Ver Versão Completa : Pedágios pelo Brasil
Amigos,
Viajei para o RS no período de 08 a 14 de julho do corrente ano. A Natasha, como sempre, se comportou muito bem.
O que quero registrar aqui é como a viagem ficou mais cara graças ao número excessivo de praças de pedágio ao longo do percurso:
1) Saindo de casa = Linha Amarela R$ 3,85;
2) Via DUTRA = acho que 05 pedágios de R$ 8,50 e um de R$ 4,70, total de R$ 47,20;
3) RODOANEL = R$ 1,30
4) Regis Bittencourt = acho que 06 de R$ 1,50, total de R$ 9,00;
5) BR 116 (SC) = acho que 06 R$ 2,70, total de R$ 16,20;
6) BR 116 (RS) = acho que uns 05 de R$ 6,00, total de R$ 30,00;
Total na ida: R$ 107,55.
Volta
1) Free way = não lembro direito mas acho que um de R$ 4,50;
2) BR 101 (RS/SC) acho que uns 08 de R$ 1,10, total de R$ 8,80;
3) Regis = acho que uns 06 de R$ 1,50, total de R$ 9,00;
4) RODOANEL = R$ 1,30;
5) Via DUTRA = acho que 05 de R$ 8,50 mais um de R$ 3,50, total de R$ 46,00;
6) Linha Amarela = R$ 3,85.
Total na volta: R$ 73,45.
Total geral: R$ 181,00 ou 95 litros de diesel.
Vejam que é um custo aproximado porque eu não lembrei de anotar. Mas convenhamos, eu que estava a passeio já achei um absurdo, imaginem os caminhoneiros que pagam muito mais do que isso.
É para refletir.
Abraços.
marcos ambrogi
27/07/2009, 19:06
Isso é polêmico. O Estado de São Paulo abriga oito das dez melhores estradas do País http://www.transportabrasil.com.br/2008/08/guia-divulga-ranking-com-as-dez-melhores-rodovias-do-brasil/ (http://www.transportabrasil.com.br/2008/08/guia-divulga-ranking-com-as-dez-melhores-rodovias-do-brasil/) e, certamente, tem as maiores tarifas. DAs rodovias que conheço não tenho nada a reclamar. Não sei se há algum estudo sobre proporção entre índices de acidente ou custo reflexo decorrente da má conservação da pista que causaria danos ao veículo. De qualquer maniera não se pode negar que é caro demais, lembrando que o IPVA está aí e serviria para manutenção das rodovias.
Outra, a tarifa deveria ser proporcional ao uso.
felippetti
27/07/2009, 19:31
Isso é polêmico. O Estado de São Paulo abriga oito das dez melhores estradas do País http://www.transportabrasil.com.br/2008/08/guia-divulga-ranking-com-as-dez-melhores-rodovias-do-brasil/ (http://www.transportabrasil.com.br/2008/08/guia-divulga-ranking-com-as-dez-melhores-rodovias-do-brasil/) e, certamente, tem as maiores tarifas. DAs rodovias que conheço não tenho nada a reclamar. Não sei se há algum estudo sobre proporção entre índices de acidente ou custo reflexo decorrente da má conservação da pista que causaria danos ao veículo. De qualquer maniera não se pode negar que é caro demais, lembrando que o IPVA está aí e serviria para manutenção das rodovias.
Outra, a tarifa deveria ser proporcional ao uso.
Não tenho nada contra o pagamento de pedágio... O problema é o valor dele. No RS tem vários trechos de rodovias pedagiadas com preços absurdos e sequer é pista dupla... De chorar...
Mas isso é um longo assunto... Daqueles que não dá em nada... (ou alguém aqui é dono de concessionária?)
Dieselboy
27/07/2009, 19:47
... Não sei se há algum estudo sobre proporção entre índices de acidente ou custo reflexo decorrente da má conservação da pista que causaria danos ao veículo ...
Bem, certa vez me lembro que um doc. do NatGeo sobre as Autobans da Alemanha, mostrou um dado interessante a respeito do nº acidentes x conservação/melhoria das rodovias na Alemanha.
Qual não foi a surpresa ao me deparar com a seguinte conclusão, contrariamente ao que a MAIORIA pensa, o nº de acidentes é diretamente proporcional à qualidade da rodovia em questão! :shock: ou seja, qto mais largas, mais bem asfaltadas, conservadas e sinalizadas, maior é índice de acidentes! :parede: :putz:
Quem entende a eterna contradição da estúpida raça humana? :parede: :parede:
Dieselboy
27/07/2009, 19:50
... eu que estava a passeio já achei um absurdo, imaginem os caminhoneiros que pagam muito mais do que isso.
É para refletir ...
Na verdade, eles não "matam isso no peito" :discordo: apenas repassam integralmente o custo sobre o frete, no final das contas quem paga somos TODOS NÓS! :putz:
arebentar uma roda num buraco ou capotar com ceretza vai sair muito mais caro que isso, sem falar na seguranca dos ocupantes do veiculo que naum tem preco...
ja viajei muito pela europa de caro e la no final da viagem normalmente o pedagio era mais caro que a gasolina gasta, conforme o nosso amigo citou acima o numero de acidentes pode ser maior porem tenho certeza que o numero de fatalidades deve ser bem menor ...
Carlos Jacomini
27/07/2009, 20:11
Aqui no Paraná o pedágio é um absurdo, para não falar em roubo. De Curitiba ao litoral são menos de 100 km e o pedágio é de $ 12,50 para ir e mais $ 12,50 na volta. Indo ao interior há praças de pedágio, a maioria em estradas de pista simples, a cada 80 ou 100 km, ou menos, e em média é $ 5,00 cada (para ir e mais um para voltar, notem que eu disse em média pois em alguns casos dá vontade de ir na delegacia fazer um B.O.).
No caso do litoral, o custo de pedágio é maior do que o GNV que gasto para ir e voltar... e a qualidade da estrada e dos serviços são...digamos....duvidosos, mas melhores do que eram antes do pedágio....
um abraço
BoaTrilha
27/07/2009, 20:14
Falando em pedagio, sim eu gosto de pagar....
digo, prefiro andar em estradas que me ofereçam segurança e apoio caso seja necessário, realmente um "problema" no caminho sai bem mais caro que isso.
Mas minha opinião quanto ao pedagio, é que ele é "inconstitucional".
Ao pé da letra sei que não, pois existem leis regulamentando isto, mas...
Se eu já paguei impostos e as devidas tarifas, porque eu tenho que pagar novamente a mesma coisa, e ainda sim com lucro para as operadoras?
Dieselboy
27/07/2009, 20:51
Aqui na região noroeste do PR, mais precisamente entre Maringá e Paranavaí (70 km com pedágio a R$ 7,10!!) a coisa parece que é levada na brincadeira! :-x o máximo que fizeram até hj foi TRANSFORMAR PORCAMENTE alguns trechos de acostamento em 3º faixas! :parede: aparar o mato da beira da rodovia e umas operações tapa-buracos, bem ao estilo "Pig's Service"! :evil:
Digo PORCAMENTE, porque aquilo lá é uma verdadeira armadilha para os caminhões! :shock: perdi a conta de qtos deles já vi tombados lateralmente!! :putz: sobretudo bi-trens e caminhões granjeiros.
Sabem porque tombam? porque os "experts" que fizeram aquilo lá, no intuito de ECONOMIZAR uns trocados, resolveram simplesmente extinguir o acostamento! :shock: mas como toda e qquer estrada tende a ser em declive nas laterais (para facilitar o escoamento de água), esse declive acaba justamente sendo no bordo externo na 3º faixa! :shock: já que a mesma não possui mais acostamento :parede:
Oras, os engenheiros lusitanos do pedágio acho que não perceberam o que poderia acontecer caso um caminhão de 3,5 m de altura carregando 40 Ton. resolvesse trafegar por essa 3º faixa! :parede:
E quem disse que vão arrumar aquilo lá, do jeito que está vai ficar, isso se não piorar! :parede: pavimento "meia-boca" (muitos trechos ondulados) e alguns até com aquela especto de couro de jacaré (quebradiço), que é o que antecede a formação de um buraco na pista! :evil:
Para mim, em vista da "qualidade" do serviço que prestam, o preço coerente deveria ser no máximo uns R$ 3,00!!! e olhe lá :rolleyes:
Carlos Monaco
27/07/2009, 21:24
Falando em pedagio, sim eu gosto de pagar....
digo, prefiro andar em estradas que me ofereçam segurança e apoio caso seja necessário, realmente um "problema" no caminho sai bem mais caro que isso.
Mas minha opinião quanto ao pedagio, é que ele é "inconstitucional".
Ao pé da letra sei que não, pois existem leis regulamentando isto, mas...
Se eu já paguei impostos e as devidas tarifas, porque eu tenho que pagar novamente a mesma coisa, e ainda sim com lucro para as operadoras?
Eu tb prefiro andar em estradas que me deem segurança, porém andar 80 km para ir em Santos e ter que pagar R$17,00, é um absurdo..... por em quanto o pedagio da Fernão Dias é valido apenas R$1,10.
Vc paga emposto para ter escola, saude, transporte e outros milhões de coisas, agora pergunto: vc paga escola para seus filhos? Tem plano de saúde? prefere ir trabalhar de busão lotado ou ir de carro??? ESSE É O BRASIL COM NOSSO QUERIDO CAHAÇEIRO..... DESCULPA PRESIDENTE QUE DEFENDE O SARNEY....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
bom aqui perto da minha regiao, na rodovia transamazonica (rodovia??) tem que pagar pedagio pra indio, nem tem estrada mas se nao pagar os R$50,00 mangos dos indios leva e bala mesmo, agora faca alguma coisa contra um indio pra vc ver.... esse e nosso brasilllzilzil :dance::dance::dance::dance:
Dieselboy
27/07/2009, 22:40
Eu mato a cobra e mostro .... :pensativo:
... ela morta :mrgreen:
Abaixo seguem algumas fotos que mostram bem o que havia dito sobre as ondulações e o pavimento tipo "couro de jacaré" :evil:
As fotos são "fresquinhas" (uiii :mrgreen:), foram tiradas 6º feira última, qdo estava vindo para cá.
1. Para quem olha de longe, parece uma estrada bem asfaltada, né?
http://img32.imageshack.us/img32/3763/estrada01.jpg
2. Será que é mesmo? vejam como a pista está torta e ondulada! :putz:
http://img508.imageshack.us/img508/9585/estrada01zoom.jpg
Obra da engenharia lusitana da VIAPAR! :parede: Imagina vc a bordo de um bi-trem sacolejando suas módicas 40 Ton. pra lá e pra cá :shock: depois não sabem porque tantos caminhões tombam! :putz:
3. Este é um exemplo do programa de "manutenção" das rodovias implementado pela VIAPAR! :parede:
http://img32.imageshack.us/img32/9375/apr01.jpg
Ahh, não viu nada de anormal? então veja a próxima foto!
4. Olha que isto é uma rodovia federal e PEDAGIADA!! :putz: R$ 7,10!
http://img444.imageshack.us/img444/733/aprzoom.jpg
Dieselboy
27/07/2009, 22:58
... Aqui no Paraná o pedágio é um absurdo, para não falar em roubo.
No caso do litoral, o custo de pedágio é maior do que o GNV que gasto para ir e voltar...
Seus "probremas" se "acabaram-se" :mrgreen:
Olha a solução! e não vale reclamar :stop: pois para o litoral é só descida e para baixo "todo santo ajuda" :mrgreen:
Ahh, na volta (escalando a serra), vc pode vir subindo no vácuo de algum caminhão :mrgreen:
http://img266.imageshack.us/img266/7647/ciclistas.jpg
PS - Esse pessoal é de Paranavaí, o de amarelo é campeão Paranaense sub-23, e um dos 5 melhores do Brasil em sua categoria :palmas: o de bermuda azul é um dos destaques da Equipe Brasileira de Ciclismo! :palmas: :concordo:
Edintruder
28/07/2009, 01:24
Infelizmente o que deveria ser progresso vira atraso... Em cerca de 7 anos de pedágios no sul do RS a única coisa que se vê é investimento na sinalização e manutenção. Antes das concessionárias assumirem, o governo recuperou todo o trecho antes de conceder à concessionária... Outro absurdo é o preço! Pra ir de Rio Grande à POA, roda-se 315km, e se gasta R$50,00 pra ir e R$50,00 pra voltar. Se considerar o valor do combustível que no RS é outro absurdo, o pedágio leva 50% do custo de viagem. O que se ganha com isso? A falsa sensação de segurança. Sim falsa, pois rodovias que possuem trânsito intenso de caminhões e automóveis e pista simples em todo o trajeto. Todo dia dá acidente fatal e as concessionárias não fazem absolutamente nada! Cruzamentos ferroviários sem um semáforo sequer que causam acidentes fatais todos os anos e absurdos do tipo!
Nada melhor do que recolher dinheiro do povo! Quem são os donos das concessionárias afinal? Políticos, deputados e afins...
Eu tb prefiro andar em estradas que me deem segurança, porém andar 80 km para ir em Santos e ter que pagar R$17,00, é um absurdo..... por em quanto o pedagio da Fernão Dias é valido apenas R$1,10.
Vc paga emposto para ter escola, saude, transporte e outros milhões de coisas, agora pergunto: vc paga escola para seus filhos? Tem plano de saúde? prefere ir trabalhar de busão lotado ou ir de carro??? ESSE É O BRASIL COM NOSSO QUERIDO CAHAÇEIRO..... DESCULPA PRESIDENTE QUE DEFENDE O SARNEY....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
E que tal pagar mais de R$6,00 para rodar 6 Km na via expressa da Castello Branco? Mas de um real por Km!!!