PDA

Ver Versão Completa : WILLYS 62 + MOTOR MAVERICK 3000 + CAIXA 3M + COROA E PINHÃO

gmm4x4
09/12/2004, 12:57
Pessoal,

Tenho um jeep willys 62 com motor de maveco 3.000 (que foi feito retífica completa e tá com 1.000km agora) e câmbio original de 3M.
Entretanto queria saber se alguém já experimentou trocar a coroa e o pinhão do diferencial original para os de relação 47/11 ...que no final vai dar 4,2:1 e se não vai ficar mto fraco nas trilhas...????
Na estrada o giro do motor fica alto mas a velocidade não passa dos 100km/h.
Alguém já fez isso?
Será que dá pra alterar só o sistema do diferencial sem precisar colocar outra caixa mais longa e ainda ficar bom????

Abraços

Gustavo

Ronaldo B.
09/12/2004, 13:56
Gustavo,

1º - Qual relação e que pneus você está usando hoje ???
2º - Não adianta trocar por exemplo uma caixa de 3 marchas por uma de 4 marchas porque a relação final vai ser 1:1 se ambas forem originais do jeep.
3º - Me desculpa a minha curiosidade, mas você não acha que na estrada, com um jeep, uma velocidade de 100km/h já não está bom ??? A menos que você queira trocar a relação do diferencial prá conseguir a mesma velocidade com um giro mais baixo, mas não prá aumentar a velocidade final, aí o problema será de segurança.

[]´s

leoack
09/12/2004, 16:32
Ola,

Eu fiz a mesma pergunta para o meu mecanico, q por sinal é só trabalha com jeep e ele me informou que se utilizar uma relação dessas, irei ganhar economia, velocidade, porém irei perder completamente a funcionalidade do meu jeep, FORÇA. Ainda fez um comparativo que mesmo fora da trilha, em algumas subidas ele vai ficar bem fraco.

leoack
09/12/2004, 16:34
Se não me engano, essa relação q você informou é a do landau!

elcio
09/12/2004, 17:01
Ola,

... se utilizar uma relação dessas, irei ganhar economia, velocidade, porém irei perder completamente a funcionalidade do meu jeep, FORÇA. Ainda fez um comparativo que mesmo fora da trilha, em algumas subidas ele vai ficar bem fraco.

sim, eh verdade , mas pra trilha existe a reduzida justamente pra isso.
e vai ficar fraco nas subidas mais ingremes tbem, mas ai que ta o charme. :mrgreen:
se esse for o seu unico veiculo (dia-a-dia) vale a pena deixar essas relaçoes mesmo.
mas se vc tiver outro carro e usar a jipeira para as trilhas, eu aconselharia uma relaçao mais curta.

[]´s

fugger
10/12/2004, 08:33
No 4.1 essa é a melhor relação pra usar, não fica fraco e anda bem.

Só pra comparação a C20 usa esta relação.

[]´s

leoack
10/12/2004, 09:00
Alguem já usou essa relação em com um motor opala 2.5 no jeep??

Ronaldo B.
10/12/2004, 09:18

Tô com motor GM151 a álcool e e usando a 44x9 com pneus 255x70x16, não tenho do que reclamar, anda bem e não perde força.

[]´s

leoack
10/12/2004, 09:29

Tô com motor GM151 a álcool e e usando a 44x9 com pneus 255x70x16, não tenho do que reclamar, anda bem e não perde força.

[]´s

Já tinham me falado que essa relação ficava boa, aqui no Sul a maioria ta usando, agora da 47x11, essa sim eu não tive nenhuma informação.

Até para aproveirar, qual a sua média com motor a Alcool Ronaldo??

Abraço, Leonardo.

gmm4x4
10/12/2004, 09:51
1º - Qual relação e que pneus você está usando hoje ???
2º - Não adianta trocar por exemplo uma caixa de 3 marchas por uma de 4 marchas porque a relação final vai ser 1:1 se ambas forem originais do jeep.
3º - Me desculpa a minha curiosidade, mas você não acha que na estrada, com um jeep, uma velocidade de 100km/h já não está bom ??? A menos que você queira trocar a relação do diferencial prá conseguir a mesma velocidade com um giro mais baixo, mas não prá aumentar a velocidade final, aí o problema será de segurança.

[]´s

Ronaldo,

To usando pneu 7.50/16 Argentino e a minha relação hojé é 43/8.
Sendo assim, em viagens por estradas asfaltadas a rotação do motor fica muito alta e assim aumenta o consumo e o barulho que fica infernal.
Como você citou, a velocidade de um jeep a 100km/h já é mais do que suficiente e perigosa.
Entretanto, eu queria saber dessa relação pro motor trabalhar mais folgado, em giro mais baixo já que o giro desse motor 3000 é em torno do 4.000.

Abraços

Gustavo

Ronaldo B.
10/12/2004, 09:52
Até para aproveirar, qual a sua média com motor a Alcool Ronaldo??

Abraço, Leonardo.

Leonardo,

Tá fazendo uma média de 5 km/l na cidade, mas sem pisar fundo e sem pegar muito trânsito. O meu motor veio com o carburador weber minprogressivo (o mesmo que equipava o Gol 1.6 antigamente) o que, acredito, ajuda a ser um pouco mais econômico, mas eu percebo que quando precisa pisar um pouco mais, em uma subida por exemplo, parece que a quantidade de combustível alimentada não é suficiente, por isso vou trocar esse carburador por um H34 que segundo informações de vários amigos, inclusive alguns que são opaleiros de carteirinha, é o que oferece melhor custoxbenefício, porém o consumo deve aumentar um pouco, mas consumo e performace sempre andam em direções opostas, quanto mais anda.... mais bebe !!!

[]´s

Ronaldo B.
10/12/2004, 10:04
Entretanto, eu queria saber dessa relação pro motor trabalhar mais folgado, em giro mais baixo já que o giro desse motor 3000 é em torno do 4.000.

Abraços

Gustavo

Gustavo,

Concordo com você, se trocar a relação vai trabalhar mais folgado e com giro mais baixo, agora mesmo trocando a relação não vai diminuir muito o barulho, mas vai melhorar, acho que a 44x9 pode ser uma boa alternativa, não perde muita força e já dá uma folga no giro quando estiver na estrada, eu até já pensei em trocar a relação do meu jeep pelo mesmo motivo, mas como estou já com 44x9 e em breve vou trocar os pneus 255x70x16 por um jogo de 33" ou 35", acabei desistindo, só não sei como vai ficar com um pneu de diâmetro maior.

[]´s

gmm4x4
10/12/2004, 10:15
Ronaldo,

Acho que o caminho é por esse ai mesmo né...

[ ]´s

gmm4x4
10/12/2004, 10:22
Leonardo e Ronaldo,

Eu to usando alcool tbm no meu motor....mas por estar novo ainda e andar puxado tá fazendo 3,5km/l o que é muuito pko....
Tem gente aqui no fórum que diz que faz 7,5k/l com esse motor 3.000 (com gasosa) e acho que é o pessoal do portugues4x4 que andei me comunicando (se eu não estiver errado...preciso achar o email que recebi)...que o motor deles 3000 de maveco faz uma média de 9,0km/l.... eles me passaram o modelo do carburador e as peças q estavam usando....Vo dá uma procurada e assim q tiver eu passo pra vcs...

abraços

Ronaldo B.
10/12/2004, 10:24
Gustavo,

Esqueci de mencionar que tô com câmbio 4 marchas, quando estava com o 3 marchas e motor BF161 e com a mesma relação, era desconfortável quando pegava uma subida onde primeira marcha era curta e segunda era longa demais, tinha que ter muita paciência .... depois de trocar o câmbio de 3 marchas pelo câmbio de 4 marchas esse problemas acabou, mas isso vai muito do gosto de cada um.

[]´s

Ronaldo B.
10/12/2004, 10:33
Leonardo e Ronaldo,

Eu to usando alcool tbm no meu motor....mas por estar novo ainda e andar puxado tá fazendo 3,5km/l o que é muuito pko....
Tem gente aqui no fórum que diz que faz 7,5k/l com esse motor 3.000 (com gasosa) e acho que é o pessoal do portugues4x4 que andei me comunicando (se eu não estiver errado...preciso achar o email que recebi)...que o motor deles 3000 de maveco faz uma média de 9,0km/l.... eles me passaram o modelo do carburador e as peças q estavam usando....Vo dá uma procurada e assim q tiver eu passo pra vcs...

abraços

Gustavo,

3,5 km/l com álcool num motor 3000 do Maverick acho que não tá ruim não, agora 7,5 km/l com um motor 3000 ou 9 km/l essa eu queria ver !!!!

Só se tiver com carburador de fusca, só andar na descida e em ponto morto !!!! :roll: :roll: :roll:

Será possível?????? Essa eu deixo para os mais experientes responder, mas não acredito !!!!!

[]´s

gmm4x4
10/12/2004, 10:42
Ronaldo,

Eu sei que é dificil acreditar....ainda mais se veio por email essa resposta dos 9km/l (motor 6cc - 3000, em uma Rural)....mas quero v se acho nos meus arquivos pra enviar....
às vezes é 9km/l desligado né.....mas td bem....rsrs

abraços

Ronaldo B.
10/12/2004, 11:11
Eu sei que é dificil acreditar....ainda mais se veio por email essa resposta dos 9km/l (motor 6cc - 3000, em uma Rural)....mas quero v se acho nos meus arquivos pra enviar....
às vezes é 9km/l desligado né.....mas td bem....rsrs

ou em cima de um guincho plataforma !!!!! :mrgreen: :mrgreen:

[]´s

leoack
10/12/2004, 11:21
Opala 2.5 em jeep com roda livre eu já vi fazendo 9.5 km/l média de estrada! Cidade fazendo na casa de 7,5 8 km/l, mas motor de maveco, ja vi fazendo 7,5 km/l em maveco mesmo, o kra chegava no posto e colocava 10 pila e a gente dava risada, depois ele nos mostrava os km q ele tinha percorrido com a gasol, já andei no maveco tb e era verdade. Ta bom, o fiesta da minha mãe 1.0 faz 8,5 por 1 na city hehehehe. Vou mudar para um maveco! :) :) :)

Ronaldo B.
10/12/2004, 11:30
Eu também já vi um Maverick com motor 6cc 3.0000 fazendo 9 km/l na cidade, tava sendo pilotado pelo Saci-Pererê e no banco de trás vinha de Zequinha uma Mula sem cabeça, um Curupira e o E.T. de Varginha carregando um Bacalhau com cabeça. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

[]´s sem maldade !!!!

leoack
10/12/2004, 13:51
É... essa não foi para mim, 7,5 km/l eu já vi fazer.... mais que isso achu teoricamente impossivel!!!

Abraço a todos!

Santoro
10/12/2004, 14:25
porra 9 km eu pago pra ver .... meu ohc faz 6, 6,5 na cidade . na estrada ja fez 10 , mas tb n passavde 80 km

leoack
10/12/2004, 14:59
porra 9 km eu pago pra ver .... meu ohc faz 6, 6,5 na cidade . na estrada ja fez 10 , mas tb n passavde 80 km

Santoro, que relação você está usando no seu jeep?