Ver Versão Completa : HILUX 2.8 "batendo saia"
Fabiano Victor Zanetti
25/07/2009, 21:50
É pessoal, eu agradeço a quem puder me ajudar pois eu estava na estrada no Km. 200 de uma viagem de 300 a +ou- 130 por hora e minha hilux 4x4 CD 1997 começou a fazer um tec-tec-tec-tec ...
Como barulho de valvulas.
Verifiquei o nivel de óleo e tava OK, temperatura Ok, tudo certo e o barulho não parava. Principalmente nas subidas .
Chegando na minha cidade (Mogi Mirim) meu mecanico tirou a tampa e valvulas e trocou todas a pastilhas e regulou tudo .
Ainda assim o barulho continua e ele esta querendo abrir o motor desconfiando que ela está "BATENDO SAIA" .
Não quero abrir meu motor que esta todo original e lacradinho.
Que que eu faço ?????
Desde ja eu agradeço a todos que puderem me dar uma mão !:concordo:
....minha hilux 4x4 CD 1997 começou a fazer um tec-tec-tec-tec ... Não quero abrir meu motor que esta todo original e lacradinho.
Que que eu faço ?????... Fabiano,
Acho que vais ter que abrir o motor, mesmo.
1) Peça ao seu meca para medir a pressão do óleo. Poderá surgir um pista. Mas não necessariamente, presão normal quer dizer que as coisas estão em ordem.
2) Para tentar ter mais certeza de folga, compre um daqueles revitalizadores de motor cansado. É um aditivo ultra viscoso. Vende em postos de combustível. Adicione um frasco ao óleo do cárter, do jeito que está. Não troque o óleo e avalie. Se o barulho sumir, seu motor deu prego.
3) Peça ao seu meca que retire o cárter, e veja se tem folga no colo das bielas. Ele saberá fazer isso. Basta dar um joguinho nelas e avaliar. Se não houver folga sensível, pode ser saia de pistão, sim. De toda forma, vai acabar tendo que abrir motor.
[]´s
laserman
26/07/2009, 12:51
Meu Caro,
Qual a cinfiguração de seu power train, Turbinada ? Intercoolada ? A quantos RPM's vc girava na velocidade relatada ?
O motor 3L é um tanque, para bater saia deve ter sofrido super aquecimento !
Marcelo-HPE
27/07/2009, 00:27
tec -tec parece ser barulho de tuchos . se forem hidráulicos tem que trocar , se forem mecânicos basta fazer regulagem .
linuxhellmaster
27/07/2009, 00:30
tec -tec parece ser barulho de tuchos . se forem hidráulicos tem que trocar , se forem mecânicos basta fazer regulagem .
Inclusive, depende o motor e aonde ficam os tuchos, da pra trocar sem abrir ou tirar o kbcote do mesmo e se tiver como tirar.. da pra testar antes de trocar....
A diesel eu nao faco ideia de como testar.. mas nas a gasolina da p/ testar sem abrir o motor.. pra ver se realmente eh o pistao/pino e em qual cyl eh....
cheers
Fabiano Victor Zanetti
27/07/2009, 07:48
Ola amigos !
Quando começou o barulho eu estava a mais de 3000 giros e o motor não é turbinado. A pressão do óleo esta normal .
brunodhfr
27/07/2009, 08:32
poxa, mto estranho... esse motor já super-aqueceu???
Elmer_Jeep
27/07/2009, 09:27
Pode estar batendo é biela, o barulho aumentou durante a viagem ?
Edintruder
27/07/2009, 11:48
Na boa, motor diesel bater saia a ponto de escutar, eu não sei não..., nunca vi.
realmente pode ser muita coisa, mas saia é difícil. Se a pressão de óleo estiver baixa pode tirar o virabrequim e fazer tudo.
Com qual km está o teu motor?
Fabiano Victor Zanetti
27/07/2009, 19:08
O motor ta com 172.000 sendo que o carro eu comprei com 142.000 .
Nunca aconteceu nada de estranho e nunca aqueceu. Eu tava com giro alto na hora, estava berando os 4.000 ....
Acho que vou abrir mesmo ....
Edintruder
27/07/2009, 19:37
Pra esse motor é pouco rodado. Se fosse turbinado até poderia ter realmente uma causa coerente, mas aspirado não. O Excesso de rpm é inimigo de qualquer motor diesel, mesmo os HSD. Pode ter acontecido muita coisa, mas começa por testes antes de abrir o motor.
Liga o motor e deixa em marcha lenta e verifica se a luz do óleo acende. Sinal de baixa pressão de óleo. Verifica se liga bem fácil. Se faz fumaça azulada ou não. Se bater saia é sinal de desgaste e tem que sair fumaça azul, a perda de compressão atrapalha pra ligar o motor também.
Se estiver ok, verifica a correia de comando e todos os periféricos.
Se estiver tudo em ordem, então cabe tirar a tampa do cárter e o cabeçote para uma análise mais profunda.
Eu não acredito que seja algo muito grave, inclusive porque o motor pelo teu relato continua funcionando normalmente e só apresenta o ruído diferente.
laserman
27/07/2009, 20:00
Ah,
Tá explicado ....
Estes motores são de baixa rotação, não são como os TDI eletrônicos modernos como da Frontier nova. Em 4.000 RPM flutuam válvulas e ...
Por isso perguntei a rotação e achei estranho ocorrer danos aos 3.000 RPM, tds que conheço que já bateram destes motores tentam rodar com eles em alta, se respeitarem velocidade cruzeiro em 3000 RPM eles rodam meio milhão sem abrir fácil !
Boa lama,
Meu amigo, se eu fosse voce levava seu veiculo urgente a uma oficina e pediria para o seu mecanico de confiança tirar o cabeçote, e, só assim ele poderá dar um diagnostico preciso. Eu vejo neste forum que muita gente não conhece ''nadica'' de mecanica e fica dando muitos palpites que passam longe da realidade e assim confundem a cabeça da pessoa que está com duvidas. Uns dizem que este motor é de baixa rotação (pelo contrario, ele é de alta -> 4.500 rpms), outros dizem que tem tucho hidraulico (não tem), outros mandam tirar o carter e verificar folga de bronzina das bielas (tira-se o cabeçote e verifica-se a folga do pistao). Abra o seu motor, pois se há algum barulho interno algo de errado está acontecendo, então é melhor prevenir. Ok.
gbalero_URU
27/07/2009, 22:02
Con todo respeto a las opiniones de los demas concuerdo plenamente con TADI, no es tan complicado sacar la tapa de cilidros y lo unico se pierden son juntas de la otra forma y sin abrir cuanto mas tiempo pase mayor riesgo de que el daño sea grande
Saludos y animo
Gerardo
Fabiano Victor Zanetti
28/07/2009, 07:08
Ok. Vou verificar esssas dicas do Edintruder e vamos ver o que acontece. Obrigado !
praiasecacustom4x4
28/07/2009, 07:37
concordo plenamente com tadi e balero.
o motor e de alta rotaçoes,ve que a base do motor e sim do modelo 3.0 td,tambem como da manual tecnico Toyota (europeio e eua)vem dado resalto a rodar com o motor na faixas de 3000-3500 giros e para periodo curto ate 4500.
sinceramente ja tevi varios Toyota in familia com este motor tambem turbinado,sempre passaron de 450mil km.acho estranho bater saia a menos de 200 mil.
so uma puga na orelha...........................
sera que a kilometragem esta original ou......................
fui aberto o painel,ja vi muito isso,tambem na minha,so que consegui a ter um descontaço e comprei mesmo.
laserman
28/07/2009, 15:15
Caro Forista Mirim,
Pela forma a qual trata outros Foristas deve realmente ser experiente mecânico ! E como considera um motor o qual apresenta potência máxima abaixo dos 3.800 RPM motor de alto giro, explique em sua concepção porque motores de épocas parecidas giram em rotações mt maiores, como :
L200-Potência máxima: 87 cv a 4.200 rpm
Cherokee-Potência máxima (cv): 211 cv a 5.200 rpm
TR4-Potência máxima (cv): 131 a 5.500 rpm
Vitara v6-Potência máxima: 136 cv a 6.500 rpm
X5-Potência máxima (cv):3.0: 231 a 5900 rpm
Além de jipeiro sou navegador e tive como escola o uso de motores diesel marítimos cruzando entre 2.300-2.600 RPM em travessias oceanicas.
Por esta e por outras nunca irei submeter minha Hilux a longos regimes de trabalho acima de 3.200 RPM !
Boa lama,
Meu amigo, se eu fosse voce levava seu veiculo urgente a uma oficina e pediria para o seu mecanico de confiança tirar o cabeçote, e, só assim ele poderá dar um diagnostico preciso. Eu vejo neste forum que muita gente não conhece ''nadica'' de mecanica e fica dando muitos palpites que passam longe da realidade e assim confundem a cabeça da pessoa que está com duvidas. Uns dizem que este motor é de baixa rotação (pelo contrario, ele é de alta -> 4.500 rpms), outros dizem que tem tucho hidraulico (não tem), outros mandam tirar o carter e verificar folga de bronzina das bielas (tira-se o cabeçote e verifica-se a folga do pistao). Abra o seu motor, pois se há algum barulho interno algo de errado está acontecendo, então é melhor prevenir. Ok.
Caro Forista Mirim,
Pela forma a qual trata outros Foristas deve realmente ser experiente mecânico ! E como considera um motor o qual apresenta potência máxima abaixo dos 3.800 RPM motor de alto giro, explique em sua concepção porque motores de épocas parecidas giram em rotações mt maiores, como :
L200-Potência máxima: 87 cv a 4.200 rpm
Cherokee-Potência máxima (cv): 211 cv a 5.200 rpm
TR4-Potência máxima (cv): 131 a 5.500 rpm
Vitara v6-Potência máxima: 136 cv a 6.500 rpm
X5-Potência máxima (cv):3.0: 231 a 5900 rpm
Além de jipeiro sou navegador e tive como escola o uso de motores diesel marítimos cruzando entre 2.300-2.600 RPM em travessias oceanicas.
Por esta e por outras nunca irei submeter minha Hilux a longos regimes de trabalho acima de 3.200 RPM !
Boa lama,
Entendo que o amigo é um expert, mas a questao do nosso amigo Fabiano era de um motor Toyota 3L 2.8d 76 cv (ano 1997 a 2001). Quem conhece esse motor nao fica na duvida com relação aos componentes do mesmo. Não precisamos fazer comparações com outros motores para dar um diagnostico, assim como tambem um medico não dá diagnostico a um paciente comparando com outro. O objetivo deste forum é tirar duvidas e não complicar, na minha opinião. Trabalho ha varios anos como mecanico e trabalhei por 8 anos em concessionaria Toyota. Meu objetivo não é criticar e sim ajudar. Porisso que falei para que ele levasse logo a um mecanico de confiança dele. Ok.
Fabiano Victor Zanetti
28/07/2009, 20:59
Parece que não tem jeito mesmo....
Vo encomendar um jogo de juntas e vamos lá !
Obrigado a todos pela ajuda.
Depois eu informo o diagnostico e o valor do reparo . Abraço a todos !!!!
gbalero_URU
28/07/2009, 21:54
amigo Fabiano, estoy seguro que es la mejor opción la que has decidido, suerte y esperamos tus comentarios, y la verdad es que todos nos resistimos ha tener que abrir un motor y mas con ese kilometrage pero va a ver como esta fue una buena elección
Gerardo Balero
laserman
29/07/2009, 00:04
Caro Tadi,
Como vossa pessoa não atentara para os créditos de cada resposta, quem confundiu tuchos mecânicos com hidráulicos fora outro forista !
Portanto vim a questioná-lo quais as suas premissas afim de considerar o motor 3L de alta rotação ??? Apenas isto !
Quanto a obter um diagnóstico fidedigno, tbm concordo que faz-se necessário abrir o motor mas o cárter pois bate saia !
P.S. Que eu saiba o motor 3L despeja 77 cv montado na Argentina, digo isto pois minha Hilux 2.8 que é Japonesa consta 87 cv na documentação de referência !
São opniões, não verdades absolutas.
Sem ressentimentos,
Entendo que o amigo é um expert, mas a questao do nosso amigo Fabiano era de um motor Toyota 3L 2.8d 76 cv (ano 1997 a 2001). Quem conhece esse motor nao fica na duvida com relação aos componentes do mesmo. Não precisamos fazer comparações com outros motores para dar um diagnostico, assim como tambem um medico não dá diagnostico a um paciente comparando com outro. O objetivo deste forum é tirar duvidas e não complicar, na minha opinião. Trabalho ha varios anos como mecanico e trabalhei por 8 anos em concessionaria Toyota. Meu objetivo não é criticar e sim ajudar. Porisso que falei para que ele levasse logo a um mecanico de confiança dele. Ok.
guilhermeabreu
29/07/2009, 00:16
AMIGOS
Aqui neste forum , já fui mal interpretado com minhas palavras , pedí desculpas em todas as vezes que fui mal interpretado , é assim que crescemos como ser humano , mas colocando ponto final neste caso de desncontro de palavras , tenho uma SW4 93 2.8 japonesa , estou com 56 anos a memória pode falhar , mas acho que no manual da minha vem escrito motor 2.8 3l com 77 hp , posso ver amanhã , pq agora já estou ficando com sono e vou dormir .
ABRAÇÃO A TODOS e sem ressentimentos , pois este FORUM É O MÁXIMO . E é o MÁXIMO POR NOSSA CAUSA . FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Edintruder
29/07/2009, 10:33
Parece que não tem jeito mesmo....
Vo encomendar um jogo de juntas e vamos lá !
Obrigado a todos pela ajuda.
Depois eu informo o diagnostico e o valor do reparo . Abraço a todos !!!!
Fabiano, um detalhe me fugiu quando eu escrevi e agora lembrei. Antes de desmontar podes ainda buscar dois testes. Compra um estetoscópio (pra escutar os batimentos cardíacos), retira o sino da ponta, (aquela parte que encosta no tórax das pessoas) e coloca uma haste de metal de cerca de 50 cm ou do tamanho que quiseres na ponta da mangueira. Vai encostando essa haste no bloco do motor enquanto ele trabalha que escutarás exatamente de onde vem o barulho, dessa forma evitas desmontar coisas desnecessárias ou ganhas tempo.
Outro teste, mais complicado mas ajuda a escutar o problema, tu retiras a mangueira na entrada da admissão e com o motor igado tu começas e restringir a entrada de ar e com a outra mão ti vai acelerando na BI até chegar ao máximo do curso do acelerador, porém o rpm deve ficar baixo controlado apenas pela restrição do ar pela mão na admissão. Vai sair uma fumaça densa e o motor vai sacudir e fazer muito barulho, mas nesse momento o ruído será mais perceptível e ajuda no diagnóstico de onde vem.
Boa sorte.
Geral,
Esse motor pra quem não sabe é alta rotação, porém como todo o motor de alta rotação, não se deve abusar sob pena de reduzir a vida útil. Se andar sempre com rpm alto, não quebrará do dia pra noite, mas vai reduzir drasticamente a vida útil. Isso vale pra qualquer motor.
O Mirin ou Expert não serve pra medir conhecimentos e sim pra dar uma idéia de quanto o forista já "contribuiu" com o fórum.
laserman
29/07/2009, 14:00
Prezados,
Sem querer polemizar ou desvirtuar mais o tópico do amigo, a real potência da Hilux 2.8 já fora discutida entre amigos Toyoteiros e o que notou-se é que entre 95 e 96 elas vinham com indicação de 87 cv, como segue em anexo :
P.S. Notem que são 2 exemplos de DETRAN em Estados distintos !
AMIGOS
Aqui neste forum , já fui mal interpretado com minhas palavras , pedí desculpas em todas as vezes que fui mal interpretado , é assim que crescemos como ser humano , mas colocando ponto final neste caso de desncontro de palavras , tenho uma SW4 93 2.8 japonesa , estou com 56 anos a memória pode falhar , mas acho que no manual da minha vem escrito motor 2.8 3l com 77 hp , posso ver amanhã , pq agora já estou ficando com sono e vou dormir .
ABRAÇÃO A TODOS e sem ressentimentos , pois este FORUM É O MÁXIMO . E é o MÁXIMO POR NOSSA CAUSA . FUI!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
guilhermeabreu
29/07/2009, 18:08
Prezados,
Sem querer polemizar ou desvirtuar mais o tópico do amigo, a real potência da Hilux 2.8 já fora discutida entre amigos Toyoteiros e o que notou-se é que entre 95 e 96 elas vinham com indicação de 87 cv, como segue em anexo :
P.S. Notem que são 2 exemplos de DETRAN em Estados distintos !
AMIGO LASERMAN
O que o DETRAN coloca no documento não serve para nada , eles escrevem o que querem , olha só o documento da minha SW4 93 2.8 japonesa . viu só , a minha tem 120 cv o que não é a realidade .
A minha esta corrigindo um vasamento de gas no ar condicionado , senão olharia no manual o que esta escrito , assim que pegar , eu vejo e coloco aqui .
Edintruder
29/07/2009, 18:45
Eheheheh! 120cv! Como seria bom se fosse...
Fabiano, temos novidades?
Vinicius4x4
30/07/2009, 10:04
mensagem repetida
Vinicius4x4
30/07/2009, 10:06
Prezados,
Sem querer polemizar ou desvirtuar mais o tópico do amigo, a real potência da Hilux 2.8 já fora discutida entre amigos Toyoteiros e o que notou-se é que entre 95 e 96 elas vinham com indicação de 87 cv, como segue em anexo :
P.S. Notem que são 2 exemplos de DETRAN em Estados distintos !
Bom dia amigos Foristas.
Hilux 2.8 d. "Original" feita no japão.- 87 CVs
Hilux 2.8 d. "Original" feita na argentina- 76 CVs:putz::parede:
qdo comprei a minha, estava com dúvidas e entrei em contato com a fábrica na Argentina.
a diferença de 11 Cvs segundo indagação feita à propria Toyota da argentina, via e-mail, e ao colega forista Sérgio Holanda, é decorrente de regulagem na BI.:mrgreen:
espero ter ajudado.
abraço a todos.
gbalero_URU
30/07/2009, 11:49
Bom dia amigos Foristas.
Hilux 2.8 d. "Original" feita no japão.- 87 CVs
Hilux 2.8 d. "Original" feita na argentina- 76 CVs:putz::parede:
qdo comprei a minha, estava com dúvidas e entrei em contato com a fábrica na Argentina.
a diferença de 11 Cvs segundo indagação feita à propria Toyota da argentina, via e-mail, e ao colega forista Sérgio Holanda, é decorrente de regulagem na BI.:mrgreen:
espero ter ajudado.
abraço a todos.
ES ASI MESMO, en mi trabajo hemos tenido ambas hilux, y según el servicie oficial es el grado de avance en la bomba inyectara la diferencia, lo cual estaba pensado para la diferencia en la calidad del combustible.
Gerardo
laserman
30/07/2009, 18:31
OPA,
As coisas estão apenas começando a clarear ...
Bom saber que a Japa é realmente mais potente ! 11 cv é mt coisa, 15 % a mais !
Isto serve para aprendermos que muitas vezes não há verdade absoluta e não deve-se subestimar ninguém !
Boa lama,
gbalero_URU
30/07/2009, 18:45
Ademas de la diferencia de potencia los japonesas duran mas sin tocar nada de motor.
Esto indica que fuera de la diferencia del reglaje de la bomba inyectora existen diferencias en materiales o en la calidad del armado, lo mismo pasaba en cuanto a duración con las nissan D21 que teníamos japonesas y mexicanas pero en estas con Motor sd27 no existía diferencia de potencia
Gerardo
É pessoal, eu agradeço a quem puder me ajudar pois eu estava na estrada no Km. 200 de uma viagem de 300 a +ou- 130 por hora e minha hilux 4x4 CD 1997 começou a fazer um tec-tec-tec-tec ...
Como barulho de valvulas.
Verifiquei o nivel de óleo e tava OK, temperatura Ok, tudo certo e o barulho não parava. Principalmente nas subidas .
Chegando na minha cidade (Mogi Mirim) meu mecanico tirou a tampa e valvulas e trocou todas a pastilhas e regulou tudo .
Ainda assim o barulho continua e ele esta querendo abrir o motor desconfiando que ela está "BATENDO SAIA" .
Não quero abrir meu motor que esta todo original e lacradinho.
Que que eu faço ?????
Desde ja eu agradeço a todos que puderem me dar uma mão !:concordo:
Quando o veiculo do amigo tiver sido reparado, coloque aqui no forum o que aconteceu para que todos fiquem atendo do que poderão se prevenir.
Fabiano Victor Zanetti
09/08/2009, 21:55
Bom, semana passada eu estive em Campinas e levei o carro a dois bons mecanicos que falaram pra tirar o cabeçote e dar uma revisada geral com assentamento de valvulas e tudo mais que "provavelmente" resolveria ....
Em busca de uma 3º opinião eu descobri o Sr. "CHICO TOYOTA" um especialista e que andou no carro até ouvir o barulho depois examinou tudo e falou :
Pelo amor de deus, não deixe ninguem por a mão nesse motor !
Esse carro esta uma jóia ! Pediu pra eu andar mais uns 20 dias e ver se o barulho sumiu, senão ele fará uma revisão e troca das correias, inclusive a do ar condicionado. O barulho ainda esta la mais ta sumindo e praticamente só aparece depois dos 3000 rpm. Vamos ver no que da até a semana que vem.
Eu informo aqui ! Até mais ....
Fabiano Victor Zanetti
09/08/2009, 22:05
Eu tenho certeza de que o barulho vem das valvulas !
Da ate vontade de abrir e olhar .
Meu mecanico abriu e trocou as pastilhas mais não mudou nada ....
Bom, semana passada eu estive em Campinas e levei o carro a dois bons mecanicos que falaram pra tirar o cabeçote e dar uma revisada geral com assentamento de valvulas e tudo mais que "provavelmente" resolveria ....
Em busca de uma 3º opinião eu descobri o Sr. "CHICO TOYOTA" um especialista e que andou no carro até ouvir o barulho depois examinou tudo e falou :
Pelo amor de deus, não deixe ninguem por a mão nesse motor !
Esse carro esta uma jóia ! Pediu pra eu andar mais uns 20 dias e ver se o barulho sumiu, senão ele fará uma revisão e troca das correias, inclusive a do ar condicionado. O barulho ainda esta la mais ta sumindo e praticamente só aparece depois dos 3000 rpm. Vamos ver no que da até a semana que vem.
Eu informo aqui ! Até mais ....
Se o barulho está sumindo, provavelmente caiu alguma coisa em cima dos pistoes e agora está cravando neles e o barulho esta sumindi. Pode até ser um pedaço da vela de aquecimento. Verifique se as velas entao inteiras.
Edintruder
10/08/2009, 19:02
Isso já ocorreu com um corcel do meu sogro, um meca relaxado deixou cair uma arruela do carburador na admissão e logo essa batida apareceu. Quando tiramos o cabeçote pra ver a arruela tinha pregado no cabeçote de alumínio. O risco é de prender entre o pistão e a camisa e estragar tudo. Mas com certeza motor diesel não bate saia, isso ocorre em motores 2 tempos ou em 4 tempos com cilindros e pistões ovalados por excesso de temperatura e rpm.
gbalero_URU
11/08/2009, 12:53
Amigo, no soy experto ni nada parecido pero yo personalmente sacaría la tapa de cilindros lo que va ha gastar ahora lo gana en tranquilidad yo no estaría nunca tranquilo si me quedo sin saber que fue y terminaría con dolor de oídos de viajar escuchando permanentemente el motor
Es mi opinión nada mas y respeto las demás, buena suerte
Gerardo
Henrique Idalgo Mayer
12/08/2009, 22:31
Se o barulho está sumindo, provavelmente caiu alguma coisa em cima dos pistoes e agora está cravando neles e o barulho esta sumindi. Pode até ser um pedaço da vela de aquecimento. Verifique se as velas entao inteiras.
:parede:
meuu deeuuus...como vai cair um pedaço da vela dentro do cilindro sem fundir o mesmo com o pistão?? o material da vela resiste temperaturas muito superiores as do aço. Por favor né mas desculpe!:putz:
:parede:
meuu deeuuus...como vai cair um pedaço da vela dentro do cilindro sem fundir o mesmo com o pistão?? o material da vela resiste temperaturas muito superiores as do aço. Por favor né mas desculpe!:putz:
:pipoca:
Amigo vejo que voce conhece pouco de mecanica. Já aconteceu varios casos comigo, quando trabalhava na concessionaria Toyota. A vela quebra sua ponta e a mesma fica cravada no pistão, que é de aluminio. Com o funcionamento do motor este pedaço de vela fica batendo no cabeçote, que neste veiculo é de ferro, onde aparece esse barulho (que no caso do nosso amigo pode ter acontecido isso). De tanto bater contra o cabeçote, o pedaço da vela vai penetrando cada vez mais no pistão, fazendo com que o barulho vai desaparecendo.:palmas::parede:
gbalero_URU
13/08/2009, 21:33
:pipoca:
Amigo vejo que voce conhece pouco de mecanica. Já aconteceu varios casos comigo, quando trabalhava na concessionaria Toyota. A vela quebra sua ponta e a mesma fica cravada no pistão, que é de aluminio. Com o funcionamento do motor este pedaço de vela fica batendo no cabeçote, que neste veiculo é de ferro, onde aparece esse barulho (que no caso do nosso amigo pode ter acontecido isso). De tanto bater contra o cabeçote, o pedaço da vela vai penetrando cada vez mais no pistão, fazendo com que o barulho vai desaparecendo.:palmas::parede:
Es como dice Tadi, incluso es algo bastante frecuente, así como es frecuente que al cambiar las velas estas no salgan pues el material de loa punta se deforma y se abre y al forzarlas para salir quiebra la punta y cae sobre el pistón, he vistos casos donde el mecánico no dice nada cuando le sucede esto y luego aparece algún problema en las válvulas
Gerardo
Henrique Idalgo Mayer
13/08/2009, 22:56
:parede:
meuu deeuuus...como vai cair um pedaço da vela dentro do cilindro sem fundir o mesmo com o pistão?? o material da vela resiste temperaturas muito superiores as do aço. Por favor né mas desculpe!:putz:
admito, tenho pouca experiencia, mas nunca vi nem ouvi falar de cravar a ponta da vela no pistão sem que alguma parte móvel do motor se fudir, ou trancar a pedaço na válvula de escape?!!!
Obrigado!:pensativo:
admito, tenho pouca experiencia, mas nunca vi nem ouvi falar de cravar a ponta da vela no pistão sem que alguma parte móvel do motor se fudir, ou trancar a pedaço na válvula de escape?!!!
Obrigado!:pensativo:
Se voce nunca ouviu falar nisso, então ouça a primeira de muitas coisas que podem ocorrer em um veiculo sem que tenha uma explicação obvia. Não necessariamente o pedaço é obrigado a trancar na valvula de escape. Ele tanto poderia ter passado pela valvula e saido do motor, tudo ia depender da posição da valvula de escape no momento da quebra. Se voce quer aprender um pouco de mecanica, existem revistas que falam sobre estes assuntos. Ok.
Fabiano Victor Zanetti
16/08/2009, 13:36
Uffa !!!! Acabou o barulho !
Retirei as velas de aquecimento e verifiquei que a do cilindro mais próximo da cabine esta com a pontinha quebrada.
Dai o aparecimento do barulho . Agora ja rodei bastante e o barulho acabou . Mesmo em 5ª marcha com 4.000 rpm a 150 Km/h .
Parabens ao Sr. da mecanica TADI e ao Sr. "Chico toyota " de Campinas que acertaram no diagnostico !
Mais uma vez obrigado a todos e até mais .....
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