Conectar

Ver Versão Completa : Eixo cardã dianteiro da Ranger 2001.

Raposo
27/07/2009, 18:31
Há uns três ou quatro meses atrás a Natasha começou a apresentar um barulho e uma vibração estranha embaixo lá pelos 80 km/h.
Após uma peregrinação em diversas oficinas mexânicas, cheguei à EDUCAR (indicada por um colega aqui do Forum). Lá o MECÂNICO (este com letras maiúsculas) examinou a viatura por baixo, rodamos alguns quilômetros e veio o diagnóstico: bolachão do eixo cardã dianteiro com folga devido ao rompimento da coifa com perda de material lubrificante (graxa).
Ato contínuo, retirei o eixo em casa mesmo e voltei a andar com a Natasha: obviamente que acabou o barulho. Guardei o eixo em casa e saí a procura de um eixo novo. Fui orientado pelos colegas do Forum (este Forum é D+) a não trocar somente o bolachão porque o preço era quase o mesmo e teria que levar o eixo a um torneiro para retirar o bolachão velho e soldar o novo balanceando logo após. Achei que não ia dar certo.
Então encontrei o tal eixo na Altese (não é concessionária FORD); preço: R$ 2.350,00. Putz, A Natasha vai virar 4X2, pensei.
Porém, mais uma vez a salvação veio do Forum: um colega aqui do Forum (lamento não lembrar quem, por favor manifeste-se) indicou o site:
[/URL][url]http://br.geocities.com/superpecas1/ (http://br.geocities.com/superpecas1/)
Lá encontrei o eixo a R$ 750,00. Como eu estava de malas prontas para viagem a Canoas/RS e a loja fica em São borja/RS o frete ficou em R$ 21,00, totalizando R$ 771,00. Quero registrar que a peça chegou no dia previsto e é peça original DANA ARGENTINA S/A.
Portanto, recomendo o site, principalmente na pessoa do Senhor Sérgio Aquino muito atencioso e cortês.
Coloquei o eixo lá em Canoas mesmo e a Natasha já está 4X4 novamente.
FINAL FELIZ.
Abraços.

Edintruder
27/07/2009, 20:24
Eu paguei há 60 dias só o bolachão e R$50,00 de torneiro. Ficou tudo R$ 490,00 + 50,00 + R$540,00. Ficou muito bom. Eu não andei, mas um amigo meu que andou com a Ranger disse que ficou bom e não está vibrando nada.

rogeriomasih
27/07/2009, 23:12
Porém, mais uma vez a salvação veio do Forum: um colega aqui do Forum (lamento não lembrar quem, por favor manifeste-se) indicou o site: [/URL][URL]http://br.geocities.com/superpecas1/ (http://br.geocities.com/superpecas1/)
Lá encontrei o eixo a R$ 750,00.

Passei pelo mesmo problema com a minha ranger 2002. Comprei a peça - original - na mesma loja e foi só alegria.

Foi assim que cheguei aqui no fórum...:palmas::palmas::palmas:

ALEXANDREO
28/07/2009, 00:18
Ja ja as concessionarias ford vao se unir e lançar um virus mortal neste site, mas nois sobrevive.

Abraçao alexandre

Raposo
28/07/2009, 15:18
Eu paguei há 60 dias só o bolachão e R$50,00 de torneiro. Ficou tudo R$ 490,00 + 50,00 + R$540,00. Ficou muito bom. Eu não andei, mas um amigo meu que andou com a Ranger disse que ficou bom e não está vibrando nada.
Edin, acho muito pouco provável que eu vá conseguir torneiro aqui no Rio de Janeiro que vá usinar o eixo para retirar o bolachão danificado e colocar o novo mais a solda e mais o balancemento por R$ 50,00. O mecânico que diagnosticou o defeito falou algo em torno de R$ 200,00 incluindo a mão-de-obra de instalação. Assim o bolachão R$ 500,00 + mão-de-obra R$ 200,00 = R$ 700,00. O eixo original por mim instalado ficou em + R$ 71,00.
Por isso optei pelo eixo completo. E já arrumei um mecânico que vai recuperar o eixo velho: quando terminar posto aqui.
abraços

Walter L. L. Casitta
28/07/2009, 15:43
Edin, acho muito pouco provável que eu vá conseguir torneiro aqui no Rio de Janeiro que vá usinar o eixo para retirar o bolachão danificado e colocar o novo mais a solda e mais o balancemento por R$ 50,00. O mecânico que diagnosticou o defeito falou algo em torno de R$ 200,00 incluindo a mão-de-obra de instalação. Assim o bolachão R$ 500,00 + mão-de-obra R$ 200,00 = R$ 700,00. O eixo original por mim instalado ficou em + R$ 71,00.
Por isso optei pelo eixo completo. E já arrumei um mecânico que vai recuperar o eixo velho: quando terminar posto aqui.
abraços

O eixo completo custa R$800,00 ou se preferir é só perguntar a qualquer caminhoneiro onde tem uma oficina especializada em eixo cardam. É fácil encontrar em qualquer lugar...

De qualquer forma, por R$100,00 a mais o eixo completo é uma opção muito melhor que trocar só a junta homocinética....

cbridi
28/07/2009, 16:58
Além do exposto acima, o eixo completo vêm com uma cruzeta nova!
Se comprar somente a homocinética (bolachão), na outra ponta vais continuar com a cruzeta velha.

[]'s

fverna
29/07/2009, 13:10
Além do exposto acima, o eixo completo vêm com uma cruzeta nova!
Se comprar somente a homocinética (bolachão), na outra ponta vais continuar com a cruzeta velha.

[]'s

Pessoal,

Eu tb estava ouvindo uns barulhos em baixo e rapidamente fui ver do que se tratava e BINGO entrou barro no bolachão pq a coifa tinha ido pro saco.

Pesquisei e pesquisei aqui no forum e em outros lugares, resumindo, achei um trabalho de porco da engenharia da Ford para a tal peça, pq se a coifa fura, fudeu, entra tudo ali e é super dificil de limpar e engraxar de novo, e a tal da coifa não é simples de trocar ou arrumar.

O que eu fiz? Tirei o maldito cardan e comprei outro novo com cruzeta nos dois lados, eliminando a coifa e lubrificação.

Carro 100% e sem preocupação, mas se por acaso quebrar a cruzeta (pode acontecer), vou eu mesmo trocar em 5 minutos e gastar uns 20 reais.

Este é meu conselho, não coloquem a original, coloquem o cardan com cruzeta nas duas extremidades.

E se alguem quiser comprar o meu cardan original, ainda esta bom, só que sem a coifa vendo por 200 pra desocupar lugar.

Abraço a todos!

Flávio

rogeriomasih
29/07/2009, 13:25
Flávio,

já estou o carro na estada para ver se não ficou com vibação execessiva?

não sei no teu carro, que ainda tem roda livre, mas nas demais ranger (sem roda livre) essa adaptaçao não poderiam causar vibração?

Raposo
29/07/2009, 13:57
Pessoal,

Eu tb estava ouvindo uns barulhos em baixo e rapidamente fui ver do que se tratava e BINGO entrou barro no bolachão pq a coifa tinha ido pro saco.

Pesquisei e pesquisei aqui no forum e em outros lugares, resumindo, achei um trabalho de porco da engenharia da Ford para a tal peça, pq se a coifa fura, fudeu, entra tudo ali e é super dificil de limpar e engraxar de novo, e a tal da coifa não é simples de trocar ou arrumar.

O que eu fiz? Tirei o maldito cardan e comprei outro novo com cruzeta nos dois lados, eliminando a coifa e lubrificação.

Carro 100% e sem preocupação, mas se por acaso quebrar a cruzeta (pode acontecer), vou eu mesmo trocar em 5 minutos e gastar uns 20 reais.

Este é meu conselho, não coloquem a original, coloquem o cardan com cruzeta nas duas extremidades.

E se alguem quiser comprar o meu cardan original, ainda esta bom, só que sem a coifa vendo por 200 pra desocupar lugar.

Abraço a todos!

Flávio
Flávio, esse eixo com duas cruzetas é próprio para Ranger ou é adaptação?
Abraços.

fverna
29/07/2009, 14:00
Flávio,

já estou o carro na estada para ver se não ficou com vibação execessiva?

não sei no teu carro, que ainda tem roda livre, mas nas demais ranger (sem roda livre) essa adaptaçao não poderiam causar vibração?

Rogério,

Faz 2 meses que troquei e rodei uns 2mkm e como disse anteriormente ficou 100%, inclusive fiz umas trilhas com atoleiro e ficou ótimo, recomendo 100%.

Abraço,

fverna
29/07/2009, 14:02
Flávio, esse eixo com duas cruzetas é próprio para Ranger ou é adaptação?
Abraços.

Raposo,

É uma adaptação muito bem feita, vou tirar foto e posto aqui pra vcs.

Abraço,

Raposo
29/07/2009, 14:05
Raposo,

É uma adaptação muito bem feita, vou tirar foto e posto aqui pra vcs.

Abraço,
Ok, Flávio.
Aguardo as fotos.
Abraços.

Walter L. L. Casitta
29/07/2009, 14:21
Colocou um cruzeta no lugar de uma homocinética e quem fez o serviço porco foi a Ford?

Você não pesquisou o suficiente no fórum...

fverna
29/07/2009, 14:47
Colocou um cruzeta no lugar de uma homocinética e quem fez o serviço porco foi a Ford?

Você não pesquisou o suficiente no fórum...

Olá Walter Casitta,

Por favor, especifique melhor sua opinião, eu posso ter uma visão diferente da sua e gostaria de conhece-la.

Abraço,

cbridi
29/07/2009, 14:55
Teoricamente o ângulo de trabalho da cruzeta compromete a durabilidade do conjunto, por isso a Ford colocou uma homocinética. Como o Walter escreveu, isso já foi discutido em outras épocas...

Walter L. L. Casitta
29/07/2009, 15:16
Olá Walter Casitta,

Por favor, especifique melhor sua opinião, eu posso ter uma visão diferente da sua e gostaria de conhece-la.

Abraço,

Não é um questão de opinião.

Você colocou uma junta universal no lugar de uma junta de velocidade constante. A junta de velocidade constante foi criada pra substituir a universal quando o ângulo desvio no eixo é maior que o tolerado. Além disso a distância entre a caixa de transferência e o diferencial e variável e instalando a junta universal no eixo deveria também ter instalado uma luva com estrias uma vez que a junta original também permite o movimento longitudinal do eixo.

Então, além da vibração que ganhou com o uso da junta universal esta prestes a quebrar a carcaça da caixa de transferência que e feita de alumínio por ter instalar um eixo rígido no lugar de um flexível.

Walter L. L. Casitta
29/07/2009, 15:17
Teoricamente o ângulo de trabalho da cruzeta compromete a durabilidade do conjunto, por isso a Ford colocou uma homocinética. Como o Walter escreveu, isso já foi discutido em outras épocas...

Exatamente. faltou pesquisar um pouco mais...

fverna
29/07/2009, 15:31

Você colocou uma junta universal no lugar de uma junta de velocidade constante. A junta de velocidade constante foi criada pra substituir a universal quando o ângulo desvio no eixo é maior que o tolerado. Além disso a distância entre a caixa de transferência e o diferencial e variável e instalando a junta universal no eixo deveria também ter instalado uma luva com estrias uma vez que a junta original também permite o movimento longitudinal do eixo.

Então, além da vibração que ganhou com o uso da junta universal esta prestes a quebrar a carcaça da caixa de transferência que e feita de alumínio por ter instalar um eixo rígido no lugar de um flexível.

Walter,

Deu para perceber que o seu nivel de conhecimento é muito superior ao meu e infelizmente não tive a sorte e a facilidade de pesquisar e encontrar este tópico que vc diz que já foi discutido por aqui. Pesquisei bastante aqui neste forum sobre o assunto, e o que me lembro de ter lido é que as pessoas estavam adaptando a coifa de outros modelos no cardan original, pois a bendita coifa fura muito facil e é muito honerosa e o outro assunto era se compensava ou não levar num torneiro para refazer a peça ou soldar outro bolachão e balancear de novo, foi só o que me lembro de ter visto e não encontrei nada que dissese o que vc disse, pq senão, com certeza não teria optado por instalar uma peça que possa comprometer a transmissão e o funcionamento do meu carro. Ignorantemente, achei que estava resolvendo um trabalho mal feito pela ford, o que não é dificil de se ver.

Abraço,

rogeriomasih
29/07/2009, 15:37
Quando estava procurando uma alternativa para o meu problema, achei o eixo para vender já com as cruzetas adaptadas.

Na ocasião só não comprei pq achei o original com um preço ´bom´, aproximadamenteo o mesmo que o loja queria no adaptado.

Walter L. L. Casitta
29/07/2009, 16:13
Walter,

Deu para perceber que o seu nivel de conhecimento é muito superior ao meu e infelizmente não tive a sorte e a facilidade de pesquisar e encontrar este tópico que vc diz que já foi discutido por aqui. Pesquisei bastante aqui neste forum sobre o assunto, e o que me lembro de ter lido é que as pessoas estavam adaptando a coifa de outros modelos no cardan original, pois a bendita coifa fura muito facil e é muito honerosa e o outro assunto era se compensava ou não levar num torneiro para refazer a peça ou soldar outro bolachão e balancear de novo, foi só o que me lembro de ter visto e não encontrei nada que dissese o que vc disse, pq senão, com certeza não teria optado por instalar uma peça que possa comprometer a transmissão e o funcionamento do meu carro. Ignorantemente, achei que estava resolvendo um trabalho mal feito pela ford, o que não é dificil de se ver.

Abraço,

Eu não vi nada errado no eixo da Ford. O meu durou mais de 150.000Km até apresentar folgas por falta de lubrificação. Não tive problema nenhuma com a coifa e eu tenho essa Ranger desde 0Km.

Outro dia entrou no fórum um fabricante paralelo dessas coifas pra Ranger dispondo-se a trocar já que um lote estava apresentando problemas e rasgando. Cada dia que passa estou convencido que não vale a pena usar peças do paralelo e ainda mais depois dessa...

TylerNTL
01/08/2009, 20:25

Walter, não entendi sua afirmação sobre a variação da distância entre a CT e o Diferencial Dianteiro (DD).

Eu imaginava que esta distância seria fixa com a CT e o DD "ancorados" no chassis e cada roda acoplada ao DD através de duas homocinéticas: a mais próxima às rodas forneceriam a liberdade "horizontal" para fazermos curvas e outra próxima ao DD para a liberdade "vertical" permitindo a suspensão trabalhar. (mas pelo que você afirma essa minha dedução está errada)

Em um carro com eixo rígido na dianteira consigo imaginar o DD trabalhando junto com a suspensão mas na Ranger eu não entendi como (nem porquê) o DD tem "liberdade vertical".

Você conseguiria detalhar melhor como a distância da CT ao DD varia?
Tem algum link para figura ou material onde eu pudesse enteder melhor como isso funciona?

Walter L. L. Casitta
01/08/2009, 20:57
Walter, não entendi sua afirmação sobre a variação da distância entre a CT e o Diferencial Dianteiro (DD).

Eu imaginava que esta distância seria fixa com a CT e o DD "ancorados" no chassis e cada roda acoplada ao DD através de duas homocinéticas: a mais próxima às rodas forneceriam a liberdade "horizontal" para fazermos curvas e outra próxima ao DD para a liberdade "vertical" permitindo a suspensão trabalhar. (mas pelo que você afirma essa minha dedução está errada)

Em um carro com eixo rígido na dianteira consigo imaginar o DD trabalhando junto com a suspensão mas na Ranger eu não entendi como (nem porquê) o DD tem "liberdade vertical".

Você conseguiria detalhar melhor como a distância da CT ao DD varia?
Tem algum link para figura ou material onde eu pudesse enteder melhor como isso funciona?

Tanto o motor quanto o diferencial são montados sobre coxins. Nenhum deles tem fixação rígida.

TylerNTL
01/08/2009, 21:35
Ok.

Então a variação longitudinal do diferencial dianteiro é apenas para absorver uns poucos mm de movimentação entre eles devido a esses coxins?

Walter L. L. Casitta
01/08/2009, 22:04
Ok.

Então a variação longitudinal do diferencial dianteiro é apenas para absorver uns poucos mm de movimentação entre eles devido a esses coxins?

Chega a centímetros em estradas esburacada, nas arrancadas bruscas, freadas e principalmente em 4x4...

TylerNTL
02/08/2009, 11:54
Hoje descobri que o barulho de chocalho, que eu julgava ser do papo de fogo mal fixado, na verdade vinha do cardã dianteiro. A coifa devia estar rasgada a pelo menos 1 mês.

Tentei retirar o cardã para eliminar a barulheria:
Retirei os 06 parafusos do bolachão e os 04 da cruzeta na chegada do diferencial. Forcei ele de todo jeito mas não consegui retirá-lo. Cheguei a levantar a dianteira com o macaco e uns calços de madeira na esperança de com as rodas suspensas conseguir desencaixá-lo, mas nada feito.

Existe algum macete para retirar o cardã dianteiro ou faltou brutalidade?

Edintruder
02/08/2009, 12:57
Thelmo, tens que primeiro tirar a homocinética com a ajuda de uma chave de fenda entre o flange e o "bolachão", forçando ela a deslizar no engrezado e "encolher" o cardan. Depois é só retirar do munhão da cruzeta. É questão de jeito apenas.

Raposo
03/08/2009, 17:58
Hoje descobri que o barulho de chocalho, que eu julgava ser do papo de fogo mal fixado, na verdade vinha do cardã dianteiro. A coifa devia estar rasgada a pelo menos 1 mês.

Tentei retirar o cardã para eliminar a barulheria:
Retirei os 06 parafusos do bolachão e os 04 da cruzeta na chegada do diferencial. Forcei ele de todo jeito mas não consegui retirá-lo. Cheguei a levantar a dianteira com o macaco e uns calços de madeira na esperança de com as rodas suspensas conseguir desencaixá-lo, mas nada feito.

Existe algum macete para retirar o cardã dianteiro ou faltou brutalidade?
É como o Edin falou... é fácil: depois de tirar todos os parafusos (na cruzeta é chave torx) desencaixa a cruzeta com uma chave de fenda grossa; aí é só puxar o eixo que ele desencaixa da CT.
Abraços.

fverna
03/08/2009, 20:24
Pessoal,

Conforme eu havia prometido, segue fotos do cardan que mencionei anteriormente, peço desculpas pela demora.

Walter, por favor, peço sua opinião quanto a peça e o que vc explicou e me diga se mantem, ou se eu não soube explicar direito o que havia instalado.

Grato,

Flávio

TylerNTL
03/08/2009, 21:16
Para quem ainda não viu segue uma foto das entranhas da homocinética do cardan dianteiro da Ranger. O que me deixa puto é a simplicidade da peça e a dificuldade para conseguirmos recuperá-la com menos de R$ 200:

- Esse hélice no final do eixo é fixado por uma presilha e nesse caso tem desgaste praticamente zero, mas se necessário claramente poderia ser substituída sem problemas.
- O "bolachão" propriamente dito é fixado pelos mesmo 06 parafusos que fixam a coifa e prendem o cardan à CT. Neste caso ele é que apresenta o maior desgaste nas trilhas onde ficam as esferas (mas mesmo assim nada muuuito extremo).
- A coifa está completamente destruída.
- As esferas ainda estão bastante "esféricas"
- Não consegui avaliar o desgaste neste anel que segura as esferas no lugar.

Analisando as peças que precisam ser trocadas fica claro que não deveriam "custar" mais de R$ 150,00 com um markup de uns 80% dava par avender por uns R$ 280 e todo mundo ficava feliz. Pena que são peças de Ranger e por pouco não são vendidas somente em conjunto com transmissão, diferenciais e eixos junto.

Será que em SP é possível encontrar essas peças? Alguém sabe se a spicer vende elas separado?

TylerNTL
03/08/2009, 21:26
Pessoal,

Conforme eu havia prometido, segue fotos do cardan que mencionei anteriormente, peço desculpas pela demora.

Walter, por favor, peço sua opinião quanto a peça e o que vc explicou e me diga se mantem, ou se eu não soube explicar direito o que havia instalado.

Grato,

Flávio

Flávio,

A 3º foto é a do acoplamento com a CT?
Foi instalada alguma luvas estriada para permitir movimento longitudinal no eixo?

Hoje desmontei o meu cardan na Cardan Nordeste (oficina até grande com filiais em diversas cidades) e quem me atendeu insitiu que a adaptação com cruzetas na Ranger funciona!!! Que já fez inúmeras coisa&tal. O que me deixou cismado foi que se essa adaptação gerasse muitos problemas, reclamações, etc não acredito que eles se propusessem a fazer.

Qual é o angulo limite para a instalação de cruzetas?
Em quanto tempo a "vibração" dessa adaptação traria problemas?
Onde seriam os problemas? No ponto mais fraco do sistema?
(no próprio cardan, CT ou diferencial dianteiro)

rogeriomasih
03/08/2009, 21:50
Hoje desmontei o meu cardan na Cardan Nordeste (oficina até grande com filiais em diversas cidades) e quem me atendeu insitiu que a adaptação com cruzetas na Ranger funciona!!! Que já fez inúmeras coisa&tal. O que me deixou cismado foi que se essa adaptação gerasse muitos problemas, reclamações, etc não acredito que eles se propusessem a fazer.

FOI EXATAMENTE LÁ QUE TENTARAM ME VENDER UM EIXO JÁ ADAPTADO PELO PREÇO DE UM NOVO...E AINDA RECEBENDO O MEU NA ´TROCA´.

Edintruder
03/08/2009, 22:33
A instalação de cruzetas no cardam da Ranger custa muito mais caro do que a simples troca do bolachão. Fora isso, fica suscetível à quebra da cruzeta em função do ângulo de trabalho.

perola negra
03/08/2009, 22:35

FOI EXATAMENTE LÁ QUE TENTARAM ME VENDER UM EIXO JÁ ADAPTADO PELO PREÇO DE UM NOVO...E AINDA RECEBENDO O MEU NA ´TROCA´.

Hoje encontrei em uma loja aqui em Fortaleza a tão sonhada coifa por R$ 95,00 estou avaliando se compro ou não.

perola negra
03/08/2009, 22:47
A instalação de cruzetas no cardam da Ranger custa muito mais caro do que a simples troca do bolachão. Fora isso, fica suscetível à quebra da cruzeta em função do ângulo de trabalho.

Caros esse site é perfeito, mas eu acho que vocês expert não gostão de falar como os mirins.

rogeriomasih
03/08/2009, 22:54
Caros esse site é perfeito, mas eu acho que vocês expert não gostão de falar como os mirins.

Faz algum tempo que ando aqui, aprendi muito aqui e pode ter certeza que vc está enganado em teu comentário. :discordo::discordo::discordo:

Vc acha que alguém já começa como expert???

Todos aqui são tratados com muito respeito e atenção - desde que tb tenham comportamento similar.

Minha única recomendação é que vc pesquise antes de criar um novo tópico, pois a resposta para muitas perguntas já estão disponíveis aqui. Caso tenho interesse em uma informação adicional, opte por dar continuidade a um tópico já existente e relacionado com o tema.

Edintruder
03/08/2009, 23:31
Perola negra, bem vindo ao fórum. O caso não é ser mirim ou expert, mas ajudar com o que sabe.

Faz como o rogério disse, pesquisa antes de abrir novo tópico e o que tiver dúvida basta usar um tópico relacionado ou daí sim abre novo tópico.

fverna
04/08/2009, 10:46
Flávio,

A 3º foto é a do acoplamento com a CT?
Foi instalada alguma luvas estriada para permitir movimento longitudinal no eixo?

Qual é o angulo limite para a instalação de cruzetas?
Em quanto tempo a "vibração" dessa adaptação traria problemas?
Onde seriam os problemas? No ponto mais fraco do sistema?
(no próprio cardan, CT ou diferencial dianteiro)

Olá Thelmo,

a 3ª foto é sim do acoplamento com a CT.

Eu INFELIZMENTE não tenho muito conhecimento deste sistema, por isso estou pedindo ajuda dos colegas e em especial ao Walter Casitta, pois ele aparenta ter um ótimo conhecimento do sistema.

O que posso dizer é relacionado ao uso, fiz uma trilha onde tinha muito barro e agua, por isso entrou um pouco na cabine e tive que tirar a forração do assoalho para lavar a rodei uns dias sem ela, aproveitei para prestar mais atenção aos barulhos produzidos em baixo do carro e nada de barulhos ou vibrações, o unico barulho é um nheco-nheco que parece ser um rolamento que foi pro beleléu, do mais, nada a reclamar, o 4x4 esta normal e sem estalos ou qualquer outra anomalia, tirando as explicações do nosso amigo Walter, não tenho reclamações sobre a adaptação que esta me atendendo muito bem, POR ENQUANTO.

O cara que me vendeu, usou o mesmo discurso que o aplicado em vc, agora resta saber se é verdadeira ou não, inclusive, liguei pro vendedor e falei o que eu tinha escutado referente a esta adaptação e ele disse que se der algum problema comprovado que foi devido a adaptação ele arca com as despesas, disse tb estar no ramo há 27 anos e que se não souber o que esta vendendo, ele para de trabalhar.

WALTER CASITTA, por gentileza, se puder tb tirar as duvidas do colega, ficamos ambos satisfeitos.

Abraço e qualquer outra duvida relacionado a peça, por favor, fique a vontade em perguntar, e desculpe-me pela extensão do texto.

Flávio

fverna
04/08/2009, 10:51

Perola Negra,

Seja bem vindo ao melhor forum sobre 4x4.

Também tive e ainda tenho muitas dificuldades de comunicação e entendimento com as pessoas que chegaram antes de mim e já adquiriram conhecimentos a mais que eu, a unica coisa que te aconselho é ser humilde em dizer que não entendeu ou que não entende, todos aqui tem paciencia o sulficiente para lhe explicar melhor.

Palavra chave: humildade, educação, paciencia, respeito e muita leitura.

Espero poder compartilhar com vc o que aprendi com esta galera que é nota 1000 e também aprender com vc que deve tb saber algumas coisas, assim como eu.

Abraço,

Flávio

Bandinho
04/08/2009, 17:42
Raposo, em março/09, troquei a bolacha do cardã dianteiro da minha Ranger, comprei da Maxpeças de BH, 500,00+32,00(frete)+35,00(torneiro)+ 50,00(mecânico). O serviço de torno foi feito aqui em Friburgo mesmo, já rodei +- 10.000km até agora sem problema algum. O mecânico colocou tb um pino pra engraxar a bolacha.
Abs

Edintruder
04/08/2009, 18:00
Pra terem uma idéia, a minha Ranger está pra vender e recentemente troquei o bolachão. Pra minha infelicidade, alguém "experimentou" o 4x4 e deve ter manobrado em 4x4 em piso firme. Resultado, moeu o diferencial traseiro! Na verdade quebrou o o pino que prende as satélites. Infelizmente retirei do picareta que estava à venda tarde demais. Quando o meu amigo entregou a Ranger na outra revenda, o vendedor me ligou imediatamente dizendo que tinha um barulho estranho embaixo dela. O meu amigo me disse isso, mas achei que fosse o cardam, apenas.

Resultado, R$720,00 do kit de planetárias e satélites.

Raposo
04/08/2009, 18:12
Raposo, em março/09, troquei a bolacha do cardã dianteiro da minha Ranger, comprei da Maxpeças de BH, 500,00+32,00(frete)+35,00(torneiro)+ 50,00(mecânico). O serviço de torno foi feito aqui em Friburgo mesmo, já rodei +- 10.000km até agora sem problema algum. O mecânico colocou tb um pino pra engraxar a bolacha.
Abs
Correto, Bandinho!
Entretanto, achei mais vantagem colocar o eixo dianteiro completo, original, plug and play, por R$ 771,00. Para mim foi mais viável porque não tenho torneiro de confiança para fazer o serviço.
Abraços.

rogeriomasih
04/08/2009, 19:30
salvo engano, um dos colegas narrou em outro tópico - faz bastante tempo - que lubrificou o bolachão com o uso de uma seringa através de uns orifícios existentes no mesmo.

Foi isso ou entendi errado?

Bandinho
04/08/2009, 20:02
Tb dá certo Rogério só q o tal orifício fica na frente do bolachão, ou seja é preciso sacar o cardã. O pino de lubrificação q o mecânico colocou vc não precisa tirar o cardã.
Abs

TylerNTL
04/08/2009, 21:19
Olá Thelmo,

a 3ª foto é sim do acoplamento com a CT.

Eu INFELIZMENTE não tenho muito conhecimento deste sistema, por isso estou pedindo ajuda dos colegas e em especial ao Walter Casitta, pois ele aparenta ter um ótimo conhecimento do sistema.

O que posso dizer é relacionado ao uso, fiz uma trilha onde tinha muito barro e agua, por isso entrou um pouco na cabine e tive que tirar a forração do assoalho para lavar a rodei uns dias sem ela, aproveitei para prestar mais atenção aos barulhos produzidos em baixo do carro e nada de barulhos ou vibrações, o unico barulho é um nheco-nheco que parece ser um rolamento que foi pro beleléu, do mais, nada a reclamar, o 4x4 esta normal e sem estalos ou qualquer outra anomalia, tirando as explicações do nosso amigo Walter, não tenho reclamações sobre a adaptação que esta me atendendo muito bem, POR ENQUANTO.

O cara que me vendeu, usou o mesmo discurso que o aplicado em vc, agora resta saber se é verdadeira ou não, inclusive, liguei pro vendedor e falei o que eu tinha escutado referente a esta adaptação e ele disse que se der algum problema comprovado que foi devido a adaptação ele arca com as despesas, disse tb estar no ramo há 27 anos e que se não souber o que esta vendendo, ele para de trabalhar.

WALTER CASITTA, por gentileza, se puder tb tirar as duvidas do colega, ficamos ambos satisfeitos.

Abraço e qualquer outra duvida relacionado a peça, por favor, fique a vontade em perguntar, e desculpe-me pela extensão do texto.

Flávio

Baseado nos realatos, visita a oficina de cardan e nos pedaços do meu próprio cardan dianteiro seguem algumas reflexões:

-Concordo com Edintruder adaptar cruzetas é mais caro e provavelmente mais frágil que o substituir o bolachão. Vai por baixo umas três peças mais complexas e, teoricamente, caras que os pedaços que tenho nas mãos.

-Na minha interpretação a adaptação com cruzetas não irá danificar o diferencial dianteiro (DD) nem a CT. O ângulo de trabalho e o esforço imposto a CT e ao DD, será o mesmo do sistema com homocinética.

-O sistema com a adaptação de cruzetas apresenta o inconveniente da lubrificação a cada 5k km e, na minha opinião durará, muito menos que os 150k km que temos visto o sistema com homocinéticas aquentar.

-Manuseando uma junta com cruzetas fica claro o esforço imposto ao sistema devido ao angulo em qualquer junta. Ela é proporcional a velocidade e ao angulo e força o sistema no sentido de colocar os eixo com angulo de 0º

Dúvidas:
-Qual o angulo de trabalho máximo permitido às cruzetas?
-Qual o angulo entre os eixo da CT e do DD?
-A opção da ford por homocinética não pode ser mais econômica do que técnica?
-Não medi o angulo dos eixos (CT x DD) mas estimo em aproximadamente 10º. Por que não projetar o carro com um angulo menor? Resultando em menos esforços aos retentores e rolamentos e consequentemente mais durabilidade às peças?

Edintruder
04/08/2009, 21:39
As cruzetas possuem 100% da sua resistência de 0 a 5°, acima disso ela começa a entrar num diagrama de redução de resistência. Em relação à lubrificação, basta usar uma cruzeta blindada que dispensa a lubrificação. Quando mexi na minha, a cruzeta que liga no diferencial dianteiro está com excelente estado, coloquei mais graxa nela pois estava fora e foi fácil desmontar, porém mesmo debaixo d'água ela não perdeu a graxa original.
Eu mesmo havia lubrificado a homocinética, porém foi há uns 20.000km atrás. O que estragou não foi o sistema de esferas, mas o engrezado e acoplamento no espigão.

Raposo
05/08/2009, 18:31
Baseado nos realatos, visita a oficina de cardan e nos pedaços do meu próprio cardan dianteiro seguem algumas reflexões:

-Concordo com Edintruder adaptar cruzetas é mais caro e provavelmente mais frágil que o substituir o bolachão. Vai por baixo umas três peças mais complexas e, teoricamente, caras que os pedaços que tenho nas mãos.

-Na minha interpretação a adaptação com cruzetas não irá danificar o diferencial dianteiro (DD) nem a CT. O ângulo de trabalho e o esforço imposto a CT e ao DD, será o mesmo do sistema com homocinética.

-O sistema com a adaptação de cruzetas apresenta o inconveniente da lubrificação a cada 5k km e, na minha opinião durará, muito menos que os 150k km que temos visto o sistema com homocinéticas aquentar.

-Manuseando uma junta com cruzetas fica claro o esforço imposto ao sistema devido ao angulo em qualquer junta. Ela é proporcional a velocidade e ao angulo e força o sistema no sentido de colocar os eixo com angulo de 0º

Dúvidas:
-Qual o angulo de trabalho máximo permitido às cruzetas?
-Qual o angulo entre os eixo da CT e do DD?
-A opção da ford por homocinética não pode ser mais econômica do que técnica?
-Não medi o angulo dos eixos (CT x DD) mas estimo em aproximadamente 10º. Por que não projetar o carro com um angulo menor? Resultando em menos esforços aos retentores e rolamentos e consequentemente mais durabilidade às peças?
Ainda tem a situação da roda livre. A Natasha fica com o cardã dianteiro rodando direto, mesmo sem o 4X4 acionado.
Abraços.

fverna
06/08/2009, 17:36
Olá Walter,

Estou ansioso por por sua analise.

Estamos aguardando seu pronunciamento.

Abraço,

Flávio

Walter L. L. Casitta
06/08/2009, 20:50
Olá Walter,

Estou ansioso por por sua analise.

Estamos aguardando seu pronunciamento.

Abraço,

Flávio

Flávio, me desculpe. Eu não estava acompanhando o tópico.

Pela foto, me parece que os caras que montaram o eixo não esqueceram da luva estriada de que falei e que é imprecindivel. Na verdade não da pra ver na foto, mas tem pino de lubrificação lá que deve ser pra engraxar a luva.

O seu problema agora fica por conta da vibração que a junta universal gera trabalhando naquele ângulo e foi por esse motivo que a Ford fez a opção por uma junta CV. Na Ranger até 2000 que tem roda livre isso não seria tão problemático já que em 4x2 o eixo não gira, mas nas Ranger a partir de 2000 o eixo gira contantemente a vibração pode incomodar bastante e até diminuir a vida do rolamento e rententor da CT...

fverna
07/08/2009, 11:28
Flávio, me desculpe. Eu não estava acompanhando o tópico.

Pela foto, me parece que os caras que montaram o eixo não esqueceram da luva estriada de que falei e que é imprecindivel. Na verdade não da pra ver na foto, mas tem pino de lubrificação lá que deve ser pra engraxar a luva.

O seu problema agora fica por conta da vibração que a junta universal gera trabalhando naquele ângulo e foi por esse motivo que a Ford fez a opção por uma junta CV. Na Ranger até 2000 que tem roda livre isso não seria tão problemático já que em 4x2 o eixo não gira, mas nas Ranger a partir de 2000 o eixo gira contantemente a vibração pode incomodar bastante e até diminuir a vida do rolamento e rententor da CT...

Olá Walter, obrigado por sua opinião que julgo ser muito importante para mim e outros que estão acompanhando este tópico.

Então a tal luva estriada existe na minha peça, é isso?

Eu acho que o meu cardã, apesar de não ter roda livre manual, não gira quando em 4x2, tendo em vista que, quando estava com a peça original sem lubrificação, fazia barulho só quando acionado o 4x4 e não quando em 4x2, vou ver isso hoje.

Obrigado!

Flávio

Rogerrm
07/08/2009, 14:44
Olá Walter, obrigado por sua opinião que julgo ser muito importante para mim e outros que estão acompanhando este tópico.

Eu acho que o meu cardã, apesar de não ter roda livre manual, não gira quando em 4x2, tendo em vista que, quando estava com a peça original sem lubrificação, fazia barulho só quando acionado o 4x4 e não quando em 4x2, vou ver isso hoje.

Obrigado!

Flávio

O carda assim como todo o conjunto móvel dianteiro está sempre girando...

Raposo
07/08/2009, 16:20
O carda assim como todo o conjunto móvel dianteiro está sempre girando...
:discordo: Só nas Ranger's acima de 2000. Abaixo deste ano, o cardã só roda se a tração dianteira estiver engatada.
abraços

Walter L. L. Casitta
08/08/2009, 20:03

Obrigado!

Flávio

Não dá para ver mais eu acho que está lá.

Como disse o Rogerrm em todas a partir de 2000 o eixo roda sempre e esse é o outro problema. Vai vibrar mais forte o menos em determinadas velocidades.

Elém disso se não rodasse também não teria dado problema e você não teria que consertar...

TylerNTL
08/08/2009, 20:22
Hoje fui procurar pelo cardan nas lojas de peças. Na primeira que entrei ofereceram um cardan paralelo com uma cruzeta no lugar da Homocinética. A diferença para a peça do Fverna era que a cruzeta não estava imediatamente após a CT, ela era afastada uns 15 cm da CT. Mas basicamente era a mesma coisa. Tinham a coifa também por R$ 80.

Pergunta:
Aparentemente o único problema na minha homocinética é a parte de dentro do bolachão que está um pouco desgastada. Não seria possível eu aumentar um pouco os espaços destinados a alojar as esferas e remontar a homocinética com esferas um pouco maiores?

Rogerrm
09/08/2009, 01:34
:discordo: Só nas Ranger's acima de 2000. Abaixo deste ano, o cardã só roda se a tração dianteira estiver engatada.
abraços

Eu me referi a Ranger dele....2000++

rogeriomasih
09/08/2009, 10:46
HPergunta: Aparentemente o único problema na minha homocinética é a parte de dentro do bolachão que está um pouco desgastada. Não seria possível eu aumentar um pouco os espaços destinados a alojar as esferas e remontar a homocinética com esferas um pouco maiores?

seria um trabalho similar a recondicionar uma junta homocinética convencional.

Fiz na minha e não ficou bom, mas, com certeza, um dos problema foi o mecânico que fez o serviço.

fverna
10/08/2009, 12:12
Não dá para ver mais eu acho que está lá.

Como disse o Rogerrm em todas a partir de 2000 o eixo roda sempre e esse é o outro problema. Vai vibrar mais forte o menos em determinadas velocidades.

Elém disso se não rodasse também não teria dado problema e você não teria que consertar...

Olá Walter,

Vou contar o que aconteceu com a minha:

Fui fazer o curso do João Gaiotto, depois que passamos no atoleiro (ultima parte do curso), estava acionado o 4x4 reduzida, sai do atoleiro e continuei acionado, dai começou a fazer um barulho como estalos fortes, alguém falou "sua cruzeta já era", dai desliguei o 4x4 e segui o resto do pequeno percurso em 4x2 sem barulho algum, rodei uns 2 dias e fui fazer freios. Com a Branquela no elevador, acionei o 4x4 e engatei segunda e deixei rodar com as rodas no ar, o barulho vinha de dentro da homocinetica.

Rodei mais alguns dias sem o cardãn (começei a pesquisar), achei o cardãn, coloquei no lugar e estou rodando até hoje.

Agora minha duvida é pq quando estava ruim fazia barulho só quando acionado o 4x4 e não fazia em 4x2, sendo que verifiquei e realmente ele gira sempre, independente se exta traçado ou não?

Obrigado!

Rogerrm
10/08/2009, 13:04
Agora minha duvida é pq quando estava ruim fazia barulho só quando acionado o 4x4 e não fazia em 4x2, sendo que verifiquei e realmente ele gira sempre, independente se exta traçado ou não?

Obrigado!

Talvez so fazia barulho em 4x4 pq a CT faz o cardâ girar de "qualquer maneira", já em 4x2 o cardâ girava "sozinho" sem forçar nada...

Talvez, talvez... Quem pode dizer o que pode ter acontecido é o Walter e o Edintruder...

Walter L. L. Casitta
10/08/2009, 13:27
Talvez so fazia barulho em 4x4 pq a CT faz o cardâ girar de "qualquer maneira", já em 4x2 o cardâ girava "sozinho" sem forçar nada...

Talvez, talvez... Quem pode dizer o que pode ter acontecido é o Walter e o Edintruder...

É isso aí, o barulho é mais forte se tiver carga no eixo...

Alex Lebal Sartorio
21/08/2009, 21:42
Boa Noite senhores,

É um prazer poder estar fazendo o primeiro contato c vcs deste incrível fórum. Adquiri meu sonho de consumo, uma viatura Ranger 2.8 CD 4x4 a uns 11 meses (hilário: saí de um Gol 1.0) e desde meses antes da compra fico surfando neste fórum que me foi, e está sendo, muito útil.
Bem, estou exatamente com o problema relatado aki: Homocinética do cardã dianteiro com folga e estalos qnd tracionada.

Observei que as opções são um nova peça (cardã, homoc. e cruzeta) ou recondiciona-la. Pelo histórico deste tópico estou avaliando a possibilidade de comprar uma nova peça: claro, original e não na autorizada (aqui em vix -es 2.600,00).

Peço a gentileza de me informarem locais (nome, tel ou site) onde posso adquirir essa peça, original porem com preços mais atrativos. rs

Tanto aki em Vitória como em qqr local do Brasil... acho q, mesmo com o frete, será muito mais barato q a autorizada.

Grato pela atenção e muito mais pelo serviços aki prestados... apesar de ter certeza q isso é um prazer p todos..

cbridi
21/08/2009, 22:45
Peço a gentileza de me informarem locais (nome, tel ou site) onde posso adquirir essa peça, original porem com preços mais atrativos. rs

Bem-vindo!

No primeiro post deste tópico tem o link para o site da Superpeças de São Borja-RS. Já comprei várias itens com eles, tudo sempre foi de acordo, sem surpresas.

[]'s

Alex Lebal Sartorio
22/08/2009, 09:17
Obrigado pela boa vinda..

Entrei em contato com o Pessoal da Superpeças e durante a conversa descobri q eles possuem a homocinética inclusive com a coifa.

O cardã e a homocinética da viatura já estão desmontados e concluí q o problema é nela.
será q vale a pena trocar apenas a homocinetica? mesmo sendo original, segundo o pessoal da Superpeças, será q eu teria problema com o balanceamento?

Saudações,

cbridi
22/08/2009, 11:27
Há opiniões divergentes sobre o assunto, estão em algum tópico do fórum. Caso não estejam neste tópico, use o Google para pesquisar (veja como aqui (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=8708)). Lembre-se que trocando o cardã completo, você estará levando um conjunto totalmente novo, sem necessidade de balancear, com cruzeta, coifa e homocinéticas 0Km.

[]'s

Edintruder
22/08/2009, 12:09
Alex, comprei recentemente com o Sergio essa homocinética, mandei num torneiro e ele trocou as homocinéticas. Ficou perfeitamente alinhado, porém não fiz balanceamento e não sei como ficou pois não andei com a Ranger depois que coloquei o cardam de volta. Ficou na revenda.

Walter L. L. Casitta
22/08/2009, 12:17
Aqui em BH custa R$70,00 pra colocar e balancear. Mesmo assim prefiro pagar R$150,00 a mais pelo eixo novo completo...

Raposo
24/08/2009, 15:04
Obrigado pela boa vinda..

Entrei em contato com o Pessoal da Superpeças e durante a conversa descobri q eles possuem a homocinética inclusive com a coifa.

O cardã e a homocinética da viatura já estão desmontados e concluí q o problema é nela.
será q vale a pena trocar apenas a homocinetica? mesmo sendo original, segundo o pessoal da Superpeças, será q eu teria problema com o balanceamento?

Saudações,
Alex, bem vindo.
Se você não tem um torneiro de confiança, que saiba fazer o serviço, melhor comprar o conjunto novo. Comprei na superpeças (original DANA Argentina) e até agora e só alegria.
Abraços.

Anthoniusnikos
24/08/2009, 15:18
As chances são maiores para as cruzetas das homocinéticas apresentarem problemas, mas também pode ser folga ou dente quebrado de alguma emgrenagem do diferencial(dianteiro), ou nos semi-eixos, e até nas engrenagens dos cubos. Concordam ?
Com relação ao eixo dianteiro, das Ranger > 2000, rodar mesmo em 4x2, acho uma involução dos engenhocos da Foidi. Concordam ?
Seja Bem-vindo Alê !
Abs
Anthon

TylerNTL
24/08/2009, 21:14
As chances são maiores para as cruzetas das homocinéticas apresentarem problemas, mas também pode ser folga ou dente quebrado de alguma emgrenagem do diferencial(dianteiro), ou nos semi-eixos, e até nas engrenagens dos cubos. Concordam ?
Com relação ao eixo dianteiro, das Ranger > 2000, rodar mesmo em 4x2, acho uma involução dos engenhocos da Foidi. Concordam ?
Seja Bem-vindo Alê !
Abs
Anthon

Não entendo porque ao invés de projetar uma caminhonete que fica arrastando eixo ou um sistema qualquer (elétrico, pneumático, alienígena) para acionar as RL´s simplesmente não colocam uma RL automática tipo essas da AVM.

Dar ré por alguns metros depois de usar a tração é tão ruim assim?
E se esquecer dessa operação, também não tem problema pq na primeira ré em 4x2 ela também desengata!

Só não coloquei uma dessas na Ranger pq nas 2001 em diante tem que trocar mais uma porrada de coisa no eixo dianteiro para dar certo.

fverna
02/09/2009, 16:31
PessoALL,

Há algum tempo atras troquei o meu cardãn de tração por uma outra peça com adaptação saindo a homocinetica e entrando cruzeta.

A peça foi condenada pelo forista Walter Cassita, com a devida explicação que concordei e assinei em baixo, obrigado Walter.

O que acontece é que como isso ficou na minha cabeça, pensei, vou dar uma olhada como esta a minha peça antiga. Desmontei, limpei e cheguei na seguinte conclusão: Como não forçei, ouvi o barulho e já não usei o carro mais, até saber o que tinha acontecido, descobri que a peça só estava cheia de terra, que como a coifa estava estourada, entrou terra e fez barulho.

Agora que a peça se mostra em ótimo estado, gostaria de reconstrui-la para instalar de volta no meu carro, apesar de não ter tido problema algum com a peça anterior.

DUVIDAS:

Qual graxa devo utilizar para montar a peça novamente?

Onde posso conseguir uma coifa para subistituir a estragada?

Como faço para tirar as sobras da antiga coifa e instalar a nova?

Se alguém que já o serviço puder dar uma luz, fico muito agradecido.

Segue fotos da peça desmontada (só do bolachão).

PS: Desculpem-me as fotos ficaram péssimas, mas a culpa foi do celular hehe

Abraço,

Flávio

TylerNTL
02/09/2009, 20:36
PessoALL,

DUVIDAS:

Qual graxa devo utilizar para montar a peça novamente?

Onde posso conseguir uma coifa para subistituir a estragada?
A coifa é vendida separadamente por uns R$ 90,00, ela tem uma parte de metal onde vão os parafusos que prendem o bolachão na CT.

Como faço para tirar as sobras da antiga coifa e instalar a nova?

Até onde sei a coifa é presa pelos mesmos 06 parafusos que prendem o bolachão na CT.
Seria simplesmente usar uma chave de fenda para separar a coifa velha deixar tudo (esferas, engrenagem e esse cilidro) no lugar, montar a coifa nova sem apertar os parafusos, injetar a graxa certa e apertar os parafusos.

É mesmo simples assim?!

Edintruder
02/09/2009, 22:10
Sim. É muito simples.
O que desgasta é a ponta estriada e as ranhuras internas que acoplam no eixo. As esferas e cavas não dão problemas, mesmo com areia.

TylerNTL
03/09/2009, 05:48
Apareceu uma viagem para Buenos Aires!

Realmente consigo comprar peças para Ranger lá por um preço beeem melhor?

Gostaria de comprar um cardan dianteiro novo e, dependendo do preço, um motor de acionamento da tração e um módulo de controle da tração(esse só se for por ninharia!).

Onde procurar por essas peças em BA?

Gostaria de conseguir as peças aproximadamente pelos seguintes preços:
Cardan dianteiro por R$ 500
módulo de acionamento R$ 100
motor da tração R$ 200

É possível ou estou muito otimista?

fverna
03/09/2009, 11:57

Gostaria de comprar um cardan dianteiro novo e, dependendo do preço, um motor de acionamento da tração e um módulo de controle da tração(esse só se for por ninharia!).

motor da tração R$ 200

Para cardan, segue o link: http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-58852934-_JM (http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-58852934-_JM)

Aconselho o mercado livre para compras, por não ter contato de lojas.

Se quiser tb aproveitar a viagem, o que vale muito a pena por lá que é barato é o som original my conection com bluetooth, vai pagar uns 300 reais no maximo.

Abraço,

Flávio

fverna
03/09/2009, 14:38
ACHEI TB O MÓDULO DO 4X4, SEGUE O LINK:

http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-53940262-ford-ranger-unidad-de-mando-del-4x4--_JM (http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-53940262-ford-ranger-unidad-de-mando-del-4x4--_JM)

SÓ TENHA CERTEZA QUE É DA RANGER MESMO, NO ANUNCIO DIZ QUE SIM, MAS A PEÇA É CANADENSE, NÃO SEI SE PROCEDE.

ABRAÇO E BOA SORTE!

FLÁVIO

Edintruder
03/09/2009, 20:44
Procura alguma concessionária Ford e compra direto.

TylerNTL
03/09/2009, 20:44
ACHEI TB O MÓDULO DO 4X4, SEGUE O LINK:

http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-53940262-ford-ranger-unidad-de-mando-del-4x4--_JM (http://articulo.mercadolibre.com.ar/MLA-53940262-ford-ranger-unidad-de-mando-del-4x4--_JM)

SÓ TENHA CERTEZA QUE É DA RANGER MESMO, NO ANUNCIO DIZ QUE SIM, MAS A PEÇA É CANADENSE, NÃO SEI SE PROCEDE.

ABRAÇO E BOA SORTE!

FLÁVIO

A peça deve ser essa mesmo. A minha tem a inscrição Made in Canada.

cbridi
03/09/2009, 22:08

motor da tração R$ 200

Não sei em Buenos Aires, mas em Posadas (norte da Argentina - fronteira com Paraguai) eu tenho certeza que na concessionária é mais barato que no mercado paralelo. Portanto, não deixe de conferir os preços nas concessionárias e não deixe de pechinchar!

[]'s

TylerNTL
04/09/2009, 22:23

motor da tração R$ 200

+2 peças para procurar em BA...

motor da tração R$ 200
Bucha de fixação da lanterna R$ 0,5
Pescador do tanque R$ 3,20

Anthoniusnikos
05/09/2009, 02:56
Como a coisa está meio Russa por lá, os preços nas concessionárias devem estar melhor que por aquí.
Abs
Anthon

Edintruder
06/09/2009, 11:24
Em relação ao meu cardam dianteiro, digo, da Ranger, (eheheheh) ficou muito bom, sem ressonâncias ou vibrações. Cheguei a andar a 140km/h tudo bem sereno.

Raposo
08/09/2009, 14:55
Cheguei a andar a 140km/h tudo bem sereno.
Edin, aproveitando a "carona" e sendo que os motores de nossas pkp's são iguais, já conseguiste passar dos 140 km/h, porque foi o máximo que consegui com a Natasha, mesmo com volta na BI.
Abraços.

Edintruder
08/09/2009, 19:27
Raposo, isso é sinal de desgaste na BI ou bicos. A minha quando comprei chegava rapidinho nos 165km/h, hoje pára nos 150km/h mesmo com 3 voltas aberta...
Isso chama-se idade e kilômetros de uso...

cycloar
09/09/2009, 09:05
Moçada

Fiz uma viagem de +- 800 km com a minha pkp

Show de bola, primeira viagem longa e gostei muito.... mas tem uma coisa q me encafifou

Em linha reta ela tem uma leve vibração, como se fosse a bomba da direcao hidraulica trabalhando forçado... irrita um pouco, mas qdo tinha curva para a direita ela parava, ficava silenciosa.... ja em linha reta ou para a esquerda a vibracao continuava....

pode ser o cardam? desbalanceado ou algo do genero?

grato

Raposo
09/09/2009, 15:19
Raposo, isso é sinal de desgaste na BI ou bicos. A minha quando comprei chegava rapidinho nos 165km/h, hoje pára nos 150km/h mesmo com 3 voltas aberta...
Isso chama-se idade e kilômetros de uso...
Valeu, Edin. Quando eu tiver tempo ($$$$), levo no bombista para uma revisão.
Abraços.

TylerNTL
10/12/2010, 00:48
Vou confessar um sacrilégio que cometi mesmo lendo a analisando todos os avisos:
Quando meu cardan apresentou problema pela segunda vez tirei o bolachão e soldei uma cruzeta no lugar.

Lubrifiquei ele a cada 5k km e ele tem funcionado bem já a uns 30k km. Na última lubrificação apareceu uma pequena folga na luva até então eu não tinha notado vibração mas desde essa inspeção eu fiquei cismado que ela está vibrando quando passo de 120km/h.

Comprei um cardan original novo no ML já estou ele em mãos e vou instalar no FDS. Duvidas:
-O cardan novo vem com graxa na homocinética certo?

-É só aparafusar aquele monte de parafusos no bolachão e os 04 que prendem a cruzeta nas pecinhas em forma de U? Preciso de algum cuidado especial para grantir que ele está alinhado?

-Apesar da pequena folga diagnosticada eu acredito que a vibração que eu percebo tem uma forte componente psicossomática. E dessa forma acredito que ele atenderia muito bom uma Ranger com RL ou quem sabe algum outro 4x4 que use RL. Para que outras viaturas esse cardan serviria? (troller? S10?)

TylerNTL
10/12/2010, 20:55
Algum dos colegas que já trocaram o cardan dianteiro poderiam confirmar se a homocinética já vem com graxa?

Ou é preciso colocar graxa pelo furinho na frente do bolachão?

Edintruder
10/12/2010, 21:06
Deve vir com graxa sim. Mas não custa soltar a capa metálica que prende na coifa da homocinética e conferir.

TylerNTL
11/12/2010, 13:35
Veio com graxa. Instalei hoje de manhã.

A folga do cardan adaptado com cruzeta é = 0, tanto nas cruzetas quanto na luva. De forma que até agora a troca foi mais por capricho meu do que por necessidade.

Na semana vou para estrada ver se tem alguma diferença.

klemba
11/12/2010, 13:58
Também comprei o meu cardã com o Sérgio, muito tranquilo, troquei em casa mesmo e tudo certo.

F. Andrade
13/01/2011, 19:29
Boa noite rangeiros de plantão, preciso de informações a respeito de preço e tel de quem vende ( e despacha ) o cardan dianteiro da ranger 4x4. A minha tbem é 99 e usa RL.
Se puderem ajudar agradeço.

TylerNTL
13/01/2011, 19:46
Boa noite rangeiros de plantão, preciso de informações a respeito de preço e tel de quem vende ( e despacha ) o cardan dianteiro da ranger 4x4. A minha tbem é 99 e usa RL.
Se puderem ajudar agradeço.

Mandei os contatos do Sérgio Aquino via MP

F. Andrade
13/01/2011, 20:46
Muito obrigado Tyler, é bom poder contar com a presteza dos colegas do fórum.

Matagato
08/03/2011, 18:56
Alguém ja tentou adatar outra homocinética no cardam da ranger?

Tipo, homocinética de santana, gol etc?

Marcelo Fisherman
22/07/2011, 16:46
Buenas Pessoal!!!

Minha Ranger começou com a bendita vibraçao do cardan dianteiro.... a 80kms em alguns momentos parece sininhos de natal que atormentam as ideias. Enfim, fui atras de socorro nas oficinas e fiquei ainda mais perdido... e mais uma vez peço socorro a voces.

Bom...na primeira oficina foi ate engraçado!!! Segundo o responsavel ele iria tirar o cardan e levar para um terceiro consertar e isso ficaria em R$ 1400,00.... Imagino que esse "consertar" seja trocar a homocinetica pela cruzeta.... Mesmo assustado perguntei por quanto ficaria para trocar o cardan dianteiro por um novo e tive a hilariante oferta de R$ 4500,00!!!! ahahahahahhahahahahah Juro que eh verdade!!!!!! Enfim, disse que ia ali e ja voltava!!!

Dai resolvi procurar uma oficina especializada em Cardan.... e logo de inicio o responsavel sugeriu a adaptaçao da homocinetica pela cruzeta cobrando o valor de R$ 650,00.... Confesso que foi menos traumatizante!!!!

Mas ficam alguns receios... Essa adaptaçao de homocinetica para cruzeta eh segura???? ou poderia gerar algum outro tipo de problema no sistema de traçao com o tempo???? Ando em areas muito isoladas com muitos trechos de areia e qualquer problema que venha a ter, tenho que caminhar alguns kms para conseguir socorro.

Caso exista resitriçoes para essa adaptaçao.... Estou pensando tambem na possibilidade de comprar um Cardan do Sergio e pagar somente a instaçao aqui no ES.... Alguem poderia me passar os contatos dele?

Desde ja agradeço.

Forte abraço a todos,

Marcelo

Walter L. L. Casitta
22/07/2011, 17:07
Buenas Pessoal!!!

Minha Ranger começou com a bendita vibraçao do cardan dianteiro.... a 80kms em alguns momentos parece sininhos de natal que atormentam as ideias. Enfim, fui atras de socorro nas oficinas e fiquei ainda mais perdido... e mais uma vez peço socorro a voces.

Bom...na primeira oficina foi ate engraçado!!! Segundo o responsavel ele iria tirar o cardan e levar para um terceiro consertar e isso ficaria em R$ 1400,00.... Imagino que esse "consertar" seja trocar a homocinetica pela cruzeta.... Mesmo assustado perguntei por quanto ficaria para trocar o cardan dianteiro por um novo e tive a hilariante oferta de R$ 4500,00!!!! ahahahahahhahahahahah Juro que eh verdade!!!!!! Enfim, disse que ia ali e ja voltava!!!

Dai resolvi procurar uma oficina especializada em Cardan.... e logo de inicio o responsavel sugeriu a adaptaçao da homocinetica pela cruzeta cobrando o valor de R$ 650,00.... Confesso que foi menos traumatizante!!!!

Mas ficam alguns receios... Essa adaptaçao de homocinetica para cruzeta eh segura???? ou poderia gerar algum outro tipo de problema no sistema de traçao com o tempo???? Ando em areas muito isoladas com muitos trechos de areia e qualquer problema que venha a ter, tenho que caminhar alguns kms para conseguir socorro.

Caso exista resitriçoes para essa adaptaçao.... Estou pensando tambem na possibilidade de comprar um Cardan do Sergio e pagar somente a instaçao aqui no ES.... Alguem poderia me passar os contatos dele?

Desde ja agradeço.

Forte abraço a todos,

Marcelo

Não inventa que não vai funcionar. Um cardan novo custa menos de R$800,00. Tem pra vender até no mercado livre.

Costalonga
22/07/2011, 17:38
Buenas Pessoal!!!

Desde ja agradeço.

Forte abraço a todos,

Marcelo

Marcelo, já deu uma olhada no Antonio Auto Peças?
Tem muita coisa original lá e pela metade do preço e com uma condição de pagamento muito boa, dá uma corrida lá amanha cedo e ve.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Marcelo Fisherman
22/07/2011, 22:30
Marcelo, já deu uma olhada no Antonio Auto Peças?
Tem muita coisa original lá e pela metade do preço e com uma condição de pagamento muito boa, dá uma corrida lá amanha cedo e ve.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Fala André!!!

Voce diz a Antonio Auto de Cachoeiro????.... Estou em Vitoria, vou dar uma ligada amanha para ver se eles tem alguma coisa em relaçao ao preço do cardan.... Com a indicaçao do Walter dei uma olhada no ML e encontrei com bom preço... talvez seja pelo fato do vendedor estar proximo da Argentina.

Forte abraço,

Marcelo

Marcelo Fisherman
22/07/2011, 22:32
Não inventa que não vai funcionar. Um cardan novo custa menos de R$800,00. Tem pra vender até no mercado livre.

Realmente voce esta correto Walter... Sera o mais sensato para nao correr riscos. Encontrei um anuncio no ML por R$ 780,00 será esse danado mesmo!!! Confesso que estou ficando perdidinho com manutençao diesel aqui no ES... ok, que a manutençao diesel sempre foi mais cara, porem, as coisas por aqui andam assustadoras.

Trabalho fazendo imagens de pesca esportiva em praias do ES e BA... e na ultima viagem um dos selos da lateral do bloco vasou agua da refrigeraçao e nao tive outra alternativa a nao ser confiar o carro um unico mecanico existente no vilarejo em que eu estava. Como era um serviço de urgencia ele meio que sem graça cobrou R$ 60,00 (considerando caro) para fazer um reparo, uma vez que nao tinha a peça para trocar... em 3 horas me entregou o carro. Confesso que fiquei preocupado uma vez que teria que remover turbina e coletore nao tinha certeza de que tudo seria montado corretamente... porem, o carro ficou perfeito e consegui retornar ate a capital sem nenhum problema. Chegando aqui levei o carro a uma oficina especializada para realizar o mesmo serviço, porem, dessa vez trocando os selos lateriais e tambem ter uma certeza que montagem foi feita dentro dos padroes. Enfim, o serviço que da primeira vez foi realizado por R$60,00 passou a custar na segunda R$ 240,00, isso sem contar os R$ 20,00 de custo dos selos. Essa matematica eh de deixar qualquer um doido.

Bom.... voltando ao assunto do cardan... Procurei saber quanto irao me cobrar somente para instalaçao do cardan novo e me passaram o valor de R$ 600,00... o que voce acha disso????

Obrigado pela força.

Abraçao,

Marcelo

Costalonga
22/07/2011, 22:47
Fala André!!!

Voce diz a Antonio Auto de Cachoeiro????.... Estou em Vitoria, vou dar uma ligada amanha para ver se eles tem alguma coisa em relaçao ao preço do cardan.... Com a indicaçao do Walter dei uma olhada no ML e encontrei com bom preço... talvez seja pelo fato do vendedor estar proximo da Argentina.

Forte abraço,

Marcelo

Ai em Vitória não tem loja deles não?

Bom, de qualquer maneira ve direitim, deve ficar num preço bom.

Rapaiz, o cara que invento o tal do selo d'agua a mãe dele deve de tá na zona.
Porque não inventaram algo como um parafuso né, era só enroscar e tudo certo, mas não, fazem algo que corre o risco de soltar se não ficar bem colocado.

Por isso a importancia de um bom aditivo no radiador e a agua desmineralizada junto.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Marcelo Fisherman
22/07/2011, 23:12
Ai em Vitória não tem loja deles não?

Bom, de qualquer maneira ve direitim, deve ficar num preço bom.

Rapaiz, o cara que invento o tal do selo d'agua a mãe dele deve de tá na zona.
Porque não inventaram algo como um parafuso né, era só enroscar e tudo certo, mas não, fazem algo que corre o risco de soltar se não ficar bem colocado.

Por isso a importancia de um bom aditivo no radiador e a agua desmineralizada junto.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Entrei no site dele e so vi em Cachoeiro... mas ja da para ter uma luz, se tiver alguma por aqui eles me informam!!!

Quanto ao bendito do selo... sem eles nao teriamos a magica de fazer 20 contos renderem R$ 240,00 ahahahahahahha Pior sera trocar o da frente do bloco.... fiquei ate com medo de perguntar o valor do serviço!!!!

Abraçao,

Marcelo

Costalonga
23/07/2011, 10:18
Entrei no site dele e so vi em Cachoeiro... mas ja da para ter uma luz, se tiver alguma por aqui eles me informam!!!

Quanto ao bendito do selo... sem eles nao teriamos a magica de fazer 20 contos renderem R$ 240,00 ahahahahahahha Pior sera trocar o da frente do bloco.... fiquei ate com medo de perguntar o valor do serviço!!!!

Abraçao,

Marcelo

Você ainda tem sorte.

Um amigo meu tem uma Ranger igual a sua, só que Vinho, também 2005.
E por conta desse selo, ele gasto R$265,00 com junta de cabeçote e mais R$6.423,00 com os bicos injetores, fora a mão de obra disso tudo, e mais o gasto pra testar os bicos que estavam no carro.

Começou assim, o carro merejou uma agua, e ai descobriu que era o selo, mas como não tinha oficina perto agente coloco um durepoxi e fico chuchu beleza.
Ai ele mando trocar o selo, e quando ele tava andando o selo novo saiu fora, e o carro aqueceu de vez.
Por isso que eu falei, se fosse um parafuso, não teria nada disso, erá só enroscar e tudo certo.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Pequeno jr
23/07/2011, 13:39
Realmente voce esta correto Walter... Sera o mais sensato para nao correr riscos. Encontrei um anuncio no ML por R$ 780,00 será esse danado mesmo!!! Confesso que estou ficando perdidinho com manutençao diesel aqui no ES... ok, que a manutençao diesel sempre foi mais cara, porem, as coisas por aqui andam assustadoras.

Trabalho fazendo imagens de pesca esportiva em praias do ES e BA... e na ultima viagem um dos selos da lateral do bloco vasou agua da refrigeraçao e nao tive outra alternativa a nao ser confiar o carro um unico mecanico existente no vilarejo em que eu estava. Como era um serviço de urgencia ele meio que sem graça cobrou R$ 60,00 (considerando caro) para fazer um reparo, uma vez que nao tinha a peça para trocar... em 3 horas me entregou o carro. Confesso que fiquei preocupado uma vez que teria que remover turbina e coletore nao tinha certeza de que tudo seria montado corretamente... porem, o carro ficou perfeito e consegui retornar ate a capital sem nenhum problema. Chegando aqui levei o carro a uma oficina especializada para realizar o mesmo serviço, porem, dessa vez trocando os selos lateriais e tambem ter uma certeza que montagem foi feita dentro dos padroes. Enfim, o serviço que da primeira vez foi realizado por R$60,00 passou a custar na segunda R$ 240,00, isso sem contar os R$ 20,00 de custo dos selos. Essa matematica eh de deixar qualquer um doido.

Bom.... voltando ao assunto do cardan... Procurei saber quanto irao me cobrar somente para instalaçao do cardan novo e me passaram o valor de R$ 600,00... o que voce acha disso????

Obrigado pela força.

Abraçao,

Marcelo

R$ 600,00 pela mão de obra para a troca do cardãn ???

Puta merda eu não sei mesmo ganhar dinheiro.

Bixo, num dos carros que vieram da Transamazônica 2011 com o Sergio Hollanda estava com problema no Cardã dianteiro e o Serjão me pediu um apoio para realizar a manutenção desse carro aqui.

Aqui no DF existe uma oficina chamada CardanBras que tem competência ímpar e etc. Arrumaram o problema no cardãn do camarada (sendo que foi necessário retirá-lo e etc) foi feita a revisão do cardan traseiro e ao final a conta da mão de obra ficou em R$ 250,00

Edintruder
23/07/2011, 18:13
Pra colocar o cardan dianteiro, tu compra as ferramentas e coloca em casa em 1 hora de serviço.

Marcelo Fisherman
23/07/2011, 20:03
R$ 600,00 pela mão de obra para a troca do cardãn ???

Puta merda eu não sei mesmo ganhar dinheiro.

Bixo, num dos carros que vieram da Transamazônica 2011 com o Sergio Hollanda estava com problema no Cardã dianteiro e o Serjão me pediu um apoio para realizar a manutenção desse carro aqui.

Aqui no DF existe uma oficina chamada CardanBras que tem competência ímpar e etc. Arrumaram o problema no cardãn do camarada (sendo que foi necessário retirá-lo e etc) foi feita a revisão do cardan traseiro e ao final a conta da mão de obra ficou em R$ 250,00

Pois eh Pequeno!!! Essa esta sendo a realidade que tenho encontrado aqui no ES.... O lance de cobrarem R$ 4500,00 para fazer o serviço incluindo a peça, nao foi brincadeira.... aconteceu de verdade!!! Com isso, vamos vendo a importancia desse forum.

Abraçao,

Marcelo

Marcelo Fisherman
23/07/2011, 20:11
Pra colocar o cardan dianteiro, tu compra as ferramentas e coloca em casa em 1 hora de serviço.

Hoje entrei debaixo da danada para ver qual eh da bagaça!!! Parecia ate que sabia o que estava analisando!!!! aahahahahahahahhaha

Me perdoe a ignorancia Edintruder.... mas a minha pratica ate entao eh zero em manutençao!!! A troca seria somente a cruzeta e os parafusos da bolacha???? Nao existe nem um tipo de "regulagem" necessaria????

Forte abraço,

Marcelo

BRAVOECONOVEMBER
24/07/2011, 20:50
É... o Edin pode explicar melhor, mas pelo que já consegui verificar entrando debaixo do carro, entendendo muito pouco da Ranger, o pessoal por aí cobra tão caro que vale a pena se informar e meter a mão. O máximo que vai acontecer é não dar certo, já tá com problema não tá?

Marcelo Fisherman
24/07/2011, 21:43
É... o Edin pode explicar melhor, mas pelo que já consegui verificar entrando debaixo do carro, entendendo muito pouco da Ranger, o pessoal por aí cobra tão caro que vale a pena se informar e meter a mão. O máximo que vai acontecer é não dar certo, já tá com problema não tá?

Fala Bravo!!!

Ainda nao sei se terei disposiçao (coragem) para tentar trocar o cardan... afinal, para mim isso eh algo ainda desconhecido e fico com receio de num trabalho mal feito acabar gerando outro problema.

Mas ja eh uma luz saber um pouco mais como funciona esse reparo/trabalho e ao menos poder argumentar quando receber um orçamento como esses que andei recebendo. Penso que todos tem correr atras do seu sustento e isso vale tambem para os mecanicos e donos de oficinas, porem, se caboclo chegar sem o minimo conhecimento do problema que sua viatura tem para pedir um orçamento em muitas oficinas aqui do ES, ele esta eh morto, pois, o povo nao esta tendo dó no momento de formular os valores... sem duvida que nao podemos generalizar, logico que deve existir alguma por aqui que se possa confiar no trabalho e pagar valores justos, mas ainda nao encontrei.

So estou esperando o vendendor do ML informar o valor do transporte e estarei o pedido da peça e com ela e maos vou tentar arrumar uma outra oficina.

Abraçao,

Marcelo

Edintruder
24/07/2011, 23:42
para trocar o cardam tem que soltar e colocar 10 parafusos. Se achas justo pagar 60,00 por cada parafuso removido e recolocado, então pode pagar, mas é algum muito fácil de fazer. É tirar e colocar. Sem erro e sem ajustes.

Daniel.Shimomoto
13/02/2012, 15:16
Ressussitando tópico antigo...

O cardã da minha resolveu "dar as contas", mais precisamente o "bolachão".

Estou vendo de trocar e a titulo de curiosidade, liguei na Ford. R$3.336,00 a peça. É para rir da cara deles fala sério!

Um absurdo.

Edintruder
13/02/2012, 23:49
Shimomoto, eu paguei há 3 anos atras 480,00 com o Sérgio Aquino e mais 80,00 de torneiro.

Pequeno jr
14/02/2012, 11:27
Ressussitando tópico antigo...

O cardã da minha resolveu "dar as contas", mais precisamente o "bolachão".

Estou vendo de trocar e a titulo de curiosidade, liguei na Ford. R$3.336,00 a peça. É para rir da cara deles fala sério!

Um absurdo.

Shimo,

Quinta vou la na Cardanbras ver com eles. Se sábado eu estivesse aqui iria no H norte ver se achava um Cardan no jeito, mas estou indo para o RJ na sexta.

Daniel.Shimomoto
19/02/2012, 01:49
Shimomoto, eu paguei há 3 anos atras 480,00 com o Sérgio Aquino e mais 80,00 de torneiro.

Edin;

Valeu pelos preços! O Bolachão pelo que eu vi gira nessa faixa de preços. O engraçado é que nos EUA o cardã dianteiro da Ranger recondicionado custa tão caro quanto no Brasil!

Você que mexe bastante com maquinas já viu alguém retirar o bolachão, colocar uma flange no lugar, uma cruzeta e uma luva para dar o movimento necessário ao conjunto? To pensando em fazer isso com a minha e acabar com o bolachão de vez (e com sua coifa maldita que fura, a gente não ve que furou e arrebenta com tudo.

Pensei em fazer algo mais ou menos assim na minha. O Troller acho que usa este sistema, mas fico com medo de isso vibrar de maneira insuportável, mesmo balanceando o cardã! Se alguem tiver algum palpite...

Abs!!!!

TylerNTL
19/02/2012, 23:19
Dê uma olhada...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/60031-eixo-carda-dianteiro-da-ranger-2001-a-2.html#post1323995

Daniel.Shimomoto
19/02/2012, 23:59
Dê uma olhada...
http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/60031-eixo-carda-dianteiro-da-ranger-2001-a-2.html#post1323995

Tyler;

Foi inspirado na sua experiência que eu pedi ajuda da galera para pegar maiores informações.

Embora o Walter comente que a vibração venha de qualquer jeito, pela logica não deveria existir vibração pois a colocação de uma luva (que permita um movimento telescopico do cardã) cruzetas de boa procedência e um balanceamento dinamico de primeira, ao que tudo indica permite um funcionamento normal, até porque o angulo de trabalho é pequeno.

Em bauru (SP) existe uma empresa que faz cardãs da Ranger a base de troca. Coloca luva dupla para a colocação de DUAS cruzetas no lugar do bolachão. Cobram R$800,00 mas achei um tanto alto, ainda mais se levarmos em conta que se trata de uma modificacão, que por mais bem feita que seja é uma modificação.

Abs!!!

Edintruder
20/02/2012, 10:01
Daniel, o custo não vai compensar. O valor para colocar o garfo, espigão, luva, MO de torneiro e etc vai custar mais de 600,00 e corre o o risco de não ficar bom.

TylerNTL
20/02/2012, 11:42
Realmente um problema da adaptação é o custo, se na época tivesse conseguido o cardan por menos de R$1k não teria adaptado.

Desabafo:
O mercado de peças de Natal é ridículo de fraco e caro!
Nem me dispondo a pagar adiantado para incluir o cardan no próximo pedido eu conseguia por menos de R$ 1k.

Daniel.Shimomoto
20/02/2012, 13:39
Realmente um problema da adaptação é o custo, se na época tivesse conseguido o cardan por menos de R$1k não teria adaptado.

Desabafo:
Nem me dispondo a pagar adiantado para incluir o cardan no próximo pedido eu conseguia por menos de R$ 1k.

Edin e TylerNTL

Eu estou conseguindo a adaptação do cardã por coisa de R$400,00 (200 de peças e 200 de M/O - soldagem, balanceamento e alguma flange faltante) para fazer um serviço igual este

Desabafo:

Eu estou conseguindo a adaptação do cardã por coisa de R$400,00 (R$200,00 de peças - Nakata ou Spicer e R$200,00 de M/O - soldagem e balanceamento dinamico)

O serviço é para ficar igual este: http://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/60031-eixo-carda-dianteiro-da-ranger-2001-a-3.html#post948144

Um preparador sugeriu fazer algo com flange de cruzetas duplas, que tende a ficar melhor. Mas vou ver se arrumo. A grande coisa é que os cardãns custam mais de R$1000,00. Os do mercado livre que custam menos que R$1000,00 ou o vendedor é mal qualificado ou a procedência é duvidosa...

E Tyler fica tranquilo. Se o mercado de peças em Natal é ridiculo, na região de Marilia é medonho, especialmente para caminhonetes: As lojas só trabalham com marcas de terceira linha (atee ai tudo bem, muita gente compra) mas se você chegar numa autopeças e pedir marcas de primeira linha os imbecis nem se dão ao trabalho de ir atrás e te encomendar e trazer.

Abs!!!

Edintruder
20/02/2012, 16:09
Daniel, se conseguisses por 400,00 então bota a cruzeta que no futuro não te arrependerás

Daniel.Shimomoto
20/02/2012, 18:31
Vou mexer c om isso 4 feira...vamos ver que bicho dará!

BRAVOECONOVEMBER
23/02/2012, 17:39
Vou levantar a bola, pra bem da aquisição de "curtura"... Sabe o que eu acho curioso?
Juntas tipo cruzeta dão vibração quando incorretamente empregadas porque o movimento de saída da cruzeta não é igual ao de entrada, mas varia proporcionalmente ao ângulo de trabalho (o movimento do eixo de saída só é igual ao de entrada quando está alinhada completamente, ou seja, nunca...). Para uma velocidade constante de entrada, a velocidade de saída fica variando a cada volta do eixo. Então, como é que tanto caminhão usa cruzeta no cardã? É que vão duas, alinhadas, uma em cada ponta do eixo. O movimento variável de entrada da segunda é convertido em velocidade constante (importante é que tudo é projetado para as duas cruzetas funcionarem em ângulos iguais).
No caso do dif dianteiro da ranger, tem uma homocinética (ou seja, junta que transmite a mesma velocidade, daí o nome...), e uma cruzeta. Mas... e daí, cadê a segunda cruzeta? Só com uma não era pra vibrar, soquear, ...? E por que que colocando uma segunda cruzeta não dá certo?
Mistérios da fé. Alguém aí que entenda disso tem alguma explicação?

Edintruder
23/02/2012, 21:44
Bravo, o que ocorre na Ranger é que o ângulo entre o diferencial e o cardam é diferente do ângulo formado pela CT e cardam. Dessa forma gera alguma vibração. Justamente o ângulo maior é formado na CT com o cardam, por isso usa a homocinética nesse ponto.

BRAVOECONOVEMBER
23/02/2012, 22:41
Ok Edin, obrigado pela atenção, entendo... ficaríamos com alguma vibracão e soqueamento andando em reduzida, que no caso de deslocamento lento em terreno sem aderência não seria importante. Em 4X2, com a CT desacoplada, não teria problema nenhum... mas se é assim, com uma cruzeta no lugar da homocinética, por que vibração, se o conjunto está balanceado e não está transmitindo movimento? E se a cruzeta de cima estiver alinhada com a de baixo, o resultado final é a redução da variação do movimento do cardã para a CT ou diferencial.
Vou prestar mais atenção aos ângulos da próxima vez que deitar debaixo da Jabureca.
No final das contas, como alguém do tópico comentou antes aqui, duas cruzetas no lugar da homocinética dariam conta do recado, ficando lógico a dificuldade de montar, alinhar e balancear o conjunto certinho.

Edintruder
24/02/2012, 15:08
Na tua que tem RL não terá vibração alguma andando normalmente, mas em uma sem a RL com certeza gera alguma ressonância para os ouvidos mais atentos. Mas esses mesmos ouvidos mais atentos achariam a minha F1000 um terror sobre rodas... ahahaha!

Daniel.Shimomoto
24/02/2012, 19:49
Na tua que tem RL não terá vibração alguma andando normalmente, mas em uma sem a RL com certeza gera alguma ressonância para os ouvidos mais atentos. Mas esses mesmos ouvidos mais atentos achariam a minha F1000 um terror sobre rodas... ahahaha!

Pois é Edin..ressonância propriamente dito não me incomoda. Preocupa-me vibrações que possam vir a comprometer a integridade da estrutura do cambio e da Caixa de Transferencia.

Entretanto se um eixo cardã comum não estraga a transmissão da Ranger, não teria porque um eixinho bem feito e balanceado não fazer um trabalho similar.

ABs!!!

Daniel.Shimomoto
27/02/2012, 18:16
Galera;

Comprei o cardã sem bolachão, apenas com cruzetas e luvas.

Sei que a demanda por essa mercadoria está grande pois em um dos lugares que eu telefonei semana passada tinha 5 em estoque e hoje não tinha mais nenhum e o povo compra mesmo. E olha que era o preco quase do cardan novo no mercado livre e a base de troca!

Comprei por R$550,00 o cardan sem bolachão e sem troca. Ai vou aproveitar a peça velha e vou brincar de reformar sistema homocinético.

Quando chegar e instalar posto o resultado. Comprei neste site Cardanzeiro - Loja Virtual (http://www.cardanzeiro.com.br/loja/index.do) e a peça é Cardanzeiro - Loja Virtual (http://www.cardanzeiro.com.br/loja/produtoCarregar.do?id=2555&im=1)

Abracos!

Pedro Eduardo Patussi
27/02/2012, 19:16
Galera;

Comprei o cardã sem bolachão, apenas com cruzetas e luvas.

Sei que a demanda por essa mercadoria está grande pois em um dos lugares que eu telefonei semana passada tinha 5 em estoque e hoje não tinha mais nenhum e o povo compra mesmo. E olha que era o preco quase do cardan novo no mercado livre e a base de troca!

Comprei por R$550,00 o cardan sem bolachão e sem troca. Ai vou aproveitar a peça velha e vou brincar de reformar sistema homocinético.

Quando chegar e instalar posto o resultado. Comprei neste site Cardanzeiro - Loja Virtual (http://www.cardanzeiro.com.br/loja/index.do) e a peça é Cardanzeiro - Loja Virtual (http://www.cardanzeiro.com.br/loja/produtoCarregar.do?id=2555&im=1)

Abracos!

Daniel
não conhecia essa empresa aqui em Prudente... geralmente mando na zaupa cardans...eles fazem oq precisar na hora...
mas bom saber dessa empresa q ja tem td pronto...
pelo q vi na foto o cardan ja vem pronto né?? só retirar o antigo e colocar esse com cruzeta??

Daniel.Shimomoto
27/02/2012, 20:10
Daniel
não conhecia essa empresa aqui em Prudente... geralmente mando na zaupa cardans...eles fazem oq precisar na hora...
mas bom saber dessa empresa q ja tem td pronto...
pelo q vi na foto o cardan ja vem pronto né?? só retirar o antigo e colocar esse com cruzeta??

Exatamente! Tira um e coloca outro!

Achei esse site na Internet e eles fabricam esse cardã e colocam no lugar com a flange já adaptada. Por sinal as firmas de recondiconamento e venda de compontentes de cardã todas elas tem o modelo de flange para colocar no lugar do bolachão. E pelo que eu entendi existe uma demanda por essa mercadoria e as empresas SABEM que na Ranger pós 2000, o eixo roda direto e que o carda tem que ser mais bem feito do que em outras picapes.

De toda maneira, chegando eu monto e conto a vocês.

Abs!!!

Daniel.Shimomoto
29/02/2012, 15:47
Galera;

Hoje chegou e instalei o cardan adaptado, com cruzeta e luva no lugar da homocinética e o resultado foi o melhor possivel! Excelente. A empresa Pruden Cardãs foi extremamente idônea comigo, mandou a peça corretamente, muito bem caprichada nos detalhes e acabamentos e muito bem balanceada!

A empresa fez, corretamente, uma peça TORNEADA no lugar de adaptar uma luva no bolachão, ficando perfeitamente centralizada, luvas, pontuvas, tudo muito bem soldado, com contrapeso e cruzetas blindadas Spicer 5.153X. O unico ponto de graxa é na luva/ponteira articulada.

Testei a picape em estrada vicinal, acelerei tudo o que podia (+/-175km/L o limite que o sistema deixa ela chegar) e NENHUMA vibração ou ruido diferente.

A adaptação valeu a pena e recomendo. Se não vibrou a 175km/h no uso normal é que nao vai vibrar mesmo!

Fotos do trabalho

Abraços

Daniel

Pequeno jr
29/02/2012, 16:09
Galera;

Hoje chegou e instalei o cardan adaptado, com cruzeta e luva no lugar da homocinética e o resultado foi o melhor possivel! Excelente. A empresa Pruden Cardãs foi extremamente idônea comigo, mandou a peça corretamente, muito bem caprichada nos detalhes e acabamentos e muito bem balanceada!

A empresa fez, corretamente, uma peça TORNEADA no lugar de adaptar uma luva no bolachão, ficando perfeitamente centralizada, luvas, pontuvas, tudo muito bem soldado, com contrapeso e cruzetas blindadas Spicer 5.153X. O unico ponto de graxa é na luva/ponteira articulada.

Testei a picape em estrada vicinal, acelerei tudo o que podia (+/-175km/L o limite que o sistema deixa ela chegar) e NENHUMA vibração ou ruido diferente.

A adaptação valeu a pena e recomendo. Se não vibrou a 175km/h no uso normal é que nao vai vibrar mesmo!

Fotos do trabalho

Abraços

Daniel

Saiu muito em conta.

Por esse valor vc iria comprar um usado em ferro velho.

Daniel.Shimomoto
29/02/2012, 16:54
Bravo, o que ocorre na Ranger é que o ângulo entre o diferencial e o cardam é diferente do ângulo formado pela CT e cardam. Dessa forma gera alguma vibração. Justamente o ângulo maior é formado na CT com o cardam, por isso usa a homocinética nesse ponto.

Edin

Não seria porque num sistema de ponto e luva, você necessariamente precisaria de um ponto graxeiro e com o homocinético, além de ele ser mais pesado que o sistema homocinético que além de dispensar a ponta e luva e por consequencia ser mais leve, dispensa também a pratica de engraxar o veiculo?

Na minha agora eu sei que tenho um ponto de engraxar e cada vez que trocar o óleo, mandar ver graxa no bico.

Se você olhar friamente, o angulo de trabalho é extremamente pequeno.

Abraços

BRAVOECONOVEMBER
29/02/2012, 19:02
É isso aí... daqui pra frente, só cardã com cruzeta!!!

Daniel.Shimomoto
24/03/2012, 00:00
AMigos;

Uma observação para quem instalar sistema de ponto e luva: O 4x4 ao ser desligado, demora bastante para se desacoplar completamente(andar tipo uns 200 metros, ou talvez dar marcha - ré - ainda não experimentei) . Fiquem atento para não esforçarem demais o sistema como eu fiz outro dia...Desliguei a tração e demorou para desengatar e na primeira curva forçou tudo, a ponto de prender uma das rodas do carro!

Abraços

Miguels
04/08/2012, 17:52
Daniel,

O que tem a dizer cinco meses depois da instalação desse cardan com cruzeta? Tem dado certo? Ainda prefere essa adaptação à da homocinética?

Um abraço.

Miguels
04/08/2012, 18:01
Galera;

Fotos do trabalho

Abraços

Daniel
Daniel,

O que tem a dizer cinco meses depois da instalação desse cardan com cruzeta? Tem dado certo? Ainda prefere essa adaptação à da homocinética?

Um abraço

Miguels
16/08/2012, 19:52
Olá, gente!

Numa loja de suspensão consegui que retiraram o cardan e logo depois a homocinética. Realmente é muito facil, coisa de 10' de serviço. Não houve necessidade de botar a peça no torno para desengatar o bolachão do eixo, bastou umas marteladas e a retirarada da trava de o'ring...
Pensei usar a adaptação com cruzeta, como fez o Daniel, mas acho que vou de homocinética mesmo. A questão é achar a original em preço "razoável" (achei na ford pr R$ 534 mas tem que encomendar).
O que não me ficou claro é o porque da solda, torneado e balançamento, de acordo ao comentado neste topico. O mecanico não achou que se deva fazer nada disso, só engatar, travar e pronto. Realmente agora fiquei na dúvida.

Um abraço a todos.

Daniel: Recebi sua MP, obrigado.

Daniel.Shimomoto
18/08/2012, 00:32
Olá, gente!

Numa loja de suspensão consegui que retiraram o cardan e logo depois a homocinética. Realmente é muito facil, coisa de 10' de serviço. Não houve necessidade de botar a peça no torno para desengatar o bolachão do eixo, bastou umas marteladas e a retirarada da trava de o'ring...
Pensei usar a adaptação com cruzeta, como fez o Daniel, mas acho que vou de homocinética mesmo. A questão é achar a original em preço "razoável" (achei na ford pr R$ 534 mas tem que encomendar).
O que não me ficou claro é o porque da solda, torneado e balançamento, de acordo ao comentado neste topico. O mecanico não achou que se deva fazer nada disso, só engatar, travar e pronto.Realmente agora fiquei na dúvida.

Um abraço a todos.

Daniel: Recebi sua MP, obrigado.

Miguels;

Desculpa a demora em responder sua MP e não ter respondido mais rapidamente. Esses dias tem sido puxados de trabalho.

Todo o cardã tem que ser balanceado senão vibra pra caramba. Um cardã traseiro desbalanceado por exemplo, pode rachar a caixa de cambio e T-Case.

O mesmo vale para o dianteiro. No caso especifico da Ranger, a situação é bem mais critica pois a ausência da roda livre faz o cardã girar 100% do tempo mesmo em 4x2, o que implica o balanceamento do cardã dianteiro ser tão importante quanto o do cardã traseiro, sob pena de você ter sua picape vibrando mais que uma britadeira em velocidade.

No meu caso, o cardã com cruzeta funcionou 100% bem. Experimentei o carro numa rodovia com asfalto bom e sem moviemento e mesmo a 170km/h, nenhuma vibração. Era como se estivesse sem o cardã dianteiro.

A unica ressalva fica por conta que o 4x4 Hi leva mais tempo para desegatar, especialmente em piso com certa aderência (não me pergunte porque)

Miguels, eu colocaria um cardã completo com cruzeta. Tem muita Ranger por ai rodando com cardã/cruzeta e a gente nem sabe. A unica coisa que tem que ficar atento é em engraxar a luva. o cardã tem que ter o movimento livre de encolher/distender.

Quer minha humilde opinião: Compra um cardã com cruzeta mesmo. Soldar pode até ficar bom mas acho que em termos de custo, pode não compensar (R$540,00 do bolachão + solda + balanceamento, pode ter certeza que ficará nuns R$1000,00). O cardã original é possivel ser encontrado novo no mercado livre por R$1300,00 e o com cruzetas, em torno de R$600,00

Abraços!

Miguels
20/08/2012, 21:53
Olá Daniel,

Realmente vontade não falta de colocar o cardan completo com cruzeta, mas consegui a homocinética por um preço bacana e vou optar pelo sistema original.
Já tenho o eixo cardan desmontado, e foi muito fácil desengatar o bolachão do eixo: com o eixo na bancada foi retirada a abóvoda metálica e aí apareceu a travinha. Com a chave de fenda a trava soltou e bastaram umas marteladas para desencaixar a peça da extremidade. Uns 10 min. de serviço. Agora é só encaixar a nova homocinética no eixo (estrias/ranhuras), repor a trava e botar o eixo no lugar. Nada de soldas nem balanceamento. Espero que o número de estrias da SPICER seja compatível com o eixo.
Assim que fizer o serviço posto os resultados.
Se ficasse muito caro certamente que optaria pelo cardan com cruzeta, seguindo sua experiencia. Mas valeu as dicas, Daniel !

Um abraço.

Miguels
05/09/2012, 19:52
368939368940368941368942368943

Olá pessoal!

Finalizando meu post anterior, fiz o serviço da troca da homocinética com um mecanico. Para desmontar a bolacha do eixo cardan foram uns 10', depois pegou a peça nova, original spicer (R$ 450), retirou a abraçadeira prendendo a coifa, retirou a tampa (fig. 1) e apareceu a cobertura de graxa vermelha (fig. 2) tipo sabão de lítio. Afastando um pouco esta graxa acha-se a travinha tipo o-ring que segura a peça à ponta do eixo e retira-se com a ajuda de uma chave de fenda (fig. 3). Depois desencaixa-se essa ponta (bastam umas marteladas) (fig. 4), e pronto, a peça nova está desmontada! Agora vem o processo inverso: despreza-se essa ponta de eixo nova, QUE IRIA SOLDADA NO CARDAN, e encaixa-se o cardan com a ponta estriada velha já soldada, insere-se novamente a travinha e completa-se a graxa desperdiçada. Depois é só colocar a abraçadeira e a tampa e recolocar a transmissão. Aqui um detalhe: o encaixe das esferas na gaiola tem uma sequencia certa, caso contrário a peça não retrairá, impedindo sua colocação no carro.
O resultado ficou uma maravilha, sem vibrações nem barulho, E SEM SOLDA NEM BALANCEAMENTO A FAZER.

Total gasto: R$ 570 (450 + 120 MO).

Um abraço a todos, e agradeço a dica do amigo Daniel. Mas cruzeta só na próxima edição :)

BRAVOECONOVEMBER
05/09/2012, 20:38
Ah, tá explicado. A homocinética vem com uma ponteira de cardã junto. Se está estragada a original, daí tem essa que possibilita cortar a velha e colocar tudo novo. Mas se a antiga está boa, realmente não faz muito sentido ter esse trabalho todo e perigar estragar o cardã ainda.
Tópico importantíssimo esse aqui com referência técnica... valeu o compartilhamento.

n3n3
19/09/2012, 15:20
Muito 10 topic. Pena que manter a barca ta ferrando com o bolso. Minha explorer esta com o maldito bolachao com folga e fazendo barulho de ferro batendo. Como tinha pedido para retirar a corrente da tração dianteira, não entendi o porque do cardan ainda estar lá. Sei que está com essa folga e simplesmente vou retirar o cardan de lá e me livrar do barulho. Só uso o carro em asfalto, não gosto de terra. 4X2 pra mim ficou show.
Opnião pessoal eu colocarei futuramente a original proximo dos 800 dilmas(vaca) e rodo sussa. Vai que o soldador não estava num dia bom quando fez justo a peça que foi comprada.

kildary
15/05/2013, 20:25
ola pessoal, detectei um barulho de ferro com fero na minha, ja havia trocado as cruzetas do cardan dianteiro, agora percebi uma folga consideravel no fresado/luva do carda dianteiro.a pergunta é, vende so a luva ? sera que a folga é so na luva ?

quem puder me ajude.

grato

marcelorramos
17/05/2014, 20:18
senhores um bom dia todos

quando comprei minha vtr, sentia uma pequena vibração quando ela atingia 120 km/h, pensei ser pneus, ou cardan traseiro, não sabia que o dianteiro roda direto. depois de 02 anos passou a vibrar e zuar bastante principalmente do lado do motorista, pensei ser rolamento de roda.ai levei num mecanico e ele disse que poderia ser eixo cardan dianteiro, sacamos o eixo e ai acabou a vibração. então comecei a pesquisar a respeito, descobriu este tópico e outros aqui no forum, então descidi em fazer a compra na prudente cardan ( site cardanzeiro). ( graça a postagem de shinamomoto e demais usuários). Atualmete estou sem cardan dianteiro esperando chegar para ver o resultado.
ainda desde quando comprei a vtr a tração me dava mão de obra para engatar, tinha que girar o botão 4 ou 5 vezes para engatar. aproveitando tirei o motor eletrico de tração e ADVINHEM ele estava quase travando. abri o motor, efetuei uma limpeza geral, passei aperto na montagem, pois a parte de baixo não desmonta.
depois montamos e desligamos a bateria por 20 minutos para zerar o sistema e PRONTO FICOU DEZ .

ranger xlt 4x4 cd 2001

LGP
01/09/2015, 19:42
Boa noite a todos. Recentemente comprei uma ranger 99/00 supercab 2.5 4x4 que era do cassiouru aqui do forum.

Estou com o problema do barulho do sininho, a desgrama faz sempre e faz quando eu mecho no cardan com a mão também. Aquela borracha que fica na ponta de traz do cardan ja pediu a conta, entao acredito que entrou sujeira ali e ta moendo tudo.. Vou trocar o cardan, encomendarei hoje mesmo e vou trocar em casa.
Posso rodar com o barulho de sino até o cardan novo chegar ou corro o risco de moer tudo ali dentro ?

Edintruder
02/09/2015, 09:07
LGP, pode continuar rodando sem problemas. Mas pode trocar apenas a homocinética.

Qualquer torneiro troca a peça com um custo de cerca de 100,00.

LGP
13/10/2015, 00:25
Comprei um com cruzetas no cardanzeiro e fiz a troca na casa de um colega que tem ferramental e elevador. O serviço é simples, em casa não consegui por causa de um parafuso espanado. Aos que vão realizar a troca em casa é necessário comprar parafusos mais curtos para o lado onde se troca homocinética por trizetas.
A questão do funcionamento do cardan não tenho do que reclamar até o momento, esse final de semana sofri(pé na bomba) pra sair de um atoleiro e não houve nenhum estalo nem ruído.

Fredd
14/02/2016, 00:33
Comprei um com cruzetas no cardanzeiro e fiz a troca na casa de um colega que tem ferramental e elevador. O serviço é simples, em casa não consegui por causa de um parafuso espanado. Aos que vão realizar a troca em casa é necessário comprar parafusos mais curtos para o lado onde se troca homocinética por trizetas.
A questão do funcionamento do cardan não tenho do que reclamar até o momento, esse final de semana sofri(pé na bomba) pra sair de um atoleiro e não houve nenhum estalo nem ruído.

Ola gente, como abrir o bolachao do cardan dianteiro da ranger?

Edintruder
14/02/2016, 17:31
Só tirar o cardam e sacar a tampa traseira.

Fredd
16/02/2016, 11:44
Edintruder - valeu cara. Consegui. Um mecânico me havia falado que ela blindado. Desmontei direi a graxa velha e remontei. Cessou os estralos. Valeu!

RODOLFO RODRIGUES
19/02/2016, 00:32
Voltando ao assunto lembrei de uma adaptação que fiz na minha, por não achar o bolachão em um preço compatível com a realidade, fui em um torneiro e adaptei a a homocinética da kombi, o tamanho é quase igual, mas teve que ser feito um adaptador tipo espaçado de roda mas com furos nas medidas das homocinéticas para poder entrar, ah, e trocar a ponta do eixo do cardam também é claro, agora se estragar compro a homocinética da kombi por 20 conto e troco.
Lembrando que não faço trilha, uso a tração as vezes na roça só, não sei se aguenta o kct, mas até agora não quebrou, tem bastante tempo mais de 4 anos eu acho.

leoss
19/02/2016, 06:15
Caramba Rodolfo que legal cara!
É isso aí temos qe se virar pra sair dos preços abusivos das pecas originais que sao claramente um absurdo!

Francisco Casal
19/02/2016, 23:59
Boa Rodolfo. Se puder colocar fotos agradeço.

Edintruder
20/02/2016, 00:03
Rodolfo, se soubesse disso em 2009, eu teria usado a mesma solução. kkkk

No momento gostaria de instalar uma homocinética no cardam dianteiro da minha f1000 também para poder rodar com o sistema ligado o tempo todo.

RODOLFO RODRIGUES
22/02/2016, 22:27
Rodolfo, se soubesse disso em 2009, eu teria usado a mesma solução. kkkk

No momento gostaria de instalar uma homocinética no cardam dianteiro da minha f1000 também para poder rodar com o sistema ligado o tempo todo.

Pois é, eu ia postar na época , mas perdi as fotos. Tirei a caixa a pouco tempo para fazer manutenção e tenho essas fotos dela montada, mas não tem segredo nenhum é fácil fácil, a homocinética mais robusta e barata que achei na época foi a da kombi, pode ser que tenha outras no mercado. Na época dei uma de João sem braço numa loja de peças e levei a homocinética velha sem falar que era da ranger, falei que era pra um amigo mas não sabia o carro e o vendedor teve a boa vontade de procurar e voltou com a da Kombi pra ver se era parecida, foi a que mais chegou perto no tamanho, foi ai que acendeu a lâmpada dá ideia e comprei ela para adaptar.
523255523256

Edintruder
24/02/2016, 08:15
Se não fosse pela coifa externa, diria que parece original! No eixo dianteiro da minha f1000 eu gostaria de colocar uma homocinética no cardam, porém precisarei mandar usinar um flange para essa adaptação. Quem sabe esse é o caminho que eu precise seguir...

BRAVOECONOVEMBER
27/02/2016, 22:04
Comprei um com cruzeta nas duas pontas. Com graxeira.
Torço que vingue a solução da homocinética da kombi. A informação é que as coifas não duram, pois a rotação do eixo antes do diferencial é bem maior que a de um eixo de roda. Vale tomar cuidado e conferir de vez em quando pra ver se vai bem.