Conectar

Ver Versão Completa : Compro um Niva ou não!?

Snow Massao
25/07/2009, 17:13
:concordo:E aí pessoal tudo bom!?

Estou com uma grande dúvida, se compro ou não um Niva,
não conheço muito bem o carro e como vai ser o meu primeiro Jipe pra tacar na lama sem dó e rodar no dia-a-dia... gostaria da opnião dos Niveiros de plantão!

Dá muita manutenção!??:-|
Bebe muito!?:pensativo:
tem algum conforto!?
ruído interno é intenso como dizem?:putz:
as adaptações que fazem como direção hidráulica dá muitos problemas?!:rolleyes:
caso eu venha à comprar um niva que fazia trilha, devo me preocupar? e com oq!?

Obrigado desde Já!
Abraço

Girti
25/07/2009, 18:15

não conheço muito bem o carro e como vai ser o meu primeiro Jipe pra tacar na lama sem dó e rodar no dia-a-dia... gostaria da opnião dos Niveiros de plantão!

tem algum conforto!?

Obrigado desde Já!
Abraço

Olá, Massao!

Se for para tacar na lama sem dó, melhor escolher um CJ, só que este não se presta para o dia-a-dia. Ou seja, é necessário optar: ou é um carro para trilhas, ou é para o uso cotidiano. Carro de trilha quebra (não só o Niva, qualquer um), e aí vai fazer falta no uso normal, pois estará na oficina! :confused: Neste caso, é melhor ter dois, um para trilhas, outro para o uso diário. Se você ainda tem o Jimny, está bem servido de 4x4, ele é valente e tem certo conforto (para duas pessoas). Se este carro ficou no passado (= Japão), e você está "duro", como escreveu em seu outro tópico, lembre-se de que manter um carro de trilha custa caro, pois essas inevitáveis quebras (repito, qualquer carro de trilha quebra!) quebram também as finanças de seus proprietários.

Entretanto, se você quer um carro barato, que tenha um conforto relativo e possa fazer trilhas leves, talvez o Niva seja uma boa opção. Um Niva em bom estado não é muito fácil de se encontrar, e irá custar a partir de uns R$12.000. Tenha paciência, exeprimente vários, para ter uma boa idéia do que é um bom Niva e do que é uma encrenca, para depois, com calma, escolher o seu. Não se deixe iludir por acessórios bonitinhos (quebra mato, bagageiro, faróis auxiliares, etc...), nem por adesivos coloridos, o importante é que o carro esteja em bom estado, os acessórios você poderá instalar aos poucos, e conforme o seu gosto e necessidade.

Quanto às suas perguntas:

Consumo: sim, ele tem um consumo relativamente alto, pois é 4x4 integral, o que o deixa algo "amarrado". Considere algo em torno de 6,5-7,0 na cidade e uns 9,0-10,0 na estrada, se a parte mecânica estiver OK e ele não tiver, por exemplo, enormes pneus lameiros, ou algo que o deixe mais "amarrado" ainda;

Conforto: considerando-se o seu preço e em comparação com os 4x4 mais baratos, ele é bastante confortável e espaçoso. Tudo é muito espartano, mas pode ser melhorado (bancos adaptados, melhora no isolamento termoacústico, etc...);

Adaptações como DH: não são fáceis, e nem sempre dão certo, ou seja, são arriscadas. Há, entretanto, uma direção aliviada da Gemmer francesa, que equipava opcionalmente muitos Nivas. Se você comprar um Niva com esta direção (chamada de "francesa") ou mandar instalar a mesma (mosca branca...) em seu Niva, terá bons resultados;

Comprar um Niva que fazia trilha: não compre, é dor de cabeça garantida! :parede: Sei que muitos irão estar em desacordo com esta última observação, mas você está procurando um carro para uso diário, e não para refomar, certo? Eu respeito os que acham válido comprar um carro barato em mau estado e reformá-lo, mas isto é para quem tem tempo, dinheiro e gosta de mecânica, não serve para quem quer usar o carro imediatamente.

[ ]s, boa sorte!

P.S.: posso passar com meu Niva em cima desta sua formiga? :twisted: :mrgreen:

Snow Massao
25/07/2009, 21:08
E aí Girti!

Então, esse jimny assim como a mazda ficaram pra trás infelizmente!
mas, qnd eu disse tacar na lama sem dó seria no caso do niva aguentar não que eu vá tacar... nem posso fazer isso, como vc disse vai ser meu carro do cotidiano e outra, "esporadicamente" vou fazer trilhas leves ou médias ... pra pescar, praia... etc.

E não descarto a possibilidade de pegar um niva pra da uma boa reformada, trocar paineis, bancos pra melhorar o conforto...

Mas a CJ eu consigo achar por um bom preço!?
ou um Jimny ou Samurai!?

Valeu!!

e se vc conseguir pegar minha Formiga... pode passar!
haha
Falou!

BACALHAU
25/07/2009, 21:38
Gil, talvez a receita abaixo possa lhe ajudar com essas pragas.

Girti
25/07/2009, 22:03
...E não descarto a possibilidade de pegar um niva pra da uma boa reformada, trocar paineis, bancos pra melhorar o conforto...

Neste caso, lembre-se de que você não terá o carro à sua disposição, enquanto este estiver em reforma, ou seja, não poderá ser o seu carro de uso diário! Além disso, comprar um carro em mau estado para reformar é como comprar uma caixa fechada sem saber o que há dentro dela: as $urpre$a$$$ pode ser bem ruins! :putz:

Mas a CJ eu consigo achar por um bom preço!?
ou um Jimny ou Samurai!?

CJs acha-se pelos mais diversos preços, tudo vai depender de como estão conservados, motorizados, equipados, etc...

Samurais você poderá, talvez, achar por preços ligeiramente superiores aos dos Nivas, mas leve em consideração que o Samurai, embora seja um ótimo 4x4, é beeeem menos confortável e espaçoso do que o Niva.

Jimnys irão custar bem mais do que os Nivas e os Samurais, pois são bem mais recentes, aqui no Brasil.

Snow Massao
25/07/2009, 22:41
Gil,
se for-mos pensar só nas $urpre$a$ aí não compro nda!!
hahaha

mas você acha que compensa!? mesmo com suas dores de cabeça!?
afinal, tenho um "segundo carro", que posso usar em caso de emergência...

você usa o seu niva no dia a dia!?

Abraço

Girti
25/07/2009, 23:30
Gil,
se for-mos pensar só nas $urpre$a$ aí não compro nda!!
hahaha

afinal, tenho um "segundo carro", que posso usar em caso de emergência...

você usa o seu niva no dia a dia!?

Abraço

Qual é o seu "segundo carro"? Pelas aspas presumo que seja o ônibus, o metrô, uma bicicleta, entendi corretamente?

Meu Niva é meu único carro. É o quinto que passa por minhas mãos, e todos eram os carros de uso diário e, salvo nos períodos em que eu estava com um para vender e um recém-adquirido, sempre foram meus únicos carros, para trabalhar, passear e viajar.

[Fred]
26/07/2009, 01:22
Massao.

Primeiro, seja bem vindo. Segundo, só tenho a dizer que, se começou a pensar no NIVA, não terá outra solução senão comprar um...:parede:

Eu não tenho tanta experiência como o Gil e diversos outros integrantes deste fórum, mas já passei (passo) pela mesma dúvida que você.

Porém, confesso, com um pouco de inveja, que você está numa grande vantagem: Mora na maior cidade do país com a possibilidade de testar diversos e diversos modelos de veículos e "modelos" (leia-se várias configurações, anos, conservação, etc) de nivas e com o Sr. Wilson "a disposição". Eu, ao contrário, moro no interior, com pouquíssimas opções de "motorização", mas ainda não perdi as esperanças.

Não quero desanimá-lo, mas estou a aproximadamente 1 ano procurando um carro (leia NIva) para comprar e nunca acho um de acordo, sempre com algumas coisas para fazer (fora as surpresas possíveis, previsíveis, etc), mas eu quero um carro para pegar e andar. Ou seja, quero um carro para uso imediato. Daí você perguntará, nesse um ano de procura não seria mais fácil comprar um mais ou menos e arrumar? Bom, realmente não sei. Hà momentos que penso que sim.

Eu, assim como você, procuro um carro para uso diário e para andar em caminhos alternativos (talvez algumas trilhas leves/médias). É muito bom amassar barro. Se o NIVA aguenta? Aguenta e muito bem (informação colhida na internet e nesse fórum - só me resta acreditar), mas será necessário uma manutenção preventiva (conselho dos grandes gurus desse carro aqui no fórum). Afinal, são aproximadamente 10 anos de vida para os mais novinhos.

Apesar de já ter me decidido por comprar um NIVA, não sei se ele seria a melhor opção como primeiro-único carro no momento, pois não tenho encontrado nada com qualidade suficiente para isso. Portanto, comprando um dos NIVAS oferecidos aqui na região eu não teria um carro imediatamente.

Mas, uma coisa é certa. Eu vou comprar um NIVA! Nem que seja igual ao Pangaré (para fazer do meu jeito...rsrs)

Disso, surgiu uma dúvida: Ser um "macho de respeito" ou comprar um NIVA? Explico! Ser um "macho de respeito" seria comprar um carrinho mais novo (qualquer que seja a marca) para poder andar/trabalhar/viajar e ficar sussegado ou comprar um NIVA e sempre ficar procurando/inventando o que fazer (leia-se no carro e viagens/trilhas).

Hoje (25-7-2009), estou pendendo para comprar um carro mais novo para usar no dia a dia e depois comprar o NIVA como o carro de lazer. Cada um tem um gosto né!?

Motivos para comprar um NIVA: barato, Tração integral (adorei essa idéia), construção robusta, mecânica simples, bloqueio de diferencial central e reduzida, confortável para 4 integrantes (talvez 5).

Motivos para não comprar um NIVA: dificuldade para encontrar, Direção não tão macia (aliás, pq não é hidráulica), não tem opção com AR (é possível instalar, mas fica caro), consumo razoavelmente alto (6/7 km/l), dificuldade de arrumar um mecânico (isso é complicado para mim).

Conclusão: Se você procura um TODO TERRENO BARATO, o NIVA é seu carro.

Porém, você não pode esquecer que o NIVA é um veículo COM MAIS DE 10 ANOS DE USO, globalizado e com muita tecnologia embarcada (não resisti), conforme se observa: um carro russo, com design italiano, conforto e resistência espartanos, versões específicas para Portugal, com nome exclusivo na américa latina (Uruguai!? Corrijam-me.) e com nova estreia programada no Brasil para esse milênio.

OU SEJA, a manutenção é mais alta que os carros "normais" e novos, mas tende a baratear se ele vier/voltar para o Brasil ainda nesse século.

Boa escolha/Boa Sorte
Abs

Gustavo Niva
26/07/2009, 07:20
afinal, tenho um "segundo carro", que posso usar em caso de emergência..Massao, não me perguntou, mas eu acho que compensa e que o niva vai te atender bem... :-D

Além disso, comprar um carro em mau estado para reformar é como comprar uma caixa fechada sem saber o que há dentro dela: as $urpre$a$$$ pode ser bem ruins!Não é o "contrário"?? Se tá comprando um carro pra reforma, já sabe o que pode esperar... mas se compra um aparentemente bom esperando não ter problemas, pode ter surpresas? :pensativo:

É complicado alguém conseguir avaliar direito um niva sem antes conhecer bem... acho que o melhor jeito é dirigir vários e escolher o que mais gostou de dirigir...

Já vi mais que um pagar um "preço justo por um niva bom" e se :odedo: meses em oficinas até o carro começar a ficar legal...

Comprar um Niva que fazia trilha: não compre, é dor de cabeça garantida!Depende do nível, da frequencia, etc... mas se não abusar do carro e estiver com a manutenção em dia acho que pode ficar tranquilo... todos nivas são (ou pelo menos deveriam ser heheh) usados em situações que forçam mais do que o "normal"... inclusive os que fazem viagens longas em estradas ruins :twisted:

;940601']Motivos para comprar um NIVA: barato, Tração integral (adorei essa idéia)...
...a manutenção é mais alta que os carros "normais" e novos, mas tende a baratear se ele vier/voltar para o Brasil ainda nesse século.Acho que é o melhor custo benefício, é raro um carro se comportar bem (ou quase :mrgreen:) em tantas situações diferentes... e tração integral :concordo: :concordo:

A manutenção (peças) melhorou desde quando comecei a prestar atenção, a qualidade também... comparado a outros 4x4 o custo é "baixo"... se não abusar.........

[]s

Snow Massao
26/07/2009, 11:42
Girti,

Não!!
têm um Clio sedan aqui em casa que atualmente eu uso, e pelo fato do carro ficar mais tempo parado do que andando, posso pega-lo esporadicamente qnd meu Niva (acho que já me decidi...haha) quebrar.

E como disse anteriormente, se for pensar só nas dores de cabeça, provavelmente não compro nem um carro zero...(um amigo acabou de comprar um Voyage e já voltou duas vezes pra concecionária, em menos de 15 dias).

E como o Gustavo disse tbm, comprar um carro pra refaze-lo é uma forma de gastar agora e fazer todos os pontos críticos do carro de uma vez e não esperar que ele me surpreenda quando ele já estiver andando...

Voltando ao assunto, como vc usa o seu quinto Niva pra tudo aconselha!? já que eu tenho um reserva!

Muito obrigado!
É de muita ajuda as dicas!

Snow Massao
26/07/2009, 11:52
Fred,

Então decidiu não ser um macho de respeito então!?
hahahahaha

Brincadeiras a parte,
muuuito obrigado, foi bastante esclarecedor seu Post!
mas qnd vc disse que a manutenção ser ser mais alta que aos outros carros devo me preocupar!?
significa ser mais cara!?
afinal, estou pensando em pegar um beeem baleado pra dar uma levantada nele...

Obrigado e Boa Sorte pra vc tbm!
Abraço

Snow Massao
26/07/2009, 11:59
Não é o "contrário"?? Se tá comprando um carro pra reforma, já sabe o que pode esperar... mas se compra um aparentemente bom esperando não ter problemas, pode ter surpresas? :pensativo:

É complicado alguém conseguir avaliar direito um niva sem antes conhecer bem... acho que o melhor jeito é dirigir vários e escolher o que mais gostou de dirigir...

Já vi mais que um pagar um "preço justo por um niva bom" e se :odedo: meses em oficinas até o carro começar a ficar legal...

[]s

Concordo com vc Gustavo!
e obrigado peala ajuda!

mas qnd vc diz ter uma manutenção de baixo custo com relação aos outros, seria mais caro que os carros comuns ou seria mais caro!?

e ainda fica uma Dúvida!
o conforto do Niva, pode ser comparado a qual carro!?
um golzinho quadrado!? brasilia!? fuca!?
hahaha

Obrigado!!

Girti
26/07/2009, 20:21
...comprar um carro pra refaze-lo é uma forma de gastar agora e fazer todos os pontos críticos do carro de uma vez e não esperar que ele me surpreenda quando ele já estiver andando...

Esta discussão vai longe, cada um tem o seu ponto de vista, eu respeito o dos outros e, é óbvio, não obrigo ninguém a compartilhar do meu. O que eu escrevo é baseado em minha experiência, afinal de contas, tenho 57 aninhos (mas corpinho de 56! :mrgreen:), e dirijo/tenho carro há mais de 38 anos. E esta experiência me diz que um carro mais antigo (qualquer carro, não só o Niva), mas conservado pode deixá-lo na mão, mas as chances de isto acontecer são beeeeeem menores do que com um carro que foi castigado e passou por uma reforma. Isto só não será válido de esta reforma for extremamente extensa e detalhada, e reformas extensas e detalhadas demoram e custam muito caro, ou seja, comprar um carro detonado e barato para reformar só vale a pena, insisto, se o comprador for alguém que pode deixar este carro no estaleiro por um bom tempo, tiver interesse e conhecimentos na área de mecânica, funilaria e afins e dispuser de uma boa conta bancária. De outra forma, será uma reforma meia-boca, que irá resolver os problemas apenas em parte, ou quando estes surgirem (o que poderá acontecer, no meio de um longa viagem, por exemplo :twisted: ).

Voltando ao assunto, como vc usa o seu quinto Niva pra tudo aconselha!? já que eu tenho um reserva!

Muito obrigado!
É de muita ajuda as dicas!

Não entendi a sua pergunta... :pensativo: será que não ficou faltando alguma palavra? Ela não faz sentido, para mim, será que você pode explicar melhor?

[ ]s

fsoaresi
26/07/2009, 20:31
Concordo com vc Gustavo!
e obrigado peala ajuda!

mas qnd vc diz ter uma manutenção de baixo custo com relação aos outros, seria mais caro que os carros comuns ou seria mais caro!?

e ainda fica uma Dúvida!
o conforto do Niva, pode ser comparado a qual carro!?
um golzinho quadrado!? brasilia!? fuca!?
hahaha

Obrigado!!
Rapaz,
Vc tava bem parado com o Jimny, mas, pelo jeito foi mordido assim como eu pelo bicho 4x4, que depois de muito procurar e ter muita ajuda nos tópicos, comprei um, recentemente.
O Gil é fera nos comentários, objetivo, pragmático não tenta "vender" o NIVA, realmente informa. As observações do Gustavo são muito procedentes e se encaixaram no meu caso. Vou te dar a opinião de alguém que não estava acostumado com NIVA.
Manutenção é mais cara do que um carro comum, principalmente no início quando quer "zerar" tudo para poder confiar no carrinho, afinal o sujeito tem mais de 15 anos de vida dura, mas, me parece um carro beeem resistente - conto que terei investimentos esporádicos e menores do que qualquer 4x4 no futuro (não peguei um de trilha, e usarei para o dia-a-dia e passeios).
Quanto ao conforto, ainda estou resolvendo problemas de mangueiras e respiros para reduzir o cheiro de gasolina interno, que é o maior incomodo no momento, até pq o meu Niva veio com os confortáveis e famosos bancos Rally. Ele me lembra os carros do início da decada de 80, me lembra um golzinho BX que tive, veda pouco o barulho externo, comandos nada ergonomicos, barulhento no asfaltos do RJ (pula D+), pouquíssimo espaço no banco de trás (mas, vc teve um Jimny, sabe o que é isto) no entanto, nada que atrapalhasse a curtição de dirigir o bicho. Estacionar é ruim, mas, não tanto quanto dizem.
Tenta andar em alguns antes de comprar para não se surpreender.
Abs
Soares

Girti
26/07/2009, 21:10
...O Gil é fera nos comentários, objetivo, pragmático não tenta "vender" o NIVA, realmente informa.

Obrigado pelo elogio! Mas, ao ser pragmático, não tentando "vender" o Niva, tenho segundas intenções :twisted:, que consistem em tentar descobrir se o que meu interlocutor quer é realmente um Niva. Acho importante que ele saiba o que vai comprar, pois estou cansado de ver gente metendo o pau no russinho por haver comprado um carro ruim e/ou um carro que não corresponde ao desejado. Resumindo: prefiro ver alguém desistindo do Niva para comprar outro 4x4 a ver alguém arrependido escrevendo barbaridades.

...afinal o sujeito tem mais de 15 anos de vida dura, mas, me parece um carro beeem resistente

:concordo:

...barulhento no asfalto do RJ (pula D+), pouquíssimo espaço no banco de trás...

Estranho... também tenho os Rallye Design, e o espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro é bastante razoável, desde que não sejam muito altos. Na semana passada, viajei com um cidadão com cerca de 1,75m no banco traseiro, e ele estava relativamente bem instalado (é claro que não estava ótimo, mas não estava desconfortável). Na frente, eu e uma amiga, ambos com 1,80m de altura.
Qual é a sua altura? Você costuma colocar o banco do motorista laááá atrás?

Tenta andar em alguns antes de comprar para não se surpreender.

Certíssimo! :concordo:

Snow Massao
26/07/2009, 23:50
Gil vc tem razão!
são pontos de vistas diferentes, mas DEVO ouvir a voz da experiência...
afinal, são 38 anos de conhecimento e muita experiência com Niva!

Ahhh, e de fato errei!
Corrigindo: Já que eu tenho o segundo carro (no caso, o do meu pai), e algum dinheiro destinado a compra e um extra para melhorias, mas naaaada absurdo, tempo ocioso e muita curiosidade em aprender sobre a mecanica do Pequeno Grande Niva.
vc acha que um niva pode atender?, pq andei vendo alguns samurais igual ao que tive por preços razoaveis...

Obrigado!

Snow Massao
26/07/2009, 23:55
Soares,

Primeiramente obrigado pelo seiu post, é de muita ajuda!

Qnd vc disse sobre o cheiro de gasolina dentro do carro isso é comum nos Nivas ou é um caso isolado!?

E com certeza vou andar em muitos Nivas até encontrar o meu, como o Gil disse que é melhor pegar um bem conservado, acredito que vá demorar!

Obrigado Abraço!

ulisses chaves mendonça
27/07/2009, 10:02

tem algum conforto!?

Obrigado desde Já!
Abraço
olá,
eu sou um quase feliz dono de niva a 15 dias, eu sou mecanico, e por isso odeio andar com o carro mais ou menos, ainda não andei no carro, comprei o carro levei pra minha casa e desmontei praticamente o carro todo, já refiz eletrica (tudo funciona) revisei a suspenção de ponta a ponta (achei algumas falhas, mas nada serio, que será resolvidas com tempo) desmontei a caixa, desmontei os cardãn, e etc etc etc, apesar do pouco tempo amigo, posso te falar uma coisa, foi o carro maissimples que já mexi em toda minha vida, prq estou te fando isso? veio, compra essa jaca e mais uma meia duzia de ferramentas, entra aqui nbo forum, ou baixa os manuais que stão na net, listas do yahoo, que vc mesmo é que vai fazer a sua manutanção, essa é a graça, vira uma terapia, uma caixa de cerveja, um bom rock no radin, e mãos a obra, até agora de peças só precisei de bobina (kombi), velas, cabos de velas, fluidos em geral, e estou colocando todas as porcar e parafusos par-lok de inok, bem, peças eu achei todas na primeira lija que entrei, veio, compra essa parada! nesse forum aqui só tem cabra fera nesse russo, os caras são o bixo colorido do rabo preto... tem alguns que mandam vc ver o ponto do carro de uma forma que vc vai ficar igual o lula, sem os dedos!!!! brincadeirinha!!!!!!!

Snow Massao
27/07/2009, 10:51
haha
já me chamam de Lula, se eu perder o dedo ferrou!
hahaha

Poxa, vc realmente me animou agora!
meter a mão na massa, com um breja e um bom CCR...
haha

mas é simples o suficiente pra quem não manja naaada, se aventurar?
boa vontade não falta!

Abraços.

Girti
27/07/2009, 13:31
Corrigindo: Já que eu tenho o segundo carro (no caso, o do meu pai), e algum dinheiro destinado a compra e um extra para melhorias, mas naaaada absurdo, tempo ocioso e muita curiosidade em aprender sobre a mecanica do Pequeno Grande Niva.
vc acha que um niva pode atender?, pq andei vendo alguns samurais igual ao que tive por preços razoaveis...

Obrigado!

Massao, o Niva e o Samurai são ambos bons 4x4, mas têm características bastante diferentes. Eu, por exemplo, embora ache o Samurai muito interessante e charmoso, não gostaria de ter um, pois lhe falta espaço e conforto (= suspensão mais dura). Mas esta é a minha opinião, baseada nas minhas necessidades (carro único, com possibilidade de levar 4 pessoas e sua bagagem com certo conforto, por exemplo). Basicamente, a maior diferença está no fato de que o Niva é mais espaçoso e confortável, enquanto o Samurai, a despeito desta falta de conforto e de espaço, tem uma melhor qualidade de acabamento. Seus preços ainda são mais elevados do que os do Niva, se considerarmos carros de mesmo ano e estado de conservação .
Minha sugestão, mais uma vez, é: experimente diversos Nivas e diversos Samurais, depois destes "test drives" você terá uma melhor idéia do que lhe serve melhor. Mas não vale :discordo: comparar um Niva ferrado (há muitos, infelizmente!) com um Samurai em bom estado (também há muitos!) :mrgreen:

Marcio Rossetto
27/07/2009, 17:57
Camarada , deixa eu opinar a respeito :

O problema dos Nivas é que estão ficando velhos , pois o ultimo vendido aqui é 95 e a maioria é 91 a 93.
A maioria ja andou, já fez trilha, etc
Exemplo : O meu eu comprei originalzinho, porém foi bem usado ....não era de trilha , mas uma quebradeira só .
Meti um motor ap 2.0 , revisei o cambio , diferenciais , freio e suspensão .
Dificil quebrar, ´porém quebrou na ultima trilha que fiz , quebrou um
semi-eixo da Homicinética e moeu tudo . Pois bem , coloquei todo o conjunto de homocinéticas novas e parte de rolamentos , gastei
R$ 700,00 pilhas de peças . Duvido quebrar de novo .
As peças quebram por fadiga .

Conclusão : ou vc compra um Niva ja com motor ap e de briga que nem o meu que faço trilha, porém gasto no bicho e esta confiável , ou compra um originalzinho com Histórico de Manutenção Comprovada .....
Samurai é a mesma coisa, porém é mais facil de encontrar um semi-novo .

Outra opção : compra logo uma Carcaça boa de lata , mete o Motor ap 2.0 + cambio do Chevette no Rogerio Bacelar que entende e seja feliz .

Girti
27/07/2009, 20:07
...O problema dos Nivas é que estão ficando velhos , pois o ultimo vendido aqui é 95 e a maioria é 91 a 93...

Uma correção: os últimos Nivas vendidos no Brasil (moscas brancas, vieram muito poucos, uns 25-30, todos na cor por mim apelidada de "Fanta Uva" (vejam figura anexa)!) eram do modelo 99. Antes disso, foram vendidos os modelos 98. Ambos já vinham com o motor 1.7 com injeção eletrônica.

RafaelPata
28/07/2009, 08:53
Ai vai um mosca branca a venda, para que não acredita no Gil, Niva 99 (fanta uva, hehehe)

http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-niva_99_17_i-rio_de_janeiro-det-1827193.aspx

O preço é bem atraente, heheheh.

Girti
28/07/2009, 12:40
Ai vai um mosca branca a venda, para que não acredita no Gil, Niva 99 (fanta uva, hehehe)

http://www.balcao.com/anuncio-veiculos-niva_99_17_i-rio_de_janeiro-det-1827193.aspx

O preço é bem atraente, heheheh.

Eu conheço este carro, passou pela Fragária (Sul de MG) no Carnaval, junto com outros 4x4. Parecia estar em muito bom estado! Mas o preço não é atraente, está um pouco salgado, apesar dos diversos acessórios!

Snow Massao
29/07/2009, 22:18
De fato!
belo carro, mas o Preço salgado ein!

cRiPpLe_rOoStEr
29/07/2009, 23:21
será que vale a pena comprar niva injetado original ou vale mais a pena um carburado?

Girti
30/07/2009, 00:03
será que vale a pena comprar niva injetado original ou vale mais a pena um carburado?

Se você tiver o $$$$, os injetados (98 e 99) são, sem dúvida, beeeeem melhores! Além do óbvio fato de serem mais novos, seu motor já é o 1.7, contra 1.6 dos modelos até 95, a injeção eletrônica propicia uma sensível melhora no consumo e um melhor desempenho. Além disso, estes modelos mais novos já vieram com um acabamento um pouquinho melhor, mesmo em relação aos 95 (que já são melhores, em termos gerais - melhores freios, tampão no porta-malas, lanternas melhores, painel de instrumentos mais funcional (sem entrar no mérito da parte estética, pois muiotos preferem a traseira antiga e o painel antigo, mais "clássico")

O senão fica por conta de uma certa dificuldade em se fazer a manutenção da i.e. . Embora ela seja parecida com a do Kadett e do Monza, há parâmetros que são diferentes, e é difícil encontrar alguém que queira/saiba mexer na i.e. dos Nivas, devido à falta de informações a respeito. Neste ponto, o carburador, embora ultrapassado, leva vantagem, pois, em caso de algum problema, qualquer mecânico, ou mesmo o proprietário, consegue fazer o carro andar, mesmo que precariamente.

Entretanto, tenho dois amigos que têm/tiveram Nivas 1.7i (um 98 e um 99), e nunca ouvi deles algum comentário sobre dificuldades ou por haverem ficado na estrada devido a problemas na i.e.

fsoaresi
30/07/2009, 00:22
Obrigado pelo elogio! Mas, ao ser pragmático, não tentando "vender" o Niva, tenho segundas intenções :twisted:, que consistem em tentar descobrir se o que meu interlocutor quer é realmente um Niva. Acho importante que ele saiba o que vai comprar, pois estou cansado de ver gente metendo o pau no russinho por haver comprado um carro ruim e/ou um carro que não corresponde ao desejado. Resumindo: prefiro ver alguém desistindo do Niva para comprar outro 4x4 a ver alguém arrependido escrevendo barbaridades.

Realmene, é sempre bom lembrar que é um carro de 18 anos. Acabamentos, acessórios, componentes e muito uso correspondente à idade dele, nem vou falar de tecnologia, pois, nos anos 90 tínhamos carroças aqui e não podemos julgar o russinho. No entanto, li outro dia que a Porsche ajudou na supensão e o design era de um carro da BMW que não foi produzido e foi vendido aos russos (???), será que é por isto que ele é tão bonito? rs
Depois de abandonar na garagem um PEUGEOT Zero Km que nunca funcionou direito, descobri que os melhores são os Japas e os piores os franceses. E aprendi não esperar mais do Russo do que ele pode dar, quem já dirigiu uma Land (lembrando que os 4X4 da época do russinho eram a Land e o Willis) paga muito mais caro e sabe que tem limites tb, não podemos exigir muito mais do Comunista do que ele ofereçe, são carros mais "rustícos" (carro de macho, rs).

Estranho... também tenho os Rallye Design, e o espaço para as pernas dos passageiros do banco traseiro é bastante razoável, desde que não sejam muito altos. Na semana passada, viajei com um cidadão com cerca de 1,75m no banco traseiro, e ele estava relativamente bem instalado (é claro que não estava ótimo, mas não estava desconfortável). Na frente, eu e uma amiga, ambos com 1,80m de altura.
Qual é a sua altura? Você costuma colocar o banco do motorista laááá atrás?

Tinha 1.88, mas, acho até que estou diminuindo, recentemente medi 1.86, rs. Minha pouca experiência no Niva me deixou na dúvida se realmente coloquei o banco para trás exageradamente, até me lembrei agora que no momento do test-drive, sentei uma vez no banco traseiro com o meu irmão dirigindo e realmente não estava tão ruim. Vou checar. Mas, para o motorista e passageiro ao lado achei bem confortável, amplo, largo, principalmente comparado ao Samurai que andei uma vez e fiquei apertado e bem assustado nas curvas com a inclinação do carro (acho um carro maneiro, mas, como o Gil falou, é bem diferente).

Voltando ao tópico Snow, pelo que li, este cheiro de gasolina no meu carro, é na maioria das vezes a mangueira velha que reseca e as braçadeiras que soltam, se não, pode ser um problema de vedação do respiro ou na boia... ou seja, são consequencias do tempo, mas, nada alarmante, pelos tópicos que vi os Nivas não cheiram a gasolina se estiverem bem conservados. Mas, é um carro que não veda bem cheiros externos e barulho, características dos nossos carros da da época.

Abs

cRiPpLe_rOoStEr
30/07/2009, 00:35
Se você tiver o $$$$, os injetados (98 e 99) são, sem dúvida, beeeeem melhores! Além do óbvio fato de serem mais novos, seu motor já é o 1.7, contra 1.6 dos modelos até 95, a injeção eletrônica propicia uma sensível melhora no consumo e um melhor desempenho.
O senão fica por conta de uma certa dificuldade em se fazer a manutenção da i.e. . Embora ela seja parecida com a do Kadett e do Monza, há parâmetros que são diferentes, e é difícil encontrar alguém que queira/saiba mexer na i.e. dos Nivas, devido à falta de informações a respeito.

esse é justamente o meu temor... aliás, para meter a facada vai aparecer algum "mexânico" de alguma "boca de porco" para fazer alguma c4g4d4 e f0d3r de vez o motor do niva se der problema na i.e.... talvez o jeito menos "traumático" (caro) se der problema no módulo da i.e. original seja adaptar um fueltech ou um pandoo aproveitando o resto do hardware original...

Girti
30/07/2009, 11:11
Tinha 1.88, mas, acho até que estou diminuindo, recentemente medi 1.86, rs. Minha pouca experiência no Niva me deixou na dúvida se realmente coloquei o banco para trás exageradamente, até me lembrei agora que no momento do test-drive, sentei uma vez no banco traseiro com o meu irmão dirigindo e realmente não estava tão ruim.

:shock: :shock: :shock: Pudera, com esta altura (ou altitude...:mrgreen:), é necessário empurrar o banco do motorista láááá para trás, e sobra pouco espaço para o coitado que estiver sentado no lado esquerdo do banco traseiro!
Sua referência ao banco traseiro me lembrou de minha primeira experiência com um Niva. O namorado de uma amiga comprou um Niva, logo que estes chegaram no Brasil, e convidou a mim e um outra amiga para uma viagem a Visconde de Mauá. Aceitei, pois gosto demais de V de M, mas já fiquei pensando no pesadelo que seria uma viagem de 5 a 6 horas sentado no banco traseiro de um jipe. Para minha surpresa, não foi ruim, a suspensão não era dura, havia um bom espaço para as pernas e, devido ao fato de o banco traseiro ser mais alto que os dianteiros, havia uma boa visibilidade para fora. Durante o percurso na estrada de terra, pude dirigir um pouco o russinho, e gostei. Mal sabia eu que, 6 anos mais tarde, eu estaria comprando aquele carro, que viria a ser o meu terceiro Niva, que ficou em minhas mãos por quase 10 anos e mais de 200.000 Km...

Voltando ao tópico Snow, pelo que li, este cheiro de gasolina no meu carro, é na maioria das vezes a mangueira velha que reseca e as braçadeiras que soltam, se não, pode ser um problema de vedação do respiro ou na boia... ou seja, são consequencias do tempo, mas, nada alarmante, pelos tópicos que vi os Nivas não cheiram a gasolina se estiverem bem conservados. Mas, é um carro que não veda bem cheiros externos e barulho, características dos nossos carros da da época.

De fato, na maioria das vezes, o cheiro de gasolina é devido a conexões com problemas e/ou à tampa que não está fechando corretamente. Há uma solução definitiva para eliminar o cheiro de gasolina, mas é algo radical: trata-se de passar a usar o álcool combustível! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

fsoaresi
30/07/2009, 13:22
De fato, na maioria das vezes, o cheiro de gasolina é devido a conexões com problemas e/ou à tampa que não está fechando corretamente. Há uma solução definitiva para eliminar o cheiro de gasolina, mas é algo radical: trata-se de passar a usar o álcool combustível! :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Seguindo esta linha, já comprei um bom CD player para não me incomodar com os possíveis barulhos, rs

200mil Km com um Niva e continua fiel aos Russos! Isto, me deixa mais tranquilo de ter comprado um.
Em comparação, estava vendo ontem que a primeira OS bastou 211Km (isto mesmo, duzentos e onze quilometros e não duzentos mil) para saber que nunca mais compro um PEUGEOT:discordo:, rsrs

Abs

Girti
30/07/2009, 14:46
Seguindo esta linha, já comprei um bom CD player para não me incomodar com os possíveis barulhos, rs

200mil Km com um Niva e continua fiel aos Russos! Isto, me deixa mais tranquilo de ter comprado um.
Em comparação, estava vendo ontem que a primeira OS bastou 211Km (isto mesmo, duzentos e onze quilometros e não duzentos mil) para saber que nunca mais compro um PEUGEOT:discordo:, rsrs

Abs

Os 200.000 Km foram com este terceiro Niva. No total, somando os 5 Nivas, tenho mais de 300.000 rodados a bordo de um Niva, ao longo de 15 anos.

jorgeffn
30/07/2009, 18:33
Os 200.000 Km foram com este terceiro Niva. No total, somando os 5 Nivas, tenho mais de 300.000 rodados a bordo de um Niva, ao longo de 15 anos.

Ah... um dia chego a essa marca!!! Com as dicas do Gil e toda essa história é bem difcil não se decidir pelo Niva.....
Acho que sempre as dicas do pessoal aqui do Fórum são muito válidas... a galera conhece muito do russo... Mas o melhor jeito de conhecer a fundo esse carro é tendo um mesmo... não adianta...
Sobre a questão da direção hidráulica... vou tentar adaptar uma no meu... a direção original com pneus um pouco mais agressivo fica realmente muito dura... e se for utilizar em Trilhas isso atrapalha bastante ( eu quebrei um setor de direção numa trilha...) com pneus normais e no uso diário acho até toleravel a direção original... não conheço a Francesa que dizem ser bem melhor.
Sobre o consumo... o meu faz em torno de 5,5 na cidade... já fiz de tudo... mais acho que os pneus são um pouco responsáveis por esse consumo...
Como citaram o Samurai aqui também, como opção... já fiz uma viagem (cerca de 80 Km de terra) no banco traseiro de um, e digo que o Niva nesse aspecto é mais confortável... além de ser bem mais espaçoso... acho que o Samurai leva algumas vantagens nas Trilhas (até porque a várias opçoes de preparação que não existem no Niva) e no consumo..
enfim... Andar em vários Nivas (ou outros 4X4) até achar o ideal... isso é o mais importante...

Girti
30/07/2009, 23:12
Ah... um dia chego a essa marca!!! Com as dicas do Gil e toda essa história é bem difcil não se decidir pelo Niva.....
Acho que sempre as dicas do pessoal aqui do Fórum são muito válidas... a galera conhece muito do russo... Mas o melhor jeito de conhecer a fundo esse carro é tendo um mesmo... não adianta...
Sobre a questão da direção hidráulica... vou tentar adaptar uma no meu... a direção original com pneus um pouco mais agressivo fica realmente muito dura... e se for utilizar em Trilhas isso atrapalha bastante ( eu quebrei um setor de direção numa trilha...) com pneus normais e no uso diário acho até toleravel a direção original... não conheço a Francesa que dizem ser bem melhor.
Sobre o consumo... o meu faz em torno de 5,5 na cidade... já fiz de tudo... mais acho que os pneus são um pouco responsáveis por esse consumo...
Como citaram o Samurai aqui também, como opção... já fiz uma viagem (cerca de 80 Km de terra) no banco traseiro de um, e digo que o Niva nesse aspecto é mais confortável... além de ser bem mais espaçoso... acho que o Samurai leva algumas vantagens nas Trilhas (até porque a várias opçoes de preparação que não existem no Niva) e no consumo..
enfim... Andar em vários Nivas (ou outros 4X4) até achar o ideal... isso é o mais importante...

Jorge, a direção original é realmente para halterofilistas :mrgreen:, principalmente quando os pneus são grandes, como parece ser o caso de seu Niva. Mas recomendo que, antes de instalar uma DH, você tente encontrar um Niva com direção "francesa", para experimentar. Acho que é o suficiente, e não requer adaptação. Sei que é difícil achar uma, e não fica barato, mas é mais simples do que adaptar.

Quanto ao consumo, há vários fatores que determinam um alto consumo (carburador mal regulado ou em mau estado, gasolina ruim, velas gastas ou desreguladas, cabos de velas ruins, ponto de ignição errado, etc...), mas os pneus podem ser responsáveis por uma bela diferença para mais ou para menos. Se o seus são do tipo GBP (grande, borrachudo e pesado), pode ter certeza de que estão influindo bastante neste consumo alto! Se tiver oportunidade, faça um teste: empreste um jogo de rodas e pneus mais leves (radiais de uso misto) de algum niveiro e rode por uma semana com eles. Você irá sentir a diferença não apenas no consumo, mas também na direção, que se tornará um pouco mais leve!

jorgeffn
31/07/2009, 19:05
Jorge, a direção original é realmente para halterofilistas :mrgreen:, principalmente quando os pneus são grandes, como parece ser o caso de seu Niva. Mas recomendo que, antes de instalar uma DH, você tente encontrar um Niva com direção "francesa", para experimentar. Acho que é o suficiente, e não requer adaptação. Sei que é difícil achar uma, e não fica barato, mas é mais simples do que adaptar.

Quanto ao consumo, há vários fatores que determinam um alto consumo (carburador mal regulado ou em mau estado, gasolina ruim, velas gastas ou desreguladas, cabos de velas ruins, ponto de ignição errado, etc...), mas os pneus podem ser responsáveis por uma bela diferença para mais ou para menos. Se o seus são do tipo GBP (grande, borrachudo e pesado), pode ter certeza de que estão influindo bastante neste consumo alto! Se tiver oportunidade, faça um teste: empreste um jogo de rodas e pneus mais leves (radiais de uso misto) de algum niveiro e rode por uma semana com eles. Você irá sentir a diferença não apenas no consumo, mas também na direção, que se tornará um pouco mais leve!

Pois é Gil... vou dar uma olhada para ver se consigo uma direção "francesa", porque realmente a original não está rolando.... de qualquer forma o mecânico ainda está "estudando" o projeto da DH.
Sobre o consumo acho que o grande vilão é o pneu mesmo... no resto já troquei tudo (inclusive o carburador), uso o Black Star Guyane 195 R15, já estão meia vida...

Girti
31/07/2009, 19:12
Pois é Gil... vou dar uma olhada para ver se consigo uma direção "francesa", porque realmente a original não está rolando.... de qualquer forma o mecânico ainda está "estudando" o projeto da DH.
Sobre o consumo acho que o grande vilão é o pneu mesmo... no resto já troquei tudo (inclusive o carburador), uso o Black Star Guyane 195 R15, já estão meia vida...

Como eu observei, os pneus também influem na dureza da direção. Pneus largos e/ou gastos = direção mais dura.

Que carburador você instalou? Do Niva? Weber? Solex? Ele é novo, usado ou reformado?

jorgeffn
31/07/2009, 19:30
Realmente acho que o meu pneu também influencia na direção ficar mais pesada, por isso pensei em adaptar a DH, como estou usando o Niva em algumas trilhas (acabei pegando gosto por isso.... rs rs) tenho que ter pneus mais agressivos... e esse modelo que tenho é bacana, é um pouco agressivo e também consigo rodar no asfalto relativamente tranquilo...
Gil coloquei o Weber... e foi reformado..... o rapaz que me vendeu falou que é o carburador do Escort XR3, aqui em BH não consegui achar o original em bom estado... e não tenho a paciência de importar um (mesmo sabendo que é a melhor opção)...

Girti
31/07/2009, 19:54
Realmente acho que o meu pneu também influencia na direção ficar mais pesada, por isso pensei em adaptar a DH, como estou usando o Niva em algumas trilhas (acabei pegando gosto por isso.... rs rs) tenho que ter pneus mais agressivos... e esse modelo que tenho é bacana, é um pouco agressivo e também consigo rodar no asfalto relativamente tranquilo...
Gil coloquei o Weber... e foi reformado..... o rapaz que me vendeu falou que é o carburador do Escort XR3, aqui em BH não consegui achar o original em bom estado... e não tenho a paciência de importar um (mesmo sabendo que é a melhor opção)...

Foi esta a razão de minha pergunta, eu suspeitava que o seu carburador era reformado! Eu tenho péssima experiência com carburador reformado, mandei reformar um carburador original que eu tinha e ele ficou muito pior do que era. Não se conseguia mais acertar a marcha lenta, o consumo piorou, enfim, ficou uma porcaria!
No seu caso, não sei como o serviço foi feito, mas vale a pena investigar se o carburador está bom (é claro que isto não deve ser feito no mesmo local onde foi comprado o carburador... :mrgreen: ).
Outro importante fator que poderá estar causando o alto consumo é a giglagem do carburador. Se não for adequada para o Niva (e não creio que seja, pois se trata de uma adaptação, e cada motor tem suas características, que irão determinar esta giglagem. Assim, um motor Lada necessariamente terá sua giglagem diferente da de um motor Ford CHT, e não creio que haja alguém que saiba qual esta giglagem correta, pois para tal é necessário fazer uma série de testes e experimentos, para se chegar aos valores corretos. Somente o fabricante (no caso, a Weber, que já não fabrica mais carburadores) teria as condições para definir exatamente qual a giglagem adequada para uso no motor Lada.

Foi este o principal motivo para que eu resolvesse importar um carburador novo russo, ou seja, diante da perspectiva de instalar um carburador reformado, e ainda por cima ter que descobrir qual a giglagem a ser instalada, achei melhor trazer um carburador novo e já adequado ao Niva. Precisei mexer na giglagem, mas de forma muito mais segura, apenas instalei no novo carburador os giglês do antigo. Mais tarde, quando vi que tudo estava OK, fiz algumas alterações, devido ao uso do comando Aerocar.

Snow Massao
04/08/2009, 21:05
Galera,

Andei em um Niva!!!
foi amor a primeira rodada!
hahahaha
mas ainda não é o meu, motor batendo, barulho nas corroceria...mas barulho de peça solta...
apesar dele ser um carro bem espartano é muito gostoso de se andar,
com uma reforma nos estofados, o ambiente interno melhoraria muito.

Galera as dicas de todos vocês estão me ajudando muito, pretendo gastar muita sola de sapato atrás de um Niva!
hahaha

ABraços

Girti
04/08/2009, 21:23
Galera,

Andei em um Niva!!!
foi amor a primeira rodada!
hahahaha
mas ainda não é o meu, motor batendo, barulho nas corroceria...mas barulho de peça solta...
apesar dele ser um carro bem espartano é muito gostoso de se andar,
com uma reforma nos estofados, o ambiente interno melhoraria muito.

Galera as dicas de todos vocês estão me ajudando muito, pretendo gastar muita sola de sapato atrás de um Niva!
hahaha

ABraços

Massao, próximo à minha casa (Santo Amaro, zona Sul) há um Niva à venda. Está em bom estado, tem alguns equipamentos. Se você tiver interesse em vê-lo, envie-me uma MP. Sei de um cliente do Wilson que acaba de me informar que vai vender o seu Niva. Porém, não me lembro de como está este carro... :???:

[ ]s

P.S.: ainda vou dar uma pisada nessa sua formiga... :twisted: :twisted: :twisted:

Daniel Cecílio
05/08/2009, 11:50
Caros, tenho um Uno ELX 94/95 1.0 2p revisadíssimo que estou propondo trocar por um Niva.
Ainda esta semana irei a São Paulo para ver dois Nivas. Quero saber se alguém tem alguma informação a respeito destes ou conheça alguém que possa se interessar por este negócio; de preferência com a troca sendo sem volta para ambas as partes.
Grato pelo auxílio, que será muito bem vindo, inclusive com indicações de bons Nivas (Esta é especialmente para você, Girti) :concordo:

Nivas:
1) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101463129-_JM
2) http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=13346 - Este inclusive já anunciou aqui no Fórum a um tempo atrás.

Um abraço.
Daniel

Girti
05/08/2009, 13:22
Caros, tenho um Uno ELX 94/95 1.0 2p revisadíssimo que estou propondo trocar por um Niva.
Ainda esta semana irei a São Paulo para ver dois Nivas. Quero saber se alguém tem alguma informação a respeito destes ou conheça alguém que possa se interessar por este negócio; de preferência com a troca sendo sem volta para ambas as partes.
Grato pelo auxílio, que será muito bem vindo, inclusive com indicações de bons Nivas (Esta é especialmente para você, Girti) :concordo:

Nivas:
1) http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-101463129-_JM
2) http://www.rolo4x4.com.br/dadosClassificados4x4.asp?a=13346 - Este inclusive já anunciou aqui no Fórum a um tempo atrás.

Um abraço.
Daniel

Daniel, não é possível se avaliar um carro apenas pelas fotos, embora estas, é claro, ajudem. Dos dois (das duas? :mrgreen:) Nivas anunciados (anunciadas? :mrgreen:), o/a primeiro/a me parece estar em melhor estado, mas isto só se poderá confirmar "ao vivo".
Eu sei de dois Nivas à venda, um eu conheço de vista, parece estar em bom estado, está equipado, mas sei que o dono não deve estar interessado em trocas, pois precisa livrar espaço na garagem. O outro é um cliente do Wilson, mas não me lembro do carro, portanto não posso dizer nada contra ou a favor.

Daniel Cecílio
05/08/2009, 14:14
Grato pela resposta Gil.
Eu não tô esperando uma avaliação pelas fotos, pois já aprendi que podem nos enganar, mas pensei que de repente alguém conhece um dos Nivas "pessoalmente" e então me daria uma posição mais confiável a respeito do estado deles.
Se souber alguma coisa me contacte.
Grande abraço.

Soldier
06/08/2009, 09:17
Camaradas postulantes a Niveiros :D!

Reuni em um único ponto todo as informações que consegui aglutinar sobre como avaliar um Niva, além de outros dados e curiosidades, isso buscando justamente auxiliar a quem busca um Niva pra chamar de seu... espero que seja proveitoso :wink:

Segue o link: http://soldieradventures.blogspot.com/2009/07/como-avaliar-um-niva.html

[]s :concordo:

gabriel.inacio
06/08/2009, 13:43

Reuni em um único ponto todo as informações que consegui aglutinar sobre como avaliar um Niva, além de outros dados e curiosidades, isso buscando justamente auxiliar a quem busca um Niva pra chamar de seu... espero que seja proveitoso :wink:

Segue o link: http://soldieradventures.blogspot.com/2009/07/como-avaliar-um-niva.html (http://soldieradventures.blogspot.com/2009/07/como-avaliar-um-niva.html)

Cara muito bom esse toque heim...

Gustavo Niva
06/08/2009, 16:43

Segue o link: http://soldieradventures.blogspot.com/2009/07/como-avaliar-um-niva.html

[]s :concordo:Bem razoáveis as dicas... algumas bobagens escritas ali, mas completamente compreensíveis e até perdoáveis se considerada a sua falta de experiência com nivas :twisted:

Mas o que vale é a intenção, continue assim, com o tempo tu melhora!!! :twisted: :twisted:

[]s

Daniel Cecílio
06/08/2009, 19:38
Eu, como leigo, gostei do material. Sempre dá para aprender alguma coisa útil.
Valeu Soldier.
Abraço

BACALHAU
06/08/2009, 20:35

:shock: :shock: :shock:

jorgeffn
07/08/2009, 19:21

Graaaaande Gil... seguindo seus conselho corri atrás de um setor "francês", consegui um em bom estado... e como já previa não foi nada barato (R$900,00), mas... o resultado foi excelente... troquei hoje o setor e o carro ficou muito melhor de dirigir... andei apenas no asfalto... mais a diferença foi enorme... realmente o setor francês atende muito bem... não sendo necessário a adaptação da DH, valeu pela dica, até porque também não sou muito fã das adaptações....
Enfim.. fica aí a dica para quem tá procurando um Niva.... o setor francês atende muito bem!!!

Girti
07/08/2009, 21:19
Graaaaande Gil... seguindo seus conselho corri atrás de um setor "francês", consegui um em bom estado... e como já previa não foi nada barato (R$900,00), mas... o resultado foi excelente... troquei hoje o setor e o carro ficou muito melhor de dirigir... andei apenas no asfalto... mais a diferença foi enorme... realmente o setor francês atende muito bem... não sendo necessário a adaptação da DH, valeu pela dica, até porque também não sou muito fã das adaptações....
Enfim.. fica aí a dica para quem tá procurando um Niva.... o setor francês atende muito bem!!!

Se a caixa de direção está em bom estado, com pouca ou nenhuma folga (ela é muito durável, a que tenho hoje já rodou mais de 45.000 Km no atual Niva. Somando isto aos cerca de 240.000 Km rodados com ela no Niva anterior e aos 15.000 Km rodados em um Niva 98 que tive (instalei a direção nele ao comprá-lo, retirei ao vendê-lo), temos uma caixa de direção que já foi usada por cerca de 300.000 Km. Nada mal, não? ), o preço está até um pouco abaixo da média, que fica em torno dos R$1.000.

Gustavo Niva
08/08/2009, 20:30
Acho que até mais cara, eu chutaria uns R$1200 ou mais... tão virando mosca branca mesmo, raras e quem tem não vende hehehehe...

Soldier
18/08/2009, 14:18
Bem razoáveis as dicas... algumas bobagens escritas ali, mas completamente compreensíveis e até perdoáveis se considerada a sua falta de experiência com nivas :twisted:

Mas o que vale é a intenção, continue assim, com o tempo tu melhora!!! :twisted: :twisted:

[]s

Vindo de vc Gustavo... considero um elogio (apesar de duvidar que vc tenha lido tudo) :mrgreen:, por isso, agradeço e se tiver algo a acrescentar ou corrigir vc sabe meu e-mail :concordo:

Eu, como leigo, gostei do material. Sempre dá para aprender alguma coisa útil.
Valeu Soldier.
Abraço

Daniel, obrigado pelo incentivo... meu objetivo é realmente passar linhas gerais para "iniciantes" e com a colaboração de muitos daqui inclusive :concordo:

Ah... só esclarecendo... quem conhece pessoalmente diz que o Gustavo é normal sim... :mrgreen::mrgreen:

Soldier
18/08/2009, 14:24
:shock: :shock: :shock:

Grande Bacalhau :-D... o Gabriel é velho conhecido :mrgreen:, certamente não entendeu sua maldade :twisted:

Prieto 4x4
18/08/2009, 14:38
Vindo de vc Gustavo... considero um elogio (apesar de duvidar que vc tenha lido tudo) :mrgreen:, por isso, agradeço e se tiver algo a acrescentar ou corrigir vc sabe meu e-mail :concordo:

Daniel, obrigado pelo incentivo... meu objetivo é realmente passar linhas gerais para "iniciantes" e com a colaboração de muitos daqui inclusive :concordo:

Ah... só esclarecendo... quem conhece pessoalmente diz que o Gustavo é normal sim... :mrgreen::mrgreen:

:lol::lol::lol:

Este é a Seção dos Nivas!!!

Com certeza uma das mais, digamos.....entusiastas do Forum 4x4...

Dificilmente se passa por ela sem obter uma informação a mais, um momento de desconstração, uma piadinha, uma tiração de sarro....
Tem os momentos controversos também, mas em qual reunião de pessoas isto não existe???

Por isso que mesmo já fazendo mais de um ano que vendi meu Niva, continuo sempre por aqui. Lendo os posts, postando algumas vezes, tirando um sarro dos amigos.......sendo tirado....

É diversão na certa.

abs a todos.

Cesar

Soldier
18/08/2009, 15:03
:lol::lol::lol:

Este é a Seção dos Nivas!!!

Com certeza uma das mais, digamos.....entusiastas do Forum 4x4...

Dificilmente se passa por ela sem obter uma informação a mais, um momento de desconstração, uma piadinha, uma tiração de sarro....
Tem os momentos controversos também, mas em qual reunião de pessoas isto não existe???

Por isso que mesmo já fazendo mais de um ano que vendi meu Niva, continuo sempre por aqui. Lendo os posts, postando algumas vezes, tirando um sarro dos amigos.......sendo tirado....

É diversão na certa.

abs a todos.

Cesar

Esse é o "espirito Niveiro" :mrgreen:... durante quase 3 anos com o Niva Blue, conheci um "sem número" de colegas virtuais, sendo que muitos inclusive se tornaram amigos reais :D

Com ou sem Niva... sempre Niveiro :-D

Gustavo Niva
11/09/2009, 10:45
Vindo de vc Gustavo... considero um elogio (apesar de duvidar que vc tenha lido tudo) :mrgreen:, por isso, agradeço e se tiver algo a acrescentar ou corrigir vc sabe meu e-mail :concordo:Com certeza qualquer hora te respondo, é que tenho andado enrolado e tava querendo escrever com calma, citar partes do teu texto (que sim, li todo... gripe suína me deu bastante tempo livre aquela semana :mrgreen: ), etc

Mas no geral, acho que certas dicas atrapalham mais do que ajudam, principalmente pra leigos... recebi um email um dia desse que resume bem, algo tipo "Gustavo, fui ver um niva, mas estava sem a manivela do vidro, o que provavelmente significa que era mal cuidado, o que você acha?"... preferi não ser sincero quanto ao que eu achava :mrgreen:

Acho que certo modo de pensar acaba desviando a atenção do que é realmente importante observar... mas pelo menos agora foi escrito por você, e não simplesmente a repetição de idéias (preconceitos?!) que rolam por aí quanto aos nivas... :twisted:

É complicado explicar o que observar num niva... por isso, acho que a melhor dica ainda é "ande em vários, até achar um que goste"...

Ah... só esclarecendo... quem conhece pessoalmente diz que o Gustavo é normal sim... :mrgreen::mrgreen:"normal" é ofensa ou elogio?!?! :pensativo:

[]s

cleberskina
28/10/2009, 10:24
girti,

não!!
Têm um clio sedan aqui em casa que atualmente eu uso, e pelo fato do carro ficar mais tempo parado do que andando, posso pega-lo esporadicamente qnd meu niva (acho que já me decidi...haha) quebrar.

E como disse anteriormente, se for pensar só nas dores de cabeça, provavelmente não compro nem um carro zero...(um amigo acabou de comprar um voyage e já voltou duas vezes pra concecionária, em menos de 15 dias).

E como o gustavo disse tbm, comprar um carro pra refaze-lo é uma forma de gastar agora e fazer todos os pontos críticos do carro de uma vez e não esperar que ele me surpreenda quando ele já estiver andando...

Voltando ao assunto, como vc usa o seu quinto niva pra tudo aconselha!? Já que eu tenho um reserva!

Muito obrigado!
é de muita ajuda as dicas!
tambem sou novinho em trilha, e optei por um niva , por se tratar de segura interna, pois vou sempre com filho e esposa, em cj não tem isso, fica muito exposto, fiz uma mudança que estava me incomodando , o motor dele era original e as peças um pouco caras, resolvi então trocar por um motor ap 1.8, agora posso dizer que o bichinho ficou valente, ainda turbinei ele com leve pressão de 0.7 bar, posso dizer que os cj estão respeitando ele e muito, meu unico problema agora é a caixa pois já comprei com defeito, ronca muito , funciona mais ronca, quanto a economia agora é 7 no alcool, enquanto o motor original era 4.5 km litro, pois usava pneus lameiro, vou falar bem a verdade, muitos falam bem mal do niva, é verdade, mais acho melhor perguntar para quem tem um na lama, posso garantir, quebrar todos eles quebra, ate hummer quebra, agora vai do seu bolso ...só de motor e adaptaçao vc gasta uns 3500 reais , mais fica bom , tanto na cidade quanto na lama...pode comprar recomendo.