PDA

Ver Versão Completa : Relato de Viagem - Peru e Bolivia - Julho 2009



Robram
29/07/2009, 13:19
Relatao de viagem:

Saindo do Parana entrando no Peru pelo Acre.
Fiz de Telemaco Borba - Pr a Rio Branco no acre +-3500 km em 3 dias, sempre saindo muito cedo e dirigindo em media ate as 20 horas.
Sai de Rio Branco, passei em Cobija - Bolivia, para comprar bolivianos, otima opçao para quem vai depois entrar na Bolivia, pois em Desaguadero é dificil achar cambio de real, e ha muitos pedagios ate chegar em La Paz.
Chegando em Inhapari, fronteira do Peru, a imigraçao foi um pouco lenta, pois tive q voltar 2 vezes ao centro do povoado para fazer fotocopias do documentos, para internaçao dos carros.
De Inhapari ainda no msm dia fui ate Puerto Maldonado, grande trecho de asfalto com muitos animais na pista, a estrada q esta por asfaltar, esta relativamente boa, mas muda diariamente dependendo da quantidade de veiculos e do trabalho q esta sendo feito nela, passei este trecho com chuva, talvez ruim para veiculos pequenos.
Inhapari a Puerto Maldonado, nao lembro a kilometragem, mas em 4 horas, passando a Balsa, 20 soles por veiculo.
Em Puerto fiquei no hotel Don Carlos, hotel razoavel, no final de uma rua principal e bem tranquilo; com restaurante.

Robram
29/07/2009, 13:46
Sai de Puerto Maldonado para Cusco a 500km as 4 horas da manha, pois nao sabia oque iria encontrar pela frente, pois nao consegui informaçoes precisas com o locais.
Ja no kilometro 217 (conforme meu odometro zerado no posto de combustivel no centro de Puerto) meu primeiro bloqueio, onde fiquei parado por quase 2 horas, aproveitamos para fazer um delicioso Miojo.
Nao tenho certeza mas o bloqueio abriu as 13 horas, andamos mais ou menos 23 km, e chegamos em outro bloqueio da construtora da estrada, onde ficamos ate as 18 horas.
Ainda estavamos no km 240! No meio do caminho.
Comecei a procurar Diesel nos "Grifos" a beira da estrada, pois sabia q a altitude iria alterar e muito o consumo.
Nao havia em nenhum, so gasolina, devido ao grande consumo dos caminhoes que estavam trabalhando para a construçao da estrada.
A estrada passa dentro de varios riozinhos com fundo de pedra, ha somente um, onde q qdo chove ha uma preocupaçao maior.
A largura e estado geral da estrada muda muito, ha lugares q so passam um carro de cada vez.
Nao foi nada agradavel dirigir a noite, com chuva, neblina e a altitude buzinando na cabeça.
Cheguei as 2 horas da manha em Cusco apos exatos 480 km.
Achar o hotel foi muito facil, pois ja tinha feito reserva (ainda bem) e ficava perto da praça central.
Mas achar garagem para guardar o carro e nao ter q deixar a chave, as 2 da manha, isso foi dificil, mas consegui e voltei para o hotel as 4:30.
Nao senti a mal de altitude pela manha, qdo acordei, tava muito bem, mas, inventei de sair dar umas voltas a pe, talvez meu erro...
Qdo voltei, desabei na cama, tontura, dor de cabeça e vomito.
So melhorei com cha de coca e Sojiro phill (sera q é assim?).
O melhor é sempre reservar uns 2 dias antes dos passeios para se aclimatar a altitude, lembrando q Machu Picchu esta a uns 800 metros abaixo de Cusco.
Apos melhorar no outro dia, fiz um city tour + 5 lugares, q nao tem como lembrar no nome, hehehe.
Tambem ja havia feito aqui no Brasil reserva do trem, hotel e entrada para MP.

Fernando da Terra
29/07/2009, 13:49
Maravilha!!!!

:pipoca::pipoca::pipoca:

Robram
29/07/2009, 13:56
A van chegou no hotel as 5:40 com destino a Poroy, local q hoje saem todos os trens com destino a MP.
O trem vista dome partiu as 6:45 e chegamos em MP as 10 horas.
Ficamos em um hotel e o dia inteiro so andando por Aguas Caliente, local q eles chamam de Machu Pichu Pueblo.
O primeiro onibus sai as 5 horas da manha para MP, mas o parque so abre as 7 horas.
Choveu a noite toda e o dia todo.
Visitamos o parque ate as 13 horas, e fomos esperar o trem q sairia as 15:15, a volta demora 4 horas.
Hoje eu nao teria dormido em Aguas Calientes, se vc chegar as 10 horas da pra subir direto pro MP e voltar as 15 horas e ainda pegar o trem as 17 horas.

Robram
29/07/2009, 14:23
Fiquei em Cusco por 6 dias.
Apos voltar de MP, cancelei meu passeio pelo Vale Sagrado, e fui pra Puno, distante 400 km de Cusco, trajeto q da pra fazer em 6 horas tranquilo, pois a paisagem é algo encantador, parece ate q vc esta em um filme...
Em Puno fui a ilha flutuante de Uros, povo e lugar interessante.
De Puno entrei na Bolivia por Desaguadero, indo ate La Paz.
Em La Paz apos passar por uma manifestaçao, descidi, cancelar minha ida a Coroico e no outro dia seguir para Oruro, onde pernoitei e fui no outro dia ate Uyuni, estrada de terra precaria, 7 horas de Oruro ate Uyuni.
Em Uyuni fiquei no hotel, restaurante e agencia de turismo Toñito.
Optei por ir ao Salar com o carro da agencia, com almoço e guia.
Lugar fantastico!
Mas muito frio, nao esqueçam o oculos de sol.
Duas noites no Uyuni e comecei a volta pra casa.
Sai de Uyuni cedo e a estrada estava melhor q antes, pude fazer em 5:30 ate Oruro.
Cheguei em Cochabamba as 15 horas, achei q era rapido pra chegar em Santa Cruz de La Sierra, mas peguei por erro meu, a estrada velha de terra, conseguindo chega somente as 4 horas da manha em SC.
De SC para o Brasil por Puerto Suarez, optei por dormir em San jose Chiquitos, pois tinha saido tarde de SC, e a estrada é pessima.
Agora de SJ Chiq ate Corumba é tudo asfalto.
Ainda em Corumba passei pela estrada parque, lugar muito lindo q deve ser conhecido por todos nos brasileiros.
Aqui deixei de lado alguma situaçoes de stress q vivi ao chegar em La Paz e nas estradas da Bolivia.

Robram
29/07/2009, 14:27
se alguem quiser ler, tenho mais alguns posts sobre a viagem em:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=40443&page=85

Robram
29/07/2009, 14:34
1 na estrada
2 balsa para Puerto Maldonado
3 e 4 ponte
5 no primeiro bloqueio no km 217

Robram
29/07/2009, 15:01
Resolvi colocar aqui os posts q coloquei na pagina criado pelo JeisonK:

Depois q sai Cusco, fui ate puno, por uma linda e tranquila estrada.
Puno uma cidade com ruas estreitas, e muita buzina igual a todo Peru e Bolivia.
Nao ha regras explicitas sobre o transito, como preferencias e onde se pode ou nao virar, vale a Buzina, e o sentido, oras esta no chao, ora esta nas placas com nomes das ruas, fica dificil pra nos q estamos acostumados com o transito, mais educado e organizado do Brasil.
Visitei pela manhã Uros, e fui em direçao a Desaguadero, fronteira entre Peru e Bolivia.
Na saida de Puno, fui parado em uma blitz, onde pela primeira vez o policial me perguntou pelo seguro SOAT ou seja seguro obrigatorio para terceiros, nao sei se era obrigatorio ou qto custava, mas o policial queria apreender os veiculos, e aplicar uma multa de 324 soles em cada veiculo, depois de muita conversa e 100 soles (50 pra cada veiculo), fomos liberados.
Chegando na fronteira, ainda no Peru vc tem q ir em 3 lugares, em 1 carimba, em outra da ha saida no passaporte, em outra da a saido do carro, dai vc paga 5 soles, por ter usado a estrada pra um camarada q fica com uma corda trancando a rua, qdo passa da corda, vem a policia nacional e quer uma colaboracion, e blabla, da mais 5 soles, e tchau Peru!

Robram
29/07/2009, 15:03
continua...

Passa uns 50 metros, nao lembro se tinha ou nao uma ponte, e vc esta na Bolivia, putz q fedor de Urina, Fezes, e tudo podre q vc possa imaginar !
Acredito q tenha sido a entrada mais facil das imigraçoes.
Como sempre faz formulario, carimba, entrega e boa, mas mais rapido, sem conversa.
Demoramos mais para internacio dos autos, tem q tirar fotocopia, e blabla.
Mas foi tranquilo, o carro de mi suegro, esta no nome da empresa, e passamos a conversa na boa na aduana, nem pediu o contrato social.
Entrei na bolivia, era assim: Placa do Brasil, parado onde tivesse um policial, ate La Paz so pagava o Peaje, mostrava o Rodaje (papel de pagamento do pedagio anterior) e documentos de internacion e carteira (licença) aqui do Brasil msm.
Qdo cheguei em el Alto dia 14 vespera de 2 dias de feriado, 15 e 16, o transito estava pior do q o esperado, muitos, mas uma quantidade absurda de vans nas ruas, vc nao sabe se para ou nao nos semafaros, pois eles nao param ! Carro atravessando pra tudo q é lado, e eles param do nada, ligam o alerta e ficam parados, esperando passageiros !
Apos passar o pegadio de El Alto, vi algumas pessoas, dando sinal pra parar, mas vc vai para 11 horas da noite, onde vc nao conhece?
Andei um pouco, e estavam preparando uma manifestaçao, em um bairro de El Alto, estavam jogando pedras enormes na estrada para impedi-la, e passei no meio disso tudo, batalhao de choque subindo na contramao, jogando bombas, uma explodiu do lado do meu carro, nao sei como nao estourou os vidros, pois senti a pressao da bomba, como se uma pedra tivesse acertado o carro, muito stress, medo e susto.
Apos este episodio, a estrada principal q chega ate o centro estava fechada, para os preparativos dos desfiles para o dia posterior, tivemos q entrar em umas ruelas q para andar uns 2 km, eu demorei umas 2 horas, imaginando q estava havendo mais manifestaçoes a frente...
No Gps apareceu um hotel a 1,2 km a frente, qdo cheguei onde aparecia uma rua, era uma escadaria, pensei vou contornar e voltar ate o hotel, mas para minha sorte, ao virar na proxima rua, dei de cara com o Ritz, ufa, fiquei mais tranquilo, e pude finalmente estar em um lugar seguro!

Robram
29/07/2009, 15:03
Em La Paz, estaria tudo fechado por 2 dias, precisava fazer cambio e apos algumas informaçoes de q a estrada de Coroico so tava descendo de bike, e ja desanimado com a noite anterior, fui para Oruros para ir ate Uyuni.
De Oruros direto ate o Uyuni 7 horas de viagem, a estrada tem uns 240 km de terra q varia muito o estado geral, nesta estrada, quase nao ha placas ou sinalizaçoes de direçao, entao sem GPS, é um pouco arriscado, pois como esta sendo asfaltada vc sai muito da estrada principal, andando em volta dela, sempre com muitas derivaçoes e cruzamentos.
Em Uyuni, fiquei no Hotel toñito com agencia de turismo propria.
Foi o unico lugar q tive coragem de comer alguma coisa, pois nos outros lugares vc olha a situaçao das pessoas e das cozinhas dos restaurantes da rua central e da uma desanimada...
No hotel vc conta com as informaçoes do Cris, uma americano de Boston, q acredito, ser socio do local.
Saimos as 10:30 para o Salar com o carro da agencia com o motorista Braulio, pessoa muito educada e atenciosa a todos seus pedido, ele faz oq vc quer, pára para fotos, conversa bastante, te conta estorias dos lugares, interessante, vi muitas cruzes e a ha muitos acidentes no salar, este anos ja morreram muitos turistas no salar, ha uns 30 dias 2 francesas...
Parece q tudo é reto, mas ha buracos grandes, os ojos del salar, saliencias, facilidade de se perder, e o maior perigo é o super-aquecimento dos pneus, pois o solo de sal é muito rugoso.
Fomos ao cemiterio de trem, salineras, hoteis de sal, ojos do salar, e a ilha Inka Wasi, voltamos no final do dia apos o sol se por, pagamos US$ 160 dolares, para 6 pessoas, com tudo incluso, almoço (frango e macarrao) e cafe da tarde.
No outro dia, comecei a volta ao Brasil.
Como a estrada estava melhor fizemos em 5:30 ate Oruro, chegamos em Cochabamba as 15:00 horas, vi no GPS q eram somente 517 km ate Santa Cruz, pensei, para quem anda 1500 km por dia, mais 517 vai de boa...
No mapa do meu GPS so tinha a estrada velha de Cocha-Santa, e eu nao sabia q era de terra, em pessimas condiçoes, com muita neblina...
Q erro, pague caro por isso.
Pra quem conhece, sabe q temos uma ruta da Morte de 517 km !!!!!
Com um trecho de uns 100km com uma neblina eterna, neste trecho a neblina molha tanto a terra q vira tudo barro !!!
Estrada a noite, com barro, neblina, sem guard-rails, e despenhadeiros de 1000m ao seu lado, ja imaginou? Eu passei nisso.
E qdo vc pega os ultimos 200 km q dizem ter asfalto, existem tantos, desvios e trechos com meia pista, q a estrada fica ainda pior q o trecho de terra, sem contar q na estrada cabe um carro e meio...
Cheguei em Santa Cruz de Sierra, as 4 hora de manha, dormi ate as 8, e sai em direçao ao Brasil, demorei umas 3 horas pra sair da cidade, e cheguei as 16 horas em San Jose Chiquitos no final da estrada de terra, dormi em um hotel na praça central.
E no dia seguinte segui ate o Brasil pelo ultimo trecho na Bolivia q é totalmente asfaltado.
Novamente facil desarolo burocratico aduaneiro.
E graças a DEUS Brasil, ufa nao via a hora de sair da Bolivia.
Porque?
Pra mim foi assim:
Na Bolivia, em quase todas as cidades vc paga um pedagio na entrada da cidade e tem mais um controle de pedagio da saida, e em cada pedagio/controle tem um policial, e quem ele para?
Nós brasileiros, documento, e colaboracion, em um dia mostrei meus documentos 8 vezes, isso porque na papeleta do pedagio, da pra ver os carimbos das policias anteriores...
Me senti discriminado, e ainda ha postos q nao abastecem estrangeiros...
Vc so encontra placas com informaçao de direçao do Brasil, exatamente na fronteira.
Nos hoteis, ha informaçoes em varias linguas, menos em portugues.

Valeu ir na bolivia?
Valeu sim, agora dou muito mais valor ao meu Pais, ha diferenças socias, ha problemas de estrutura, ha muito oq fazer.
Mas nao ha como comparar o Brasil com nosso vecinos (vizinhos), estamos anos-luz a frente.
Agora tenho fé, de q um dia, um dia, seremos uma naçao de 1º mundo, ja estamos no caminho, e bem adiantado...

Abraços a todos.
Espero q tenha ajudado, futuros viajantes.
Em breve postarei fotos.
Este relato, é exatamete oque passei, nao escondi fatos ou criei fantasias, vivenciei.

Robson
Valquria
Guilherme
Gabriela

Mario
Marli

Robram
29/07/2009, 15:04
Deixei o lugar mais bonito q conheci em todas minhas viagens, pra contar aqui a parte.
Entrei no Brasil por Corumba/ MS, almocei, ufa comi feijao, hahahaha.
Sai de Corumba rumo a estrada parque, estrada de terra com uns 80 km, e 77 pontes de madeira.
No começo parece uma estrada de terra comum e sem graça. Sem graça ate a primeira ponte, qdo vc ve jacares, e uma familia enorme de lontras fazendo a maior bagunça na agua.
Dai em diante, ha tanto oq se ver, jacares, capivaras, lontras, tuiuius, gavioes, macacos.
Muito lindo, aquela estrada sim, deveria ser considerado uma maravilha da natureza oficialmente, se nao for...
E ta tudo ali de graça, so olhar.
Mas se for, cuide, nao jogue lixos, nao queria leva nada pra casa, so a lembrança.
E saber q é aqui, no Brasil !

Parabens, a quem tem o prazer de morar no MS, lugar de tantos encantos, ja conheço alguns...
E espero em breve voltar.

Robram
29/07/2009, 15:09
1, 2 e 3 estrada entre Puerto e Cusco
4 e 5 Cusco

Robram
29/07/2009, 15:15
1 trem para Machu Pichu
2 vista do trem
3 e 4 Machu Pichu Pueblo ou Agua Calientes
5 MP com chuva

Robram
29/07/2009, 15:19
Mais MP com chuva e neblina

Robram
29/07/2009, 15:27
1 MP
2 Vista do trem na volta
3 dança folclorica
4 Lago na saida de Cusco
5 Estrada para Puno

Robram
29/07/2009, 15:39
1 e 2 estrada para Puno
3, 4 e 5 Lago titica, ilha flutuante de Uros

Robram
29/07/2009, 15:48
1 hotel Kamisarake inn na ilha de Uros
2 igreja de 1617 em Puno
3 e 4 Saindo de Puno para Bolivia

Robram
29/07/2009, 15:55
1 Cemiterio de trens em Uyuni
2 Carro da agencia de turismo q nos levou
3 museu de sal
4 hotel de sal q esta sendo construido na entrada no salar, no meio so ha 1.
5 extraçao de sal

Robram
29/07/2009, 16:06
1 Salar de Uyuni
2 Gracinhas no deserto
3 Inka Wasi ou Isla Pescado (de longe, longitudinalmente a ilha parece um peixe)
4 vista da ilha
5 Salar roadway, ha linhas de onibus q circulam entre cidades pelo salr.

Alexandre Souto
29/07/2009, 16:10
Muito bom amigo Robram....

Vc é Brasileiro?

N vi vc comentando, mas qual carro voce usou na expedicao?

Quantos KM ao todo?

Abraço e um dia ainda faço uma dessa!!!!

Robram
29/07/2009, 16:25
1 e 2 Trecho bom da estrada Oruro - Uyuni
3 hotel de Sal no meio do salar
4 por do sol no salar

jeisonk
29/07/2009, 17:07
Eita saudade da estrada, olhar fotos assim dá até um arrepio cara, é bom demais.

Depois que começa nessa vida não pára mais.

Parabéns, ficou show de bola, vou deixar o link lá no tópico de bate-papo.

Abraços

Robram
29/07/2009, 17:34
é isso ai, Jeison.

Nao podia deixar de colocar algumas fotos de minha passagem por Corumba.

Robram
29/07/2009, 17:42
Muito bom amigo Robram....

Vc é Brasileiro?

N vi vc comentando, mas qual carro voce usou na expedicao?

Quantos KM ao todo?

Abraço e um dia ainda faço uma dessa!!!!

Alexandre,

Si, Yo soi Brasileño.
Opa, hehehe, claro sou brasileiro
Rodei exatos 8900 km.
Fomos em 2 pick ups hilux 4x4 2009.
Qdo for e precisar de informaçoes pode contar comigo.

Abraços,

Robson

Alexandre Souto
29/07/2009, 20:35
jejejejeje....

Muito legal Rodson, a grande duvida é qual carro usar para um passeio deste.
Os carros sofreram alguma alteração para a aventura?

Ja fez outro trecho deste porte?

Grande abraço e ta de parabens pelo relato...

...que ainda estou lendo com calma... jajajajajaaa...

Fernando da Terra
30/07/2009, 07:54
Muito legal Robson!!

Grandes fotos cara!!! E um ótimo relato também..

Agora, me diz uma coisa: no local da terceira foto do post 23 (aquela ilha com jacarés), não deu vontade de ir nadando até lá, para tirar fotos mais detalhadas dos bichinhos dormindo...??? :mrgreen:

Grande abraço

Fernando

Robram
30/07/2009, 11:02
Alexandre,

Eu acredito q o carro ideal, sempre é o carro q temos, pois sabemos do seu historico de revisoes, e oq pod estar para estragar...
Na minha camionete eu troquei os pneus pelos michelin at2, no msm tamanho dos originais 265/70 r16, na camionete do meu sogro estavam com os originais, e em nenhum momento deixaram-no na mao.
Eu ja havia feito 8500 km em 14 dias, com uma ranger 2005 4x4, no Chile e Argentina, passando por Foz, Possadas, Salta, San Pedro de Atacama, Iquique, Santiago, Mendoza, e voltando pelo Uruguai.
Achei muito mais facil e gostoso viajar pela Argentina e Chile, as estradas sao muito boas, talvez por sorte, nao tive nenhum problema com as policias.
Mas agora, em Posadas 3 amigos passaram em dias diferentes e os 3 tiveram problemas com a policia local.

Fernando,

O lugar da foto dos Jacares, foi minha filha de 7 anos q viu, eu estava olhando para esquerda, e ela gritando: "Pai tem uma rotatoria cheinha de Jacares."
Foi muito engraçado.

Robson

jeisonk
30/07/2009, 12:33
Alexandre,

Eu acredito q o carro ideal, sempre é o carro q temos, pois sabemos do seu historico de revisoes, e oq pod estar para estragar...

X2

Não deixe de pegar a estrada jamais, mesmo que seja de Uno Mille, desde que conheça seu carro :concordo:

iwakura
31/07/2009, 11:57
Robram,

Viagem fantástica!!

E como bem lembrou o Jeison, depois que se começa não se quer parar: tenho de começar a programar minha viagem para 2010!!!

Abraços,
Mário.

jeisonk
31/07/2009, 12:37
tenho de começar a programar minha viagem para 2010!

O meu pré-roteiro pra 2010 já está quase no jeito :cool:
Assim que tiver ele no jeito posto em algum dos tópicos pra gente bater um papo, mas será para a Patagônia novamente.
Queria ir fazer o restante da viagem anterior e passar uma temporada no NOA, mas isso vai ficar para 2011, meu pai quer participar também e não pode ir agora.
Quando mostrei algumas fotos que tinha da região do NOA ele pirou.

Abs

iwakura
31/07/2009, 15:34
O meu pré-roteiro pra 2010 já está quase no jeito :cool:
Assim que tiver ele no jeito posto em algum dos tópicos pra gente bater um papo, mas será para a Patagônia novamente.
Queria ir fazer o restante da viagem anterior e passar uma temporada no NOA, mas isso vai ficar para 2011, meu pai quer participar também e não pode ir agora.
Quando mostrei algumas fotos que tinha da região do NOA ele pirou.

Abs

Bem, meu plano para 2011 é voltar a MP, desta vez pelo Acre, com o Newton Guerra e o Osvaldo. Se algo der errado e eles desistirem ou não puderem ir, quem sabe nos juntamos a vc e vamos pela 4ª vez seguida ao NOA!!! (isso se a patroa concordar!) hehehe

Ps. Se o teu pai já pirou com as fotos, imagina pessoalmente: uma coisa é ver foto, outra, totalmente diferente, é presenciar a grandiosidade, a beleza rude e indescritível do NOA!

Abraços,
Mário.

De Luca
12/08/2009, 18:16
oooooooooooo

jeisonk
12/08/2009, 18:24
De Luca, seja muito bem vindo ao fórum.

Aqui você vai achar tudo que precisa pra planejar tua viagem, tem muita gente rodada que participa.

Uma pergunta: algum motivo em especial para ir até Lima?

Abraços

De Luca
12/08/2009, 19:25
Rapaz,
ainda estou me "batendo" para escrever aqui. Não tenho motivo especial para ir Lima, sim a Machu Pichu e Lago Titicaca, Lima completaria a viagem, estou errado?

jeisonk
12/08/2009, 19:53
Olha, se tu gosta de um grandes centros urbanos, com muita gente buzinando, transito caótico, tudo bem, mas todos que conversei dentro do Peru me falaram pra ficar longe de Lima, inclusive um militar me falou que é a cidade mais violenta do Peru.
Ao invés disso vá para Arequipa e a região do Vale do Colca, é muito mais bacana.

Abs

Hugo4x4
13/08/2009, 21:38
Olha, se tu gosta de um grandes centros urbanos, com muita gente buzinando, transito caótico, tudo bem, mas todos que conversei dentro do Peru me falaram pra ficar longe de Lima, inclusive um militar me falou que é a cidade mais violenta do Peru.
Ao invés disso vá para Arequipa e a região do Vale do Colca, é muito mais bacana.

Abs

Jeisonk,

Fiz uma expedição em Janeiro 08/Dezembro 09 para o NOA/Atacama/Bolívia e Peru e se tivesse que colocar um nome seria "Expedição Caral”, porque este foi o ponto culminante e o mais importante centro histórico que visitei. Para isto tive que passar por Lima, e a informacao que você teve é verdadeira, mais tem um bairro chamado Miraflores http://www.mirafloresperu.com/multimedia-peru/index.php que é muito bom e tranqüilo, saímos de noite caminhando pelas ruas sem problemas.

YouTube - CARAL, LA CIUDAD MAS ANTIGUA DE AMERICA
YouTube - Las Piramides de Caral Parte 1
YouTube - Las Piramides de Caral Parte 2
YouTube - Las Piramides De Caral Parte 3
YouTube - Las Piramides de Caral Parte 4
YouTube - Las Piramides de Caral Parte 5

jeisonk
14/08/2009, 07:35
Jeisonk,

Fiz uma expedição em Janeiro 08/Dezembro 09 para o NOA/Atacama/Bolívia e Peru e se tivesse que colocar um nome seria "Expedição Caral”, porque este foi o ponto culminante e o mais importante centro histórico que visitei. Para isto tive que passar por Lima, e a informacao que você teve é verdadeira, mais tem um bairro chamado Miraflores http://www.mirafloresperu.com/multimedia-peru/index.php que é muito bom e tranqüilo, saímos de noite caminhando pelas ruas sem problemas.

Miraflores sempre foi citado por quem perguntei por Lima, realmente.
Vou dar uma olhada agora nos vídeos :concordo:

Hugo, nessa viagem (ou outra antes) você visitou Tiwanacu na Bolívia?

Abs

Hugo4x4
15/08/2009, 07:48
Miraflores sempre foi citado por quem perguntei por Lima, realmente.
Vou dar uma olhada agora nos vídeos :concordo:

Hugo, nessa viagem (ou outra antes) você visitou Tiwanacu na Bolívia?

Abs

Jeisonk,

Não estava no roteiro Tiwanaku, de Potosí fomos direto para Copacabana por Huarina.

jeisonk
15/08/2009, 08:22
Não estava no roteiro Tiwanaku, de Potosí fomos direto para Copacabana por Huarina.

Numa próxima oportunidade não perca, se tu gostou de Caral com certeza vai gostar de Tiwanaku também.
Assisti os vídeos, muito bacana.

Abs

Hugo4x4
15/08/2009, 09:20
Numa próxima oportunidade não perca, se tu gostou de Caral com certeza vai gostar de Tiwanaku também.
Assisti os vídeos, muito bacana.

Abs

Jeisonk,

Com certeza, as expedições que faço nas férias não me permitem cobrir tudo. Meu sonho é aposentar com saúde e dinheiro suficiente para estar em expedições continuas e poder explorar cada lugar sem limite de tempo.

Bolsas de algodão para carregar pedras, idade 5.000 anos
http://img406.imageshack.us/img406/4817/dsc09345l.jpg

Guia
http://img269.imageshack.us/img269/8670/dsc09322w.jpg

Robram
15/08/2009, 10:22
Hugo 4x4,

Legal, conta sua historia e posta fotos de suas andanças.

Abracos,

Robson

Robram
15/08/2009, 10:32
Jeison,

Interessante seu avatar, seja bem vindo ao time.

Esta em meus planos ir pra Patagonia em 2009-2010.

Gostaria de sair daqui do Brasil por volta do dia 20 a 25 de dezembro/09 ou 01 a 05/01/10, como sera esta epoca com relacao a hospedagens?

Ainda nao fiz um roteiro especifico, mas seria algo como passar em Bariloche, Ruta 40, Geleira Perito Moreno (Esqueci o nome da cidade), Torres del Paine, Ushuaia, voltar costeando o Oceano Atlantico ate Puerto Madri, e depois voltar pra casa...

Conta ai a tua ideia.

Abraços

Robson

jeisonk
15/08/2009, 11:17
Cara, com relação às hospedagens, o negócio é não grilar, só fiz reserva uma vez em viagens, foi em Cuzco, disseram que seria complicado e mesmo assim soube que tinha bastante vagas na cidade.
Em último caso sempre carrego a barraca.

A minha idéia é começar por Malargue e região e ir descendo, quero ir até Torres del Paine, depois subir, entrar na Carretera Austral e sair lá na região dos lagos chilenos, depois voltar pra casa.
Ainda estou formatando o roteiro, mas o foco será essa região entre Malargue/El Sosneado até Esquel, que foi o que ficou para trás na outra viagem, e também explorar mais a Carretera Austral, o resto é pra aproveitar a ida.

Abs

De Luca
17/08/2009, 17:08
Robran, parabéns pela viagem. Estou fazendo a mesma viagem, e evitarei a Bolívia, seguindo o seu roteiro e me aproveitando de sua experiência. Embora more em Brasilia, sou de Pirai do Sul, vizinho de sua Telemaco Borba (onde passei alguns carnavais inesquecíveis em Harmonia e Lagoa). Gostaria que vc me informasse com relação à documentãção para passar com o carro. Grato

De Luca
17/08/2009, 17:10
Jeisonk, obrigado pela dica de Lima, já estou alterando o meu roteiro. A propósito, tenho tres GPS. Um Garmin Vista, o que vem na Pagero Full, e um Robotron. Como consigo mapas da América do Sul (mais precisamente o Peru) para colocar num deles pelo menos? Grato

jeisonk
17/08/2009, 17:13
De Luca, estou te mandando uma MP.

Abs

Robram
20/08/2009, 15:36
De Luca,

Q bacana q vc conhece a regiao.
HC e Lagoa, bons tempos.....ainda peguei algumas festas.

Vamos la:
Se o carro nao estiver no seu nome, peça a quem for o dono q faça um documento reconhecido em cartorio, autorizando a dirigir o veiculo no pais q vc for visitar, lembrando q leve uma copia autenticada para cada pais que ira visitar.

Se o carro estiver no seu nome blz...

Se ainda o carro estiver financiado, peça a financeira uma autorizaçao para sair do pais e rodar no pais de destino, da msm forma, pra cada pais visitado uma copia autenticada.
(nunca me pediram, mas sei q é obrigatorio)

Na entrada do Peru por Inhapari, nao me pediram PID ou carteira intenacional, mas eu tenho, eu sempre mostrava aos policiais a carteira nacional e blz...

Qualquer duvida, estamos ai.

Abraços

Robson

De Luca
26/08/2009, 18:32
Robson
Obrigado pela dicas. Sairei de BSB no sábado e caio na estrada então. Tambem contarei da viagem aqui. A turma é bem legal. Precisamos um dia marcar um comboio por essa América do Sul. Abraço grande

De Luca
26/08/2009, 18:36
De Luca, estou te mandando uma MP.

Abs
Jeison,
Putz cara, as dicas q vc me deu foram valiosissimas. Entrei no site viajeros e baixei o mapa, justamente da região que vou percorrer. Valeu mesmo. Ainda preciso é entender melhor este site maravilhoso, me bato um pouco ainda.
Sábado caio na estrada, depois, seguramente conto como foi tudo isso.
Abraço
De Luca

De Luca
26/08/2009, 18:40
Robson, vc poderia indicar algum hotel nas cidades onde pernoitou, bem como me dizer os pontos de parada e abastecimento entre Rio Branco e Cusco? Pretendo sair de Rio Branco bem cedo na quarta feira. Abraço
De Luca

jeisonk
26/08/2009, 18:51
Blz cara, que bom que está correndo tudo bem com os preparativos.

Aguardamos notícias quando cair na estrada.

Abs

Robram
28/08/2009, 17:16
De Luca,
Hospedagem: Em Rio Branco ha varias proximo a praça central, vc vai sempre pela avenida de entrada e passa a ponte...
Conforme vc falou, saia cedo do Rio Branco.
Agora veja uma coisa, vc vai passar na Bolivia depois do Peru???
Se for troque reais por Bolivianos em Cobija, pois vc vai passar do lado da Bolivia em Brasileia...
Qdo chegar em Assis Brasil, vc tem q parar na receita federal (fica na estrada mesmo, tem q passar dentro, nao tem como errar), depois de carimbar o passaporte ou pegar a permissao de saida se estiver so com a identidade, entre em Assis Brasil e encha o tanque, tem posto (grifo) em Inhapari se quiser, passe a ponte e continue reto ate chegar em uma cancela, aqui vc vai fazer todos os tramites aduaneiros. Leve, passaporte, carteira nacional de habilitaçao e documento do carro...
Opa, e nao esqueça de fazer cambio em Inhapari, foi o melhor cambio q eu fiz, 1 real = 1,45 soles, tem umas mulheres q ficam na frente da aduana, e em Cusco so é facil cambiar dolar por soles.
Se vc saiu cedo do Rio Branco, vc vai chegar tranquilo ate Puerto Maldonado sao 225km, sendo uns 50 no maximo em estrada de terra, bem transitavel, so fica liso um pedaço qdo chove e estao fazendo terraplanagem, nada q vc escolha o melhor lugar para passar, tem um monte de taxi 4x2 q passam neste trecho direto...
Quando vc avista Puerto Maldonado, tem um rio antes, q vc vai passar de Balsa, 20 soles...
Em Puerto e em todo Peru, o transito é uma zona, qdo terminar de sair da balsa, va subindo ate chegar em uma rua principal, a esquerda depois da praça, siga ate o fim q tem o hotel Don Carlos (Av. León Velarde 1271 ), abasteça qdo chegar...
De PM ate Cusco sao +- 500km, e uma boa parte em altitude, se achar q seu carro nao tem uma grande autonomia, (uns 700km) leve pelo menos uns 20 litros de combustivel, vc nao vai precisar, mas nunca se sabe, qdo eu fui, o diesel estava em falta, mas ha postos no caminho, leve comida (lanches sei la, pra um dia inteiro), agua tambem pra um dia...
Qdo passei em julho, havia bloqueio na estrada no km (zerei no posto em PM) 217 e 240, a estrada fica fechada das 8 as 12, das 13 as 18, 19 as....dai nao sei.
Se encontrar em PM, compre folha de coca e comece a chupa-la como se fosse bala, sei la, qdo começar a subir, geralmente ameniza o mal de altitude.
Qdo chegar em Cusco e alguem passar mal, compre sorochi pills, umas capsulas q ajudam com o MAM, mas parece q abaixa a pressao, veja antes...
Em Cusco ha muitos hoteis, mas nenhum tem garagem, vc tem q deixar o carro em uma GARARRE ou plaia (estacionamento), na rua Tullumaio, depois do centro de artesanto, tem uma estacionamento barato...
Acho q escrevi d+.
Se precisar, nao hesite, pergunte.
Boa viagem.

Robson

De Luca
29/08/2009, 12:07
Caras,
Estou saindo neste momento. Agradeço de monte as dicas. Contarei minha parte na volta.
Abração.

jeisonk
29/08/2009, 19:14
Caras,
Estou saindo neste momento. Agradeço de monte as dicas. Contarei minha parte na volta.
Abração.

Tranquilo De Luca, sempre que puder dê notícias.

Boa sorte e que o grande lá de cima te acompanhe.

Abs

casmello
18/04/2010, 16:30
Olá Robson,

muito bom o seu relato!!!
Nós vamos para Machu Picchu agora em julho com nosso Jimny. Já estamos na fase de reservas de hotéis. Qual hotel você ficou em Cusco? Tinha estacionamento?

Muito obrigada,
[]`s
Claudia

Robram
06/05/2010, 10:42
Olá Robson,

muito bom o seu relato!!!
Nós vamos para Machu Picchu agora em julho com nosso Jimny. Já estamos na fase de reservas de hotéis. Qual hotel você ficou em Cusco? Tinha estacionamento?

Muito obrigada,
[]`s
Claudia

Ola, Claudia,

Fiquei no Hotel San Agostin Internacional, eles possuem 3 em Cusco e este fica a no maximo 3 quadras da praça principal, e so fiquei sabendo q nao tinha garagem qdo cheguei as 2 horas da manha!!!
Em Cusco as ruas sao muito estreitas e quase nao ha estacionamento na rua, e segundo os seguranças do hotel, nao é seguro deixar o carro na rua...
Mas existem varios estacionamentos pagos q sao um pouco fora do centro, nada muito longe.
Existem hoteis com estacionamento, mas tambem ficam um pouco mais retirados.

http://www.hotelessanagustin.com.pe/

Tem este aqui, que é muito bom; um amigo ficou la e conseguiu um bom preço nas tarifas; fica proximo do estacionamento q deixei o carro.

http://www.ecoinnhotels.com/ecoinncusco.html

Vc tem que pesquisar bastante os hoteis e muito antecipadamente, pois nao sei se é praxe no Peru, mas em Cusco geralmente os hoteis e agencias de turismo, levam em media 7 dias para responder os e-mails.

Boa viagem !!!

Abraços,

Robson

heibn
06/02/2011, 20:47
[QUOTE=Hugo4x4;957176]Jeisonk,

Fiz uma expedição em Janeiro 08/Dezembro 09 para o NOA/Atacama/Bolívia e Peru e se tivesse que colocar um nome seria "Expedição Caral”, porque este foi o ponto culminante e o mais importante centro histórico que visitei. Para isto tive que passar por Lima, e a informacao que você teve é verdadeira, mais tem um bairro chamado Miraflores http://www.mirafloresperu.com/multimedia-peru/index.php que é muito bom e tranqüilo, saímos de noite caminhando pelas ruas sem problemas.

Ola !
Voce teria um relato ou planilha da sua expedicao ao NOA , Atacama Peru e Bolivia ? Agradeceria caso pudesse disponibilizar ....

Obrigado

Andre
www.locoporti-america.blogspot.com

Hugo4x4
14/02/2011, 20:50
[QUOTE=Hugo4x4;957176]Jeisonk,

Fiz uma expedição em Janeiro 08/Dezembro 09 para o NOA/Atacama/Bolívia e Peru e se tivesse que colocar um nome seria "Expedição Caral”, porque este foi o ponto culminante e o mais importante centro histórico que visitei. Para isto tive que passar por Lima, e a informacao que você teve é verdadeira, mais tem um bairro chamado Miraflores http://www.mirafloresperu.com/multimedia-peru/index.php que é muito bom e tranqüilo, saímos de noite caminhando pelas ruas sem problemas.

Ola !
Voce teria um relato ou planilha da sua expedicao ao NOA , Atacama Peru e Bolivia ? Agradeceria caso pudesse disponibilizar ....

Obrigado

Andre
www.locoporti-america.blogspot.com


André

O roteiro foi o seguinte:

Rio Preto-Maringá-Foz-Corrientes-Salta-Jujuy-Paso de Jama-San Pedro de Atacama-Laguna Verde-Laguna Colorada-San Cristóbal-Uyuni-Potosí-Copacabana-Lago Titicaca-Cusco-Ollantaytambo-Machupicchu Pueblo-Cusco-Abancay-Nasca-Lima-Caral-Lima-San Juan-Tacna-Iquique-San Pedro de Atacama-Iruya-Humauaca-Tilcara-Salta-San Carlos-Cafayate-Tafí del Valle-Tucumán-Corrientes-Foz-Maringá-Rio Preto.

Hugo4x4
Defender 110 04
CJ5 73

uvantuil
15/09/2011, 17:46
Aos que procuram recomendação de hotel em Rio Branco - AC - já fiquei no Hotéis Guapindaia - Rio Branco - Acre * Reservas on-line (http://www.hoteisguapindaia.com.br/) - o que fiquei era do bosque mas todos os três são basicamente mesma coisa. Tem outros. Mas como fui pela empresa ela acertou ao escolher um proximo do banco do brasil (do lado praticamente), era proximo de onde eu tinha que ir diariamente trabalhar, e todos os restaurantes que faziam entrega já sabiam o endereço dele. Não tinha erro!!!
outro detalhe tinha WI-FI Grátis sem taxa alguma!!! no quarto. e no hall.

Sou natural de Cruzeiro do Sul - AC e RBR eu conheço pouco mas ainda tenho alguns contatos lá...
Precisando saber alguma info de lá podem falar.
Atualmente estou no RJ