PDA

Ver Versão Completa : Cambio travou - ranger 2000 4x4 diesel



esbaptista
29/07/2009, 12:00
Boa tarde pessoal, venho até vcs para tentar solucionar um verdadeiro dilema.

A mais de 01 mês levei a Ranger a uma oficina em Indaiatuba/SP sem embreagem. Eles fizeram a embreagem me devolveram o carro. Nao ficou bom, levei la outra vez. Nesta segunda vez eles detectaram uma trinca na carcaça do cambio, na parte seca, na embreagem. Esgotaram o lubrificante e levaram para soldar, refizeram a embreagem e peguei o carro de volta.

Nao ficou 100% mas eu ja tinha um historico de problemas com esta oficina e desisti de levar la novamente. Assumi que a embreagem ficaria mais ou menos e quanto tivesse dinheiro levaria em algum outro mecanico.

Passado mais de um mês, meu irmao pegou este carro para uma viagem a trabalho para MG. Ouviu um barulho e parou no acostamento. Imaginando que fosse algum problema com o cambio ligou para o seguro e levou até a oficina conhecida mais próxima em Pouso Alegre/MG.

O a oficina de PA detectou que o cambio tinha travado e estava somente com 100ml de lubrificante. O mecanico afirma nao haver marcas de vazamento em lugar algum e q o cambio estava rodando sem lubrificante.

Entrei em contato com a oficina em Indaiatuba/SP e eles afirmam que colocaram o lubrificante que so pode ter vazado.

Agora eu pergunto a vcs:

1 - um cambio rodaria sem oleo cerca de 2000km ? Qual o minimo de oleo ?
2 - por onde pode ter vazado este oleo sem deixar vestigios ?
3 - de quem é a responsabilidade ?

Nao tenho grana para fazer este cambio e a oficina daqui esta dizendo que o problema é meu! Nao sei mais o que fazer e peço a ajuda de vcs.

linuxhellmaster
29/07/2009, 13:06
Boa tarde pessoal, venho até vcs para tentar solucionar um verdadeiro dilema.

A mais de 01 mês levei a Ranger a uma oficina em Indaiatuba/SP sem embreagem. Eles fizeram a embreagem me devolveram o carro. Nao ficou bom, levei la outra vez. Nesta segunda vez eles detectaram uma trinca na carcaça do cambio, na parte seca, na embreagem. Esgotaram o lubrificante e levaram para soldar, refizeram a embreagem e peguei o carro de volta.

Nao ficou 100% mas eu ja tinha um historico de problemas com esta oficina e desisti de levar la novamente. Assumi que a embreagem ficaria mais ou menos e quanto tivesse dinheiro levaria em algum outro mecanico.

Passado mais de um mês, meu irmao pegou este carro para uma viagem a trabalho para MG. Ouviu um barulho e parou no acostamento. Imaginando que fosse algum problema com o cambio ligou para o seguro e levou até a oficina conhecida mais próxima em Pouso Alegre/MG.

O a oficina de PA detectou que o cambio tinha travado e estava somente com 100ml de lubrificante. O mecanico afirma nao haver marcas de vazamento em lugar algum e q o cambio estava rodando sem lubrificante.

Entrei em contato com a oficina em Indaiatuba/SP e eles afirmam que colocaram o lubrificante que so pode ter vazado.

Agora eu pergunto a vcs:

1 - um cambio rodaria sem oleo cerca de 2000km ? Qual o minimo de oleo ?
2 - por onde pode ter vazado este oleo sem deixar vestigios ?
3 - de quem é a responsabilidade ?

Nao tenho grana para fazer este cambio e a oficina daqui esta dizendo que o problema é meu! Nao sei mais o que fazer e peço a ajuda de vcs.

Aqui vao algumas dicas...

1 - sim, roda... mesmo zerado de oleo... o lance eh q ele vai se comendo por dentro... entao se for relativamente novo... ele vai rodando ate comecar a fazer barulho.. ate o ponto q nao tem mais lubrificacao e o mesmo trava... ou esmigalha alguma coisa dentro e fode com tudo...
2 - os oleos de hj em dia nao sao oleo, os cambios usam fluido de transmissao automatica.... isso ae pode fazer por qualquer lugar que vaze, se voce nao ver na hora.. depois nao deixa muitos vestigios... no maximo um rastro de sujeira grudado ao vazamento...
3 - bem amigo, eh pratica comum retirar o cambio p/ se mexer na embreagem... pra isso se tira o cardan... e nisso o fluido pode vazar por tras... se o pessoal retirou seu cambio e deixou em algum lugar nao inclinado pode ter vazado o fluido.... ou por algum outro problema... como o bujao de abastecimento ou uma trinca no cambio...

note q essa trinca na caixa seca... (no meu ponto de vista e devido as suas dores de kbca com essa oficina) eu chutaria q foi merda dos caras quando montaram de volta no carro (aperto mal feito ou sem ordem certa.. ou sem respeitar os torques...)

sendo assim............ nao sei oq te dizer amigo....

boa sorte.

cheers

rogeriomasih
29/07/2009, 13:38
Já tive um problema parecido com uma S10 da empresa em que tabalhei. Mandamos fazer um serviço no diferencial e com pouco tempo o mesmo voltou a roncar.

Ao levar de volta na oficina (dessa vez fiz questão de ir pessoalmente, pois a mesma estava dando muito reserviço em nas viaturas da empresa), abrimos o diferencial e não existia pracitamente nada de óleo dentro do diferencial. Também não existia marca nenhuma de vazamento, mas o dono da oficina insistiu em afirmar que o carro havia saído com o diferencial cheio de óleo.

Bati umas fotos do carro, mostrando que não havia vazamentos, da quantidade de óleo encontrada dentro do diferencial e dos danos causados notadamente por falta de lubrificação. Peguei a nota fiscal e mandei um documento com todas essa provas comunicando que iria entrar na justica para cobrar pelo prejuízo.

O dono da oficina ligou para conversar e se propôs a fazer novamente o serviço, substituindo, inclusive, a peças danificadas - apesar de ter ficado o tempo todo avisando que o óleo foi completado e que algum motorista com raiva da empresa havia retirado o óleo.

Esse foi o meu caso. Em relação ao teu, recomendo:

1. documentar através de notas (é muito bom constar data e km do veículo) os históricos de serviços realizados no câmbio pela oficina;

2. documentar através de fotos a quebra por falta de óleo e a falta de pontos de vazamento;

3. Redigir um laudo técnico assinado por um engenheiro mecânico que aponte conclusivamente para as questões relatadas acima (serviços realizados, falta de lubrificação do sistema, falta de vazamento)

4. entrar na justiça conta a oficina (ia colocar um passo para tentar negociar na oficina, mas acho difícil você obter algum resultado).

Bom, se lembrar de mais alguma detalhe, posto aqui. Espero ter ajudado e boa sorte.

Raposo
29/07/2009, 14:13
Se você tem a nota fiscal dos "serviços" feitos pelos MERDÂNICOS de Indaiatuba corre para o judiciário.
Abraços e boa sorte.