Conectar

Ver Versão Completa : Qual o melhor motor p/ BANDEIRANTES

Makaya
30/07/2009, 22:56
Caros amigos estou na duvida sobre o motor da BAND, qual vcs aconselham 608,709 ou 14 B, e qual ano vc aconselham a comprar.:-D

gbalero_URU
30/07/2009, 23:00
Caros amigos estou na duvida sobre o motor da BAND, qual vcs aconselham 608,709 ou 14 B, e qual ano vc aconselham a comprar.:-D

Pesquise que ese tema esta muy discutido en varios topicos como cual es el mejor año de las band y otros
Si acepta mi opinion personal el mejor es el OM 364 con caja de 5ª
Un saludo Gerardo

praiasecacustom4x4
31/07/2009, 07:36
minha opinhao o 14B,mais leve,silencioso.so que vc ganha com o peso do motor a band agradeçe.

14B sem comparaçao

elmestizo
31/07/2009, 08:53
........................x2

gbalero_URU
31/07/2009, 09:35
........................x2
Sim duvida o 14B,mais leve,silencioso, es un poco mas caro de manunteçao, y mais dificil de encontrar peças
Depende do uso
Gerardo

elmestizo
31/07/2009, 10:04
Qual peça não se encontra do 14b?

gbalero_URU
31/07/2009, 10:30
Qual peça não se encontra do 14b?

Perdón, estoy cometiendo el error de pensar en ese motor, para mi que vivo en Uruguay, sin duda que en Brasil no deben tener dificultades con las peças del 14b, y además es un motor con una concepción mas moderna que los Mercedes, la ventaja de los mercedes acá en Uruguay es que hay lo que busques en cualquier lugar del país y a precios muy buenos.
Sin duda que mi preferencia es mas que nada por desconocimiento del 14b pues ni siquiera he podido conducir un bandeirante con ese motor.
Mis disculpas nuevamente
Gerardo

elmestizo
31/07/2009, 10:51
Não há que pedir desculpas. Mas há mto mito, sobre esse motor.

Uma bomba d´agua hoje custa R$140,00 nova.

Qto custa do mercedes?

gbalero_URU
31/07/2009, 12:43
si acá en Uruguay la bomba completa del mercedes, no el reparo, sale unos R$ 200, no se cuanto puede salir en brasil
Gerardo

valeriano
31/07/2009, 14:39

O melhor motor para Bandeirante é o OM364-LA do MB914. São 140cv!
Um dia vou ter um desses no Touro Mecânico. Aí sim ele vai virar um touro bruto!

gbalero_URU
31/07/2009, 14:53
O melhor motor para Bandeirante é o OM364-LA do MB914. São 140cv!
Um dia vou ter um desses no Touro Mecânico. Aí sim ele vai virar um touro bruto!

yo me conformo con turbinar mi viejo OM314s y que me de 100 cv con eso para mi da y sobra

Fe_jipeiro
31/07/2009, 16:44
ehehehe ... A mesma questão de sempre .... ahuhuahuha Qual o melhor motor ?!?!?...

Na minha opinião, o melhor motor é aquele que vc anda, gosta, utiliza para seus objetivos e não troca ele por nada ! ... Sem fazer isso q acabei de falar, nao dá para saber qual o melhor motor q te atenderá.

É complicado falar, pois quem gosta dos MB vai falar bem deles, quem gosta do 14b tb, e sempre ficaremos nesse dilema....

Abs,

gbalero_URU
31/07/2009, 16:58
ehehehe ... A mesma questão de sempre .... ahuhuahuha Qual o melhor motor ?!?!?...

Na minha opinião, o melhor motor é aquele que vc anda, gosta, utiliza para seus objetivos e não troca ele por nada ! ... Sem fazer isso q acabei de falar, nao dá para saber qual o melhor motor q te atenderá.

É complicado falar, pois quem gosta dos MB vai falar bem deles, quem gosta do 14b tb, e sempre ficaremos nesse dilema....

Abs,

Acá en Montevideo andaba hace un tiempo una pick up bandeirante con un OM352, era un cañón y eso que tenia pneus 37, también otra que le pusieron un nissan 6c diesel de una patrol y esa andaba impresionante, pero ya no las veo en marcha sin embargo mi viejo 314 sigue al firme y no se sabe ni cuantos km tiene recorridos, solo en mis manos 150000 y nunca le toque nada
En cuestion de motores sin duda el mejor es el que uno puede confiar en el y sabe que puede esperar en cada momento
Gerardo

estyvybeykr
31/07/2009, 17:19

Creio que o melhor motor seja aquele que te leve e traga na hora que vc mais precisa, sem te deixar na mão, ou aquele que vc possa pagar, ou ainda aquele que vc consiga conserta-lo em qualquer lugar sem muita dificuldade e com varias opções de auto peças e por ai vai.

Mas entre as três opções originais, ficaria com o 14B e câmbio 05 marchas. Isso porque não faço uso pesado com minha band.

Mas por outro lado o 364 e um excelente motor, mas não trocaria o meu 314 por um 364.

Se fosse adapitar outra motorização, colocaria um MWM 04 cilindros 3.0 que realmente e muito espetacular, superando o proprio MB 364 LA dos caminhões 710 Plus, que ao meu ver são muito lentos em arrancadas e retomadas. Ao passo que os VW 8.150 com MWM 3.0 Eletr. parecem verdadeiros carros de passeio.

Fica aqui minha pitacôra registrada, e espero que tenha confundido bastante, forte abraço. :concordo:

maxdelta
31/07/2009, 21:44
Creio que o melhor motor seja aquele que te leve e traga na hora que vc mais precisa, sem te deixar na mão, ou aquele que vc possa pagar, ou ainda aquele que vc consiga conserta-lo em qualquer lugar sem muita dificuldade e com varias opções de auto peças e por ai vai.

Mas entre as três opções originais, ficaria com o 14B e câmbio 05 marchas. Isso porque não faço uso pesado com minha band.

Mas por outro lado o 364 e um excelente motor, mas não trocaria o meu 314 por um 364.

Se fosse adapitar outra motorização, colocaria um MWM 04 cilindros 3.0 que realmente e muito espetacular, superando o proprio MB 364 LA dos caminhões 710 Plus, que ao meu ver são muito lentos em arrancadas e retomadas. Ao passo que os VW 8.150 com MWM 3.0 Eletr. parecem verdadeiros carros de passeio.

Fica aqui minha pitacôra registrada, e espero que tenha confundido bastante, forte abraço. :concordo:
Pensei que os motores de todos os 8.150 eram 5 cilindros, acho que deve ser só o delivery então! De fato o delivery lá da firma com um baú de 3 toneladas e com a carga de mais 2 toneladas sobe a serra de fríburgo com 3 e quarta marcha! E na baixada tem disposição!

Acá en Montevideo andaba hace un tiempo una pick up bandeirante con un OM352, era un cañón y eso que tenia pneus 37, también otra que le pusieron un nissan 6c diesel de una patrol y esa andaba impresionante, pero ya no las veo en marcha sin embargo mi viejo 314 sigue al firme y no se sabe ni cuantos km tiene recorridos, solo en mis manos 150000 y nunca le toque nada
En cuestion de motores sin duda el mejor es el que uno puede confiar en el y sabe que puede esperar en cada momento
Gerardo
Esse motor OM352 é o do MB1113? Se for que peso que deve ter essa band! O 314 e o 364 já é pesadíssimo imagina o 352 que é 2 cilindos a mais, haja mola!

[]'s

estyvybeykr
01/08/2009, 12:49
Pensei que os motores de todos os 8.150 eram 5 cilindros, acho que deve ser só o delivery então! De fato o delivery lá da firma com um baú de 3 toneladas e com a carga de mais 2 toneladas sobe a serra de fríburgo com 3 e quarta marcha! E na baixada tem disposição!

[]'s

Pois é Max trabalhei bastante tempo com MB LO914 e LO915 eletrônicos dos micro ônibus e tem muita disposição, pôrem a pouco tempo tive o prazer de comparar o 364 Turbinado e intercoolado do caminhão 710 Plus e o VW 8.150 (caminhões com plataforma para Reboque, com um veículo na prancha e outro na lança) e é indiscutivelmente superior o desempenho do VW.:concordo:

maxdelta
01/08/2009, 19:29
Pois é Max trabalhei bastante tempo com MB LO914 e LO915 eletrônicos dos micro ônibus e tem muita disposição, pôrem a pouco tempo tive o prazer de comparar o 364 Turbinado e intercoolado do caminhão 710 Plus e o VW 8.150 (caminhões com plataforma para Reboque, com um veículo na prancha e outro na lança) e é indiscutivelmente superior o desempenho do VW.:concordo:

Já pensou um motor do 8.150 na band, acredito que no cofre deva dá! O problema é o motor eletrônico! Detesto coisas eletronicas, exceto meu computador(principalmente que ele funciona tipo um videogame). Band tem problema com água, e se desativar a parte eletronica do motor ele deve ficar estranho! Na realidade nem deve funcionar.

E no caso de comparação acho que 8.150 só pode ser comparado com o mb914, o 710 está mais pra 7-150 ou 5-140 delivery! Tem um pobre 5-140 delivery de uma loja, ele tá com bauzinho, chassi alongado, porém os eixos traseiros não trazem 4 pneus e sim 2 pneus como vem de fábrica, pois o 5-140 não é considerado caminhão, e sim pickup de uso comercial, utilitário; o bichinho vem de São Paulo carregado com pelo menos 4t os pneus parecem tá vazios, depois de vê o pobre coitado carregando isto mudei minha maneira de ver a versão delivery da VW, fazendo o serviço de uma f4000, imagina pra q?! Como o 5-140 não é caminhão fica isento de balança! Acredito que o 5-140 na band tb deva ficar o cão! Se um dia aparecer um desses por aqui em leilão quem sabe, eu num faço um UNIPOBRE!:mrgreen:

Valeu!

dalmo cruz torres
02/08/2009, 00:11
Acho que o melhor motor da Band será os mercedes se vc for trabalhar com ela, rodar muito, puxar carga. Se for para um jipe por exmplo, onde não haverá carga, o 14b é melhor.

magnum
02/08/2009, 00:27
Alguém conhece ou ficou sabendo de band adaptada com motor a gasolina ?

Com o V6 da GM deve ficar muito interessante...

valeriano
02/08/2009, 10:52

Interessante se vc só for pra trilha e voltar com ele. Se vc rodar que nem eu (de 2000 a 5000km/mês) com uma Band a gasolina, vc vai ver como vai ficar interessante pro seu bolso. :twisted::twisted::twisted:

gbalero_URU
02/08/2009, 12:17
los fj 40 gringos la mayoría están con v8, se ven divinos pero deben de dar 4 o 5 km/l, al valor de los combustibles en nuestra región dando un promedio de 9 km/l y rodando casi 3000 km mes que es lo que hace mi band, me duele en el bolsillo el diesel, así que ni hablar de gasolina por lo menos para mi, ademas solo pensar en carburador que se ahogue o los pequeños problemas de encendido con un naftero no quiero saber nada ademas si haces trilha se siente la diferencia en las inclinaciones con el carburador.
Gerardo

dalmo cruz torres
02/08/2009, 13:07
Diesel Power !!!!!!
Gasolina nunca mais!

cRiPpLe_rOoStEr
02/08/2009, 13:10

alguns landcruisers da época em que eram montados em ckd usavam motor a gasolina, uma cópia do motor chevrolet de 6 cilindros em linha...

estyvybeykr
02/08/2009, 13:46
Já pensou um motor do 8.150 na band, acredito que no cofre deva dá! O problema é o motor eletrônico! Detesto coisas eletronicas. Band tem problema com água, e se desativar a parte eletronica do motor ele deve ficar estranho! Na realidade nem deve funcionar.

E no caso de comparação acho que 8.150 só pode ser comparado com o mb914, o 710 está mais pra 7-150 ou 5-140 delivery! Se um dia aparecer um desses por aqui em leilão quem sabe, eu num faço um UNIPOBRE!:mrgreen:

Valeu!

Max tambem não era muito com os eletronicos, mas depois de dirigi-los meu conceito mudou totalmente, é bem verdade que muita coisa eletronica numa band que faz trilhas alagadas será problema na certa. Mas existe a versão do VW 8.120 MWM que é com bomba injetora, e como minha band é pra uso na cidade e para ir aos SHOPINGs :twisted: kkkkkkkkkkk.

Se acontecer um leilão desses por ai não esqueça de me avisar. :mrgreen:

maxdelta
02/08/2009, 19:17
Max tambem não era muito com os eletronicos, mas depois de dirigi-los meu conceito mudou totalmente, é bem verdade que muita coisa eletronica numa band que faz trilhas alagadas será problema na certa. Mas existe a versão do VW 8.120 MWM que é com bomba injetora, e como minha band é pra uso na cidade e para ir aos SHOPINGs :twisted: kkkkkkkkkkk.

Se acontecer um leilão desses por ai não esqueça de me avisar. :mrgreen:

Eu falo por aqui, mas na realidade é no rio, na capital! Ali na dutra, tem uma casa de leilão! Aqui quando tem leilão é veículo moido da prefeitura ou as motos apreendidas na diárias blitz q há aqui na cidade! Teve um leilão em que havias algumas bands vi no site http://www.palaciodosleiloes.com.br/ só q foi em BH-MG.

Eu to ajeitando minha band, não faço trilhas pesadas somente trilhas leves e medianas! Não gosto de moer veículo! Não posso ir no shopping com a band, a altura do estacionamento é 2 metros!:twisted:

Se eu achar um caminhão barato quem sabe!!

Valeu

Bernardo Hoelz
02/08/2009, 19:22
Eu falo por aqui, mas na realidade é no rio, na capital! Ali na dutra, tem uma casa de leilão! Aqui quando tem leilão é veículo moido da prefeitura ou as motos apreendidas na diárias blitz q há aqui na cidade! Teve um leilão em que havias algumas bands vi no site http://www.palaciodosleiloes.com.br/ (http://www.palaciodosleiloes.com.br/) só q foi em BH-MG.

Valeu

Comprei minha band no Palacio dos leilões em 2004, o carro não estava moido, veio bem de mecânica e só fiz a reforma! Off topic.

Abraços

maxdelta
02/08/2009, 21:45
Comprei minha band no Palacio dos leilões em 2004, o carro não estava moido, veio bem de mecânica e só fiz a reforma! Off topic.

Abraços

Mas carro de prefeitura é moido, lembro da band curtinha acho que é 93 o ano, colocaram suporte de estepe e galão, estribo personalizado, bagageiro, ela é bege! Uns tempo atrás vi novamente a band, sem nenhum vidro traseiro, o vidro ovalado, tem um plástico de garrafa pet, o suporte de estepe não tem o estepe muito menos o galão, o beje está encardido, muita parte da carroceria tá podre, os bancos internos estão todos rasgados, o traseiro nem existe mais, o fundo da carroceria tem pontos furados. Está sem a relogios do painel! E tb tá rodando com um pneu de cada tipo. Acho que só anda ainda pq é band! Creio que se os veículos públicos passassem pela rigorosa vistoria do detran a prefeitura não iria ter veículo de serviço e nem a polícia!
Quanto ao palacio dos leilões quero ir lá pra buscar outro veículo, mas só ano que vem!

[]'s

Makaya
02/08/2009, 23:54
Max no leilão qual valor inicial vc acha que consigo pergar uma :-D

guilhermeabreu
03/08/2009, 00:33
UM OUTRO MOTOR QUE NÃO OS ORIGINAIS DA BAND

Que é muitíssimo bom é o motor CUMMINS dos F-4000 mais novos , o amigo KIM havia comprado um pra colocar no ENGESA dele mas abortou o projeto e vendeu este motor , mas é um motor de responsa e não é tão caro para se comprar em ferros velhos , aqui mesmo em Campos-RJ tem um ferro velho forte em caminhões que tinha um motor desse vendendo com a caixa de marcha que não interessa para a BAND por R$12.000,00 e sem a caixa R$9.000,00 ha uns 3 meses atras . Se não me engano este motor tem 140hp .

cRiPpLe_rOoStEr
03/08/2009, 00:54
UM OUTRO MOTOR QUE NÃO OS ORIGINAIS DA BAND

Que é muitíssimo bom é o motor CUMMINS dos F-4000 mais novos , o amigo KIM havia comprado um pra colocar no ENGESA dele mas abortou o projeto e vendeu este motor , mas é um motor de responsa e não é tão caro para se comprar em ferros velhos , aqui mesmo em Campos-RJ tem um ferro velho forte em caminhões que tinha um motor desse vendendo com a caixa de marcha que não interessa para a BAND por R$12.000,00 e sem a caixa R$9.000,00 ha uns 3 meses atras . Se não me engano este motor tem 140hp .

141hp nas primeiras a sair com esse motor, que na época tb era usado no cargo 814... depois o cargo 815 foi lançado, em 2000, com 152hp, e a f4000 ficou com 141hp... mas as últimas f4000 anteriores a 2005 tinham 145hp, até que mudou a legislação ambiental e vieram as euromec com 120hp...

elmestizo
03/08/2009, 08:44

........X2

maxdelta
03/08/2009, 13:25
Max no leilão qual valor inicial vc acha que consigo pergar uma :-D

Dependendo do leilão e do estado da band vc começa com R$8000 e as vezes consegue arrematar por R$15000. Um conhecido conseguiu arrematar uma sw4 em minas ano 2001 por R$14000, ela estava capotada, e o motor não possuia avaria, resultado uma f100 ganhou mecanica de hillux! Geralmente quando sai o edital dos leilões vem o lance inicial! Teve um leilão ano passado no maranhão da PF um cara daqui de Friburgo disse que saiu band por R$10000 2001, mas o estado do motor era duvidoso!

Carro de leilão não pode se esperar muito por ele, mas as vezes da sorte!

Boa sorte rapaz!

Makaya
03/08/2009, 20:43
Max esse que e meu medo, não entendo de carro quanto mais de bandeirantes ainda mais comprar via net, vai saber o estado, preciso ver nas imediaçoes se tem leilão de BAND. :dance:

Sergio c
13/02/2014, 21:54
Eu estou usando agora o motor da 710, com turbo e intercooler Garret original, mais LDa, antes eu tinha o motor da 709 maçarico. Com um leve up grade, pois o da 710 tem 115cv originais, deve ter ido próximo da 914, pois por fora é tudo igual.
Ficou um canhao, pois com pneus grandes e um atoleiro, quando tu acha que ela vai apanhar, eu cravo o pé e só vejo o ponteiro do turbo e a rotaçao subindo, jogando barro p tudo que é lado, é fora de série, naõ troco o MB 364 por nada.

DeMelo
14/02/2014, 12:52
Eu estou usando agora o motor da 710, com turbo e intercooler Garret original, mais LDa, antes eu tinha o motor da 709 maçarico. Com um leve up grade, pois o da 710 tem 115cv originais, deve ter ido próximo da 914, pois por fora é tudo igual.
Ficou um canhao, pois com pneus grandes e um atoleiro, quando tu acha que ela vai apanhar, eu cravo o pé e só vejo o ponteiro do turbo e a rotaçao subindo, jogando barro p tudo que é lado, é fora de série, naõ troco o MB 364 por nada.

Sergio,

Vc teve que fazer muitas adaptação para colocar esse motor na band?

Sergio c
14/02/2014, 19:41
Sergio,

Vc teve que fazer muitas adaptação para colocar esse motor na band?
Olha DeMelo, mesmo o outro motor por fora sendo igual, dá sempre um trabalho, mas o bom da coisa é ter trabalho p passar o tempo kkkkk
Vamos lá, calços e acoplamento com a caixa é igual, juntamente com o radiador e as mangueiras. O motor de partida da 710 é menor mas tem o automático que é virado p fora, aí pega no setor da DH. Eu usei o antigo, após uma revisão, pois meu Meca disse que esse antigo é bem mais forte que o moderno.
Qto ao coletor e turbina, eu inverti tubina, p escapamento sair no mesmo lugar de antes e não esquentar a parede corta fogo. Nós cortamos o coletor de escape e soldamos a saída p turbina e 45 graus para fora e um pouco inclinado p saída do escapamento, também para a turbina não pegar no setor da DH. O meca chamou o ferro fundido do coletor de escape na solda MIG, com um reforço de aço por fora, faz uns dois meses e nada de rachar, uns diziam que o ferro fundido não ia aguentar a MIG, que tinha q ter solda especial, mas até hoje a turbina tá pindurada ainda rsrsrsrsrsr
Tive que emendar o cano de óleo que alimenta a turbina, pois ficou curto. Qto a entrada de ar, a minha tinha filtro de óleo banhado a óleo, o qual tirei fora. Coloquei uma curva de 90 graus na entrada ar do caracol e passei uma mangueira de 2,5 polegadas por baixo do assoalho da viatura, colocando o filtro de ar na carroceria de madeira, eliminando de ter que furar a lataria p snorkel, pois na mesma eu já tenho a bateria e bem na traseira, em baixo, o tanque de combustível de plástico. O filtro de ar usei o da Fiat Ducatto 2.8, o qual da conta do recado.
Qto ao intercooler, coube certinho, só foi feito uns calços, parafusados no intercooler e soldados na carcaça do radiador. As mangueiras usei duas originais, com uma emenda no meio feita com cano, e a outra, achei num ferro velho, deve ser do filtro de ar da F1000, aguentando a pressão até agora. Qto ao coletor de admissão, foi cortado um pedaço e soldado o bocal com solda de alumínio.
A tampa do cárter, ou tem de usar a antiga ou mandar recortar um pequeno pedaço, para não pegar no diferencial dianteiro.
De mão de obra, gastei uns 500 Reais, mais algum dinheiro com solda, mangueiras, filtro....coisa de uns 300 Reais.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida, estou a disposição. Um abraço.

Ariel Strey
04/07/2019, 17:15
Salve salve galera, recentemente vendi uma F75 a Diesel, motor Q20B, com a cx clarck 5M com a 1 reduzida, 4x4 com transferência da Band, enfim projeto que me deu muitas alegrias, não sou de trilha, meu robby é mais pescarias, passeios, etc ...

Enfim pessoal, o projeto agora é uma Band Jipe longa com uma carroceria de 4 portas, para maior conforto da família ( que aumentou), e comecei a pesquisar e vi que de um ano para o outro vai mudando as configurações da mecânica e que também influência nos up grades futuros e tal.

Gostaria de saber qual o melhor conjunto/ano segundo a opinião particular de cada um de mecânica no modelo Band Jipe Longa.

Desde já agradeço a ajuda e a opinião de todos.

Denise Ávila
04/07/2019, 19:02
Colega, isso é uma loooooonga e inconclusiva discussão.
Aconselho a procurar tópicos sobre essas diferenças e vc mesmo tomar sua decisão, até porque as diferentes motorizações, dependendo do ano, vieram acompanhadas de diferentes up grades.
Assim como esse, aqui mesmo no Fórum existem vários tratando desse tema.
Boa sorte!

Ariel Strey
05/07/2019, 08:07
Colega, isso é uma loooooonga e inconclusiva discussão.
Aconselho a procurar tópicos sobre essas diferenças e vc mesmo tomar sua decisão, até porque as diferentes motorizações, dependendo do ano, vieram acompanhadas de diferentes up grades.
Assim como esse, aqui mesmo no Fórum existem vários tratando desse tema.
Boa sorte!

Obrigado pela dica, farei isso.

Marcus DT
05/07/2019, 14:00
Sinceramente? Em se tratando de Band Longa, que é BEM raro achar uma em bom estado, mais importante que a configuração em sí é o estado da lata/procedência. Longa 14b então, são bem poucas, difícil de achar mesmo.

Sendo ambas 5 marchas (364 ou 14b) você estará bem servido de Band. Ou, se o uso não for viagens, até uma 4 marchas atende bem. Mais crítico (e caro) em Band é fazer a funilaria, agora pense na Longa, os gastos são ainda maiores...

T.Azevedo
06/07/2019, 21:19
A vantagem do 14b na minha opniao nao é o motor é sim as melhorias que vem de fábrica. Barra estabilizadora. Direcao hidráulica. Câmbio 5 marchas. Freio a disco 97》. Bateria no cofre. Tanque maior. Ventilação forçada. Redução do pino 38mm. Essas coisas custam caro colocar. Se for ter uma bandeirante com mecanica original eu escolheria uma 97 acima.
Agora por gosto particular eu prefiro o OM364. Eu gosto de torque abundante

T.Azevedo
06/07/2019, 21:25
Agora sabendo escolher bem. Na hora da compra é onde se consegue economizar mais dinheiro. Tu consegue uma band com configuração excelente sabendo escolher.

Denise Ávila
07/07/2019, 09:21
Se me permite uma correção:
Freio a disco a partir de 96.
Motor tbm é mais adequado a rodovias e viagens em geral pois, apesar de ter até mais torque que o OM314 e pouquíssimo menos que o OM364, o atinge com maior rotação (o que não vejo ser um grande problema), mas em contrapartida o motor é mais elástico ao ter uma faixa de rpm mais extensa o que, na prática, o faz atingir maiores velocidades com menor rpm relativo, ou seja, menos barulho, menor vibração, menos aquecimento e etc.

A vantagem do 14b na minha opniao nao é o motor é sim as melhorias que vem de fábrica. Barra estabilizadora. Direcao hidráulica. Câmbio 5 marchas. Freio a disco 97》. Bateria no cofre. Tanque maior. Ventilação forçada. Redução do pino 38mm. Essas coisas custam caro colocar. Se for ter uma bandeirante com mecanica original eu escolheria uma 97 acima.
Agora por gosto particular eu prefiro o OM364. Eu gosto de torque abundante

Sergio c
07/07/2019, 10:10
Motores MB, facilidade de peças, de oferta de motores usados, usam plaquetas ao invés de terem a numeração gravada no bloco e qualquer mecânico da esquina mexe. Sobre os 14B, não vou opinar pois não tive band com esse motor.

Ariel Strey
22/07/2019, 16:45
Mas eu fico com uma dúvida, já vi comentários do motor 14B superaquecer, e fundir com baixa km ... E comentam extremamente bem dos motores 314 e 364 ... Pq isso pessoal?

ALVARO ANGELO
22/07/2019, 17:26
Mas eu fico com uma dúvida, já vi comentários do motor 14B superaquecer, e fundir com baixa km ... E comentam extremamente bem dos motores 314 e 364 ... Pq isso pessoal?

Desconheço esse fato em qualquer dos tres motores citados.
Subo serras e as vezes muito carregado sem problemas.
Conheço esse fato nas toyotas sw4 de 1998 3.0.