PDA

Ver Versão Completa : Problemas com a transmissão



marcvale
31/07/2009, 19:59
Olá amigos!
Tenho um Gurgel "X-13" ano 1991, adaptado desde 2004. Decorrido este tempo, após enfrentar muitas trilhas, ocorreu a primeira pane na transmissão. O resultado não escapou às consequências devido ao uso forçado: A substituição do Peão e caixa de satélites. Feito este serviço, enfrentei outras trilhas dentro do uso habitual, quando houve a segunda parne com características um pouco mais sérias: A carcaça do câmbio teve que ser susbtiuida, tendo em vista o estado de ovalização ocorrido no encaixe do rolamento. inclui-se ao prejuízo, nova caixa de satélites e um par de deslizantes. Concluidos estes serviços, nova trilha e nova pane na caixa de satélites. Desta feita, o esforço que a mesma foi submetida não foi nenhuma "coisa absurda".
Fico sem saber se as a qualidade das peças originais são diferentes das disponíveis no mercado. Bastou abrir o câmbio, pela primeira vez, substiuir a caixa de satélites e acabei ficando "cliente cativo" da oficina.
Uma outra duvida é saber se a caixa de satélites da Kombi é mais robusta que a do VW Brasília. Desse modo, poderia ter sido utilizada uma caixa mais frágil que a da Kombi.
Espero contar com a opinião e sugestões dos amigos do Fórum.
Um abraço,
Márcio Valença.

rural4x4
31/07/2009, 22:45
Isso cheira a erro de ajuste, principalmente qdo se parte para ajuste de coroa e pinhao

Quanto a caixa de kombi x brasilia , o que muda basicamente é coroa e pinhao, alias o conjunto da brasilia tem de ser adaptado para se colocar no cambio da kombi.

marcvale
01/08/2009, 13:18
Concordo com a observação. Vou conversar com o pessoal lá da oficina sugerindo a checagem sugerida.
Grato,
Márcio.

leobnaval
01/08/2009, 14:16
Rural você saberia me dizer como conferir esta folga...

Pois abri o câmbio e montei todo de volta com junta nova e aquelas juntas tem regulagem conforme a quantidade e acho que desregulei a posição da coroa com relação ao pinhão teria como verificar isto agora montado?

Abraços, Leo

cRiPpLe_rOoStEr
02/08/2009, 05:19
como é esse x13? eu só conhecia o x12 e o x15...

rural4x4
02/08/2009, 10:23
Leo

Nao sei como fazer nao, so sei que aquelas juntas de papel servem como calços sim servindo de regulagem pro conjunto de c&p

Cripple

O X13 é o X12 vitaminado(mas nao é original nao) essa mudança normalmente começa com uma IRS , o nosso amigo Marcvale deve poder dar mais detalhes das alterações.

leobnaval
02/08/2009, 11:47
como é esse x13? eu só conhecia o x12 e o x15...


Não existe este veículo X13 ele é apenas uma denominação utilizada pelos donos de X12 que modificam seus veículos como suspenção, pneus grandes e acessórios.

Valeu Rural, é o que penseias jntas fazem a regulagem mas tem que ir testando até acertar ela com os calços (juntas).

Abraços, Leo

marcvale
02/08/2009, 20:18
É isso mesmo, Leo. Claro que o "X-13" não existe! Nesse sentido, fiz questão da referência "X-13" ENTRE ASPAS. Portanto, trata-se apenas da versão X-12, com algumas modificações na suspensão: Traseira IRS e dianteira com mangas de eixo maiores. Os amigos interessados podem vistar a página, www.gurgelguerreiro.com.br (http://www.gurgelguerreiro.com.br) , onde colherão maiores detalhes da modificação.
Um abraço,
Márcio.

Não existe este veículo X13 ele é apenas uma denominação utilizada pelos donos de X12 que modificam seus veículos como suspenção, pneus grandes e acessórios.

Valeu Rural, é o que penseias jntas fazem a regulagem mas tem que ir testando até acertar ela com os calços (juntas).

Abraços, Leo

cRiPpLe_rOoStEr
02/08/2009, 21:31
ja tinha visto esse site a algum tempo, mas nem lembrava do "x13"... a propósito: se adaptar para 4x4, como fez o erwin weimann, aí fica perfeito... dá até para homologar para diesel...

leobnaval
02/08/2009, 21:35
ja tinha visto esse site a algum tempo, mas nem lembrava do "x13"... a propósito: se adaptar para 4x4, como fez o erwin weimann, aí fica perfeito... dá até para homologar para diesel...


Desde que tenha reduzida.

Eu sei o engesa não tinha e era diesel é mais a 1ª dele era muito curta, considerando então uma redução na caixa de marchas...consiguirão emplacar ele a diesel isto naquela época hoje tudo é mais complicado.

Abraços, Leo

cRiPpLe_rOoStEr
02/08/2009, 21:47
Desde que tenha reduzida.

Eu sei o engesa não tinha e era diesel é mais a 1ª dele era muito curta, considerando então uma redução na caixa de marchas...consiguirão emplacar ele a diesel isto naquela época hoje tudo é mais complicado.

Abraços, Leo

lembra que conseguiram emplacar o carajás a diesel que é 4x2 e carrega 700kg, aquilo hoje seria impossível a não ser que houvesse uma mudança na lei, e no caso do engesa, foi repetido no marruá, sem reduzida mas com 1ª marcha crawler...

leobnaval
02/08/2009, 22:01
É isso aí... cripple.

SpykeX12
03/08/2009, 08:32
Olá a todos! @marcvale Cara, qual o pneu que você está utilizando? Já ouvi dizer que a caixa VW não aguenta muita coisa além dos 31', talvez seja isso que esteja forçando o conjunto. Outra coisa, você sabe se a caixa usada na adaptação foi a da kombi ou da variant? A variant também possui IRS e tem um pessoal que adapta ela no X12, no entanto a resistência dessa não é tão alta. E cabe uma dúvida aqui: muito stress nas homocinéticas - elas trabalhando em um grau muito elevado - poderia afetar o diferencial da maneira que o marc disse? Abraços!

marcvale
03/08/2009, 19:47
Os pneus são os mesmo de 4 anos atrás, tempo em que fiz a adapatação, para aro 15, 275. Portanto, o câmbio suportou um bom tempo de castigos. Quanto à caixa, confirmo que á a da Kombi mesmo...Não sei, acho que é igual aos relógios. Quando quebra a primeira vez, aguarde uma longa sequência de novas panes!
Será que alguém tem alguma experiênca de adaptações de outros componentes mais robustos para a caixa da Kombi?