PDA

Ver Versão Completa : Arrombando um relógio CRONOMAC

andretomasi
08/12/2004, 18:18
Fala pessoal,

Ontem à noite resolvi usar uma sinaleira de cobaia pra descobrir como abrir os relógios da Cronomac, pra manutenção ou pra trocar o fundo (meu caso).. liguei na fábrica e eles afirmaram que é impossível abrir os relógios, e que só a fábrica consegue abrí-los sem danificá-los.. como sou teimoso e não acreditei nessa desculpa esfarrapada, fiz o seguinte:

1º passo - Uma hora examinando o relógio, olha daqui, olha de lá, mete lanterna aqui, vira pra lá e pra cá :D

2º passo - Notei que o fechamento do instrumento se dá pela latinha que é o aro externo do mesmo. Ela é dobrada pra dentro, prensando o plástico do fundo contra o aro externo. Meti uma chave de fenda pequena, dessas de arrumar relógio, e percebi que a lata é bem fácil de entortar.

3º passo - Com cuidado, vá entortando a lata do aro externo pra fora com a chave de fenda, o movimento é parecido com o de um abridor de latas.

4º passo - Depois de soltar o aro externo, ele se desprende do conjunto, mas o fundo continua grudado no aro. Enfie a chave de fenda entre o aro e o fundo (é uma chapa redonda de metal), com cuidado, tem que colocar só até levantar o fundo, pois se afundar muito a chave, vai arranhar ou até quebrar o vidro da frente.

5º passo - Depois de retirar o fundo do instrumento, é só adesivar ou fazer o que quiser. Pra fechar de volta, é só montar tudo e esmagar a latinha do aro de volta contra o fundo plástico, usei um martelinho pra isso.

Bom, com a sinaleira aberta, tive uma surpresa não muito agradável.. a sinaleira era feita com o mesmo material e montagem que utilizei pra fazer uma sinaleira caseira há um tempo atrás (plástico de caixinha de CD colorida), com a diferença que a minha sinaleira tinha um acabamento muito melhor. O da Cronomac, pra meu espanto, tem os plásticos coloridos cortados em qualquer formato, meio que "espalhados" no fundo, e são colados com Durex! :shock:

Fala sério, pelo preço que custam, esses relógios deviam ou já vir com uma rosca ou algo para serem abertos ou então terem um acabamento melhorzinho.

Na foto em anexo, dá pra ver o fundo da sinaleira.. e pensar que pago quase R$ 30 por isso :roll:

[ ]´s

elcio
08/12/2004, 18:46
que bosta :evil:

Keko, coloca ai umas fotos da sua modificaçao.

[]´s

Alessandro Henrique
08/12/2004, 18:56
Tchê,
Imagino o espanto ao abrir esta imundíce (serviço porco) :!:
Será que os demais produtos da cronomac seguem esta tendência?

Sds.

Thiago Rodeghel
08/12/2004, 19:09
Putz, q merda essa montagem da cronomac :evil: !!!

Será q as outras empresas tbm são assim???? :shock: Bom saber disso na hora de comprar os marcadores :evil:

[s]revoltados :evil:

andretomasi
08/12/2004, 20:24
Aí gente,

Quando acabar vou postar as fotos das minhas novas sinaleiras Cronomac - by Keko :twisted: .. tô refazendo tudo, vai ficar nada a ver com esse lixo aí. Ao invés de pontos coloridos, estou fazendo pra acender o símbolo, e quando desligado vai ficar preto, como nos carros de fábrica. Já tinha feito uma sinaleira assim (o Leovalle lembra :twisted: ), tinha ficado show, mas muito grande pra usar no CJ, agora vou fazer pro tamanho dessa da Cronomac.

Alessandro, os outros instrumentos ainda não abri, mas quando tiver eu posto os resultados (ou o susto) :shock:

[ ]´s

joao de marco tavares
08/12/2004, 20:37
Numca mais compro cronomac , além de ser caro só serve para um tipo de motor, se vc comprar para o motor 4cil so serve para o 4, e a gente que vive trocando o motor, eu compri um no mercado livre por R$175,00 cromado comshift interno e o melhor serve no 4,6 e 8 , e muito mais barato que o cronomac.
Liguei lá uma vez para ver se tinha jeito de passar o conta giros do 4 cil pro 6cil os caras nem viseram questão , vc tem que comprar outro.

Sergio Rocha
08/12/2004, 20:55
Keko

Deixa eu dar o meu testemunho de curioso tb. :wink:

Já desmontei um relogio marcador de combustível Cronomac.Usei exatamente o mesmo processo q vc.
Só que aí é q o bicho pega. Quando vc usa o relogio, ele embaça todo.
Andando em dias frios ele fica todo embassado.
Vc deve passar bastante silicone na traseira dele.Deve funcionar.O meu logo depois enguiçou e eu cheguei a passar silicone.
[]'

Luca
08/12/2004, 22:03
Keko,
O Élcio tá certo. Que bosta. :D Mas nós tamo fú, pois não tem outra opção disponível no mercado.
[]´s

Jimmy Offroad
09/12/2004, 00:28
Oi João. Qual a marca que vc comprou? E qual o negociante?.

Valeu,

Jimmy

Rosí Elias
09/12/2004, 09:04
Putz, e olha que esses relógios são caros.
Que M%$#@ de acabamento, eu também esperava alguma melhor.

Se eu já achava caro antes, agora então é um fortuna
(pelo que é não vale $$$ tanto). :evil:

Quando terminar posta suas fotos.
][s

elcio
09/12/2004, 09:51
Keko,
O Élcio tá certo. Que bosta. :D Mas nós tamo fú, pois não tem outra opção disponível no mercado.
[]´s

oi Luca:

temos a "opçao" de comprar auto meter, mas se vc paga 1000,00 para colocar um conjunto de relogios cronomac com esse valor vc compra apenas um conta-giros auto meter, mas a verdade seja dita:
TESAO DE RELOGIO.

[]´s com 10 tranqueiras cronomac no painel :?

p.s. acho que vou mandar um e-mail pros caras com essa url em anexo. :wink:

joao de marco tavares
09/12/2004, 09:53
Jimmy eu comprei todos no MERCADO LIVRE vou te passar o link dos dois , o conta giros e da marca Auto Guage , e os manometros são da argentina Orlan Rober.
http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=23931904

http://www.mercadolivre.com.br/jm/item?site=MLB&id=24018708

Digam não a cronomac!!!!

Ronaldo B.
09/12/2004, 11:05
Keko,

Só prá você ficar ainda mais feliz com a qualidade do produtos da Cronomac, tenho instalado no meu CJ uma sinaleira, um medidor de combustível, um medidor de temperatura e um de pressão do óleo, todos modelo Street Branco, quer saber o meu nível de satisfação ??? Lá vai:

Sinaleira.... até agora tá funcionando.
Marcado de combustível.... marca o que quer e quando quer, mas pode ser problema da bóia, não vou culpar a Cronomac.
Marcador de temperatura.... não sei se é normal, usando um motor GM151 álcool a temperatura não passar de 60° no marcador, mesmo usando o sensor correto da própria Cronomac.
Medidor de pressão do óleo .... não consegui usar ainda, a a cebolinha do óleo não cabe na rosca do adaptador próprio para motor de Opala !!!

Só mais dois detalhes.... mesmo sendo todos do mesmo modelo, a cor da iluminação de cada um é diferente, um é verde claro, outro quase branco e outro verde escuro e desde que foram instalados, mesmo sem ter tomado chuva ou nem sequer ter chegado perto de uma trilha ou ter lavado a viatura, vivem embaçando !!!!

Será que eu tenho motivos prá estar PUT¨%$#@ da vida com a qualidade desse produtos ou estou sendo muito exigente ???? :evil: :evil: :evil:

[]´s

elcio
09/12/2004, 11:48
Só mais dois detalhes.... mesmo sendo todos do mesmo modelo, a cor da iluminação de cada um é diferente, um é verde claro, outro quase branco e outro verde escuro e desde que foram instalados, mesmo sem ter tomado chuva ou nem sequer ter chegado perto de uma trilha ou ter lavado a viatura, vivem embaçando !!!!

[]´s

tambem percebi isso.

Luiz Claudio
09/12/2004, 13:20
Estava pretendendo trocar o velocímetro e todos os marcadores do painel do Engesa pelos Cronomac fundo branco, mas já estou desistindo da idéia...

[]'s...

Alessandro Henrique
09/12/2004, 13:31
Elcio,
Acho uma boa idéia enviar um e-mail para estes caras.

Sds.

Ronaldo B.
09/12/2004, 14:09
Estava pretendendo trocar o velocímetro e todos os marcadores do painel do Engesa pelos Cronomac fundo branco, mas já estou desistindo da idéia...

[]'s...

Luiz,

Quando pequei meu CJ, o velocimetro não estava funcionando, fui ver o preço de um novo, me pediram R$240,00, coloquei mais R$ 80,00 em cima e comprei um Totem mini-trip, não me arrependi... acho que valeu cada centavo pago, :D :D ... já os instrumentos......sei não se valeu pena, principamente pelo preço. :roll: :roll:

Estéticamente falando, acho que vale a pena, tenho um amigo que tem um Engesa com todos os instrumentos da cronomac no painel e ficou muito bonito, eu só trocaria todas as lampadas verdes por brancas antes de instalar prá não ter aquela diferença de cor na iluminação.

Segue abaixo o link do Totem que comprei na donatti4x4., só que agora tá um pouco mais caro do que eu paguei.

http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=9956

[]´s

andretomasi
09/12/2004, 15:00
O negócio é partir pra outras marcas, pra ver se a Cronomac se toca que vai perder mercado com essas merdas. Acho que deviam mesmo mostrar pra eles esse tópico e outros que falam das experiências com a Cronomac, pra eles verem a satisfação dos seus consumidores :roll:

Como vou mudar o fundo mesmo, alguns marcadores vão ser Orlan Rober, ODG e Turotest, e um ou outro Cornomac mesmo.. mas vou abrir todos pra fazer uma vedação decente, e um fundo igual (e personalizado :lol: ) em todos.

[ ]´s

Marcelo
09/12/2004, 15:12
Putz... agora que eu estou terminando de comprar os Cronomac do painel, só falta o voltímetro. :( :( :(

[s] desanimados,

Ronaldo B.
09/12/2004, 15:30
Putz... agora que eu estou terminando de comprar os Cronomac do painel, só falta o voltímetro. :( :( :(

[s] desanimados,

Marcelo,

Não desanima por causa disso não, apesar de tudo que esta escrito acima ser verdade, os relógios da cronomac ainda oferecem um custoxbenefício razoável.

Quando tava procurando os relógios prá colocar no meu jeep achei outras marcas mais baratas, mas a qualidade era pior ainda, e os importados que aparentemente são melhores custam muito !!! No final acho que a Cronomac não se preocupa em melhorar a qualidade ou baixar os preços porque não tem concorrente nacional com melhor qualidade e preços acessíveis, então ...... vai de Cronomac mesmo, apesar de tudo !!!

[]´s conformados...

ramiro_eli
09/12/2004, 17:56
Os AutoMeter podem custar caro mas são exelentes.
Eu tenho 3 deles no meu Jeep(RPM, Oil Press e Temp da água) montados a 9 anos.
NUNCA deram pau, nem ficaram embaçados, nem queimaram uma lampada. Eles sempre tomam chuva, lama, etc...
Quem me conhece sabe como eu tenho dó do meu jipe... :mrgreen:

Não sei quanto estão custando os AutoMeter atualmente, mas se quiserem ter instrumentos precisos e que durem, estes estão aprovados.
Os AutoGage são do mesmo fabricante, porem são de segunda linha, e não os conheço...

jeferson
10/12/2004, 08:56
Eca... Auto Meter...

Walter L. L. Casitta
10/12/2004, 09:58
Estou ficando com dó da Cronomac.
Pelo que eu estou vendo neste tópico, o resultado de toda essa confusão só vai servir pra encher de minhoca a cabeça da rapaziada, já que os instrumentos Cronomac são os de menor custo no mercado e a maioria não vai querer pagar mais caro mesmo.
Esses instrumentos são genéricos e há que se dar um desconto. Pelo que conheço de jiperos, seus jipes e seus mecânicos, 50% dos instrumentos são mal instalados e não importa a marca. A gambiarra e que Keko achou não chega a ser o fim do mundo. “O que os olhos não vêem o coração não sente” alem de que “nada nesse mundo é definitivo”.
Também já usei e uso o cota-giro e o manômetro de pressão do turbo Cronomac e funcionaram muito bem com um efeito estético bem satisfatório.
Meter o pau é muito fácil, agora ta na hora das soluções. Vamos lá rapaziada, vamos dar uma lição neles e não deixar o tópico ficar só nisso.
Autometer é caro, não resolve.
Soluções...

Ricardo Teck
10/12/2004, 10:08
Sr. sou Designer da Cronomac e gostaria de entrar em sua discução pois somos parte envolvida e gostari de dar algumas recomendações e aprender com vcs, pois acho que temos muito a aprender pois vcs são esperientes na area de instrumentação.

Ronaldo B.
10/12/2004, 10:13
“O que os olhos não vêem o coração não sente” alem de que “nada nesse mundo é definitivo”.

Walter,

O coração pode até não sentir, mas nesse caso quem sente é o BOLSO !!!! :D :D :D

Abrir uma sinaleira e achar durex dentro é de ficar put!@#$ da vida mesmo !!!!

Mas concordo com você que não sobra mesmo muitas outras alternativas, ou seja, até surgir outra alternativa que ofereça um custo x benefício melhor..... vai cronomac mesmo !!! :evil: :evil:

[]´s

Alexandre Vaz Ferreira
10/12/2004, 10:19
Sr. sou Designer da Cronomac e gostaria de entrar em sua discução pois somos parte envolvida e gostari de dar algumas recomendações e aprender com vcs, pois acho que temos muito a aprender pois vcs são esperientes na area de instrumentação.

Opa
Bem vindo ao fórum

Quem sabe vc começa explicando porque os "relógios" da Cronomac tem a luz de fundo com tons diferentes da mesma cor :?:

Eu já estava por encomendar um jogo com varios instrumentos de Vcs, já que estou adapando um 4.1 MPFI e vou precisar, mas agora nem sei :roll:

Um abraço

Ricardo Teck
10/12/2004, 10:39
Sr. a iluminação de instrumentos é um dos problemas mais complicados que enfrentamos, pois em instrumentos de 52 e 60 mm temos espaço reduzido internamente, portanto dependendo do instrumento a intensidade de luz e menor que em outros. Quanto a diferença de tonalidade: Nos pintamos as lâmpadas, tinta vitral, talvez uma boa dica para que quiser trocar a cor das lâmpadas, devido a evaporação ou tempo de uso das lâmpadas elas perdem sua cor origina. Agora vc poderá me perguntar, por que vcs pintam as lambadas, por não termos onde comprar lâmpadas com qualidade em cores, e se colocarmos as famosas camisinhas de silicone, o produto ficaria mais caro pois estas camisinhas são caras.
Espero ter lhe respondido, fique à-vontade e nos interpele no que for necessário, pois estou aqui para esclarecer, responder e convidar a todos os participantes deste fórum a conhecer a Cronomac.

Elmer_Jeep
10/12/2004, 10:49

Bom dia, bem vindo ao fórum.

Espero que possamos compartilhar experiencias, vc já deve ter lido a página anterior, então analise as críticas da galera pra que possamos todos chegar à um concenso.
Estou afim de mudar o painel do meu Jeep de acordo com o projeto irei usar 8 instrumentos cronomac, mas quando me deparo com relatos tipo esses feitos pelos companheiros do fórum sempre fico com o pé atrás.

Obrigado e sinta-se à vontade com o pessoal :D

Ronaldo B.
10/12/2004, 10:56
Espero ter lhe respondido, fique à-vontade e nos interpele no que for necessário, pois estou aqui para esclarecer, responder e convidar a todos os participantes deste fórum a conhecer a Cronomac.

Ricardo,

Achei excelente a sua participação, pelo menos demonstra interesse e respeito pelo consumidor, isso deveria ser uma prática comum entre fabricantes, mas infelizmente não é, parabéns pela iniciativa.

Com relação a cor das lâmpadas entendo o problema, mas no meu caso, a diferença era visivel já no momento da instalação.

Também gostaria de saber porque o medidor de temperatura não passa de 60°, estou usando um motor GM151 a álcool com um medidor de temperatura modelo Street Branco e o sensor de temperatura utilizado é que veio junto com o acessório, pode ter acontecido da loja onde comprei ter me dado o sensor errado ???

Outro ponto que gostaria de informar é que comprei o medidor de pressão do óleo também para motor GM151 e ao tentar instalar a cebolinha do óleo no kit qua acompanha o marcador, a mesma cebolinha que estava no motor, não encaixou no adaptador por diferença na rosca, apenas encaixava meia volta, não quis forçar para não quebrar, porque isso aconteceu ?? Estou com o medidor de pressãodo óleo instalado, mas desligado devido a esse problema.

Obrigado e []´s

Ricardo Teck
10/12/2004, 16:06
Ronaldo

Antes de mais nada, obrigado, tentarei responder as perguntas com o maximo de claresa e educação. Tomei esta iniciativa por ter constatado alguns erros de participantes em não consultar ou tentar contato com a Cronomac, que nunca deixou ou deixaria clientes na mão. Por outro lado os lojistas estão entre nos e vcs, não temos como controlar se estes estão vendendo ou informando corretamente os clientes.

Talves as lampadas estejam velhas ou existe a possibilidade de termos colocado Lamp. de 24 volts.

Onde fou instalado o sensor (no motor)???

Quanto a rosca temos varias e so indicar qual é o adaptador que devo te enviar.

Se mais duvidas (19) 3881-2454

Isso vale para todos os participantes deste forum.

Ronaldo B.
10/12/2004, 16:38
Talves as lampadas estejam velhas ou existe a possibilidade de termos colocado Lamp. de 24 volts.

O problema com a iluminação é que a tonalidade é muito diferente entre os 3 marcadores instalados, uma é quase branca, outra é um verde médio e o outro é um verde bem escuro, não acho que o problema seja na intensidade ou voltagem das lampadas e sim diferença na própria cor das lampadas, talves pelo fato de serem pintadas com tinta vitral, não seja possível que todas saiam exatamente da mesma cor, seria quase impossível.

Se for o sensor da temperatura que você está perguntando, sim, foi instalado no motor, no lugar do sensor original, com o adaptador que acompnha o kit de instalação.

Junto com o marcador de pressão do óleo, veio um kit da adaptação composto por uma mangueira que vai do marcador até o motor e na ponta dessa mangueira tem um tipo de encaixe em formato de um "T" que pelo que eu vi nas instruções de instalação dever rosqueado uma ponta no local onde vai a cebolinha original no motor, na outra ponta vai a cebolinha original e a outra saída vai direto para o marcador no painel. O meu problema e que consigo rosquear o adaptador no motor, mas ao tentar rosquear a cebolinha no adaptador ela entra só aproximadamente 1/2 volta e não rosqueia mais, dá a impressão que a rosca do adaptador não é igual a da cebolinha, por isso não tentei forçar para rosquear porque devido ao tipo do material do adaptador se eu fizesse isso ele iria quebrar.

O motor que estou usando é o motor do Opala, 4 cilindros a álcool.

Mais uma vez, obrigado pela sua atenção.

Abraços

Sergio Antunes
10/12/2004, 17:40
Olá Ronaldo.

Também tenho um marcador de temperatura da Cronomac.
Para saber se o marcador ou o sensor estão com defeito você pode fazer o seguinte:
Tire o sensor do motor e mergulhe ele em um recipiente com água fervendo e aguarde um certo tempo.
A temperatura indicada deve ser de aproximadamente 100 graus que é o ponto de fervura da água.
Foi assim que fiz no meu antes de instalar e deu tudo certo.
Obs: você tem que ligar também um fio da carcaça do sensor ate o terra, pois quando está instalado no motor, o mesmo já faz essa função.
Estou mandando um esquema junto.
Obs2: O marcador leva um certo tempo para chegar a temperatura certa, por isso mantenha a água em ponto de ebulição.

Abraços.

Sergio Antunes.

Ronaldo B.
10/12/2004, 23:25
Para saber se o marcador ou o sensor estão com defeito você pode fazer o seguinte:
Tire o sensor do motor e mergulhe ele em um recipiente com água fervendo e aguarde um certo tempo.
A temperatura indicada deve ser de aproximadamente 100 graus que é o ponto de fervura da água.

Sérgio,

Não tinha pensado nisso !!!!

Vou testar e ver o que acontece.

Como eu citei anteriormente, meu marcador não passa de 60° mesmo com o motor funcionando depois de bastante tempo e andando na cidade, tô com o motor GM1515 álcool, radiador original e a hélice que uso está direto no motor, você saberia me informar qual a temperatura que deveria indicar em funcionamento com o motor já quente ???

[]´s

Alessandro Henrique
11/12/2004, 00:51
Ronaldo,
A temperatura à ser indicada segundo o que você citou deveria ser no mínimo uns 75ºC, considerando que o motor é a álcool.
Cabe uma pergunta, o seu motor está com a válvula termostática?

Sds.

Luca
11/12/2004, 08:20
... você saberia me informar qual a temperatura que deveria indicar em funcionamento com o motor já quente ?...
Ronaldo,
Pelo que me lembro de aulas de muito antigamente, a temperatura de funcionamento de um motor a álcool, regular, tem que ficar entre 90°C e 100°C.
[]´s

Ronaldo B.
12/12/2004, 01:08
Ronaldo,
A temperatura à ser indicada segundo o que você citou deveria ser no mínimo uns 75ºC, considerando que o motor é a álcool.
Cabe uma pergunta, o seu motor está com a válvula termostática?

Sds.

Alessandro,

O motor está com a válvula termostática sim... por isso acho estranho ele indicar uma temperatura tão baixa, eu esperava que marcasse alguma coisa por volta de 80º ou um pouco mais, vou testar o sensor usando a dica do Sérgio, ía fazer isso hoje mas não tive tempo.

[]´s

Ronaldo B.
12/12/2004, 01:17
... você saberia me informar qual a temperatura que deveria indicar em funcionamento com o motor já quente ?...
Ronaldo,
Pelo que me lembro de aulas de muito antigamente, a temperatura de funcionamento de um motor a álcool, regular, tem que ficar entre 90°C e 100°C.
[]´s

Luca,

Como você pode ver, acho que meu motor tá sofrendo de hipotermia !!!

Já me disseram que tem uma diferença de aproximadamente 10º de temperatura entre motores a álcool e a gasolina, só não lembro qual é trabalha mais quente !!

Se no calor ele tá trabalhando com essa temperatura, no inverno acho que vou ter que colocar conhaque na partida frio no lugar da gasolina !!!!

[]´s

Luca
12/12/2004, 11:07
... no inverno acho que vou ter que colocar conhaque na partida frio no lugar da gasolina !!!!... Boa, boa! E um cobertorzinho pro menino num resfriá durante a noite :D .
Ronaldo, brincadeiras à parte, faça o teste que o Sérgio Antunes sugeriu. Dará prá ter uma boa idéia. Logisticamente é meio complicado, pois ou você leva a cebolinha e a bateria do carro prá dentro da cozinha da sua casa, ou leva o fogão da cozinha prá garagem. :D Num sei o que sua patroa vai falar, mas a minha num ia deixar.
Verifique também a vávula termostática. Normalmente vem gravada a temperatura de abertura, no corpo da válvula. Se for gasolina, acho que tem intervalo de 70 a 80°C, se álcool, acho que é 85 a 90°C.
[]´s

Ronaldo B.
13/12/2004, 10:55
Verifique também a vávula termostática. Normalmente vem gravada a temperatura de abertura, no corpo da válvula. Se for gasolina, acho que tem intervalo de 70 a 80°C, se álcool, acho que é 85 a 90°C.

[]´s

Luca,

Obrigado pelas dicas, vou dar uma olhada na válvula, como quem instalou a válvula foi o mecânico, não sei qual a temperatura de abertura, mas creio que deva estar correto, porque o cara é muito bom, não iria colocar a válvula errada, mas não custa checar....

[]´s preparando um café com conhaque pro CJ

Marcelo R. A. da Cunha
14/12/2004, 19:17
Tenho marcadores da Cronomac a 2 anos da serie racing e nunca tive problemas,espero que isso os ajude.

um abraço

Marcelo Cunha

andretomasi
15/12/2004, 14:15
Tomei esta iniciativa por ter constatado alguns erros de participantes em não consultar ou tentar contato com a Cronomac, que nunca deixou ou deixaria clientes na mão.

Fala Ricardo,

E quanto ao fato de me negarem veementemente qualquer explicação sobre como abrir o relógio para mudar o fundo, não é deixar o cliente na mão? Ou se negarem mesmo a abrirem o relógio pra mim e colarem o adesivo, mesmo que eu pagasse pelo envio e retorno do instrumento até vocês?
Deu no que deu, eu resolvi abrir por conta própria e descobri aquele charque embutido :roll:

[ ]´s

ojaneri
17/12/2004, 18:54
Ronaldo

Antes de mais nada, obrigado, tentarei responder as perguntas com o maximo de claresa e educação. Tomei esta iniciativa por ter constatado alguns erros de participantes em não consultar ou tentar contato com a Cronomac, que nunca deixou ou deixaria clientes na mão. Por outro lado os lojistas estão entre nos e vcs, não temos como controlar se estes estão vendendo ou informando corretamente os clientes.

No meu caso, eu comprei um relógio de temperatura de óleo e o de água da Cronomac linha Racing, mas nenhum dos dois vieram com o sensor. Eles deveriam vir?

Como estou em Fortaleza, quando minha mae estava em SP, pedi para ela comprar em SP os relógios, e ela comprou na Belquip, entao so pude constatar que eles nao vieram com os sensores quando peguei em maos.

E outra, se voces nao fornecem, qual a referencia e a descrição desse sensor para ver se eu consigo encontrar por aqui?

Jeep Amarelo
17/12/2004, 21:40

Queria parabeniza-los por finalmente alguma marca nacional fabricar o conta giros com shifth light comprei faz uns quatro meses fui o primeiro a comprar aqui na minha cidade funciona beleza, fazia tempo que estava querendo comprar um mas do jeito que eu queria so tinha da auto meter e custava mais de 1.000,00 daí nao tinha condicoes, e nao queria pagar a mais so pela marca, impostos de importaçao e diferença do dolar.´Só acho que vcs deveriam melhorar o sistema de programação do shift no mais o relogio está muito bom. mas sempre tem o que melhorar.

Ronaldo B.
20/12/2004, 09:40
Ronaldo

Cadê o cara da Cronomac ????

Se eu quisesse saber o número do telefone, eu tinha pego no site !!!!!

E os problemas.......continuam !!!!!

Raphael Stocker
20/12/2004, 13:13
Eu tinha -ja chutei a porcaria- um contagiro.. ele ficava louco.. alguem ja viu um motor OHC a 6.000 giros e podendo ir mais?

Olha que meu comando eh original !

sem contar a luz que eh uma merda! ele estava junto com um marcador de combustivel que tinha uma cor COMPLETAMENTE diferente!

do marcador de combustivel nao reclamo.. so me questiono uma coisa.. o jeep para os outros, nao para os donos deles, virou um grande negocio.. os instrumentos a 2 ou 3 anos eram MUITO baratos.. e tem mais.. eu queria uma flange pra botar um AP em um jeep.. estava 95 prata.. em 2003 hoje esta mais de 500?? eh isso mesmo?

assim nao da.. vou comprar uma charrete!
sem spoa.. sem cronomac sem moror...

[]´s

Ronaldo B.
20/12/2004, 14:44
Eu tinha -ja chutei a porcaria- um contagiro.. ele ficava louco.. alguem ja viu um motor OHC a 6.000 giros e podendo ir mais?

Olha que meu comando eh original !

sem contar a luz que eh uma merda! ele estava junto com um marcador de combustivel que tinha uma cor COMPLETAMENTE diferente!

Raphel,

Não esquenta a cabeça..... logo aparece alguém da Cronomac dizendo que os produtos deles só não são melhores porque senão seriam mais caros ainda e que com fé em Deus, no Papai Noel, no Coelhinho da Páscoa quem sabe um dia você vai ter uma resposta do fabricante que vai resolver todos os seus problemas !!!! Acho que a única resposta que a Cronomac dá para seus consumidores é F!@#$%#@ ..

[]´s Pensando em enfiar o pé naquelas Merd@#$ no painel.

andretomasi
20/12/2004, 14:49
Eu já larguei de mão.. vou comprar meus relógios de outras marcas depois do que vi.

[ ]´s

Ronaldo B.
20/12/2004, 15:03
Eu já larguei de mão.. vou comprar meus relógios de outras marcas depois do que vi.

[ ]´s

Keko,

Depois de ter visto a foto que você postou da sinaleira desmontada, também concordo com você, já que é prá gastar, então que seja com um produto de qualidade, pelo menos gasta uma vez só.

[]´s

andretomasi
20/12/2004, 15:51
Concordo plenamente.

ojaneri
20/12/2004, 17:39
E nem adianta ligar agora, ja tao de férias coletivas!

[]s trabalhando até dia 31! :-)

Raphael Stocker
21/12/2004, 11:23
se alguem falar pra mim que uma lampada vai custar mais nde 5 prata.. vai levar uma resposta..

nao vale 1000 prata em um conjunto de relogio!!

[]´s sem painel..

Gasolina se mede no cabo de madeira! rpm eh por barulho.. velocidade por por aproximacao.. temperatura pelo calor no pé...

Luis Assis
22/12/2004, 01:36
Senhores...

Imaginem o tamanho do me espanto ao ver a esse tópico.... :shock: :shock:

Deem uma olhada no meu painel, para quem não lembra....

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/2be86404a2b32f2f6d81c93a847b44cd.jpg

TODOS os instrumentos possiveis e imaginaveis da Cronomac, Linha Racing... Até o copo do Contagiros é CRONOMAC Será que ai foi um rolo inteiro de fita DUREX??? :D :D

Brincadeiras a parte...

Quanto a Cronomac... Senhores, com o perdão das palavras e da maneira mais respeitoza possivel, aqui cabe um puxão de orelhas... Convenhamos... Uma empresa com 30 anos de mercado, que ja distribuiu peças para montadoras, e que hoje oferece uma gama enorme de produtos, e com uma produtividade em escala ( pois seus produtos vende-se muito ), deveriam ter arrumado uma solução melhor do departamento de engenharia, que não fosse o uso de fita adesiva convencional... Num mundo globalizado, onde as empresas competem entre si centavo a centavo em seus produtos, qualidade deixou de ser diferencial e sim uma necessidade básica. Por outro lado, quero cumprimeta-los, por terem dado a cara a bater aqui no fórum. São poucas as empresas do Brasil, que possuem um comprometimento com seus clientes como voces estão demonstrando.

Quanto ao Motivo da Aquisição... Sem duvida, sem olhar o acabamento interno, que se não fosse o Keko, feliz ou infelizmente, não teriamos nem idéia de como é, os Instrumentos são o melhor custo beneficio que se tem no mercado, tirando os IMPORTABANDO. Comprei ciente, que alguns davam problemas, mas fiz questão de compra-los de um representante ponta firma, e que com certeza vai me dar garantia de todos eles, mesmo que tenha que tirar do proprio bolso, pelo menos sempre foi assim, e por que não citar... comprei-os no Donatti....

Quanto a Funcionalidade... Tirando o conta giros, que com o motor frio pira, ela pensa que esta a 6.000 giros, todos funcionam bem! e Muito bem! Ja fui salvo de enrosco maiores por conta deles. ( recomendo a todos, coloquem principalmente em nossos veiculos quase que sem adptações :lol: , o maior número possivel de instrumento, as vezes é só bater o olho, e voce ja mata o problema )

Quanto a Diferença na tonalidade... Simples, Tinner em todas as lampadas, eles irão ficar brancos... Branco é uma cor neutra, combina com qualquer veiculo, e fica muito facil a leitura... Pintar lampada com vitral é uma aventura... Me lembro quando pintava luz de seta dos carros com vitral, quando o treco esquenta ela vira uma gelatina e escorre tudo... Vira uma imundice só... Não sei se de lá pra cá as tintas vitrais evoluiram, mas querer regularidade na cor, de algo pintado a mão, impossivel!!!!

Quanto aos Kits de Instalaçao... Quando comprei os meus, vieram tudo, cabo, sensor de giro, cebolinha, T para óleo, e tudo mais... Existem alguns logistas que vendem um instrumento por 30 latas a menos, só que a desagradavel supreza, é que esses trintinha é exatamente o preço do kit...

Mesmo depois do Durex, arrisco a diser que recomendo Cronomac...

O Tornado II vai ter todos os mesmos instrumentos do I e vão ser todos Cronomac tb...

PS: Esqueci, o marcador de temperatura, marca 5ºC a mais do que o Scanner da Injeção, mas sabe como é, é a mesma historia de andar com um relgoio de hora, sabidamente adiantado oua trasado, eu olho nele, e se estiver em 100ºc, sei que ta tudo bem, pois na verdade o motor deve trabalhar a 95...

[]´s
Gustavo

Marcelo
22/12/2004, 07:50
Grande Gustavo,

Aproveitando que você postou a foto do painel do seu Jeep, gostaria de tirar uma dúvida:
Os marcadores localizados na extrema direita tem fácil leitura? Não é preciso olhar para eles com mais "atenção" para lê-los? :roll: :roll: Pergunto isso porque estou pra colocar os marcadores e ainda estou um pouco indeciso das posições. :roll: Tenho receio de furar o painel e depois ficar difícil de ler. :?

[s] agradecidos,

Ronaldo B.
23/12/2004, 08:55
Quanto a Diferença na tonalidade... Simples, Tinner em todas as lampadas, eles irão ficar brancos... Branco é uma cor neutra, combina com qualquer veiculo, e fica muito facil a leitura... Pintar lampada com vitral é uma aventura... Me lembro quando pintava luz de seta dos carros com vitral, quando o treco esquenta ela vira uma gelatina e escorre tudo... Vira uma imundice só... Não sei se de lá pra cá as tintas vitrais evoluiram, mas querer regularidade na cor, de algo pintado a mão, impossivel!!!!

Gustavo,

Também concordo que pintar lâmpada com tinta vitral não é o mais indicado, parece coisa de criança no Jardim da Infância .... e por isso mesmo pagar o que custa um instrumento da Cronomac e ver uma solução dessas é desagradável, sem falar na fita adesiva.. talvez seja por isso que a Cronomac não quer que o consumidor abra seus instrumentos, para não ver o que tem dentro... :cry:

Melhor solução.... Thinner em tudo... fica branco mas pelo menos fica tudo igual .

Uma empresa com 30 anos de mercado, que ja distribuiu peças para montadoras, e que hoje oferece uma gama enorme de produtos, e com uma produtividade em escala ( pois seus produtos vende-se muito ), deveriam ter arrumado uma solução melhor do departamento de engenharia, que não fosse o uso de fita adesiva convencional...

Não me surpreendo com isso....tá cheio de empresas antigas no mercado, algumas até tradicionais e conceituadas no seu segmento e que fazem cada porcaria que dá até medo... não vou citar nomes para não ser anti ético, mas fazer uma coisa errada repetidas vezes não torna ela certa !!!

São poucas as empresas do Brasil, que possuem um comprometimento com seus clientes como voces estão demonstrando.

Eu também pensei assim no início desse tópico quando apareceu uma pessoa da Cronomac querendo saber o que aconteceu, mas depois de ouvir as reclamações, não dar solução nenhuma só um monte de justificativas e sumir só deixando o número do telefone que está no site da Cronomac..... das duas uma, ou eu sou muito exigente ou isso não é atitude a ser louvada não .... e falo com experiência no que digo, sou formado em Administração com Pós Graduação e MBA em Marketing e minha área de atuação é justamente a preparação de profissionais de vendas, e te digo, vender a primeira vez é até fácil...difícil e manter o cliente satisfeito e comprando do mesmo fornecedor, ou seja, sair do ciclo de transação(decisão de compra baseada apenas no menor preço) para um de relação (pagar mais pela qualidade e confiança no produto/fornecedor), e essa atitude de se justificar e sumir só serve prá deixar o consumidor mais put#$% ainda, e só demonstra comprometimento com eles mesmos.

É com iniciativas como essa do Keko que faremos com que os fornecedores de produtos e serviços aumentem a qualidade e não somente os preços de seus produtos.

[]´s indignados com a "qualidade" de certos produtos !!!

ojaneri
24/12/2004, 16:26
Sr. a iluminação de instrumentos é um dos problemas mais complicados que enfrentamos, pois em instrumentos de 52 e 60 mm temos espaço reduzido internamente, portanto dependendo do instrumento a intensidade de luz e menor que em outros. Quanto a diferença de tonalidade: Nos pintamos as lâmpadas, tinta vitral, talvez uma boa dica para que quiser trocar a cor das lâmpadas, devido a evaporação ou tempo de uso das lâmpadas elas perdem sua cor origina. Agora vc poderá me perguntar, por que vcs pintam as lambadas, por não termos onde comprar lâmpadas com qualidade em cores, e se colocarmos as famosas camisinhas de silicone, o produto ficaria mais caro pois estas camisinhas são caras.

Sugestão, usem LEDs de alto brilho. Existem vários no mercado e de ótima qualidade, devem sair quase o mesmo preço de lampadas normais, mas voces nao precisam pintar com tinta vitral e consomem bem menos corrente, alem de serem menores e mais luminosos.

ojaneri
24/12/2004, 16:27
Ahh, aproveitando, nos meus instrumentos cronomacs, troquei todas as lampadas por LEDs azusi de alta luminosidade, juntamente com os do painel do Samurai. Ficou excelentes, ja ja posto uma foto aqui deles :-)

ojaneri
24/12/2004, 16:42
Olha os instrumentos...
Problemas até agora, só o sensor que não veio, e o voltimetro que mede sempre 0.5 volts acima, comparado com multimetro e o voltimetro do trip totem.

Eduardo Chaves
24/12/2004, 16:52
Osvaldo,

A idéia é muito boa, mas naum fica muito forte a iluminação à noite ?
A ponto de prejudicar a leitura dos mesmos ?

[]'s e Feliz Natal...

ojaneri
24/12/2004, 17:11
Oi Eduardo!

Fica forte nao, pois a luz irradia so pelas laterais..inclusive no conta-giros que é maior, tive que botar dois leds! Fica show!

Feliz Natal e Boas Festas!

Luis Assis
26/12/2004, 02:24
Grande Gustavo,

Aproveitando que você postou a foto do painel do seu Jeep, gostaria de tirar uma dúvida:
Os marcadores localizados na extrema direita tem fácil leitura? Não é preciso olhar para eles com mais "atenção" para lê-los? :roll: :roll: Pergunto isso porque estou pra colocar os marcadores e ainda estou um pouco indeciso das posições. :roll: Tenho receio de furar o painel e depois ficar difícil de ler. :?

[s] agradecidos,

Nada...
Por incrivel que se pareça os mais dificeis de serem vistos são: Sinaleira e Velocimetro.
O melhor ponto de visão, é para a segunda coluna de instrumento, coloquei ali, temperatura do motor, e pressão de óleo.
A coluna mais distante, é Voltimetro e Vacuometro.
A primeira fileira é Manometro de Combustivel e Marcador de combustivel...

[]´s
Gustavo

andretomasi
26/12/2004, 21:52
Marcelo,

O ideal é colocar mais visíveis, bem à frente, os relógios que vai ter que olhar enquanto dirige, os outros, para regulagem e monitoração do motor coloca mais afastados. Separa eles por "importância" de acordo com a posição no painel.

[ ]´s

Marcelo
27/12/2004, 08:58
Gustavo e Keko,

Valeu pela ajuda e dicas!! :wink: :wink: Vou procurar seguir essas linhas. :D

[s] agradecidos,

Ronaldo B.
27/12/2004, 13:13
Ahh, aproveitando, nos meus instrumentos cronomacs, troquei todas as lampadas por LEDs azusi de alta luminosidade, juntamente com os do painel do Samurai. Ficou excelentes, ja ja posto uma foto aqui deles :-)

ojaneri,

Gostei da solução..... só fiquei com algumas dúvidas:

1- Você encaixou o LED no mesmo lugar da lâmpada sem problemas ou teve que fazer alguma adaptação ???
2- Ao instalar o LED, você teve que colocar algum resistor ou o LED que você colocou pode ser ligado direto em 12 Volts?? Apesar da minha primeira formação ser em eletrônica, estou afastado do ramo há mais de 10 anos e não conheço esse LED.. :oops:

Se você puder me dar essas info´s e acho que vou copiar a sua idéia :wink:

[]´s iluminados :idea:

Walter L. L. Casitta
27/12/2004, 15:19
Tive que modificar a fixação do meu manômetro de pressão do turbo que estava instalado em cima do painel com aquele copinho.
Eu fixei o copinho com fita adesiva dupla face, pra evitar furar o painel, só que a posição não tinha ficado muito boa e resolvi mudar.
A marca do meu é Shutt, que pode ser fabricado pela Cronomac. São idênticos. Então resolvi tirar a lâmpada e percebi que a tal tinta vitral estava totalmente queimada, já foi verde um dia e agora estava praticamente preta, mas a surpresa maior foi que o calor gerado pela lâmpada deformou um pouco a carcaça do monômetro. E olha que eu liguei a danada no dimmer do painel e tenho o costume de nunca deixar o brilho no máximo.
No mais o manômetro tem funciona muito bem com uma precisão muito boa também.

gnecchi
28/12/2004, 09:47
Pessoall,

Estava me programando pra fazer um novo projeto de painel para o meu Engesa, utilzando os instrumentos da cronomac, mas depois que vi aqui o nível de acabamento interno destes equipamentos .... :evil: :evil: que tranqueira :!: :!:

É muito dinheiro para ter um monte de durex embutido no painel :x :x

[]'s à procura de alternativas viavéi$$$$$$ e com qualidade

fugger
28/12/2004, 11:54
É muito dinheiro para ter um monte de durex embutido no painel :x :x

Eu concordo... é muita grana :?

Aqui em CWB vi uns "reloginhos" da marca WILLTEC, por até 60% a menos que um da cronomac :shock: com o mesmo padrão de acabamento exterior. :shock:

Mas não conheço a marca e não comnheço ninguém que conheça... :?

Alguém aí usa, ou sabe se prestam? :roll:

A diferença de preço é muuuito grande se comparados com o cornomac...

[]'s sem indicadores de painél

ojaneri
29/12/2004, 10:30

ojaneri,

Gostei da solução..... só fiquei com algumas dúvidas:

1- Você encaixou o LED no mesmo lugar da lâmpada sem problemas ou teve que fazer alguma adaptação ???
2- Ao instalar o LED, você teve que colocar algum resistor ou o LED que você colocou pode ser ligado direto em 12 Volts?? Apesar da minha primeira formação ser em eletrônica, estou afastado do ramo há mais de 10 anos e não conheço esse LED.. :oops:

Se você puder me dar essas info´s e acho que vou copiar a sua idéia :wink:

[]´s iluminados :idea:

O led eu coloquei no mesmo suporte, prendi com silicone quente, e deixei as duas perninhas pra fora, onde entao liguei um resistor de 470ohms no positivo (perna maior do led) e depois liguei normalmente na iluminação do veiculo!

elcio
29/12/2004, 10:39
tbem ja ouvi falar da Willtec:
http://www.willtec.com.br/

Walter L. L. Casitta
29/12/2004, 13:41
O led eu coloquei no mesmo suporte, prendi com silicone quente, e deixei as duas perninhas pra fora, onde entao liguei um resistor de 470ohms no positivo (perna maior do led) e depois liguei normalmente na iluminação do veiculo!
Hiiii rapaz,
Essa cola é aquela que agente aplica com uma pistola elétrica? Se for, não é silicone não. Quando o carro ficar no Sol quente ela se solta. Já me ferrei com essa danada...
A ideia é muito boa mas é melhor usa a cola de silicone de verdade pra não ter surpresa no futuro....

ojaneri
29/12/2004, 13:52
Ae Walter,

Como fica dentro do painel e nao pega sol diretamente, nunca tive problemas até hoje...creio que nem vou ter, apesar da alta temperatura! :-)

Mas tanto faz, ate uma superbonder vai fazer o serviço direito, já que é so para o led nao ficar tremendo dentro do suporte.

[]s
Osvaldo

Marcelo
02/02/2005, 20:04
Pessoal,

Aproveitando que o assunto aqui é Cronomac, alguém sabe se alguma outra empresa fabrica os [b]copinhos de sobrepor[b] compatível com os marcadores da Cronomac?? :roll: :roll:

Estou com uma idéia de painel e acho o preço dos copinhos deles um pouco salgado. :? :?

[s] pesquisando,

ubiratamuniz
09/02/2005, 23:21
Acho que a montagem porca explica porque eles constroem o relógio de forma que seja difícil (para um leigo) abrí-los... :D

Os outros relógios da linha são assim tb (nunca vi por dentro), "blindados"... mas fui trocar a iluminação do meu conta-giros cronomac e o cara q fez o serviço o fez de forma perfeita, num é tão impossível assim de abrir como eles dizem.

[s]

wagnerlopes
14/02/2005, 09:12
Mas que tranqueira! Será que isto é "normal"?

guilhermeabreu
14/02/2005, 11:57
CAROS AMIGOS

Comprei todos os meus relógios da WILTEC , tão ou mais bonitos que os CRONOMACs , o ponteiro dos WILTEC são mais grossos e de um vermelho vivo , muito bonito.

Como ainda não terminei de montar o meu CORAÇÃO VALENTE , e já estava com os relógios ,resolvi eu mesmo instalar , pois iria fazer 2 trilhas no carnaval . Qual minha surpresa : instalei o de temperatura elétrico pois o original do engesa motor opala alc. 4c ficava caduco pq o meu motor é MWM , e o de combustível para não ter pane seca , pois o original ENGESA tb ficou caduco pq coloquei tanque inox com BÓIA WILTEC compatível com este relógio novo.
CONCLUSÃO : nenhum dos 2 mexeram do lugar , não sei se instalei de forma errada ou os bichos são uma m!@#$%¨&*($%a mesmo . consultei o meu eletriucista e ele falou que vai botar todos eles pra funcionar , para eu me acalmar. Não levei nele ainda.

Qdo estiver funcionando ou não mando pra vcs. E o preço destes WILTEC foram baratos mesmos . Ficaram de R$20,00 a R$ 38,00 , dependendo de qual marcador. Comprei na GAMA 4X4 com o Jr. .

Luis Assis
16/02/2005, 00:51
guilhermeabreu,

Dá pra postar as fotos dele? Adoramos fotos....
:D

[]´s
Gustavo

guilhermeabreu
16/02/2005, 09:19
GUSTAVO

OK , mando as fotos assim que puder

UM ABRAÇO

Alessandro Henrique
16/02/2005, 12:46
Estou curioso para ver as fotos!
Mas saliento que a aparência não é tudo, antes de mais nada, devem funcionar bem!

SDs.

leovalle
17/02/2005, 12:23
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/69f44948ef7b75be964522a7fc7798ef.jpg

ersafra
19/08/2005, 18:59
Eu conheço a willtec ,os relogios não são tão bons assim , tem uma fabrica em BH a ODG , eles não toda a linha como sinaleira , mas os relogios são muito bons, e tem uma de Curitiba, com instrumentos digitais .

gnecchi
20/08/2005, 23:04
Pessoal,

Conheci aqui em Sampa a empresa TACOBRAS que faz revisão de instrumentos e tb são fabricantes da marca TUROTEST.

Vi pessoalmente a oficina e laboratório deles na Av. Sto Amaro e gostei, pois além do segmento automotivo trabalham com instrumentos para industria (motores estacionários, etc) e náutica.

Estou para mudar o painel do meu Engesa e farei a revisão dos instrumentos (originais Engesa) com eles, bem como colocarei novos instrumentos da TUROTEST.

Quando eu fizer o orçamento, posto aqui os valores de alguns instrumentos (irei adicionar contagiro, amperímetro e voltímetro). Os originais (Velocímetro, temperatura, combustível) irei revisá-los.

A principal aplicação dos instrumentos da TUROTEST no mercado automotivo, é para caminhões e ônibus (tb o mercado agrícola, montadoras: Massey Fergusson, Case, Fiat-New Holand, SLC John Deere, Svedala Dynapac, Valmet e Yanmar), por isso possuem vedação frontal hermética e são adequados para funcionamento sujeitos a altas temperaturas, vibrações e poeira. :concordo:

Abaixo o endereço deles:
Tacobras Serv Com Instr. Medição Ltda.
Av. Santo Amaro, 1182 - Vila Nova Conceição
São Paulo - SP - CEP: 04506-001
Telefone (11) 3845-3266 fax.(11) 3044-5259
email: tacobras@terra.com.br
www.tacobras.com.br / www.turotest.com.br

Na loja eu peguei uns catálogos bem completos, mas os websites são bem fraquinhos, pois não mostra a linha completa de instrumentos.

http://www.turotest.com.br/automotiva/imagens/velele_1.gif http://www.turotest.com.br/automotiva/imagens/manometros_1.gif http://www.turotest.com.br/automotiva/imagens/indele_3.gif http://www.turotest.com.br/automotiva/imagens/indele_4.gif

[]'s querendo pagar um preço justo por produto de qualidade

gnecchi
22/08/2005, 15:19
Bom... passei hj na Tacobras e fiz um orçamento:

:arrow: Indicador de Temperatura - Ø 52mm - .......R$ 75,00
:arrow: Sensor de Temperatura - ...........................R$ 55,00
:arrow: Indicador de Combustível - Ø 52mm - ........R$ 60,00
:arrow: Bóia de Combustível - tubular - ..................R$ 75,00
:arrow: Indicador de Pressão de Óleo - Ø 52mm - ..R$ 60,00
:arrow: Buldo de Pressão - ....................................R$ 140,00
:arrow: Voltímetro - Ø 52mm - .................................R$ 60,00
:arrow: Contagiros - Ø 52mm - .............................R$ 172,00
:arrow: Mão de obra para instalação - ..................R$ 180,00
---------------------
:arrow: ......................................... TOTAL ===>> R$ 877,00

brincadeirinha cara né !!! :roll: :roll: mas os valores são compatíveis com os Cronomac..... a diferença é que funcionam e não tem "durex" dentro :twisted: :twisted:
montam em 03 dias.

Antes de fazer isso aproveitarei para realizar uma revisão geral na parte elétrica. Agora a novela vai ser encontrar um bom auto-elétrico :evil:

[]'s