PDA

Ver Versão Completa : Pneus 38"; MWM 2.8 e Diferncial 47 x 12



franzlana
25/07/2009, 22:01
Fiz pesquisa sobre tópico mas nao achei nada específico. Pretendo montar em breve pneus 38" ou 37" no meu FIII. As dúvidas sao as seguintes:
1 - Com o diferencial 47 x 12, caixa original e transferencia original como vai ficar a arrancada em um morro forte. E em uso diário? Nao vai ficar muito longo. Ou seja onde subo de terceira vou subir de segunda?
2 - Minhas rodas sao Mangels aco 15 x 8". Este tamanho de pneu poderá ser montado nestas rodas sem altera-las?
3 - Uso hoje pneus 33" com calcos de 2" montados sobre o orignal. (Total de 3").Vou precisar aumentar calcos?

No futuro a ideia é montar uma reduzida do JPX, mas por enquanto pretendo trocar os pneus e nao mexer em reduzida, a dúvida é se a relacao de transmissao nao vai ficar ruim.
aguardo as dicas.

Loiro
25/07/2009, 22:34
Fiz pesquisa sobre tópico mas nao achei nada específico. Pretendo montar em breve pneus 38" ou 37" no meu FIII. As dúvidas sao as seguintes:
1 - Com o diferencial 47 x 12, caixa original e transferencia original como vai ficar a arrancada em um morro forte. E em uso diário? Nao vai ficar muito longo. Ou seja onde subo de terceira vou subir de segunda?
2 - Minhas rodas sao Mangels aco 15 x 8". Este tamanho de pneu poderá ser montado nestas rodas sem altera-las?
3 - Uso hoje pneus 33" com calcos de 2" montados sobre o orignal. (Total de 3").Vou precisar aumentar calcos?

No futuro a ideia é montar uma reduzida do JPX, mas por enquanto pretendo trocar os pneus e nao mexer em reduzida, a dúvida é se a relacao de transmissao nao vai ficar ruim.
aguardo as dicas.

O Juninho fez algo parecido em seu Engesa (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=43081) mas colocou eixos de band e motor 14b.
Dá uma olhada que tem umas dicas.
[]'s

CAVESO
26/07/2009, 00:33
Franz,

O engesas que o Igor da rota monta com pneus 37" usam reduzida de band, eixos dana 44" na dianteira e traseira e molas especiais (devem usar calços na carroceria também...

Do que acompanhei são essas alterações..

Kim
26/07/2009, 09:40
Frans!

Sobre a colocação dos pneus, com relação à relação.

Tendo em vista o diâmetro de giro do pneu, 38", a relação 12x47, que é 3,9166..., se tornará excessivamente "longa", fazendo com que o motor sofra tanto para sair, quanto para deslocamentos on-road, imagina no off.

Vejo, na minha humilde experiência, que para tal conjunto de motor e pneu, o que seria viável, é o uso da relação 9x44, 4,888..., ou menor.

Não estou considerando aqui, as modificações feitas para a colocação dos pneus no jipe, dos quais serão:
Rodas de 10";
Bad lock;
Molas maiores;
calços na carroceria e
para não ter problema com a puliça, alargadores de paralamas.

Abraços.

Kim.

FernandoPedro
26/07/2009, 09:50
Franz...

Eu ainda não fiz, mas pretendo fazer essa configuração no meu Engesa também, e peguei algumas dicas com meu mecânico, que fez no Engesa dele.

1. Ideal seria alterar o conjunto de C&P para as relações originais, no meu caso do fase 1. Quanto maior o pneu, menor a relação, se não ele fica lerdo.

2. Caso vc não queira mudar as relações, seria bom instalar a reduzida da Toyota Band.

3. Aumentar os calços de carroceria e o tamanho das molas e rodas 10".

4. Instalar no eixo traseiro o eixo flutuante (muito importante) para evitar acidentes, pois en caso de trilha pesada, o tamanho e peso dos pneus podem arrebentar o eixo. No caso do Engesa dele, ele deixou o difirencial original, Dana 30.

Espero tê-lo ajudado, isso será o que eu vou fazer num futuro, no meu caso estou com as relações originais e já instalei t-case da band, o próximo passo será instalar os eixos flutuantes.

Abs.

JUNINHO_BITTENCOURT
26/07/2009, 13:00
Bom dia Franz, como o loiro falou eu fiz algo parecido no meu engesa, que esta com motor, caixa, t-case e eixos de uma bandeirantes 1999.

Quanto a entrar os pneus, eu também tinha dúvida, em conversa com o Igor da Rota4x4 ele me informou que colocando molas maiores (480mm que ele vende (é o diametro máximo sem que ''force'' cruzetas e cardãn) ).
Além das molas teria que colocar calços de carroceria de 10cm.
Meus calços tem 8cm e ficaram legais.

Quanto as relações, estou usando eixos de toy com 37x9 que fica 4.11, meu motor é muito forte, toyota 14b 3.7 e pus turbo e intercooler, ficou um canhão, mesmo com esta relacão longa. Esta dando 90 km/h de 3 e 140 km/h de 4 marcha, ainda tem a quinta, mas evito acelear nela, pq não estou com um automóvel.
A 3 semanas fize uma viagem de 800 km pela serra catarinense, na ida que é so subida fez 8.10 km / litro, na volta que é plano fez 12 km/litro.
Entao mesmo longo com motor forte eu gostei muito, nao vou mecher de forma alguma.

Quantos as rodas acredito que 8'' e fazer bead lock ja ficariam legais, ja que ficariam com tala final de 9''.

Quanto a eixos flutuantes, nem ande sem colocar, minhas rodas 15x10 beadlock + pneus 38x13 somam 63 kg cada,:putz:, então nao vale a pena arriscar a vida.

Ontem fiz uma trilha (fotos anexas) com o Engesa (trilha do paseio radical da Fenajeep 2009), entramos cedo com ideia de sair antes do meio dia, depois de uma semana de chuva forte, acabamos saindo 21:00 hrs.
Os pneus creepy crawler com 5 libras fazem miséria na trilha, lugares onde willys com tork 31 nao passavam,passei sussegado.
O desempenho dele na trilha e o conforto foi tão bom que vou bloquear 100% nos dois eixos e usa-lo sempre na trilha, talvez ate mais que o cj5 que estou fazendo.
Gracas a Deus ficou um carro muito bom e ótimo para se usar em qualquer situacao.

Qualquer duvida pergunte, abracos.

Elmer_Jeep
27/07/2009, 15:23
Juninho, com essa altura toda como ficou o cruzamento entre as barras de direção ?

Teve que adaptar highsteer ?

[]'s

Bill Azevedo
27/07/2009, 16:41
Fiz pesquisa sobre tópico mas nao achei nada específico. Pretendo montar em breve pneus 38" ou 37" no meu FIII. As dúvidas sao as seguintes:
1 - Com o diferencial 47 x 12, caixa original e transferencia original como vai ficar a arrancada em um morro forte. E em uso diário? Nao vai ficar muito longo. Ou seja onde subo de terceira vou subir de segunda?
2 - Minhas rodas sao Mangels aco 15 x 8". Este tamanho de pneu poderá ser montado nestas rodas sem altera-las?
3 - Uso hoje pneus 33" com calcos de 2" montados sobre o orignal. (Total de 3").Vou precisar aumentar calcos?

No futuro a ideia é montar uma reduzida do JPX, mas por enquanto pretendo trocar os pneus e nao mexer em reduzida, a dúvida é se a relacao de transmissao nao vai ficar ruim.
aguardo as dicas.


Boa Tarde Franzlana e amigos, Fiquei preocupado quando vi o pessoal comentando que é perigoso"risco de vida" andar com os Pneus grandes e com o eixo trazeiro original (não entendi)? poderiam me explicar qual é o problema?. No meu Engesa FI ando com os Pneus 37x14x5 e rodas 10" motor 6cc 4.1 e a caixa da F1000 com a reduzida do Jeep e faço trilhas pesadas a 4 meses a ainda não quebrou. Favor me orientarem antes que eu fique ilhado nas Trilhas. Obrigado.
Franzlana quanto a altura na trazeira coloquei calços nas molas de 8cm e na dianteira coloquei as molas da F250 mas ficou muito firme estarei trocando para as molas da Rota 4x4 do Igor.

Kim
27/07/2009, 16:50
Opa Bill Azevedo!

Bem, o negócio do semi é sério, existe um tópico somente sobre ele, que é este endereço:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915

Leia o com atenção, pois verá o que pode ocorrer com o semi eixo em caso de manutenção falha, braçadas ou pneus grandes.

Abraços.

Kim.

FernandoRisso
27/07/2009, 17:13
Um dia tive um engesa com pneus 33" e eixos originais. A ponte de eixo quebrou em uma lombada a 20km/h, foi a pior sensação que já tive.

Resultado: Não tenho mais um engesa!

Sugestão: se gosta do engesa troque os eixos ontem para andar com pneus maiores que 31", caso contrário, venda e monte algo valente pra valer!

[]'s

Bill Azevedo
27/07/2009, 17:33
Opa Bill Azevedo!

Bem, o negócio do semi é sério, existe um tópico somente sobre ele, que é este endereço:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1915)

Leia o com atenção, pois verá o que pode ocorrer com o semi eixo em caso de manutenção falha, braçadas ou pneus grandes.

Abraços.

Kim.


Valeu Kim!!!!!!!!!! já li o texto realmente é muito importante, mas quanto vou gastar para trocar os eixos e o que mais precisa ser trocado?

guilhermeabreu
27/07/2009, 18:15
Boa Tarde Franzlana e amigos, Fiquei preocupado quando vi o pessoal comentando que é perigoso"risco de vida" andar com os Pneus grandes e com o eixo trazeiro original (não entendi)? poderiam me explicar qual é o problema?. No meu Engesa FI ando com os Pneus 37x14x5 e rodas 10" motor 6cc 4.1 e a caixa da F1000 com a reduzida do Jeep e faço trilhas pesadas a 4 meses a ainda não quebrou. Favor me orientarem antes que eu fique ilhado nas Trilhas. Obrigado.
Franzlana quanto a altura na trazeira coloquei calços nas molas de 8cm e na dianteira coloquei as molas da F250 mas ficou muito firme estarei trocando para as molas da Rota 4x4 do Igor.

CARO AMIGO BILL AZEVEDO

Sou um feliz proprietário de um ENGESA .

O que o KIM passou pra vc esta certíssimo , MAS RESUMINDO aquele tópico todo :

O meu ENGESA estava com pneus 33" e QUEBRAVA O ROLAMENTO DA RODA TRASEIRA DE 2 EM 2 MESES , assim eu resolví colocar a solução definitiva QUE FOI INSTALAR O EIXO FLUTUANTE NA TRASEIRA , assim acabei com o problema , MAS ANTES ainda de eu colocar o EIXO TRASEIRO FLUTUANTE , O ROLAMENTO TRAVOU E SIMPLESMENTE QUEBROU O SEMIEIXO TRASEIRO E A RODA CAIU ( PODERIA TER MORRIDO ) MAS NESTE DIA , DEUS NÃO QUIZ QUE EU MORRESSE , pois só ando a 110 , 120 km/h e na hora que quebrou estava a 30 km/h .

LOGO :

VAI CORRENDO , FAZ O SACRIFÍCIO$$$$$$$$$$$$$$$$$$$ QUE FOR , MAS O MAIS RÁPIDO POSSÍVEL " COLOQUE EIXO FLUTUANTE NA TRASEIRA DE SEU ENGESA " .

Qto as molas :

Cheguei a um FINAL FELIZ com as minhas molas e SUGIRO A VC A FAZER O MESMO . Eu coloquei as 4 molas com espessura do fio de 16mm , FICOU SIMPLESMENTE UM ESPETÁCULO , as dianteiras com 40cm , que poderiam ser com 39cm e as traseiras com 49cm . A traseira ficou discretamente um pouquinho mais baixa , por ísto sugerí de colocar a dianteira com 39cm , ou então colocar a dianteira com 40cm e a traseira com 50cm .

NÃO ADIANTA VC COLOCAR MOLAS DIANTEIRAS COM FIOS DE 15mm PQ VAI FICAR MOLE DEMAIS A FRENTE , NÃO IMPORTANDO O COMPRIMENTO DA MOLA ACABA BATENDO ELO NO ELO DA MOLA , esta é minha experiencia e agora cheguei a um ÓTIMA CONCLUSÃO a respeito das molas dos ENGESAS/CAMPERS .


NÃO ESQUEÇA DE COLOCAR EIXOS FLUTUANTES NA TRASEIRA , aqui mesmo no tópico dos ENGESAS tem o meu relato de PNEUS IGUAIS OU MAIORES QUE 33" COLOCAR EIXO FLUTUANTE , é só dar uma olhada tb .

ABRAÇÃO

Kim
27/07/2009, 20:57
Opa Bill!

Sobre os flutuantes, trocará os semieixos, ou bengalas.
Colocará cubos, como os diânteiros, com rolamentos, que segurará a roda.

A carcaça do diferencial permanecerá a mesma.

Fiará como nas F250 e toyotas band (mais novas) o cubo traseiro.

Abraços.

Kim.

fpc3
27/07/2009, 22:39
O recall dos engesaas é flutuante na traseira, 44 na dianteira e caixa de redução(toyota ou jpx).

Agora lendo desde o primeiro tópico me sinto isolado em uma categoria em extinção, a dos engesas originais.

guilhermeabreu
28/07/2009, 00:47
GRANDE AMIGO FPC3

Vc em 2 linhas resumiu tudo que os ENGESAS tem de ponto fraco , FAZENDO ÍSTO , pronto acabou-se as dores de cabeça , o meu tem tudo ísto MENOS DANA44 na frente . Mas o DANA30 tem aguentado bem comigo , não penso em trocar tão cedo , não ví nada de fraco nele , ísto é : que fique bem claro : para o uso que eu faço .

Gustavo Engeseiro
28/07/2009, 01:08
Eu tenho no meu Engesa Dana 30 na Dianteira , Dana 44 na Traseira , Flutuante , caixa de redução Toyota , e nunca deu problemas (nisso ai , claro :mrgreen:) , usava 33" e motor 6CC , agora uso 35" e MWM , continua OK!

JUNINHO_BITTENCOURT
28/07/2009, 06:53
Juninho, com essa altura toda como ficou o cruzamento entre as barras de direção ?

Teve que adaptar highsteer ?

[]'s

Elmer não prescisei não, ficou inalterada a dirigibilidade.
Visto que a Toyota ja tem o ''braço'' saindo de cima do munhão não tive problemas.
Caso haja necessidade é simples de fazer highsteer.
Abraço.

JUNINHO_BITTENCOURT
28/07/2009, 07:05
Boa Tarde Franzlana e amigos, Fiquei preocupado quando vi o pessoal comentando que é perigoso"risco de vida" andar com os Pneus grandes e com o eixo trazeiro original (não entendi)? poderiam me explicar qual é o problema?. No meu Engesa FI ando com os Pneus 37x14x5 e rodas 10" motor 6cc 4.1 e a caixa da F1000 com a reduzida do Jeep e faço trilhas pesadas a 4 meses a ainda não quebrou. Favor me orientarem antes que eu fique ilhado nas Trilhas. Obrigado.
Franzlana quanto a altura na trazeira coloquei calços nas molas de 8cm e na dianteira coloquei as molas da F250 mas ficou muito firme estarei trocando para as molas da Rota 4x4 do Igor.


Bil como o pessoal ja informou, nos semi eixos é que vive o risco, eles podem durar a vida toda como podem quebrar hoje, sempre SEM AVISAR.

Ja vi quebrar alguns a coisa é feia.
O mais grave foi num deslocamento para uma trilha, um amigo saindo da BR-101 e pegando o acostamento quando a roda quebrou, o CJ além de sair sovando no asfalto não ocorreu nada, porém a roda caso tivesse uma pessoa ou algum carro no caminho ......
Abraço.

Gustavo Engeseiro
28/07/2009, 11:11
O Juninho , esse seu Engesa já saiu em uma edição da 4x4&Cia , né?
Muito bonito!

guilhermeabreu
28/07/2009, 12:10
Eu tenho no meu Engesa Dana 30 na Dianteira , Dana 44 na Traseira , Flutuante , caixa de redução Toyota , e nunca deu problemas (nisso ai , claro :mrgreen:) , usava 33" e motor 6CC , agora uso 35" e MWM , continua OK!

GUSTAVO

O seu esta com a mesma configuração do meu , TUDO OK .

JUNINHO_BITTENCOURT
28/07/2009, 12:21
O Juninho , esse seu Engesa já saiu em uma edição da 4x4&Cia , né?
Muito bonito!

Bom dia Gustavo.
Isso mesmo, saiu mes passado na jipe do leitor.
Abraço. :concordo:

dalmo cruz torres
06/08/2009, 11:28
Pessoal, me digam uma coisa, um engesa com motor MWM Sprint 3.0, com cambio 240v e tcase toy, eixos toy e relação 9x37, fica muito curto se usar pneus 31". A idéia é um jipe para passear e viajar.

Kim
06/08/2009, 12:06
Opa Dalmo!

A configuração está boa!

A relação 9x37(4,11), poderá usar uns 33" sem problema, tendo em vista que o 240V não tem overdrive. (5ª = 1:1)

Acho que com 31" ficará um pouco beberrão no on-road.

Abraços.

Kim.

Elmer_Jeep
06/08/2009, 12:07
Dalmo, vai ficar muito reduzido cara, acho que com uns pneus 35" ficaria bom.

Qual o entreeixos da viatura ?

Pra vc ter uma idéia um amigo meu tem um CJ6 com a seguinte configuração:

Motor 4.1 carburado
Cambio 240V
Tcase Band
Eixos band com R&P 3,70(37x10) mais longa que as suas
Pneus 35 wrangler mtr

O bixo sai de 3ª numa boa em 4x2, na estrada(rodovia) o motor trabalha em baixa rotação quando engata a 5ª mas se colocar outro pra ser puxado no towbar ele não sustenta em 5ª marcha, aí vai de 4ª mas com aceleração alta...

Como o sprint 3.0 deve ter mais torque e potencia que o relatado acima e vc tem uma relação mais reduzida com pneus menores não vai dar certo cara.

Espero ter ajudado

[]'s

dalmo cruz torres
06/08/2009, 13:39
Eu não estou querendo usar pneus maiores que o 31", pois gosto dos 7.50x16, e também quero manter o cambio 240V pois acho ele muito robusto.
Será que colocando o diferencial 10x37 fica melhor? Ou terei que passar para pneus maiores ou diferencial mais longo?

Daniel Lima
06/08/2009, 17:32
Dalmo, uso em meu engesa o motor mwm 2.8, eixos band com relação 10x37, clark 240v e pneus 305/70 R16. Sinto falta de uma velocidade de cruzeiro maior com a rotação do motor mais baixa, mas já terminei que fiz foi me acostumar a viajar em cima de 100km/h.Pretendo colocar penus 35 quando detonar esses aqui. Tenho feito viagens de até 2.000km e consigo percorrer 900km por dia tranquilamente. vai fundo que sua caranga vai ficar massa demais. abraços

dalmo cruz torres
06/08/2009, 23:28
Daniel, valeu pela dica. Então a viagem tem que ser feita em 100 por hora, mas o motor vai tranquilo?
O teu pneu tem diametro de umas 33"?

Daniel Lima
07/08/2009, 19:24
Dalmo, o mwm vai tranquilo todo, na casa dos 2.600 RPM. Temperatura beleza, sem problema algum e com média de 10,5 km/lt. Sobre o pneu, não sei te afirmar mas, acho que ele ainda é um pouco menor que os 33 pol...os gurus engeseiros saberão afirmar com mais firmeza.

franzlana
16/08/2009, 23:12
Pessoal.
Tem algum topico sobre construção de bead lock?
Quanto às molas uso do del Rey com Ar condicionado e são perfeitas.
Uso calcos de 75mm.
Pneus 33 e sem flutuantes a quase 5 anos. Pretendo instalar reduzida do JPX.
Não mexi com eixo flutuante porque não achei ainda uma solução com custo competivel.
Ademais as D20 puxam uma tonelada e não tem flutuantes. Penso que a falta de manutenção nos rolamentos é a pior questão. Torço para não estar errado.
Mas vamos so mais interessante: alguem tem um passo a passo para construir os bead locks?

CAVESO
16/08/2009, 23:36
Franz,

Sobre a construção de beadlocks: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1745 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1745)

guilhermeabreu
17/08/2009, 10:17
Pessoal, me digam uma coisa, um engesa com motor MWM Sprint 3.0, com cambio 240v e tcase toy, eixos toy e relação 9x37, fica muito curto se usar pneus 31". A idéia é um jipe para passear e viajar.

CARO AMIGO DALMO CRUZ TORRES

Esta sua dúvida /agonia , é um caso sério , pois eu tb já penei muito com ísto e não chego a uma conclusão final boa não , já experimentei de tudo com todas as relações , mas vai aí meu relato :

Tenho conta-giro aferido , trip totem que marca A VELOCIDADE REAL .

Meu ENGESA como sabe tem cambio 240V ,reduzida da BAND e pneus 33" e agora com 265X75X16 que equivale a um 32" .

Com pneus 33" :

Usei a relação original 9x44 = 4,88 , ficou EXTREMAMENTE reduzido .

Troquei e coloquei a 13x46 = 3,54 , ficou um pouco longa demais , com 3000 rpm o motor achava ruim de empurrar , daí a temperatura subia , passava dos 90ºC e as retomadas de 80 para 100km/h era lenta , mas para estrada acho ficaria bom com pneus 31" . Daí :

Troquei a relação para a 12x47=3,92 , aí ficou bom , MAS para mim que gosto de andar RÁPIDO E FORTE as retomadas de 80 pra 100km/h ainda não estava como gosto , daí :

Troquei para a 11x47 , FICOU UM ESPETÁCULO para as retomadas de 80 pra 100km/h , MAS na estada ficou curta , pedindo marcha com 3000 rpm estava a 95 km/h , MUITO POUCO PARA UMA VELOCIDADE CRUZEIRO .

LOGO :

Qdo vc tem um cambio de 5 marchas sem OVERDRIVING :

Qdo vc coloca uma relação boa para estrada , FICA RUIM DE RETOMADA , muito longo . 13x46=3,54

Qdo vc coloca uma relação boa de retomada , FICA RUIM NA ESTRADA , muito reduzido . 11x47=4,27

CONCLUSÃO :

Voltei para a relação 12x47=3,92 E FIQUEI ASSIM :

Uma velocidade cruzeiro de 105km/h a 3000 rpm e uma retomada razoável , qdo vc esta com pressa da para andar a 115km/h pouco tempo a 3300 rpm .

MAS ESTOU PENSANDO EM VOLTAR PARA A 13X46=3,54 para eu ter uma velocidade cruzeiro de 100km/h a 2600rpm e ficar mudando de marchas mais vezes qdo tiver que fazer uma ultrapassagem mais rápida e me concientizar que tenho que andar mais leve sem acelerar muito para poupar o motor e melhorar o consumo .

Como esta agora com pneus 265 e 12x47 ando a 105 km/h a 3000rpm e consumo de 8,8 km/l cidade /estrada e 9,5 só estrada .

DALMO minha sugestão pra vc caso queira ficar com pneus 31" , seria usar a relação 10x37=3,7 , pois seu eixo é BAND , mesmo assim acho que ainda vai ficar um pouco curta . Mas com certeza é melhor do que a 9x37=4,11 .

TEM OUTRA : Com pneus 33" o ENGESA fica lindo , MAS RETIREI pelo principal motivo que é de AQUAPLANAR com muita facilidade em pouca água , como ando mais em asfalto e ando em torno de 800km por semana a 105 km/h em qquer chuvinha , LÁ VAI O BICHÃO PRO MATO , saí da estrada uma vez a 60 km/h e a 80 km/h aquaplanou com 5mm de água numa BR as 18hs com transito de muitos caminhões , GELEI , por ísto troquei para pneus mais finos , ficou mais feio , MAS FICOU MAIS SEGURO , estes pneus 165x75x16 , equivalem a um 32 , qdo estes acabarem vou mudar para os 285x75x16 que vão equivaler aos 33" no diametro e mais estreitos do que os 33x12,5x15 , aí acho que ficarei satisfeito , DISSE ACHO , pq é uma novela estas nossas invensões .

Espero ter ajudado . Ou terrei confundido mais ainda ?

ABRAÇÃO

dalmo cruz torres
20/08/2009, 11:29
CARO AMIGO DALMO CRUZ TORRES

Esta sua dúvida /agonia , é um caso sério , pois eu tb já penei muito com ísto e não chego a uma conclusão final boa não , já experimentei de tudo com todas as relações , mas vai aí meu relato :

Tenho conta-giro aferido , trip totem que marca A VELOCIDADE REAL .

Meu ENGESA como sabe tem cambio 240V ,reduzida da BAND e pneus 33" e agora com 265X75X16 que equivale a um 32" .

Com pneus 33" :

Usei a relação original 9x44 = 4,88 , ficou EXTREMAMENTE reduzido .

Troquei e coloquei a 13x46 = 3,54 , ficou um pouco longa demais , com 3000 rpm o motor achava ruim de empurrar , daí a temperatura subia , passava dos 90ºC e as retomadas de 80 para 100km/h era lenta , mas para estrada acho ficaria bom com pneus 31" . Daí :

Troquei a relação para a 12x47=3,92 , aí ficou bom , MAS para mim que gosto de andar RÁPIDO E FORTE as retomadas de 80 pra 100km/h ainda não estava como gosto , daí :

Troquei para a 11x47 , FICOU UM ESPETÁCULO para as retomadas de 80 pra 100km/h , MAS na estada ficou curta , pedindo marcha com 3000 rpm estava a 95 km/h , MUITO POUCO PARA UMA VELOCIDADE CRUZEIRO .

LOGO :

Qdo vc tem um cambio de 5 marchas sem OVERDRIVING :

Qdo vc coloca uma relação boa para estrada , FICA RUIM DE RETOMADA , muito longo . 13x46=3,54

Qdo vc coloca uma relação boa de retomada , FICA RUIM NA ESTRADA , muito reduzido . 11x47=4,27

CONCLUSÃO :

Voltei para a relação 12x47=3,92 E FIQUEI ASSIM :

Uma velocidade cruzeiro de 105km/h a 3000 rpm e uma retomada razoável , qdo vc esta com pressa da para andar a 115km/h pouco tempo a 3300 rpm .

MAS ESTOU PENSANDO EM VOLTAR PARA A 13X46=3,54 para eu ter uma velocidade cruzeiro de 100km/h a 2600rpm e ficar mudando de marchas mais vezes qdo tiver que fazer uma ultrapassagem mais rápida e me concientizar que tenho que andar mais leve sem acelerar muito para poupar o motor e melhorar o consumo .

Como esta agora com pneus 265 e 12x47 ando a 105 km/h a 3000rpm e consumo de 8,8 km/l cidade /estrada e 9,5 só estrada .

DALMO minha sugestão pra vc caso queira ficar com pneus 31" , seria usar a relação 10x37=3,7 , pois seu eixo é BAND , mesmo assim acho que ainda vai ficar um pouco curta . Mas com certeza é melhor do que a 9x37=4,11 .

TEM OUTRA : Com pneus 33" o ENGESA fica lindo , MAS RETIREI pelo principal motivo que é de AQUAPLANAR com muita facilidade em pouca água , como ando mais em asfalto e ando em torno de 800km por semana a 105 km/h em qquer chuvinha , LÁ VAI O BICHÃO PRO MATO , saí da estrada uma vez a 60 km/h e a 80 km/h aquaplanou com 5mm de água numa BR as 18hs com transito de muitos caminhões , GELEI , por ísto troquei para pneus mais finos , ficou mais feio , MAS FICOU MAIS SEGURO , estes pneus 165x75x16 , equivalem a um 32 , qdo estes acabarem vou mudar para os 285x75x16 que vão equivaler aos 33" no diametro e mais estreitos do que os 33x12,5x15 , aí acho que ficarei satisfeito , DISSE ACHO , pq é uma novela estas nossas invensões .

Espero ter ajudado . Ou terrei confundido mais ainda ?

ABRAÇÃO

Amigo Guilherme, ajudou muito sim, pode ter certeza. Olha, eu estou terminando a montagem do diferencial traseiro no jipe bandeirantes que comprei, e vou te falar uma coisa, mesmo com a pouca opção de C&P oferecida por esse diferencial, eu vou ficar com ele mesmo, é impressionante a qualidade das peças dos eixos Toyota. Material de primeira e muito bem feitos, deixa os dana44 no chinelo! Eu estou negociando a compra de um chassis/carroceria/suspensão de um engesa, e a mecânica já está definida, eixos Toy Band, cambio240V, Tcase Band e motor MWM Sprint. Acho que ficará um conjunto muito equilibrado e muito, mas muito resitente. Sobre os Pneus, eu estou pensando no Mudzilla com 31" mesmo.

rodrigo camper
20/08/2009, 15:54
Vai devagar vovozão,rsrs

Nossos brinquedos não gostam de asfalto molhado, quando chover tira o PÉ...

Dalmo

Se vc utilizar um motor com mais de 120cv e 5ª ouver aconselho relação, 13x46 com pneus 33 At.


Uso está configuração na Camper, há meu ver, fica ótimo.


abç

dalmo cruz torres
20/08/2009, 17:23
Fala Rodrigo, tudo na paz? Então o cambio que vou usar é o 240v, com 5° 1:1, o negócio dos pneus 31 é meio simples, pneu grande além de caro é muito ruim de trocar quando vc está fora da estrada.

rodrigo camper
21/08/2009, 09:04
Fala Rodrigo, tudo na paz? Então o cambio que vou usar é o 240v, com 5° 1:1, o negócio dos pneus 31 é meio simples, pneu grande além de caro é muito ruim de trocar quando vc está fora da estrada.

Tudo na Paz, Dalmo.

Não se mata o boi pra tirar o carapato,kkk uso BF 33 a 10 anos e te garanto só furou uma vez, e mesmo assim deu tempo de chegar no borrachero que ficava na BR-381.

31 com 240V vai ficar amarradooo!



abraço

guilhermeabreu
22/08/2009, 12:34
AMIGO E NETINHO RODRIGO CAMPER

Vai devagar vovozão,rsrs

Nossos brinquedos não gostam de asfalto molhado, quando chover tira o PÉ...

Muito obrigado pela preocupação , mas estou ficando velho e o instinto de alta velocidade esta acabando , mesmo assim os pneus 33" BF A/T não guardo boas recordações , pois como vc sabe , estourei 4 deles com 20.000 km rodados , eles rasgaram no sentido transversal e saiu toda a malha de aço , primeiro ele deslocou a borracha e ficou com um ovo na banda e daí rasgou , 2 na mesma época depois de 1 ano outro e 3 meses após outro , DESISTÍ .

Estou com os 265x75x16 , como ve troquei a roda tb , a BBS 10x15 com offset -44 jogava a roda muito para fora , ERA LINDO MEU ENGESA COM ESTAS RODAS E PNEUS 33" , mas era perigoso na chuva e asfalto .

Com estes 265 e roda 16x8 ficou meio feinho mas é mais seguro , devo colocar na proxima troca de pneus os 285x75x16 que equivalem aos 33" no tamanho mas com largura menor , nós sempre procurando o GRAAL , um dia quem sabe a gente consegue .

Mas voltando a dúvida do amigo DALMO

DALMO , eu cheguei a comprar um eixo traseiro com flutuante da BAND para colocar no meu ENGESA e depois compraria o dianteiro tb , MAS O LUCA me tirou de cabeça pq ele havia colocado o eixo da BAND no ENGESA e me desaconselhou . O eixo BAND , é um puta de um eixo , só que ele me disse que o eixo da BAND é mais estreito do que o do ENGESA e que o jogo de direção fica menor , exterça menos , alem de que vc ter que colocar um espaçador para que as rodas fiquem alinhada com a carroceria .

Mas se vc ja comprou e esta decidido a colocar não tem problema , vc terá só estas pequenas dificuldades .

Com relação a relação do diferencial , sugiro vc em colocar a 10x37 que é a relação original mais longa que tem , ainda mais que vc quer usar pneus 31" , concordando com o amigo RODRIGO CAMPER que ficará reduzida a relação com estes pneus
, existe umas relações por encomenda para este diferencial da BAND , só que é muito longa para este motor que é a 12x35=2,91 , logo a relação 10x37 é a que ficará melhor pra vc .

RODRIGO CAMPER , seu conjunto é igual ao meu , ou seja motor MWM 2.8 cambio 240V +T-CASE BAND e pneus 33" , pergunto seu radiador é o original da CAMPER ? Caso seja , ele é maior do que o do ENGESA ? PQ O DO engesa NÃO REFRIGERA BEM NESTA CONFIGURAÇÃO . Aguardo resposta .

ABRAÇÃO A TODOS

rodrigo camper
22/08/2009, 15:25
Viziii Vovozão!!!

O conjunto da Camper e, Cambio Toy com 5ª ouver, motor 14B Turbo, pneus BF A/T 33 com relação 13x46.

Só chega a 90 graus se estiver muitoo quente e manter o bichinha em alta rotação por muito tempo, mas se tirar o pé logo volta a 70, o radiador que uso tem mais canaletas que o original, vaso de expansão e ventoinha + hélice original do motor.

Mas vc mora em Campos que e quente pra Cacete.

Coloque uma ventoinha elétrica grande na frente ou atrás do radiador e veja o que acontece.

Ah, use uma cebolinha de 75 graus e não esqueça de se certificar que a ventoinha está girando p/ o lado certo.


e senta a bota.


abraço

guilhermeabreu
23/08/2009, 11:05
NETINHO RODRIGO CAMPER

Pra vc ver , estou ficando gaga , vc já havia dito que o seu motor é o 14B e eu esqueci , mas vamos lá este motor tem regime de funcionamento/refrigeração diferente do meu , não tem como comprarar , mas eu recentemente coloquei a coifa e coloquei uma ventoinha eletrica antes do radiador e já tinha colocado uma fixa do MB1519 atras do radiador e tb tinha trocado a colmeia para uma de 5 canaletas aumentando a capacidade de água , mesmo com tudo ísto melhorou mas não resolveu em definitivo , para resolver em definitivo , tenho que aumentar a área de troca e para ísto tenho que mudar a posição do intercooler para cima do capô , aí sim ACHO que irei resolver , mas estou aguardando a compra da carroceria de fibra para qdo parar fazer estas mudanças de uma só vez .

E como vc falou , aqui é muito quente o clima , mas agora no inverno com temperaturas mais baixas ando a 3250 rpm estando a 115km/h sem passar dos 90ºC , e qdo fizer estas mudanças todas acho que colocarei a relação 13x46 que já tenho aqui guardado , só terei que fazer mais mudanças de marchas para as ultrapassagens , MAS EM COMPENSAÇÃO em velocidade cruzeiro estarei de 110km/h a 120km/h com 2.600 a 2800 rpm que pouparei bem o motor e é uma velocidade muitíssimo boa para eu trabalhar e com segurança , mais do que ísto é loucura e irresponsabolidade .

ABRAÇÃO e bom rstente de final de semana .

dalmo cruz torres
23/08/2009, 12:39
Guilherme, mais uma vez obrigado pela ajuda. Eu lí o tópico do Juninho Bitencourt e ví a dificuldade que ele teve com os eixos do Bandeirantes. O meu problema é que eu consegui comprar uma camionete bandeirantes inteira em um leilão, uma camionete para desmontar. O cambio com a redução foram para o jipe curto que estou terminando de reformar. A DH eu vendí, e agora tenho o motor e os eixos. Observando os eixos do meu jipe ei fiquei admirado com a qualidade do material empregado na confecção das peças. Me pareceram muito superiores aos dana44. A opção para um engesa seria então os eixos do Troller, mas apesar de ,teóricamente, os eixos do troller e da band serem na mesma faixa de preço, quando eu falo em vender os meus eixos da band para procurar os do troller nunca acho o preço do mercado, e quando acho os eixos do troller sempre estão uns 2 mil mai caros que os eixos da Band. Além disso, eu já tenho um cambio 240V com a flange pronta e a Tcase da Band montada nele, tudo revisado e em ótimo estado, se eu colocar os eixos do troller eu terei que mudar o cambio e a redução.
Guilherme, Eu gosto muito de dirigir esses veículos modernos, com relação de diferencial mais longa e 5° marcha drive, dirigi um troller e fiquei boquiaberto com dirigibilidade do jipão. O cambio muuuuito macio e de engates precisos, a direção muito justinha, o freio ótimo. O acionamento da tração e da reduzida tranquilíssimo. MAs conhecendo um pouco de mecânica, sei que o motor eletrônico é(ainda) uma caixinha de surpresas, que o cambio do Troller não é afeito a muita exigência no Offroad, e que a redução é destinada a um uso mais ligth. Mais do que andar muito rápido, muito macio, muito confortável, ser muito fácil de dirigir, o que eu gosto nos jipes de verdade é a segurança de ir pra qualquer lugar, passar em qualquer caminho, e voltar para casa tranquilo, sem me preocupar com um novo barulhinho que apareceu no cambio, ou uma nova falha no motor e ficar a pé uma semana esperando o jipe ou camionete nova sair da oficina. Por isso acho que um Motor MWM Sprint ligado ao cambio 240v e a tcase toy band tocando os eixos toyota são uma exelente escolha para quem quer resistência e durabilidade! Esse conjunto fica bom em qualquer veículo fora de estrada, pode ser numa Toyota BAndeirantes, numa camper, num engesa, num Jeep Willys, etc.

guilhermeabreu
23/08/2009, 14:15
AMIGO DALMO

Concordo plenamente com vc , o meu ENGESA esta assim , só não tem eixos de BAND , concordo tb que os eixos da BAND são mais parrudos do que os DANA44 , só citei as dificuldads que o LUCA e me fez desistir destes EXCELENTES EIXOS .

O meu ENGESA hoje esta muito confiável com o conjunto motriz que tem ( motorMWM 2.8 + cambio 240 + T-CASE BAND ) . Os eixos mais resistentes do que os DANA44 são os T-REX BONE , e os dianteiros da ROTA 4X4 , mas vc já tem os da BAND , aí é partir pra empreitada e pronto , não tem que ficar pensando muito não .

ABRAÇÃO e boa sorte an empreitada , dê noticias do andamento .

dalmo cruz torres
23/08/2009, 14:54
Valeu Guilherme, esse conjunto , ao meu ver, fica ótimo mesmo. A compra do engesa ainda não está acertada, mas estou tentando. Quando estiver com mais alguma coisa na mão eu posto aqui no fórum.

guilhermeabreu
23/08/2009, 23:20
DALMO CRUZ TORRES

Valeu amigo , estou aguardando as novidades , boa sorte na empreitada .

ABRAÇÃO

franzlana
21/03/2010, 23:17
Optei por colocar os 35" por enquanto. Na verdade só comprei o step pois os 33" ainda tem muita borracha.

Esta questão de aquaplanagem que o Guilherme mencionou não irá diminuir com pneus 265 75 16, qualquer pneu que não seja MUD vai aquaplanar, seja fino ou largo. Quando usava MUD 33 andava no asfalto molhado sem qualquer problema; já com o AT eu piso menos, como em qualquer veículo.
Tenho muito problema na chuva quando passo em poças d'água é com o fato de que toda água vem sobre o parabriza e não se enxerga nada. Por diversas vezes já fiquei em apuros pois a poça surge do nada e fico totalmente sem visão e direção. Alguem tem sugestão para minimizar isto?

Elmer_Jeep
21/03/2010, 23:32
Tenho muito problema na chuva quando passo em poças d'água é com o fato de que toda água vem sobre o parabriza e não se enxerga nada. Por diversas vezes já fiquei em apuros pois a poça surge do nada e fico totalmente sem visão e direção. Alguem tem sugestão para minimizar isto?

Só saia de jipe no verão :mrgreen:

(desculpa mas não deu pra resistir) :parede: :lol:

[]'s

guilhermeabreu
22/03/2010, 00:02
Só saia de jipe no verão :mrgreen:

(desculpa mas não deu pra resistir) :parede: :lol:

[]'s

KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK , tambem deu para dar um bocado de risadas .

Mas amigo FRANZLANA , ísto não é para rir não REALMANTE É MUITO PERIGOSO O QUE VC FALOU , e acontce exatamente ísto comigo tb e com todos que tem ENGESA , este problema não tem solução pq a caixa de rodas de qualquer jipe é bem lá na frente , ou seja , não existe nada na frente da roda para evitar que a água saia para frente e para cima .

E outra coisa , lí não sei onde que : os pneus MUD e A/T são mais fáceis de AQUAPLANAR do que os pneus STREET , pq os pneus STREET foram projetados para a água sair deles com mais facilidade do que os MUDs , os MUDs foram projetados mais para andarem em lama em velocidades menores do que os street , segundo o que lí numa velocidade de 100km/h um jipe compneus MUD zerados AQUAPLANAM mais fáceis do que um automóvel com pneus STREET embora estes pneus tenham um sulco bem mais baixo , e o que faz deixar de aquaplanar não é a ALTURA DO SULCO E SIM O DESENHO DO MESMO .

Não tenho certeza se estou te passando uma mensagem correta , pois estou meio " véio " e a memória pode vacilar . Mas acho que fpoi ísto que eu lí .

E por experiencia própria , pois trabalho no ENGESA e trabalho com ele todos os dias em cidades próximas daqui 50 a 60 km todos os dias e já deparei com a mesma situação que AQUAPLANEI com o ENGESA com os pneus 33" A/T zerados e agora com os 265 passei na mesma situação e não aconteceu nada .

Se vc gosta dos seus 33 e vai colocar os 35 :

SÓ TE PEÇO UMA COISA : " TENHA MUITO CUIDADO AMIGO COM ESTES PNEUS 33" E 35" , NÓS SÓ TEMOS UMA VIDA , E NÃO GOSTARIA QUE VC PASSASSE PELO QUE PASSEI POR DUAS VEZES ".

Na 1ª vez : saí da estrada e fui esfregando numa cerca viva por uns 100 metros .

E na 2ª vez :foi que me arrepiou mais ainda :foi na BR 101 as 18hs ( CAMINHÕES EM FILA INDIANA NO SENTIDO CONTRÁRIO ) no plano e numa reta eu estava a 80 km/h qdo o ENGESA saiu de minha mão , ou seja AQUAPLANOU NUMA PELÍCULA DE ÁGUA DE +- 2CM DE ESPESSURA """""GEEEELLLLLEEEEI"""" , O ENGESA FOI INDO PARA A CONTRAMÃO E FUI CHEGANDO DE ENCONTRO COM OS CAMINHÕES (nesta hora passa toda a sua vida em 2 segundos ) E ACHEI QUE TINHA CHEGADO A MINHA HORA .

Folguei o pé e pedí a Deus para me proteger , DAÍ O ENGESA VOLTOU A FICAR NA MINHA MÃO E BEM DEVAGAR FUI CHEGANDO PARA A MINHA MÃO NOVAMENTE , E AGRADECÍ MUITO A DEUS POR TER ME SALVADO DESTA SEGUNDA VEZ .

Daí partí para trocar de pneus , e estou muito satisfeito com eles ,MAS QUE O ENGESA FICOU MAIS FEIO ÍSTO FICOU , eu prefiro pensar que ele ficou MENOS BONITO , fica melhor assim .

ABRAÇÃO
ABRAÇÃO

franzlana
22/03/2010, 22:23
O seu engesa não tem problema de caster não? O meu com os pneus mud no asfalto molhado era melhor que no seco. O unico problema do mud no asfalto é que não para quando se freia. Sem falar na gritaria. Dentro de BH já fiz gente subir na calçada de susto e medo com a gritaria dos mud's quando freiei no sinal. (tem sempre um Mané que para de uma vez no amarelo). Já pensei em criar um defletor para esta água que sobe no parabriza mas não tive tempo ainda. Pensei em algo que fosse escamotiável e elétrico.
É que uso o Engesa diariamente para ir a trabalho e agora estou voltando a trabalhar em BH e são 40 km de pista tripla e aí não da para economizar acelerador e em alta não se vê nada passando por "alagados".

guilhermeabreu
23/03/2010, 22:27
O seu engesa não tem problema de caster não? O meu com os pneus mud no asfalto molhado era melhor que no seco. O unico problema do mud no asfalto é que não para quando se freia. Sem falar na gritaria. Dentro de BH já fiz gente subir na calçada de susto e medo com a gritaria dos mud's quando freiei no sinal. (tem sempre um Mané que para de uma vez no amarelo). Já pensei em criar um defletor para esta água que sobe no parabriza mas não tive tempo ainda. Pensei em algo que fosse escamotiável e elétrico.
É que uso o Engesa diariamente para ir a trabalho e agora estou voltando a trabalhar em BH e são 40 km de pista tripla e aí não da para economizar acelerador e em alta não se vê nada passando por "alagados".

AMIGO FRANZLANA

É ísto aí mesmo , eu fuco muito p da vida qdo o cara para no amarelo , aqui tem uns carinhas que para m até no verde , outro dia quase , mas qause batí em um , é que os semáfors mais novos tem aquelas lampadas de progressão para facilitar e tem cara que qdo chega na última luz verde o fdp para , É UMA MER@$%¨&*(DA .

Franzlana , parece até que somos irmãos , pois aqui o pessoal tb sobe na calçada pensando que a gente vai atropelar todo mundo , as vezes ouço , " seu doido ? " " maluco ? " seu fdp ? " , É SÓ "NOIS" NO NOSSO ENGESÃO GENTE . hahahahahahahahahaha .