Ver Versão Completa : Dakota da FIAT
Dessa eu gostei. Até mesmo porque sempre simpatizei com a Dakota.
Aos amigos foristas. E que venham os sábios comentários.
http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=42672 (http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=42672)
Abraços a todos.
Walter L. L. Casitta
31/07/2009, 17:05
Dessa eu gostei. Até mesmo porque sempre simpatizei com a Dakota.
Aos amigos foristas. E que venham os sábios comentários.
http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=42672 (http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=42672)
Abraços a todos.
O mais provável é que venha com um motor IVECO 3.0 do que esse 2.3 da FPT...
LopeS4x4
31/07/2009, 18:45
boas noticias c/ certeza, é sempre bom ver o seguimento de pkps crescer..!!
abç's.
SERGIO AUGUSTO
31/07/2009, 19:09
Boa noite Amigos:
Ja tinha visto alguma coisa sobre essa notícia, diga-se de passagem, ótima noticia! Quanto a questao da motorizacao diesel, uma belíssima opcao seria o 3.0 V6(218 Cv@4000RPM e 56Kg de torque @ 2000RPM) que equipa as GRAND CHEROKEE LIMITED TURBO DIESEL, de 2007 para cá, e ano passado chegou por aqui. Como é um motor que ja faz parte dos carros CHRYSLER/DODGE/JEEP e originalmente é um motor ITALIANO, tomara que os diretores da FIAT considerem esta opcao.
Abraco a todos.
aoliveira
31/07/2009, 21:34
Essa sim seria uma bela opção viu. A dakota tem a mesma cara robusta da Ram. Só espero que não venha com esse motorzinho 2.3 diesel, porque aí sim seria um fiasco. :parede:
Eu ja tive uma Dakota CE 3.9 mecanica e era SHOW.
Ate tentei comprar uma 2007 importada mas o preco era maior que o da RAM....
Ai fui de L200, porem tendo 4x4, assistencia boa e preco razoavel, a L200 vai embora na hora....
LEONARDORAZO
31/07/2009, 22:06
Se tiver cab estendida a diesel... troco minha ranger !!!!
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 22:09
Boa noite Amigos:
Ja tinha visto alguma coisa sobre essa notícia, diga-se de passagem, ótima noticia! Quanto a questao da motorizacao diesel, uma belíssima opcao seria o 3.0 V6(218 Cv@4000RPM e 56Kg de torque @ 2000RPM) que equipa as GRAND CHEROKEE LIMITED TURBO DIESEL, de 2007 para cá, e ano passado chegou por aqui. Como é um motor que ja faz parte dos carros CHRYSLER/DODGE/JEEP e originalmente é um motor ITALIANO, tomara que os diretores da FIAT considerem esta opcao.
Abraco a todos.
eu achava que o motor da grand cherokee era, na verdade, originário da mercedes-benz...
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 22:11
Se tiver cab estendida a diesel... troco minha ranger !!!!
se vier num preço bom, 4x4 a diesel com cabine estendida, esqueço que a s10 existe.........
SERGIO AUGUSTO
31/07/2009, 23:15
eu achava que o motor da grand cherokee era, na verdade, originário da mercedes-benz...
Fala cRiPpLe_rOoStEr:
Na verdade, veja a ironia; este motor 3.0 V6 Turbo Diesel, das novas CHEROKEE DIESEL(LIMITED e OVERLAND), é VM MOTORI, o mesmo fabricante do motor da DAKOTA diesel, e em 2007 foi considerado um dos 10 melhores do mundo. As cherokee diesel, até 2002(acho), tinham motor VM MOTORI 5 cilindros 3.1, depois passaram a usar o motor MERCEDES 2.7 5 cilindros( o mesmo dos caminhoes Mercedes ACCELO), e de 2007 pra cá entrou la na EUROPA, o MOTOR 3.0 V6 Turbo diesel cammon rail(218 cv@4000RPM, tendo versoes com 250 Cv. 56Kg de torque @2000RPM), veja folder anexo, o motor RA 630 DOHC fabricado pela VM, e equipando as MERCDES E270 e as Cheroka europeias, que final do ano passado, chegaram por aqui. Agora pense, (pra quem gosta do diesel, é claro), uma DAKOTA do alto de sua imponencia estética, com um motorzao destes, vamos abalar a concorrencia.hehe.
Abraco.
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 23:28
mas como a gm tem metade da vm motori acredito que a dakota vá usar motor fiat/iveco... além do mais, motor 3.0 a diesel nas caminhonetes mid-size se vê mais com 4 cilindros...
Renato Fraga
31/07/2009, 23:45
Como já escreví em outro lugar, já cagaram uma vez no motor Diesel da Dakota, só espero que não façam isso novamente !!!!!!!!!
Abraços
cRiPpLe_rOoStEr
31/07/2009, 23:53
Como já escreví em outro lugar, já cagaram uma vez no motor Diesel da Dakota, só espero que não façam isso novamente !!!!!!!!!
Abraços
agora não vão mais fazer cagada no motor a diesel... a fiat/iveco tem bastante experiência com esse tipo de motor, e resultados bastante satisfatórios...
Carlos Monaco
01/08/2009, 11:51
a FIAT já vem testando a DAKOTA a algum tempo inclusive já tinha saido esta matéria, em maio. Particularmente achei meio estranho a frente, achei meio "caida", prefiro a antiga.
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI71834-10142,00.html (http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/0,,EMI71834-10142,00.html)
http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoesporte/foto/0,,20681908,00.jpg
Walter L. L. Casitta
01/08/2009, 12:01
Eu não sei o que você vêm na Dakota. Acho que é a picape mais feia entre as americanas. É uma RAM mau resolvida...
De Ranieri
01/08/2009, 13:47
Gosto é gosto, pra mim é muito bonita, aliás, mais bonita que as que são comercializadas por aqui, Ranger, S10, Hilux, Frontier e Action Sport.
Tomara que venha mesmo, quando trocar minha Ranger, se der pego uma destas Dakotas by Fiat, porque a nova Ranger, tá ridicula.
a FIAT já vem testando a DAKOTA a algum tempo inclusive já tinha saido esta matéria, em maio. Particularmente achei meio estranho a frente, achei meio "caida", prefiro a antiga.
Eu tbm acho a dakota antiga muito mais bonita... mas tbm tem o seguinte, a dakota antiga vendida aqui, mesmo sendo 4x2, tinha a suspensão bem mais alta e reforçada q a vendida nos EUA, aliás, em termos estéticos, a 4x2 daqui parecia a 4x4 de lá. Caso voltem a vender a dakota aqui, acho q fariam a mesma alteração, a deixando mais alta q essa da foto q vc postou, q está socada no chão e passa uma impressão meio caída mesmo. Se vier pra cá com versão 4x4 e com motorização decente, seja diesel ou gasolina, será uma ótima opção, já q o mercado daqui anda carente de camionetes de verdade. Ultimamente a gente acaba tendo q escolher entre picapes jurássicas cheias de remendos (ranger, S10) e brinquedinhos japoneses sem graça... Ta osso o mercado nacional de picapes médias.
Daniel.Shimomoto
01/08/2009, 16:57
Eu não sei o que você vêm na Dakota. Acho que é a picape mais feia entre as americanas. É uma RAM mau resolvida...
RAM mal resolvida é boa....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
01/08/2009, 18:00
Oh !! gloria . que venha logo essa super picape. com o motor 3.0 Iveco então . seria uma ótima opção . daria uma boa sacudida no mercado .
se vier mesmo . eu me animo por uma . !!
cRiPpLe_rOoStEr
02/08/2009, 06:21
será que a v8 vai, de fato, ser vendida no brasil?
aoliveira
02/08/2009, 13:16
Aí que tá Walter, a picape mais feia entre as americanas ainda é milhões de vezes mais bonita que essa nova Ranger com cara de Doblò e a Triton com cara de besouro...a ActionSports e a S10 nem se fala.
E se vier com um motor bom ainda supera a Frontier na minha opinião (acho das mais bonitas, mas aquele motorzinho foi um fiasco).
Renato Fraga
02/08/2009, 13:52
Postei isso num outro tópico onde esse assunto foi abordado.
Vejam que esse modelo é o mesmo que já circula a algum tempo lá na terra do Tio Sam e não é nenhum projeto exclusivo ou recente, fruto já da nova fusão !!!!!!!!
De acordo com o site www.dodge.com, lá ela é equipada com motores V6 3.7 com 210Hp e V8 4.7 com 302Hp. De acordo com o mesmo site, a V8 tem um desempenho de 0-60 mph em 9 segundos e um consumo em rodovias de 22 mpg o que dá aproximadamente uma média de 9,5 Km/l. São números significativos e consideráveis.
Observando a gama de opções e versões, existe a opção de transmissão manual de 6 velocidades, e auto de 5 velocidades, tração 4x4 fulltime, ABS nas 4 rodas, etc etc etc.
Infelismente não faz mensão a modelos equipados com motor Diesel.
São oferecidas em 4 versões diferentes de acabamento:
Dakota ST
http://images.ascchus.com/?IMG=EAL_IMAGES\70\CC09_ND1L33_2TA_PDM_APA_XXX_XXX _XXX.jpg&width=500&height=310&NOIMG=not_found_Dodge.gif
Dakota BigHorn/Lone Star
http://images.ascchus.com/?IMG=EAL_IMAGES\6\CC09_ND1M33_2TD_PW1_APA_XXX_XXX. jpg&width=500&height=310&NOIMG=not_found_Dodge.gif
Dakota Laramie
http://images.ascchus.com/?IMG=EAL_IMAGES\71\CC09_ND1P33_2TJ_PS2_APA_XXX_XXX _XXX.jpg&width=500&height=310&NOIMG=not_found_Dodge.gif
Dakota TRX4 OffRoad
http://images.ascchus.com/?IMG=EAL_IMAGES\0\CC09_ND5X33_2TT_PV6_APA_XXX_XXX_ XXX.jpg&width=500&height=310&NOIMG=not_found_Dodge.gif
Com opções de cabine extendida e cabine dupla apenas.
Quem estiver curioso dá uma passeada pelo site que vale a pena.
Abraços
Agora em relação às Dakotas antigas:
Eu tbm acho a dakota antiga muito mais bonita... mas tbm tem o seguinte, a dakota antiga vendida aqui, mesmo sendo 4x2, tinha a suspensão bem mais alta e reforçada q a vendida nos EUA, aliás, em termos estéticos, a 4x2 daqui parecia a 4x4 de lá. Caso voltem a vender a dakota aqui, acho q fariam a mesma alteração, a deixando mais alta q essa da foto q vc postou, q está socada no chão e passa uma impressão meio caída mesmo. Se vier pra cá com versão 4x4 e com motorização decente, seja diesel ou gasolina, será uma ótima opção, já q o mercado daqui anda carente de camionetes de verdade. Ultimamente a gente acaba tendo q escolher entre picapes jurássicas cheias de remendos (ranger, S10) e brinquedinhos japoneses sem graça... Ta osso o mercado nacional de picapes médias.
O que falo é que lá nos EUA, as Dakotas até 2002, as que são idênticas as que tivemos aqui, possuiam suspensões diferentes para as versões 4x2 e 4x4. As que vieram pra cá, equipadas com barras de torção, é a suspensão das 4x4, e as 4x2 possuiam suspensões com molas helicoidais.
Sei que as S10 tem essa mesma diferenciação por lá.
MAs falando diretamente a respeito das DAkotas 2009, A regra é a mesma em termos de suspensão das 4x2 e 4x4. Resta saber como serão disponibilizadas por aqui.
Já em termos de motores, além do V8 4.7 flex, existe o V6 3.7 também, que provavelmente seria o motor mais próximo dos concorrentes daqui.
Abraços a todos
cRiPpLe_rOoStEr
02/08/2009, 14:02
O que falo é que lá nos EUA, as Dakotas até 2002, as que são idênticas as que tivemos aqui, possuiam suspensões diferentes para as versões 4x2 e 4x4. As que vieram pra cá, equipadas com barras de torção, é a suspensão das 4x4, e as 4x2 possuiam suspensões com molas helicoidais.
Sei que as S10 tem essa mesma diferenciação por lá.
MAs falando diretamente a respeito das DAkotas 2009, A regra é a mesma em termos de suspensão das 4x2 e 4x4. Resta saber como serão disponibilizadas por aqui.
Já em termos de motores, além do V8 4.7 flex, existe o V6 3.7 também, que provavelmente seria o motor mais próximo dos concorrentes daqui.
a questão da suspensão das 4x2 aqui ser igual à da 4x4 provavelmente será repetida tanto por ser mais adequada às características regionais quanto para escala de produção... no caso dos motores, como a dakota nacional chegou a ser oferecida com opção de motor v8 fica a dúvida se vai ser oferecido novamente, embora eu ache pouco provável em função do mercado ser mais voltado aos modelos a diesel, mesmo havendo espaço para caminhonetes a gasolina/flex acredito que a v6 ja atenderá adequadamente... a propósito: será que vai ter alguma versão 4 cilindros a gasolina?
Walter L. L. Casitta
02/08/2009, 19:04
a questão da suspensão das 4x2 aqui ser igual à da 4x4 provavelmente será repetida tanto por ser mais adequada às características regionais quanto para escala de produção... no caso dos motores, como a dakota nacional chegou a ser oferecida com opção de motor v8 fica a dúvida se vai ser oferecido novamente, embora eu ache pouco provável em função do mercado ser mais voltado aos modelos a diesel, mesmo havendo espaço para caminhonetes a gasolina/flex acredito que a v6 ja atenderá adequadamente... a propósito: será que vai ter alguma versão 4 cilindros a gasolina?
Vai depender de como chega ao Brasil, se form importada do Mexico não muda nada nos motores. Se for montada no Brasil ou Argentina aí sim. Poderá vir com um bom motor IVECO. Diga-se de passagem não perde nada pro outros 3.0 do mercado e quem sabe ganhe um liftzinho também. Rebaixada como é vendida no USA não vejo graça. Nem a Mitsubishi conseguiu melhorar com a Rider.
Lembrando também que as Dakotas nacionais não tinham, a suspensão dianteira das mais robustas, mas isso também provavelmente pelo alto preço das peças originais e a baixa qualidade das peças do mercado paralelo.
cRiPpLe_rOoStEr
02/08/2009, 21:35
walter, a fábrica da fiat em córdoba vai produzir a dakota... isso ja é quase 100% certo, desde a época que se especulava sobre a produção da tata xenon na argentina ja era certo que a fiat queria a qualquer custo competir nesse segmento...
Essa vai encomodar bastante a Toy e a Mit, quem já foi proprietário de uma sabe das qualidades de uma legitima pickup. Que bota medo nas ruas ninguem tem dúvida. Dakota neles...
Abraços e boa semana.