Ver Versão Completa : Hilux - Tranca da 5ª quebrada pela 2ª vez
André Cajarana
26/07/2009, 22:57
Olá amigos!
Por duas vezes ocorreu um problema na minha Hilux CD 98/98 4x2::putz:
Na estrada rodando +/- a 100 por hora, a marcha 5ª desengata. Pois é, na primeira vez foi a tranca da quinta que quebrou, agora com 27 mil rodados, ocorreu o mesmo problema. Ainda não a levei a um mecânico, mas, tenho quase certeza que é a dita tranca que quebrou novamente. Graças a Deus, só faltava 90 Km para o término da viagem, os quais fiz a 80 Km/h com a 4ª marcha.:lol:
Será que é problema encontra-se na série de fabricação? :pensativo:
Alguém poderia dá alguma dica?:concordo:
Fraternalmente!:grin:
André Cajarana – Madeira que cupim não rói!!!:lol:
Edintruder
27/07/2009, 11:46
Estranho isso. Nunca ouvi isso nessa caixa, mas o óleo que usavas é o recomendado pelo manual?
André Cajarana
27/07/2009, 17:48
Olá Edintruder:-D
Enquanto na minha mão, só usei peças originais e lubrificantes recomendados.
Vou esperar mais, antes de levá-la ao mecânico, para ver se algum amigo do forum sabe o que realmente está acontecendo.
Um forte abraço!
André Cajarana - Madeira que cupim não rói!!!!!!!!:discordo:
Edintruder
27/07/2009, 19:56
Xi... então pode ter alguma peça mal montada no grupo. O mecânico pode ter deixado faltando algum espaçador ou não verificou alguma trava quebrada e pode ter montado sem.
Entenda que todas as peças dos grupos são montados em eixos e não podem se deslocar em hipótese alguma. Se por um acaso algum mecânico tenha mexido e deixado sem alguma peça, mesmo um espaçador ou um afastador. Se o gupo se mover, o desgaste será acentuado e com o deslocamento poderá gerar danos em peças como garfos, guias e sincronizados.
É bom levar em uma oficina de renome que o pessoal seja muito criterioso. Outra opção é comprar outra caixa e vender essa.
Veja se a engrenagem da 5a. (motora-> engrenagem pequena) está justa no eixo ou há folga e se foi fixada com o anel elatico correto (existe varias medidas). Isto ja aconteceu comigo. Se existe folga nessa engrenagem, a mesma vibra e faz com que a marcha desengate. Se aconteceu isto, deverá ser trocado o eixo onde a 5a é fixada. Ok.
consulta el Sro viu se trocaron la peça ,
André Cajarana
22/08/2009, 16:45
Olá amigos toyoteiros!:lol:
O problema com a trava da engrenagem pequena da 5ª da minha Hilux, agora me parece que não vai mais quebrar.:discordo:
Por indicação, a levei a um mecânico de camionetes que rodam nas estradas das fazendas, aqui no velho pantanal.:mrgreen:
Quando contei o problema, o Chico de imediato já deu seu diagnóstico::concordo:
Acontece que na engrenagem pequena da quinta (24 dentes), a fabrica não coloca espaçador, somente a trava. De formas quando se engata a 5ª marcha, o conjunto é forçado para trás, exigindo muito da trava, ocasionando muitas vazes, sua quebra.
O Chico desenvolveu um espaçador que inicia com um encaixe da trava da engrenagem pequena e termina na trava anterior da engrenagem do velocímetro (ver arquivo)
Quando baixou a caixa de marcha e abriu, o prejuízo foi maior do que da outra vez, a trava quebrou e entrou nas engrenagens, danificando-as (grande, 47 dentes e pequena, 24 dentes).
Fui verificar os valores das peças originais na autorizada, quase caí “discostas”, um absurdo, só a engrenagem grande (47 destes) ficaria por R$ 980,00. Só comprei o óleo original Toyota Manual Transmission Gear Oil 80W-90, por R$ 36,00 o litro e a trava por R$ 9,00. As outras peças (anel sincronizado, engrenagens grande e pequena), comprei-as genuine parts Toyota no Paraguay, tudo por R$ 690,00.:concordo:
Segundo o Chico, este problema é normal aqui no pantanal, não só ocorre com a Hilux, mais também já ocorreu bastante com S10 e outras camionetes, mas, com esta engenhoca, ninguém ainda voltou para reclamar, disse ele.
Claro que não interessa para a fabrica e autorizadas sanar o problema! O problema vai ter que existir sempre! É desta forma que eles sobrevivem...:pensativo:
Acho que agora vou rodar mais com tranqüilidade na minha JUMENTINHA! :lol::lol:KAKAKAKA
Um forte e fraterno abraço a todos!
Que Deus vos abençoe sempre!
André Cajarana – MADEIRA QUE CUPIM NÃO RÓI!!!!!!!
André Cajarana
22/08/2009, 17:04
Mais fotos
Quando voce citou esta frase ->
''O Chico desenvolveu um espaçador que inicia com um encaixe da trava da engrenagem pequena e termina na trava anterior da engrenagem do velocímetro (ver arquivo)''
pude verificar uma coisa: esse seu veiculo é uma 4x2, correto. Pois somente a engrenagem do velocimetro da 4x2 fica na caixa de transmissao. A engrenagem do velocimetro da 4x4 fica na caixa de reduzida.
André Cajarana
27/08/2009, 20:25
Exatamente caro Tadi, minha Hilux é 4X2, conforme citei na mensagem inicial.
André
Seria possivel voce enviar uma foto com as medidas dessa peça?
André Cajarana
29/08/2009, 14:28
Olha, no momento não tenho as medidas, mas posso ver se os inventores, o Chico e o Torneiro podem liberar tais medidas. Só sei que para cada camionete a peça tem suas próprias medidas. Ok?
Elias_qf
15/01/2014, 22:54
Oi galera
To aqui p dizer q tive q rodar 600km de quarta pq qu ebrou pela vez terceira a trava da quinta
Agora to fazendo essa bucha vou coloca
r foto dela no lugar
Deve ser um erro de projeto pois as mais novas e bem diferente
Espero acabar com este problema e d quem mais precisar
Elias, a sua também é 4x2?
Elias_qf
16/01/2014, 07:53
nao a minha é 4x4
mas é possivel fazer a mesma luva... acredito que amanha esteja pronta dai sabado começo a montar o cambio e ja tiro umas fotos... so estou esperando a trava chegar encomendei na toyota, e a luva ficar pronta... vou buscar tmb dois visores de oleo
assim fica mais facil olhar o nivel de oleo e qualidade do mesmo...
elmestizo
16/01/2014, 08:12
Motor turbinado, né?
nao a minha é 4x4
mas é possivel fazer a mesma luva... acredito que amanha esteja pronta dai sabado começo a montar o cambio e ja tiro umas fotos... so estou esperando a trava chegar encomendei na toyota, e a luva ficar pronta... vou buscar tmb dois visores de oleo
assim fica mais facil olhar o nivel de oleo e qualidade do mesmo...
Acompanhando essa modificação.
Abraço.
Falta de sorte hein amigo, vamos acompanhar o passo a passo. Boa sorte e forte abraço.
Elias_qf
17/01/2014, 08:29
não é turbinado... toda original so pneus maiores... desmontei todo o cambio por sorte a trava desceu direto p o fundo do cambio e nao danificou nada apenas a mao de obra minha trava nova ja chegou na loja estarei indo buscar hj e levando para o torneiro usinar a peça...
se td ocorrer bem amanha estarei montando o cambio e domingo instalando no carro
como estou sem computador esta dificil entrar no forum mas acredito que na segunda feira consigo postar as fotos da peça fora e no lugar...
esse sistema deste cambio é um erro de projeto da toyota, pois quando vc gira o eixo piloto no sentido horario que é o mesmo do motor, se vc tirar a trava da quinta vc ve que o proprio cambio empura a engrenagem para fora do eixo sobrecarregando muito a trava... nos modelos mais novos nao existe esta trava, existe uma luva que apoia em um rolamento... sendo impossivel quebrar uma luva...
foi de onde tirei esta ideia junto com este topico que esclareceu bem minhas duvidas rs
Elias_qf
17/01/2014, 08:30
detalhe ja estou perito neste cambio kkkkkk
É Elias, por sorte até hoje nada de quebras. Mas já estou pensando em cmprar uma trava de backup e deixar guardada.
Elias_qf
17/01/2014, 21:53
A trava e barata 25 reais original toyotA c quebrar
O negociio e fazer essa luva
André Cajarana
20/01/2014, 10:17
Caros amigos, seria ótimo se eu pudesse ajudar dando as medidas do ESPACADOR ou LUVA, como me pediu o Tadi, mas, o câmbio já estava montado e o torneiro fez corpo mole para ceder as medidas, infelizmente, há época em que eu ainda residia na bela cidade morena.
O problema da quebra da trava da 5ª não mais aconteceu.
O principal fator da quebra da trava é rodar com a 5ª engrenada com velocidades abaixo dos 70 Km/h, e se estiver com uma carga considerada pesada, abaixo dos 80Km/h, principalmente em subidas.
Abraços!
Elias_qf
20/01/2014, 23:38
Pode deixR amanha acho q o torneiro ja tenha feitoa peca
Elias_qf
26/01/2014, 22:36
[AiTTACH=CONFIG]448454[/ATTACH]
Ai galera assim q ficou nao terminei d montar tenho q testar o carro e postar o resultado
Elias_qf
07/05/2014, 21:41
sabado estou abrindo novamente o cambio, testei esta peça ficou show irei abrir o cambio para ver a reação dele no local e ver que minha 2° esta dando uma arranhada......
TCHEIGOR
07/05/2014, 21:52
beleza, acompanhando pra ver como se comportou...