PDA

Ver Versão Completa : PANELA DE PRESSÃO



xande
08/12/2004, 16:52
NOBRES SABIOS CONSELHEIROS CONSULTORES,

ALGUEM SABERIA ME DIZER QUAL, ONDE E MAIS MENOS QUANTO CUSTA A PANELA DE PRESSÃO PARA O DISTRIBUIDOR DO MEU JEEG 4CC ALCOOL :?: :?:

Giovani Oliveira
11/12/2004, 00:47
Aí, Xande, estou interessado também...partindo para o exagero, quero colocar no meu BISÃO...

Luca
11/12/2004, 08:15
Senhores,

O que diabos vem a ser panela de Pressão, num veículo? :roll:

Eduardo Velo
11/12/2004, 09:19
Luca , é a vedação do distribuidor ...
Já vi em algum lugar do Forum comentando como faz , tenta no pesquisa , acho que o Keko deu umas dicas ...

[]s...

Luca
11/12/2004, 13:09
Ah bão! Nunca tinha ouvido falar. Vivendo e aprendendo. Valeu, Edú!

Wilson Gambôa
12/12/2004, 10:10
Na loja Garra 4x4 tem essa panela de vedação do distribuidor www.garra4x4.com.br/Panela.htm. Fala com o Rodrigo da Garra 4x4 que ele te explica como é que funciona. Segundo ele, esse tipo de vedação não é recomendado para distribuidores que tenham platinado, devido a dificuldade do acesso as partes internas do distribuidor depois de instalado. No meu Engesa F1 87 o distribuidor não tinha o platinado então eu coloquei essa panela :D
Abs
W. Gambôa

Wilson Gambôa
12/12/2004, 10:14
Segue a foto

gnecchi
15/12/2004, 16:37
No meu Engesa F1 87 o distribuidor não tinha o platinado então eu coloquei essa panela :D
Abs
W. Gambôa

Wilson, coloque umas fotos desta "panela de pressão" do seu Engesa pta que nós possamos ter uma idéia de como o distribuidor fica cozido :lol: :lol: :lol: .......

tb já pensei em instalar uma dessas.... depois que mexer em outras coisas, mas acho que com o motor 6cc o espaço fica complicado com mais este trambolho .

Se decidir em partir pra uma solução destas irei fazer uma em aço inoxidável :wink: :wink: ........ no final de janeiro irei parar o PREDATOR para refazer a parte elétrica e aproveitarei para trazer a bobiba e o módulo da ignição eletronica para dentro do carro, pois onde está tenho problemas de pegar água neste conjunto. Irei aproveitar tb para projetar um novo painel totalmente redesenhado :wink:


Diz aí qual a sua experiencia com a tal da panela e veja se consegue postar umas fotos....


[]'s

Giovani Oliveira
16/12/2004, 09:50
" Irei aproveitar tb para projetar um novo painel totalmente redesenhado "



Gnecchi,

Não se esqueça de compartilhar essa idéia...acho que a grande maioria gostaria de desenvolver algo assim... :!: :D

gnecchi
16/12/2004, 23:13
Giovani,

Fique tranquilo que irei postar o draft do que virá a ser o novo painel com a turma toda daqui :wink: :wink: .... tem muita gente experiente no fórum que poderá contribuir para um bom projeto.


[]'s imaginando o novo painel de instrumentos

Sukys
17/12/2004, 00:32
Enquanto vocês aumentam o tamanho do distribuidor eu diminuo, e já diminui tanto que ele até sumiu! :lol:

Em um dos modelos de ignição que fiz, joguei fora o avanço à vácuo, o avanço centrífugo, o rotor, a tampa, e deixei somente o sensor Hall dentro do que sobrou do distribuidor, que teve seu corpo cortado (ficou com pouco mais de 3 cm de altura).
Usando apenas o sensor Hall e uma bobina dupla para cada par de cilindros montei um sistema de ignição estático onde o avanço e a distribuição de faísca são controlados eletronicamente, inclusive com o requinte de ter duas curvas de avanço selecionáveis e programáveis da forma que bem entender.
O protótipo (à direita da foto) funcionou perfeitamente (até debaixo d'água, o que não foi nenhum espanto), e resolvi fazer um "distribuidor" com melhor acabamento (à esquerda), inclusive com tampa, que serve apenas para melhorar o visual. Mas como neste meio tempo projetei outra ignição que nem faz uso do corpo de distribuidor (substituído por um sensor indutivo na polia) ainda não sei qual dos dois vou instalar em definitivo.

NeRo
17/12/2004, 21:18
Fala Sukys!
Só mostrar o distribuidor não vale! :D
Mostra o resto...
:mrgreen:

Sukys
18/12/2004, 01:15
Posso mostrar o resto sim, só que o resto ficará restrito a duas bobinas duplas e uma caixa plástica do tamanho de dois maços de cigarro, e dentro dela o circuito eletrônico.
Quando der tempo tiro uma foto do circuito e posto no forum, e se alguém quiser ver funcionando posso mostrar a ignição que está funcionando perfeitamente no SuperMini desde janeiro: estática, curva de avanço (por rotação e depressão) mapeável em tempo real, indicação de avanço, rotação e depressão do coletor também em tempo real.
A ignição estática para motor 4 cil. estou montando aos poucos, nas horas vagas e também para uso pessoal, e quando estiver pronta posso mostrar - ao vivo - para quem quiser ver.

Abraços,

NeRo
18/12/2004, 08:35
Ah! Entendi agora! Isso é muito legal! Principalmente pro Pólvora e pro Escória que "chapinham" na água e já ficam. :twisted:
É uma alternativa bem mais interessante que aquele trambolho enorme!
Dá pra montar isso num 6 canecos? Uma bobina para cada dois ou uma para cada um? :D
Abraços!

Sukys
19/12/2004, 03:45
A idéia era de apenas atualizar a ignição das minhas tralhas e não previ o uso em 6 cil., mas para isso é só uma questão de reprojetar a eletrônica e a programação.

Uma bobina por cilindro até que é possível, o problema é o trambolho que isso vai ficar debaixo do capô. Cheguei a pesquisar bobinas de menor dimensão mas o que existe em nosso mercado fica restrito à bobinas de moto, a maioria para ignição do tipo CDI (o que complicaria e encareceria a eletrônica de comando) e algumas poucas para 12V, de formato um tanto quanto complicado para a fixação. Como duas dessas bobinas custam mais caro do que uma dupla da linha Fiat (que por sinal é muito mais parruda em termos de faísca) optei por esta ultima.

Para quem não conhece, estas bobinas são pequenas (foto) e instalei no mesmo local da bobina original e nem precisei alterar o comprimento dos cabos de vela.

Abraços,

xisla
25/10/2005, 21:46
Tche.. que espetaculo essa ignicao, quanto custou para fazer??? Quanto tu cobra para fazer um esquema desses???

obrigado
Daniel

Sukys
26/10/2005, 01:26
Daniel,

Não me preocupei com os custos porque montei para uso próprio mas considerando uma montagem em escala a parte eletrônica talvez fique por uns 600 reais, e além da eletrônica existe o custo do sensor e bobinas (a ignição completa é restrita a esses três itens).

Se quiser algo já pronto para comprar existe o HPV1 da Electromotive e a Ancona www.ancona.com.br tem prá vender (ou pelo menos tinha).

Abraços,

Jorge Grego
30/10/2005, 22:19
Caro Sukys.
O meu maior problema com meu Engesa é justamente o distribuidor, por ultimo levantei ele uns 20 cms e fechei ele com silicone, já melhorou bastante.
Acho esta sua ideia muito boa, vc faria um conjunto destes para mim, meu motor é 6 cc.
Pois desta forma não teria mais a necessidade de trocar por um a diesel.
Abraços
Jorge

Sukys
31/10/2005, 01:16
Jorge,

Como já salientei na mensagem de 19/10/2004 a ignição que fiz é para motor 4 cil. e embora passível de ser reprojetada para 6 cil. não fiz nada à respeito.
Até que poderíamos pensar no assunto mas fazer coisa do tipo para ser instalado - de cara - em um carro à 400 km de distância não é nada viável.
O ideal seria fazer primeiro aqui em Sampa e de preferência junto a uma boa oficina, para só então levar a coisa a diante.

Por essas e outras é que, para quem quer algo já pronto, indiquei a ignição da Electromotive.

Abraços,