PDA

Ver Versão Completa : Câmbio na coluna



NeRo
08/12/2004, 09:22
Fala pessoar!
Recentemente me interessei por uma F-75 original, até postei por aqui perguntando o que olhar, mas o negócio não virou e aproveitei que ninguém tinha respondido para apagar o tópico.
Mas ficou a dúvida... alavanca de câmbio na coluna tem algum problema, fora eu ter que me acostumar com ela? :D
Grande Abraço!

Polvora
08/12/2004, 15:00
alavanca de câmbio na coluna tem algum problema, fora eu ter que me acostumar com ela?
Nero,

O problema ai (a meu ver) é o cambio ter 3 marchas e não ser na coluna. Mas se o negócio for bom vai fundo, você pode colocar um 4M do jeep ou mesmo Clarck no assoalho o acionamento do 4x4 e reduzida nas F-75 é por uma alavanca que fica abaixo do painel.

[]

Renato Sérgio Nazar
09/12/2004, 08:59
Olá Nero, BLZ?

Na minha opinião a viatura fica o maior "charme" com o câmbio na coluna. Tanto que a minha foi adaptada p/ o assoalho (única adaptação, por enquanto :twisted: ) e eu gostaria de reverter isto. Você poderia me enviar alguma informação (fotos) do sistema. Na minha viatura tem só os suportes na coluna o resto foi amputado e eu não sei como é...

Muito obrigado

Emanuel Senna
10/12/2004, 00:47
Tenho uma Rural 68 com o cambio na coluna e pretendo deixar como está.
O problema é que eu penso em trocar a caixa de direção dela e estou queimando a mufa para achar uma maneira de fazer isso sem mexer no cambio...

Acho que o problema maior é esse: se vc quiser ficar livre das folgas da caixa de direção original, provavelmente vai ter que colocar o cambio no assoalho.

abs,
Emanuel Senna

Ricardo Francisco de Souz
10/12/2004, 13:05
Emanuel,



O problema é que eu penso em trocar a caixa de direção dela e estou queimando a mufa para achar uma maneira de fazer isso sem mexer no cambio...


Li/Houvi em algum site ou conversas, não lembro mais :shock: , que tem adaptação da direção que a galera deixa a carcaça da cx. direção original, retira a tampa, o sem fim, e conecta na ponta do eixo da coluna uma junta universal com o eixo até a nova caixa, pode ser que desta maneira você resolva este problema. :wink:

É o que predento fazer com a minha. 8)

Inté,

NeRo
10/12/2004, 20:03
Renato
Infelizmente, não tenho fotos detalhadas.

Polvora e all
O negócio não virou... mas a idéia continua... meu tesão é ter uma F-75 original, câmbio na coluna eu o máximo! 8)
Eu achava que o pessoal tirava por apresentar algum defeito recorrente.

Quem sabe um dia? 8)

Vilão
14/12/2004, 10:37
Olá Nero 8)

Também acho legal o cambio na coluna e se você tiver em condições $$$ :lol: manda importar um moderno dos EUA, lá a maioria dos carros usa esse sistema e não será dificio você importar um.

Tenho um amigo que importou uma Harley inteirinha peça por peça, e no futuro tambem vou importar um cambio deste para a Mimosa - F75 63.

Se você quizer te dou o telefone do meu amigo.


Um abraço :)

erikmomo
24/01/2005, 02:18
Turma,

Minha Rural 68 tem câmbio de 4 marchas na coluna. Nunca tive problemas e já andei muuuuuito com ela. Se for fazer trilha, judia um pouco do sistema porque como a parafernália para engatar a marcha é cheia de junções, se der tranco acaba estragando.
O segredo é usar com carinho.
Agora, se for adaptar pra câmbio embaixo, guarde as peças do outro pra poder reverter.

Renato Sérgio Nazar
25/01/2005, 20:33
Erik,

Você conhece alguem que tenha guardado as peças e queira vender??

erikmomo
26/01/2005, 08:46
Não, infelizmente não conheço. Eu queria ter um reserva para o caso de ter problemas com o meu, mas não achei. A única peça nova que já encontrei do câmbio é o cachimbinho. Depois parei de procurar. Havia uma espécie de "lenda" contra esse tipo de sistema pois todo dono de Rural/F75 que eu via já tinha se "livrado do problema".
Está ficando cada vez mais raro encontrar uma Willys todinha original. A minha, quando ficar pronta, vai merecer placa preta, com certeza!

Ricki Graeff
26/01/2005, 15:31
Salve amigos!!!!!!!

Olha eu tenho uma Rural F75 ano 76 4cc caixa 4m na coluna e não troco por nada, claro que tem a troca de marcha mais macia no asoalho mas não compensa o charme e o ganho de espaso dentro da cabine se vc cuidar como se for uma mulher, com carinho e amor ela não estraga e não da problema Ok... de uma olhada nas fotos da minha COCÓTA toda original motor caixa e interior nunca foi pintada e não tem um ponto de ferrugem.

abraço
ricki

Pessoal olha só!!!!!!!!
se eu for vender minha cocóta quanto eu posso pegar$$$$$$$
o que vcs acham tem mais foto no meu álbum.....

erikmomo
26/01/2005, 17:54
Bom, minha "Ruruca" tá mais ou menos assim...

Renato Sérgio Nazar
01/02/2005, 12:35
Erik,

Será que podemos marcar um dia para eu fotografar o sistema de câmbio na coluna da sua "Ruruca"?? Ela tá ficando uma jóia, hein!??!! :wink:

erikmomo
01/02/2005, 13:09
Claro, mas se preferir posso tirar as fotos do que você quer e mandar por email. Tenho fotografado tudo que está sendo feito na restauração.

Renato Sérgio Nazar
02/02/2005, 12:02
BLZ!!! Eric

Manda as Fotos, por favor! :D :D

erikmomo
02/02/2005, 12:21
Mas qual?
Da parte mecânica...
da coluna montada...
algum detalhe específico?

Walther PPK
04/03/2005, 15:30
Pessoal,

A possibilidade de veículos com câmbio na coluna dar problema não é raro, não. E, normalmente, apresenta o problema nos piores momentos e lugares possíves;

É comum nos veículos Willys, e as antigas C10 também costumavam ter este problema;

Quando comprei, a minha Rural 1.965, era toda original e tinha o câmbio na coluna, com 3 marchas;
Um belo dia, indo a uma pescaria o danado do câmbio "encavalou" as marchas em cima de uma ponte de madeira sobre o Ribeirão dos Patos, afluente do São Francisco. Ainda bem que junto estava um amigo pescador e mecânico. E um pedaço de arame resolveu o problema;

Não tive dúvida, comprei uma tampa com alavanca e passei o câmbio para o assoalho, e nunca mais me preocupei. Posteriormente troquei o conjunto por um Clarck 2215A;

Ainda tenho, guardado em MG, o que foi tirado do câmbio na coluna. Se alguém precisar é só falar.


Saudações Ruralinas

Edintruder
05/03/2005, 17:33
O meu coroa teve um Opala 1976 4 portas com cambio de 3M na coluna, era verde Dinossauro mesmo, ficou 20 anos com o carro até o meu irmão botar as mãos e dar pau até desmanchar. Pois é, depois de 20 anos, a viatura era até relíquia, o meu irmão conseguiu torcer o monobloco do Dinossauro! Mas realmente, o câmbio na coluna tem vantagens ergonômicas, tem charme e faz sucesso! Tenho saudades das noitadas a bordo do dinossauro, eu um parceiro, e 4 gurias dentro! A farra era garantida!

Renato Sérgio Nazar
06/03/2005, 14:08
Eric, preciso recontruir a m. toda...

O que você mandar vai ajudar prá kct!!

Brigadão!!!

erikmomo
07/03/2005, 11:21
Bom, assim que eu tiver as fotos, coloco aqui.

Renato Sérgio Nazar
09/03/2005, 10:13
Beleza Erik!!

Renato Sérgio Nazar
09/04/2005, 10:37
Erik?! :) As fotos?! :) Tem jeito?? :wink:

erikmomo
11/04/2005, 10:01
Renato...
não me xinga, mas o mecânico colocou tudo no lugar antes que eu me desse conta. Dá pra fotografar algum detalhe ainda, mas só montada. Serve?

Renato Sérgio Nazar
12/04/2005, 07:56
E aí Eric!

Não é xingar, não. É pedir com jeitinho.

Manda, vai ajudar!

Desculpe o incômodo! :oops:

MAC-F75
03/10/2011, 17:34
Olá pessoal....tenho uma duvida.
Estou de olho numa Rural 1976, me parece bem original (que é meu estilo), pena que passaram o cambio de cima para o assoalho.
Gostaria de saber se reverter isso é fácil, se precisa ser feito em alguém que manje ou um bom mecânico faz isso tranquilamente?
Segue a foto da bixona para apreciarem.
abraços

Leonardo Raffi
03/10/2011, 18:48
Lindona.... as vezes tem na internete... aqui no forum e mo mercado livre...acho melhor comprar o jogo original...ofereçe troca pela tampa ja adaptada p baixo...
abraços

Rafael OFF
17/03/2013, 21:31
Amigos ressucitando o topico,alguem tem as peças necessarias para voltar o cambio e a traçao da F75 para cima e se sera facil,ja procurei e nao acho nada sobre o assunto.

Rafael OFF
04/04/2013, 22:26
Amigos consegui comprar o acionamento do cambio na coluna q eu estava precisando,agora estou com duvida onde liga esse varao,vi algumas fotos de cambios q tem uma especie de engate lateral mas o meu cambio nao tem nada onde vai essa aste?404425Sera q meu cambio nao vai dar certo?
Desde já obrigado!!

antonio umino
04/04/2013, 23:04
Rafael. este é uma pagina do manual de peças...
Não sei se vai entender..... Mas ta aí..

Vi nos classificados.. o anuncio sobre a compra de componentes da alavanca....
Veja lá, pois, o de 3 marchas e de 4 marchas, o que muda é a tampa do cambio.. e também a alavanca de engate que no de 3 marchas é o H..... e no de 4 tem o engate da ré que é feito por mais um movimento que é feito pelo botão no lugar da primeira marcha. só que um pouco mais proximo ao volante.....
A tampa de 4 marchas com alavanca na coluna não é dificil de encontrar..... Mas a caixa de cambio tanto a de 3 ou de 4 marchas é a mesma caixa.......
Ok......... até mais.
abçs

a404430

Rafael OFF
05/04/2013, 19:12
Antonio por esse catalogo percebi q na tampa do cambio 4 marchas tem apenas um engate, que é um varoa na tampa,vc saberia me dizer onde vai ligado aquele varao que sai daquele cachimbo?

Rafael OFF
05/04/2013, 20:09
A tampa que eu comprei 4 marchas é identica a essa.404536404537

gleidson magno
05/04/2013, 21:17
essa peça que voce quer saber onde encaixa ela se liga a uma outra alavanca que fica na lateral da caixa de marcha http://i.novobuscar.com/index.aspx?p=%2FPic%2Fbr%2F2012%2F8%2F21%2Fc1db0e9 f-4828-42b5-b61c-11f49691db3a.jpg

Rafael OFF
05/04/2013, 22:04
Cara o meu cambio nao tem essa alavanca lateral e agora?srrs
o meu é assim 404542

gleidson magno
05/04/2013, 22:13
Cara o meu cambio nao tem essa alavanca lateral e agora?srrs
o meu é assim 404542

Rafael normamente quando faziam a adaptação para retirar a alavanca de marcha da coluna de direção para o chão, eles retiram essa peça, pois ela fica sem função, a furacão da sua caixa deve estar la, costumam tapar a furação com durepox ou algo do tipo, se realmente quiser usar o cambio em cima vai ter que dar uma garimpada nesta peça.

Abraço

antonio umino
05/04/2013, 22:30
Rafael,
como o amigo Gleidson diz.....

Se vc achar alguma caixa de maverick. cambio de 4 marchas com o motor 6 ou 4 cilindros. vai servir....
Pois tem a alavanca na lateral do cambio.....

O que vc ve nesta foto da caixa completa. a alavanca de engate de marchas, tem uma outra parte que está por dentro da caixa, que vc não vê. que na sua caixa foi retirada, mas, se vc visitar algum ferro velho antigo, vc achará uma caixa de marchas do maverick, que com certeza de um 6 cilindros ou de um 4 cilindros. aí é só desmontar esta parte para colocar na sua caixa ou coloca logo a do maverick................... Onde vc vai colocar a tal vareta. que faz o engate das marchas.. e no lado da coluna na peça que parece um tipo de cachimbo. que recebe o movimento da alavanca de engate das marchas...
Qualquer coisa dá um grito..... Mas as fotos te dão uma ideia de como é..
Um abraço..

Rafael OFF
05/04/2013, 22:31
Vc saberia me dizer o nome dessa peça?
Grato.

gleidson magno
05/04/2013, 23:20
cara posso ate ver com meu pai se ele sabe pois eu nao sei, estarei com ela na segunda ae eu perguto e respondo aqui ok

gleidson magno
05/04/2013, 23:34
a alavanca encaixa nesta peça que fica dentro da caixa e é provavel que voce tambem nao tenha ela
https://www.rolo4x4.com.br/upload/anuncios/46478_01.JPG

Rafael OFF
06/04/2013, 20:34
Vou tentar dar uma garimpada nos ferros velhos aki na minha regiao,mas sao muito poucos tenho quase certeza q nao acharei,mas vamos ver o que eu consigo fazer,pensei q fosse bem mais facil rsrsrsrs
Obrigado pela ajuda Antonio e Gleidson!

antonio umino
07/04/2013, 13:27
Dessa de cambio na coluna de direção... tendo as peças, como no catalago que postei..

Mais a tampa de cambio original.......
Mais (o nome da peça da foto do Gleidson)..Haste seletora da transmissão..
Mais (na foto a peça da esquerda) dedo acionador das marchas, esta peça é presa com uma chaveta e um pino elastico de 1/4
Mais (na foto a peça à direita). Dedo acionador do engate da marcha à re...Isto em referencia à foto do Gleidson....
Mais a alavanca que na caixa de cambio está pelo lado de fora( esta peça é preso ao eixo com um pino colocado na caixa de
marchas, este pino é um pouco conico.

404645

404646
Por esta pagina do manual de peças vc vai entender a montagem das peças na caixa de cambio....

Qualquer duvida dá um alô.

até mais

abçs

.

gleidson magno
07/04/2013, 17:14
É isso mesmo Antonio, eu e meu pai já montamos e desmontamos essas caixas tantas vezes que já estamos quase no automático srs, mais confesso que guardar os nomes mesmo só das peças principais e que quebram mais srsrs. excelente ilustração.
abraço

Rafael OFF
07/04/2013, 19:22
Antonio eu agora me preocupei mais ainda srrs,pensei q precisaria somente dessa haste seletora,agora o negocio ficou serio kkk,pelo jeito ainda vou ter muita dor de cabeça e muitos gastos ainda,mais nao vou desistir agora naum obrigado pelas fotos e pela atençao!!

Rafael OFF
07/04/2013, 19:36
Amigos já ia me esquecendo os Dedos seletores das marchas e da ré sao aquelas peças q vao presas naquela haste seletora que foi postada pelo nosso amigo Gleidson?

antonio umino
07/04/2013, 20:46
isto mesmo.
Fotos do Gleidson.....
um dos dedos é o que seleciona as marchas
a que tem a cava é o que faz o engate da ré.....
Neste eixo, que atravessa a caixa de cambio por cima das engrenagens, onde tem o entalhado que atravessa a caixa, agora pelo lado de fora, vai encaixado a alavanca do engate de marchas, e esta ao varão da foto que tu postou.
Na parte da tampa tem uma alavanca , que recebe um outro varão que tem uma peça ao meio com rosca.. esquerda e direita para fazer a regulagem.......e que vai colocado na forquilha da coluna de direção..

Ok.
até mais.
abçs

Rafael OFF
07/04/2013, 21:12
Antonio o meu tem só um ressalto nesse lugar mas está tampado vc acha q depois de destampar esse lugar irei precisar de algum retentor ou algo do tipo,ou será q irei ter q refazer o furo?
Obrigado.

antonio umino
07/04/2013, 21:30
Se a sua caixa de cambio for a original do jeep, como também a tampa com a alavanca.
Com certeza o lugar da alavanca lateral deve estar fechada (não tem furo). Mas se foi modificada para colocar a tampa que também foi modificada, vai ter o furo tampado com alguma coisa....

até mais

abçs

Rafael OFF
08/04/2013, 22:08
Antonio te encomodando mais um pouco,por acaso vc nao teria um catálogo como estes das fotos só q com peças da alavanca de traçao original,pois achei aki em um ferro velho mais só tem a alavanca q vai só até sair da cabine e nao tem o restante do acionamento até caixa de traça/reduçao.
Obrigado.

Renan Bordinhao
21/04/2013, 14:37
Boa tarde amigos!!! Sou totalmente leigo nesse assunto e não conheço nada da F 75. Gostaria de tirar algumas duvidas com os Sr's, estou interessado em uma f 75 1971 cambio na coluna, e andei pesquisando aque nos fóruns e estou vendo alguns questionamentos em relação ao cambio na coluna. Queria saber como funciona esse cambio,se é muito dificil de usar, se ele tem muitos problemas, muita manutenção, e quais vantagem e desvantagem desse cambio. Eu quero a f 75 pra andar na cidade, não pretendo fazer trilhas com ela, mas também não vou ficar só na cidade, vou pegar barro, atoleiros, um uso geral dela, "cidade/campo"... e se ela com a mecânica perfeita em dia é possível viajar grandes distancia com ela.

Desde já eu agradeço!

JPEDROSA2
21/04/2013, 15:09
Caro amigo
A matemática já explica tudo..Se o câmbio é original, está no carro desdes...1971!!!!!!(obviamente, já sofreu várias manutenções, é verdade).
A minha RURAL é câmbio na coluna, ano 73 e este é o que menos me dá trabalho (também é o que menos invento coisas para adaptar). Uso minha RURAL na cidade/campo. Nada de trilhas tipo "subir a Pedra da Gávea" pelo mato, aqui no Rio, ou o "Pão-de-açúcar" que, neste caso, prefiro o bondinho.
É muito maneiro o câmbio na coluna e chama a atenção de muitos no trânsito.
Não sou contra adaptações para a melhoria dos nossos antigos, mas sempre que tenho problema na Rural uma coisa é certa: o problema está relacionado a uma adaptação qualquer e sempre me arrependo do dia em que fui pilhado e fiz a besteira.

Abs. e boa sorte.
João

Dodger
21/04/2013, 18:07
Funciona perfeitinho e é muito gostoso de dirigir. mas tem que estar reguladinho, sem folgas e embuchamento todo ok.
O pessoal reclama pq em 90% dos casos tá tudo cheio de folga, sem manutenção ha muitos anos.

Renan Bordinhao
21/04/2013, 19:55
Ola Joao... éé ja deve te passado por algumas manutenções kk !!! então João eu quero saber se o cambio na coluna e muito dificil de usar ou so questao de pratica?? eu to querendo usar ela como uma pickup qualquer q tem no mercado hoje... nao vou sair subindo nenhuma pedreira claro.. mas eé claro que uma hora ou outra eu vou precisar esforcar um pouco ela no campo.. ela original é forte ? pq se eu comprar ela.. unica coisa que quero mudar agr sao as rodas e colocar uns pneus bf.. e se com o motor original ela nao perde força pelo fato de ficar mais pesada? (é eu sou totalmente leigo no assunto kkk) e pra viajar grandes distancias?? é possivel? ou pelo fato de ja ser um carro antigo msm com a manutençao certa o motor nao aguenta?

agradeço as resposta.. obrigado tambem Dodge e se puder esclarecer mais alguma duvida ae acima... agradeçoo muitoo

F75Caipira
22/04/2013, 09:20
Ola Joao... éé ja deve te passado por algumas manutenções kk !!! então João eu quero saber se o cambio na coluna e muito dificil de usar ou so questao de pratica?? eu to querendo usar ela como uma pickup qualquer q tem no mercado hoje... nao vou sair subindo nenhuma pedreira claro.. mas eé claro que uma hora ou outra eu vou precisar esforcar um pouco ela no campo.. ela original é forte ? pq se eu comprar ela.. unica coisa que quero mudar agr sao as rodas e colocar uns pneus bf.. e se com o motor original ela nao perde força pelo fato de ficar mais pesada? (é eu sou totalmente leigo no assunto kkk) e pra viajar grandes distancias?? é possivel? ou pelo fato de ja ser um carro antigo msm com a manutençao certa o motor nao aguenta?

agradeço as resposta.. obrigado tambem Dodge e se puder esclarecer mais alguma duvida ae acima... agradeçoo muitoo

Renan, saudações !

Comprei uma faz uns 15 dias e nunca tinha usado câmbio na coluna...
A princípio fiquei um pouco apreensivo, mas depois de uns 15 minutos dirigindo já desencanei. Para usar é igual aos outros, só a posição que é diferente. A única questão que ainda tenho é que de vez em quando engato a 4ª no lugar da 2ª mas como a relação é muito curta isso não é um grande problema ela continua andando normalmente.

Quanto à viajar grandes distâncias com ela vai depender de como está a manutenção dela.
Logo que peguei ela, andei uns 100Km na estrada e ela começou a esquentar. Então eu encostei ela e as mangueiras do radiador estavam vazando... Guincho = R$ 400,00 para os outros 180Km que eu pretendia fazer :) .
Observação: não vá pensando que vai andar a 120Km/h não, até caminhão me ultrapassava na boa :).
Mas agora eu troquei todas as mangueiras do sistema de arrefecimento e esse problema não deve acontecer de novo nesta década... :)
Mas como é "carro velho", tudo pode acontecer de repente...
A minha tem motor GM 4 cilindros de Opala e também precisei trocar o carburador que já estava pela hora da morte...
Manutenção é a chave ! E vai uma grana $$$$$$ :).

[[]]
Maurício Faria

antonio umino
22/04/2013, 09:49
Neste sistema de alavanca na coluna o que dá maior manutenção é a parte de baixo onde está a caixa de direção e os controles do engate de marchas... Por exemplo o cachimbo que quando desgastado dá impressão de muita folga dando impressão de não estar engatado. e se for de quatro marchas o engate da ré que é feito apertando um botão e depois levando a alavanca um pouco acima da primeira marcha.... Como disseram acima, é o mesmo que a alavanca no assoalho (horizontal) só que na coluna fica na vertical....
Mas existe peças de reposição nas lojas de 4x4.. e tendo as peças não é dificil de fazer o reparo...
até

Renan Bordinhao
24/04/2013, 22:06
Obrigado a todos pelos esclarecimentos... agradeco muito! Vamos ver agora.. quem sabe eu nao entro pra familia f 75 (:

Rafael OFF
07/05/2013, 21:52
Amigos uma duvida de iniciante,estou tentando voltar o cambio da minha f pra coluna,estao faltando varias peças,pois tenho q trocar a carcaça do cambio,mas tenho o sistema que sai da coluna e vai preso na caixa de direçao,montei pra ver como funcionava e nao sei como é o funcionamento desse sistema pois ele tem a especie de um cachimbo q mexe pra cima e pra baixo de acordo com a alavanca do volante se mexe,a unica coisa q mexe é a coluna q sobe e desce dentro daquele cachimbo é assim mesmo ou o cachimbo tem q acompanhar a coluna pra cima e pra baixo.ficou meio confusa minha explicaçao mais é mais ou menos isso rsrs.
Quem entendeu me ajuda ai srsrsr vlw!!!

antonio umino
07/05/2013, 23:19
Rafael...
alavanca de cambio na coluna....
é como se a alavanca estivesse em baixo.... (horizontal).... só que no caso da Rural ela está na vertical....
Ela vai para cima e para baixo no ponto morto..
Para cima engata no caso do de 4 marchas apertando um botão engata a marcha ré...
neste mesmo lugar sem apertar o botão engata a primeira marcha.
no mesma direção engata a segunda marcha, abaixando a alavanca engata para cima a terceira e para baixo a quarta marcha.

Como faz funcionar (engate de marchas)...Na parte da caixa de direção. o movimento de cima para baixo, vc vai ver uma forquilha, que junto com o eixo de controle, e uma roldana enclavada nela que faz o movimento desta forquilha para cima e para baixo.
Esta forquilha tem uma esfera onde vai a vareta de seleção e esta na alavanca que está na parte de cima da tampa (vc vai ver na tampa que ela faz 3 movimentos.) onde nesta alavanca seleciona o engate das marchas para a frente e da ré.
O cachimbo este faz a alavanca lateral do cambio fazer o engate das marchas. 1, 2, 3, 4 e também da marcha a ré.
Não sei se deu para entender. mas é mais ou menos isto..
Ok..

Sendo de 3 marchas é a mesmo movimento ,só que não tem o botão do engate da ré. ficando para baixo no lugar da segunda marcha a primeira, e no lugar da primeira a marcha a ré. e na parte de baixo a segunda e terceira marcha.

Pede à admistração do Forum ... um tópico sobre a sua viatura..... aí vc concentra toda as suas duvidas em um tópico só....ok

um abraço.

Rafael OFF
07/05/2013, 23:41
Antonio,aquela especie de forquilha q vai presa na coluna entre duas ruelas grandes é responsavel apenas pela marcha ré ou tem mais alguma funçao?

antonio umino
08/05/2013, 14:50
410263
Nesta foto... vc vê a forquilha.... e logo abaixo uma vareta que é engatada nela e esta na alavanca que está na tampa do cambio....

Esta peça que vc se refere Forquilha (presa entre duas arruelas grandes). ela tem de acordo com a alavanca que está na direção a função do engate correto das marchas... Ela movimenta a vareta de seleção (vareta esta que tem ao seu centro um regulador de comprimento)...se vc vai engatar a primeira marcha e segunda marcha a forquilha fica no lugar e seleciona a marcha a ser engatada, vc descendo a alavanca do cambio na coluna, esta desce e leva a alavanca que está na tampa do cambio ao lugar da terceira e quarta marcha.......

Vc apertando o botão da alavanca e leva para cima (junto ao volante) vc faz o engate da ré atraves do movimento desta forquilha...

Na de trez marchas faz a função do engate de marchas na forma de letra H..... ré, e primeira marcha,. e segunda e terceira marcha
Na de quatro marchas a função de Ré, mais 1 e 2 e depois a de 3 e 4.......
Tem uma vareta de seleção. que liga esta forquilha à alavanca que está na parte de cima da tampa de cambio
Veja pela figura que vc vai entender...
ok.

um abraço.

Rafael OFF
08/05/2013, 20:12
Antonio agora eu entendi,eu pensava q essa "forquilha" só iria servir para o engate da ré,mas sem ela nao dá nada,nao é mesmo?
Obrigado pela ajuda como sempre !!

antonio umino
08/05/2013, 22:17
É a peça principal do engate de marchas com alavanca na coluna..

São todas elas pois, é um conjunto de peças que fazem funcionar o sistema.

Ok.

até.+

abçs

Rafael OFF
08/05/2013, 22:39
VLW demais mestre Antonio rsrs até a proxima duvuda rsrsr!!

Rafael OFF
09/05/2013, 21:09
Amigos acho que terei que trocar minha caixa de cambio,pois a minha está soldado aonde vai aquela alavanca lateral,ouvi dizer q tem diferença a caixa de cambio no acoplamento da caixa de traçao e reduçao uns tem um parafuso mais grosso outro mais fino isso procede ou nao?

antonio umino
12/05/2013, 13:45
410729410730410731Rafael... a foto das duas caixas sincronizadas willys.

410727Observe esta foto.... é uma caixa sem alavanca na coluna, com alavanca na tampa...
Esta caixa, vc vendo os furos que vc vê é os de fixação da caixa de reduzida...
Não sei porque mas os furos que têm rosca. o debaixo do pino o outro lateral e um acima à direita, estão com rosca de 1/2


410728As duas caixas para fazer a comparação.............
a da esquerda é de uma caixa com alavanca na tampa. e o da direita o de 4 marchas com alavanca na coluna. coloquei em cima da caixa o controle que atravessa a caixa.. (controle do trambulador). a rosca onde é parafusado a caixa de reduzida, que no caso é uma caixa de 4x2, os furos com rosca no mesmo lugar da de 4 com reduzida é de medida 3/8.... Para prender o funil do cambio (prolongamento do eixo do cambio).... e tem furos para a passagem de óleo para o funil......

Esta caixa da foto de baixo... é a de 4 marchas com alavanca na tampa....
Tem 3 furos com rosca de 1/2 e dois passantes para a fixação da caixa de reduzida....
e não tem passagem de óleo , que no caso da de alavanca na coluna tem um furo de passagem de óleo quase ao meio da caixa.

410726

Então Rafael qualquer coisa dá um toque.

até +

abçs.
antonio umino Tupã sp.

Rafael OFF
13/05/2013, 22:33
Antonio tem diferença da caixa do 4cc pra caixa do 6cc?

antonio umino
13/05/2013, 22:57
A caixa é a mesma... tanto na de 4 ou de 6 cil..

O que muda é as engrenagens. Muda a relação ou o numero de dentes das engrenagens..eixo piloto, penca (conjunto de engrenagens.) e todas as outras engrenagens, para casar com a penca. (numero de dentes das marchas de 4 e 6 cilindros são diferentes)
Fica sòmente o eixo entalhado os rolamentos e calços além da marcha a ré.. que é igual em 3 ou 4 marchas...

até mais.
abçs

Rafael OFF
18/05/2013, 22:17
Amigo entao eu consigo colocar as engrenagens do cambio do motor 6cc na carcaça do cambio do motor 4cc sem problemas?

antonio umino
18/05/2013, 23:47
Sim. Com toda a certeza..



Os que tem a primeira seca, somente serve para estes modelos anteriores a 1964 (até 1964 a primeira é seca).
Neste modelo a caixa de marchas tem diferença entre os de 4x2 (a caixa tem o engate de marchas pela lateral da caixa) e nos modelos de 4x4 o engate é feito pela tampa do cambio e não tem os furos da caixa para o engate de marchas lateral (é fechado).

A caixa de marcha tanto na de 3 e 4 marchas sincronizadas é igual..........................
O eixo entalhado nas de 4x2 como tem o prolongamento do cambio ele é mais comprido.
Nas caixas de 4x4 o eixo entalhado (mais curto) é igual para as duas caixas.


Na caixa de 3 marchas com a primeira marcha sincronizada que foi introduzida em 1965
As caixas de 4 marchas. tem o de 6 cilindros e outra para os de 4 cilindros. onde difere nas engrenagens, eixo piloto, penca (trem de engrenagens) e as outras engrenagens..
A caixa de cambio de 4marchas com motor de 4 ciindros foi usada nas camionetas F 100 com a alavanca de cambio no assoalho que é a mesma caixa do Jeep. com a diferença que na Ford F 100 não tinha a caixa de reduzida e usaram o mesmo Funil do cambio (prolongamento) do ford Maverick onde esta caixa tem diferença no eixo entalhado (Nas 4x2 rural e F 75 e Aero willys e Itamarati o entalhado tem rosca para prender a frange do cardam). e
Nas caixas da F 100 e Maverick no lugar da frange vai a luva de acoplamento do cardan direto no entalhado.
Mais uma diferença no funil do cambio. onde os antigos tem um retentor do piloto feito de feltro e borracha e nos mais modernos o retentor é colocado no funil.....

O Eixo entalhado é igual tanto na de 3 marchas como na de 4 marchas, como também todos os rolamentos e jogo de calços do cambio e retentores....
Rafael.... espero ter te ajudado. acho que te confundi te falando das Ford F 100 e maverick.

um abraço.

até +

Rafael OFF
17/07/2013, 09:42
Amigos ,vcs saberiam me dizer se eu irei conseguir utilizar a mesma traçao,da alavanca no assoalho,para alavanca no painel?
andei vendo q os pinos ta caixa de traçao/reduçao são um pouco diferentes e tem na minha tem um suporte para as alavancas q na outra nao tem.Grato.

Br Motors
26/07/2013, 15:12
Boa tarde!
também estou a procura de peças, a minha esta com o cambio em cima mas com muita folga e ao q parece ja foram feitas algumas adaptações!
Gostaria de saber se alguém tem o esquema ilustrado pra que possa tirar algumas duvidas!
Grande abraço!
Ricardo

antonio umino
27/07/2013, 00:17
Se vc usar a pesquisa vai encontrar um tópico semelhante com uma pagina das peças da alavanca de cambio na coluna.
Andei postando esta pagina e comentários a respeito da alavanca na coluna no tópico do Rafael off.

ok.
um abraço.

Br Motors
27/07/2013, 18:24
Obrigado Antonio!
Encontrei o tópico!
Abraço

JPEDROSA2
29/07/2013, 17:22
O câmbio da minha rural também apresentava muita folga e chegou a travar a 4ª marcha...pensei que fosse a caixa.... era o CACHIMBO da alavanca do câmbio que apresentava uma folga"!quilométrica". Dá uma olhadinha nele.

João

Rafael OFF
21/10/2013, 21:05
Revivendo o topico,consegui colocar minha f pra andar com o cambio na coluna
Aproveitei e dei uma revisada na caixa ela ficou boa mas para reduzir as marchas
As vezes ainda da uma raspada,isso é normal?
Tb tenho outra duvida como nunca andei ne carros com cambio em cima
Notei q primeira é meio imprecisa no engate,as vezes nao sinto se realmente
A marcha entrou isso esta certo se nao como resolver?
Desde ja obrigado!!!

Denilsom
21/10/2013, 21:25
Colega se vç revisou o cambio ta tudo normal as vezes e preciso acostumar com alavanca na coluna , o mais e manter a mão bem leve na hora de trocar as marchas que tudo vai da certo. isso se seu cambio foi revisado por um mecanico com conheça de willys,



Revivendo o topico,consegui colocar minha f pra andar com o cambio na coluna
Aproveitei e dei uma revisada na caixa ela ficou boa mas para reduzir as marchas
As vezes ainda da uma raspada,isso é normal?
Tb tenho outra duvida como nunca andei ne carros com cambio em cima
Notei q primeira é meio imprecisa no engate,as vezes nao sinto se realmente
A marcha entrou isso esta certo se nao como resolver?
Desde ja obrigado!!!

NameCarvalho
19/02/2018, 17:29
Bom dia Antonio vi que postou uma foto de um manual da Rural Willys mais especificamente da alavanca de cambio superior (barra de direção) gostaria de saber se vc possui esse manual digital ou escaneado pois estou recuperando a minha rural 72 e isso me ajudaria muito
Grato

antonio umino
20/02/2018, 09:38
Bom dia Antonio vi que postou uma foto de um manual da Rural Willys mais especificamente da alavanca de cambio superior (barra de direção) gostaria de saber se vc possui esse manual digital ou escaneado pois estou recuperando a minha rural 72 e isso me ajudaria muito
Grato

Sobre a alavanca de cambio na coluna de direção. tem a de 3 marchas e de 4 marchas... o sistema é igual.. a diferença está na alavanca ou manopla... que a de 4 marchas tem um bom para acionar o engate da ré.

Na de 3 marchas não tem o botão... então é um H..... nesta parte quase que não tem folga.
A folga que apresenta geralmente é no cachimbo..e nas buchas de borrachas. tanto no cachimbo como na alavanca de engate na caixa.....

Ambos tem um liame de regulagem (engate impreciso). veja no anexo. sobre esta parte. Ok..

Qualquer informação pergunte.

Grande abraço

iversonmorandi
22/08/2022, 09:45
Senhores, bom dia...
Alguem ja tentou usar o cambio do opala "clec-Clec", de 4 marchas, com o acionamento na coluna original da rural 4 marchas?
como fazer isso?

iversonmorandi
22/08/2022, 10:27
Pelo que sei, no cambio gm a diferença é que as alavancas que acionam a 1 e 2, a 3 e 4 e a ré estão na lateral, e no cambio willys em cima