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Ver Versão Completa : Torci o meu cardan



leoack
08/12/2004, 14:34
Boa tarde pessoal, sou novo no forum e estou reformando o meu jeep, porem tivem um problema no ultimo fim de semana, meu cardan está torcido :shock: como fotos em anexo, para o pessoal que conhece, a olho saberia me dizer se é só o cardan ou teria mais alguma coisa para se fazer, estou bem afim de mandar meu torneiro fazer o cardan e balancear.

Grato pela ajuda, um abraço a todos

http://www.infantasy.com.br/009.jpg

http://www.infantasy.com.br/010.jpg

http://www.infantasy.com.br/011.jpg

Marcos Ojeda
08/12/2004, 14:49
Leo
eu fiz a mesmo coisa com o meu, http://www.mectelecom.com.br/coyote/coyote.jpg
pelo que vi vc fez SPOA tambem, vc deveinstalar uma barra que trave o movimento dos eixos , pois ele tende a queren girar para cima com isso ele da fim de grau do cardan e por isso que dobrou :D

leoack
08/12/2004, 14:55
Eu estava apavorado com o meu caso, mas o seu parece pior hehehe, qual foi o gasto para arrumar, vc se lembra???

Marcos Ojeda
08/12/2004, 15:24
fiz outro cardan, e travei o eixo, só uma perguntinha ele tripida um pouco na hora de arrancar, é um sintoma.

leoack
08/12/2004, 15:41
hummm, mas depois andando normal não acontece trepidação alguma?!?

O meu fui detectar que era cardan 2 km depois, pois estava tremendo muito a uns 40 por hora!

Esse problema acaba não ou tenho q verificar diferencial?!?

Marcos Ojeda
08/12/2004, 15:55
não sei qual inclinação vc pois no seu diferencial, pela foto parece que esta bom

e só travar o diferencial e pronto fica zerinho de novo

leoack
08/12/2004, 16:03
Desculpe a minha ignorancia, mas travar o diferencial como??

Obrigado pela ajuda!

Marcos Ojeda
08/12/2004, 17:54
vou fazer um desenho e te mando

Oni
08/12/2004, 19:51
aaaa posta o desenho aew....

ajuda quem tive esse problema =P

to curioso tmb

leopoldo
08/12/2004, 21:48
LeoAck,

Esse cardã torceu com você rodando normal?

Que motor tem, que relação coroa-pinhão e que pneu você usa no seu jeep????

eu até hoje só conseguí essa proeza ralando em reduzida !

leoack
09/12/2004, 00:07
Boa noite Leopoldo,

Não, foi em uma arrancada em um semafaro, sai forte e aconteceu isso, estou usando pneu fronteiro, frontieiro, não sei como vcs chamam aqui, jah tinham me dito que arrancando assim com esse tipo de pneu poderia acontecer.

O motor é opala 4cc

Estou procurando alguem aqui na minha cidade que possa fazer o cardan novamente, mas não conheço nenhum torneiro de confiança.

Grato pela ajuda de todos!

leoack
09/12/2004, 00:09
Coroa e pinhão eu não me recordo, 43,8 não sei se seria isso.

Marcos Ojeda
09/12/2004, 09:15
Ele esta com os feixes de mola SPOA ou seja as molas estão por cima do eixo, com isso em cada arrancada que ele da o focinho do diferencial onde esta o cardã sobe travando a cruzeta e torcendo o cardã, quando da ré é ao contrario o fucinho desce.

Marcos Ojeda
09/12/2004, 09:17
a ponto que não está no eixo tem que ter um terminal igual ao de direção para que poça haver a torção entre o eixo e o chassi e ela deve estar fixada no chassi

qq duvida me avise

leopoldo
09/12/2004, 09:20
Pois é.

mas se fosse assim, teria quebrado a cruzeta.

essa torção no cardã é por puro e simples torque.

eu cansei de arrancar com V8 e SOA e só trocí o cardã em reduzida.

provávelemnte o cardã tem um tubo com parede subdimensionada.

então não deve ser um cardã albarus.

Marcos Ojeda
09/12/2004, 09:46
Leopoldo, eu sei que é isso pois eu quebrei 2 cardans e duas cruzetas até achar a soluçao depois disso não quebrou mais

leoack
09/12/2004, 10:05
O meu foi pela arrancada forte mesmo, gostaria de fazer outra pergunta, um mecanico amigo meu informou que as minhas rodas são agricolas e com isso, muito pessadas, se eu trocasse melhoraria o consumo e arrancaria melhor.

Procede essa informação?!?

leoack
09/12/2004, 10:09
Outra informação, que a cada kg de roda equivale ao dobro no carro (jeep), sendo assim, supondo que cada roda tenha 20 kg (suposição) a equivalencia de carga seria 40 kg de peso dentro do jeep, o que seria 160 kg.

Alguem já ouviu falar nisso???

Recomendao que eu troque as rodas ou não daria diferença?!?

Obrigado!

Marcos Ojeda
09/12/2004, 10:20
As minhas rodas são aro 20 eu que fiz com rodas de cminhão, pesam com pneus montado uns 90 kg cada, não percebi diferença que o peso aumentou, aumentos, mas está otimo.

leoack
09/12/2004, 10:53
As minhas rodas são aro 20 eu que fiz com rodas de cminhão, pesam com pneus montado uns 90 kg cada, não percebi diferença que o peso aumentou, aumentos, mas está otimo.


Quis dizer que ele perde força, não sei qual o motor que estás usando também mas no meu teria diferença. Se consumir menos, para mim melhor ainda pois a gasol aqui no sul está R$2,60 o litro.

PS: Marcos, valeu pelo desenho!

Marcos Ojeda
09/12/2004, 10:59
força perde mesmo por isso deve-se trocar a relação coroa e pinhão popr uma mais reduzida, mas alem disso o peso maior irá com certeza aumentar a força que o motor tem que fazer para rodar, com isso tb bebe mais

leopoldo
09/12/2004, 11:05
É Sr. Ojeda,

com rodas aro 20, é quase como concretar os pneus no chão.

não é a toa que você moeu os cardãs e cruzetas.

Haja torque sendo transferido à roda.

Mas com certeza, no caso do nosso colega foi só o torque de arrancada aliado a cardã de parede fina.

Como eu disse, no meu CJ quando ainda era 5, com V8 e pneus 9x16 e SOA, arrancava em todo o sinal, empinava o jeep e o cardã aquentou até que eu zoei em reduzida.

É só ele colocar um cardã albarus e desde que esteja bem ajustado o ângulo não terá problemas. Ele até pode optar por um cardã com um maior diâmetro de tubeira, visto que gosta de fazer estrepulias na embreagem.

leopoldo
09/12/2004, 11:10
Ele esta com os feixes de mola SPOA ou seja as molas estão por cima do eixo, com isso em cada arrancada que ele da o focinho do diferencial onde esta o cardã sobe travando a cruzeta e torcendo o cardã, quando da ré é ao contrario o fucinho desce.

Sr. Ojeda,

O seu desenho mostra um sistema que piora o ângulo do diferencial nas arrancadas.

O certo é o barramento correr por baixo do eixo e não por cima !

leopoldo
09/12/2004, 11:15
Outra informação, que a cada kg de roda equivale ao dobro no carro (jeep), sendo assim, supondo que cada roda tenha 20 kg (suposição) a equivalencia de carga seria 40 kg de peso dentro do jeep, o que seria 160 kg. Alguem já ouviu falar nisso??

Não ouví nem tem lógica.

O que importa é o diâmetro.

Afinal, fora o motor, ainda não entendí a configuração do seu jeep.

que cambio e que diâmetro de aro?

Marcos Ojeda
09/12/2004, 11:23
Ele esta com os feixes de mola SPOA ou seja as molas estão por cima do eixo, com isso em cada arrancada que ele da o focinho do diferencial onde esta o cardã sobe travando a cruzeta e torcendo o cardã, quando da ré é ao contrario o fucinho desce.

Sr. Ojeda,

O seu desenho mostra um sistema que piora o ângulo do diferencial nas arrancadas.

O certo é o barramento correr por baixo do eixo e não por cima !

o certo e colocar nos dois lado em cima e em baixo, para travar tanto para frente como em ré.

leopoldo
09/12/2004, 11:26
esse seria o ideal mas você transforma o eixo em 4 links e então precisa colocar jumelo nos 2 extremos da mola

Marcos Ojeda
09/12/2004, 11:27
Pois é.

mas se fosse assim, teria quebrado a cruzeta.

essa torção no cardã é por puro e simples torque.

eu cansei de arrancar com V8 e SOA e só trocí o cardã em reduzida.

provávelemnte o cardã tem um tubo com parede subdimensionada.

então não deve ser um cardã albarus.

pelo que vi nfotos seu Jeep não tem feixe de molas é isso?.

leopoldo
09/12/2004, 11:30
Não, agora meu jeep não usa mais feixes de mola.

Cansei dos eternos rec, rec, recs,nhec, nhec que graxa nenhuma tirava e de ver o meu jeep torto mesmo com molas novas.

Chega de moleiro !

leoack
09/12/2004, 11:45
É Sr. Ojeda,

com rodas aro 20, é quase como concretar os pneus no chão.

não é a toa que você moeu os cardãs e cruzetas.

Haja torque sendo transferido à roda.

Mas com certeza, no caso do nosso colega foi só o torque de arrancada aliado a cardã de parede fina.

Como eu disse, no meu CJ quando ainda era 5, com V8 e pneus 9x16 e SOA, arrancava em todo o sinal, empinava o jeep e o cardã aquentou até que eu zoei em reduzida.

É só ele colocar um cardã albarus e desde que esteja bem ajustado o ângulo não terá problemas. Ele até pode optar por um cardã com um maior diâmetro de tubeira, visto que gosta de fazer estrepulias na embreagem.

Leopoldo, onde encontro o cardã albarus na qual você se refere?
Sabe me dizer o custo??

David Augusto
09/12/2004, 12:24
Quê isso 6 são tudo cupim de ferro... :lol: :lol: :lol:

leopoldo
09/12/2004, 13:22
Leopoldo, onde encontro o cardã albarus na qual você se refere? Sabe me dizer o custo??

Aí no sul sei não

Aqui em sampa tem na Agromotor.

De repente é + viável você pegar um cardã de maverick V8, da F75, rural, etc no desmanche e acertar o bicho na oficina de cardã; com balanceamento incluído. É só uma ideia.

leoack
09/12/2004, 13:29
Obrigado Leopoldo, vou dar uma olha por aqui!

Marcelo
09/12/2004, 16:30
Pessoal,

O que ajudou a acontecer isso com o cardan foi o fato dos pneus frontieiras, ou não? O pneus traseiros agarraram ao chão e o cardan não aguentou a força. Aliado à "focinhada" do diferencial, deu no que deu. :roll: :?

Pelo menos acredito que isso contribuiu. :roll:
Claro, se o cardan fosse mais resistente não teria moído, talvez seriam as cruzetas. :roll:

[s] arrancando devagar,

ramiro_eli
09/12/2004, 16:49
Marcelo,

Um pneu Frontiera no asfalto(ele arrancou em um semáforo) tem aderência menor que qualquer pneu misto ou 100% alfalto, pelo simples fato de ter menos borracha em contato com o piso. Na terra já é o contrário... :wink:

Marcos Ojeda
09/12/2004, 16:49
Por isso que eu falo trava o cardã tudo resolvido

leoack
09/12/2004, 17:16
O meu jeep tah no chapista, sai daqui a uns 20 dias soh, ai que vou ver o que faço com o cardan. Acho que vou levar alguem lah para retirar e levar para o torneiro, assim consigo andar quando o jeep ficar pronto.

leopoldo
09/12/2004, 17:41
Não adianta essa de travar !

estamos falando de torque no eixo sendo transmitido para a roda.

se o torque é muito grande ou se o pneu etá preso num poço de areia, então o cardã torce, não importa o método de estabilização do eixo.

Se o Pneu é muito grande, o momento torçor em cima do eixo é enorme para poder virar o pneu e alguma coisa quebra.

Normalmente o pino fusível seria a cruzeta, mas pode ser o cardã se ele for fraco.

Se reforçar o cardã, o próximo item a quebrar é a cruzeta e se reforçar a cruzeta ai poderá ser uma engrenagem da reduzida.

É assim que as coisas funcionam.

O caso do Ojeda ter colocado o barramento não resolve torque.

Marcelo
10/12/2004, 12:43
Marcelo,

Um pneu Frontiera no asfalto(ele arrancou em um semáforo) tem aderência menor que qualquer pneu misto ou 100% alfalto, pelo simples fato de ter menos borracha em contato com o piso. Na terra já é o contrário... :wink:
Grande Ramiro,

Corcordo plenamente com suas colocações, :D mas isso se aplica a asfalto liso, certo? :wink: Se for um asfalto mais aspero, rachado, esburacado, o efeito seria de prender o pneu, ou não? :roll: :wink:

[s]

leopoldo
10/12/2004, 13:18
O Ramiro está certíssimo.

Pneu de lama como o tipo frontiera é chamado pneu de reação onde o deslocamento de terra equivale ao X de distância que o jeep avança na lama.
É por isso que só funciona se estiver mandando lama pra todo lado.

Já um all terrain patina patina e nada ou quase nada. É um pneu de ação - não confunda com filme - é o maior contato do solo com a borracha.

No asfalto, o MUD é um péssimo trasmissor de torque, mesmo qse o asfalto estiver ruim.

Faça uma experiência.

Pegue 2 pneus da mesma medida, digamos um MUD e um all terrain

Passe por cima de uma folha de sulfite e olhe a área impressa de cada um.

O ALL terrain deverá ter muito maior área de contato.

No caso de prender o pneu tanto faz.

Marcelo
10/12/2004, 14:37
Leopoldo,

Concordo plenamente que um pneu MUD tem bem menos aderência no asfalto. :P :P

É que Pensei na seguinte situação:
Imagine um asfalto rachado com fissuras da largura de um dedo, um pneu Frontiera tem cravos mais altos e um espaçamento entre os cravos bem maiores se comparado com um pneu 100% asfalto. Com isso, os cravos tem mais facilidade para entrar nas fissuras e se "prender" dentro delas, coisa que o 100% asfalto não teria, pois os gomos menores e mais próximos não permite que se entre nas fissuras.

Foi isso que imaginei quando citei que os Frotieiras contribuiram para a torção do cardan. Não faz sentido?! :roll: :roll: :roll:

[s]

Mauro B.
11/12/2004, 02:21
O seu desenho mostra um sistema que piora o ângulo do diferencial nas arrancadas.


Discordo! :lol: Eu já lí aquele texto que tu traduziste de um site norte-americano sobre os sistemas de barra de tração, porém não concordo com este site quando ele diz que esse tipo de barra que equipa o Coyote piora a situação. Minha intuição sugere que melhora, e ela é apoiada por quem já usa esse tipo de barra no seu jipe: o Ojeda e o Giovani. :roll:






O certo é o barramento correr por baixo do eixo e não por cima !

o certo e colocar nos dois lado em cima e em baixo, para travar tanto para frente como em ré.


esse seria o ideal mas você transforma o eixo em 4 links e então precisa colocar jumelo nos 2 extremos da mola



Acho que o Ojeda se referiu ao tipo de barra chamada pelos gringos de "ladder-bar", e que tem um jumelinho no vértice do "V". Assim, não precisa fazer nenhuma modificação na suspensão. :wink:

Para quem não conhece ou não sabe que barra é esse chamada de "ladder-bar", clique na gravura abaixo! :P

http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/soa14s.gif (http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/soa14.gif)


[]'s

leopoldo
11/12/2004, 12:20
É que Pensei na seguinte situação:
Imagine um asfalto rachado com fissuras da largura de um dedo, Foi isso que imaginei quando citei que os Frotieiras contribuiram para a torção do cardan. Não faz sentido?!

lógico que faz, mas asfalto assim já é fora de estrada!

leopoldo
11/12/2004, 12:44
Discordo!

É de pleno direito, mas mostremos para o pessoal o que acontece:

quando se acelera o jeep:

1- o eixo traseiro empurra o jeep para frente, comprimindo o feixe de mola, diminuindo a distância entre o eixo e o chassis e assim o feixe enverga, pois é uma mola. Pelo diagrama de flambagem típico engastado-articulado a mola toma a forma de uma reta perto dos grampos, seguido de arco, próximo à articulação do parafuso de 7/16".

2- nessa aceleração, a reação do pneu faz com que "focinho" do diferencial suba, pois o eixo tende a virar ao contrário do pneu. Assim, além de comprimida e flambada, a parte mais reta curva para cima e a parte arqueada toma uma forma mais arqueada, a mola toma a forma de um S. Encurtou mais ainda.

3- Bom, você coloca um barramento articulado sobre o eixo, então se a parte de baixo encurtou, e a de cima permanece a mesma, pois é rígida, não tem outro movimento do "focinho" a não ser apontar mais ainda para cima, piorando a sua condição, pois temos 2 forças lá: a alavanca em função do torque o encurtamento do feixe.

concordo que isso acontece numa fração do tempo, isso não é contínuo, mas é nessa condição que tudo prejudica a cruzeta - torque mais a mudança de ângulo - para pior.

De repente está na hora de revisão de conceitos. Voce está julgando por intuição. Faça uma experiência: põe uma filmadora lá em baixo do jeep e veja o que acontece com e sem a barra.

Quanto à Ladder-Bar, você está certo, se êle queria se referir a isso, tudo bem, se não, só com 2 jumelos por mola.

Marcos Ojeda
11/12/2004, 21:43
O seu desenho mostra um sistema que piora o ângulo do diferencial nas arrancadas.


Discordo! :lol: Eu já lí aquele texto que tu traduziste de um site norte-americano sobre os sistemas de barra de tração, porém não concordo com este site quando ele diz que esse tipo de barra que equipa o Coyote piora a situação. Minha intuição sugere que melhora, e ela é apoiada por quem já usa esse tipo de barra no seu jipe: o Ojeda e o Giovani. :roll:






O certo é o barramento correr por baixo do eixo e não por cima !

o certo e colocar nos dois lado em cima e em baixo, para travar tanto para frente como em ré.


esse seria o ideal mas você transforma o eixo em 4 links e então precisa colocar jumelo nos 2 extremos da mola



Acho que o Ojeda se referiu ao tipo de barra chamada pelos gringos de "ladder-bar", e que tem um jumelinho no vértice do "V". Assim, não precisa fazer nenhuma modificação na suspensão. :wink:

Para quem não conhece ou não sabe que barra é esse chamada de "ladder-bar", clique na gravura abaixo! :P

http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/soa14s.gif (http://www.4x4wire.com/jeep/tech/susp/axlewrap/soa14.gif)


[]'s

Mauro é isso mesmo
eu só não saqbio o nome em Ingles

Marcelo
13/12/2004, 10:43
...imagine um asfalto rachado com fissuras da largura de um dedo, Foi isso que imaginei quando citei que os Frotieiras contribuiram para a torção do cardan. Não faz sentido?!

lógico que faz, mas asfalto assim já é fora de estrada!
Leopoldo,

Asfalto desse tipo nas ruas de São Paulo, infelizmente, não é difícil de encontrar. :evil: :? :( :cry:

[s] rachados,

Marcos Ojeda
14/12/2004, 12:31
meu sistema

Mauro B.
18/12/2004, 02:58
Aee Leopoldo !!! :D Desculpem a demora, é que estou em final de semestre e tá muito puxado!!! :x


quando se acelera o jeep:

1- o eixo traseiro empurra o jeep para frente, comprimindo o feixe de mola, diminuindo a distância entre o eixo e o chassis e assim o feixe enverga, pois é uma mola. Pelo diagrama de flambagem típico engastado-articulado a mola toma a forma de uma reta perto dos grampos, seguido de arco, próximo à articulação do parafuso de 7/16".

2- nessa aceleração, a reação do pneu faz com que "focinho" do diferencial suba, pois o eixo tende a virar ao contrário do pneu. Assim, além de comprimida e flambada, a parte mais reta curva para cima e a parte arqueada toma uma forma mais arqueada, a mola toma a forma de um S. Encurtou mais ainda.

Blz, estou de acordo. :wink: Agora, eu imagino que a flambagem de 1 só começa a ter efeito prático depois que a flambagem (EDIT: flexão) de 2 já tenha adquirido um bom nível. O que quero dizer é que se não houvesse a flambagem (EDIT: flexão) de 2, poderíamos desconsiderar os efeitos da flambagem de 1. :P



3- Bom, você coloca um barramento articulado sobre o eixo, então se a parte de baixo encurtou, e a de cima permanece a mesma, pois é rígida, não tem outro movimento do "focinho" a não ser apontar mais ainda para cima, piorando a sua condição, pois temos 2 forças lá: a alavanca em função do torque e encurtamento do feixe.

Sim Leopoldo, entendo o que tu falou, mas ao meu ver tu está considerando um caso especial em que a altura do terminal da barra se aproxima da altura do centro da mola mestra. Nesse caso eu concordo contigo .... neste caso! :lol:



De repente está na hora de revisão de conceitos. Voce está julgando por intuição.

Nem sei que conceitos tu me diz pra revisar, pq eu ainda tenho poucos conceitos!!! hehehe!! :lol: O lance é que minha intuição vem acompanhada de um pequeno raciocínio mental sobre o que acontece nas situações que estamos falando. :wink: Vou tentar expor meus pensamentos a vós! 8)

Quando alguma coisa rotaciona, ela o faz ao redor de um eixo, mesmo que esse eixo não se mantenha na mesma posição ao longo do tempo. Neste caso, esse ponto (eixo) se chama de CIVN (centro instantâneo de velocidade nula).

Bom, numa aceleração o eixo do jipe (tubeira) rotaciona-se (axle-wrap) e que por sua vez causa a flexão da mola (spring-wrap). Como essa rotação é totalmente não-uniforme, podemos dizer que existem infinitos CIVN's durante esse movimento.

A natureza é preguiçosa, e sempre "escolhe" o caminho mais fácil para chegar ao equilíbrio. Escolhe o caminho que exija menos trabalho. No caso do axle-wrap, ela "escolhe" os CIVN's que fazem o feixe virar um "S" com o menor trabalho possível.

A ídéia de adicionar uma barra simples sobre o eixo é justamente alterar o ponto em que o conjunto se forçará a rotacionar. Acredito eu que os CIVN's "naturais" estejam próximos ao centro da mola mestra.

Tá, mas que ponto é esse que o conjunto se forçará a rotacionar? Resposta: é a extremidade da barra que está próxima ao eixo.

Imagine se a extremidade da barra for presa bem acima do eixo: o raio até a mestra será grande, e por isso será difícil dela se tornar um "S". Para visualizar a coisa, fiz um desenho, o qual anexei nesta mensagem. O desenho está em medidas reais de um cj5, e a extremidade da barra está fixada em um ponto a 100mm (10cm) da parte superior da tubeira, e está inclinado 15° para a frente.

Com a adição da barra o item 2 praticamente se anula, mas em compensação o item 1 aumenta. O item 1 se refere a compressão da parte dianteira do feixe, mas como eu disse antes, eu acho que esse item tem pouco valor se não ocorrer o item 2 antes...

O caso 3 que o Leopoldo escreveu acontece se a extremidade da barra for colocada numa altura próxima a altura do centro da mestra. Isso faz com q o raio (da extremidade da barra até o centro da mestra) seja pequeno ou nulo, e isso não ajuda em nada! A idéia é fazer o raio ser grande! :wink:

Eu não acho que esse tipo de barra solucione TOTALMENTE o problema, mas acho que melhora. :P

Em tempo: fiz um pequeno modelo em um programa de computador para engenharia civil e este tipo de barra se comportou dentro do esperado por mim ... pelo menos no programinha! :o

Estou com muito sono. To indo! Tchau!! :roll:

[]'s

leopoldo
18/12/2004, 07:03
Bom dia Mauro !



De repente está na hora de revisão de conceitos. Voce está julgando por intuição.



Nem sei que conceitos tu me diz pra revisar, pq eu ainda tenho poucos conceitos!!! hehehe!!

Da minha parte isso foi mais gozação !.....eu estava rindo enquanto escrevia isso !......estava imaginado voce jogar o monitor na parede e dizer FDP!!! :mrgreen:



__________________________________________________ ___________



O que quero dizer é que se não houvesse a flambagem de 2, poderíamos desconsiderar os efeitos da flambagem de 1

É quase isso Mauro.

No caso 1 é flambagem mesmo pois o dispositivo deforma em compressão. Mas no caso 2 é flexão pois estamos lidando com torção.

As 2 coisas aconteçem simultaneamente mas julgando pela reduzida, a torção é mais intensa se o teste for feito com o jeep no cavalete, não há compressão e o eixo só torce.

Com o pneu no chão, é outro caso e veja que é tão intenso que o jeep empina. E pior fica quanto maior for o pneu pois enquanto o pneu não derrapa (atrito estático > dinâmico) e o momento devido à alavanca até o ponto de apoio do pneu no solo, a compressão do feixe não pode ser desconsiderada.

Você esta certo ao afirmar que com a barra naquela posição do seu desenho vai melhorar pois a configuração esta se tornou um esquema - 4 link (semelhante à minha suspensão).


Uma forma de resolver isso é assim (Mauro, você já conhece):

Elmer_Jeep
18/12/2004, 11:05
bom dia pessoal.

Preciso fazer uma barra anti rolagem pro meu Jeep, quem já fez ou usa poderia me dizer qual o local ideal pra base de fixação que vai no chassi

Marquei na foto abaixo o local ao qual me refiro. 8)

obrigado

Rodrigo Passos
18/12/2004, 11:53
Ae pessoal!!
Vou fazer SPOA(ou é SOA?), mas vou continuar com o velho BF, então não terei nem sombra do torque que vocês têm em suas máquinas. No meu caso, vou precisar desta barra anti rolagem, mesmo não tendo muito torque para rotacionar o eixo? Considerando que não pretendo fazer nenhuma arrancada :!:
Abraços,

Rodrigo Passos

Rodrigo Passos
22/12/2004, 09:09
Alguma resposta pra pergunta aí de cima?
Abraços,

Rodrigo Passos

Marcos Ojeda
22/12/2004, 10:55
Rodrigo, fazendo SPOA terá que fazer o ladder-bar obrigatoriamente, masmo sem fazer o eixo já tende a rodar sobre as molas, mas com a SPOA ele força mais, e o que acontece e uma trepidação toda vez que vc arranca com o Jeep, e em uma arrancada com mais força, em uma subida, o eixo gira e acaba quebrando algo, como cruzeta, torce cardans, etc. Para evitar estes problemas é melhor colocar o Ldder-bar.

Marcos Ojeda
22/12/2004, 10:59
Faça a SPOA e antes de instalar o Ladder-bar encoste o Jeep em uma poste ou parede engate reduzido e empurre verifique que o foçinho dos diferenciais vai levantar, vc verificara se há ou não necessidade dele.

Rodrigo Passos
23/12/2004, 00:15
Valeu Marcos, obrigado.

Tava na torcida pra que eu não fosse precisar da barra($$$$$$) já que vou continuar com o BF, mas agora tá na lista de modificações também.

Abraços,

Rodrigo Passos

Mauro B.
25/12/2004, 22:23
O que quero dizer é que se não houvesse a flambagem de 2, poderíamos desconsiderar os efeitos da flambagem de 1

É quase isso Mauro.

No caso 1 é flambagem mesmo pois o dispositivo deforma em compressão. Mas no caso 2 é flexão pois estamos lidando com torção.

Claro! Tu estás coberto de razão!!! :wink: Eu pensei certo mas escrevi errado!!! :P Já corrigí lá em cima! :D



Você esta certo ao afirmar que com a barra naquela posição do seu desenho vai melhorar pois a configuração esta se tornou um esquema - 4 link (semelhante à minha suspensão).

Blz, só que seria 3-link, pois é apenas uma barra daquelas por eixo. :) Descobri que o Leovalle aqui do forum tbm usa esse tipo de barra, vejam a foto abaixo.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/9b634e51bdbabfdf3a7f636e5c36303a.jpg



Uma forma de resolver isso é assim (ladder-bar):

Eu vejo apenas 1 problema da ladder-bar: ela trava a suspensão quando o eixo sobe ou desce por inteiro. Isso é por que o eixo, no seu movimento "natural" durante o curso da suspensão, praticamente não rotaciona (apanas uma mínima rotação é imposta pelo jumelo), e quando se instala a ladder-bar, ela força o eixo a rotacionar em torno de seu ponto de fixação (no jumelito). Ou seja, a ladder-bar briga com os feixes para conduzir o movimento do eixo.
Talvez tenha ficado meio confusa a minha explicação acima, por isso fiz um desenho (em anexo) que ajuda a ilustrar a situação: nele se vê o movimento "natural" do eixo durante seu curso. Nesse desenho inseri a ladder-bar...só que com sua extremidade livre! Percebam que se a ladder-bar tivesse a extremidade fixada ao jumelito (como tem que ser), ela iria brigar com os feixe, pois ambos querem impor ao eixo movimentos diferentes, e isso trava a suspensão :?
Quem sentiu na pele esse travamento foi o Sergio Rocha aqui do forum, que fez uma barra dessas. Ele pode nos dizer melhor qual é a sensação de uma suspensão travada por uma ladder-bar... :roll:



Preciso fazer uma barra anti rolagem pro meu Jeep, quem já fez ou usa poderia me dizer qual o local ideal pra base de fixação que vai no chassi ?

O mais distante possível, devido a explicação acima. :wink:


Vou fazer SPOA(ou é SOA?), mas vou continuar com o velho BF, então não terei nem sombra do torque que vocês têm em suas máquinas. No meu caso, vou precisar desta barra anti rolagem, mesmo não tendo muito torque para rotacionar o eixo? Considerando que não pretendo fazer nenhuma arrancada
Rodrigo, fazendo SPOA terá que fazer o ladder-bar obrigatoriamente (...) o eixo gira e acaba quebrando algo, como cruzeta, torce cardans, etc.

Meu cj5 é SPOA, BF-161, pneus 33" e feixes traseiros completos (10 lâminas). Não uso ladder-bar, assim como muitos e muitos jipes SPOA por aí. Portanto não é obrigatório ao pé da letra. :P O negócio é sentir a necessidade, que começa quando instalamos pneus maiores e/ou motores mais torcudos e/ou retiramos algumas lâminas dos feixes... :wink:

[]'s

Mauro B.
08/01/2005, 01:51
Oi pessoal ! :D Mando esse foto só pra complementar ainda mais a riqueza desse tópico! 8)

Grandes []'s pra vc's ! :P

Elmer_Jeep
20/11/2005, 17:03
Grande Mauro e quem quiser opinar.

Esse tipo de barra da foto acima não estrangula o movimento do eixo diferencial trazeiro :?:
Por exemplo, quando há peso na trazeira do carro e os dois feixes são comprimidos ao mesmo tempo.

[]'s

Mauro B.
21/11/2005, 01:32
Fala Elmer! :D

Nem recebi resposta desse topico ... apareci aqui por coincidência! :P

Esse tipo de barra da última foto que mandei não faz acompanhar com FIDELIDADE o ponto do eixo que articula com ela, comparado com o movimento que esse mesmo ponto teria caso não houvesse barra nenhuma. Acontece que esse tipo de barra anti-wrap dá uma liberdade MUITO maior ao eixo para este movimento de curso que tu disseste (duas rodas sobem ou descem juntas) comparando com a ladder-bar. Para o movimento de torsão (uma roda sobe enquanto a outra desce) ela tem a mesma eficiencia da ladder-bar (pior podes ter certeza que ela não é).

A ladder-bar certamente supera essa barra simples no combate ao spring-wrap, pq tranfere a força de torsão dos feixes para o chassis. A barra simples transforma essa força de torsão em força de compressão da parte dianteira dos feixes. Porém, pelo que eu imaginava e pelo que comprovei num desenho acima gerado em computador, conclui-se que é melhor ter essa barra simples do que não ter nenhuma. Por isso, para casos não muito graves de spring-wrap aconselho essa barra simples. Se o jipe só faz trilhas que torcem toda a suspensão, e não mais do que isso, aconselho a ladder-bar.

Esses dias vi uma Toyota Bandeirante SPOAda, com feixes originais. Me abaixei pra ver ela por baixo e vi que ela usava essa barra simples para diminuir o spring-wrap.

Resumindo: a barra simples funciona, dentro de certos limites, no combate ao spring-wrap, e dá MUITO mais liberdade a suspensão no movimento que referistes em tua pergunta do que uma ladder-bar. :concordo:

[]'s

Sergio Rocha
21/11/2005, 18:14
Grande Mauro

Tava sumido. Eu tb prefiro barras simples.lembra das minhas barras ? Nunca mais usei. :mrgreen:

[]'

Elmer_Jeep
21/11/2005, 21:38
Valeu Mauroooooo :palmas:

É q meu Jeep tá no cavalete, e antes do spoa ele já tinha a tendência de afundar um pouco a trazeira nas arrancadas, acredito que spoado o spring-wrap vai aumentar então já estou pesquisando por barras simples e eficazes.

Dá uma olhada no meu álbum pra v o andamento do serviço. :concordo:

abração.

Elmer_Jeep
21/11/2005, 23:14
Ae Mauro, vi essa barra aqui no toyoteiros.com.br, o dono disse q funciona legal sem trancos na suspensão.
http://www.toyoteiros.com.br/components/com_simpleboard/uploaded/images/ttb1.jpg

[]'s torcendo pra minha dar certo.

Mauro B.
26/11/2005, 01:22
Eu tb prefiro barras simples.lembra das minhas barras ? Nunca mais usei. :mrgreen:

Fala Sérgião! :D

Bah se lembro!!! :lol: E no teu caso o "travamento" da suspensão se agravava, pq as ladder's-bar foram instaladas com a suspensão aberta! :shock: Eu tbm prefiro só com uma barra. :concordo:


É q meu Jeep tá no cavalete, e antes do spoa ele já tinha a tendência de afundar um pouco a trazeira nas arrancadas, acredito que spoado o spring-wrap vai aumentar então já estou pesquisando por barras simples e eficazes.

Fala Elmer! :D

Se quiser otimizar o desempenho da barra simples, acho que seria interessante dar uma pequena inclinada para frente no suporte que fixa a barra no eixo, assim como um desenho que mandei numa das minhas mensagens desse topico. :concordo:



Dá uma olhada no meu álbum pra v o andamento do serviço.

Totalmente excelente! :lol:


Ae Mauro, vi essa barra aqui no toyoteiros.com.br, o dono disse q funciona legal sem trancos na suspensão.

Ótimo! Mais um exemplo que deu certo!!! :P :D Acrescento mais algumas fotos da barra dessa Band que o Elmer mandou a foto. Não achei o link da página (se é que tem). Elmer, se tu souber o link, passa aí! :wink:

http://www.toyoteiros.com.br/components/com_simpleboard/uploaded/images/0.jpg

http://www.toyoteiros.com.br/components/com_simpleboard/uploaded/images/1.jpg

http://www.toyoteiros.com.br/components/com_simpleboard/uploaded/images/tb1.jpg

http://www.toyoteiros.com.br/components/com_simpleboard/uploaded/images/tb2.jpg

http://www.toyoteiros.com.br/components/com_simpleboard/uploaded/images/cv2.jpg

http://www.toyoteiros.com.br/components/com_simpleboard/uploaded/images/jaga123.jpg

http://www.toyoteiros.com.br/components/com_simpleboard/uploaded/images/IMG_0846.jpg


[]'s