PDA

Ver Versão Completa : Pneus 235/75/15 no niva, alguém usa ?

zanötto
27/07/2009, 19:36
ALLô pessoALL,

sei que existem diversos tópicos sobre pneus, mas queria saber especificamente sobre estas medidas e modelos de pneus no Niva - 235/75/15 - se alguém usa, qual a opnião, etc. Atualmente uso os 225/70/15, mas são pneus para asfalto e agora estou querendo montar os 235/75/15 porém para uso misto - estou em dúvida entre os Tatu Armadillo e os Genius 1001 ou Papa-barro - ah, meu motor é o original 1.6 e a suspensão já tá levantada 1,5" na frente e 2" atrás, e minhas rodas tem off set negativo(não sei dizer quanto). Quem quiser postar sobre o assunto, fique à vontade. Desde já agradeço a opnião dos amigos!

Abçs
CZ

Girti
27/07/2009, 20:22
ALLô pessoALL,

sei que existem diversos tópicos sobre pneus, mas queria saber especificamente sobre estas medidas e modelos de pneus no Niva - 235/75/15 - se alguém usa, qual a opnião, etc. Atualmente uso os 225/70/15, mas são pneus para asfalto e agora estou querendo montar os 235/75/15 porém para uso misto - estou em dúvida entre os Tatu Armadillo e os Genius 1001 ou Papa-barro - ah, meu motor é o original 1.6 e a suspensão já tá levantada 1,5" na frente e 2" atrás, e minhas rodas tem off set negativo(não sei dizer quanto). Quem quiser postar sobre o assunto, fique à vontade. Desde já agradeço a opnião dos amigos!

Abçs
CZ

São pneus muito largos para o Niva. Se você estiver usando as rodas do Vitara, irão ficar muito para fora, o que poderá lhe trazer problemas com os guardas, rodoviários ou não :putz:. Além disso, a direção irá ficar ainda mais dura, e o consumo ainda pior... Resumindo: não recomendo!
O ideal é usar os 205/75 R15 ou, no máximo, os 215/75 R15. Veja, nas fotos anexas, como ficam estes pneus, montados nas rodas Mangels específicas para o Niva (exportação), infelizmente não mais fabricadas:

FOTO 01: BFGoodrich Trail 205/75 R15
FOTO 02: Goodyear Wrangler 205/75 R15
FOTO 03: Michelin LTX A/T 215/75 R15

ulisses chaves mendonça
27/07/2009, 22:25
é... ta aíh um assuntinho que posso falar, qualquer medida de pneu que passe de 205 a roda precisa de ter mais do que 6 polegadas, caso contrario se torna perigoso, duvidas, mande um e-mail para ALAPA (associação latino americana de pneu e aros) é uma especie de ABNT, ou seja os caras que escrevem tudo que é norma tecnica de pneumaticos para leis brasileiras, pois ninguem aqui (não aqui no forum, digo, orgõs copetentes) entende absolutamente nada de pneumaticos!

buchmann
27/07/2009, 22:37
Eu uso pneus com medidas 225/70 r16, os da Mit Tr4.. sei que ele é 100% asfalto, mas só tenho 2 probleminhas com eles: 1. o bixo ficou mais lerdo; 2. pega no paralamas do lado do motorista (raras vezes).

zanötto
28/07/2009, 22:02
Girti as minhas rodas já estão para fora, tem aqueles alargadores de borracha que eu uso, mas disfarça muito pouco. Quanto ao consumo tô fazendo 4,5 km/l na cidade, pra bricar no fim de semana dá p/ encarar, mas se for pegar uma viagem mais longa não dá coragem.

Buchmann como já peguei com os 225/70/15 não sei como seria com pneus mais leves, mas realmente é meio lerdo p/ sair e quanto a pegar nos paralamas tenho este problema também, na frente dos dois lados e atrás lado do motorista quando recolhe o curso do amortecedor.

Ulisses ,valeu a dica!! Vou dar uma lida.

Bom pessoal, peso da direção e lerdeza eu até que tô acostumado, ou melhor dizendo, nunca experimentei nada diferente num Niva. Na verdade eu procurava pneus 225, só que os Armadillos novos ficaram muito show porém só tem 235, com 74 cm de diâmetro!!
Aí já viu né? Até agora não encontrei ninguém que use 235, acho que vou deixar quieto.
Quanto a pneus misto, mud, e asfalto a área de contato do mud com o solo é bem menor. isso não diminuiria o atrito deixando o pneu mais leve um pouco?

Abçs
CZNT

netto mietto
28/07/2009, 22:12
ALLô pessoALL,

Abçs
CZ

veja o meu é 235/75/15 so que pega na lata eu cortei o meu paralama.

zanötto
28/07/2009, 22:29
Aí Netto, então tem um !? É isso que eu queria saber, como fazer um trabalho bacana pra caber os pneus. Ficou muito bom mesmo. Como vc fez o serviço?

netto mietto
28/07/2009, 22:34
zanotto comprei os pneus e cpomecaram a pegar no bico dos paralamas dianteiros ai resolvi mandar cortar levei em funileiro e mandei cortar certinho as volta se nao fica torto ai acabaram os problemas na epoca gastei 700,00 latinha e pintar as laterais de novo ficou bom o investimento.

Gustavo Niva
29/07/2009, 15:50
Netto, muito bonito teu niva mesmo... parabéns...

O meu também tá com os paralamas cortados (já comprei assim), mas de um jeito um pouco diferente... ao invés de cortar o paralamas no "comprimento" (curva) todo, o antigo dono cortou só as pontas onde pegava, mantendo a parte superior igual... depois posto uma foto...

[]s

zanötto
30/07/2009, 23:48
Já vi Niva dando show com 225/70 R16 e 225/75 R15. E rodas com off-set negativo nem pensar no russo.

[ ]s

Como assim Gustavo? Off-set negativo não?

zanötto
30/07/2009, 23:52
Netto, muito bonito teu niva mesmo... parabéns...

O meu também tá com os paralamas cortados (já comprei assim), mas de um jeito um pouco diferente... ao invés de cortar o paralamas no "comprimento" (curva) todo, o antigo dono cortou só as pontas onde pegava, mantendo a parte superior igual... depois posto uma foto...

[]s

Gustavo poe uma foto então pra dar uma noção. Pra fazer igual ao do Netto (tá show mesmo) agora não vou ter $, talvez uma outra solução semelhante no momento seja mais acessível...

CZ

lg_gustavo
31/07/2009, 00:51
Como assim Gustavo? Off-set negativo não?

O off-set negativo "joga" os pneus mais para fora do paralamas, além de forçar mais os componentes do eixo e suspensão. Falei isso pensando em rodas convencionais que temos hoje no mercado, com off-set partindo de -12.5.

Na prática, pode demorar muito para aparecer algum problema...mas o desgaste está lá.

Além disso, como já foi dito aqui, os Zómi da lei podem pegar no seu pé (se bem que eu nunca esquentei a cabeça com isso :putz:)

Outra coisa...tala 7" é pra usar com 31". Tala 6" ou 5.5" calçam fácil 29" ou 30" (medida equivalente)... Usei durante muito tempo rodas tala 5.5" com pneu 225 e nunca tive problemas. Fui usar 235 em tala 7" e destalonou toda vez que abaixei a pressão dos pneus na trilha. Perdi a paciência e montei os 33" em tala 8" com bead locks.

[ ]s com um 33" INTEIRO pra fora da lata do carro :twisted: 8-) :parede:

zanötto
31/07/2009, 21:23
Na prática, pode demorar muito para aparecer algum problema...mas o desgaste está lá.

Bom, isto é vero...

Além disso, como já foi dito aqui, os Zómi da lei podem pegar no seu pé (se bem que eu nunca esquentei a cabeça com isso :putz:)

X2...

Outra coisa...tala 7" é pra usar com 31". Tala 6" ou 5.5" calçam fácil 29" ou 30" (medida equivalente)... Usei durante muito tempo rodas tala 5.5" com pneu 225 e nunca tive problemas.

É o meu caso...

[ ]s com um 33" INTEIRO pra fora da lata do carro :twisted: 8-) :parede:

Ôooooo Loko meu !!!!

[ ]'s
CZ

Gustavo Niva
08/08/2009, 19:52
Gustavo poe uma foto então pra dar uma noção. Pra fazer igual ao do Netto (tá show mesmo) agora não vou ter $, talvez uma outra solução semelhante no momento seja mais acessível...

CZZanotto... foto (ruim e escura :mrgreen: ) abaixo... mas na verdade nem precisava, tem vários por aí assim...

Também gosto de pneus "grandes" no niva, até porque é o único jeito de realmente levantar um carro (distanciar o diferencial do solo)... sei que muitos não recomendam, mas tô rodando assim a 4 anos e nunca tive problemas por isso... :pensativo:

[]s,
Gustavo.

zanötto
09/08/2009, 01:34
Zanotto... foto (ruim e escura :mrgreen: ) abaixo... mas na verdade nem precisava, tem vários por aí assim...

Também gosto de pneus "grandes" no niva, até porque é o único jeito de realmente levantar um carro (distanciar o diferencial do solo)... sei que muitos não recomendam, mas tô rodando assim a 4 anos e nunca tive problemas por isso... :pensativo:

[]s,
Gustavo.

Pois é Gustavo, uma boa opção, ficou legal. Só não dá pra ver o pneu. Qual medida vc tá usando?
[ ]'s
CZ

Marcelo Perovano
10/08/2009, 10:28
Para quem gosta de 100%Off , os que calçaram bem no meu Niva foi o seguinte:

Carcaça 225x60R16
Recapagem Vipal V900

Tá subindo até em parede, heheheh

Girti
10/08/2009, 15:49
Só para ilustrar, estou anexando fotos com meu antigo Niva, quando ele estava "calçado" com pneus nas medidas 225/70 R16, as maiores que já usei. Importante: eu havia mandado alargar os aros das rodas originais em uma polegada.

Na época, precisei mandar calçar a suspensão dianteira, subindo-a em 2 cm. O carro ficou bonito, como se pode ver pelas fotos, mas, depois que os pneus atingiram um certo ponto de desgate, a direção foi ficando bastante pesada, razão pela qual, quando troquei os pneus, instalei pneus mais estreitos (205/80 R16).

zanötto
10/08/2009, 22:59
Fala pessoall,
esses VJ 900 ficam bacanas mesmo hein !? Pena serem meio caro$.
Então gente, parece que 235 não vira não. O máximo que a turma tá usando é 225 mesmo e com cuidado. Sei não...

Tentador: o Geninho tá com promoção do modelo 1001 com banda lateral e carcaça Scorpion Mud c/ letras brancas 30" x 9.5" x 15" por $199,00. Só 200 pçs... Ah se "cabeçe" no Niva...

Abçs
CZ

Marcelo Perovano
19/08/2009, 10:59
Bom, como eu já tinha as carcaças 226x60x16 paguei pela recalchutagem na Vipal R$180,00 cada achei o preço razoavel pela qualidade do serviço.

É impressionante a tração desse tipo de pneu.

zanötto
19/08/2009, 15:03
Bom, como eu já tinha as carcaças 226x60x16 paguei pela recalchutagem na Vipal R$180,00 cada achei o preço razoavel pela qualidade do serviço.

É impressionante a tração desse tipo de pneu.

E aí Marcelo Blz?
Cara esse seu ficou muito bom mesmo. Eu tô inclinado a pegar esse modelo só que do Genius, na verdade estou entre ele e o 1001 que é tipo BF mud.
Como é o comportamento dele no asfalto? Pesa muito? Tá gastando muita borracha?
O bom é que não tem que pagar pela banda lateral como é o caso do 1001.

abço
CZ

Marcelo Perovano
20/08/2009, 12:23
Caro CZ,

É realmente de doer o coração andar no asfalto com esses pneus, por se tratar de 100% fora de estrada não recomendo para que usa o Niva no dia-dia, mas como no meu caso tenho o Niva só para usar nos finais de semana e fazendo uma trilhazinha aqui outra ali, ai sim pode calçar que é uma beleza, só fiquei preocupado com o peso desses pneus como eu usava pneus milatares 6.50 o niva ficou mais lerdo. (mais ainda)
Quanto ao barulho não tem jeito passou de 40km/h começa o "OOOOOOOOOOOOOOOOO" , mas é só mais um dentre os 999.000 que o Niva emite, isso é musica pra mim.

é isso.
Blz.

Pinaudmaster
20/08/2009, 14:51
Realmente essa medida eh muito larga para Niva. Ha um exagero no arraste, na minha humilde opiniao.

zanötto
20/08/2009, 15:26
Caro CZ,

É realmente de doer o coração andar no asfalto com esses pneus, por se tratar de 100% fora de estrada não recomendo para que usa o Niva no dia-dia, mas como no meu caso tenho o Niva só para usar nos finais de semana e fazendo uma trilhazinha aqui outra ali, ai sim pode calçar que é uma beleza, só fiquei preocupado com o peso desses pneus como eu usava pneus milatares 6.50 o niva ficou mais lerdo. (mais ainda)
Quanto ao barulho não tem jeito passou de 40km/h começa o "OOOOOOOOOOOOOOOOO" , mas é só mais um dentre os 999.000 que o Niva emite, isso é musica pra mim.

é isso.
Blz.

É como eu pensava. Também uso mais de FDS, de vez em quando pra ir trabalhar. O meu já tem 225, acho que não muda muuuuito. Esse barulho é 100 vezes mais legal que os outros rsrs.