PDA

Ver Versão Completa : Regulamento Trial - O que Fazer??



Páginas : [1] 2

billj
08/12/2004, 11:23
Abro este tópico para iniciar um debate sobre o sistema de penalizações a ser adotado para futuros eventos de Trial em Sampa. Em geral, o regulamento utilizado neste primeiro evento funcionou bem, mas tem alguns pontos que deveriam ser revistos para deixar a competição mais justa.

Para começar, IMNSHO, a função do regulamento se resume em dois aspectos principais:
1) Assegurar que a melhor equipe ganhe a competição
2) Assegurar que a competição promova atributos / ações nos competidores que sejam consistentes com o “espírito” da modalidade Trial

Quanto à esta primeira prova de Sampa, não há como negar que a melhor equipe ganhou....... Diria que o segundo lugar também foi justo. Das demais colocações, não posso afirmar nada, pois como estive competindo, realmente não vi quase nada da prova. Mas de modo geral poderíamos dizer que este primeiro aspecto foi atendido.

Porém, temos um problema quanto o segundo aspecto. Tenho ouvido e lido queixas de alguns competidores de que o regulamento premiava enrolação. E francamente, eu concordo 100% com esta afirmação. Eu assumo parte da responsibilidade por isso, pois eu fui um dos autores do regulamento.

Ora, o lance é o seguinte: No final de tudo, o publico e os competidores querem ver a mesma coisa, de ver os jipes ou passando por estes obstáculos impossíveis ou de ver a equipe se f%der na tentativa. Sim, usar a cabeça para melhor aplicar o regulamento faz parte da estratégia, mas de maneira alguma isso pode resultar em vantagem sobre uma outra equipe que tentou e fracassou.........

Como referência segue o link para o regulamento:

http://www.ubroc.com.br/Regulamento%20Geral%20-%20Adendo%2001.htm

IMNSHO, os pesos relativos para ferramentas, cones, auxílio e guincho estão satisfatórios. Os problemas estão com as penalizações por “ESTOURO DE TEMPO” e por “DESISTÊNCIA”. Como falei ali em cima, estratégia de equipe é importante e deveria ser premiada. Porém, não tem absolutamente nada haver com o espetáculo de ter uma equipe enrolar no início de uma seção até o tempo estourar e desta equipe sair melhor que uma outra que entrou na seção, usou ferramentas mas fracassou. E isso aconteceu nesta prova, teve equipe que levou pontuação menor por propositalmente NÃO tentar vencer o obstáculo. Novamente, não estou tirando o mérito das equipes que aplicaram esta estratégia, afinal eles trabalharam dentro do regulamento. Mas é isso que a gente quer?!? Acho que não.........

Mas como resolver esta questão sem haver subjetividade na fiscalização?!? Ta difícil isso........ Por exemplo, como é que o fiscal vai determinar se a equipe está enrolando para não utilizar ferramentas ou está tentando resolver um problema com o motor do jipe?!? Vale ligar uma chave “segredo” na partida do motor para que o motor não pega quando esta estratégia seria boa para mim?!? Daí posso ficar 15 minutos no motor de arranque, sem usar qualquer ferramenta, levando apenas a pontuação por tempo?!?

Não tenho a solução, se tivesse teria a sugirido quando o regulamento foi bolado. Mas de uma maneira geral, acho que temos que aumentar bastante a pontuação por desistência, assim diferenciando-a do estouro de tempo.

Opiniões???

Abraços,

Pinhal
08/12/2004, 12:44
Não sei se cabe ao regulamento discutir sobre este tipo de coisa....... mas vi equipes que desrespeitaram totalmente o limite dos gates. Eles simplesmente viram quantos pontos iriam perder se pasassem por cima de todos os cones e foi isso que fizeram........ não cumprindo nem de longe o percurso da sessão, enquanto que outras equipes estavam se "matando" para não atropelar os cones e acabavam estourando o tempo!!!

[]'s

ramiro_eli
08/12/2004, 12:50
Na minha opinião, o regulamento deveria mudar em ralação a utilização de ferramentas x estouro de tempo.
Explico:
Com o regulamento atual:
Uma equipe está na seção das manilhas e o cardan dianteiro escapa. Os integrantes da equipe sabe que dificilmente irão conseguir completá-la. Eles ficam enrrolando, sem tentar usar o Hi-lift, prancha, guincho de segundo carro, etc, pois sabe que será penalizada por isso.

Se o regulamento mudar no caso de estouro de tempo, ela seria penalizada somente por estouro de tempo, independentemente das ferramentas utilizadas.
Neste caso, a equipe vai tentar fazer o possível e o impossível para completar a etapa, pois sabe que não será penalizada se não der tempo.
Traduzindo: A penalização pelo uso de ferramentas só deveria ser contabilizada no caso de seção completada.

Entenderam? Ou compliquei???

leitao
08/12/2004, 13:07
Bill e PessoALL,

Vamos analizar juntos aquela minha proposta de junho de regulamento:
VAmos ver se ela resolve alguns problemas atuais:

PONTUAÇÃO DUPLAS:

1) 30 PONTOS (#) – USAR RAMPA/PNEU OU OUTRA FERRAMENTA
2) 40 PONTOS (*) – USAR GUINCHO (POR PONTO DE ANCORAGEM)
3) 50 PONTOS (+) – BUMP TRIAL (DERRUBAR/ESTOURAR O BUMP TRIAL)
4) 70 PONTOS – REBOCAR (COM CINTA/CAMBÃO OU EMPURRAR)
5) 500 PONTOS – ESTOURO DO TEMPO LIMITE
6) -50 PONTOS – BÔNUS POR “GATE” TRANSPOSTO
7) 1000 PONTOS – BYPASS (não entrar no obstáculo)

IMPORTANTE / OBSERVAÇÕES:

8) PONTUAÇÃO MÁXIMA EM UMA SEÇÃO É DE 500 PONTOS, SUBTRAÍNDO-SE OS BÔNUS POR GATES TRANSPOSTOS.
9)EXCETO NOVOS ITENS 10 E 11.

(*) – CUMULATIVO SIMPLES
(#) – CUMULATIVO PARA CADA REPOSICIONAMENTO NA SEÇÃO
(+) – CADA BUMP PODERÁ SER ESTOURADO APENAS UMA VEZ POR CARRO.

Mas tenho uma solução ainda melhor para o problema.

acrescentar os itens:

10) 300 PONTOS - 5 MINUTOS SEM PROGRESSÃO (AMBOS OS CARROS)
11) 100 PONTOS - PARA CADA MINUTO SEM PROGRESSÃO APÓS OS 5 MINUTOS INICIAIS.

Comentário:

Desta forma a equipe que embromar perderá mais pontos do que desistir no meio e eventualmente mais pontos do que Bypassar.

Desistir no meio passa a ser permitido e a equipe ganhará 500 pontos menos os gates transpostos. Se não passar o primeiro Gate (que deve ser fácil) perde os 1000 do Bypass.

Se ficar embromando sem progressão por mais de 5 minutos ganhará os 500 pontos do estouro (caso estourar no final), menos os bônus dos Gates e mais os 300 por ter ficado parado por mais de 5 minutos. Se a equipe insistir ainda mais ganhará outros 100 pontos por minuto parado.

Agora temos que avaliar se valeria a pena excluir a penalização da falta de progressão caso a equipe consiga, mesmo após 5 ou 6 minutos parada, fazer progressão. Pode ser interesante excluir a penalização em alguns casos.

Aqui tem alguns conceitos que bem ajustados acho que poderão resolver alguns de nossos problemas.

Tem alguns detalhes que devem ser incluídos também, como diferenciar as marcações que efetivamente serão Gates de outras marcações e cones que servirão apenas como sinalização e poderão ser estouradas. desta forma a organização poderá se preocupar apenas com cones ou Gates vitais e não com um mundo de cones que estão lá apenas para orientar o público e os competidores. Ficará masi fácil fiscalizar desta forma.

Continuo achando que os Gates devem ser feitos com uma base pesada (ferro ou concreto) e uma aste flexível (antena). Sua fixação deve ser feita em locais que seja possível reposicionar perfeitamente após um estouro.

Temos também que discutir cada item e seus detalhes, por exemplo:

1) 30 PONTOS (#) – USAR RAMPA/PNEU OU OUTRA FERRAMENTA
(#) – CUMULATIVO PARA CADA REPOSICIONAMENTO NA SEÇÃO

Fica realmente difícil fiscalizar este item da forma que está escrita, é preciso entrar em detalhes....
A segunda equipe que passou nas Manilhas no sábado, reposicionou a rampa diversas vezes na seção, em diversos pontos diferentes e para ambos os carros.... foram mais de 6 reposicionamento. Tenho certeza que a equipe de juízes não marcou todas as penalidades que a rampa de fato gerou.

Minha proposta é que a Ferramenta seja pontuada acumulativamente, porém sempre que for usada em Gates diferentes... desta forma ficaria mais fácil para a organição e pilotos controlarem as penalizaçòes acumulativas... Temos que ser bem claros e simples. E justos tb.

Da forma que penso seria fundamental subdividir uma seção em GAtes. Exemplo: Seção 1, gates 1,2,3,4,5 e 6. A apuração seria tb subdividida. OS juízes marcariam as penalidades gate a gate. Ficaria mais fácil de fiscalizar... a pontuação seria mais transparente.

Poderíamos extrapolar este conceito para o guincho tb.
40 pontos para cada Gate transposto com o auxílio do guincho. E não por ponto de ancoragem.

NA seção da piscina todos viram que o Bill me puxou de cabo a rabo. Tivemos uma ótima pontuação naquela seção. É justo isso?
E analizando bem a nossa pontuação foi errada. Ninguém percebeu mas o Bill mudou a posição do Spider diversas vezes, se apoiou em diversas pilastras diferentes... e ninguém marcou penalizações extras por pontos de ancoragem diferentes????

Se mudassemos o critério conforme estou sugereindo agora fica tudo mais fácil. Não importa que o ponto de ancoragem mudou 1 cm ou 1 metro. Não teremos que definir isso. Não importa se a rampa escorregou e o spotter recolocou, ou recolocou 20 cm a frente.

Temos que lembrar que o Jeep Trial, Endurance Trial, Rock Crawling Trial, é definido por centímetros e até milímetros e segundos fazem a diferença.

Outra coisa que esqueçemos em Sampa foi sincronizar os relógios e estabelecer o horário oficial... A buzina de início variou 40 segundos. Ajustei meu relógio 3 vezes depois desistí.

Pensem nas propostas acima, proponham problemas, apontem as falhas, façam simulações mentais, proponham problemas reais...

Já conseguimos acabar com a farra dos estepes e das pranchas, agora temos que acabar com a farra dos guinchos e da embromação.

Proponho até que a penalização do uso do guincho aumente... acho que 40 pontos por Gate transposto no guincho já é suficiente... Temos que estabelecer tb que uma seção deve ser no mínimo 5 Gates e que o início de uma seção não é o primeiro gate.

NEste caso eu e o Bill teríamos levado 200 pontos por ele ter me puxado por toda a seção.
Se os dois carros tivessem sido puxados seriam 400 pontos... Viu como fica mais justo.

Estou ancioso pelos comentários.

Martin Melcop
08/12/2004, 13:33
Um visão de quem está de fora:
Seguiria a lógica das competições de Regularidade - maior quantidade de pontos possível por PC, quando do "no show".
O mesmo valeria para uma equipe que não completasse um obstáculo. Tomaria a maior penalidade (não sei se somando os pontos por uso de equipamentos ou qualquer outra) tornando assim o recurso de estouro de tempo a pior penalidade possivel.

leitao
08/12/2004, 13:38
PessoALL,

Vou aproveitar que é feriado e o Jeep ainda não voltou de Sampa. para ficar aperfeiçoando este regulamente e entrando em detalhes.

Precisamos discutir a padronição nacional deste esporte...

Minhas opiniões:

Endurance - é um nome que lembra outras modalidades como o Endurance de kart, e outras provas de pista. Lembra também aquele primeiro Endurance que o André disputou em São Bernardo que que era muito subjetivo... remete ao Camel Trophy.
Em compensação tem relação com o trabalho das duplas e com a dificuldade imposta.

Rock Crawling - é um anglicanismo que define muito bem parte do que fazemos , porém, só define parte... no Brasil (por enquanto) criamos uma modalidade diferente, em duplas, com obstáculos mais variados... Para o grande público é um nome estraho e desconhecido que não cria nenhum valor ou lembrança.

Trial - é um nome que lembra o trial de Motos, portanto remete diretamente a outro esporte, similar mas de 2 rodas. O nosso esporte aqui no Brasil está entre o Trial 4x4 feito na frança e na Europa, o Rock Crawling americano, as trovas do Top Truck Challenge americano e provas de aventura em quipes. Como vamos chamá-lo?

Acho que devemos esclarecer para o público que se trata de uma modalidade disputada por Jeeps e jipes com tração nas 4 rodas, ou 4x4.

E que tb se trata de uma prova de obstáculos com Jeeps e jipes super preparados...

Sugestões:

1) Jeep Trial
2) Jeep Trial 4x4
3) Trial 4x4
4) Endurance Trial
5) Endurance Trial 4x4
6) Endurance 4x4
7) Rock Trial
8) Rock Trial 4x4

Gosto tb da solução da turma do Rio de Janeiro que usou o termo Superação ou Super Ação. Podemos usar alguma coisa que remeta a Desafio, Ação e outros termos do gênero.

Challenge, desafio, obstáculo

O termo Trial Puro 4x4 sei que agradaria ao Sandro.

Vamos listar algumas palavras chaves... as minhas seriam:

1) Jeep
2) 4x4
3) Trial
4) Desafio
5) Escalada?
6) Endurance (será que realmente remete a duplas?)
7) Aventura
8) Radical ou super radical...

A minha prova aqui em BArbacena eu chamaria de:
- Jeep Trial Brasil -

Jeep - para remeter aos famosos Jeeps e aos esporte 4x4
Trial - porque aqui teremos pela primeira vez uma categoria individual com pontuação por parada tipo trial Puro ou Rock Crawling
Brasil - porque quero que o público pense se tratar de um evento nacional, o que será em breve.

Voltando ao assunto do nome da modalidade, podemos pelo menos estabeler um slogan único para as provas.

"Jeeps superpreparados vencendo obstáculos incríveis"
Sei lá?

SidneyMud
08/12/2004, 14:18
Bom Bill,

a PRIMEIRA coisa a ser feita é não marcar o Trial no findi que eu tenha que trabalhar, entonsses se for em Dezembro de novo ...

Só agora sobrou um tempinho, parabéns aos organizadores e aos participantes!!!

SidneyMud

billj
08/12/2004, 15:00
Não sei se cabe ao regulamento discutir sobre este tipo de coisa....... mas vi equipes que desrespeitaram totalmente o limite dos gates. Eles simplesmente viram quantos pontos iriam perder se pasassem por cima de todos os cones e foi isso que fizeram........ não cumprindo nem de longe o percurso da sessão, enquanto que outras equipes estavam se "matando" para não atropelar os cones e acabavam estourando o tempo!!!

[]'s

Pinhal,

Cabe discutir sobre isso sim, é exatamtne deste tipo de coisa que estou falando……

Teoricamente, se o cara passer propositalmente por cima do cone, ele deveria lever desistência por aquele obstáculo, como citado em Item 2 no artigo sobre esta penalização…….. Mas isso acaba sendo só mais um exemplo de subjetividade na fiscalização.

O soda é como tirar essa subjetividade………

Abraços,

billj
08/12/2004, 15:01
Na minha opinião, o regulamento deveria mudar em ralação a utilização de ferramentas x estouro de tempo.
Explico:
Com o regulamento atual:
Uma equipe está na seção das manilhas e o cardan dianteiro escapa. Os integrantes da equipe sabe que dificilmente irão conseguir completá-la. Eles ficam enrrolando, sem tentar usar o Hi-lift, prancha, guincho de segundo carro, etc, pois sabe que será penalizada por isso.

Se o regulamento mudar no caso de estouro de tempo, ela seria penalizada somente por estouro de tempo, independentemente das ferramentas utilizadas.
Neste caso, a equipe vai tentar fazer o possível e o impossível para completar a etapa, pois sabe que não será penalizada se não der tempo.
Traduzindo: A penalização pelo uso de ferramentas só deveria ser contabilizada no caso de seção completada.

Entenderam? Ou compliquei???


Ramiro,

Eu concordo com este conceito, que as penalizações por ferramentas, etc. sejam anuladas caso a equipe não conseguir passer o obstáculo no tempo, valendo no lugar apenas a penailização por estouro. Mas teríamos que acertar os valores para que o estouro sempre vale mais que o uso de ferramentas.

Abraços,

billj
08/12/2004, 15:03
Bill e PessoALL,

Vamos analizar juntos aquela minha proposta de junho de regulamento:
VAmos ver se ela resolve alguns problemas atuais:

blablablablablablablablablablablablablablablablabl ablablablablablablablabla
blablablablablablablablablablablablablablablablabl ablablablablablablablabla
blablablablablablablablablablablablablablablablabl ablablablablablablablabla
blablablablablablablablabla



Estou ancioso pelos comentários.


Leitão,

O seu esquema tem diversos pontos positivos, mas acho complicado para ca.ra.lho, muita coisa para o coitado do fiscal lever em consideração. Temos que lembrar que os fiscais são simples jipeiros como nós. Eles recebem meio-dia de treinamento e olha lá.

Tem que ser mais simples………..


Abraços,

billj
08/12/2004, 15:06
Um visão de quem está de fora:
Seguiria a lógica das competições de Regularidade - maior quantidade de pontos possível por PC, quando do "no show".
O mesmo valeria para uma equipe que não completasse um obstáculo. Tomaria a maior penalidade (não sei se somando os pontos por uso de equipamentos ou qualquer outra) tornando assim o recurso de estouro de tempo a pior penalidade possivel.


O gato nisso é que decidimos em penalizar por CADA USO de ferramentas e não apenas uma penailização singular. Fizemos isso para evitar a “festa de pranchas e estepes” que chegou de dominar algumas provas. Agora, poderíamos reconsiderar esta penalização, voltando para uma única aplicação, mas teríamos que achar uma outra maneira para não ter abuso das ferramentas…….

Abraços,

billj
08/12/2004, 15:08
PessoALL,

Vou aproveitar que é feriado e o Jeep ainda não voltou de Sampa. para ficar aperfeiçoando este regulamente e entrando em detalhes.

Precisamos discutir a padronição nacional deste esporte...

?



Bom, este thread não era para isso, mas o meu voto seria por “Trial 4x4”.

BTW, caso não precebeu, eu não tenho um Jeep………… :wink:

Abre um outro tópico, a gente discute isso também...........

Abraços também de folga por hoje,
Abraços,

billj
08/12/2004, 15:09
Estive agora lendo o regulamento da UROC. Já li, mas confesso que até agora nunca prestei muita atenção nos detalhes. Uma coisa que me pegou de supresa foi a completa falta de referência ao tempo limite. Nào fala absolutamente nada sobre isso….. Régis, como é que eles limitam o tempo que o cara pode ficar tentando?!? Tem alguma coisa nas regras da NEUROC??

Uma coisa que pensei, pegando o gancho do que o Leitão falou….. No lugar de limitar por tempo até vencer o obstáculo, que tal a gente limtar por progresso efetivo dentro da seção?!? Ou seja, se a equipe optar por não usar ferramentas e mesmo assim não progredir uma determinada distância em um determinado tempo, o jipe cai for a do obstáculo por desistência.


Abraços,

Marcos Ojeda
08/12/2004, 15:12
Leitão o nome Superação diz tudo,
outra coisa que que se ouver estouro de tempo mas com uso de ferramentas que as mesmas não sejam contadas somente os gates que faltam para completr a seção,

Exemplo a dupla usa guincho, prancha, hi-lift, e estoura o tempo desconcideram as ferramentas e só descontar os gates que faltas

agora a equipe que ficar parada mesmo que com pane mecanica, alem dos gates que faltarem terão mais alguma pontuação por falta de vontade.

billj
08/12/2004, 15:14
Bom Bill,

a PRIMEIRA coisa a ser feita é não marcar o Trial no findi que eu tenha que trabalhar, entonsses se for em Dezembro de novo ...

Só agora sobrou um tempinho, parabéns aos organizadores e aos participantes!!!

SidneyMud


O Evento foi marcado com 06 meses de antecidência, você sabia da data, até formou uma equipe com o Possato LZS. Cês amarelaram no dia que lhes levei para a pedreira............ :shock: :wink:

Abraços falando a mais pura verdade,

Porcão
08/12/2004, 15:15
Bill, nesse caso seria desistencia? O cara tentou pelo menos.
Como o Pinhal disse os caras vinham, molhavam o pneu e falavam que tinham tentado. Ele não pode receber a mesma penalização que nós que nos fud...mos
pra tentar passar. O não avanço (progresso) não indica que o cara não tá tentando, acho que isso poderia ser diferente.

billj
08/12/2004, 15:22
Bill, nesse caso seria desistencia? O cara tentou pelo menos.
Como o Pinhal disse os caras vinham, molhavam o pneu e falavam que tinham tentado. Ele não pode receber a mesma penalização que nós que nos fud...mos
pra tentar passar. O não avanço (progresso) não indica que o cara não tá tentando, acho que isso poderia ser diferente.


Sim, seria desistência. O lance é que o cara não avançou mas por opção também não usou ferramentas. Para mim, isso se define como enrolação....

Abraços,

leitao
08/12/2004, 15:47
Bill,

Faça uns testes ... releia o meu regulamento, faça críticas pontuais e não tão gerais...

Esta proposta se difere muito pouco do regulamento que usamos... na verdade eu aumentei a pontuação para ficar mais justo.

Na categoria de Duplas é quase igual... me aponte o que tem de complicado.

Pense bem... se a equipe estourar ela ganha 500 pontos menos os gates transpostos. Nada mais do que justo... premia a insistência... quanto mais longe for melhor... independente dos recursos usados.

Se não estourar pode ter até pontuação negativa... -250 por 5 Gates transpostos e sem penalizações.

PAra evitar a embromação inserimos a penalidade por falta de progressão. Eliminamos assim a subjetividade. Nào andou, toma penalidade... se consertar o problema e andar... retiramos a penalidade... o negócio é estimular a equipe a andar...

Estourar o Bumps deve ser decisão da equipe... é impossível penalizar com objetividade que uma equipe estourou por querer, por estratégia ou por descuido. O obstáculo deve ser pensado e planejado para impedir abusos. É pensando nisso que acho que devem ter o Bumps que definam os Gates e outros só indicativos. Pode ter uma outra marcação, outro bump de outra cor que não possa ser violado de maneira nenhuma senão dá desistência.

Acho que a desistência deve ser penalizada com o estouro menos os GAtes transpostos... desta forma facilita a estratégia da equipe e o andamento da prova. Temos que acabar com a embromação e com a subjetividade.

Gostaria que vc fizesse críticas sobre itens expecíficos, desta forme seria possível melhorar o problema e chagar a uma solução.

leitao
08/12/2004, 15:56
Artur Porcão,

Se o competidor tentar avançar e conseguir ele terá o bônus do GAte transposto. Se ele estourar o tempo ele terá a penalidade máxima do estouro, menos o bônus do gate transposto e a penalização do ferramental, do guincho, etc desaparecerá... o que irá estimular a equipe a avançar a qualquer custo. Foi isso que faltou em Sampa.

NA pior das hipóteses se a equipe passar no obstáculo utilizando todos os meios e tomando muitas penalidades... a penalidade máxima continuará 500 menos os bônus dos gates transpostos.

DEsde o início da prova eu e o Bill combinamos que não iríamos embromar e jogar com o regulamento para melhorar nossa colocação.

Iríamos lutar e tentar avançar, nos divertir ao máximo. E assim fizemos.

Foi uma escolha.

leitao
08/12/2004, 16:06
10º JEEP TRIAL BRASIL – Barbacena - MG

QUINTA – 12:00 – fechamento inscrições
SEXTA – 22:00 – sorteio das seções, fim da vistoria
SÁBADO – 10:00 as 11:30 – entrega material e briefing
– 12:00hs as 17:00 hs - TRIAL dia 1 - GRADUADOS
18:00 hs – Churrasco ou coktail para pilotos
DOMINGO – 9:00hs as 12:00 hs - TRIAL dia 2 – GRADUADOS E NOVATOS
13:00hs as 15:00 hs – TRIAL dia 2 - final

OBS: CRONOGRAMA IDEALIZADO PARA UMA PROVA DE 2 DIAS.


CATEGORIAS:

Super Preparados INDIVIDUAL – preparação livre.
Super Preparados DUPLAS – preparação livre.
Stock e Modificados - DUPLAS – preparação limitada, pneus até 33 polegadas.

Obs:
a) O limite de equipes será de 18, independente de categoria... assim poderemos ter 10 equipes individual e 6 duplas, ou outras combinações desde que cada categoria tenha pelo menos 3 equipes.
b)os pneus serão medidos, montados e instalados no veículo, com trena no sentido horizontal e com o pneu inflado com 12 psi de ar, e/ou será usado a marcação original dos pneus. Tolerância máxima aceita será de 7%.


PONTUAÇÃO SEÇÃO TRIAL PURO (APENAS INDIVIDUAL):
A) 01 PONTOS(*) – PARAR POR MAIS DE 06 SEGUNDOS
B) 03 PONTOS (*) – DAR MARCHA RÉ
C) 30 PONTOS (#) – USAR RAMPA, PNEU OU OUTRA FERRAMENTA
D) 40 PONTOS (*) – USAR GUINCHO (POR GATE TRANSPOSTO)
E) 50 PONTOS (+) – BUMP TRIAL (ESTOURAR O BUMP TRIAL)
F) 500 PONTOS – ESTOURO DO TEMPO LIMITE
G) -50 PONTOS – BONUS POR “GATE” TRANSPOSTO
H) 1000 PONTOS – BYPASS
L) 300 PONTOS - 5 MINUTOS SEM PROGRESSÃO
M) 100 PONTOS - PARA CADA MINUTO SEM PROGRESSÃO APÓS OS 5 MINUTOS INICIAIS.

PONTUAÇÃO DUPLAS:
1) C) 30 PONTOS (#) – USAR RAMPA, PNEU e/ou FERRAMENTA
2) D) 40 PONTOS (*) – USAR GUINCHO (POR GATE TRANSPOSTO)
3) E) 50 PONTOS (+) – BUMP TRIAL (ESTOURAR O BUMP TRIAL)
4) 70 PONTOS – REBOCAR (COM CINTA/CAMBÃO OU EMPURRAR)
5) F) 500 PONTOS – ESTOURO DO TEMPO LIMITE
6) G) -50 PONTOS – BÔNUS POR “GATE” TRANSPOSTO
7) H) 1000 PONTOS – BYPASS
8) L) 300 PONTOS - 5 MINUTOS SEM PROGRESSÃO (AMBOS OS CARROS)
9) M) 100 PONTOS - PARA CADA MINUTO SEM PROGRESSÃO APÓS OS 5 MINUTOS INICIAIS.

IMPORTANTE / OBSERVAÇÕES:

10) O) PONTUAÇÃO MÁXIMA EM UMA SEÇÃO É DE 500 PONTOS, SUBTRAÍNDO-SE OS BÔNUS POR GATES TRANSPOSTOS. EXCETO ITENS 8 E 9.

(*) – CUMULATIVO SIMPLES
(#) – CUMULATIVO PARA CADA GATE UTILIZADO E CADA VEÍCULO.
(+) – CADA BUMP PODERÁ SER ESTOURADO APENAS UMA VEZ POR CARRO.


COM O OBJETIVO DAS SEÇÕES OCORREREM SIMULTÂNEAMENTE, A ORGANIZAÇÃO DEVE:

1) providenciar 6 obstáculos (número de equipes de cada categoria)

2) os tempos limites dos obstáculos devem ser iguais. para todas as categorias e equipes. O tempo sugerido é de 20 minutos.

3) os obstáculos devem ser construídos ou demarcados para que possam ser transpostos com tempo suficiente (de sobra).

4) a ordem da prova deve ser preferencialmente Super individual e Super duplas e Stock duplas, deduzindo-se que as seções ficam mais fáceis com o passar das equipes. Caso os obstáculos sejam firmes as categorias poderão ser misturadas.

5) sorteia-se a ordem da primeira seção e as seguites são inversamente proporcionais em sentido horário.

6) os horários de cada equipe em cada seção deve ser definido na véspera e divulgado para as equipes. cada equipe terá seu tempo ideal de entrada em cada seção. somente será marcado a saída da seção. A menos que a organização resolva a encurtar a prova. Verl largada de rallye com controle da seção e largada.

Obs.: As seções podem ser simultâneas, porém aconselha-se que um intervalo de 5 a 10 minutos entre elas para facilitar o acompanhamento do público.

7) cada equipe deverá ter no mínimo 20 minutos para a troca de seção mais o tempo que sobrar (se sobrar) da seção anterior. Entrar atrasado na seção não causará penalidade além do encurtamento do tempo disponível da seção. Ou seja, cada equipe terá o seu horário ideal de largada da seção, como se fosse um RAID ou rallye.


A ORGANIZAÇÃO DEVERÁ TER UMA EQUIPE COM 3 MEMBROS APURADORES PARA CADA SEÇÃO:

1- CHEFE DA SEÇÃO – CONTARÁ AS PENALIDADES EM VOZ ALTA, apitará a cada penalização.
2- ANOTADOR – ANOTARÁ AS PENALIDADES
3- FISCAL GATE – REPOSICIONA BUMP ESTOURADO, ORIENTA A EQUIPE CASO SOLICITADO, AJUDA NAS DEMAIS TAREFAS DA SEÇÃO.

QUALQUER RECURSO DEVERÁ SER IMPERTRADO APÓS A DIVULGAÇÃO DA PARCIAL OFICIAL.

A EQUIPE APURADORA DEVERÁ ESTAR IDENTIFICADA (CHACHÁ E/OU CAMISAS COLORIDAS)

A FICHA DE APURAÇÃO FICARÁ COM CADA EQUIPE E DEVERÁ SER ENTREGUE NO FINAL DA PROVA.

A ORGANIZAÇÃO DEVE PROVIDENCIAR UM QUADRO COM A PONTUAÇÃO PARCIAL DAS EQUIPES.

OS OBSTÁCULOS:

1- DEVEM SER NECESSARIAMENTE TESTADOS PELA ORGANIZAÇÃO.
2- DEVEM SER FEITOS EM TERRENOS FIRMES QUE NÃO SE MODIFIQUEM MUITO COM A PASSAGEM DAS EQUIPES.
3- SEREM PENSADOS E PLANEJADOS PARA DIAS DE CHUVA.
4- MARCADOS APENAS COM TINTA (SPRAY OU CAL E BUMP TRIAL). FITAS PODEM SER USADAS APENAS PARA SEPARAR O PÚBLICO. AS FITAS NÃO DEVEM SER USADAS PARA PENALIDADES.
5- TEREM BITOLAS DE PELO MENOS 3 METROS.
6- EVITAR PISCINAS DE ÁGUA BARRENTA. USAR APENAS LAMA GROSSA.

COMENTÁRIOS SOBRE AS NOVIDADES DO REGULAMENTO:

01 PONTOS(*) – PARAR POR MAIS DE 06 SEGUNDOS
a) o tempo será contado em voz alta pelo Chefe da Seção
b) a falta de progressão por mais de 6 segundos também será considerada como parada.
c) Acontagem somente será reiniciada após nova progessão, ou no caso de parada total, de nova tentativa de pregressão.
Obs.: Será feito como no Trial no resto do mundo.


03 PONTOS (*) – DAR MARCHA RÉ
a) será considerada ré qualquer progessão para trás, com engate ou não da marcha ré, inclusive deslizamentos acidentais.
b) não será considerado ré, deslizamentos acidentais enquanto o veículo estiver tracionando para frente.
c) Somente será penalizado com outra ré após deslocamento para frente.

30 PONTOS (#) – USAR RAMPA, PNEU e FERRAMENTA
a) é penalidade cumulativa e será contada para cada Gate que for utilizado.
b) Será contada para cada veículo que ser beneficiar com a ferramenta.

40 PONTOS (*) – USAR GUINCHO (Por Gate transposto)
a) No mesmo gate não haverá cumulatividade de penalidade, a menos que o outro carro da equipe também utilize o guincho.
b) No caso de um veículo da equipe guinchando o outro será contado apenas uma penalidade por Gate transposto, Não será considerado assintência.
c) Acessórios do guincho como patesca, anilhas, cintas, cabos extras, não serão considerados como ferramentas.

50 PONTOS (+) – BUMP TRIAL (ESTOURAR O BUMP TRIAL)
a) os bumps trial serão confeccionados com uma base pesada e uma haste flexível ou rígida com pelo menos 1,5 menos de altura.
b) A posição dos bumps será marcada com tinta spray, giz ou cal, de modo que seja fácil a seu reposicionamento após um estouro.
c) Será considerado estouro a derrubada completa ou parcial, sempre que a base se mover e sair da marcação.
d) Encostar na haste ou na base será considerado estouro mesmo que a base não saia de sua marcação.
e) A marcação poderá ou não ter uma tolerância de até 5 centímetros.
f) O bumps deve ser fixado ou demarcado sobre terreno firme, que não se mova com a passagem dos veículos.
g) Caso não seja possível reposicionar o bump na pocisão original, todas as penalidades originadas por este bump devem ser anuladas. Para todos os competidores.
h) Os bumps devem ser numerados.

500 PONTOS – ESTOURO DO TEMPO LIMITE

- 50 PONTOS – BONUS POR “GATE” TRANSPOSTO
a) Cada seção deverá ser sub-dividida em "GATES" conforme o grau de dificuldade.
b) Cada seção deve ter no mínimo 3 GATES e no Máximo 8.
c) OS Bumps Trial que marcam os GATES devem ser de cores diferentes dos demais Bumps que marcam a seção.
d) O objetivo dos GATES é premiar as equipes que conseguiram ir mais longe antes de estourar o tempo. É uma forma simples e funcional para equipes e organização.

1000 PONTOS – BYPASS

300 PONTOS – 5 MINUTOS SEM PROGRESSÃO
a) Caso a equipe fique sem progressão na seção por 5 minutos, será penalizada.
b) Antes dos 5 minutos a equipe poderá desistir e tomar a penalidade máxima por estouro de tempo + o bônus por gate transposto.
c) Após os 5 minutos os 300 pontos serão adicionados a penalização a menos que haja progressão de pelo menos 1 metro antes do fim do tempo limite.


100 PONTOS – PARA CADA MINUTO SEM PROGRESSÃO APÓS OS 5 MINUTOS INICIAIS.


INFRA-ESTRUTURA DA PROVA
Terreno de 2.000 metros que possa ser totalmente terraplanado e modificado por tratores.
Arquibancada ( 2.000 a 5.000 pessoas)
Trator D-4 (6 horas)
Retro-escavadeira (4 horas)
Caminhão Pipa com canhão d’água. (mínimo 6 viagens)
Adesivos com numeral de porta, testeira e promocionais (patrocinadores)
Segurança para controle da área dos boxes e público.
Sistema de som com microfone sem fio e locutor.
Duas ambulâncias CTI com equipamento de resgate (sábado e domingo)
Sistema de comunicação (walkie-talkie) 4 unidades.
Troféus
Tenda dos boxes (pilotos e equipes de apoio)
Infra-estrutura de banheiros e alimentação para pilotos e público.
Camisas e crachás de identificação competidores, organização, imprensa.
Assessor de imprensa e divulgação.
Material de divulgação (panfletos, cartazes, cartazes lambe-lambe, rádio e TV)
Churassco ou recepção para competidores e patrocinadores

Opcional
Telão para o público
Som mecânico ou ao vivo
Ajuda de custo para os competidores (cegonha, gasolina, prêmios)

Material de divulgação (folder, fax, cartaz, telefone, muito telefone)
Equipe e material de apoio (inscrição, organização)
Sinalização da cidade

equipeminas4x4
08/12/2004, 16:35
Srs.

Tem 2 pontos importantes q devem ser analisados.

1) Quem se fode pra chegar ao final da seção e estoura tempo, nunca poderá ser mais penalizado do que o cara que não chegou ao 2º gate, independente dos recursos utilizados.
2) Não podemos permitir que a festa de recursos volte a acontecer. Acho que a limitação de ferramentas foi um grande avanço e podemos limitar ainda mais, como proibindo o uso de hi-lift. A prancha continuaria liberada, apenas 1 por equipe.

1ª sugestão - As equipes que mais progrediram dentro da seção e utilizaram os recursos admitidos no regulamento, levariam a menor pontuação por estes recursos, dentre as equipes que estouraram o tempo. Ou seja, se uma equipe utilizou a prancha 10X e teve o tempo estourado antes do último gate, levaria os pontos deste último gate mais a menor penalização por uso de ferramentas dentre as outras equipes que também estouraram o tempo. A equipe que passou apenas pelo 1º gate e estourou o tempo enrolando, utilizando apenas uma ancoragem de guincho, tomaria apenas este guincho, mais a pontuação dos gates faltantes.
As equipes que venceram a seção, caso a penalização por ferramentas seja maior que as equipe que não venceram a seção, esta levaria também a menor penalização por ferramentas.

[]´s

Sandro Tannuri
08/12/2004, 16:35
Minha sugestão para a categoria Super.

1) Individual
2) Só permitido guincho alem da tração.
3) 10 pontos para cada cone
4) 20 pontos para guincho por ancoragem
5) 20 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
6) 120 pontos por desistencia

Devo estar esquecendo alguma coisa mas meu objetivo e ser o mais simples possivel.

Abraços,

equipeminas4x4
08/12/2004, 16:43
Artur Porcão,

Se o competidor tentar avançar e conseguir ele terá o bônus do GAte transposto. Se ele estourar o tempo ele terá a penalidade máxima do estouro, menos o bônus do gate transposto e a penalização do ferramental, do guincho, etc desaparecerá... o que irá estimular a equipe a avançar a qualquer custo. Foi isso que faltou em Sampa.



Voltamos ao regulamento do ET.

[]´s

ramiro_eli
08/12/2004, 16:45
Leitão,

Sua proposta é bacana, mas não concordo com alguns detalhes.
Ré: Ela não deve ser penalizada, pois faz parte do recurso do piloto p/ transpor obstáculos sem o uso de ferramentas.
Regressão acidental. Isto é muito subjetivo e muito difícil de julgar. Vai dar o maior quebra pau e vai ganhar quem tiver mais lábea.
Tempo parado. Isto tb é muito subjetivo, afinal quem já se enfiou em atoleiros bravos sabe que andar 1cm já é lucro. O fiscal pode não perceber...Acho que a melhor opção p/ isto seria determinar tempo máx por gate.

equipeminas4x4
08/12/2004, 16:49
Minha sugestão para a categoria Super.

1) Individual
2) Só permitido guincho alem da tração.
3) 10 pontos para cada cone
4) 20 pontos para guincho por ancoragem
5) 20 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
6) 120 pontos por desistencia

Devo estar esquecendo alguma coisa mas meu objetivo e ser o mais simples possivel.

Abraços,

Concordo com este regulamento
Na categoria SUPER, todos os equipamentos deveriam ser suprimidos. Só acho que a pontuação do guincho deveria ser por gate e não por ancoragem. Não está certo o camarada vencer toda a seção no guincho.

1) Individual
2) Só permitido guincho alem da tração.
3) 10 pontos para cada cone
4) 10 pontos para guincho em cada GATE não importando a ancoragem
5) 25 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
6) 120 pontos por desistencia

[]´s

Sandro Tannuri
08/12/2004, 16:56
Concordo com este regulamento
Na categoria SUPER, todos os equipamentos deveriam ser suprimidos. Só acho que a pontuação do guincho deveria ser por gate e não por ancoragem. Não está certo o camarada vencer toda a seção no guincho.

1) Individual
2) Só permitido guincho alem da tração.
3) 10 pontos para cada cone
4) 10 pontos para guincho em cada GATE não importando a ancoragem
5) 25 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
6) 120 pontos por desistencia

[]´s

Marcel,

Melhor ainda sua ideia!!!!
Mas temos que considerar que 5 estacas vezes 25 pontos tem que ser menor que a desistencia ( 120) então basta aumentar a desistencia para 150.

Então fica:

1) Individual
2) Só permitido guincho alem da tração.
3) 10 pontos para cada cone
4) 10 pontos para guincho em cada GATE ou ESTACA não importando a ancoragem
5) 25 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
6) 150 pontos por desistencia

Abraços,

billj
08/12/2004, 17:18
Leitão,

Sinceramente, eu me perco no seu regulamento….. Pontos 1 a 7 tudo bem, está claro (mesmo assim não concordo com tudo isso). Mas à partir daí a coisa complica, acumulando pontos, subtraindo pontos, exceções de itens 8 e 9, coisa e tal........ Complicado........

Se fosse para eu decidir sozinho, seria dolorosamente simples.

1 ) Os jipes não poderiam carregar pranchas, nem estepes, apenas guinchos, cintas, patescas e anilhas. Nem ferramentas para trabalhar no motor, deu pau, ta fora..... Cinta e guincho teriam a mesma pontuação de 15 pontos para desencorajar o uso, mas seriam penalizados apenas uma vez por seção. Um jipe ajudando o outro cai nesta mesma categoria.
2 ) Pane, quebra ou qualquer outra coisa que resulta em mais de 03 minutos sem avanço de pelo menos um dos dois jipes de um gate para o próximo seria desistência da seção, levando 200 pontos. Atolou ou quebrou e não resolveu em 03 minutos, ta fora......
3 ) As seções seriam divididos em 05 gates, delimitado com hastes flexíveis, espeitados com firmeza no chão. Tocou nela, ela dobra mas não sai do lugar....... Cada tocada no gate levaria 10 pontos. Cada gate não ultrapassado dentro do tempo limite levaria 20 pontos.

Simples..........


Olha, eu sou um daqueles que pilota sem nem pensar na porra da pontuação, o meu objetivo SINGULAR é de passar pelo obstáculo. Sei que isso não é a melhor estratégia para ganhar, mas me diverto assim. E o público também..........

Abraços,

billj
08/12/2004, 17:27
Como eu suspeitava, eu e o Sandro pensamos iguais. Eu digitei essa novela aqui em cima sem nem ter lido a sugestão dele............

EDIT: Também prefiro individual, mas não queria complicar a discussão.......

Abraços simplificados,

equipeminas4x4
08/12/2004, 17:28
EDITADO, o certo é 40 pts para o gate

CORRIGINDO

CONSIDERANDO PROIBIÇÃO PARA HI-LIFT E PRANCHA

1) Individual
2) Só permitido guincho alem da tração.
3) 10 pontos para cada cone
4) 10 pontos para guincho em cada GATE ou ESTACA não importando a ancoragem
5) 40 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
6) 350 pontos por desistencia antes ou durante a seção

Máxima pontuação possível:
cone = 50pts
guincho = 40pts
não vencer os gates = 200pts

O carro venceu a seção só que no guincho e derrubou todos os cones = 90pts
O carro não venceu o último gate, no guincho, derrubou todos os cones = 130pts
O carro não venceu nem o 1º gate e ainda derrubou todos os cones com o cabo do guincho = 260pts
O carro venceu o 1º gate e enrolou pra não usar o guincho = desclassificado por não utilizar os recursos disponíveis
O carro venceu o 1º gate mas o guincho não conseguiu puxar além disso = 170pts
O cara alegou problemas no guincho e utilizou-o na próxima seção, penalização de 100pts por manutenção ou dúvida de honestidade

Este sim está melhor.

[]´s

equipeminas4x4
08/12/2004, 17:32
O carro quebrou antes de vencer o último gate, o guincho pifou e ele não consegue andar. Coitado do cara, vai ter azar assim lá longe, acho que ele não deve ser penalizado por desistência, afinal quebrou tentando, espera o tempo estourar e vale o ponto que ele chegou.

[]´s

billj
08/12/2004, 17:35
Marcel,

Para eliminar essa do cara alegar problemas, considere o que eu falei alí em cima. Se o cara não conseguir em 03 minutos de passar de um gate para o próximo, ele leva desistência..........

Falo em 03 minutos, pode ser 05, 06 sei lá. O importante é que o cara não pode ficar parado esperando o tempo esgotar..


Abraços,

equipeminas4x4
08/12/2004, 17:38
Bill, se o cara ficar parado esperando o tempo esgotar, em qualquer ponto da seção ele será mais penalizado do que o cara que utilizou todos os recursos que ele tinha, sacou???
Eu acho sacanagem o cara que quebrou a 2 metros do final da seção, o carro não anda, o guincho não funciona, ele forçou o carro além do limite pra vencer a seção e é dada desistência.

[]´s

equipeminas4x4
08/12/2004, 17:39
Se ele alegar problemas do guincho e usar ele em outra seção, ele toma 100pts no final, não interessando se ele fez a manutenção ou se ele mentiu na outra seção.

[]´s

equipeminas4x4
08/12/2004, 17:41
Precisamos simplificar o trabalho dos fiscais, para que a apuração seja o mais fácil possível e não deixe dúvidas com relação à idoneidade da organização.

[]´s

equipeminas4x4
08/12/2004, 17:45
CONSIDERANDO HI-LIFT E PRANCHA autorizados

1) Individual
2) Só permitido guincho alem da tração.
3) 10 pontos para cada cone
4) 10 pontos para guincho em cada GATE ou ESTACA não importando a ancoragem
5) 5 pontos para prancha em cada GATE que for utilizada
6) 5 pontos para hi-lift em cada GATE que for utilizado
7) 40 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
8) 400 pontos por desistencia antes ou durante a seção

Máxima pontuação possível:
cone = 50pts
guincho = 40pts
prancha = 20pts
hi-lift = 20pts
não vencer os gates = 200pts

[]´s

leovalle
08/12/2004, 18:37
Pq não pegar o regulamento do ET que já estava mais avançado, o que acho que deveria ter sido feito em SP, mas criaram um novo e trabalhamos em cima dele.

Acho muito arriscado se aperfeiçoar demais o regulamento, num momento de total desequilibrio de preparação dos carros.

Tenho a opinião que agora é momento de dar uma freada na preparação ou teremos a reedição da Fórmula 1 , guardadas as devidas proporções, que teve que recuar na tecnologia diante da pressão das montadoras. O disparate está muito grande.

Simplicidade pessoal. O caminho apontado pelo Sandro, Marcel e Bill está certo, mas ainda acho que a fórmula da duplas no sábado e individual no domingo foi espetacular pra todos.

[]'s

guilhermekrug
08/12/2004, 18:45
:!: :!: :!: Atençao: Porfavor não leia se acredita que opinição só deve ser dada por quem entende de off-road :!: :!: :!:

Senhores,

Como devem ter reparado não tenho competência técnica de direção, mas tenho alguns ponto que talvez sejam interessantes para vocês que não devem ter acesso a opinião de leigos.

Fora alguns felizardos a maioria deve ter muita dificuldade em pagar a transformação e manutenção de seus veículos, por isto é muito importante pensar em patrocínio...

Para ter patrocínio é preciso ter retorno....

Para ter retorno é preciso ter interesse de público e meia dúzia de tarados por mecânica :wink: não é público.

Pensando nisto e tendo prestada muita atenção no público do Trial (principalmente os que estavam olhando por acasso) digo que o uso do guincho é um saco :twisted: Par o leigo usar o guincho é mudança de canal na certa...

Para o leigo se a prova for um pouco (muito pouco) mais fácil e alguns conseguirem passar sem usar guincho é mais legal. O povo vibra com uso de aparelhagem (já que eles não sabem o que é uma prancha ...) e com o cara colocar o o pé na lama.

Sabem o trecho que tinham troncos intercalados? Para o Leigo foi um dos melhores trechos junto com a "montanha de lixo", se o trecho de tronco fosse um pouco mais fácil e mais longo diferenciando bem quem tem braço para passar de quem não tem seria melhor ainda e se a "montanha" tivesse paineis laterais com pinturas loucas (isto é barato) seria muito mas "vendavel" para um canal de TV.

Desculpem o tamanho do e-mail, mas já trabalhei um pouco com o Sportv e já tive oportunidade de ser patrocinado em outro esporte e acho que viciei em reparar nisto.

Por fim: Organizadores de eventos, em caso de dúvida, perguntem para um ser que nunca usou um 4X4, mas que vê programa de esporte domingo às 10:00 horas

billj
08/12/2004, 19:24
Bill, se o cara ficar parado esperando o tempo esgotar, em qualquer ponto da seção ele será mais penalizado do que o cara que utilizou todos os recursos que ele tinha, sacou???
Eu acho sacanagem o cara que quebrou a 2 metros do final da seção, o carro não anda, o guincho não funciona, ele forçou o carro além do limite pra vencer a seção e é dada desistência.

[]´s

Marcel,

Por isso acho que o hi-lift deveria ser permitido, ainda mais se for individual. Ele pode ser utilizado como prancha e mais importante, como guincho......

Quanto a quebra do carro ou a pifa do guincho, já viu o carro do Sandro quebrado ou o guincho dele pifado?!? Azarado e mal-preparado são coisas distintas............

Pegando essa bonde, a minha lista seria:

1) Individual
2) Permitido apenas guincho, cinta e hi-lift alem da tração.
3) 10 pontos para cada cone
4) 10 pontos para guincho / cinta / hi-lift em cada GATE ou ESTACA não importando a ancoragem
5) 40 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
6) 350 pontos por desistencia antes ou durante a seção
7) não passar em X minutos de um gate para próximo = desistência

billj
08/12/2004, 19:58
Pq não pegar o regulamento do ET que já estava mais avançado, o que acho que deveria ter sido feito em SP, mas criaram um novo e trabalhamos em cima dele.

Acho muito arriscado se aperfeiçoar demais o regulamento, num momento de total desequilibrio de preparação dos carros.

Tenho a opinião que agora é momento de dar uma freada na preparação ou teremos a reedição da Fórmula 1 , guardadas as devidas proporções, que teve que recuar na tecnologia diante da pressão das montadoras. O disparate está muito grande.

Simplicidade pessoal. O caminho apontado pelo Sandro, Marcel e Bill está certo, mas ainda acho que a fórmula da duplas no sábado e individual no domingo foi espetacular pra todos.

[]'s

Léo,

Se a prova realmente for de 02 dias, concordo contigo quanto a fórmula de duplas no sábado e individual no domingo. Alias, mesmo se for apenas um dia, acredito que talvés a gente consegue achar uma maneira de concilhar os dois conceitos. Mas de como fazer isso na prática, não pensei muito......

Simplicidade e chave, concordo contigo neste ponto também.

Quanto op regulamento, a base foi justamente o do ET. As diferenças implementadas, foram principalmente para acabar com a festa de pranchas e estepes, algo considerado por muitos como falha. Agora descobrimos falhas neste novo regulamento e o objetivo deste tópico é de tentar achar uma solução.

Já falei muitas vezes que o trabalho de vocês do Radical foi muito, muito bom e sem ele não estaríamos nem perto de onde estamos hoje. Porém, com cada prova, a nossa experiência coletiva aumenta. Portanto, acho que deveríamos deixar o orgulho regional de lado para chegar num consenso que funcione para todos......... Queira ou não, vocês criaram um monstro que agora está ficando muito grande........... :wink:



Abraços,

leitao
08/12/2004, 23:57
PessoALL,

Excelente esta discussão, acho que estamos avançando muito.

Bill, o negócio do Bônus por Gate transposto, pode ser facilmente mudado por penalização por Gate não transposto. Se for mais simples assim, assim será. Já mudei...

Outros competidores tb estão achando mais justo que a penalização do uso do guincho seja por Gate... desta forma quem usar mais na seção será mais penalizado.

A ficha de pontuação deverá necessariamente ser subdividida por Gates para facilitar a apuração.

Sou da opinião que o Hi-Lift deve ser permitido como ferramenta, mas não como rampa. Se for usado como guincho deverá ser penalizado como tal.

Também concordo que no caso do estouro do tempo devemos utilizar somente a pontuação do estouro + Gates não transpostos e ainda proponho aqui que seja incluído aquela penalização por falta de progressão para coibir a embromação e facilitar a organização, ou seja, se a equipe desistir logo perderá menos tempo que ficar embromando... a menos que consiga avançar, neste caso a penalização por falta de progressão é descartada. Entra aqui um jogo de estratégia que não é embromação e sim decisão e escolha...

Para que o estouro de tempo sempre valha mais que o uso de ferramentas , basta que a pontuação das ferramentas sejam acumulativas, porém limitadas a penalização do estouro de tempo (mais os gates não transpostos).


PONTUAÇÃO DUPLAS:
30 PONTOS (#) – USAR RAMPA, PNEU e/ou FERRAMENTA
40 PONTOS (*) – USAR GUINCHO (POR GATE TRANSPOSTO)
50 PONTOS (+) – BUMP TRIAL (ESTOURAR O BUMP TRIAL)
70 PONTOS – REBOCAR (COM CINTA/CAMBÃO OU EMPURRAR)
500 PONTOS – ESTOURO DO TEMPO LIMITE
50 PONTOS – POR GATE NÃO TRANSPOSTO
1000 PONTOS – BYPASS
300 PONTOS – 5 MINUTOS SEM PROGRESSÃO
(AMBOS OS CARROS)
100 PONTOS – PARA CADA MINUTO SEM PROGRESSÃO APÓS
OS 5 MINUTOS INICIAIS.

Exemplos:
1) Bypassar obstáculo 1000 pontos
2) Passar o primeiro gate e estourar o tempo= 500 + 200 (4 gates não transpostos) = 700 pontos perdidos
3) PAssar o primeiro Gate com guincho e estourar o tempo= 500 + 200 = 700 os mesmos pontos, usando ou não ferramentas por causa do estouro do tempo.

DEsta forma estimulamos a progressão e desestimulamos a embromação, mas não somos justos com quem passou sem o guincho.

Ainda não é o ideal... este problema seria resolvido com obstáculos bem planejados como em Bh... quando o tempo proposto é suficiente e o obstáculo é firme... o que evita atrasos e muito trabalho braçal e/ou de guincho...

Bem não podemos controlar o imprevisto como a chuva...

Talvez a inclusão da penalização por falta de progressão possa desistimular a embromação. A penalização pela falta de progressão seria adicionada a penalização máxima. EX.:

4) PAssar o primeiro Gate com guincho e ficar 5 minutos sem progressão e estourar o tempo= 500 + 200 + 300= 1000
Neste caso seria melhor desistir antes dos 5 minutos e ganhar somente o estouro e os Gates.


Seria bom que caso a equipe não passe o primeiro GAte ela tome 1000 pontos.

MArcel,

Para garantir que quem chegou no final da seção e estourou o tempo perca bem menos pontos do que quem estourou logo no início e ficou embromando uma boa solução é que os pontos perdidos por Gate não transpostos seja alta 100, 150 pontos por Gate. Avançar passa a ser fundamental.

PAra evitar a festa das pranchas e dos guinchos e das ferramentas e que um Jeep puxe o outro, etc... uma boa solução é penalizar por Gate transposto com estes recursos...

Com penalizações na casa dos 10 e 20 pontos por Gate e cada gate não transposto valendo 100 ou 120 ou ainda 150 pontos, talvez estajamos chegando perto da solução destes problemas...

Ramiro,

Esta penalização de ré e parada é como é feito 90% das penalizações nos Rock Crawling originais nos EUA.
Lá os carros e os obstáculos tem um certo padrão, por isso é muito raro o uso de ferramentas ou estouro do tempo. Quem tem que usar o guincho é penalizado, mas geralmente se alguém pasou usando o guincho e outros não a diferença na penalização ira pesar para quem usou.

NA prova que irei organizar aqui em Barbacena, onde o terreno é muito firme de rochas... gostaria de inaugurar o Trial puro no Brasil... é um sonho meu do Sandro e mais alguns... Muitos acham que seria muito difícil, que os competidores não entenderiam as regras.... mas eu acho que temos que introduzir isso aos poucos. Em SP já tenhe prova individiual pela primeira vez. Aqui terá a pontuação por parada pela primeira vez.

Não será uma prova só de simples... TEremos Duplas e Individual e este esquema de duplas no Sábado e Individual no Domingo é muito boa.

Talvez faça apenas um obstáculo com penalização por parada a título de experiência.

REgressão acidental será contada como regressão,ou seja, se o carro escorregar por ou sem querer será contado a regressão. Vc tem razão neste ponto.

A falta de progressão deverá ser melhor definida... em aclives 1 cm é bastante, no plano podemos definir em meio metro... TEmos que discutir mais esta questão... Existem tb soluções simples para facilitar a vida dos fiscais... uma corda e um saquinho de areia amarrado na traseira do jeep pode facilitar a fiscalização da progressão. Se o saquinho não andar...

Sandro,

Acho que devemos aumentar um pouco a penalização por gate não transposto para estimular mais ainda o avanço a qualquer custo, ao mesmo tempo sermos justos com quem passou no guincho e quem passou sem guincho.

MAs não acretito que teremos tão cedo um Trial 4x4 com tanto uso de guincho. Em Sampa aquilo foi uma exceção...

Em Bh não usei guincho nenhuma vez... em São Paulo fui com meu guincho velho e falhando e paguei caro.

Bill,

NA prática com os tempos curtos que tem sido adotados para cada seção, o uso de ferramental é quase que proibitivo, mas um reparo rápito em um fio que soltou não deveria ser proibido.

A falta de progressão/avanço deve e será penalizada nos próximos Trial 4x4. Tenho certeza. Já temos muitos competidores aprovando este conceito para resolver alguns problemas. Temos que pensar na oranização e no público... ficar parado não dá. Continuo sustentando 5 minutos para a adoção da penalidade por falta de progressão. Podemos estar cancelando os minutos adicionais. É preciosismo da minha parte.

Marcel,

Este negócio de desclassificar porque não usou os recursos disponíveis e justo mas praticamente impossível de ser posto em prática e fiscalizar...
Temos que bolar alguma coisa que dê o mesmo resultado, mas que seja objetivo e fácil de ser fiscalizado. O negócio de penalizar a falta de progressão talvez seja a solução.

No caso que vc deu do cara quebrar perto do fim, não tem problema porque ele terá uma pontuação menor uma vez que vendeu diversos GAtes. Acho que é melhor a equipe desistir e tomar apenar o estouro e os Gates do que ficar sem progressão e ainda levar a penalidade por falta de progressão.

No domingo nas manilhas chegou uma hora que não dava mais, estava como cabo da embragem solto, com a marcha presa, com o guincho pifado, quase sem bateria e sem arranque... ainda fiquei enrolando para dar o tempo, mas o certo seria eu para por alí... acho errado receber penalidade extra por parar no meio do obstáculo. É chato, atrasa a prova... não completar, não chegar a outro gate já deveria ser penalidade o bastante... Acho ainda que caso a equipe ainda fique insistindo sem sucesso ela ainda deva ser penalizada com a falta de progressão. Aí é que está o pulo do gato.

Marcel,

Dependendo de como fizermos o regulamento não será preciso pontuação máxima por cone, guincho, pranche, etc...

O estouro do tempo, os gates não transpostos e a penalização por falta de progressão podem substituir a penalização máxima dos recursos.

Bill,

NAquela sua última proposta de penalização como seria a cumulatividade... no caso das penalizações e o estouro do tempo?
Se estourar ganharia 350(estouro) + 200 (gates não transpostos)
OU apenas os 350
Se estouransse depois do primeiro Gate e usasse guincho seria
350
350 + 160
350 + 160 (4 gates não transpostos) + 10 (guincho 1 gate)
ou 350 +10?

A minha proposta seria 350 + 160

MAs ainda não estou satisfeito.

leovalle
09/12/2004, 01:06
Portanto, acho que deveríamos deixar o orgulho regional de lado para chegar num consenso que funcione para todos......... Queira ou não, vocês criaram um monstro que agora está ficando muito grande........... :wink: Abraços,

Bill

na verdade criamos todos, pois desde a 1ª edição muitos erros e acertos aconteceram e me lembro de vc aqui em BH ainda como observador analisando e logo depois nas conversas dando seus pitacos.; ou seja é uma construção coletiva, por isso não considero uma questão de VAIDADE regional, mas de se aproveitar o que já estava construído e aperfeiçoar. Queiram ou não os organizadores, o TRC, que não tenho nada a reclamar e sim a elogiar, teve no seu regulamento falhas já alertadas pelo Marcel, pois aconteceram no 2º ET, que caso não chovesse não teriam tanta interferência no resultado., mas choveu.

Eu, Léo não estou preocupado com quem vai ficar a festa, mas em comer o bolo, então o regulamento deve valer pra qualquer região.

Reunam a nata do esporte e discutam, mas usem a experiência e não fiquemos mais nas tentativas de novas regras que em outros países funcionam, pois a maioria dos carros está no mínimo 10 anos aquém. Planos mirabolantes funcionam em filmes como o Missão impossível, não no nosso esporte que tem que crescer em conteúdo nesse momento e não em resultados em painéis eletrônicos, transmissão pela internet e etc.

Mais uma vez insisto na simplicidadepra crescer.

billj
09/12/2004, 08:12
Léo,

Beleza então, estamos na mesma página do mesmo livro.......... :wink:



Leitão,

Me desculpe, mas ainda acho complicado para K7 este regulamento seu........ Mas na realidade, eu não tenho nem pingo de interesse em entrar nos detalhes desta merda. A minha preocupação é que o regulamento atenda os 02 requisitos que mencionei no início:

1) A melhor equipe ganha.
2) As equipes atuam durante a prova dentro do "espírito" da modalidade Trial.

O que seria preciso para assegurar isso, não sei. Mas IMNSHO tem que ser simples, simples mesmo.

Você me pergunta como funcionaria o "meu" regulamento numa determinada circunstância. Não sei. E francamente não estou interessado nisso, que resolve isso é quem vai organizar a prova. A minha preocupação está apenas com o CONCEITO!!!

Então, em nível de conceito:

1) Individual
2) Permitido apenas guincho, cinta e hi-lift alem da tração.
3) V pontos para cada cone
4) W pontos para guincho / cinta / hi-lift em cada GATE ou ESTACA não importando a ancoragem
5) X pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
6) Y pontos por desistencia antes ou durante a seção
7) não passar em Z minutos de um gate para próximo = desistência


Quanto o uso do hi-lift como prancha, se ele estiver no carro, a equipe deveria ter liberdade de usá-lo como bem entende. Já vi haste de hi-lift utilizada como barra de direção!!!

Dos consertos no jipe, se der para fazer em alguns minutos, sem execeder o limite de tempo parado, beleza, está valendo. Mas de ficar batalhando o dia todo com um jipe que entrou na competição já quebrado enche o saco de todos. E vai ter que me desculpar da franqueza, mas nós precisávamos fazer exatamente isso com o seu Jeep aqui em Sampa....... :P

Abraços,

Marcos Ojeda
09/12/2004, 09:43
NA prova que irei organizar aqui em Barbacena, onde o terreno é muito firme de rochas...


.
Aqui em São Paulo, algumas seções iam alterando sua dificuldade para cada equipe que passava, exemplo o Rockcrawling o Sandro Simplesmente limpou a pista para os outros competidores por isso todos que passarão depois dele(teoricamente) tiverão menos dificuldades as manilhas foram ao contrario cada um que passava cavava mais eu que fui o penultimo não sei que foi o ultimo quando cheguei a seção estava destruida, intransponivel,
O que poderia ser feito a respeito, se analizarmos alguem foi beneficiado e outros prejudicdos, exemplo se eu tivesse passado nas manilhas na primeira seção e rochcrawling na ultima não perderia muitos pontos pois estavam mais facil do que se tivesse feito ao contrario

leitao
09/12/2004, 09:58
Bill,

Gostei do seu item 7) que o tempo de não progressão seja de um Gate para o outro, assim acaba a preocupação da organização para ficar medindo progressão.

Dentro desta nova lógica tando o Guincho como as ferramentas como a penalização por falta de progressão ficariam relacionadas com cada Gate.

Já andei simplificando a minha proposta de regulamento... realmente tem que ser o mais simples possível.

O único impasse que cheguei foi em relação a acumulatividade no uso de ferramentas e guincho.

Se substituímos a pontuação de auxílio pela pontuáção de estouro de tempo + gates não transpostos resolvemos o problema da embromação.

MAS continua um pequeno problema: Usando este médoto, quem estoura no gate 1,2,3 ou 4 ficaria com a mesma penalização independente se chegou lá com guincho ou sozinho. Tb não acho justo... MAs se somarmos as penalidades ao estouro e ao Gtaes não transpostos corremos o risco da embromação.

Uma solução para este problema seria que a penalização por Gate não transposto fosse muitas vezes maior que a penalização do uso de ferramentas... Neste caso a estratégia de embromar não surtiria efeito.

A penalização por falta de progressão tb resolve alguns problemas.

Acho que já evoluímos muito no regulamento.

Quando pergunto sobre o seu regulamento, é realmente para saber em que direção vc está pensando e se as propostas que estão sendo lançadas aqui estão resolvendo os problemas propostos.

Acho que estamos avançando...

Temos que tentar padronizar tb os obstáculos... limitar a profundidade das piscinas, sei lá 1 metros, 1,20 metros.

Não adianta o melhor regulamento se os obstáculos forem fáceis ou difíceis demais.

A padronização da pista foi outro problema com as provas de Jeepcross aqui em Minas... No Sul e em SP já existe um padrão de pista de Jeepcross.... em Minas tinha pista com verdadeiras piscinas e kings enormes e outras com atoleiros intransponíveis para Jeeps de Jeepcross.

Acho que devemos estabelecer 2 ou 3 obstáculos obrigatórios, como por exemplo uma inclinação radical, um atoleiro (lama) e troncos.

Aproveitando o seu resumo, votaria por (por enquanto):

1) Individual e/ou duplas.
2) Permitido apenas guincho, cinta e hi-lift alem da tração.
3) 10 pontos - para cada cone
4) 20 pontos para guincho / cinta / hi-lift em cada GATE ou ESTACA não importando a ancoragem
5) 150 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
6) 500 pontos por desistência antes ou durante a seção + estaca não ultrapassada.
7) não passar em 5 minutos de um gate para próximo (e/ou estouro de empo) = desistência + estaca não ultrapassada.

Agora temos que discutir se a pontuação acumula no estouro desistência ou não. Eu mesmo ainda não estou certo do que seia melhor. Existe prós e contras nisto.

Aquele negócio de quem estourou receber uma penalidade sobre a maior penalização de quem passou sem estourar, tb pode ser utilizada.

POdemos discutir ta se o número de gates de uma seção deve ser fixo ou variável... acho que se for variável ficaria mais justo. Seção mais difícil teria mais gates, consequentemente valeria mais pontos.

Uma boa data para acontecer um Trial 4x4 aqui em Barbacena seria em maio, junho ou julho... época do frio aqui em BArbacena e das festas das Rosas.

equipeminas4x4
09/12/2004, 10:42
Também concordo que no caso do estouro do tempo devemos utilizar somente a pontuação do estouro + Gates não transpostos e ainda proponho aqui que seja incluído aquela penalização por falta de progressão para coibir a embromação e facilitar a organização, ou seja, se a equipe desistir logo perderá menos tempo que ficar embromando... a menos que consiga avançar, neste caso a penalização por falta de progressão é descartada. Entra aqui um jogo de estratégia que não é embromação e sim decisão e escolha...


Leitão,
O que eu e o Bill estamos colocando aqui como penalização, elimina a possibilidade do competidor perder menos pontos embromando do que utilizando todos os recursos que ele tem no carro. Faça as contas, aplique todas as penalizações por uso de ferramentas e guincho e verá que a embromação nunca será privilegiada.

Bill,
O que estamos propondo é muito simples e de fácil apuração, porém acho que a penalização por hi-lift ou prancha, deve ser menor que pelo uso do guincho, pelo maior trabalho dispensado. O cara escolhe entre ter um puta trabalho e perder mais tempo usando o hi-lift, porém sendo compensado pela menor penalização que o guincho.

Neste sistema de penalização, não há necessidade de penalizar por não progressão, já que é melhor usar guincho, hi-lift e prancha, derrubar todos os cones com o cabo do guincho e mesmo assim, vc perderá menos pontos que ficar enrolando. O que deve mudar, é a chamada desistência, fiquei preso na manilha, sem a tração dianteira, vi que não tinha jeito de sair de lá, só que eu tive que enrolar, pois a penalização por desistência é muito maior que simplesmente eu ficar enrolando até o tempo estourar. Solução simples, não precisa de tempo de não progressão, o que dificulta e muito a vida dos fiscais. O cara já usou de tudo, o carro não sai do lugar, guincho, prancha, hi-lift, corda do Spotter, orações e nada adianta, se não existir essa coisa de desistência, ele simplesmente solicita aos fiscais que o retirem da pista, sendo penalizado como estouro de tempo naquele ponto.
É bem simples, se vc usa o guincho e ve q o carro tá travado e não vai sair, é mais fácil e menos penalizado ele chamar o fiscal e tomar estouro de tempo naquele lugar, do que ficar se matando e não adiantar nada ou ficar enrolando até o tempo acdabar.

[]´s

equipeminas4x4
09/12/2004, 10:46
Leitão,

Faz as contas meu amigo, não tem como o cara enrolar e ser beneficiado. Coloca uma situação qualquer e eu faço as contas pra te provar.

CONSIDERANDO HI-LIFT E PRANCHA autorizados

1) Individual
2) Só permitido guincho alem da tração.
3) 10 pontos para cada cone
4) 10 pontos para guincho em cada GATE ou ESTACA não importando a ancoragem
5) 5 pontos para prancha em cada GATE que for utilizada
6) 5 pontos para hi-lift em cada GATE que for utilizado
7) 40 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total)
8) 400 pontos por desistencia antes da seção (não comparecer à seção no tempo estipulado)

Máxima pontuação possível:
cone = 50pts
guincho = 40pts
prancha = 20pts
hi-lift = 20pts
não vencer os gates = 200pts

[]´s

billj
09/12/2004, 11:39
Marcel,

Tem um gato aí (acho). Se a desistência for apenas para não comparecer na boca da seção, o cara pode botar o jipe lá, mesmo quebrado, não fazer bosta nenhuma e solicitar a retirada da seção por estouro de tempo. Leva 150 pontos por sua lista de penalizações..........

Sinceramente, eu não faria uma coisa dessas nem f#dendo, mas já vimos que tem competidores que andam com o regulamento debaixo do braço......... :roll:

Abraços,

Abraços,

equipeminas4x4
09/12/2004, 12:10
Concordo, qual a solução???

[]´s

equipeminas4x4
09/12/2004, 12:16
Temos que criar critérios, por exemplo, só será permitido o pedido de retirada, após esgotado todos os recursos.
Estamos aceitando opiniões sobre o assunto.

billj
09/12/2004, 12:19
Sei lá Marcel.............. :P

Olha, uma coisa em que pensei, mas que iria exigir muito de quem bola as seções.....

Cada seção terá 15 minutos como tempo limite. Cada seção será dividido em 05 gates, cada um tendo que ser completados em até 03 minutos. Resultado: não existe mais a penalidade por estouro de tempo. Ou você ultrapasse o próximo gate até seu tempo limite ou você leva desistência..........

Abraços,

Wallace
09/12/2004, 13:16
Minha modesta sugestão:

Hi-lift ou similar = 5 pontos, se usado como tal, se usado com guincho ou prancha perde a pontuação especifica.

Cinta = 10 pontos, não conta quando usada somente para preservar o ponto de fixação do guincho. Empurar, se um veiculo empurrar o outro da equipe, mesmo sem cinta é considerada a mesma punição.

Rampa = 15 pontos, para cada local usado, pode eventualmente reposicionar no mesmo local para o mesmo pneu sem perder mais pontos. Se passar com um pneu ela não pode ser mais tocada ou os pontos serão contados novamente.

Guincho = 20 pontos, + 20 pontos para cada novo reposicionamento do ponto de ancoragem e/ou para cada passagem de estaca com o uso do guincho. É usado o ponto de contato do pneu mais avançado como referencia de posição para pssagem da estaca.

Cone = 25 pontos, basta tocar e não conta mais para o mesmo veiculo.

Modificação da pista = 30 pontos para cada modificação, que deve ser desfeita para considerar terreno avançado.

Estaca não ultrapassada = 50 pontos cada (no máximo 5 estacas no percurso, considera-se a linha de inicio e a de termino como estacas também). Para considerar ultrapassada nenhuma parte do veiculo, ferramenta, spoter, piloto, etc ou modificação de pista deve estar antes da estaca.

Quando uma equipe não passar por uma estaca, ela perde os mesmo pontos da equipe que passou por aquela estaca com a maior perda de pontos MAIS 50 pontos por estaca adicional não ultrapassada.

billj
09/12/2004, 13:25
Nunca gostei dessa da pontuação de uma determinada equipe ter variação conforme a passagem de uma outra equipe.... Se eu fizer caca numa seção, a minha penalização deveria ser determinada na hora, não aguardando a passagem das outras equipes........

As equipes e o público deveria saber a sua colocação na prova a cada momento..........

Abraços,

leitao
09/12/2004, 13:31
Bill e MArcel,

Se a equipe só colocar o carro no início da seção ele levará o estouro/desistência + gates não transpostos...

Podemos tb definir que isso só será válido caso se ultrapasse o primeiro gate. Atenção que o primeiro gate não precisa ser no início da seção, devemos diferencias gates de cones simples.

No caso da equipe não chegar no primeiro gate ela leva Bypass = 1000 pontos.

regis
09/12/2004, 13:39
Pessoal,

To enrolado pra caramba agora... dei uma lida rápida no tópico... mas ao que me parece, o regulamento que foi usado no Trial RockCrawling está quase lá, tendo pequenas pendencias listadas abaixo:

1- Penalização por uso de guincho deve ser dada por "estaca" ultrapassada com ele.

2- A equipe que não entrar por completo na seção (Carro de tras passar pelo gate de entrada) é considerada como desistência

3- A equipe que usar de todos os recursos possíveis e avançar deve ser favorecida com relação àquela que não tentou nada.

Esse terceiro ponto é que tá me pegando... pois se aumentarmos muito a penalização por abandono (sendo progressiva ainda) teremos o problema de essa equipe que estourar o tempo perder todas as chances na competição como um todo....

Ainda não achei uma solução.

De resto acredito que o regulamento atual atende às colocações do pessoal aqui.

O que vcs acham?

Abraços

Régis

billj
09/12/2004, 13:47
Leitão,

Você gosta de complicar né?!?!?............. :shock: :D


- não passar em 5 minutos de um gate para próximo = desistência


........pronto............


Onde está a falha com apenas isso?!?



============


Marcel,

Porque seria necessário estipular critérios caso o sujeito quer desistir ou for obrigado a desistir?!? Ele cai fora e leva a pontuação, uaí......... E como a pontuação por desistência é a maior que existe, este recurso só seria utilizado se não tiver outra opção.

Não vejo nenhuma circunstância onde a desistência pode resultar em vantagem para a equipe.........

Abraços,

Abraços simplificados,

billj
09/12/2004, 14:07
Pegando um pouco de cada idéia:

===================

1 ) Individual
2 ) 10 pontos para cada cone = 100 pontos máx
3 ) 10 pontos para guincho em cada GATE ou ESTACA não importando a ancoragem = 50 pontos máx
4 ) 5 pontos para hi-lift em cada GATE que for utilizado = 25 pontos máx
5 ) 40 pontos por estaca não ultrapassada (5 estacas no total) dentro do tempo limite = 200 pontos máx
6 ) 200 pontos por desistencia antes da seção
7 ) equipe pode desistir a qualquer momento, levando a penalização conforme as estacas não ultrapassadas = 200 pontos max
EDIT: 8 ) não avançar de um gate para próximo dentro do seu tempo = desistência naquele gate


Não sei se consegui me expressar neste ïtem 8, mas o que quis dizer é que o competidor tem até o 0:03 no cronômetro para passar pelo primeiro gate, até 0:06 para o segundo e assim em diante. Ou seja, menos tempo gasto para passar num gate anterior signifique mais tempo para os outros..


======================


Onde estão os furos nesta lista?!?

Abraços,

regis
09/12/2004, 14:15
Bill,

Vc perguntou no regulamento do UROC sobre estouro de tempo, transcrevo aqui o texto da página 9 do regulamento "Safety & Scoring"

6.14. Time-Out
6.14.1. Forty (40) Time-Out Points will be issued if a team exceeds the maximum allowed time on an obstacle.

Eu sou contra penalizar pelo não progresso na seção.......

Se quebrar é abandono naquele ponto

Se enrolar vai ser como abandono naquele ponto

O x da questão é como penalizar o abandono para não prejudicar quem tentou....

Olha denovo o regulamento do UROC....

Abraços

Régis

leovalle
09/12/2004, 14:20
- não passar em 5 minutos de um gate para próximo = desistência
........pronto............

Onde está a falha com apenas isso?!?,

Bill, não acho legal esse lance dos 5 minutos, pois cada gate pode ser diferente do outro. Se a seção é de 15 minutos, não interessa se o cara passou tudo no último minuto. Aquela idéia que tinha dado para cada gate, acho mais prudente. Vou jogar uma pontuação aqui só como exemplo, depois vcs adequam:

Suponhamos que sejam 5 gates e a pontuação por gate vai diminuinuindo conforme a seção é vencida e o PP de não comparecimento a seção seja de 400

gate pontos perdidos

0 - 400 a mesma pontuação de não comparecimento
1 - 200 (metade da penalização da equipe que não comparece)
2 - 160
3 - 110
4 - 75
5 - 50

Pontuação por desistência por quebra sem possibilidade de conserto ou por decisão da organização 200 pp (a metade de quem não comparece a seçã, desde que ultrapasse o 1º gate).


Que acham

[]'s mais simplificados ainda :wink:

billj
09/12/2004, 14:20
O x da questão é como penalizar o abandono para não prejudicar quem tentou....



Régis


Régis,

A solução é simples. Os pontos por uso de ferramentas, cones, guincho, etc. só valem se o cara chegar até o final da seção. Se ele parar por qualquer motivo dentro da seção, vale apenas a contagem das estacas não ultrapassadas.

Abraços,

billj
09/12/2004, 14:24
Léo,

Fiz um Edit na minha mensagem para me expressar melhor. Do jeito que escrevi da primenra vez realmente ficou ruim........

Abraços,

regis
09/12/2004, 14:31
O x da questão é como penalizar o abandono para não prejudicar quem tentou....



Régis


Régis,

A solução é simples. Os pontos por uso de ferramentas, cones, guincho, etc. só valem se o cara chegar até o final da seção. Se ele parar por qualquer motivo dentro da seção, vale apenas a contagem das estacas não ultrapassadas.

Abraços,

Daí cairemos na situação que discutimos quando estávamos fazendo o regulamento......

Um cara usa tudo o que pode e mais um pouco e chega quase no final da seção...

daí vai o Sandro e esbarra em um cone apenas, mas chega no mesmo ponto que o outro chegou....

Os dois perdem a mesma penalização?

Abraços

Régis

billj
09/12/2004, 14:35
Sim......... E isso signifique cagada por parte da Organização, pois o obstáculo é intransponível, pois nem no guincho o Sandro conseguiu passar..........

Abraços,

equipeminas4x4
09/12/2004, 14:46
O x da questão é como penalizar o abandono para não prejudicar quem tentou....
Régis


Régis,

A solução é simples. Os pontos por uso de ferramentas, cones, guincho, etc. só valem se o cara chegar até o final da seção. Se ele parar por qualquer motivo dentro da seção, vale apenas a contagem das estacas não ultrapassadas.

Abraços,

Bill, chegamos em um acordo. Estava conversando com o André e a proposta de pontuação que eu coloquei, em algumas simulações não funcionava. Se o cara estourasse o tempo no último gate, tendo usado todos os recursos e tomado cones, o cara que entrasse até o 2º gate e fizesse a retirada antes do tempo, sem usar os recursos seria beneficiado.
Chegamos ao seguinte:

1- Individual
2- Guincho, Hi-lift, (prancha ou estepe) e patesca
3- 15 pontos para cada cone tocado
4- 15 pontos para guincho em cada gate
5- 5 pontos para cada ferramenta em cada gate
6- 300 pontos desistência

Onde:
-Pontuação máxima possível
guincho = 60pts
ferramentas = 40pts patesca, cinta e cabo de ancoragem não são computados
cone = 45pts limite de 3 cones para toque, 4 é desclassificação naquele ponto, toques por cabo ou Spotter não são computados
-Cone de entrada não pode ser tocado propositadamente
-Terminantemente proibido alterar seção com as mãos ou ferramentas
-Veículo estará dentro da seção, quando ultrapassar por inteiro a linha imaginária do gate
-Término do tempo, ou solicitação de retirada da seção, conta a posição do ponto mais extremo traseiro do carro, onde estiver parado e não onde ele conseguiu atingir. Ou seja se subiu, escorregou e voltou 3 metros, vale onde parou e não onde alcançou
-4 rodas fora da linha imaginária entre os gates, desclassificação naquele ponto onde saiu, valendo a regra anterior, traseira do carro.

Estouro do tempo:
-Desconsidera-se a penalização por ferramentas
- Penalização por posição na seção
1º gate = 300pts
2º gate = 250pts
3º gate = 200pts
4º gate = 150pts
- Não entrou na seção 350pts

[]´s

equipeminas4x4
09/12/2004, 14:49
Dessa forma a penalização máxima, com a equipe vencendo a seção seria:

60 pts guincho
45 pts cone
40 pts ferramentas
total 145pts

Se o cara estourar o tempo, ou solicitar a retirada cai na regra do estouro pelo local onde parou. Se chegar até o último gate e não conseguir passar todo o carro pelo gate final, 150pts, não interessando as ferramentas utilizadas. Se estiver no penúltimo, 200 pts e assim consecutivamente.

[]´s

regis
09/12/2004, 14:50
Muda os personagens então,

Suponha que o sandro passou... mas O Léo usou prancha, hi-lift, guincho, etc e chegou na última estaca e estourou o tempo...

Daí vc e o Leitão usam o guincho, ... mas esse guincho tem problemas no controle dele e vcs tem que ficar socando ele na gaiola até funcionar... isso faz vcs perderem tempo........ então o tempo estoura quando vc quase chegou ... que por coincidência é o mesmo lugar do Léo.....

é justo vcs perderem a mesma coisa?

Abraços

Régis

leovalle
09/12/2004, 14:51
Léo,

Fiz um Edit na minha mensagem para me expressar melhor. Do jeito que escrevi da primenra vez realmente ficou ruim........

Abraços,Bill,

Alterei tb o lance da quebra sem possibilidade de conserto ou por decisão da organização. Vê lá.

[]'s

equipeminas4x4
09/12/2004, 14:55
Régis,

Regra é regra, se eles chegaram no mesmo ponto no mesmo tempo, não interessa se foi por incompetência ou por problemas mecânicos, 150 pts para os 2.

[]´s

billj
09/12/2004, 15:01
Muda os personagens então,

Suponha que o sandro passou... mas O Léo usou prancha, hi-lift, guincho, etc e chegou na última estaca e estourou o tempo...

Daí vc e o Leitão usam o guincho, ... mas esse guincho tem problemas no controle dele e vcs tem que ficar socando ele na gaiola até funcionar... isso faz vcs perderem tempo........ então o tempo estoura quando vc quase chegou ... que por coincidência é o mesmo lugar do Léo.....

é justo vcs perderem a mesma coisa?

Abraços

Régis


Sim.......... Porque devido à merda do guincho do Leitão ficamos parados quando deveríamos ter completado a seção com relativa facilidade. Quem não cuide de seu equipamento TMQSF mesmo.......... :P :wink:



Abraços,

equipeminas4x4
09/12/2004, 15:03
Será q estamos chegando num acordo????

Vamos testar esta fórmula no DESAFIO RADICAL. Acho que até o próximo Trial temos a resposta na prática, se funciona ou não.

[]´s

leovalle
09/12/2004, 15:06
Muda os personagens então,

Suponha que o sandro passou... mas O Léo usou prancha, hi-lift, guincho, etc e chegou na última estaca e estourou o tempo...

Daí vc e o Leitão usam o guincho, ... mas esse guincho tem problemas no controle dele e vcs tem que ficar socando ele na gaiola até funcionar... isso faz vcs perderem tempo........ então o tempo estoura quando vc quase chegou ... que por coincidência é o mesmo lugar do Léo.....

é justo vcs perderem a mesma coisa?

Abraços

Régis

Régis,

Tinha que ser eu pra usr tudo quanto é ferramenta né? :?

no caso se usei ferramentas eu vou ser penalizado por elas ok (sou a favor de 1 penalidade por ferramenta utilizada por seção, independente do uso, exclusive o guincho, que pode ser por gate e queiramos ou não é decisivo para sair do enrosco) e ainda vou tomar os pontos dos gates não vencidos.

Não fiz contas mas acho que fica mais justo.

[]'s

equipeminas4x4
09/12/2004, 15:12
Leo, não funciona. Fizemos várias simulações. A pontuação por gate teria que ser absurda. Desconsiderar ferramentas e penalizar de acordo com o GATE pra que estoura o tempo é mais justo. Pra quem passa vale a penalização por ferramentas que mesmo sendo acumulativa será menor que a penalização por estouro.

[]´s

billj
09/12/2004, 15:14
Será q estamos chegando num acordo????

Vamos testar esta fórmula no DESAFIO RADICAL. Acho que até o próximo Trial temos a resposta na prática, se funciona ou não.

[]´s

Marcel,

Acho que estamos perto sim.

Sinceramente, eu acho que o regulamento deveria premiar pessoas que pilota como eu e você, os que coloca em primeiro lugar a superação do obstáculo. Assisti na íntegra a sua tentativa de passagem nas manilhas no domingo e gostei para K7 do que vi....

Para mim, é exatamente aquilo que estamos buscando. Você não passou, mesmo assim poderia sair com a cabeça erguida, pois a tentativa foi espetacular........ :wink:

EDIT: Alias, para ser sincero mesmo, todos os participantes de domingo fizerem um show de garra nos obstáculos. Sim, houve diversos estilos de pilotagem, mas não houve nem sinal de enrolação por parte de ninguém. É isso que temos que buscar a todo instante.......


Abraços,

leovalle
09/12/2004, 15:28
Sinceramente, eu acho que o regulamento deveria premiar pessoas que pilota como eu e você, os que coloca em primeiro lugar a superação do obstáculo. Assisti na íntegra a sua tentativa de passagem nas manilhas no domingo e gostei para K7 do que vi....,

Com certeza isso sim é justo, superação e trabalho premiado. Isso agrada a maioria dos pilotos, o público, a mídia e desagrada ao Sandro que não tem passado por esses problemas :lol:

Falando bem sério, somente isso pode nesse momento compensar a diferença de preparação dos carros e no futuro com uma quantidade de carros mais competitivos pode se começar a pensar em restringir ou penalizar mais pesadamente.

Só pra lembrar, precisamos pensar em alguma limitação da preparação dos carros, pois senão vamos ter sempre o Sandro Shumacker Tannuri e o Jorge Montoya de Freitas dominando a maioria das provas.

[]'s

billj
09/12/2004, 15:47
Só pra lembrar, precisamos pensar em alguma limitação da preparação dos carros, pois senão vamos ter sempre o Sandro Shumacker Tannuri e o Jorge Montoya de Freitas dominando a maioria das provas.

[]'s


Léo,

Qual seria a sua sugestão?!? Pessoalmente não acho a diferença tão grande assim e também acho que daqui a pouco o Sandro não vai ter mais por onde buscar vantagem. Falei num outro thread das principais vantagens que ele tem no momento:



O Jeep do Sandro lhe proporciona algumas vantagens sobre os demais competidores:

Em ordem de importância (IMNSHO):
1) câmbio automático
2) suspensão balanceada e com grande curso
3) pneus grandes
4) direção full-hydro
5) t-case Atlas
6) motor forte
7) eixos Dynatrac

E mais uma coisa, ele pilota bem.

.................
blá, blá, blá.............
.................
,


Analisando esta lista, vejo o câmbio e a direção como os ítens que dificilmente poderão ser adquiridos pela maioria dos competidores. Do resto, há maneiras de compensar. A realidade é que o Sandro possui um pacote bem balanceado e principalmente UM PACOTE CONFIÁVEL. Enquanto a maioria fique alí "quase quebrando" ao todo instante, ele passa na maior tranquilidade. A verdade é que a maioria dos jipes competindo tem problemas de confiabilidade para o nosso uso. São PUTO jipes para 99% das pessoas por aí, mas para o que a gente faz..........

Por exemplo: Quantos semi-eixos foram pró espaço neste findi que passou?!?! Assim que for solicionado este problema, uma das vantagens do Sandro vai deixar de existir.......

O Sandro não vai ficar parado, esperando nós o alcançar, isso é evidente. Porém, vai chegar uma hora em que não tem mais o que fazer e o gap vai fechar.........

Agora, não sou contra a gente já proibir desde já coisas como rear-steer e limitar os pneus em 40", por exemplo. Isso já vai frear futuros desenvolvimentos. Mas além disso, não sei mais o que poderia ser feito...

Abraços,

equipeminas4x4
09/12/2004, 15:56
Bill,
Estão falando muito em pneus, que é a maior limitação, por falta de dinheiro e por falta do produto no mercado nacional. O resto a gente compensa com kits de redução nacionais, relções de dif. mais curta, a direção hidráulica comum não tem essa desvantagem tão absurda e outras soluções nacionais. Agora pneu é foda, não tem pra onde correr a não ser que a gente consiga umas carcaças ou que a Goodyear forneça pneus para os competidores. claro que 33 e 35 já não servem pra nada mais. Penso que enquanto não temos como solucionar isso, limitar em 39 seria interessante para a competitividade.

[]´s

billj
09/12/2004, 16:10
Acho que o limite deveria ser 38,5"......... :D :D


Não tenho problema algum com esta limitação de 39", por mim poderíamos falar disso desde já..........


Abraços,

billj
09/12/2004, 16:16
............direção hidráulica comum não tem essa desvantagem tão absurda..............

[]´s


Marcel,

Mete um pneu de 37" para cima no jipe e depois a gente conversa.......... :wink:

Abraços full-hydro,

Sandro Tannuri
09/12/2004, 16:16
Penalizações:

Eu acho que quanto mais simples melhor, temos que pensar no publico. O melhor momento de todo o fds foi a subida do Bill no RC domingo e foi justamente o pior score. Isto esta errado!!!!!!!!
Como resolver isso? Primeiro temos que pensar muito nas seções para achar um equilibrio entre facil e impossivel. Segundo temos que limitar as ferramentas para obrigar os competidores a usar o veiculo. E ridiculo fazer uma competição de guinchos e pranchas.(Sei que não foi culpa da Ubroc, choveu e f.u.d.e.u.).

Assim penso que devemos penalizar por guincho e estaca não ultrapassada. Alem disso devemos proibir qualquer outro recurso. Mais nada!!!


Disparidade dos carros:

No II ET havia uma grande diferença entre o meu carro e os outros, hoje essa diferença não e grande. O Bill e o Jorge estão praticamente no mesmo nivel que eu, o X e Edvaldo tambem. Em certos obstaculos estão melhores pelo menor peso. Os outros ainda usam pneus 35" e essa é a maior diferença na performance.
Outra coisa muito importante é a resistencia, "para chegar em primeiro, primeiro tem que chegar". Essa frase diz tudo, a maioria das equipes quebrou, ou porque forçou ou porque dimensionou mal o equipamento e nos dois casos tem que melhorar.
Eu acho que devemos proibir direção traseira, limitar pneus em 40" e assim que possivel regulamentar peso minimo, eu seria o maior prejudicado mas concordo que para o bem da modalidade isso deve ser feito.


Abraços,

billj
09/12/2004, 16:20
Sandro,

8) :wink:

Abraços,

Sandro Tannuri
09/12/2004, 16:22
Sandro,

8) :wink:

Abraços,

Bill,

:?: :?:

Abraços,

regis
09/12/2004, 16:27
Eu acho que devemos proibir direção traseira, limitar pneus em 40" e assim que possivel regulamentar peso minimo, eu seria o maior prejudicado mas concordo que para o bem da modalidade isso deve ser feito.


Abraços,

VSF..... só porque eu ja tenho os dois eixos dianteiros comprados agora eu não posso fazer eles virarem?!?!!?!? Nem fú%¨#$%$¨@ :lol: :lol: :lol:
Pneus limitados em 40 acho interessante... agora deixa eu brincar um pouco de virar o eixo traseiro né :lol: :lol: :lol:

Se a maioria achar que tem que proibir, vamos proibir mesmo e eu travo os eixos, pelo bem da modalidade, apesar de não concordar com isso. Afinal estamos em uma democracia, onde a maioria vence :wink:

Abraços

Régis

billj
09/12/2004, 16:37
Rear-steer poderia até ser permitido, afinal só vai aumentar o espetáculo. Mas deveria ser penalizado caso for utilizado no obstáculo, igual que fazem nos States......

Pessoalmente, acho um D44 dianteiro frágil demais para usar na traseira. Temos visto semi-eixos explodindo por todo lado recentamente e estes eram no eixo dianteiro........

Abraços,

equipeminas4x4
09/12/2004, 16:46
Bom, não dá pra limitar tudo né, nem tem lógica. Voto em limitar em pneu 39, até que o mercado nacional consiga suprir nossa necessidade. Voto na proibição do rear-steer até que o nível dos carros se nivele. :wink:

Sandro se votar em limitação de peso, voto contra o cuting-breaks. Para com isso, me deixa em paz. :lol: :lol:

leovalle
09/12/2004, 16:50
[quote=Sandro Tannuri]
Eu acho que devemos proibir direção traseira, limitar pneus em 40" e assim que possivel regulamentar peso minimo, eu seria o maior prejudicado mas concordo que para o bem da modalidade isso deve ser feito.
Abraços,

Sandro,

Que tal pro próximo ano os 37". Tá foda de arranjar carcaça pros 35, imagina pros 40", sem falar que o salto de pneu é um investimento alto. Acredito que com 37" todos podem ficar satisfeitos por enquanto e a prova fica mais competitiva.
aí se regulamenta 38 pra 2007, 39 pra 2008 e 40 pra 2009 e claro, se fatores contribuirem prum salto de tamanho mais rapidamente, sem problemas alterar essa regra.

Acho melhor isso acoprdado entre a gente que forçado por decisão de algum organizador.

Imagino também que se uma fábrica resolver patrocinar os pneus, os 37" seriam mais viáveis num primeiro momento.

EDIT: Quanto aos rear-steer por mim tudo bem, desde que se penalize no uso.

Que acham?

[]'s

billj
09/12/2004, 16:56
Léo,

Se você comprar este jogo de 37" para mim, posso até considerar esta limitação. Mas como acredito meio remota essa possiilidade, vou ter que continuar com meus 38,5"s...........

Abraços,

leovalle
09/12/2004, 17:02
Léo,

Se você comprar este jogo de 37" para mim, posso até considerar esta limitação. Mas como acredito meio remota essa possiilidade, vou ter que continuar com meus 38,5"s...........

Abraços,

Bill,

Vcdeve se desapegar das coisas materiais. Manda raspar seu 38,5 que deve dar um 37 :lol:

[]'s

equipeminas4x4
09/12/2004, 17:03
Como resolveremos isso? Quem terá direito a voto nesta questão? Isso não pode ser decidido pelos organizadores e nem pelo público em geral, são os competidores que precisam entrar num acordo.

[]´s

billj
09/12/2004, 17:08
Olha, o limite não pode ser inferior a 39", simplesmente porque isso é o tamanho do pneu do Sandro...............

Abraços práticos,

equipeminas4x4
09/12/2004, 17:10
eu sou a favor, limitamos no que temos hoje, pra ninguém tomar prejuízo e pra que todos saibam até onde podem chegar.

Wallace
09/12/2004, 17:19
Senhores,

Limitar pneu não.
Temos categorias para isso.
No mercado já tem pneus 37 disponiveis para a venda.
Ficou claro que a Goodyear entendeu a brincadeira e deve estar provideciando pneus de 37 a 42 para o mercado. Isso foi falado pelo representante deles na prova.
Tenho clientes que já encomedou pneu maior que 35 depois de ver a prova.
Estamos patrocinando e apoiando as provas e equipes com a posibilidade de retorno nas nossas vendas.
Devo enterder que outras empresas deve ajudar nos patrocinios, incluindo as de pneus que já tem ajudado uma ou outra equipe.
Então temos as categorias e a propria pista para limitar e igualar os competidores.
Uma pista mais apertada atrapalha o Bill e o Sandro assim como uma pista com curvas fechadas é uma tortura para o Bill (no momento).
Pois estes pneus importados normalmente vão deixar o jipe muito mais largo.
Eixo traseiro que vire não deveria ser proibido nem penalizado, pois entendo ser hoje um dos meios mais faceis de muitos enfrentarem o Sandro e Bill que a curto prazo, acredito, que dificilmente vão trocar de eixos.

leovalle
09/12/2004, 17:19
É, acho que fica mais correto mesmo. Quem não puder pular prum maior agora ou se sujeita, ou corre numa intermediária.

Na verdade queria só ter um sentimento de "Tannure", querendo levar vantagem em alguma coisa :lol: :lol: :lol:

Voto sim nos 39" pra super ou o nome que derem a ela, se é que existe uma votação aqui :wink:

[]'s

equipeminas4x4
09/12/2004, 17:30
É isso ae, deixamos como está, corre 4 carros na categoria principal e 4 carros na categoria inferior, vai ser ótimo, uma disputa emocionante.

[]´s

Sandro Tannuri
09/12/2004, 18:07
Meu pneu e 39,5" então limitar em 39" seria f.o.d.a.
Penalizar o rear steer é o caminho, usou perde ponto.
Quando falei em limitar o peso penso em me segurar mesmo porque e possivel que apareça mais leve que o kalango na proxima prova.

leitao
09/12/2004, 21:41
PessoALL,

Vamos pensar na modalidade e não no próprio umbigo...

Acho bobeira limitar pneus, mas se for o caso em 40 polegadas.

Até nos EUA eles limitaram...

Cuting break é bobeira... qualquer um pode fazer em casa.

Rear steer, pode ser penalizado como nos EUA.

Limite de peso... pode ser feito como no rallye... uma tabela relação peso potência...

No futuro será inevitável termos 2 categorias: a protótipo (sem limite de peso para gaiolas tubulares) e a Super e Super Modificados que utilizem chassis originais de algum carro e tenha limite de peso.

É só olhar lá para fora que veremos nosso futuro.

regis
10/12/2004, 07:46
PessoALL,

Vamos pensar na modalidade e não no próprio umbigo...

Acho bobeira limitar pneus, mas se for o caso em 40 polegadas.

Até nos EUA eles limitaram...

Cuting break é bobeira... qualquer um pode fazer em casa.

Rear steer, pode ser penalizado como nos EUA.

Limite de peso... pode ser feito como no rallye... uma tabela relação peso potência...

No futuro será inevitável termos 2 categorias: a protótipo (sem limite de peso para gaiolas tubulares) e a Super e Super Modificados que utilizem chassis originais de algum carro e tenha limite de peso.

É só olhar lá para fora que veremos nosso futuro.

O problema de limitar peso, ou de limitar a relação peso/potencia é exatamente a maneira de fiscalizar isso.....

Imagina que teremos, na melhor das possibilidades, que comprar 4 células de pesagem (uma para cada pneu) e montar essa parafernalha toda para todas as provas....

Acredito que ainda não é hora para isso.

Meu voto fica em limitar os pneus em 40" e penalizar o rear steer, sendo que este só seria permitido (eixos que viram) na categoria SUPER....

Veja bem a divisão de categorias hoje..... se o Léo, Dennis, Renato, Leitão, Ramiro Eli, e alguns outros quiserem, vcs podem correr na modificados..... as categorias foram pensadas dessa maneira....

Abraços

Régis

Diga não à proibição do rear steer :lol:

Wallace
10/12/2004, 07:51
PessoALL,

Vamos pensar na modalidade e não no próprio umbigo...

Acho bobeira limitar pneus, mas se for o caso em 40 polegadas.
Assim vai perder um de seus patrocinadores...

billj
10/12/2004, 07:57
Cuting break é bobeira... qualquer um pode fazer em casa.



Leitão,

Na boa............

Esse comentário demonstra que você não tem a mínima noção do quê que são cutting brakes............. :roll:

Sim, se pode fazer uma gambiarra Gurgelzada, mas isso não é CB.........

Abraços,

billj
10/12/2004, 08:03
PessoALL,

Vamos pensar na modalidade e não no próprio umbigo...

Acho bobeira limitar pneus, mas se for o caso em 40 polegadas.
Assim vai perder um de seus patrocinadores...


Porque Wallace?!?!?

Abraços sem entender,

billj
10/12/2004, 08:19
Wallace,

Até a F1 tem limites............ Até a categoria Unlimited da UROC tem limites. Temos que impor limites, se não vamos entrar numa ärms race" sem fim, tudo mundo gastando baldes de grana para tentar levar vantagem, sem aumentar em nada o espetáculo...........

O fato é que já estamos atrasados com isso. A "arms race" já está bem avançada e vai levar um bom tempo para tudo mundo chegar onde eu e o Sandro estamos.

Ora, justamente eu e o Sandro somos a favor de limitar algumas coisas e somos justamente os dois que tem os carros "mais desenvolvidos". Não vejo nenhum conflito com patrocínio, pelo contrário, acho que vai ajudar, pois o público vai ver nos jipes coisas que sejam dentro das possibilidades dele. Um jipe calçando pneus de 37" faz os Betos da vida pensar "Poxa, com um pouco de trabalho, consigo botar um pneus desses no meu jipe." Mas com um pneu de 44", o cara pense diferente, "Porra, tem que ser milionário para correr nesta merda."

Abraços,

billj
10/12/2004, 08:36
Veja bem a divisão de categorias hoje..... se o Léo, Dennis, Renato, Leitão, Ramiro Eli, e alguns outros quiserem, vcs podem correr na modificados..... as categorias foram pensadas dessa maneira....




Régis,

Concordo contigo que essa CJda poderia correr nos modificados, pois estão todos com pneus de até 35" e com eixos do modelo D44. Porém, temos que ser conciente do fato que a categoria Super ficaria quase sem representante CJ.

Dos competidores atuais, os que têm por obrigação correr na Super são:
- Sandro
- Jorge
- Andre
- Zeca
- Régis (se terminar aquela merda)
- Xis
- Edvaldo
- André BH
- Marcel
- o cara que comprou o Jeep do Melecão
- eu

Gente suficiente para compor a categoria sem problemas. Porém, de todos destes carros, tem apenas um Jeep CJ, o que era do Melecão. E nem sabemos se o cara vai correr.......

Pessoalmente não tenho problemas com isso. Porém, como ~80% do público que assiste as provas é CJteiro, temos que tomar cuidado em manter na categoria principal algo em eles possam se identificar.......


Abraços,

regis
10/12/2004, 08:55
Veja bem a divisão de categorias hoje..... se o Léo, Dennis, Renato, Leitão, Ramiro Eli, e alguns outros quiserem, vcs podem correr na modificados..... as categorias foram pensadas dessa maneira....




Régis,

Concordo contigo que essa CJda poderia correr nos modificados, pois estão todos com pneus de até 35" e com eixos do modelo D44. Porém, temos que ser conciente do fato que a categoria Super ficaria quase sem representante CJ.

Dos competidores atuais, os que têm por obrigação correr na Super são:
- Sandro
- Jorge
- Andre
- Zeca
- Régis (se terminar aquela merda)
- Xis
- Edvaldo
- André BH
- Marcel
- o cara que comprou o Jeep do Melecão
- eu

Gente suficiente para compor a categoria sem problemas. Porém, de todos destes carros, tem apenas um Jeep CJ, o que era do Melecão. E nem sabemos se o cara vai correr.......

Pessoalmente não tenho problemas com isso. Porém, como ~80% do público que assiste as provas é CJteiro, temos que tomar cuidado em manter na categoria principal algo em eles possam se identificar.......


Abraços,

Esqueceu do Marcos Coyote

billj
10/12/2004, 09:01
Belê............. :wink:

Alexandre X
10/12/2004, 09:20
Pessoalmente não tenho problemas com isso. Porém, como ~80% do público que assiste as provas é CJteiro, temos que tomar cuidado em manter na categoria principal algo em eles possam se identificar.......

Pô Bill, assim também não... tá mais que provado que Suzuki é raça forte, veja os 6 primeiros carros da Trial, só a coisa verde não era Suzuki.
Em todo caso, tu sabes que eu coloquei uma grade "CJ like" para poder haver essa identificação com público :twisted:

billj
10/12/2004, 09:58
Xis,

O ponto é que em muito breve esta modalidade vai explodir em popularidade. O meu jipe está sendo muito utilizado como garoto propoganda e eu estou trabalhando muito neste sentido por um simples motivo:

PATROCÍNIO

A Suzucar já me ajudou para ca.ra.lho com peças, transporte e hospedagem. A Askby com peças e com ajuda de custo para as provas. A Garra com peças. E por aí vai...... E está dando resultado para eles, o Edvaldo me fala que todo dia alguém liga lá na loja comentando do jipe "deles".

Ora, já particpei em meia-dúzia de provas Trial e ainda não tenho resultados expressivos. Nas primeiras, o meu jipe não estava bem preparado e quebrava. Em umas outras, estávamos ainda ajustando a suspensão. Nas últimas, o meu jipe foi muito bem, os problemas mais sérios foram com o jipe do Leitão. Mas mesmo assim, o meu jipe provavelmente é o mais famoso do País quando se fala de Trial. Não digo o melhor, digo o mais famoso.

Porque??

- Porque eu pageui do bolso para contratar assessoria de imprensa para a última prova de BH.........
- Porque eu pago do bolso para levar o jipe pro Ibira 02 vezes por mês..........
- Porque eu fiz questão de usar o boné da Suzucar para a gravação que fiz para a Rede Record que vai rolar ao meio-dia neste sábado........

Não sou marqueteiro nem de longe, mas reconheço que é o marketing que vai colocar grana no meu bolso para que eu possa competir e ser competitivo. Então a minha recomendação para os outros competidores seria isso, de tomar um pouco de iniciativa para criar o seu próprio espaço e sua própria identidade.

Percebi um certo tom de ironia numa mensagem do Zeca, chamando o Spider de "famosíssimo"....... O meu jipe não é famoso por acaso. É porque estou trabalhando para K7 para isso acontecer. Podem ficar com ciúmes disso, mas depois que eu ficar com um monte de patrocínio, vão saber o porque.........

Abraços já falando com algumas empresas muiiiiiiiiito interessantes,

equipeminas4x4
10/12/2004, 10:44
Bom, pelo menos temos uma tendência em concordar com alguns limites. Como o maior pneu que temos hoje é o do Sandro, acho que deveríamos limitar neste 39,5". Afinal não queremos dar prejuízo pra ninguém.
O rear-steer poderia ser liberado, porém penalizado a cada uso, seria isso? Todos a favor? Ou quase todos a favor?

[]´s... cheio de saco de água dentro do KALANGO pra passar na vistoria.

equipeminas4x4
10/12/2004, 10:51
Bill, vc está certíssimo com relação aos patrocínios. Em breve esta modalidade vai explodir, ae nós que moramos na roça, estamos fudidos. Aqui não se consegue nem 100 real de ajuda de custo. O que consegui pra essa prova foi desconto apoio do André pra fazer o escape e reforço do triângulo la na loja dele, a INFOEX que fez os adesivos e a ENSIMEC, que me fez uma preço de brima nos bloqueios.
Se o objetivo da UBROC é organizar este campeonato nacional, com patrocínios e td mais, eles precisam viabilizar nossa participação em todos os eventos, seja com carretas, hotel, ajuda de custo essas coisas, senão o pessoal aqui de BH vai ter que escolher as provas que vão correr.

[]´s... propondo a criação da LIPIROC, LIGA dos PILOTOS de Rock Crowling.

billj
10/12/2004, 11:53
Marcel e Léo,

Falando em campeonato nacional, qual é a posição do Radical Offroad Clube quanto a isso?!? Vocês pretendem a aderir as evoluções no regulamento, etc. que estão rolando como resultado desta prova de Sampa ou pretendem continuar com a fórmula do ET?!? As diferenças são pequenas, mas existem.......

Só para deixar claro, eu não teria problema algum se vocês escolhessem em ficar com o regulamento do ET. Mesmo tendo um campeoneto nacional, nada fala que as regras especiíficas da prova tem que ser iguais. É claro que a divisão das categorias e as especificações dos carros deveriam ser compatíveis em todas as etapas, mas algumas coisa poderiam ser adequadas ao circunstância local.

A questão é: O material promocional da prova Minas será assim??:

O Radical Offroad Clube, em associação com UBROC, orgulhosamente apresenta: Endurance Trial VI

ou assim??;

A União Brasileira de Rockcrawling, em associação com o Radical ORC, orgulhosamente apresenta: Trial Rockcrawling - Etapa Minas Gerais




Pode ser que estou antecipando em muito a questão, é só por curiosidade mesmo.............



Quanto a liga de pilotos, não sei se isso é necessária neste momento. Não tenho dúvida que um dia será, provavelmente quando chega na hora de entrar em COMPROMISSO de participar nas diversas etapas do campeonato. Hoje, tudo mundo participe na medida do seu calandário e orçamento pessoal. Mas se a UBROC sair pelo País inteiro vendedno provas, pode ter certeza que vai querer garantia que os competidores vão de fato comparacer. Se faz isso atravez de negociação e contrato. não podemos esperar da UBROC ajuda finaceira para a nossa participação sem compromisso por nossa parte em participar em (quase) todas as etapas.

Como falei um tempo atrás, tenho até medo que esta merda se torna profissional demais, tofú se isso acontecer. Mas queira ou não, sinto que vai......... :?

leovalle
10/12/2004, 12:35
Essa eu respondo.

Antes somente um comentário. O Velociraptor estará correndo na super seja de 33, 35, 37, ou 39,5". Esses furrecas suas não me metem medo. Resolvido o problema do meu motor bebedor de água, acredito poder compensar a atual inferioridade do carro com outras coisas. :wink:


Marcel e Léo,

Falando em campeonato nacional, qual é a posição do Radical Offroad Clube quanto a isso?!? Vocês pretendem a aderir as evoluções no regulamento, etc. que estão rolando como resultado desta prova de Sampa ou pretendem continuar com a fórmula do ET?!? As diferenças são pequenas, mas existem.......

Nossa posição é de fazer em conjunto com a UBROC. Acho que a divisão de categorias ficou boa e as diferenças regionais de regulamento, podem ser feitas no regulamento particular, , a exemplo da prova do Rally dos Sertões na copa baja. Ontem conversando com Dennis no MSM, citei até a possibilidade do nome TRC - 6º Endurance Trial - Etapa BH. As diferença de regulamento podem ser acordadas, pois nosso objetivo é comum: fazer crescer a modalidade



Só para deixar claro, eu não teria problema algum se vocês escolhessem em ficar com o regulamento do ET. Mesmo tendo um campeoneto nacional, nada fala que as regras especiíficas da prova tem que ser iguais. É claro que a divisão das categorias e as especificações dos carros deveriam ser compatíveis em todas as etapas, mas algumas coisa poderiam ser adequadas ao circunstância local.

Já respondido acima


A questão é: O material promocional da prova Minas será assim??:

O Radical Offroad Clube, em associação com UBROC, orgulhosamente apresenta: Endurance Trial VI

ou assim??;

A União Brasileira de Rockcrawling, em associação com o Radical ORC, orgulhosamente apresenta: Trial Rockcrawling - Etapa Minas Gerais.......

Bill, quanto ao material acho muito tranquilo. A UBROC é nova, mas já nasce com projeção nacional. O Radical já vem fazendo trabalho pesado de mídia a mais de 3 anos, sendo hoje referência para muitos estados em questões de preparação, apoio e informações tanto sobre eventos, como para carros, desde os mais stock, até os Super (com certeza utilizando muita coisa aprendida aqui no fórum :wink: ). Digite "Radical Off-Road Clube" ou "Endurance Trial" no google, somente para portuguÊs e vejam qaunta coisa temos publicado.

Só citando como exemplo, existe uma negociação com a Hipull para casamento das marcas em publicidade e a FORD nos procurou esse ano, para promoção de seus off-road.

Resumindo, o casamento das marcas será importante pra todos.



Quanto a liga de pilotos, não sei se isso é necessária neste momento.......

Marcel, com esse nome LIPIROC, tô fora. VC é viado? :twisted:


Como falei um tempo atráz, tenho até medo que esta merda se torna profissional demais, tofú se isso acontecer. Mas queira ou não, sinto que vai......... :?

Temo isso também, principalmente depois de ler "Assim vai perder um de seus patrocinadores..." Ah, dá um tempo Wallace. Se patrocinador quiser ditar regra, então que forneça as peças a todas as equipes, senão tchau e bença. Não corrí com nada patrocinado por vocês, então vai ditar regra pra equipes patrocinadas por vocês e não para a minha, que paguei praticamente tudo no meu carro, a exemplo acredito que a grande maioria de quem participou. É esse tipo de atitude que acaba com meu humor e com qualquer modalidade O PODER DO DINHEIRO ACIMA DE TUDO.

Só falta agora a Goodyear patrocinar o evento, proibir outras marcas de pneus, sem fornecer os delas. Se for assim saio na mesma hora e vou caçar participar de eventos no estilo "Desafio Radical".

[]'s

billj
10/12/2004, 12:50
Temo isso também, principalmente depois de ler "Assim vai perder um de seus patrocinadores..." Ah, dá um tempo Wallace. Se patrocinador quiser ditar regra, então que forneça as peças a todas as equipes, senão tchau e bença. Não corrí com nada patrocinado por vocês, então vai ditar regra pra equipes patrocinadas por vocês e não para a minha, que paguei praticamente tudo no meu carro, a exemplo acredito que a grande maioria de quem participou. É esse tipo de atitude que acaba com meu humor e com qualquer modalidade O PODER DO DINHEIRO ACIMA DE TUDO.

Só falta agora a Goodyear patrocinar o evento, proibir outras marcas de pneus, sem fornecer os delas. Se for assim saio na mesma hora e vou caçar participar de eventos no estilo "Desafio Radical".

[]'s


Concordo 100% com você.......... A Askby me ajudou e me ajuda ainda, mas não suficiente para eu abandonar bom senso.......... :wink:

Por exemplo, sei que a Askby quer ver um guincho HDW na frente do Spider. A Winchtech já se manifestou interessado que seja uma Warn. E a Work não quer que tire o atual de lá. Sabe que vou fazer?!?

Nada............ :wink:

Abraços,

Wallace
10/12/2004, 13:04
O problema é que na segunda-feira já teve cliente que comprou pneus 42...
E ai como ele fica... comprou só para competir na prova já que a regra permite.
Ainda acho que podemos ter uma categoria força livre e mais duas como foi feito na prova de SP.

billj
10/12/2004, 13:08
[quote="Wallace"]O problema é que na segunda-feira já teve cliente que comprou pneus 42...
E ai como ele fica... quote]


Altere o pedido..................... :wink:


Abraços,

equipeminas4x4
10/12/2004, 13:08
O Bill, fala pra WinchTeck que o suporte de guincho do KALANGO tá vazio, pois to precisando de um guincho mais rápido. O Ramsey é um show, mas esse modelo que eu to usando é lento pra este tipo de utilização, como não tenho grana pra pegar o outro modelo que me atenderá melhor, to aceitando patrocínio da galera.

[]´s

Wallace
10/12/2004, 13:13
O problema é que na segunda-feira já teve cliente que comprou pneus 42...
E ai como ele fica...


Altere o pedido..................... :wink:


Abraços,Não é tão simples... pneu grande ele já tem (maior que 35)... mas não tão grande...

billj
10/12/2004, 13:19
Fala você, cê não me impressiona como sendo um cara tímido......... :D

Abraços,

regis
10/12/2004, 13:20
O problema é que na segunda-feira já teve cliente que comprou pneus 42...
E ai como ele fica...


Altere o pedido..................... :wink:


Abraços,Não é tão simples... pneu grande ele já tem (maior que 35)... mas não tão grande...

Se for quem eu to pensando nem precisa se preocupar pois não vai correr :roll:

Abraços

Régis

leovalle
10/12/2004, 13:20
O problema é que na segunda-feira já teve cliente que comprou pneus 42...
E ai como ele fica... comprou só para competir na prova já que a regra permite.
Ainda acho que podemos ter uma categoria força livre e mais duas como foi feito na prova de SP.

Wallace,

Que fique claro que não tenho nada contra vc, a empresa ou qualquer pessoa envolvida no evento, mas com certeza essa pessoa não recebeu este pneu ainda, então acredito ser possível a adequação da compra desse cliente.

Como você pode ver, ainda estamos discutindo pontos para tornar a competição mais competitiva, senão os críticos vencerão. Outro cuidado deve ser tomado para os regulamentos regionais.....pode ser que determinado organizador poíba o uso do guincho ou outra ferramenta, por dificuldades de construção de obstáculos em certos terrenos ou até mesmo pra tornar a prova mais difícil e aí como fica o seu cliente que comprou o guincho ou outro equipamento para a prova?

Gostararia de te pedir uma coisa também a todos os envolvidos:
temos mais de uma empresa envolvida, patrocinando, dando descontos em equipamentos, então que seja inibido críticas a equipamentos de marcas diferentes daquela que estivermos usando. Provemos o que é bom na pista. Os resultados é que comprovam o que é e o que não é bom e não ataques a outras marcas.

Com certeza eu sei que pneu eu nunca usarei com a banda original, pois ví o seu trabalho, ou melhor o seu não trabalho na prova, mas me limitarei a não comprá-lo.

[]'s

equipeminas4x4
10/12/2004, 13:27
to falando q isso não tem limite. O cara vem de 42, o Sandro pra não ficar pra trás vem de 44 e a gente fica na vontade.

[]´s

billj
10/12/2004, 14:07
Bom, antes que o Léo f#deu este tópico com este papo de limitações na preparação dos jipes :shock: :D , estávamos chegando num acôrdo quanto as alterações no regulamento.

Régis, como você foi o mais recente "grand master" de organização de pista, será que você poderia fazer uma peneirada no que foi escrito aqui para a gente analisar melhor o resultado. Tem tanat idéia (boa e nem tanto) que fica difícil enxergar onde estamos..........

Se fizer isso, deixo você jogar aquele ferro veio na minha garagem no domingo. Cas contrário, vai ficar na rua........... :D

Abraços,

leitao
10/12/2004, 14:22
PessoALL,

Parece ser realmente fundamental limitar os pneus, então com certeza nós, pilotos, ou os organizadores das provas, iremos limitar... queiram todos ou queiram apenas a maioria.

Realmente para termos um ranking nacional e um campeonato nacional não é fundamental que os regulamentos sejam idênticos, mas é fundamental que as categorias sejam identicam e que a classificação de uma prova seja válida.

O 1º, 2º, 3º, etc de uma prova receberá pontos que serão somados aos pontos de outros provas e no final do ano teremos um campeão nacional de duplas e individual... da Super, da Modificados e da Stock.

Particularmente eu prefiriria que diminuissemos de 3 para apenas 2 categorias, a Super seria para carros com pneus até 40 e a Modificados/Stock para carros com pneus até 33.

OS carros que correram na Modificados em SP subiriam para a Super. Que tal.

DEsta forma estaríamos incentivando os carros iniciantes a entrarem no esporte.

E na minha opinião com obstáculos menos molhados, pneus 35 ou 39 terão desempenho semelhante.

As manilhas só ficaram muito difíceis para carros com pneus 35 porcausa da chuva.

Não podemos nos basear nos obstáculos deste último Trial para criar regulamentos futuros... SP foi excessão em termos de obstáculos.

Wallace
10/12/2004, 19:06
O problema é que na segunda-feira já teve cliente que comprou pneus 42...
E ai como ele fica... comprou só para competir na prova já que a regra permite.
Ainda acho que podemos ter uma categoria força livre e mais duas como foi feito na prova de SP.

Wallace,

Que fique claro que não tenho nada contra vc, a empresa ou qualquer pessoa envolvida no evento, mas com certeza essa pessoa não recebeu este pneu ainda, então acredito ser possível a adequação da compra desse cliente.
Como falei, o cliente só comprou para a prova.
E alem do pneu tem kit de suspensão e outras coisas...
Não sei o valor pois a compra não foi comigo (snif... não vou ganhar nada... :D ).
Mas o fato é que ele já comprou, já foi pedido, etc e tal.
Talvez ele até já tenha recebido os pneus sim, pois ele é que vai trazer dos EUA para o Brasil.
Ele nem precisava comprar nada para o uso atual.
Lembrando que este é o caso do meu cliente, mas deve ter outros.
Por exemplo, o Marcos Coyote tambem tem pneus maiores de 40 e estava la na prova... nem por isso ganhou a prova!

Wallace
10/12/2004, 19:14
Particularmente eu prefiriria que diminuissemos de 3 para apenas 2 categorias, a Super seria para carros com pneus até 40 e a Modificados/Stock para carros com pneus até 33.

OS carros que correram na Modificados em SP subiriam para a Super. Que tal.

DEsta forma estaríamos incentivando os carros iniciantes a entrarem no esporte.
Acho uma sugestão horivel...
A divisão em 3 categorias foi muito estudada por mim, Regis e companhia limitada.
Assim todos tem uma categoria com chances de ganhar.
Quem tem jipe sem ou quase sem preparação entra ne Stock.
Quem tem jipe com alguma preparação vai entrar na Modificados, talvez tenha que investir um pouco mais para ser um competidor top nesta categoria.
Super para os malucos.
Acho que muitos estão correndo numa categoria superior ao que deveriam, ai a disparidade fica maior.

Sandro Tannuri
10/12/2004, 20:48
Não sei se vou conseguir lembrar de comentar tudo mas vamos la.

A)Limitar pneu em 40" conforme escrito na lateral me parece adequado.
B)Rear steer deve ser penalizado por uso.
C)Não e viavel regulamentar peso minimo por enquanto.
D)Esse lance de patrocinio ja esta rolando, ja tem gente me escrevendo oferecendo.
E)As 3 categorias me parecem OK.
F)Uma união UBROC & RORC é muito importante.
G)Eu adoro esse forum.

Abraços,

rosegledson
10/12/2004, 23:23
Ae Sandro, se sobrar patrocinio, lembre-se dos pobres :D :D :D

Parabéns, vc tava super irado no trial :D :D :D

Foi o XOU DO XANDRO, pois não teve pra ninguém.

Marcos Ojeda
11/12/2004, 19:27
[quote="leovalle"][quote=Wallace]

Por exemplo, o Marcos Coyote tambem tem pneus maiores de 40 e estava la na prova... nem por isso ganhou a prova!


Se medindo os meus pneus comprovarem que está fora das especificações, eu providencio pneus novos dentro das especificações, eu só completamente a favor que se limite os veiculos.

Sandro Tannuri
11/12/2004, 19:33
Se medindo os meus pneus comprovarem que está fora das especificações, eu providencio pneus novos dentro das especificações, eu só completamente a favor que se limite os veiculos.

Marcos,

Fique tranquilo que enquanto seus pneus forem 9.00 x 20 eles "medem" 38" e você está dentro do regulamento.
Lembrem-se, vale o que está escrito na lateral.

Abraços,

Cotrim
11/12/2004, 19:48
Fique tranquilo que enquanto seus pneus forem 9.00 x 20 eles "medem" 38" e você está dentro do regulamento.
Lembrem-se, vale o que está escrito na lateral.

Sandro,

Isso significa que se pegar um pneu 40 e mandar recapar com gomos de 1" o competidor poderá usar um pneu 42, por que na latera estáescrito 40?

É isso ou entendi errado?

[]'s

Sandro Tannuri
11/12/2004, 19:54
Sandro,

Isso significa que se pegar um pneu 40 e mandar recapar com gomos de 1" o competidor poderá usar um pneu 42, por que na latera estáescrito 40?

É isso ou entendi errado?

[]'s

Enquanto o regulamento for esse isto está correto.
Só que pegar um pneu 40" e recapar com gomos de 1" não da 42".

Abraços,

Marcos Ojeda
11/12/2004, 21:23
Se medindo os meus pneus comprovarem que está fora das especificações, eu providencio pneus novos dentro das especificações, eu só completamente a favor que se limite os veiculos.

Marcos,

Fique tranquilo que enquanto seus pneus forem 9.00 x 20 eles "medem" 38" e você está dentro do regulamento.
Lembrem-se, vale o que está escrito na lateral.

Abraços,

Sandro eu não penso só no COYOTE, sou novo entre vcs não me conhecem direito, mas o que me importa e o crescimento do TRIAL, se for necessario meter a mão no bolso por isso, o farei, temos que conter interesses pessoais pelo coletivo.

Sandro Tannuri
11/12/2004, 21:33
Sandro eu não penso só no COYOTE, sou novo entre vcs não me conhecem direito, mas o que me importa e o crescimento do TRIAL, se for necessario meter a mão no bolso por isso, o farei, temos que conter interesses pessoais pelo coletivo.

Legal, muito bem mas seus pneus estão dentro do regulamento.
Se quiser muda-los tudo bem mas não precisa.

Abraços,

andre
12/12/2004, 12:38
Galera, observando a lista e conversando com alguns ao longo da prova e a posterior, acho que precisamos de algumas definiçõe spara o futuro:

Como o Marcel mesmo disse a prova é um tripé: competidores com seus carros maravilhosos, organização que cria a prova e a faz acontecer e os patrocinadores que viabilizam a coisa. Notem que apesar de não ter colocado o público sei que ele é importantíssimo mas a meu ver a divulgação vale até mais que um grande público; nesta prova mesmo o público era pequeno por conta da chuva mas a divulgação foi grande até com matéria no auto esporte da Globo.

Na minha opiniaão devemos incentivar uma categoria tipo original até mesmo sem o uso do guincho para incentivar a entrada de novos competidores, principalmente locais onde o cara ia desenvolvendo a técnica; caso queira equipar o carro ele vai brigar na modificados quer seja com recursos próprios ou com patrocínios que conseguiu por ter grande habilidade ou por ser bom de marketing.

Isso puxaria mais para o trial europeu onde veículos orifginais competem e dão um verdadeiro show, e isso traz a indpustria automobilística para o evento e aí, a coisa pode decolar de vez. Lá carros originais mesmo como land, samurai, toyotas, mitsubishis percorrem obstáculos naturais e artificiais com muita perícia e trabalho comjunto.

Na modificados temos que impor limitações para facilitar o entendimento e deixar a disputa mais acirrada; lembram-se do camel tropphy, carro iguais, pneus iguais, etc. Na própria stock car, os motores são idênticos e para todas as categorias existem regras . Eu particularmente acho que pneus até 37 são uma boa medida pois o que mais conta não é o pneu em sí mas os eixos e transmissão para conseguir tocá-los de forma confiável, e isso é uma realidade brasileira, não é como nos EUA onde se compra upgrades com certa facilidade e onde o nível dos 50 melhores carros é bem parecido em termos de equipamento e técnica.

Notei que a prova individual para os competidores e organização é bem melhor mas para o público não; particularmente creio ser a hora testar mais a prova individual.
Não creio que a prova de S.P que de rock crawling não tinha nada seja base para profundas modificações; o que mais pegou foi a forma de cumulatividade de penalizações e pontuação onde fui muito prejudicado mas paciência vamos aprender com os erros e não repetí-los apesar de terem sido dados avisos.

Deixar o regulamento mais próximo possível é o ideal. Estamos trabalhando em nosso calendário e queremos sim fazer uma prova em conjunto com a UBROC, aliás o mair problema aqui em MG é o patrocínio pois prova eu garanto que a gente sabe fazer mas sem a turma do Rio e SP, não acontece nada. Estamos no aguardo do calendário da Stock car pois sem essa turma qualquer festa perde o brilho (Sandro, Jorge, André, Zeca, Melecão, etc.)

Aquellas modificações que discuti com o Marcel e ele colocou nós vamos testar e vamos colocar as impressões. Tenho um outro regulamento para provas individuais muito legal mas creio que precisamos dos carros num nível mais próximos para não aumentar ainda mais a distância na pontuação.
Gostaria de conversar com o Régis ou quem estiver à frente da UBROC para para ver o que se espera para 2005 mais objetivamente.
Grande abraço a todos,

André BH.

Cotrim
12/12/2004, 17:01
Enquanto o regulamento for esse isto está correto.
Só que pegar um pneu 40" e recapar com gomos de 1" não da 42".

Sandrão,

Eu sei. tem que lixar e, no final, vai dar mais de 40 e menos de 42.

Eu falei de uma forma hipotética, para exemplificar a minha idéia. Mas digamos que eu consiga o patrocínio de uma recuperadora de pneus, tipo a BS Colway, que faz um remold do pneu, fazendo as inscrições laterais e tudo. posso fazer um pneu 45 e escrever do lado que é 40 (é uma hipótese novamente). O regulamento dessa forma não daria margem para fraudes?

Não é melhor fazer uma medição antes da prova? Com isso você poderia averiguar várias medidas dos veículos, inclusive o tamanho dos pneus.

[]'s não hipotéticos

Sandro Tannuri
12/12/2004, 20:03
Sandrão,

Eu sei. tem que lixar e, no final, vai dar mais de 40 e menos de 42.

Eu falei de uma forma hipotética, para exemplificar a minha idéia. Mas digamos que eu consiga o patrocínio de uma recuperadora de pneus, tipo a BS Colway, que faz um remold do pneu, fazendo as inscrições laterais e tudo. posso fazer um pneu 45 e escrever do lado que é 40 (é uma hipótese novamente). O regulamento dessa forma não daria margem para fraudes?

Não é melhor fazer uma medição antes da prova? Com isso você poderia averiguar várias medidas dos veículos, inclusive o tamanho dos pneus.

[]'s não hipotéticos

Eu gosto de ser detalhista. :lol:
Voce tem razão, qualquer um que escreva 40" de forma decente na lateral do pneu deveria poder correr mesmo que o pneu tenha 45".
O regulamento e desta forma para facilitar a fiscalização que não precisa ter gabaritos, alem disso as carcaças de uma mesma medida variam de acordo com o fabricante. Ja foram medidos diversos pneus a fim de normatizar isso e so criou mais confusão.
O dia que algum espertinho escrever 40" numa carcaça e for 45" alguma providencia será tomado com certeza.

Abraços,

regis
13/12/2004, 08:24
Gostaria de conversar com o Régis ou quem estiver à frente da UBROC para para ver o que se espera para 2005 mais objetivamente.


André,

Deixa passar essa época de festas e "resaca" pós prova que conversamos.

Vc tem meu telefone 8315-7548, email etc, então podemos dar andamento nessas conversas.

Acredito que a cumulatividade das penalizações é bastante interessante, e acredito que a prova de SP foi prejudicada por alguns motivos, dentre eles a chuva, mas estude o regulamento da UROC por exemplo, onde diz que o máximo que se perde é 40 pontos e verás que estamos indo no caminho certo.... precisamos acertar itens no regulamento, como o Abandono/Estouro de tempo, e o Guincho para que sejamos mais coerentes e possamos priorizar quem tentou, sem detrimento a quem conseguiu.

A UBROC estará sempre aberta a discutir sobre a prova, regulamentos e eventos com todos que se interessarem.

Abraços

billj
13/12/2004, 08:48
O dia que algum espertinho escrever 40" numa carcaça e for 45" alguma providencia será tomado com certeza.
,


Sim, o espertinho levará uma tapa na orelha bem dada........... :evil:

Abraços,

Marcos Ojeda
13/12/2004, 09:05
Uma forma de medir e do chão ao centro da roda em local de piso firme, isso seria o o raio, e multiplicar por 2, para termos o diámetro, mas se os pneus estiverem murchos?? :evil: :evil: o certo seria com os pneus na calibragem que irá competir ter xx polegadas.
o que acham :lol: :lol:

billj
13/12/2004, 09:10
Uma forma de medir e do chão ao centro da roda em local de piso firme, isso seria o o raio, e multiplicar por 2, para termos o diámetro, mas se os pneus estiverem murchos?? :evil: :evil: o certo seria com os pneus na calibragem que irá competir ter xx polegadas.
o que acham :lol: :lol:

Se mede no sentido horizontal., assim a calibragem tem menos influência. Mesmo assim, se dicute em efetuar a medição com o pneus numa determinada calibragem padrão, tipo 12 libras.....


EDIT: Saiu bem na reportagem da Globo, mas poderia ter feito a barba pelo menos........... 8) :lol:



Abraços,

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 09:27
Veja bem a divisão de categorias hoje..... se o Léo, Dennis, Renato, Leitão, Ramiro Eli, e alguns outros quiserem, vcs podem correr na modificados..... as categorias foram pensadas dessa maneira....




Limite de pneus aumentou? Os meu são 36"

Marcos Ojeda
13/12/2004, 09:50
EDIT: Saiu bem na reportagem da Globo, mas poderia ter feito a barba pelo menos........... 8) :lol:



Abraços,

Não tive tempo para nada alem de mexer com o Jeep :roll: :roll:

billj
13/12/2004, 09:52
Mas uma coisa em nível de organização que deveríamos considerar...........

Gostaria de propor que os competidores não podem mais ficar perto das seções quando os outros competidores estiverem fazendo o seu trajeto. Falo disso por três motivos:

1) Vendo de perto a passagem do outro competidor traz vantagem para quem vai depois. Pode ser pequena, mas não há como negar que traz vantagem.

2) Competidores entrando e saído debaixo das barreiras só aumenta o trabalho dos seguranças na tentativa de evitar a entrada dos "Betos da vida". Restinjindo acesso só para a organização simplificaria em muito isso.

3) Houve algumas reclamações do público de que não pude ver a ação por causa do multidão que ficava na frente. Isso só pode causar frustração e até limitar as oportunidades fotográficas, tão importante na divulgação do esporte..........

O que vocês acham??

Abraços,

billj
13/12/2004, 09:55
EDIT: Saiu bem na reportagem da Globo, mas poderia ter feito a barba pelo menos........... 8) :lol:



Abraços,

Não tive tempo para nada alem de mexer com o Jeep :roll: :roll:


Só tô tirando sarro. Já me encherem o saco por causa da minha "aparência" na reportagem da Record..........
:roll: :lol:

Abraços,

regis
13/12/2004, 10:00
Veja bem a divisão de categorias hoje..... se o Léo, Dennis, Renato, Leitão, Ramiro Eli, e alguns outros quiserem, vcs podem correr na modificados..... as categorias foram pensadas dessa maneira....




Limite de pneus aumentou? Os meu são 36"

Deixa de ser VEADO que vc iria vir com os 35" :lol: :lol: :lol:

regis
13/12/2004, 10:04
Pessoal,

Foi mal... tinha postado o email do programa de TV aqui.. mas tá no tópico errado.... estou mudando lá pro tópico do Trial (não do regulamento)

Abraços

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 10:14
Deixa de ser VEADO

Isso é uma coisa que não pode acontecer :lol: .




que vc iria vir com os 35" :lol: :lol: :lol:

Viria... não vou mais... estão vendidos pro meu spotter boiola. :mrgreen:

equipeminas4x4
13/12/2004, 13:18
Bom,

Além dos interesses pessoais, tem alguém que se opõe à limitação dos pneus em 40"?

Além dos interesses pessoais, tem alguém que se opõe à liberação com penalização do uso de rear-steer?

Estes são os pontos que todos citaram.

[]´s

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 13:37
Bom,

Além dos interesses pessoais, tem alguém que se opõe à limitação dos pneus em 40"?

Além dos interesses pessoais, tem alguém que se opõe à liberação com penalização do uso de rear-steer?

Estes são os pontos que todos citaram.

[]´s

Que diferença faz 40" ou 44"? Não acredito que isso fará uma diferença tão expressiva assim no final das contas...

Quanto ao rear-steer por que não? Não é ferramenta. Pensando por esse lado o cara que aciona o botão do ARB também devia ser penalizado.

Não tem carro para correr contra as máquinas da super??? Vai de modificados. Acho que a categoria para as super máquinas tem sempre que existir, mas tem gente que o orgulho não deixa participar de uma categoria inferior.

equipeminas4x4
13/12/2004, 13:47
Dennis, concordo que tem gente que o orgulho não deixa, mas o objetivo não é nivelar por baixo, simplesmente criar limites para privilegiar a competitividade.
Se vc não vê diferença entre 40 e 44 vc é cego ou não sabe fazer conta. :twisted: Vc acha que não tem diferença pra 35 e o 39 do Sandro? Então vc é mais cego do que eu imaginava. :twisted: Agora imagina dos 35 para o 44.
Estamos falando do rear-steer pq ninguém está utilizando ainda. Se ninguém utiliza ainda pq não colocar essa limitação desde já?

[]´s...

equipeminas4x4
13/12/2004, 14:01
Colocando meu ponto de vista, concordo com a 3 categorias, acho que a divisão ficou boa, porém tem carro que correndo contra Vitara com 31 seria um disparate, assim como ele correndo contra o Sandro Tannuri seria outro disparate.
Hoje os carros do Sandro e Bill, estão muito à frente dos outros competidores. Se os dois que estão com os melhores carros concordam com as limitações, pq tem gente que tá achando um absurdo? Não estou entendendo.

[]´s... interrogativos.

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 14:13
Dennis, concordo que tem gente que o orgulho não deixa, mas o objetivo não é nivelar por baixo, simplesmente criar limites para privilegiar a competitividade.
Se vc não vê diferença entre 40 e 44 vc é cego ou não sabe fazer conta. :twisted: Vc acha que não tem diferença pra 35 e o 39 do Sandro? Então vc é mais cego do que eu imaginava. :twisted: Agora imagina dos 35 para o 44.
Estamos falando do rear-steer pq ninguém está utilizando ainda. Se ninguém utiliza ainda pq não colocar essa limitação desde já?

[]´s...

Cego é a PQP, oque eu quis dizer é que pneus 40 ou 44 estaremos fudidos do mesmo jeito..... agora acho que burro é tu, 4 ploegadas a mais fazem muito mais diferença entre um 35 e 39 do que um 40 e 44... proporcionalmente a diferença é menor. Entedeu ou quer q eu desenhe?

billj
13/12/2004, 14:15
Sou a favor de:

Pneu limitado em 40" e penalização (baixa, tipo 03 pontos) por usar rear-steer.

Abraços,

leovalle
13/12/2004, 14:19
mas tem gente que o orgulho não deixa participar de uma categoria inferior.

Eu sou um desses, orgulhoso mesmo. Prefiro correr na Super; questão pessoal. Como já disse e repito, não tenho medo de tamanho de pneu ou dessas furrecas mais preparadas, imagino eu que outros pensam assim também. O problema é que podemos passar nos mesmos lugares, mas forçando demais os carros e tenho certeza que o pessoal das TVs e quem vai pra ver, quer carro passando e tombando e não só guincho trabalhando e carro quebrando.

A limitação é para equilibrio, coisa que foi feita nos USA que está uns 10 anos na nossa frente, do mesmo jeito que fizeram distinção de categorias pra Superpreparados e Gaiolas. É uma questão de inteligência. Se não se pôe limites, o cara que tá pensando em entrar na modalidade se vê tão distante da Super que desiste e aí temos a velha história de não entrar pelos investimentos muito altos, etc, etc., sem falar em estar sempre vendo o Tannure Shumacker e o o Jorge Montoya (eu ia por Rubicchelo, mas acho que ia pegar mal :lol: ) vencendo quase tudo, não tirando o mérito dos pilotos, mas que as máquinas estão muito mais avançadas estão a ponto do próprio Tannure aceitar a limitação.

Sou a favor dos 37" como o André, mas vejo que alguns que já competiram e estão com pneus maiores podem sair prejudicados. O ideal é que consigamos pneus 37" de patrocínio pra todos da Super, mas não sei se será viável.

Se não limitarmos daquia a pouco teremos a prova com os vovôs Dennis, Bill, Tannure correndo, além dos bizavôs Jorge, Ingo, André, etc, pois não haverá renovação de participantes. :twisted:

Patrocínio para investimento é outro problema. Enquanto vemos os carros do Rio e Sampa recebendo proposta de patrocínio, aqui na roça o cara dá R$ 100,00, quer 5 camisas da equipe, passagem de avião com acompanhante e hotel 5 estrelas e ainda reclama que tá apertado, então ou se freia ou se tera categorias não competitivas com 3, 4, 5 equipes regionalizadas. Nos USA tem-se no mínimo 50 carros com mesmo nível de preparação. Será que estamos muito longe disso?

[]'s

leovalle
13/12/2004, 14:30
Cego é a PQP, oque eu quis dizer é que pneus 40 ou 44 estaremos fudidos do mesmo jeito..... agora acho que burro é tu, 4 ploegadas a mais fazem muito mais diferença entre um 35 e 39 do que um 40 e 44... proporcionalmente a diferença é menor. Entedeu ou quer q eu desenhe?

Pequeno animal quadrúpede cvizinho dos pampas, que anota despesas na caderneta do armazém,

Vou desenhar pra vc. O que o Marcel quer dizer é que se vc tem 35 dedos pra enfiar e for levar 40 é melhor que levar 44.

Na verdade quer se limitar nas 40 dedadas, porque o Tannure já tá botando 39,5 dedadas na gente e a gente não tá a fim de levar 44 dedadas dele.

[]'s didáticos

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 14:48
Não tem bala na agulha pra correr de super vai de modificados...... se seu orgulho não permite correr em categorias menores, contente-se com colocações baixas...

Sou a favor de pneus 36" na modificados 8)

leovalle
13/12/2004, 14:56
Não tem bala na agulha pra correr de super vai de modificados...... se seu orgulho não permite correr em categorias menores, contente-se com colocações baixas...

Sou a favor de pneus 36" na modificados 8)

Não tem culhão pra correr na Super venda seus 36" pra mim e vai correr de 35" na Modificados. 8)

Melhor ser mal classificado que vi@do.
:twisted:
Só pra te lembrar, ganhastes de mim no regulamento, pois se me lembro aquela coisa verde ficou parada um bom tempo nos boxes, levando menos pontuação que eu que tava na pista. :wink:

[]'s com 36, 37, 38, 39,5 e 44 dedadas

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 15:09
Não tem bala na agulha pra correr de super vai de modificados...... se seu orgulho não permite correr em categorias menores, contente-se com colocações baixas...

Sou a favor de pneus 36" na modificados 8)

Não tem culhão pra correr na Super venda seus 36" pra mim e vai correr de 35" na Modificados. 8)

Melhor ser mal classificado que vi@do.
:twisted:
Só pra te lembrar, ganhastes de mim no regulamento, pois se me lembro aquela coisa verde ficou parada um bom tempo nos boxes, levando menos pontuação que eu que tava na pista. :wink:

[]'s com 36, 37, 38, 39,5 e 44 dedadas

É adimitir que existem carros muito melhores que o seu e meu..... e que para exitir competividade melhor temos que correr com carros parcidos com os nossos. Não é questão de ser viado ou não é questão se por no seu lugar....

Claro que preferia que limitassem pneus em 37 e bal bla bla
eu ganharia com isso, mas como disse... acho que a categoria das super máquinas tem que existir.

Mas se é pra limitar vamos lá.

Esse limite de pneus 40 é com base em quem? :twisted: Se nós teremos que comprar pneus maiores eles podem também comprar menores. É mais facil dois comprar pneus 37 doque uma tropa inteira comprar pneus gigantes.

leitao
13/12/2004, 15:31
Concordo em limitar o acesso as seções, porém acho que isso depende mais da organização do que definir isso em regulamento.

Se as seções forem todas cercadinhas, bunitinhas, crachás e bastente segurancas será possível, senão será letra morta.

leovalle
13/12/2004, 15:34
[color=green]É adimitir que existem carros muito melhores que o seu e meu..... e que para exitir competividade melhor temos que correr com carros parcidos com os nossos. Não é questão de ser viado ou não é questão se por no seu lugar....

Dennis, quando digo o lance de ser viado é brincadeira meu amigo. O que quero dizer é que é possível ser competitivo mesmo com máquinas inferiores. Cito o exemplo da Stock. Com certeza existem equipes piores e talvez melhores que a do Tannure e do Ingo, mas os motores, chassis(gaiola) e outras coisas são de fornecedores padrão, inclusive os motores são sorteados para que haja lisura na competição. Se fizeram isso é pq querem equilibrio e isso é uma limitação.


Claro que preferia que limitassem pneus em 37 e bal bla bla
eu ganharia com isso, mas como disse... acho que a categoria das super máquinas tem que existir.

Concordo plenamente com você, mas mesmo nos USA chegaram a conclusão que a limitação deve existir. Se lá que está na frente já chegaram a essa conclusão, pra que queimar cartucho.
Se não fizermos isso, será a repetição dos erros do regulamento da prova de SP que havíamos alertado anteriormente, pois já tinhamos trabalhado com regulamento similar que tinham tido os mesmos resultados distorcidos. Se fosse adotado o regulamento do último ET, já que a prova de SP era teste, com certeza os resultados seriam mais justos. Acho que foi queima de cartucho a toa.


Esse limite de pneus 40 é com base em quem? :twisted: Se nós teremos que comprar pneus maiores eles podem também comprar menores. É mais facil dois comprar pneus 37 doque uma tropa inteira comprar pneus gigantes.

Essa é também uma opção, tanto que já citei que prefiro a limitação nos 37", pois com certeza acima disso começamos a ter problemas com os eixos.
O que se discute é quem já está com os pneus comprados e já está competindo ter que trocar os pneus; caso do Bill (38") e do Tannure (39,5")e talvez o Marco (roda trator 38"). Nada ainda se definiu, estamos em negociação.

[]'s

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 15:46
O que se discute é quem já está com os pneus comprados e já está competindo ter que trocar os pneus; caso do Bill (38") e do Tannure (39,5")e talvez o Marco (roda trator 38").
[]'s


E eu também ja comprei, tu também, o Ramiro também, os JF também, o André também, o Xis também..... bla bla bla bla........

Teríamos que pegar maiores ou ele menores.

billj
13/12/2004, 16:02
Concordo em limitar o acesso as seções, porém acho que isso depende mais da organização do que definir isso em regulamento.

Se as seções forem todas cercadinhas, bunitinhas, crachás e bastente segurancas será possível, senão será letra morta.

Leitão,

Estou falando dos competidores se controlar. Você não consegue fazer isso sem ter cercas e seguranças?!?!............ :roll: :lol:

Abraços,

billj
13/12/2004, 16:23
O que se discute é quem já está com os pneus comprados e já está competindo ter que trocar os pneus; caso do Bill (38") e do Tannure (39,5")e talvez o Marco (roda trator 38").
[]'s


E eu também ja comprei, tu também, o Ramiro também, os JF também, o André também, o Xis também..... bla bla bla bla........

Teríamos que pegar maiores ou ele menores.

Dennis,

Sim, vocês todos já compraram pneus e foram vocês mesmos que escolherem quais, ou por limitações financeiras ou porque não coube maior no jipe. De qualquer maneira, são estes pneus que têm e até resolverem em trocá-los, ficarão com eles. Mas se parar para pensar, perceberia que eu e o Sandro estamos no mesmo barco, só com pneus maiores. Então há algumas opções:

1) Deixe do jeito que está, sem limite no diâmetro de pneu. Assim, quando vocês foram comprar os 37", eu vendo os meus 38,5" para comprar uns 42" e o Sandro faz o mesmo prós 44".........
2) Limitar em +/- 37", assim obrigando de imediato eu e o Sandro trocar de pneu. Vamos levar um puto prejú, pois ninguém vai querer comprar um pneu que não pode ser usado em Trial.
3) Limitar em +/- 40", assim freando a "arms race" para que um dia vocês conseguem nos alcançar em termos de pneu.

Pensando objetivamente, tem de concordar que a opção 3 é a mais sensata, não acha?!?!

Abraços,

Cotrim
13/12/2004, 16:46
Pessoal,

Sendo um chato insistente, acho que a idéia do Marcos, complementada pelo Bill de medir na horizontal, com o pneu com X libras seria o ideal e evitaria picaretagens pois, o Bill só vai dar tapas se conseguir provar a má-fé, o que pode não ser fácil.

Criando-se uma regra métrica, evitam-se as picaretagens e todos ficam sem dúvidas de como proceder.

[]'s torcendo pelo fim dos espertinhos

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 16:52
1) Deixe do jeito que está, sem limite no diâmetro de pneu. Assim, quando vocês foram comprar os 37", eu vendo os meus 38,5" para comprar uns 42" e o Sandro faz o mesmo prós 44".........

Bill.... o dia que isso acontecer eu trocarei meus pneus em 35" e correrei na modificados.




2) Limitar em +/- 37", assim obrigando de imediato eu e o Sandro trocar de pneu. Vamos levar um puto prejú, pois ninguém vai querer comprar um pneu que não pode ser usado em Trial.


Porque não? Jipeiro na usa o jipe apenas em trial....





3) Limitar em +/- 40", assim freando a "arms race" para que um dia vocês conseguem nos alcançar em termos de pneu.



Tentarei sempre com os meus quase 37", problema é que muitos aqui não tem grana ou patrocínio para bancar pneus grandes.


Bill ...... estou tentando ser o mais imparcial possível.... mas não acho legal usar a dois participantes base de limitações.

Se não houver limitações eu prestigiarei a modalidade do mesmo jeito, mas se houver não acho justo fazer isso com base em dois jipes.

billj
13/12/2004, 17:06
Temos que nos se basear na realidade atual. As três opções são essas que citei alí em cima. A menos dolorosa e a melhor em termos de competividade é a limitação de pneu..........

Abraços,

equipeminas4x4
13/12/2004, 18:13
Dennis, concordo que tem gente que o orgulho não deixa, mas o objetivo não é nivelar por baixo, simplesmente criar limites para privilegiar a competitividade.
Se vc não vê diferença entre 40 e 44 vc é cego ou não sabe fazer conta. :twisted: Vc acha que não tem diferença pra 35 e o 39 do Sandro? Então vc é mais cego do que eu imaginava. :twisted: Agora imagina dos 35 para o 44.
Estamos falando do rear-steer pq ninguém está utilizando ainda. Se ninguém utiliza ainda pq não colocar essa limitação desde já?

[]´s...

Cego é a PQP, oque eu quis dizer é que pneus 40 ou 44 estaremos fudidos do mesmo jeito..... agora acho que burro é tu, 4 ploegadas a mais fazem muito mais diferença entre um 35 e 39 do que um 40 e 44... proporcionalmente a diferença é menor. Entedeu ou quer q eu desenhe?

Pequena Anta de penas brancas

Num sabia que 4" variava dependendo do diâmetro do pneu.

[]´s

equipeminas4x4
13/12/2004, 19:22
O Dennis, larga mão de ser teimoso, se os 02 caras com maior pneu, tão de acordo com a limitação em 40" pq é q vc tá falando esse monte de Merd@#$?? Se todo mundo quisesse ser o melhor entre os piores, teríamos um monte de nego correndo na Modificados e uns 4 carros no máximo correndo na SUPER. Onde é que tá a competitividade nisso? O Bill e o Sandro preferem correr entre 7 carros como foi no Domingo no Trial ou correr um contra o outro? A prova de Domingo foi excelente, muito melhor do que no Sábado, apesar de alguns carros não participarem por quebras ou por outros motivos. A proposta é manter o que aconteceu no Domingo, todo mundo que correu gostou pra caramba, além da brincadeira, o Sandro ficou com receio de perder a prova e só não perdeu porque o JF ou o seu Spotter eram meio ceguinhos :twisted: e não viram o cone do trator.

[]´s

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 19:26
Num sabia que 4" variava dependendo do diâmetro do pneu.

[]´s

Desisto.......

equipeminas4x4
13/12/2004, 19:34
Que ótimo. Cala a boca que é melhor.
:twisted: :twisted:

[]´s

billj
13/12/2004, 22:05
Não conheço NENHUM PNEU novo que tenha medida real que seja maior que está escrita no lateral. Então se um espertinho chega com um pneus denominado 40" que tenha 45" reais, ele vai levar uma tapa.........

De qualquer forma, não tenho nada contra medições, é só uma questão de fazer os gabaritos........

Abraços,

Sandro Tannuri
13/12/2004, 23:15
Senhores,

Calma!!!!! Eu aprendi com não sei quem que "tem gente que não mede despesa para fazer economia". Isso esta acontecendo agora no caso dos pneus.

Quanto custa um 37" Creepy Crawler? R$ 1500,00?
Quanto custa um 39,5" Irok? Esta anunciado no site da Askby por US$ 570,00 que daria hoje R$ 1578,00. Talvez se ligar para o Silvio da Askby consiga ate um desconto.
Então cade a vantagem em comprar um 37"?????????
Acontece que somos enganados todos os dias pela falsa facilidade, pela ansiedade de ter logo a coisa na mão e pela falta de pesquisa antes de comprar as coisas.

Eu tenho 39,5", o Bill 38,5", o Andre Massaranduba comprou 38", o Jorge esta comprando 36" e quantos outros estão fazendo a mesma coisa.
Eu acho que devemos limitar os pneus em 40" , desta forma não limitamos por baixo e impedimos que a coisa fique insustentavel para a maioria. Eu estou com dificuldade de acompanhar os mais leves em certas seções, se não limitarem eu apareço de Irok 49" ja na proxima etapa para compensar meu pesinho extra. Isso seria legal? Obvio que não!!!!!!!
Então vamos limitar logo esta merda antes que eu me aborreça!!!!!!!! Ate porque estou precisando economizar para as fraldas.

Com relação ao rear steer acho que a penalização deve ser ligeiramente menor que a de cone ja que a vantagem maior da rear steer seria manobrar para escapar dos cones.

Abraços,

Dennis Figueiredo
13/12/2004, 23:51
Quanto custa um 39,5" Irok? Esta anunciado no site da Askby por US$ 570,00 que daria hoje R$ 1578,00. Talvez se ligar para o Silvio da Askby consiga ate um desconto.
Então cade a vantagem em comprar um 37"?????????


Sandrão.... você sabe quanto gastei no meus pneus some ao serviço da 3K..... somou? Quase dá pra comprar pneus iguais ao seu. E não pense que não pesquisei porque entrei na página da Askby(ou ásquibi, como falou locutor do evento) umas 14 mil vezes, mas imagine eixos de Rural transferencia original willys cardã bla bla bla... tudo entre um 4.1 injetado e pneus 39,5 :shock: . Sacou porque preferi pneus 36"? :wink: Acho que muito se encaixam nesse quesito. :)

regis
14/12/2004, 08:01
Pessoal,

Acho que existe um consenso de que ninguém quer prejudicar os outros..... então vamos pensar direito.

Temos a informação que tem gente que JA COMPROU pneus 42", ou seja, estes ja estão a caminho do Brasil.

Então vamos botar a mão na consciencia um pouco e pensar se fosse isso com vc como vc faria......

Acho que a Stock e a Modificados ficariam como está (Talvez baixasse a Modificados para 34" para ser mais justo)

Fora isso, deixaria a Super até 42" (Por causa do cara que já comprou) mas com esse limite de 42"

Rear Steer seria penalizado em 5 pontos por seção que usar, independente de quantas vezes, pois é dificil de penalizar.... (Tirei isso do regulamento americano)

Abrass

Dennis Figueiredo
14/12/2004, 09:18
Régis....... limita então em 40" mesmo, se o cara vir realmente a participar aumenta pra 42".

equipeminas4x4
14/12/2004, 09:58
Dennis,

Não acredito que vc falou alguma coisa útil.

Régis,

O trial foi semana passada, não acredito que o Sílvio já tenha comprado estes pneus e despachado para o Brasil em tão pouco tempo. Quem é o cara que comprou estes pneus? Vamo ligar pra ele e perguntar se é para o Trial ou se é só para o Shopping. Alguém ae pra mandar uma mail pro Sílvio e perguntar se o pneu já foi despachado ou comprado? Eu sinceramente não acredito, pra me mandar 02 amortecedores levou 2 meses e veio via aérea por causa da prova, se não, não teria chegado até hoje. Valeu Sílvio.

[]´s interrogativos.

Marcos Ojeda
14/12/2004, 10:04
assino em baixo no que o Marcel falou.
será que depois elçe vai querer botar a viatura no TRIAL

regis
14/12/2004, 10:09
Dennis,

Não acredito que vc falou alguma coisa útil.

Régis,

O trial foi semana passada, não acredito que o Sílvio já tenha comprado estes pneus e despachado para o Brasil em tão pouco tempo. Quem é o cara que comprou estes pneus? Vamo ligar pra ele e perguntar se é para o Trial ou se é só para o Shopping. Alguém ae pra mandar uma mail pro Sílvio e perguntar se o pneu já foi despachado ou comprado? Eu sinceramente não acredito, pra me mandar 02 amortecedores levou 2 meses e veio via aérea por causa da prova, se não, não teria chegado até hoje. Valeu Sílvio.

[]´s interrogativos.

Segundo o que me falaram ele vai botar a viatura no trial sim....

Tinha cagasso até ver a prova em SP... agora ja comprou kit de suspensão e pneus 42, etc ... e falou que vai.... agooooooora .. .se vai mesmo é só na hora que a gente vê.....

Não posso divulgar quem é, pois não tenho autorização pra isso. Se ele autorizar divulgo (Sei lá se o cara quer fazer segredo de estado ou não...)

Se colocar limite de 40" vai ser para a próxima prova..... se sabemos que ja tem gente com 42" acho injusto....

Provavelmente esses pneus ja foram entregues lá nos EUA..... aqui em SP depende de uma série de fatores que até Deus duvida que existam :(

Abraços

equipeminas4x4
14/12/2004, 10:13
Régis,

Como disse, não acredito que estes pneus já esteja comprados. Por favor converse com o indivíduo misterioso e peça pra ele se manifestar ou vai tomar prejú.

[]´s

billj
14/12/2004, 11:10
Exatamente. Se o cara não se manifeste, ele não existe. Então as regras, caso foram alteradas, deveriam considerar apenas as opiniões dos indivíduos atualmente envolvidos.

Se a gente começa a democratizar muito isso, vamos chegar em lugar nenhum.......

Para mim, o limite deveria ser 40" mesmo. Vocês com eixos da Rural já vão se f$der com quebras usando pneus de 37" e já levarão 3" de desvantagem ao limite.

Abraços,

leovalle
14/12/2004, 11:16
Agora vou ser totalmente Radical. Se esse cara comprou um pneu 42", problema é dele. Existe aqui um grupo de discussão de pessoas que já participam das provas e ele devia estar observando isso. Aliás ele e principalmente quem vendeu.

Tem pessoas em BH que querem comprar o 38" e pedi para esperarem, pois ainda não existe uma posição oficial sobre o tamanho de pneu e nem sei se será por votação ou por decisão entre organizadores regionais.

Não acredito também na tal transação dos 42" concluída.

Já está uma guerra se limitar em 40" e porque dizem que um cara, que nem sabemos se vai participar comprou um 42" devemos no basear o regulamento nele, tenha a santa paciência.

DISCORDO VEEMENTE. Já estou aceitando os 40" para não prejudicar quem já tem os pneus e já corre e todos aqui estamos mais que cientes dos problemas de eixo que estamos enfrentando com os eixose que ainda não tem solução "caseira".

[]'s

Dennis Figueiredo
14/12/2004, 11:18
. Vocês com eixos da Rural já vão se f$der com quebras usando pneus de 37" e já levarão 3" de desvantagem ao limite.

Abraços,


Valeu pela força tiu Bill.

equipeminas4x4
14/12/2004, 11:36
Pra mim tá resolvido, é 40" e pronto.

Bill
Até parece que esse seu eixo de trolha é o melhor do mundo. :twisted:

[]´s

billj
14/12/2004, 11:50
Pra mim tá resolvido, é 40" e pronto.

Bill
Até parece que esse seu eixo de trolha é o melhor do mundo. :twisted:

[]´s


Para mim também, 40" é o limite.........

Quanto o eixo de Trolha, melhor do mundo não é. Mas melhor que aquele merda que você tem, isso é............ :P :wink: :shock:

Abraços,

equipeminas4x4
14/12/2004, 11:59
AGUARDE.... :wink: :wink:

[]´s

billj
14/12/2004, 12:13
Mas é engraçado como as coisas mudem tão rápido.......... Dois anos atrás, a solução definitiva para um CJ5 ou Samurai era de meter eixos da Rural e pneu 35". Indestrutível...... Eu inclusive estava de fazer isso, só que deu sorte em achar esses do Trolha.

Mas passa um tempinho e os eixos da Rural e pneu 35" estão sendo vistos de outra maneira, algo que apenas "quebra o galho". Alias, algo que quebra antes do galho........... :P

Sei que é o rumo natural das coisas isso, mas espanta a velocidade em que está mudando............

Abraços,

Sandro Tannuri
14/12/2004, 12:17
Senhores,

Eu conheço o cara do 42", ate semana passada ele estava em duvida se iria comprar o 42" ou 39,5" e principalmente se iria participar do trial.
Acho muito pouco provavel que ele tenha comprado e menos provavel ainda que ele participe das provas.
Acho muito louvavel a preocupação do Regis, se eu ja tivesse comprado um pneu maior ficaria muito puto de não poder usa-lo mas não podemos contar com informações não confirmadas para estabelecer regras.
A limitação do pneu em 40" é urgente e deve ser feita antes que não possamos mais faze-la.


Abraços,

equipeminas4x4
14/12/2004, 13:10
Ae Bill, to falando em melhorias do D44 de Rural, o que pode ser feito, como o André já fez, com cúpula e semi-eixo. Estarei fazendo no KALANGO também, se não quebra num JPX com MWM, no Kalango com AP num quebra mesmo.

[]´s

equipeminas4x4
14/12/2004, 13:11
PNEU 40" JÁ....

regis
14/12/2004, 13:18
Senhores,

Eu conheço o cara do 42", ate semana passada ele estava em duvida se iria comprar o 42" ou 39,5" e principalmente se iria participar do trial.
Acho muito pouco provavel que ele tenha comprado e menos provavel ainda que ele participe das provas.
Acho muito louvavel a preocupação do Regis, se eu ja tivesse comprado um pneu maior ficaria muito puto de não poder usa-lo mas não podemos contar com informações não confirmadas para estabelecer regras.
A limitação do pneu em 40" é urgente e deve ser feita antes que não possamos mais faze-la.


Abraços,

Senhores, acabei de confirmar a suspeita. O pedido ainda não está fechado... depende de outras peças, portanto não temos problemas pois ele ainda não comprou.

Solicito aqui a posição oficial do Radical Off Road Clube (André, Leo ou Marcel), e dos Clubes do Rio (ILha e JCRJ), acredito que bem representados pelo Sandro que já disse ser ok os 40"

Se todos estiverem de acordo eu oficializo as 40" para o Silvio e começo a fazer as alterações no regulamento.

Minha unica preocupação era prejudicar alguém que ja teria investido... mas agora ele também está esperando nosso OK, então pela UBROC concordo com as 40" de limite para a SUPER.

Abraços

ramiro_eli
14/12/2004, 13:24
Tb concordo plenamente!
Se existe um Fulano que comprou um 42' vamos limitar em 42'?
Se eu quiser ligar p/ o Sílvio agora e comprar uns 46'(ai como eu gostaria... :roll: ) a regra ia até 46'?
Temos que fazer as regras com os carros que estão competindo de fato, ou seja, o maior pneu é 39,5', e na minha opinião esse deve ser utilizado como limite.
E na modificados o limite deveria ser 35', que é a maior medida encontrada a venda no Brasil, e que muitos já tem.

equipeminas4x4
14/12/2004, 13:27
Voto 40" pra limite.

[]´s

billj
14/12/2004, 13:39
Também voto em 40"............

Abraços,

Dennis Figueiredo
14/12/2004, 13:43
Voto em 36 8)

.
.
.
.
..

.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.Brincadeira... se é para o bem de todos e felicidade geral da nação... eu voto em 40.

Marcos Ojeda
14/12/2004, 13:45
voto 40"

leovalle
14/12/2004, 14:11
Voto em 39,9" :shock:
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
.
Tá bom.................40" :lol:

Beijundas

Cotrim
14/12/2004, 14:55
Eu voto em 40 tb :D :D :D :D :D :D


Olha o idiota enchendo o saco de novo...

Pessoal, legal a decisão, mas mudando um pouquinho o foco da discução, mas mantendo o assunto tamanho de pneus, para a modificados não seria legal fixar em 36? Assim daria uma diferença da Stock um pouco maior, caso contrário todo mundo que tiver 35 tá na modificados e, abaixo está na Stock e acima está na Super. Entenderam o que quero dizer? Manter o limite de 35 significa equiparar todos na modificados, diferente nas outras duas categorias.

Uma outra opção seria abaixar o limite da stock para abaixo de 33 assim, aumentaria a gama da modificados.

Olha só, unindo as duas idéias, ficaria:
Até 32,9 = Stock
De 33 a 36 = Modificados
De 36,1 a 40= Super

Imagine calçar o Kriptonita com 33, tirar o bloqueio e colocá-lo para competir com a equipe SuuKamer. Será que teriam chance?

Falei besteira?

Sei que não participei, mas pretendo participar e não gostaria de concorrer com um jipe spoado, com 33, só por que ele não tem bloqueio (o que no final vai diferenciar as duas categorias).

[]'s palpiteiros

Dennis Figueiredo
14/12/2004, 15:04
Imagine calçar o Kriptonita com 33, tirar o bloqueio e colocá-lo para competir com a equipe SuuKamer. Será que teriam chance?

Falei besteira?




Falou besteira barriga d'água... :lol: não posso participar da stock por causa de meus eixos. Além do mais se tirar meus pneus e bloqueio não faz muita coisa a mais que um jipe normal faria :wink:

ramiro_eli
14/12/2004, 15:11
Eu tb voto em 40' na Super
e em 36' na Modificados

Cotrim
14/12/2004, 15:37
Imagine calçar o Kriptonita com 33, tirar o bloqueio e colocá-lo para competir com a equipe SuuKamer. Será que teriam chance?

Falei besteira?




Falou besteira barriga d'água... :lol: não posso participar da stock por causa de meus eixos. Além do mais se tirar meus pneus e bloqueio não faz muita coisa a mais que um jipe normal faria :wink:

Catarina Florida, segundo o Régis, se for Dana 44, indiferente de ser da Rural ou do Jeep, é válido.

Mantenha ele com esses eixos, mas sem bloqueio, e coloque uns 3K 33 pra ver se vira um Jeep normal.

[]'s afirmando que a barriga é de cerveja

Wallace
14/12/2004, 15:43
Eu e o Regis estudamos bem e quebramos a cabeça para fazer as 3 categorias justas pensando no 4x4 que temos por ai.
Acho que ficou mais que perfeita.
Podem até colocar a limitação na super mas não devem mudar as outras que foram feitas para facilitar a participação de mais interesados.
Se limitarem a modificados para 34 podem excluir muitos interesados que não querem correr na Super.
Quem tem 36 já esta fora do padrão normal para correr na Modificados.
E já sabia disso algum tempo.

Dennis Figueiredo
14/12/2004, 15:49
Catarina Florida, segundo o Régis, se for Dana 44, indiferente de ser da Rural ou do Jeep, é válido.




è verdade... o errado foi eu.

Dennis Figueiredo
14/12/2004, 15:50
Acho que ficou mais que perfeita.


Eu morro e não vejo tudo :roll:

Cotrim
14/12/2004, 16:23
Se limitarem a modificados para 34


Wallace,

Na média, o regulamento está super legal, mas existem falhas, não concorda?

Não falamos em limitar a modificados para 34, pelo contrário, tiraríamos os "despreparados", que compraram pneuzão, da Super (não desmerecendo o pessoal que comprou pneuzão, mas não fez uma super-suspensão).

Hoje tá assim:
Se não tem bloqueio e pneu menor que 33 - Stock
Se tem bloqueio e/ou pneu 35 - Modificados
Se o pneu é maior que 35 e/ou você aloprou na hora de montar o jipe - Super

E a proposta para pneus
Até 32,9 = Stock
De 33 a 36 = Modificados
De 36,1 a 40= Super

billj
14/12/2004, 16:42
Não é exatamente isso não, Escoria, tem uma coisinha importante............

É assim:

Se não tem bloqueio e pneu menor ou igual que 33 - Stock
Se tem bloqueio e/ou pneu 35 - Modificados
Se o pneu é maior que 35 e/ou você aloprou na hora de montar o jipe - Super


Ou seja, pneu 33" sem bloqueio é Stock.


Ora, também trabalhei no regulamento. Penasmos para ca.ra.lho nele a achávamos muito bom. Mas na prática descobrimos que houve falhas, algumas delas grandes mesmo. Suficiente para gerar toda essa discussão........

Das categorias, não acho grandes alterações necessárias. Porém, temos que ter em mente sempre as razões para que existem categorias e caso for necessário, efetuar alterações para melhor atender estas razões......

1) manter a competividade
2) atrair pessoas novas para a modalidade
3) deixar a impressão para o público que nada disso é bicho de sete cabeças, "qualquer um pode participar"
4) outras??


Quanto as suas sugestões:

Até 32,9 = Stock
De 33 a 36 = Modificados
De 36,1 a 40= Super


É uma questão de aprimorar.........

Uma idéia: Mande uma mensagem para as listas, com a seguinte pergunta (ou algo assim):

Se existia uma categoria estabelecida especificamente para o seu jipe, você correria no Trial?? Caso afirmativo, quais são as características da sua máquina (pneu, eixo, bloqueio)??

Com algumas respostas, teríamos uma idéia quanto o rumo........

Pessoalmente, nem tô aí com esses detalhes, CCPPTMQSFM........... :shock: :lol:


Abraços,


Abraços,

Cotrim
14/12/2004, 17:33
Pessoalmente, nem tô aí com esses detalhes, CCPPTMQSFM...........

Bill, se o Spider fosse meu, eu tb teria essa opinião.

regis
15/12/2004, 09:24
Tá resolvido então... vou adicionar no regulamento o limite de 40" para a Super, pelo menos o regulamento da UBROC vai ser assim.

Agora vamos a outro ponto:

Todo mundo concorda que guincho deve ser cobrado quantos pontos por estaca ultrapassada? Sugiro 30 :shock: O que vcs acham?

Depois dessa do guinho, vamos discutir o abandono/tempo (tanto a do guincho, como abandono, parece que estamos em consenso)

Dennis Figueiredo
15/12/2004, 09:36
Tá resolvido então... vou adicionar no regulamento o limite de 40" para a Super, pelo menos o regulamento da UBROC vai ser assim.

Agora vamos a outro ponto:

Todo mundo concorda que guincho deve ser cobrado quantos pontos por estaca ultrapassada? Sugiro 30 :shock: O que vcs acham?

Depois dessa do guinho, vamos discutir o abandono/tempo (tanto a do guincho, como abandono, parece que estamos em consenso)


Regis.... essa do guincho eu concordo.... quem usa tem que ser penalizado escancaradamente, essas da estacas é uma boa, e digo mais acho que o o guincho sempre seve ter maior pontuanção quei o Hi-litf por exemplo, mesmo que seja pra andar 30cm. Pro público é muito mais interessante ver pessoal trabalhando com ferramentas do que jipe andar de guincho.
Por exemplo... o guincho perder 30 pontos é interessante... assim perde menos pontos o cara levantar um roda no macaco(10pts) e colocar prancha(10pts) somando 20, isso condicionará o pessoal a trabalhar mais em equipe.

equipeminas4x4
15/12/2004, 09:38
Régis,

Não dá pra discutir uma coisa separada da outra. Este é o ponto mais crítico do regulamento. Se coloca pontuação por ferramenta/guincho/etc. por gate, acumulativo e no final ainda soma a pontuação por estaca não ultrapassada, o valor pra cada estaca deverá ser absurdo, visto que o cara que enrolar no primeiro gate sem usar nada, ainda pode ficar na frente do cara que está no último gate e usou todos os recursos.
NMHO, deveríamos colocar pontuação por recursos utilizados nos gates, porém para estouro de tempo, deveria ser contado apenas as estacas ultrapassadas. Em todas as simulações que fizemos (eu e o André), esta é a forma mais justa de penalização.

[]´s

Dennis Figueiredo
15/12/2004, 09:53
Não funcionaria o estouro de tempo ter penalizado menos proporcionalmente a quantidade de estacas que o cara passou + Maior penalização por uso de ferramentas de uma dupla da categoria? Assim se o cara fica lá no começo só enrolando ele toma estouro de tempo cheio(por não ter passado nehuma estaca) mais uso de ferramente, que se tornaria igual a todos que estourassem, assim que rala e atravesse pelo menos uma estaca ja está em vantagem de quem fica la atras.

leovalle
15/12/2004, 10:26
Ainda acho que o que mais funcionou até hoje foi a regra do VET. Acredito que possa se aumentar a penalização por guincho, mas ainda acredito que uma única penalização para cada ferramenta por seção, independente da quantidade de vezes utilizada é o que dá mais dinamismo a prova e diminui a possibilidade de erros dos fiscais. Pode se acrescentar a isso o lance dos cones, por cone e a penalização decrescente por gate vencido.

essa regra não tem furo e funciona inclusive na chuva.

[]'s

Dennis Figueiredo
15/12/2004, 10:37
Leo.... não é justo o cara passar usando só uma vez uma ferramenta levar mesma pontuação que o cara que usa muitas vezes.....

Porém se isso vir a ser escolhido ainda acho que o guincho deve ser penalizados de forma diferente.

billj
15/12/2004, 10:40
What I'd like to see:

- Proibição total de pranchas e estepes.

- Puta penalização por uso de guincho.

- Penalização menos puta mas ainda severa para uso de hi-lift. O hi-lift pode ser utilizado para qualquer fim (guincho, prancha, alavanca) desde que não viole os outros pontos do regulamento, vale a criatividade da equipe........

- Tempo limites curtos nas seções, ou passou ou tá fora.........


========


Resumindo:

O objetivo principal é de passar sem usar NADA. Qualquer coisa que não seja isso deve ser penalizada.....





Ah, só para melar ainda mais, pensei numa coisinha que poderia ser interessante:

- Talvez a repetição opcional de uma das seções da prova, a ser escolhida pela organização, onde conta somente o tempo. O tempo limite da seção seria reduzidaode para a média realizada durante a prova e seria opcional a passagem. Pode usar o guincho e hi-lift a vontade. Se passar dentro do tempo. a equipe tira XX pontos do seu total. Caso não passar ou mesmo escolhendo em não tentar, a pontuação fica mantida.

A órdem de passagem fica de trás para frente, o primeiro colocado vai por último.......

Abraços,

Dennis Figueiredo
15/12/2004, 10:50
Bill............. acho que essa tua sugestão vai valorizar demais o tempo, oque gerará pressa, muito correia e ficar dando KCT nos jipes.

equipeminas4x4
15/12/2004, 10:55
Leo,

Esta proposta que eu e o André elaboramos, seria justamente uma evolução deste regulamento do V ET e do TRC de SP. Se analisarmos o V ET, o cara que passou usando 1 vez o guincho e o outro que usou 10 vezes seriam penalizados com os mesmos pontos. Isto também é injusto, não acha?

[]´s

leovalle
15/12/2004, 10:57
Leo.... não é justo o cara passar usando só uma vez uma ferramenta levar mesma pontuação que o cara que usa muitas vezes.....

Porém se isso vir a ser escolhido ainda acho que o guincho deve ser penalizados de forma diferente.

Dennis,

Quem já viu a prova acontecendo, sabe que mesmo com apenas uma penalização, as equipes praticamente não estão usando os recursos disponíveis, pois na hora h, com público o cara acaba querendo mostrar é que é bom mesmo de braço. No VET foi assim.

Acho boa a opção do Bill de se banir tudo, botar penalização única paro o guincho pesada e somente permitir como ferramenta o hi-lifth, podendo ser usado como prancha, escora, etc, mas veemente proibido como ferramenta de sapa.

[]'s

leovalle
15/12/2004, 10:59
o cara que passou usando 1 vez o guincho e o outro que usou 10 vezes seriam penalizados com os mesmos pontos. Isto também é injusto, não acha?

É só colocar uma puta penalização que o cara vai pensar bastante antes de usar o guincho.

[]'s

equipeminas4x4
15/12/2004, 11:01
Srs. façam simulações das mais variadas possíveis, façam perguntas ou coloquem situações:

1- Individual
2- Guincho, Hi-lift, (prancha ou estepe) e patesca
3- 15 pontos para cada cone tocado
4- 15 pontos para guincho em cada gate
5- 5 pontos para cada ferramenta em cada gate


Onde:
-Pontuação máxima possível
guincho = 60pts
ferramentas = 40pts patesca, cinta e cabo de ancoragem não são computados
cone = 45pts limite de 3 cones para toque, 4 é desclassificação naquele ponto, toques por cabo ou Spotter não são computados
-Cone de entrada não pode ser tocado propositadamente
-Terminantemente proibido alterar seção com as mãos ou ferramentas
-Veículo estará dentro da seção, quando ultrapassar por inteiro a linha imaginária do gate
-Término do tempo, ou solicitação de retirada da seção, conta a posição do ponto mais extremo traseiro do carro, onde estiver parado e não onde ele conseguiu atingir. Ou seja se subiu, escorregou e voltou 3 metros, vale onde parou e não onde alcançou
-4 rodas fora da linha imaginária entre os gates, desclassificação naquele ponto onde saiu, valendo a regra anterior, traseira do carro.

Estouro do tempo:
-Desconsidera-se a penalização por ferramentas
- Penalização por posição na seção
1º gate = 300pts
2º gate = 250pts
3º gate = 200pts
4º gate = 150pts
- Não entrou na seção 350pts

[]´s

equipeminas4x4
15/12/2004, 11:06
| x | x | x | x |

| = cone, marcação dos gates

x = espaço onde as ferramentas ou uso do guincho serão contados

5 cones, não necessariamente equidistantes demarcam os gates.
Serão computados no máximo 4 uso de guincho e 8 ferramentas, computados entre os gates
A entrada no espaço entre os gates, só será válida, qdo o carro ultrapassar totalmente a linha imaginária que une os cones do gate.

equipeminas4x4
15/12/2004, 11:09
A proposta de limitação de cones, serve para que o competidor não viole o cone propositadamente, com a intenção de se beneficiar em algum ponto da seção. Ao tocar qualquer cone pela 4ª vez, ele é desclassificado naquele ponto, desconsiderando as penalizações por ferramenta, guincho e cone.

[]´s

leovalle
15/12/2004, 11:21
Tõ achando que as regras estão se encaminhando muito pro Trial puro e sabemos das dificuldades de se conseguir locais apropriados pra isso. Gosto muito do casamento utilizado nas provas já feitas, pois facilita pra organização na confecção dos obstáculos.

Gostei muito da fórmula usada em sampa, do duplas no sábado e individual no domingo. Assim agradamos gregos e baianos, não corremos o risco de evasão da stock, que funciona melhor com um carro ajudando o outro, devido as limitações dos veículos e acho ainda muito boa a sugestão do André de não se permitir o uso de guincho nessa categoria, pois isso pode ser a porta de entrada para as montadoras terem seus carros quase originais participando, a exemplo das provas da europa e isso com certeza reflete diretamente em patrocínio.

[]'s

billj
15/12/2004, 12:18
Bill............. acho que essa tua sugestão vai valorizar demais o tempo, oque gerará pressa, muito correia e ficar dando KCT nos jipes.


A passagem é opcional e o tempo é fixo na tempo média daquela seção durante a prova. E pode usar ferramentas a vontade. Porque vai abusar dos jipes??

A idéia é de deixar um pouco de agito para o fim da prova. Imagine se tivéssemos algo assim no domingo. O Jorge estava apenas 05 pontos atrás do Sandro, sem dúvida ele teria tentado essa secão opcional. Daí, o Sandro teria que fazer também para ganhar. E assim, o resultado final fica até o fim da prova mesmo, com o primeiro colocado consolidando a sua vitória ou perdendo a prova diante as cameras.' É assim que gera audiência............

Ora, é igual campeonatos de futbol, um de eliminatórias e outro de pontos corridos, não há como negar que o de eliminatórias gera mais Ibope.........

Abraços,

regis
15/12/2004, 13:15
Régis,

Não dá pra discutir uma coisa separada da outra. Este é o ponto mais crítico do regulamento. Se coloca pontuação por ferramenta/guincho/etc. por gate, acumulativo e no final ainda soma a pontuação por estaca não ultrapassada, o valor pra cada estaca deverá ser absurdo, visto que o cara que enrolar no primeiro gate sem usar nada, ainda pode ficar na frente do cara que está no último gate e usou todos os recursos.
NMHO, deveríamos colocar pontuação por recursos utilizados nos gates, porém para estouro de tempo, deveria ser contado apenas as estacas ultrapassadas. Em todas as simulações que fizemos (eu e o André), esta é a forma mais justa de penalização.

[]´s

Marcel, é exatamente onde eu quero chegar... mas temos que ir como o Jack o estripador eehehe.....

Estou com o mesmo pensamento que vc, mas na seu sistema, tem 60 pontos máximo para guincho, sendo que posso ter 5 gates (cones)... ou seja, a equipe pode tocar 10 cones (seriam 100 pontos)

Gostaria de colocar o mínimo de penalizações por "sub-seções", pois pode gerar muita discussão sobre o fato da equipe estar dentro de uma ou de outra sub-seção.... por isso conto a banderola, e seria válida para cada veículo.

Penso aqui em 25-30 pontos por estaca, por veículo, assim como cones também seriam 10 por veículo, e ferramentas 5 por cada que for retirada do carro.... daí chegariamos nos valores de estouros depois disso....

Acho que temos que ir por partes, sugiro 30 pontos por estaca no guincho.

[]s

equipeminas4x4
15/12/2004, 13:37
Régis,

A pontuação máxima por cones é de 45pts, pois no 4º cone, ele tá fora. Lembrando que se tocar num cone do lado direito por exemplo, o cone que sinaliza o gate do lado esquerdo, será desconsiderado.
Estou considerando o gate, como espaço entre a linha de cones.

Dessa forma, a pontuação máxima por gate, seria:

1º GATE = 40pts
Guincho = 15pts
Prancha = 5 pts
Hi-lift = 5 pts
cone = 15 pts

2º GATE = 40pts
Guincho = 15pts
Prancha = 5 pts
Hi-lift = 5 pts
cone = 15 pts

3º GATE = 40pts
Guincho = 15pts
Prancha = 5 pts
Hi-lift = 5 pts
cone = 15 pts

4º GATE = 25pts
Guincho = 15pts
Prancha = 5 pts
Hi-lift = 5 pts
Cone = não tem pois se tocar novamente está desclassificado neste ponto.

TOTAL por uso de todos os recursos possíveis = 145pts

Por este motivo a proposta para estouro de tempo seria válido para posicionamento dentro da seção, não sendo considerado penalização por ferramentas ou guincho.
4º GATE = 150pts
3º GATE = 200pts
2º GATE = 250pts
1º GATE = 300pts
Não se apresentou para a seção, ou não conseguiu ultrapassar a linha do 1º cone, para ser considerado dentro da seção = 350pts

Façam as simulações, esta idéia foi bem trabalhada junto com o André e pode funcionar bem. Se quiserem aumentar a penalização por guincho ou ferramenta, é só trabalhar na penalização por estouro, para que este estouro nunca seja menor do que a de ferramentas.


[]´s

regis
15/12/2004, 13:47
Srs. façam simulações das mais variadas possíveis, façam perguntas ou coloquem situações:

1- Individual
2- Guincho, Hi-lift, (prancha ou estepe) e patesca
3- 15 pontos para cada cone tocado
4- 15 pontos para guincho em cada gate
5- 5 pontos para cada ferramenta em cada gate


Onde:
-Pontuação máxima possível
guincho = 60pts
ferramentas = 40pts patesca, cinta e cabo de ancoragem não são computados
cone = 45pts limite de 3 cones para toque, 4 é desclassificação naquele ponto, toques por cabo ou Spotter não são computados
-Cone de entrada não pode ser tocado propositadamente
-Terminantemente proibido alterar seção com as mãos ou ferramentas
-Veículo estará dentro da seção, quando ultrapassar por inteiro a linha imaginária do gate
-Término do tempo, ou solicitação de retirada da seção, conta a posição do ponto mais extremo traseiro do carro, onde estiver parado e não onde ele conseguiu atingir. Ou seja se subiu, escorregou e voltou 3 metros, vale onde parou e não onde alcançou
-4 rodas fora da linha imaginária entre os gates, desclassificação naquele ponto onde saiu, valendo a regra anterior, traseira do carro.

Estouro do tempo:
-Desconsidera-se a penalização por ferramentas
- Penalização por posição na seção
1º gate = 300pts
2º gate = 250pts
3º gate = 200pts
4º gate = 150pts
- Não entrou na seção 350pts

[]´s

Marcel, acredito que estamos próximos, gostaria de discutir só o guincho agora, mas vamos lá

1- Duplas em um dia e individual no outro
2- Guincho, hi-lift, prancha, cintas, patesca, caixa de ferramentas
3- 10 pontos para cada cone tocado por cada veículo
4- 30 pontos para cada estaca ultrapassada por veículo no guincho
5- 5 pontos para cada ferramenta retirada do carro
6- 10 pontos para cada estaca ultrapassada com cinta.

Onde:
-Pontuação máxima possível
- guincho = 150pts
- ferramentas = 50pts patesca, cinta e cabo de ancoragem não são computados
- cone = 100pts, uma vez tocado por um carro esse cone morre para esse carro , toques por cabo ou Spotter não são computados. (Spotter pode correr por fora dos cones o tempo todo)
- Ajuda (cintar, empurar, escorar, etc) - 50.
- Terminantemente proibido alterar a seção com ferramentas
- Permitido alterar com objetos naturais encontrados dentro dos limites da seção, sem penalização :wink: (quero ver o pessoal botando pedras debaixo dos carros).... as pedras tem que voltar pro lugar onde estavam, ou o mais próximo possível
- Para efeitos de estouro de tempo apenas, a equipe é considerada dentro da seção somente depois que a última parte desta romper o plano vertical formado pelos cones do gate de entrada (o cronometro e outras penalizações começam quando qualquer parte da equipe romper esse cone) - isso para dizer que se um carro estiver para fora da seção, será considerado desistência
- Termino de tempo ou abandono conta onde estiver a última parte da equipe na seção, seja carro, competidor ou ferramentas (Os JF Racing que o digam que tomaram uma puta pontuação por conta disso)
- 4 rodas por fora do cone, ou por onde seria este cone (mesmo ja derrubado) é abandono..... ou seja, eu não posso passar por fora do cone, nem que eu ja tenha passado por dentro dele. (Melecão no domingo)

Estouro do tempo:
-Desconsidera-se a penalização por ferramentas
- Penalização por posição na seção
1ª estaca = 350pts
2ª estaca = 280pts
3ª estaca = 210pts
4ª estaca = 140pts
5ª estaca = 70pts
- Não entrou na seção 420pts

O problema que eu vejo é que isso pode inviabilizar o resto da competição para uma equipe que perdeu uma seção.

[]s

equipeminas4x4
15/12/2004, 14:00
Vou lendo e colocando comentários:

-O guincho não pode ser por estaca ultrapassada, mas sim no espaço entre as estacas onde ele usar o guincho. O carro só estará no 2º espaço, qd a traseira ultrapassar a linha imaginária dos cones, por completo, até então, se estiver usando guincho, será válido apenas para o 1º gate.

equipeminas4x4
15/12/2004, 14:03
Se eu tirar a prancha do carro, utilizá-la 10 vezes e só guardá-la novamente depois da seção qual penalização eu levo?

billj
15/12/2004, 14:04
Marcel,

Incrível, mas não é nada mal essa sugestão sua. Foi o André que bolou tudo, né?!?!.......... :shock: :lol:


Tire a prancha daí, abaixe a penalidade por cone para 05 ou 10 pontos e eu compro...........

Abraços,

equipeminas4x4
15/12/2004, 14:09
A penalização por estouro então tá totalmente errada, se nas suas contas o cara vence a seção usando todas as ferramentas e guincho, eles levam:
Guincho = 150
Cone = 100
cinta = 50
ferramenta = 50
TOTAL = 350pts

Como é que o cara que estoura o tempo leva apenas 70pts e desconsidera ferramenta?

[]´s

equipeminas4x4
15/12/2004, 14:10
Bill,

Se diminuirmos muito a penalização por cone, o cara vai passar por cima dele propositadamente, para buscar o lugar mais fácil da seção pra passar.

[]´s

equipeminas4x4
15/12/2004, 14:12
Não podemos ocnsiderar estaca ultrapassada e sim espaço entre estacas para considerar a penalização, é o jeito mais fácil dos fiscais controlarem.

equipeminas4x4
15/12/2004, 14:14
Bill,
Por exemplo na seção de troncoos, no lugar do guincho, coloco 2 rodas por fora dos cones e passo sem problemas, é melhor que usar o guincho em cada tronco.

[]´s

Dennis Figueiredo
15/12/2004, 14:18
Estouro do tempo:
-Desconsidera-se a penalização por ferramentas
- Penalização por posição na seção
1ª estaca = 350pts
2ª estaca = 280pts
3ª estaca = 210pts
4ª estaca = 140pts
5ª estaca = 70pts
- Não entrou na seção 420pts

O problema que eu vejo é que isso pode inviabilizar o resto da competição para uma equipe que perdeu uma seção.

[]s

Regis..... e se fazer assim:
Quanto a estouro de tempo.... continua desconsiderando o uso de ferramentas pra quem estourou o tempo, ameniza-se os ponto por estacas, a TODOS que estouram o tempo ganham os pontos da que equipe que mais pontuou por uso de ferrametas sem estourar o tempo.

Dennis Figueiredo
15/12/2004, 14:21
Por exemplo, a equipe que mais pontuou sem estourar tempo somou 150 pontos... aos que estouraram ganhas os pontos proporcionais as estacas mais os 150pts na ultima equipe....

Talvez assim quem se ferra numa seção não ficará tão longe assim de uma boa coloação durante o resto da prova.

billj
15/12/2004, 14:23
Então Marcel, leva para o outro extremo. Tocar num cone é desqualificação na hora.

O meu ponto é que o cone deveria servir apenas para orientar a equipe quanto o caminho e não para gerar dificuldade onde não tem. Como falei, se é para a gente ficar dançando entre os cones, seria mais fácil e gerar a mesma tanta de emoção de irmos para o estacionamento de um shopping e fazer treino para tirar a carta de habilitação............ :roll:

Eu me enchi desta palhaçada na última prova do Rio............ :roll:

Abraços,

equipeminas4x4
15/12/2004, 14:28
Bill,
A questão é que se não tiver isso, o competidor simplesmente viola os limites da seção propositadamente, para buscar o lugar mais fácil de passar e não ter que usar guincho. Os cones não vão ser colocados para que vc manobre entre eles, mas sim de forma que te obrigue a passar pelo local indicado pela organização. E se o carro escorregar e tocar sem querer, desclassificação por este motivo?

[]´s

equipeminas4x4
15/12/2004, 14:35
Dennis,
A forma que propus é justamente esta, só que considerando a pontuação máxima possível por ferramentas e não a pontuação durante a seção. Desta forma o competidor sabe na hora a sua pontuação sem ter que esperar as outras equipes passarem.
[]´s

billj
15/12/2004, 14:52
Dennis,

Sou 100% contra qualquer coisa em que a minha potuação depende da pontuação de uma outra equipe............

Vamos supor a minha equipe brigando com a Minas 4x4 para ganhar. O Sandro e Jorge já estão fora, quebrou o cabo do guincho e estourou o radiador do Hulk...... :lol: :P Mas devido um problema do jipe do meu parceiro (hipotética, é claro, isso nunca ocorre... :roll: ), não conseguimos entrar na quarta seção. E justamente nesta seção uma equipe orelha seca de SC / Rio passa usando tudo que tem direito, levando 785.850 pontos. Pela sua idéia, eu levaria 786.000 pontos.........

Agora, descendo para alinhar para a quinta e última seção, o Kalango se caga todinho. Olhando para um garoto liiiiiiiindo alí na arquibancada, ele não presta atenção no caminho e passa por cima de um pedaço de ferro, cortando em mil pedaços um dos Boggers 38" que acabou de comprar.

O Kalango começa a chorar incontrolavelmente e não consegue entrar na seção. O garoto da arquibancada vem para consolá-lo, mas sem sucesso, o Kalango está arrasado......... Mas no final, não fica tão ruim para eles, pois a equipe SC/Rio passa na quinta seção atropelando apenas 04 cones. Assim, mesmo não fazendo a última seção, a Equipe Minas 4x4 leva o troféu.........

:D :mrgreen: :mrgreen:
Abraços,

equipeminas4x4
15/12/2004, 14:55
Se a Minas 4x4 levou o troféu, não vejo problema. :wink:

billj
15/12/2004, 14:57
Bill,
A questão é que se não tiver isso, o competidor simplesmente viola os limites da seção propositadamente, para buscar o lugar mais fácil de passar e não ter que usar guincho. Os cones não vão ser colocados para que vc manobre entre eles, mas sim de forma que te obrigue a passar pelo local indicado pela organização. E se o carro escorregar e tocar sem querer, desclassificação por este motivo?

[]´s


Aí que tá......... Os obstáculos tem que prever isso, se o cara sair do trajeto, ele se f#de todinho por causa do obstáculo em si.

Precisava de cones para delimitar a segunda, quarta e quinta seções do último ET para os bloqueados??

Abraços,

equipeminas4x4
15/12/2004, 15:01
O gringo difícil heim???? To falando isso caraio, num é pra vc ficar manobrando é pra obrigar a colocar o carro no lugar mais difícil. Pensa nos golpistas que ficaram enrolando pra estourar o tempo, os que correm com regulamento em baixo do braço, tipo o Sandro, serão os primeiros a colocar a "rodinha pra fora" da seção.

[]´s

billj
15/12/2004, 15:13
O gringo difícil heim???? To falando isso caraio, num é pra vc ficar manobrando é pra obrigar a colocar o carro no lugar mais difícil. Pensa nos golpistas que ficaram enrolando pra estourar o tempo, os que correm com regulamento em baixo do braço, tipo o Sandro, serão os primeiros a colocar a "rodinha pra fora" da seção.

[]´s


Não sou difícil, é você que é burro............ :shock:


Olha. você não estava lá em Macaé, mas aquela porra me encheu de tal forma que não quero ver mais cone na minha frente. Tanto é que nesta prova de Sampa, não dei nem bola para estas merda, passei por cima de todos. Não para facilitar a minha passagem, mas para tentar passar sem usar ferramentas........

Abraços,

equipeminas4x4
15/12/2004, 15:46
Pequeno animal importado de orelhas pontudas. :wink:

Não dá pra prever as seções de forma que os golpistas não corram com o regulamento debaixo do braço. Os cones tem que ser posicionados de tal forma que estes espertos não ultrapassem os limites e caso isso aconteça, sejam penalizados. Vc não faz isso, mas a maioria faz.

[]´s

Dennis Figueiredo
15/12/2004, 16:00
Marcel.... mas pelo que você fala se uma esquipe por algum problemas não completar uma seção ja está praticamente fora, pelo que eu falo as chances de se recuperar serão maiores........


Bill..... tu é fã(ou fan) do queen?

billj
15/12/2004, 16:12
Bill..... tu é fã(ou fan) do queen?


Sei que vou me f#der, mas se esteja se referindo a banda de rock, sim gosto da música do grupo.

Gostar da música não significa gostar da cantada, falow?!?.........
:wink:

Abraços do facão,

Dennis Figueiredo
15/12/2004, 16:17
Sei que vou me f#der, mas se esteja se referindo a banda de rock, sim gosto da música do grupo.



Ok meu amigo...... vou me segurar pra não avacalhar mais um tópico :twisted:

Beijos.

billj
15/12/2004, 16:20
Pequeno animal importado de orelhas pontudas. :wink:

Não dá pra prever as seções de forma que os golpistas não corram com o regulamento debaixo do braço. Os cones tem que ser posicionados de tal forma que estes espertos não ultrapassem os limites e caso isso aconteça, sejam penalizados. Vc não faz isso, mas a maioria faz.

[]´s


Então faz que falei. Se tocar no cone, está fora da seção no ato..........


Tamu dando vortas aqui, indo pró lugar nenhum......... :roll:

Abraços,

billj
15/12/2004, 16:24
Sei que vou me f#der, mas se esteja se referindo a banda de rock, sim gosto da música do grupo.



Ok meu amigo...... vou me segurar pra não avacalhar mais um tópico :twisted:

Beijos.

Leva prós Moderados, agora tô curioso.................

Abraços,

leovalle
15/12/2004, 16:37
.....O Kalango começa a chorar incontrolavelmente e não consegue entrar na seção. O garoto da arquibancada vem para consolá-lo, mas sem sucesso, o Kalango está arrasado......... Mas no final, não fica tão ruim para eles, pois a equipe SC/Rio passa na quinta seção atropelando apenas 04 cones. Assim, mesmo não fazendo a última seção, a Equipe Minas 4x4 leva o troféu.........
:shock: :shock: :shock:

Esse cara tá tomando fluído de freio :roll:

Tem que se ter uma pontuação máxima a perder que não inviabilize a equipe a continuar a participar, senão se o cara tem problema por exemplo em 2 de cinco seções vai acabar desistindo da prova.

Sei que é complicado, senão daria uma solução fácil. O André podia participar mais disso aqui.
Deve tá uma hora dessa gritando com o escravo :twisted:

[]'s

Sandro Tannuri
15/12/2004, 21:56
Voces escrevem pra cacete aqui, fica ate dificil de ler tudo.

Cones: Eu odeio os cones, temos de achar uma maneira de tirar a importancia deles fazendo seções onde fora dos cones seria ainda mais dificil como o Bill disse. Quem estoura não leva os pontos.

Ferramentas: Eu acho que deveriam ser banidas mas eu gostei da penalização por uso ,só acho que quem estoura não deve levar os pontos de ferramentas.

Guincho: Este ponto e complicado, acho que deve ser por gate ou estaca e não contar quando estoura.

Sugestão:

Cone= 5 pontos por cone tocado por cada carro
Ferramentas= Somente uma prancha por equipe(Super) e 10 pontos cada gate ou estaca ultrapassada usando ela.
Guincho= 20 pontos cada gate ou estaca ultrapassados independente da ancoragem
Estouro=140 ,120,100, 80 pontos dependendo das estacas ultrapassadas.
Desistencia= 160

Os numeros podem não ser estes mas acho que o conceito e bom, parecido com o ET que ja foi bastante testado.

Abraços,

regis
16/12/2004, 08:01
Vou lendo e colocando comentários:

-O guincho não pode ser por estaca ultrapassada, mas sim no espaço entre as estacas onde ele usar o guincho. O carro só estará no 2º espaço, qd a traseira ultrapassar a linha imaginária dos cones, por completo, até então, se estiver usando guincho, será válido apenas para o 1º gate.

O problema vai ser o cara brigando que não passou de gate, etc... mas na estaca da na mesma.....

Só não queria colocar os gates por cones, pois posso ter mais de 5 pares de cones ou até menos em uma seção... talvez seja melhor bandeirolas... e cal para mostrar a linha imaginária.

Ok, concordo com vc.

abrass

regis
16/12/2004, 08:44
Se eu tirar a prancha do carro, utilizá-la 10 vezes e só guardá-la novamente depois da seção qual penalização eu levo?

Ta certo também... talvez seja melhor contar por utilização... tipo colocou debaixo do carro é ponto..

Pera aí que eu to pensando em outro sistema, parecido com esse seu.. .só que com menos pontos, assim não tira quem sair de uma seção.

Abraços

regis
16/12/2004, 08:53
Regis..... e se fazer assim:
Quanto a estouro de tempo.... continua desconsiderando o uso de ferramentas pra quem estourou o tempo, ameniza-se os ponto por estacas, a TODOS que estouram o tempo ganham os pontos da que equipe que mais pontuou por uso de ferrametas sem estourar o tempo.


Dennis, eu queria abrir mão de a pontuação de uma equipe depender das outras... agiliza a apuração.

Abraços

regis
16/12/2004, 09:28
Agora vou encher o saco aqui......

Se o cara perder no mínimo 350 pontos por não terminar uma seção, ele vai sair da competição naquele momento....

Andei lendo o regulamento do UROC e tendo umas idéias.....

Prova em dupla (penalizações contadas por veículo:
Gate (qualquer um dos dois cones que fomam um gate) - 5 pontos
Ferramentas (cada vez que usar) - 3 pontos
Guincho - por cada vez que ancorar e tracionar (mais fácil de ver) - 15 pontos
Ajuda - por gate onde for ajudado - 5 pontos

Penalização máxima 40 pontos:
Se fizer mais que isso tá fora
Se não terminar 40 pontos (não interessa onde tá)--- a organização tem que fazer obstáculos que possam ser terminados
Se não aparecer 50 pontos.
Só é considerado aparecer depois que os 2 carros entraram.

A idéia é a seguinte.... se vc não conseguiu chegar no fim da seção a tempo... tanto faz se vc tá no começo ou no fim.... vc não cumpriu com o que devia....

vai levar 40 pontos e continua na competição.

Se vc fizer muito uso de ferramenta, cone, etc .. também toma 40 pontos e pronto.

Se vc for BOM...vc vai perder menos de 40

Isso faz com que todos tentem chegar no fim da seção para perder menos de 40....

Se perder 40 ja sabe que está em desvantagem.

Abraços