcha só se quiser passear com a vovó!!! Kkkkk
Meca
Nem a vovó. Dia desses levei minha mãe (74 anos) na Band e numa das serras fomos rodando a 60 km/h chorando na 3ª. Comentário: Iiiii filho... bota uma turbina no jipinho!!!
Pois é. Ela conhece muito de caminhão. Meu pai era caminhoneiro, meus dois irmãos também são.
Parece que vou ter turbinar o 14B. KKKKK
Renanfil
18/05/2013, 00:10
Fiz um teste essa semana e andei só abaixo de 90 km/h. Ela fica muito mais econômica, mas tbm, haja paciência...
fabiano r
07/06/2013, 13:42
Karai!!!!!!!!!! Minha band 81 motor 608 turbo intercooler pneus 33 tá fazendo 5,75 na cidade já fiz os bicos, será q fazendo a bomba melhora?? Pqp uso ela para o dia dia mas assim não dá!
A bomba deve ta muito aberta.
Carlo Pecca
07/06/2013, 16:49
É pessoal a minha ta queimando um óleo leve: ela OM364, aspirado, na estrada tenho medido e fica entre 9,5 a 10,5 puxando trailer de 750Kg.
fabiano r
07/06/2013, 17:36
DIMASI, pior que não está com a bomba aberta não nem faz fumaça.
Carlo se a minha fizesse essa média tava felizão, vc usa pneu fino tem gente culpando os 33 pelo consumo.
hercilio.neto
07/06/2013, 19:19
Na cidade é complicado de medir. Se o cara fica no anda e para do transito, está só consumindo e não está andando.
Mas o principio é o mesmo, se não forçar o motor, economiza diesel.
Pneus com mais atrito gastam mais, então uma banda de 12,5 gasta mais que uma de 10,5 (com mesmo desenho), mas não justifica um consumo tão alto.
Outra coisa que deixa o jipe pesado é a calibragem dos pneus. Para deixar o jipe mais macio muitos usam calibragem baixa, mas isso deixa o jipe muito mais pesado. Veja o exemplo da bicicleta: quando o pneu está meio murcho, é muito mais pesado para pedalar.
Xará,
Vc tá tirando a média pelo hodometro do painel ? Usando os 33", sua relação final fica alongada. isso tem que ser levado em consideração no cálculo. A minha turbinada, BI aberta com pneus mud 33" faz 8,5 na cidade e na estrada 9,5 com o pé leve.
A outra tb turbinada mas com pneus AT 255, faz 9 na cidade e até 11 na estrada.
Abs
Fabiano
Sérgio Bambirra
08/06/2013, 22:28
Boa noite,
Que tal 12,38 Km/L para uma band longa 1984 com motor MB OM314 aspirado, 4 marchas, com relação original, pneus 265 70 R16 calibrados com 28 lbs, viajando na manha (70-90) em estrada boa duplicada, levando 4 passageiros e pouca bagagem?
hercilio.neto
08/06/2013, 23:21
Boa noite,
Que tal 12,38 Km/L para uma band longa 1984 com motor MB OM314 aspirado, 4 marchas, com relação original, pneus 265 70 R16 calibrados com 28 lbs, viajando na manha (70-90) em estrada boa duplicada, levando 4 passageiros e pouca bagagem?
Nossa!!!
Tá excelente.
OliveiraDf
08/06/2013, 23:52
A minha Bandeirante longa motor 314 aspirado, cambio seco e, com pneu 31 (33 lib), faz 11 andando no máximo a 80 na cidade. Lembrando que Brasília é plana e tem retas longas.
Gugu-Mairipa
09/06/2013, 00:18
Quando a minha estava com a bomba fechada fazia 9,5, mandei abrir a bomba no talo e por incrivel que pareça esta fazendo 10 na cidade e 11,7 na estrada, andando na boa 100, 110 no máx.
Notei que agora é só encostar o pé no acelerador para manter 100 km/h, antes tinha que enfia o pé para manter essa velocidade.
OliveiraDf
09/06/2013, 22:41
A fumaça tem alguma relação com a abertura da bomba? Percebi que minha band solta menos fumaça que caminhonetes novas a diesel, (Uso diesel comum) acho que ela anda super bem.
Gugu-Mairipa
09/06/2013, 23:23
A fumaça tem alguma relação com a abertura da bomba? Percebi que minha band solta menos fumaça que caminhonetes novas a diesel, (Uso diesel comum) acho que ela anda super bem.
Oliveira, a fumaça preta tem haver com a abertura da bomba pois queima muito mais diesel, se for fumaça branca ai esta queimando óleo de motor.
OliveiraDf
10/06/2013, 08:55
GUGU, então minha Band está 100%, não baixa nada de óleo e, o único vazamento que tinha era na tampa do cabeçote, com a troca da junta ficou tudo zerado.
fabiano r
10/06/2013, 08:59
Vou ter q esperar até o final do ano p fazer uma geral em outra cidade pois aqui não tem bombista bom a minha tem pneus 33 e é 4 marchas cx seca fiz a média usando gps um trecho de estrada de chão e o restante cidade se transito média 5,75 foi de doer.
artcsmota
10/06/2013, 11:04
Pessoal,
esse assunto sempre me chamou atencao pois vejo que muitos fazem em torno de 9 a 10km/l e ate meis que isso na cidade e pouca coisa melhor na estrada.
Ate comeco do ano passado usava pneus 265/75R16 quando troquei por 285 e notei uma discrepancia entre o hodometro e marcacoes de distancia em estrada.
A diferenca de tamanho dos pneus , claro, e´responsavel por isso.
Achei estranho que , aparentemente , o marcador de velocidade nao mostrava essa diferenca obvia.
Claro que nao e´muito confiavel pois ele oscila bastante. Escrevi na epoca um post sobre isso, perguntando se as engrenagens para o hodometro e para o velocimetro seriam independentes. Nao vejo logica nisso ja que so ha um cabo entrando no painel, mas resolvi perguntar.
O meu bandeirante faz ultimamente uma media de 7,5km/l na cidade, carro de uso diario, calculado pelo hodometro.
Se calculado pelo GPS melhora bastante, acaba sendo cerca de 12 a 15% melhor, perto de 8,5 km/l.
Ando na cidade como um carro normal, se forcar pra economizar faz mais mas acaba sendo irritante demais pra uso que nao seja teste apenas por curiosidade.
Estou satisfeito, bem melhor que muito carro a gasolina, pra nao falar em alcool.
E´um bandeirante curto, ano 2000, turbo e intercooler, relacao original, pneus mud 285 calibrados em 30libras/pol2 de pressao.
Antonio Mota
Curitiba-Pr
hercilio.neto
10/06/2013, 22:57
Às vezes ficamos com a falsa impressão que o Bandeirante não é econômico, porque fazemos as contas comparando com os carros comuns.
Ou seja, 01 litro de diesel = R$ 2,20 = 10 km ou R$ 0,22 por km.
Enquanto um carro 1.8 faz: 1 litro de gasolina = R$ 2,50 = 13 km ou R$ 0,19 por km.
Mas essa comparação é injusta, porque é preciso levar em consideração a força que tem o motor do Bandeirante e o peso do jipe.
Os motores a gasolina de 6 cilindros que equipam jeeps CJ5 fazem 5 km/l na estrada.
pilotothiago
10/06/2013, 23:25
Às vezes ficamos com a falsa impressão que o Bandeirante não é econômico, porque fazemos as contas comparando com os carros comuns.
Ou seja, 01 litro de diesel = R$ 2,20 = 10 km ou R$ 0,22 por km.
Enquanto um carro 1.8 faz: 1 litro de gasolina = R$ 2,50 = 13 km ou R$ 0,19 por km.
Mas essa comparação é injusta, porque é preciso levar em consideração a força que tem o motor do Bandeirante e o peso do jipe.
Os motores a gasolina de 6 cilindros que equipam jeeps CJ5 fazem 5 km/l na estrada.
hercilio voce esta sendo bem otimista, um carro 1.8 fazer essa media nao chega nem a ser bom, e excelente...
falo isso por experiencia propria, temos duas fiat strada aqui na empresa, umá 1.8 ea outra 1.4 e te falo, a 1.4 que eu rodo nela, e bem econômica, e faz ná cidade em torno de 11 km/l a outra nunca passou de 9 km/l, e olha que ambas nunca foram abastecidas com alcool, somente gasolina...
no ultimo final de semana, fiz a média do consumo da minha band.
enchi o tanque fui em um encontro em Paraibuna -SP( detalhe a tamois ta uma mer.. pra anda ), voltei e andei mais um pouco no transito urbano ( sao jose dos campos) e depois enchi de novo o tamque.
no final das contas fez 10,3 KM por litro.
meu Jipe é curto teto aço motor é MB 608 ORIGINAL com pneus 31x10,5R15.
achoque ta numa media boa
dea_arendt
02/04/2014, 15:02
então, as duas primeiras ''tanquadas'' deram 7,5km/l...no primeiro eu fiz meio cidade e meio estrada, e pra andar na estrada e manter a uns 80, 90 tive que andar com o pé praticamente socado no acelerador...
não sou muito de correr, gosto de andar na maciota, mas pego MUITO transito, considerando que eu tenho qe atravessar Curitiba todo dia para trabalhar...oq pode estar acontecendo? Será que é a bomba? Será qe tenho que verificar oq em relaçao a isso? Ahhhh e só to colocando diesel S10!
Abraço!
edcmanhaes
02/04/2014, 17:13
Olá pessoal, comprei uma band longa recentemente, e tive surpresas com relação a abastecimento, consumo e etc. Meu marcador não está funcionando, mas nada q impeça tirar consumo. Uma vez enchi o tanque e fiquei na estrada após rodar uns 200 km (meu tanque é de 48 l). Depois pe4cebi q o tanque estava me enganando, parecendo estar cheio mas não, agora balanço o carro até ter certeza, vou providenciar tb a calibragem dos bicos injetores... ela esta fazendo de 9 a 10km/l... meu pai viajou alguns mil quilometros a bordo de bands durante seu trabalho no ibge onde rodou esse Brasil e disse q elas sempre faziam nessa base, de 9 a 10, as vezes 11 dependendo do pé de chumbo q pilotava, dessa forma estou conformado. Abraços!
ALVARO ANGELO
02/04/2014, 19:21
Band CD 95 - pneus BF 32 (última medição)
Estrada 12 Km/litro
Cidade 9,5 km/litro
Alvaro Angelo
Sérgio Bambirra
02/04/2014, 19:28
Mais um testemunho: acabei de fazer uma viagem (na maciota) de aproximadamente 2000 km e minha band longa 84 (OM314 aspirado, relação original, 265/70R16, dianteiros c/ 28 lbs e traseiros c/ 26 lbs) fez uma média de 10,14 km/L (11,29 km/L no melhor trecho) apesar dos trajetos urbanos e com serras. Acho que para melhorar isso só turbinando e alongando a relação.
Sds.
mecamaniaco
03/04/2014, 08:48
Com minha ex band eu fazia 11 km/l na estrada sem economizar o acelerador. Na cidade ficava perto de 10 km/l se andasse na maciota, mas com a viatura alta e o motor enchendo 1,5 kg fica difícil vc aguentar os múmias da frente... Nesses casos cheguei a fazer 6,5km/l na pior média!
artcsmota
03/04/2014, 09:01
Cidade 7.5
Estrada 11,5
Band2000 curta turbinada pneus 285/70R16
Na cidade nunca fiz média de consumo. Na estrada, já chegou a 12 km/l, andando na maciota. Considero média na estrada em torno de 10 km/l, andando no modo "normal" (100 a 110 km/h).
Abrass.
titanium
03/04/2014, 10:55
Depois que modernizei o motor da minha e turbinei, alonguei, com 5 marchas e pneus 265/75r16, a band estava fazendo na estrada (com pé embaixo!) 11,5 km/l
Achei formidável!!!
Pois antes fazia 8,7 km/l
fabiano r
03/04/2014, 15:53
Depois que modernizei o motor da minha e turbinei, alonguei, com 5 marchas e pneus 265/75r16, a band estava fazendo na estrada (com pé embaixo!) 11,5 km/l
Achei formidável!!!
Pois antes fazia 8,7 km/l
Boa tarde Titanium! Hoje faço 8,7km/l com band curta turbo intercooler cx sincro 4 marchas pneus 33/15 com pé no fundo sempre, já pensei em alongar mas para isso vai uns 4k então por enquanto vou gastar com diesel rsrs também fiquei com receio de ficar "xoxa" nas estradas de chão com muita serra.
Minha Band me deixou na mão na semana passada ! Pane seca !
Fiz um rápido cálculo e descobri que tinha feito 6,6km/L.....
Mas creio que algo de errado não esteja certo.... vou verificar isso !
Abs (Sem marcador de combustível...)
fabiano r
03/04/2014, 16:59
Minha Band me deixou na mão na semana passada ! Pane seca !
Fiz um rápido cálculo e descobri que tinha feito 6,6km/L.....
Mas creio que algo de errado não esteja certo.... vou verificar isso !
Abs (Sem marcador de combustível...)
na cidade faço dai para menos com a minha.
na cidade faço dai para menos com a minha.
Mas antes da reforma ela estava fazendo cerca de 8-9 km/L.....
E semana passada passei esse sufoco...kkkk
Abs
titanium
03/04/2014, 19:37
Boa tarde Titanium! Hoje faço 8,7km/l com band curta turbo intercooler cx sincro 4 marchas pneus 33/15 com pé no fundo sempre, já pensei em alongar mas para isso vai uns 4k então por enquanto vou gastar com diesel rsrs também fiquei com receio de ficar "xoxa" nas estradas de chão com muita serra.
Opa Fabiano!!
Beleza??
Quando falei que a minha fazia 8,7 km/l isso ela fazia com motor maçarico, na estrada com pé no porão! rsrs..
Alongar é um investimento para quem roda muito em estrada, não só pela economia do combustível mas pelo conforto da viagem que aumenta bastante:
- com menor RPM você tem uma acustica melhor, dá para conversar e a band não fica uivando
- tem margem para ultrapassar
- consegue manter boa velocidade de cruzeiro, o que é importante pois você consegue acompanhar comboios com veículos mais modernos E consegue chegar no destino com menos horas de viagem
E para quem tem tempo curto como eu, isso conta muito!!!
Com a band na configuração original, eu deixei de fazer muita pequena expedição simplesmente por que não daria para rodar X quilometros e Y horas...
Agora dá!
Mas direto fico no meio do caminho por esquecer de abastecer! principalmente na cidade! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Abraços com a boia nova esperando para ser instalada há 5 meses!
hercilio.neto
03/04/2014, 22:13
Fband,
Pra falar a verdade, eu não confio muito no marcador não.
No "Intrépido", devido ao tanque pequeno e sem marcador, eu vivia tendo pane seca. Já levava até o jogo de chaves para sangrar.
No "Imortal" o tanque é grande e o marcador funciona (mais ou menos), então quando chega em 1/4 do tanque, eu já abasteço.
fabiano r
04/04/2014, 07:59
Titanium! Eu fico aqui imaginando o que que tem minha band q gasta tanto, tem muita gente que fala que faz acima de 10km/l mas não tenho muito mais o q fazer já fui em 2 bombistas um aposentado e outro em uma oficina de referencia da região, nenhum quis tirar a bomba disseram que não tem como fazer mais que isso, já turbinei ineterculei coloquei um filtro de ótima vazão troquei a turbina por uma k16 e o que mudou foi de 7km/l para 8,7km/l as vezes 9 e alguma coisa mas para isso não pode ter os "tartaruga" nas estrada atrapalhando... minha band anda bem e consigo acompanhar comboios a não ser que estes antem muito de 140 para mais..
a única coisa que restava agora era alongar mas isso vai ficar bem mais p frente pois é caro.
Preciso é de uma receita mágica que com ingredientes baratos a band salte dos 8,7 para 10 ou 11 km/l mas acho que só se andar muito devagar ponto morto em tudo q é banguela ou se ela for puxada rsrsrs.
Grande abraço!
Carlo Pecca
04/04/2014, 09:00
Grd Fabiano r,
vc já perguntou ao teu mecânico se as canecas (Pistões) não estão maiores que as originais?
Outra coisa, vc mesmo já disse que tem pé pesado!
Na minha a 80Km , Cx de 4 marchas, puxando o trailer, o normal é 7,5 a 8 Km/l, há no plano viu!
Sem trailer consigo as vezes 10,5 Km/l em estradas. Na cidade, aqui do Rio que vive engarrafado, só 7 a 7,5 Km/l. E olha lá!!!!.
Creio que econômica... só empurrando. KKKKKKK!
junior888
04/04/2014, 10:19
Titanium! Eu fico aqui imaginando o que que tem minha band q gasta tanto, tem muita gente que fala que faz acima de 10km/l mas não tenho muito mais o q fazer já fui em 2 bombistas um aposentado e outro em uma oficina de referencia da região, nenhum quis tirar a bomba disseram que não tem como fazer mais que isso, já turbinei ineterculei coloquei um filtro de ótima vazão troquei a turbina por uma k16 e o que mudou foi de 7km/l para 8,7km/l as vezes 9 e alguma coisa mas para isso não pode ter os "tartaruga" nas estrada atrapalhando... minha band anda bem e consigo acompanhar comboios a não ser que estes antem muito de 140 para mais..
a única coisa que restava agora era alongar mas isso vai ficar bem mais p frente pois é caro.
Preciso é de uma receita mágica que com ingredientes baratos a band salte dos 8,7 para 10 ou 11 km/l mas acho que só se andar muito devagar ponto morto em tudo q é banguela ou se ela for puxada rsrsrs.
Grande abraço!
A minha também não é muito econômica não, mas não doso o pé, é sempre pé em baixo, quase todo tempo a 2500 rpm, então a culpa é minha, não da band, hehehe... A quantos rpm vc costuma andar com sua band? acredito que o ideal para fazer média seria andar a uns 2000rpm no máximo...
artcsmota
04/04/2014, 10:33
Fband,
Pra falar a verdade, eu não confio muito no marcador não.
No "Intrépido", devido ao tanque pequeno e sem marcador, eu vivia tendo pane seca. Já levava até o jogo de chaves para sangrar.
No "Imortal" o tanque é grande e o marcador funciona (mais ou menos), então quando chega em 1/4 do tanque, eu já abasteço.
Hercilio,
faco extamente o que disseste: em 1/4 ja vou encher o tanque. Nunca pus mais de 45 litros.
minha media em curitiba e' perto de 7,5 mesmo. Uma vez fiz uma experiencia por umas duas semanas andando como uma lesma, nao passando de 2000rpm, esperando o semaforo abrir de longe, etc....insuportavel...mas dai fiz perto de 9km/l .
Na estrada faz mesmo mais que 11km/l. Acredito que a diferenca mais importante e' o para-anda-para-anda, na estrada mesmo se for subida a variacao de velocidade e quantidade de trocas de marcha e' infinitamente menor e melhora muito o consumo.
fiz a experiencia pra ver como seria mas nao consigo andar daquele jeito. Nao corro mas gosto de andar na rua como carro normal. Foi por isso que turbinei o carro assim que comprei , alem de aumentar o tamanho dos pneus. Uso o bandeirante todo dia, e' pra uso diario.
mesmo fazendo os 7,5 acho otimo pela diferenca de preco entre diesel,gasolina e alcool. Minha esposa fazia num c3 7km/l com gasolina e agora 5 com um tr4.,,,
entao estou satisfeitissimo com meus 7,5 de diesel na cidade.
fabiano r
04/04/2014, 11:24
Carlo, como está o amigo e a família???
Nunca abrimos o motor p saber como é por dentro, desde que comprei só foi feito regulagens de válvulas e tirado um vazamento da gaxeta mas não foi aberto o motor, não ando devagar, não consigo mesmo.
Junior a minha é 81 OM-314 4 marchas sincro turbo intercooler não tenho conta giros instalado, não tenho como lhe dizer o rpm que ando mas eu ando na estrada nos 110 a velocidade real mas sempre piso tudo nas ultrapassagens dai vai até onde dá.
Já fiz uma viagem com pouco trânsito e andando no máximo a 100 fiz 9,04 de média porém fiz outra recentemente andando o que dava com estrada sendo consertada paradas e quando liberava era um monte de caminhão pela frente para ultrapassar (nesse dia senti falta da valvula de alivio da turbina, chegou dar uma babadinha de óleo na tampa das válvulas rsrs) e fiz 8,7 por litro dai percebo que devagar ou rapidão a média fica quase a mesma então para que perder tempo rsrs.
junior888
04/04/2014, 11:56
Carlo, como está o amigo e a família???
Nunca abrimos o motor p saber como é por dentro, desde que comprei só foi feito regulagens de válvulas e tirado um vazamento da gaxeta mas não foi aberto o motor, não ando devagar, não consigo mesmo.
Junior a minha é 81 OM-314 4 marchas sincro turbo intercooler não tenho conta giros instalado, não tenho como lhe dizer o rpm que ando mas eu ando na estrada nos 110 a velocidade real mas sempre piso tudo nas ultrapassagens dai vai até onde dá.
Já fiz uma viagem com pouco trânsito e andando no máximo a 100 fiz 9,04 de média porém fiz outra recentemente andando o que dava com estrada sendo consertada paradas e quando liberava era um monte de caminhão pela frente para ultrapassar (nesse dia senti falta da valvula de alivio da turbina, chegou dar uma babadinha de óleo na tampa das válvulas rsrs) e fiz 8,7 por litro dai percebo que devagar ou rapidão a média fica quase a mesma então para que perder tempo rsrs.
Experimenta andar por um tempo no máximo a 80km/h, tenho quase certeza que o consumo vai melhorar... Sei que vai ser difícil não acelerar mais que isso, mas só para fazer um teste mesmo, hehehe...
titanium
04/04/2014, 14:40
Grande abraço!
Fabiano, você mesmo já disse o que falta para sua Band ficar econômica: ALONGAR!
Meu caro, por mais que você tenha câmbio 5 marchas acima de 110 a rotação fica muito alta!
Se você usa muito a band no dia-a-dia + estrada, verás o investimento se pagar em pouco tempo...
Abração
fabiano r
04/04/2014, 15:25
Fabiano, você mesmo já disse o que falta para sua Band ficar econômica: ALONGAR!
Meu caro, por mais que você tenha câmbio 5 marchas acima de 110 a rotação fica muito alta!
Se você usa muito a band no dia-a-dia + estrada, verás o investimento se pagar em pouco tempo...
Abração
Fiz uma cotação outro dia fica em 3,5 a 4k o kit fora a mão de obra. Achei muito salgado, não sei exatamente qual a relação que estou usando hoje pois veio na band e não abri até hoje mas para andar a 100km/h anda de boa sem um exagero de rotação.
Quem sabe um dia experimento uma alongada p ver como que é e dai tento guardar os "pilas" p fazer o up.
Abraço!
titanium
04/04/2014, 15:33
Boa! vai juntando as latinhas, que vale a pena o Up! Ainda mais com a turbina que você tem! Ela funciona muito bem em baixa... e alongando a relação, o motor trabalhará bem na margem de torque.
Para abrir o diferencial e trocar a relação, vai gastar 250,00 cada eixo de mão de obra.
Cada C&P custa em média 1.250... normalmente o cara aproveita e já compra os parafusos, rolamentos e retentores novos, para já aproveitar a mão de obra.
vai gastar tudo uns 3.700 reais... não mais que isso.
Abração!
Gugu-Mairipa
04/04/2014, 21:49
No ultimo dia 22 fiz uma viagem em comboio por trilha com velocidade média de 40 km/h (90% estrada de terra em 4x2 e 10% em trilha de pedras soltas com o 4x4 e a reduzida acionados), rodamos 380 km e ao abastecer entrou 30 litros (12,66 km/l). O Mais engraçado foi o retorno, pois ao passar por cima de uma árvore caída dobrei a mola mestra dianteira direita, e como não tinha a menor ideia se tinha risco de quebrar retornei por rodovia com velocidade constante de 65 km/h (até que é agradável apreciar a paisagem passar beeemm devagar) em 5ª marcha, reduzindo para 4ª apenas em subidas. Fiz impressionantes 13,3 km/l, mas se depender de andar assim para ter uma média dessas eu prefiro gastar um pouco mais rsrsrsrss
Ola pessoal tenho uma band 88 adquirada a mAIS OU MENOS UM ANO E MEIO, MUITO BOA COMPREI E JA SAI ANDADO.
eLA FAZ andando manerado na cidade 9 Km.
Carlo Pecca
08/04/2014, 10:48
KAKETA,
a tua como a nossa tá no consume normal. Lembre-se que o sistema de injeção é mecânico. Os novos motores a diesél com injeção eletrônica, cabeçote de alumínio e outras inovações, realmente andam mais econômicas, mas se meter o pé no fundo, bebe bem!
Boa noite! amigos queria saber se tem alguma camionete antiga que faz 15 km/L DIESEL ??????? desde ja obrigado!
Adrianwdr
08/05/2017, 19:39
Só se for Perkins 3 cilindros.
Mas oque você não gasto com diesel, vc gasta com óleo de motor
Sergio c
08/05/2017, 21:22
Só se for ladeira abaixo....mas se for for em uso normal, ou seja, desceu tem que subir, nem mesmo as camionetes ditas modernas, com comonrail fazem 15km/l.
Boa noite! amigos queria saber se tem alguma camionete antiga que faz 15 km/L DIESEL ??????? desde ja obrigado!
João Sidnei de Lima
08/05/2017, 21:56
Qual é o seu carro cabeludo?
Francisco Bicalho
09/05/2017, 07:35
Não mesmo. Com 4 marchas e 10x37 nem 10 km por litro faz. Acho que nem 9.
Meu carro tem 5 marchas, 12x35, um motor bem econômico (364-LA) e o consumo médio com Diesel Podium e Bardahl PowerDiesel é de 11.5 km/l
Agora, na RN-3 na Patagônia Argentina tem vento de 120 km/h Sul-Norte (já peguei descendo) de Bandeirante com o vento de popa talvez você consiga 15 km/l.
altairemiliano
09/05/2017, 07:50
Olá pessoal,
eu tenho uma band/81 cambio seco 4m curta ... pego estrada todos os dias e necessito de alongar, não tem jeito de evitar esse investimento porque ando a 80/90 km/h e o giro fica 30mil.
Acredito que alongada irá melhorar muito o resultado, tenho que andar abaixo dos 30mil até mesmo para baixar o barulho do motor além do rendimento do consumo.
Não corro muito nem com o santana que tenho ... fico sempre em 90/100 km/h
Estou calculando o consumo agora, depois postarei o resultado ... quando alongar, se Deus quiser será no final desse ano, farei os cálculos novamente para comparar, será que chega aos 12km ?
Francisco Bicalho
09/05/2017, 08:52
Uma coisa que é importante para levar em consideração na hora de calcular o consumo é se o odômetro está perfeitamente aferido. Muita gente troca pneu para medidas maiores, mexe na relação dos diferenciais e isso acaba com a precisão do odômetro (não estou falando com a galera de GPS), no meu caso, quando troquei a relação dos diferenciais, fui num técnico da VDO que mexe com velocímetro e tacógrafo (em Areal, RJ) e ele fez uma redução que é uma peça com cinco pequenas engrenagens de latão que conecta o cabo do velocímetro a entrada dele na caixa, e deu bastante trabalho para ficar certinho. Recentemente troquei o pneu de 245 para 265 e tive que voltar lá para refazer essa as engrenagens dessa redução para corrigir a diferença. Era 7500 e foi para 7250 (medida de redução da VDO). Para saber que o odômetro estava, de fato, correto, eu medi na estrada (BR-040) que tem placas de quilometragem, e o odômetro bateu certinho por mais de 25 km percorridos (dava até para saber se alguma placa estava fora de posicionamento). Assim eu sei com certeza que o meu odômetro está preciso.
Outra coisa que eu considero importante é encher o tanque por igual quando o cálculo for feito. No meu caso eu encho até a borda, vendo o nível no bocal, e encho de novo da mesma forma para saber quantos litros foram consumidos com a maior precisão possível.
E a outra coisa que entra nessa matemática é a pressão dos pneus. Rodar com pneu baixo aumenta muito o consumo do carro.
Uma vez só, durante uma viagem em estrada o meu carro teve um consumo ligeiramente acima de 12 km/l todas as outras vezes rodando em estrada e um pouco de cidade (incluindo a subida e descida de serra) o consumo ficou entre 10.5 e 11.5.
altairemiliano
09/05/2017, 09:03
Uma coisa que é importante para levar em consideração na hora de calcular o consumo é se o odômetro está perfeitamente aferido. Muita gente troca pneu para medidas maiores, mexe na relação dos diferenciais e isso acaba com a precisão do odômetro (não estou falando com a galera de GPS), no meu caso, quando troquei a relação dos diferenciais, fui num técnico da VDO que mexe com velocímetro e tacógrafo (em Areal, RJ) e ele fez uma redução que é uma peça com cinco pequenas engrenagens de latão que conecta o cabo do velocímetro a entrada dele na caixa, e deu bastante trabalho para ficar certinho. Recentemente troquei o pneu de 245 para 265 e tive que voltar lá para refazer essa as engrenagens dessa redução para corrigir a diferença. Era 7500 e foi para 7250 (medida de redução da VDO). Para saber que o odômetro estava, de fato, correto, eu medi na estrada (BR-040) que tem placas de quilometragem, e o odômetro bateu certinho por mais de 25 km percorridos (dava até para saber se alguma placa estava fora de posicionamento). Assim eu sei com certeza que o meu odômetro está preciso.
Outra coisa que eu considero importante é encher o tanque por igual quando o cálculo for feito. No meu caso eu encho até a borda, vendo o nível no bocal, e encho de novo da mesma forma para saber quantos litros foram consumidos com a maior precisão possível.
E a outra coisa que entra nessa matemática é a pressão dos pneus. Rodar com pneu baixo aumenta muito o consumo do carro.
Uma vez só, durante uma viagem em estrada o meu carro teve um consumo ligeiramente acima de 12 km/l todas as outras vezes rodando em estrada e um pouco de cidade (incluindo a subida e descida de serra) o consumo ficou entre 10.5 e 11.5.
Francisco,
só mudar a largura do pneu necessita alterar odômetro? achei que somente a altura dos pneus necessitavam.
Aliás ... nem sabia que podia alterar o odômetro para essa finalidade, sabia que não ficaria mais coerente com a velocidade real. Muito bom saber disso, assim que alterar a coroa e pinhão vou ver isso também ... grato pela informação.
Francisco Bicalho
09/05/2017, 11:22
Não é a bitola Altair, é o diâmetro da banda de rodagem que conta. O jipe Bandeirante motor MB, se não me engano tem o velocímetro aferido para pneu lagarta 6.00/16 e relação 10x37. Qualquer mudança no diâmetro altera a aferição do velocímetro. Lembrando que do pneu 245/75/16 para o 265/75/16 há uma diferença de uma polegada no diâmetro da banda de rodagem.