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Ver Versão Completa : SOCORRO - Jimny - sujeira, sensor de rotação ou atuador!!??



Fernanda BSB
25/07/2009, 15:09
SOCORRO!!! Preciso da ajuda de quem tem experiência com o Jimny!!!

Eu tenho um Jimny 2002 e adoro meu carro!!!!
No último mês ele começou a "morrer" enquanto tá andando. Assim do naaadaa... acende a luz da ignição eletrônica e o tacômetro (??) oscila como doido, acelera/desacelera.
Paro e depois de segundos anda novamente como se nada tivesse acontecido. (Já troquei bomba de combustível, velas e fiz limpezas e as revisões recomendadas...)

Li as msgs postadas aqui no Fórum. Vi as pessoas falando de coisas bem parecidas... e tô achando que pode ser mangueira entupida, ou algo mais sério - coms o sensor de rotação do virabrequim ou com atuador de marcha lenta.

Nos scans não aparece nada!!!! Só que o problema tá aí e piorando, só qdo. o carro tá andando e de preferência qdo. tô sozinha! :?

Os mecânicos estão tentando de tudo. Mas de fato parecem nem saber o que estão fazendo!!!:cry:

O que pode ser? Alguém já passou por isso e pode me ajudar?

É meu único carro e preciso dele funcionando direito!!! Qualquer dica será bem vinda para salvar meu Jimny!!

Háa... já ia esquecendo, eu estou em Brasília e a autorizada .

Espero pelo socorro e já agradeço
Fernanda BSB

Juliano Nitsch
25/07/2009, 22:06
Olá Fernanda

Se ele morre do nada e volta a funcionar "perfeitamente" do nada é mal contato com certeza.

Comece sempre pelo mais fácil !!!

Confira se os cabos positivo e negativo que estão ligados a bateria estão bem fixados. Põe a mão e sente se tá firme, pode ficar sossegada que não dá choque não !!!
O cabo negativo vai até o motor, confira se esta firme no motor. Uma má fixação pode se soltar com trepidaçôes.

Quanto ao sensor de rotação, pode estar com defeito sim ! A dica que vc deu quanto ao tacômetro é bem relevante. Talvez vc tenha q pagar para ver se não achar nada errado com outras coisas.

O atuador de marcha lenta não para de uma hora para outra, vai ficando ruim aos poucos. O teste é fácil, deve funcionar para o Jimny também... quando o motor estiver funcionando ligue o A/C, a rotação deve no minimo se manter a mesma !!! Se cair pode ter algum problema com o atuador.

Sujeira acho o mais improvável.

Por enquanto é isso...

Té mais...

alvaro.jrc
26/07/2009, 16:10
Vou copiar a mesma resposta que coloquei no tópico do Jimny Club.

"
Fernanda primeiramente seja muito bem vinda ao Forum 4x4 Brasil, se você curte offroad vai viciar nesse troço aqui como eu muitos outros.

Quanto ao defeito mecânico do teu Jimny tem 99% de chance de ser sensor de rotação, pois é um problema bastante comum no jimny.

O sensor vc deve encontrar na Suzucar ou na Alternativa 4x4 em São Paulo.

Se precisar de alguns contatos sobre mecânico que trabalhem com Jimny aí em BSB manda um e-mail para minha amiga Fabi que tb tem um Jimny e mora aí em BSB tb. (fabijimny@gmail.com (fabijimny@gmail.com))

Contatos de peças:
http://www.alternativa4x4.com.br/ (http://www.alternativa4x4.com.br/) (Na Alternativa fala com Anderson Salas.)

http://www.suzucar.com.br/ (http://www.suzucar.com.br/)

[ ]s!! :concordo: "

Fernanda BSB
26/07/2009, 17:42
Oi Álvaro e Juliano,

Valeu pela força.
Vou tentar tdo. que me ensinaram e depois posto de novo contando o que consegui.
Aparentemente a bateria tá legal e bem conectada - troquei ela tb. pq. andou dando um vazamento.

A rotação não é constante, sobe-desce rapidamente...e mais, percebi que qdo. desligo custa p descer o ponteiro até o zero.

Escreverei para Fabi ainda hj. para tentar um mecânico aqui!

Nos "veremos" em breve:concordo:
Fernanda

alvaro.jrc
26/07/2009, 21:41
Esse sintoma de cortar enquanto está rodando é típico do sensor de rotação.

Aí vc para um pouco o jipe, logo depois ele volta o normal correto???

Ainda não ví 1 Jimny que não precisou trocar o sensor de rotação.

Fernanda BSB
29/07/2009, 01:10
Boa noite pessoal!

Hj. acertamos na mosca...passamos o scan na hora que rolou o problema e achamos o sensor de rotação em pane!
Pois é o Jimny tem este "ponto cego" - Sabe Álvaro li um bocado de coisas e vi que vc. tem razão...parece não ter um que escape. A Fabi me contou que teve que trocar nos dois Jimnys dela...

Em BSB não tem e p importar leva de 30/40 dias. Na suzucar tá os R$412,00.

Tô batalhando na alternativa 4x4 (não tem no site), mas ligarei amanhã para sampa. Recebi uma dica da Sanauto de Fortaleza e vou atrás.
Se alguém tiver mais dica de preços melhores, por favor avisem.

Só para corrigir o que comentei antes que tinham me dito: O lance da GM (como peça de adaptação) é falso - hj. fui atrás com o mecânico e não dá.

Valeu! Aos poucos vou aprendendo :concordo:

Fernanda BSB
29/07/2009, 10:24
Apesar do preço alto não tinha na suzucar e nem na alternativa 4x4! :???:
Lá na sanauto em Fortaleza o mail voltou!!

Por enquanto - segui a dica do Maurício e escrevi p carrera - estou no aguardo da resposta deles.
Tô na estaca zero!!!:roll:

Qualquer sugestão diferente é bem vinda!!!!

Maurício Fernandes
31/07/2009, 13:10
fernanda, o pessoal da carrera não respondeu ainda?

ricardo sabóia
31/07/2009, 14:02
Fernanda tente a ALL CAR aqui em Fortaleza,85-3272-4617.

Abs,Ricardo.

leodinossauro
31/07/2009, 14:30
Paguei R$320,00 na Carrera em 2007.

A troca é simples. Paguei 20 conto pro mecânico e foi 10 minutos de serviço: Folgue a correia do alternador, chegue ele para o lado, desplugue o sensor, bote o novo, plugue, ajuste novamente o alternador e sua correia.

Fernanda BSB
01/08/2009, 20:36
Oi,

Tudo está bem, QUANDO ACABA BEM!!
Valeu pessoal - tenho meu Jimny de volta!! Hj. já andamos um pouco mais e tá perfeito (tá bem na foto :-D)!

Bom. Mas vamos ao que interessa:
Consegui o sensor de rotação com o Sena da Carrera R$360,00 + R$28,00 (R$388,00). O serviço deles foi perfeito atendimento e agilidade da entrega (direto na Oficina). Tdo. muito rápido e o moço que já vinha trabalhando no carro deu conta do recado.

De tdo. modo me disseram que o Makoto - indicado pela Fabi - é o cara aqui em BSB para os nossos 4x4! Meu mecânico já o conhecia do Guará e trocaram algumas idéias durante o processo.

Tenho certeza que sem vcs. teria sido mais difcil!!! Muito obrigada e bom findi prá todos.

Abs.
Fernanda :concordo:

cj_oliver
19/01/2012, 07:17
Pessoal comprei um jimny 2001 na concessionária Netsui joinvile e estou com o seguinte problema.
Ao passar sobre buracos, e desnveis na pista mesmo em baixa velocidade o carro apaga totalmente, por um instante, as lizes do painel desligam os ponteiros caem e o motor apaga pois da um tranco qdo volta, isso por menos de um segundo.
Outro problema é a oscilação exagerada do volante entre 60 e 70 km/h, sera que um ajuste resolve ou preciso de uma nova caixa de direção ?
Agradeço a ajuda de vocês que devem entender muito mais do carro que eu.

Matheus Couto
27/09/2012, 12:41
Pessoal comprei um jimny 2001 na concessionária Netsui joinvile e estou com o seguinte problema.
Ao passar sobre buracos, e desnveis na pista mesmo em baixa velocidade o carro apaga totalmente, por um instante, as lizes do painel desligam os ponteiros caem e o motor apaga pois da um tranco qdo volta, isso por menos de um segundo.
Outro problema é a oscilação exagerada do volante entre 60 e 70 km/h, sera que um ajuste resolve ou preciso de uma nova caixa de direção ?
Agradeço a ajuda de vocês que devem entender muito mais do carro que eu.

Olá amigo ...

Como já mencionado acima, o seu problema parece ser elétrico, algum cabo solto (mal contato) que com o solavanco acaba cortando a corrente ... Quanto a vibração na direção, tenho um samurai que apresentava o mesmo problema e mesmo trocando algumas buchas a vibração continuava. Não era problema de balanceamento ... o mecânico então verificou que existe uma regulagem no munhão, depois de ajustado a vibração acabou. Comprei um Jimny e estou pra desmontar o eixo dianteiro e fazer a mesma coisa.