PDA

Ver Versão Completa : C-10 4x4????



Xurumilho
27/07/2009, 09:27
Olá a todos!


Galera! Sou de Linha Nova, RS. A cidade é o céu para os amantes de off road. Quilômetros de trilhas por morros, banhados, rios e muitos outros terrenos. Fica próximo a Novo Hamburgo. Existem várias viaturas no município. De gaiolas e bajas a 147 em chassi de jeep. Uma loucura.
Bom! Tenho uma gaiola e uma baja e adoro a brincadeira mais senti a necessidade de ter meu 4x4.
Adquiri uma C-10 1973. Motor 4 cilindros a gasolina com caixa e motor de opala. Quero transformar este veículo em um 4x4. E aí é que vocês entram...


Que caixa eu uso?
Posso usar o eixo traseiro?
Qual o melhor tipo de eixo? De que veículo se extrai esse eixo?
Todas, todas as sugestões são bem vindas!

Um forte abraço!

Leonardo Raffi
27/07/2009, 10:07
Ola vou falar por experiencia própria pois tive uma C15 por 10 anos... comprei para fazer trilha mas devido ao peso comprimento e quebras principalmente do do if. dianteiro comprei um jeep e sou feliz até hoje... usava ent-ao para puxar jeep...
bem se não desistir ai vai... o motor é fraco a caixa tambem... colocaum opala 4.1 ou falcom 4.9i ou até um chevrolet brasil 4.4... a caixa de tração e reduzida não recomendo dos jeep é fraca para a camionete usa a dos caminhoes do exercito... emfim o eixo dianteiro se tiver muuuito dinheiro compra pronto (tem no forum iseme eu acho..) ou remedia com eixos do toyota bandeirante... sai as molas espiral e entra feixos...
e aguarde outras sugestões mas o melhor é compre um jeep..
um abração

Loiro
27/07/2009, 13:29
Eu tava vendo uma C-10 também pra fazer 4x4 mas não ia dar certo.
É muito trampo. Acabei comprando uma Rural 4x4 original.
Infelizmente 4cc também... :parede:

O motor, pelo que li, realmente não é muito forte pra camionetes. Como ainda não andei na rural não posso confirmar mas um coletor dimensionado (330 + frete no ML, aqui do RS mesmo) e mais umas fuçadinhas simples já deixam o motor esperto. Nunca vai ter o torque de um 6cc mas já ajuda alguma coisa.

A furação da C-10 é 6 furos, então o eixo que poderia ser usado na dianteira é o do troller 6 furos. Teria que checar a relação do eixo traseiro e o modelo do mesmo. Dependendo adapta-se o par de eixos de troller 6 furos, t-case de alguma pkp, suspensão de feixes nas 4 (simples) e mais algumas coisas e já se tem um bom conjunto.

Se tem $$ pra gastar vai firme! No final valerá a pena.
[]'s

GuTo_Cerulli
27/07/2009, 13:51
Opa! Tudo certo??

Bom, eu tenho uma C-10 1970 "original" na garagem, mas idéia de fazer um 4x4 me atormenta...Se eu fosse modificar para transformá-la em 4x4 seria mais ou menos assim o projeto:

- manter o motor chevrolet brasil
- câmbio band 4 marchas sincronizado
- par de eixos de Troller 6 furos (assim posso colocr bloqueio, fico com freio à disco etc etc)
- direção hidráulica
- sistema de hidrovácuo
- feixes de mola na dianteira
- pneus 33" ou 35" - este de 35" se forem apenas goodyear MTR (não tem muito grip para quebrar tudo)

[]'s
OBS: não acho a viatura ideal para trilhas pesadas nesta configuração, mas funciona muuuuito bem, isso pode ter certeza!

Viniciu´Styllus
05/08/2009, 14:03
Olá a todos!


Galera! Sou de Linha Nova, RS. A cidade é o céu para os amantes de off road. Quilômetros de trilhas por morros, banhados, rios e muitos outros terrenos. Fica próximo a Novo Hamburgo. Existem várias viaturas no município. De gaiolas e bajas a 147 em chassi de jeep. Uma loucura.
Bom! Tenho uma gaiola e uma baja e adoro a brincadeira mais senti a necessidade de ter meu 4x4.
Adquiri uma C-10 1973. Motor 4 cilindros a gasolina com caixa e motor de opala. Quero transformar este veículo em um 4x4. E aí é que vocês entram...


Que caixa eu uso?
Posso usar o eixo traseiro?
Qual o melhor tipo de eixo? De que veículo se extrai esse eixo?
Todas, todas as sugestões são bem vindas!

Um forte abraço!
Boa Tarde Amigo Xurumilho !!!!

Acesse esse site !! w w w . t e r r a e x p e d i c o e s . c o m . b r

GARANTO QUE VOCE TIRA-RÁ TODAS AS SUAS DUVIDAS PERANTE A SUA GM C-10,:-? QUE É DA MESMA FAMILIA DOS VEICULOS UTILIZADOS PELO GRUPO!!!!!!:dance:
VAI VER QUE PODE SIM!!!:-D REALIZAR O SEU SONHO DE TER UMA GM C-10 4X4 ÓTIMA PRA TRILHAS QUANTO EXPEDIÇOES:pipoca: , SEJA LA O QUE O AMIGO PLANEJA!!!!!

ABRAÇO!!!!!!:concordo:

WELLCJ5
07/08/2009, 13:34
Prezado Xurumilho,

Estou a 3 anos num projeto que não acaba nunca, não é por falta de $$$ não, é que não existe profissionais que tenham amor no que fazem, a grande maioria só pensa na grana que podem arrancar de quem tem um sonho e se propoem a realiza-lo.
Estou nos finalmente com uma F-100 62, V8, 4x4 que estou montando, inclusive adquiri ai no RS (Novohamburgo). Quando comprei era só uma cabine muito boa de lata e um chassi com os eixos. Começei comprando um motor 292 de galaxie, Tcase Engesa, cambio CL240F e o diferencial Dana 44 da rural. Optamos por manter o diferencial trazeiro, é um Rockwell (braseixo) que o pessoal conhece por "ford 9 polegadas) é praticamente inquebravel.
A funilaria tá pronta e estamos começando a pintar, aproveitei e coloquei os freios a disco e DH da F1000. Como tivemos que fazer SPOA, devido o diferencial bater no carter se colocassemos do jeito tradicional dos willys, ela ficou muito alta, ocasionando o enforcamento da cruzeta dianteira na saida da Tcase. Este foi o único problema que tive, pois mantive boa parte da mecânica original (motor, cambio e diferencial traseiro). Apesar do cambio ser do caminhão F600, ele se adapta facilmente (plug and play) ao restante da mecânica. A unica peça que não é FORD é a Tcase (Engesa), mas tb de fácil adaptação.
As F-100 americanas foram produzidas com opção de 4x4. Busquei inspiração nelas e para ser sicero, não vai ficar devendo nada para uma original americana. A sua é mais fácil ainda, pois foram produzidas em grande numero pela ENGESA, vc encontra muitas peças e todas originais para seu projeto, vai ficar legal.

Mais informações da minha veja o link.

Abs.

Wellington

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=38493

WELLCJ5
07/08/2009, 14:00
Neste site tem uma matéria legal para instalação de 4x4 em picapes Gm

Acesse: http://www.pickupsgm.com.br/ , entre em Dicas e depois Roteiro para instalação de tração 4x4 em picapes Gm série 10 e 20 .

Abs.

Wellington