PDA

Ver Versão Completa : Regulagem da L200



malcher
07/12/2004, 15:21
Instalei um manômetro de pressão do turbo em minha L200 (marca até 2 kg), a pressão da turbina fica em 0,6 kgf/m cúbico. Instalei também um booster elétrico (Tipo o Botão HPE) para alterar a pressão da turbina de dentro da cabine, regulando a valvula de pressão do booster, deixei a turbina com 1 kgf/m cúbico porém o manômetro marca até 0,8 e o carro faz um ruído como se estivesse escapando ar em algum lugar, e manômetro cai para 0,6, e o ponteiro fica doido alternando entre 0,8 e 0,6, não passando nunca de 0,8? Alguém sabe explicar o que seria? existe uma limitação para a pressão da turbina além da vávula Waste Gate? Como regulo a pressão da turbina sem o Booster? Como regulo a bomba injetora para uma maior vazão de combustível para poder ter um melhor aproveitamento do booster?

PY5KJ
07/05/2005, 19:10
ola mauro
vc ainda está ativo nestas questões?

Walter L. L. Casitta
07/05/2005, 22:00
Mauro,
Parece que você tem um vazamento em algum lugar. O buster não poderia estar montado invertido? Se é que isso é possível...

malcher
08/05/2005, 14:28
O booster está montado corretamente, só se estiver vazando em alguma das mangueiras ou atraçadeiras, vou dar uma verificada. Se der eu envio umas fotos e esquema de instalção.

PY5KJ
08/05/2005, 20:56
ola pessoal
tenho uma galloper com o motor 4d56 o mesmo da l200. Regulei a válvula para mais pressão. Outro dia deixei totalmente fechado e a pressão chegou até 1,2 kg/cm2. Na verdade, começou um efeito cascata estouro nas mangueiras. Eu mesmo intercolei e o radiador ainda é pequeno, o que causa um estrangulamento na vasão e consequentemente uma pressão maior na saida do turbo. Irei instalar daqui uns dias um turbo da s10 e um radiador maior neste motor. Ao colega que está com vasamento na saída do turbo, veja as conexões, que fatalmente poderá ser.
um abraço a todos
marco

Rodrigo Luvison
08/05/2005, 21:09
Olá pessoal

Lembrando que nesses mangotes dos tubos de pressão o correto é utilizar as abraçadeiras do tipo tucho da suprens (www.suprens.com.br).
Devido a alta pressão, as abraçadeiras comuns podem deixar vazar pressão.

Abraços

PY5KJ
09/05/2005, 16:33
prezado mauro
acabei de descobrir o que é este barulho. Na minha galloper eu dei um pouco mais de pressão e hj ainda mais e foi qdo começou o barulho. Realmente é pressão escapando, só que numa válvula de segurança junto ao coletor de admissão. Ela está posicionada na parte superior do coletor, junto ao cilindro n4. Sua aplicação é justamente como segurança, pois a pressão neste circuito está alta demais e ela atua para evitar danos maiores. Vou futuramente retirar para ver no que dá, lógico q não abuisar de 1kg/cm2 na saida.
um abraço a todos da lista
marco

v6911097
10/05/2005, 16:49
Salve Galera;
Eu possuo uma L200 HPE 2003. A pressão normal do turbo segundo o manual HPE que veio com o carro e de 0.8 bar e com o power ligado e de 1 a 1.1 bar. Quando instalei o manômetro (cronomac) na minha o ponteiro ficava doido. O que acontecia e que o turbo gera pressão em pulsações e o manômetro refletia as pulsações dessa forma os seja o ponteiro ficava doido. A solução que achei foi introduzir um pedaço de um parafuso de rosca fina dentro do tubo de borracha antes da entrada do manômetro para atenuar as pulsações do turbo isto soluciono em grande parte a doideira do ponteiro, ainda hoje sob pressão máxima do turbo o ponteiro fica um pouco doido mas acho que um manômetro de melhor qualidade eliminaria a doideira.
A válvula de alivio da qual o colega esta falando deve ter algum tipo de regulagem de outra forma como você explica que na minha L200 com 1 bar de pressão não acontece a mesma coisa.
E bom lembrar que no caso de aumentar a pressão do turbo também se deveria aumentar o debito da bomba para manter a mistura de diesel e ar em um nível ótimo.

Saludos
José Manuel
L200 HPE "Burrita"

JairoM
11/05/2005, 13:11
Amigos,

Alguem tem alguma dica (nome/telefone/endereço) de um mecânico CONFIAVEL e de preço justo aqui na cidade do Rio de Janeiro ?

Tenho uma L-200 gls ano 2000, e estou sem nenhum apoio mecanico.... E isso é igual a estepe. Experimente sair sem ele pra ver como pneu fura... :)

[ ]s e obrigado.

malcher
16/05/2005, 15:11
prezado mauro
acabei de descobrir o que é este barulho. Na minha galloper eu dei um pouco mais de pressão e hj ainda mais e foi qdo começou o barulho. Realmente é pressão escapando, só que numa válvula de segurança junto ao coletor de admissão. Ela está posicionada na parte superior do coletor, junto ao cilindro n4. Sua aplicação é justamente como segurança, pois a pressão neste circuito está alta demais e ela atua para evitar danos maiores. Vou futuramente retirar para ver no que dá, lógico q não abuisar de 1kg/cm2 na saida.
um abraço a todos da lista
marco

Beleza, vou dar uma checada pra ver, valeu!
Ah, outra coisa, e se alguém estiver interessado em adquirir um booster elétrico, igual ao que instalei em minha L200 segue o endereço da loja online.
http://www.mercadobr.com.br/loja.php?loja=46416897000130&produto=0001640&vid=6949317
Ta mais caro agora, na época que comprei, paguei 85.

Rodrigo Luvison
16/05/2005, 18:26
Olá Mauro

Vc poderia explicar como é o funcionamento desse booster elétrico, pois no site não tem nenhuma descrição detalhada.
Já vi um sistema de booster que era como se fosse uma solenóide que atuava na bomba injeora (aumentava o débito qdo acionada).

Fico no aguardo, pois até fiquei interessado nesse sistema.

Abraço!

malcher
16/05/2005, 18:54
Neste caso também é um solenoise, na minha L200 ele fica instalado entre a turbina e a valvula wastegate, criando um desvio, quando o solenoide esta fechado, a pressao fica normal, quando aberto ele cria um desvio do ar no sistema, fazendo a turbina precisar de uma maior pressao para poder abrir a wastegate. Exemplo: Imagine voce tentando encher um balao, voce precisa fazer uma determinada força para enche-lo, agora, faça um pequeno furo no balao, sera preciso uma maior força e quantidade de ar para encher o mesmo balao, so que com o furo o balao pode estourar. Entao com o booster tem o mesmo problema, ele vem com uma pequena valvula para voce regular a abertura desse desvio, cuidado, se a abertura for grande, a pressao aumenta e o motor estoura. Como vimos neste topico os motores da L200 (4D56) tem uma segunda valvula de segurança limitando a pressao. Agora, outros motores, tenhamos cuidado ao usar o booster. Mais uma coisa, o carro fica muito legal com o bosster, to lah com a pressao normal, da uma pisada, estica a bicha, quando tiver lah com a pressao maxima, liga o booster, ai . . . tu ve o ponteiro do manometro do turbo subir mais um pouco, emoção total ver a rotacao subir mais rapido que o normal. hehehehehehe.

Abraços.

munizeduardo
07/10/2005, 15:51
essa valvula que o amigo falou por onde escapa a pressao produz um barulho semelhante ao de uma panela de pressao ... a minha tava com isso era a turbina com pressao demais.. nao lembro o quanto.. mas ja esta regulada!! abraços!

Pequeno jr
08/10/2005, 22:24
malcher qual o ano/modelo da sua L-200 ?

malcher
12/10/2005, 23:51
malcher qual o ano/modelo da sua L-200 ?

L200 GLS 02/02

Weissfhuder
12/12/2005, 02:23
A bomba injetora das HPE's tem uma correção a vácuo para alimentar mais o motor quando exigido com o HPE ativo!
repare na mangueira na cabeça da bomba que vai ate a turbina e o HPE!
Abraço!

wdoc
14/07/2006, 00:23
Ola Weiss

Acabei de comprar uma HPE 03/04 e fiquei em duvida quando vc diz do HPE ativo. Nao vi no manual como ligar? Devo estar perguntando algo idiota, mas marinheiro de primeira viagem é assim mesmo....

accout
05/08/2006, 14:11
Na minha L200 98 coloque varias arruelas para subir a altura da haste da valvula waste gate. E pressão subiu de 0,6 para 0,8. Coloque mais aruela e começou os espirros, pressão saindo pela outra valvula pequena.

Estou com a L200 na oficina e pedi para alterar a mola dessa valvula pequena para que so libere a pressao com 1 kgf/cm2.

Jairo quanto a um mecanico para L200, ético, correto e justo. Parece que não existe. Se alguem souber de algum tambem estou precisando!!!!!

No meu carro já apareceu várias peças trocadas, tiraram a original e meteram peça velha e não original, infelizmente não há esclupulos... Salve-se quem puder!
Antonio
Niteroi
L200

dalmolin
05/08/2006, 15:59
Não tem nada a ve co topico, soh quero uma informção, em algum lugar do forum tem uma 250 americana fazendo borrachão com v8 a diesel e eu não encontrei. agradeço se alguem me indicar

JairoM
07/08/2006, 21:37
Eu soube pela revista 4x4 e Cia de uma mecaniva em Vila Isabel, chamada MGL4x4 que fica na Teodoro da Silva 725 (tel 21 3879-2524 e 3879-0717).

Falei com eles por telefone, e me deram um orçamento de 120 reais de mao de obra para trocar as correias. (as 5).

Alguem conhece a oficina ?

[ ]s

JairoM
10/10/2006, 14:28
Corrigindo a informação que postei acima:

O mecanico de Vila Isabel FECHOU. Mudaram-se para Santa Catarina, segundo um vizinho que ainda esta por lá.

edubelem
10/10/2006, 16:40
Instalei um manômetro de pressão do turbo em minha L200 (marca até 2 kg), a pressão da turbina fica em 0,6 kgf/m cúbico. Instalei também um booster elétrico (Tipo o Botão HPE) para alterar a pressão da turbina de dentro da cabine, regulando a valvula de pressão do booster, deixei a turbina com 1 kgf/m cúbico porém o manômetro marca até 0,8 e o carro faz um ruído como se estivesse escapando ar em algum lugar, e manômetro cai para 0,6, e o ponteiro fica doido alternando entre 0,8 e 0,6, não passando nunca de 0,8? Alguém sabe explicar o que seria? existe uma limitação para a pressão da turbina além da vávula Waste Gate? Como regulo a pressão da turbina sem o Booster? Como regulo a bomba injetora para uma maior vazão de combustível para poder ter um melhor aproveitamento do booster?

Malcher , tem um cara aqui que parece ser bem honesto, fica em marituba em baicho da passarela, o mecânico dele veio agora de SP e trabalhou muito tempo na Garrett.

O mecânico me aconcelhou inclusive a colocar a TGV GT18, pois é a turbina ultilizada pela international no motor 3.0, pois ele participou do progeto.

lucaluas
01/03/2011, 20:24
Caros colegas
Tenho uma l200 98 quadrada que esta com defeito exatamente nesta valvula de pressão que se encontra na parte superior do coletor de admissão. Devido a idade ela esta escapando pressão sempre que se exije mais do motor como simples subidas no asfalto...a mola perdeu a pressão e se agrava com o motor quente. O defeito é exatamente como o que descreveu quando tenta operar o turbo na pressão maxima. Estou pensando em colocar um simples tampão no lugar da valvula (custa R$750,00 na concessionária e não encontro usado nem paralelo) conheço gente que fez e não deu problema com a configuração original do carro (não sei se com alterações no turbo ou instalação do intercooler possa ocasionar lesões em mangueiras ou outras peças). Aceito criticas e sugestões.

lucaluas
01/03/2011, 20:31
A bomba injetora das HPE's tem uma correção a vácuo para alimentar mais o motor quando exigido com o HPE ativo!
repare na mangueira na cabeça da bomba que vai ate a turbina e o HPE!
Abraço!
engraçado, minha l200 98 tem esta tal correção a vácuo que sai da bomba para a turbina, mas não entendi o que quer dizer com esta hpe, o que seria isto?

Carlos A. C. Azevedo
01/03/2011, 20:41
engraçado, minha l200 98 tem esta tal correção a vácuo que sai da bomba para a turbina, mas não entendi o que quer dizer com esta hpe, o que seria isto?

Rapaiz, HPE, seria nas L200 antigas, talvez o botão que acionava totalmente o turbo, nas sport/outdoor HPE, é o modulo que a souzaramos:parede::parede::parede: arrumou pra tirar potencia deste motor e acabar de lascar mais ainda ele.
Bem dependendo do uso do carro, se voce apenas tampar, irá perder rendimento e poderá ter um aumento no consumo, pois o que ela fazia antes, vai fazer mais esforço do que fazia...

:concordo:

Junior-L200Power
01/03/2011, 22:47
engraçado, minha l200 98 tem esta tal correção a vácuo que sai da bomba para a turbina, mas não entendi o que quer dizer com esta hpe, o que seria isto?
Como sua L200 não é HPE ela não tem esse sitema que o amigo falou anteriormente!!
As L200 HPE de 2001/2 até 2003 tem um botão, que fica ao lado do botão alerta de emergencia, escrito POWER nesse botão!! Ao acioná-lo ativa esse sistema de sobre alimentação da bomba injetora e sobe tbm a pressão do turbo!!
olha ai a foto do botão é a primeira foto:
"http://www.google.com.br/images?um=1&hl=pt-br&biw=1024&bih=581&tbs=isch%3A1&sa=1&q=bot%C3%A3o+Power+L200&aq=f&aqi=&aql=&oq="

Marcelo Pantaneiro
02/03/2011, 03:14
Eu estou com o seguinte problema...

A minha L200 principalmente quando está em subidas, da uma oscilada na aceleração, entre 2 e 3 mil RPM... Após 2000 RPM ela ganha potência e aparentemente a turbina enche, e logo após perde potência/torque e parece que a turbina esvazia, e começar a variar um pouco a aceleração (indo e voltando a potência) até chegar nos 3000 RPM que é quando ela ganha potência novamente e mantém a aceleração normal.
Em subidas o problema se agrava um pouco, o ponteiro do RPM não oscila, mas é perceptível quando ela perde potência, e da para sentir a variação no giro, além do barulho no escape indo e voltando. No começo achei que era alguma coisa na turbina ou bomba injetora, então levei na ccs e analisaram os dois itens e entre outras coisas, e não detectaram nenhum problema, e ainda me falaram que está normal.
Outro mecânico que mexe com L200 me disse que isso é normal por causa da turbina variável. O detalhe é que ela só apresenta essa variação e queda de torque e potência quando está em giro baixo, entre 2.000 e 3.000 RPM mais o menos, portanto em viagens com o motor em giro alto isso não acontece. E para fazer ultrapassagens sem deixar que caia a potência, tem que esticar bem as marchas e não deixar que o giro fique muito abaixo dos 3.000 RPM após as trocas de marchas.

Não sei se consegui explicar direito

O que vocês acham que pode ser?

Desde já agradeço a todos.

Obs. É uma L200 Outdoor HPE MT com escape direto e está na garantia.

Junior-L200Power
02/03/2011, 11:14
Eu estou com o seguinte problema...

A minha L200 principalmente quando está em subidas, da uma oscilada na aceleração, entre 2 e 3 mil RPM... Após 2000 RPM ela ganha potência e aparentemente a turbina enche, e logo após perde potência/torque e parece que a turbina esvazia, e começar a variar um pouco a aceleração (indo e voltando a potência) até chegar nos 3000 RPM que é quando ela ganha potência novamente e mantém a aceleração normal.
Em subidas o problema se agrava um pouco, o ponteiro do RPM não oscila, mas é perceptível quando ela perde potência, e da para sentir a variação no giro, além do barulho no escape indo e voltando. No começo achei que era alguma coisa na turbina ou bomba injetora, então levei na ccs e analisaram os dois itens e entre outras coisas, e não detectaram nenhum problema, e ainda me falaram que está normal.
Outro mecânico que mexe com L200 me disse que isso é normal por causa da turbina variável. O detalhe é que ela só apresenta essa variação e queda de torque e potência quando está em giro baixo, entre 2.000 e 3.000 RPM mais o menos, portanto em viagens com o motor em giro alto isso não acontece. E para fazer ultrapassagens sem deixar que caia a potência, tem que esticar bem as marchas e não deixar que o giro fique muito abaixo dos 3.000 RPM após as trocas de marchas.

Não sei se consegui explicar direito

O que vocês acham que pode ser?

Desde já agradeço a todos.

Obs. É uma L200 Outdoor HPE MT com escape direto e está na garantia.
Amigo, pelo pouco que eu entendo isso que a ccs te falou é conversa pra boi dormir!! Não tem nada a ver com a Tubina ser variável...ainda mais isso acontecer no regime onde ela começa a atuar que é em 2000rpm!! A turbina já é variável justamente pra corrigir isso de perder potencia e não cair o giro, ela se ajusta conforme necessidade!! Agora em relação a seu problema não faço a mínima idéia doq possa ser!! Algum problema tem que ter, pois isso não é normal!! Ela pode até vir perdendo potencia e caindo giro, mais cair gradualmente como qlquer carro...e não ficar oscilando!! Logo deve aparecer alguem que ja teve ou conhece esse problema e te da uma ajuda aqui!!

Abraço e boa sorte ae amigo!! :concordo:

Marcelo Pantaneiro
02/03/2011, 12:31
Amigo, pelo pouco que eu entendo isso que a ccs te falou é conversa pra boi dormir!! Não tem nada a ver com a Tubina ser variável...ainda mais isso acontecer no regime onde ela começa a atuar que é em 2000rpm!! A turbina já é variável justamente pra corrigir isso de perder potencia e não cair o giro, ela se ajusta conforme necessidade!! Agora em relação a seu problema não faço a mínima idéia doq possa ser!! Algum problema tem que ter, pois isso não é normal!! Ela pode até vir perdendo potencia e caindo giro, mais cair gradualmente como qlquer carro...e não ficar oscilando!! Logo deve aparecer alguem que ja teve ou conhece esse problema e te da uma ajuda aqui!!

Abraço e boa sorte ae amigo!! :concordo:

pois é, eu concordo com o que você falou... é estranho

valeu abraço

Carlos A. C. Azevedo
02/03/2011, 20:58
Eu estou com o seguinte problema...

A minha L200 principalmente quando está em subidas, da uma oscilada na aceleração, entre 2 e 3 mil RPM... Após 2000 RPM ela ganha potência e aparentemente a turbina enche, e logo após perde potência/torque e parece que a turbina esvazia, e começar a variar um pouco a aceleração (indo e voltando a potência) até chegar nos 3000 RPM que é quando ela ganha potência novamente e mantém a aceleração normal.
Em subidas o problema se agrava um pouco, o ponteiro do RPM não oscila, mas é perceptível quando ela perde potência, e da para sentir a variação no giro, além do barulho no escape indo e voltando. No começo achei que era alguma coisa na turbina ou bomba injetora, então levei na ccs e analisaram os dois itens e entre outras coisas, e não detectaram nenhum problema, e ainda me falaram que está normal.
Outro mecânico que mexe com L200 me disse que isso é normal por causa da turbina variável. O detalhe é que ela só apresenta essa variação e queda de torque e potência quando está em giro baixo, entre 2.000 e 3.000 RPM mais o menos, portanto em viagens com o motor em giro alto isso não acontece. E para fazer ultrapassagens sem deixar que caia a potência, tem que esticar bem as marchas e não deixar que o giro fique muito abaixo dos 3.000 RPM após as trocas de marchas.

Não sei se consegui explicar direito

O que vocês acham que pode ser?

Desde já agradeço a todos.

Obs. É uma L200 Outdoor HPE MT com escape direto e está na garantia.

Rapaiz, tu já observou como esta a haste que regula a abertura das palhetas da turbina? ela pode ter soltado..:concordo:

Marcelo Pantaneiro
02/03/2011, 22:54
Rapaiz, tu já observou como esta a haste que regula a abertura das palhetas da turbina? ela pode ter soltado..:concordo:

ainda nao observei isso, onde fica exatamente? é o avanço, onde abre e fecha a turbina?

Marcelo-HPE
02/03/2011, 23:10
Vai na Mit . e pede para checar a regulagem da turbina . a mesma tem que dar 180kpa a 5000 rpm. se estiver abaixo disso , está desregulada .
abs

Walter L. L. Casitta
03/03/2011, 07:09
Vai na Mit . e pede para checar a regulagem da turbina . a mesma tem que dar 180kpa a 5000 rpm. se estiver abaixo disso , está desregulada .
abs

5000RPM? Não seria 2000RPM?

Junior-L200Power
03/03/2011, 10:31
Nada a ver com o assunto..mas gostaria de saber o seguinte:

Tem como colocar essa TGV das Sport/Outdoor na L200 quadrada?!
Seria só tirar uma e colocar a outra ou precisa de algum gerenciamento eletronico nela?! :pensativo:

Walter L. L. Casitta
03/03/2011, 11:08
Nada a ver com o assunto..mas gostaria de saber o seguinte:

Tem como colocar essa TGV das Sport/Outdoor na L200 quadrada?!
Seria só tirar uma e colocar a outra ou precisa de algum gerenciamento eletronico nela?! :pensativo:

Só tirar uma e colocar a outra...

Marcelo Pantaneiro
03/03/2011, 12:28
Vai na Mit . e pede para checar a regulagem da turbina . a mesma tem que dar 180kpa a 5000 rpm. se estiver abaixo disso , está desregulada .
abs

:concordo: vou checar isso

Junior-L200Power
03/03/2011, 12:42
Só tirar uma e colocar a outra...
Brigadão ae parceiro...:concordo:
Mas dae no caso vai ter que trocar o coletor né? :pensativo:

Marcelo-HPE
03/03/2011, 18:48
5000RPM? Não seria 2000RPM?
È 5000 rpm mesmo Walter, já ví o meca da mit fazendo o teste . ele pluga o scanner e dá uma pisada rápida até 5000rpm ( tipo kick down ) no acelerador para TGV alcançar a pressão máxima , mas é um pisada rápida, e não tipo manter a 5000 rpm .

Walter L. L. Casitta
03/03/2011, 21:19
Brigadão ae parceiro...:concordo:
Mas dae no caso vai ter que trocar o coletor né? :pensativo:

E talvez até o cano de descarga...

PauloLimited
03/03/2011, 22:51
Marcelo Bovi

Hj arumei minha turbina, ela estava com a haste travada.
Talvez a sua tb esteja assim.

Fica esperto pra uma coisa, Mit como sempre é uma bosta mesmo, se eles tirarem a parte de tras da sua turbina sem tirar ela inteira do motor não deixa eles montarem ela de novo. Essa turbina tem q ser montada direito, ela tem umas peças dentro como rotor e etc q tem q ser montado direito e nem o Magaiver da conta de motar certinho sem tirar ela fora pra poder os encaixes direito.

Sua turbina esta com alguma coisa q num esta deixando a haste atuar direito. Quando a L200 fica fraca é pq a haste trava, da uma olhada q poder ser algum sensor ou regulagem msm, a turbina pode esta carbonizada por dentro fazendo com q a haste trave tb.

Fica esperto com FDP da Mit, eles regularam minha turbina em Dezembro com uma regulagem errada, montaram a turbina errado, ai levei a L200 la denovo, eles diagnosticaram q minha turbina estava presisando de embuxamento e trocar o sensor.

Descobri um cara aki em Uberaba q mexe com Mit desde 1990, ele regulo minha turbina certim agora. Ta um foguete a L200. A Mit daq envento 1000 problemas na hr de da garantia no serviço, invento problema na minha turbina, me deram um laudo e tudo mais.

Fica esperto com meca de consesionaria q num sabe de nada, faz curso no sesi e enfia esses esses aparelhos q diagnosticam o carro no cú e saem dando palpite e montando as coisas erradas.

Marcelo Pantaneiro
03/03/2011, 23:09
Marcelo Bovi

Hj arumei minha turbina, ela estava com a haste travada.
Talvez a sua tb esteja assim.

Fica esperto pra uma coisa, Mit como sempre é uma bosta mesmo, se eles tirarem a parte de tras da sua turbina sem tirar ela inteira do motor não deixa eles montarem ela de novo. Essa turbina tem q ser montada direito, ela tem umas peças dentro como rotor e etc q tem q ser montado direito e nem o Magaiver da conta de motar certinho sem tirar ela fora pra poder os encaixes direito.

Sua turbina esta com alguma coisa q num esta deixando a haste atuar direito. Quando a L200 fica fraca é pq a haste trava, da uma olhada q poder ser algum sensor ou regulagem msm, a turbina pode esta carbonizada por dentro fazendo com q a haste trave tb.

Fica esperto com FDP da Mit, eles regularam minha turbina em Dezembro com uma regulagem errada, montaram a turbina errado, ai levei a L200 la denovo, eles diagnosticaram q minha turbina estava presisando de embuxamento e trocar o sensor.

Descobri um cara aki em Uberaba q mexe com Mit desde 1990, ele regulo minha turbina certim agora. Ta um foguete a L200. A Mit daq envento 1000 problemas na hr de da garantia no serviço, invento problema na minha turbina, me deram um laudo e tudo mais.

Fica esperto com meca de consesionaria q num sabe de nada, faz curso no sesi e enfia esses esses aparelhos q diagnosticam o carro no cú e saem dando palpite e montando as coisas erradas.

É bem por ai mesmo... esses tipo de problema na Mit é comum, por isso eu sempre acompanho o serviço de perto. Esses mecânico do sesi é f... além dos cara não saberem nada, adoram enfiar aqueles aparelho no cú, vo te conta hein... hehhe

hoje eu fiquei numa correria danada, não deu tempo de ir na Mit, acho que amanhã vai dar tempo ai vou verificar essas coisas todas, vou conferir a pressão da turbina que o Marcelo-HPE falou e vou verificar o sensor da turbina também, além de mandar fazer uma limpeza e descarbonização. Espero que resolva. Não preciso nem falar que vou ficar em cima só fiscalizando!! :twisted:

Abç

Marcelo Pantaneiro
03/03/2011, 23:15
Essa turbina tem q ser montada direito, ela tem umas peças dentro como rotor e etc q tem q ser montado direito e nem o Magaiver da conta de motar certinho sem tirar ela fora pra poder os encaixes direito.

nem o magaiver foi boa... kkk

Abç

Marcelo Pantaneiro
04/03/2011, 02:36
Na minha l200 sport eu tive esse mesmo problema da carbonização, que acabou travando a haste da turbina. Depois de varias tentativas de arrumar na MIT e eles falando que não tinha concerto, que só uma nova, então eu pulei fora, e fui para outra oficina, e la os cara eram pior que da MIT... Bom, no final das contas acabei comprando uma turbina de uma l200 outdoor 2008 no ferro velho e coloquei na minha L200 Sport, ficou uma maravilha mas me custou 2.500,00 conto, se eu pudesse voltar atrás nunca que eu tinha feito isso, mas como na época eu estava fazendo umas correrias que não podia parar, acabei não tendo muito tempo pra pensar (aprendi que as coisas tem q ser feitas com calma) resultado que a l200 sport ta pra vender agora, e com a turbina nova, além do motor retificado, entre outras coisas.
Mas apesar de ter comprado uma turbina nova, pelo menos eu não entreguei a minha em troca, já com a idéia de arrumá-la mas pra frente, para poder vendê-la e reembolsar o dinheiro investido na turbina nova. Portanto encontrei um cara que manja muito de turbos, que foi quem arrumou a minha turbina que estava apenas carbonizada, mas aproveitou e fez o resto que precisava, e agora ela ficou filé, e estou vendendo por 2.000,00


e eu esqueci de falar, agora eu tenho que trocar o sensor da turbina dessa L200 sport... onde isso vai parar


Obs. Rapaez, nessa minha l200 sport o que eu mexi nela de mecânica eu acho que não ta escrito, ta loco, e sem falar o tanto de raiva que já passei, vcs sabem como é... Mas isso é bom, é sempre aprendizado!!

ai vai uma foto da turbina que estou vendendo... e valeu pelas dicas Paulo

Abraço

Carlos A. C. Azevedo
04/03/2011, 08:05
Fica esperto com FDP da Mit, eles regularam minha turbina em Dezembro com uma regulagem errada, montaram a turbina errado, ai levei a L200 la denovo, eles diagnosticaram q minha turbina estava presisando de embuxamento e trocar o sensor.

Rapaiz, este sensor é o atuador da haste? ou é eletronico? se for eletronico esse caras da concessionaria deveriam ser presos, e embuxamento??

Marcelo Bovi, este sensor é o atuador da haste??

Junior-L200Power
04/03/2011, 12:19
Marcelo Bovi

Hj arumei minha turbina, ela estava com a haste travada.
Talvez a sua tb esteja assim.

Fica esperto pra uma coisa, Mit como sempre é uma bosta mesmo, se eles tirarem a parte de tras da sua turbina sem tirar ela inteira do motor não deixa eles montarem ela de novo. Essa turbina tem q ser montada direito, ela tem umas peças dentro como rotor e etc q tem q ser montado direito e nem o Magaiver da conta de motar certinho sem tirar ela fora pra poder os encaixes direito.

Sua turbina esta com alguma coisa q num esta deixando a haste atuar direito. Quando a L200 fica fraca é pq a haste trava, da uma olhada q poder ser algum sensor ou regulagem msm, a turbina pode esta carbonizada por dentro fazendo com q a haste trave tb.

Fica esperto com FDP da Mit, eles regularam minha turbina em Dezembro com uma regulagem errada, montaram a turbina errado, ai levei a L200 la denovo, eles diagnosticaram q minha turbina estava presisando de embuxamento e trocar o sensor.

Descobri um cara aki em Uberaba q mexe com Mit desde 1990, ele regulo minha turbina certim agora. Ta um foguete a L200. A Mit daq envento 1000 problemas na hr de da garantia no serviço, invento problema na minha turbina, me deram um laudo e tudo mais.

Fica esperto com meca de consesionaria q num sabe de nada, faz curso no sesi e enfia esses esses aparelhos q diagnosticam o carro no cú e saem dando palpite e montando as coisas erradas.
Cara, eu fico indignado com essa falta de preparo dos mecânicos de muitas concessionárias do Brasil afora...!!
PQP, se eles são uma loja com serviço "autorizado e especializado" da Mit, deveriam investir pesado na instrução e preparação desses mecanicos que vão mexer em nossos carros...!! E já que cobram um valor astronômico nos serviços e peças, grana é oq não falta para investir nisso...
Totalmente indignado viu...:mad:
Um mexanico Mit não saber regular uma bomba,uma turbina dum carro que mexe todo santo dia...pra caí o C# da bunda mesmo viu...!!:sad:

Marcelo Pantaneiro
04/03/2011, 14:42
Rapaiz, este sensor é o atuador da haste? ou é eletronico? se for eletronico esse caras da concessionaria deveriam ser presos, e embuxamento??

Marcelo Bovi, este sensor é o atuador da haste??

Vou tirar foto deste sensor e posto mais tarde pra você ver

Marcelo Pantaneiro
06/03/2011, 17:34
Rapaiz, este sensor é o atuador da haste? ou é eletronico? se for eletronico esse caras da concessionaria deveriam ser presos, e embuxamento??

Marcelo Bovi, este sensor é o atuador da haste??

ai vai algumas fotos, são na verdade 2 sensores, e não sei exatamente pra que servem

PauloLimited
09/03/2011, 20:16
Cara eu tb sempre acompanhei o serviço. Mas quando agente num sabe oq se ta fazendo num pode fazer muita coisa, mas é bom acompanhar pra da uma presão a mais.

edusao
08/05/2011, 22:23
hoje eu fiquei numa correria danada, não deu tempo de ir na Mit, acho que amanhã vai dar tempo ai vou verificar essas coisas todas, vou conferir a pressão da turbina que o Marcelo-HPE falou e vou verificar o sensor da turbina também, além de mandar fazer uma limpeza e descarbonização. Espero que resolva. Não preciso nem falar que vou ficar em cima só fiscalizando!! :twisted:

Abç[/QUOTE]

DAI MARCELO, RESOLVEU? ERA A TURBINA MESMO?

PauloLimited
09/05/2011, 13:02
Pra quem q da uma forçinha a mais na L200 Sport/Outdoor vai uma dica feita na minha Sport GLS, retirar o parafuso q fica na parte de tras da BI e limpar ele e a parte onde ele fica na BI, esse parafuso possui uma porcas, deixa com quatro porcas, mas tem q ser porcas iguais, feito isso deixa a bomba com seis ou sete gruas positivos e faz uma regulagem nas válvulas. Feito isso fica muito bom o desempenho da L200, tem subidas aki em Uberaba nos viadutos q agora eu to subindo de terceira marcha com 1500 rpm e a L200 nem pede segunda, se pisar ela vai. Ta muito bom em relação ao q ela sempre foi. Outra coisa q eu estou fazendo e dirigir ela sempre deixando a câmara cheia e nunca pisando tudo de uma vez nas retomas, piso progressivo, se pisar tudo joga diesel d+ e num queima tudo deixando a pick-up pesada.

Costalonga
24/05/2011, 17:26
294168

Esses parafusos que regulam a Turbina da L200?

Paulo, se eu só colocar essas 4 porcas a mais, já sinto diferença na pressão do motor, ou o certo seria desmontar a bomba e dar esse grau?

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

AurelioSoares
14/06/2011, 20:03
Galera, eu tenho uma Outdoor 2008 GL, a minha faz 8.7Km/l eu acho muito alto já que um amigo com uma triton faz 10/11, alguem tem alguma dica para melhorar o consumo? um colega me falou para dar uma limpesa na wastGate, como de costume resolvi dar uma geral nessa parte de consumo/potencia.
É que como todo mundo que comprou uma GL sabe que são guerreiras aposentadas precocemente dado ao uso bruto, a minha tive que trocar muita coisa para ficar boa, e ainda estou trocando rsrsrs.
Agora não tenho muito problema com mecânico, pois sei que a maioria é neandertal e acha que tudo se resolve na pancada, os bons se esconderam sei lá a onde, assim resolvi o problema da seguinte forma, eu contrato os braços mas eu é que concerto as coisas e quando preciso fico do lado olhando.
Para isso conto com os fóruns, brasileiros, americanos e todo manual original de manutenção da L200.

PauloLimited
15/06/2011, 15:35
Galera, eu tenho uma Outdoor 2008 GL, a minha faz 8.7Km/l eu acho muito alto já que um amigo com uma triton faz 10/11, alguem tem alguma dica para melhorar o consumo? um colega me falou para dar uma limpesa na wastGate, como de costume resolvi dar uma geral nessa parte de consumo/potencia.
É que como todo mundo que comprou uma GL sabe que são guerreiras aposentadas precocemente dado ao uso bruto, a minha tive que trocar muita coisa para ficar boa, e ainda estou trocando rsrsrs.
Agora não tenho muito problema com mecânico, pois sei que a maioria é neandertal e acha que tudo se resolve na pancada, os bons se esconderam sei lá a onde, assim resolvi o problema da seguinte forma, eu contrato os braços mas eu é que concerto as coisas e quando preciso fico do lado olhando.
Para isso conto com os fóruns, brasileiros, americanos e todo manual original de manutenção da L200.

Se a turbina estiver reguladinha, num mexe não, o seu consumo da na média e a Triton é mais economica q a L200 GL, as L200 GL constumam vim com o diferencial mais reduzido, da uma olhada nisso, pq pode está ai a culpa do consumo alto.

AurelioSoares
24/06/2011, 00:22
Na minha L200 98 coloque varias arruelas para subir a altura da haste da valvula waste gate. E pressão subiu de 0,6 para 0,8. Coloque mais aruela e começou os espirros, pressão saindo pela outra valvula pequena.

Estou com a L200 na oficina e pedi para alterar a mola dessa valvula pequena para que so libere a pressao com 1 kgf/cm2.

Jairo quanto a um mecanico para L200, ético, correto e justo. Parece que não existe. Se alguem souber de algum tambem estou precisando!!!!!

No meu carro já apareceu várias peças trocadas, tiraram a original e meteram peça velha e não original, infelizmente não há esclupulos... Salve-se quem puder!
Antonio
Niteroi
L200
pode por umas fotos dessas arruelas?

Marcelo-HPE
24/06/2011, 06:52
Para vc aumentar um pouco a Potência da l200 gl/outdoor/sport- é só encurtar um pouco a haste roscada que saí da turbina e vai para o atuador do VGT.

Deh
24/06/2011, 11:40
galera vou por intercooler na minha l200 ano 2002, alguém sabe ae como aumentar a pressão da turbina para 0.9, me falaram de por umas arruela mas onde eu coloco essa arruela seria nos 2 parafusos que segura a válvula para aumentar a sua altura?

Carlos A. C. Azevedo
24/06/2011, 21:29
galera vou por intercooler na minha l200 ano 2002, alguém sabe ae como aumentar a pressão da turbina para 0.9, me falaram de por umas arruela mas onde eu coloco essa arruela seria nos 2 parafusos que segura a válvula para aumentar a sua altura?

Cara, a sua turbina tem essa regulagem na haste?? Pois se tiver é só encurtar um pouco esta haste, mas só um pouco, por que se deixar pra ela abrir toda em baixa o carro fica muito ruim pra passar de 2000 rpm.

Pequeno jr
24/06/2011, 22:36
galera vou por intercooler na minha l200 ano 2002, alguém sabe ae como aumentar a pressão da turbina para 0.9, me falaram de por umas arruela mas onde eu coloco essa arruela seria nos 2 parafusos que segura a válvula para aumentar a sua altura?

Você não tem por ai alguma oficina especializada em veículos Diesel Turbinados ????

Não é só por uma arruela a regulagem.

tem que saber qtas voltas podem ser dadas, olhar a pressão que a turbina está empurrando e por ai vai.

Se mexer sem saber, tu pode é mandar os pistons da tua viatura para o saco.


Se você entende do recado, começa instalando um manometro de pressão do turbo para começar a brincadeira.

jvc
27/06/2011, 07:32
Pessoal,

ontem, ao pegar a estrada quando dava uma esticada na casa dos 3000RPM (aprox. 120km/h), notei um barulho, parecendo líquido sendo espirrado com mta pressão (pssssssst,psssssssst) mas os sensores da vtr. não apontavam nada, óleo, temperatura, rotação e força do motor etc. td. normal. Ao chegar em casa, ví que havia sido espirrado óleo pela wastegate. Hj., ao pegar uma subida mais forte, novamente o "pssssssst pssssssssst" (e, de novo, sem afetar nada no funcionamento aparente da vtr.)...

Pergunto: isso é normal? O que pode ter acontecido: problema na válvula ou no turbo?! Troquei o óleo faz 2 semanas - é possível que tenha algo a ver (óleo demais?!) ou devo ir acompanhando até a viatura dar algum sinal de problema???

Agradeço desde já! Abraço e boa semana a todos:chorandoderir:

Imperador!
27/06/2011, 08:22
Pessoal,

ontem, ao pegar a estrada quando dava uma esticada na casa dos 3000RPM (aprox. 120km/h), notei um barulho, parecendo líquido sendo espirrado com mta pressão (pssssssst,psssssssst) mas os sensores da vtr. não apontavam nada, óleo, temperatura, rotação e força do motor etc. td. normal. Ao chegar em casa, ví que havia sido espirrado óleo pela wastegate. Hj., ao pegar uma subida mais forte, novamente o "pssssssst pssssssssst" (e, de novo, sem afetar nada no funcionamento aparente da vtr.)...

Pergunto: isso é normal? O que pode ter acontecido: problema na válvula ou no turbo?! Troquei o óleo faz 2 semanas - é possível que tenha algo a ver (óleo demais?!) ou devo ir acompanhando até a viatura dar algum sinal de problema???

Agradeço desde já! Abraço e boa semana a todos:chorandoderir:

Você colocou óleo demais?
Parece defeito na válvula mesmo? Qual a pressão da turbina? É original ainda? Está regulada?

jvc
27/06/2011, 08:33
Você colocou óleo demais?
Parece defeito na válvula mesmo? Qual a pressão da turbina? É original ainda? Está regulada?

Então: não sei se é defeito na válvula nem a pressão da turbina. A turbina e a válvula são originais (a vtr. tá com 199.199 kms rodados). Desde que a adquiri, faz uns 20 mil kms, não fiz qquer regulagem na turbina...

Imperador!
27/06/2011, 09:06
Então: não sei se é defeito na válvula nem a pressão da turbina. A turbina e a válvula são originais (a vtr. tá com 199.199 kms rodados). Desde que a adquiri, faz uns 20 mil kms, não fiz qquer regulagem na turbina...
Então tá bom de levar pra dar uma olhada nessa turibna. Se ele ainda é a mesma desde 0km, já tava passando da hora de trocá-la. Mesmo assim, ainda acredito ser só um defeito na WG.

jvc
27/06/2011, 09:36
Então tá bom de levar pra dar uma olhada nessa turibna. Se ele ainda é a mesma desde 0km, já tava passando da hora de trocá-la. Mesmo assim, ainda acredito ser só um defeito na WG.

Blz, obrigado! Vou ver isso e dps. posto o resultado! Abs.

Deh
27/06/2011, 09:46
fera creio que pode ser na turbina pois não tem como a WG vazar óleo. pelo menos na minha os dutos que podem vir óleo para a wg vem da turbina manda ver a turbina blz.

Deh
27/06/2011, 10:00
Você não tem por ai alguma oficina especializada em veículos Diesel Turbinados ????

Não é só por uma arruela a regulagem.

tem que saber qtas voltas podem ser dadas, olhar a pressão que a turbina está empurrando e por ai vai.

Se mexer sem saber, tu pode é mandar os pistons da tua viatura para o saco.


Se você entende do recado, começa instalando um manometro de pressão do turbo para começar a brincadeira.

eu já tenho um manometro instalado nela e a turbina da 0.7 de pressão e que meu carro não tem a aste que regula a pressão então queria saber se eu por umas arruelas nos 2 parafusos que sustenta a wg se vai aumentar a pressão.JR como ficou sua viatura com esse kit lda, vc recomenda?

jvc
27/06/2011, 10:15
fera creio que pode ser na turbina pois não tem como a WG vazar óleo. pelo menos na minha os dutos que podem vir óleo para a wg vem da turbina manda ver a turbina blz.

Valeu pela dica, camarada! Vou verificar e assim que tiver um resultado, posto aqui. Abs.

Carlos A. C. Azevedo
27/06/2011, 10:17
Amigo jvc isso tá com cara de valvula de alivio com mola sem pressão, liberando a pressão antes do necessário...

Deh
27/06/2011, 10:38
isso já aconteceu com a minha o duto do manometro tinha rompido e anulava a wg então essa válvula de segurança espirrava, mas o que esta estranho no carro do jvc e que ta soltando óleo e esse óleo so pode vir da turbina pois não tem outro lugar, a não ser que o motor dele esteja soltando compressão pelo suspiro.

Carlos A. C. Azevedo
27/06/2011, 11:22
A valvula que fica colada na entrada do coletor trabalha com um pouco de óleo..

jvc
27/06/2011, 11:51
isso já aconteceu com a minha o duto do manometro tinha rompido e anulava a wg então essa válvula de segurança espirrava, mas o que esta estranho no carro do jvc e que ta soltando óleo e esse óleo so pode vir da turbina pois não tem outro lugar, a não ser que o motor dele esteja soltando compressão pelo suspiro.

onde fica esse suspiro?


A valvula que fica colada na entrada do coletor trabalha com um pouco de óleo..

Eu imaginei que o óleo que espirrou (tem pingos e "espirros" nas partes que marquei de vermelho no desenho em anexo) tivesse vindo daí mesmo...


Abraços a todos e muito obrigado!

Deh
27/06/2011, 12:01
deixe o carro ligado uns minutos e retire o suspiro é uma mangueira ela fica na tampa do cabeçote e vai ate a mangueira do filtro de ar veja se esta saindo muita compressão de la. onde vc marcou de vermelho e a válvula wg mesmo mais veja se esse oleo n esta vindo da turbina pois ela n trabalha com óleo.

jvc
27/06/2011, 12:07
deixe o carro ligado uns minutos e retire o suspiro é uma mangueira ela fica na tampa do cabeçote e vai ate a mangueira do filtro de ar veja se esta saindo muita compressão de la. onde vc marcou de vermelho e a válvula wg mesmo mais veja se esse oleo n esta vindo da turbina pois ela n trabalha com óleo.

Blz. vou fazer isso agora no almoço. Como eu sei que está saindo mta. compressão - qual vazão é normal? O que deve sair dela é óleo? Abs. Valeu.

Deh
27/06/2011, 12:13
ela sempre fica melada de óleo mais n deve sair muita fumaça de lá isso vc percebe mais com o motor em temperatura de trabalho mesmo, no meu caso estava saindo muita fumaça e óleo de la e a turbina pegava esse óleo e jogava para essa valvula. resultado tive que fazer motor e turbina agora ja rodei 70 mil com o carro e esta ótimo.

jvc
27/06/2011, 14:50
ela sempre fica melada de óleo mais n deve sair muita fumaça de lá isso vc percebe mais com o motor em temperatura de trabalho mesmo, no meu caso estava saindo muita fumaça e óleo de la e a turbina pegava esse óleo e jogava para essa valvula. resultado tive que fazer motor e turbina agora ja rodei 70 mil com o carro e esta ótimo.

o respiro tá normal.. não tá vazando nada...

Abaixo algumas fotos da situação...

Abraços.

Deh
27/06/2011, 15:04
já sabe que do motor não é esse óleo agora checa essa mangueira fina que chega na wg, se for mesmo dessa valvula que esteja saindo esse óleo essa mangueira fina vai estar suja por dentro depois disso só resta checar o eixo da trubina para ver se tem folga.

Deh
27/06/2011, 15:25
jvc faz um seguinte quando levei a minha la no cara da turbina ele fez o seguinte teste. Retire a mangueira que sai da turbina e vai para o coletor de admissão ligue o carro e acelere e veja se na saída da turbina esta saindo muito óleo e normal sair uns pingos bem pouco mermo mais que isso a turbina esta vazando fazendo isso não tem falha. Na minha foi assim que ele identificou o problema alem dos outros que estavam a vista.

Deh
28/06/2011, 09:06
. Retire a mangueira que sai da turbina e vai para o coletor de admissão.

não é essa mangueira e a mangueira que sai do filtro de ar e vai até a turbina.

jvc
28/06/2011, 09:52
não é essa mangueira e a mangueira que sai do filtro de ar e vai até a turbina.

ah sim! Vou fzr isso hj. Valeu!

Avila
07/08/2011, 20:46
Estive lendo o tópico desde o começo e preciso do help de vcs!
Tenho uma L200 2.5GLS 2003 - To com seguinte problema:
*bomba injetora a principio regulada, funcionamento ok...
Só que eu tenho que dosar o pé no acelerador, se eu piso muito de uma vez, a pick-up fumaceia!
Tenho que esperar um tempo até a rotação estabilizar e com isso ela ganhar velocidade.
O bombista aqui, mexeu na regulagem da baixa, se não me engano, e o que ocorreu foi que em baixas rotações dificilmente ela sai fumaça. Mas só passar dos 70km/h em 2ª ou 3ª marcha, ela fumaceia e muito...

Será que esta lerdeza, pick-up parece pesada é devido a turbina? Pois se vc pisa, ela manda diesel pro motor, só que a turbina não jpga "ar" pra combustão... vou ter um atraso desse ciclo. E com isso, mais diesel na camara de combustão...= muita fumaça?

Não sou muito entendido... mas procuro conhecer tudo!

Avila
07/08/2011, 20:47
Paulo...
Poderia me passar a indicação deste mecânico ai em Uberaba... o cara entende mesmo? compensa?

Avila
07/08/2011, 20:54
Outra questão, tem L200 GLS com turbina refrigerada a água e óleo e tem turbina só refrigerada a óleo...alguém tem mais informações?

Carlos A. C. Azevedo
08/08/2011, 13:16
Estive lendo o tópico desde o começo e preciso do help de vcs!
Tenho uma L200 2.5GLS 2003 - To com seguinte problema:
*bomba injetora a principio regulada, funcionamento ok...
Só que eu tenho que dosar o pé no acelerador, se eu piso muito de uma vez, a pick-up fumaceia!
Tenho que esperar um tempo até a rotação estabilizar e com isso ela ganhar velocidade.
O bombista aqui, mexeu na regulagem da baixa, se não me engano, e o que ocorreu foi que em baixas rotações dificilmente ela sai fumaça. Mas só passar dos 70km/h em 2ª ou 3ª marcha, ela fumaceia e muito...

Será que esta lerdeza, pick-up parece pesada é devido a turbina? Pois se vc pisa, ela manda diesel pro motor, só que a turbina não jpga "ar" pra combustão... vou ter um atraso desse ciclo. E com isso, mais diesel na camara de combustão...= muita fumaça?

Não sou muito entendido... mas procuro conhecer tudo!

Só uma pergunta, sobre esses 70 km/h ou 2ª e 3ª marcha, QUAL É A RPM QUE ELA DÁ QUANDO COMEÇA a fumaça?

Avila
13/08/2011, 18:37
Carlos,
2500-3000 rpm já começa....
numa subida por exemplo, sem forçar, embalado, e vc quer ganhar alguma velocidade, mesmo pisando leve, ela fumaceia...

jvc
13/08/2011, 23:41
Só pra dar um retorno aos amigos, especialmente àqueles que possam passar por problemas semelhantes aos meus, o barulho que eu escutava era mesmo a wastegate .... abraços a todos!

Avila
15/08/2011, 19:31
válvula egr, o que eh?

Luy Diego
30/10/2011, 21:40
Marcel,
gostaria de saber se você consegui resolver o problema de sua l200 ? a minha está apresentado exatamente o mesmo problema. Se puder me responda essa mensagem ou então me manda um Email. luydiego@r7.com.

AurelioSoares
28/02/2012, 15:24
Valvula que retorna os gases para serem reaproveitados na combustão, eliminando assim mais enxofre.

Junior-L200Power
09/04/2013, 22:34
Pessoal, só ressucitando o tópico que é bem interessante pra quem quer dar uma regulada na L200!!
E a princípio gostaria de perguntar o seguinte:

Tanto se falou aqui neste tópico e não foi mostrado em fotos, e tbm sempre tive curiosidade de saber, onde é que se aumenta a pressão da turbina nas L200 c/ WG?? Onde colocam essas benditas arruelas??
Abrindo a bomba injetora aumenta quanto de pressão? A minha original é 0.6...abrindo o débito ela vai pros 0.8 da HPE sem o Power acionado??
E última pergunta é...Quanto de pressão a válvula de alívio do coletor de admissão aguenta sem abrir o bico??

Obrigado a quem puder ajudar!!
Abraço pessoal!!

PauloLimited
10/04/2013, 00:12
Pessoal, só ressucitando o tópico que é bem interessante pra quem quer dar uma regulada na L200!!
E a princípio gostaria de perguntar o seguinte:

Tanto se falou aqui neste tópico e não foi mostrado em fotos, e tbm sempre tive curiosidade de saber, onde é que se aumenta a pressão da turbina nas L200 c/ WG?? Onde colocam essas benditas arruelas??
Abrindo a bomba injetora aumenta quanto de pressão? A minha original é 0.6...abrindo o débito ela vai pros 0.8 da HPE sem o Power acionado??
E última pergunta é...Quanto de pressão a válvula de alívio do coletor de admissão aguenta sem abrir o bico??

Obrigado a quem puder ajudar!!
Abraço pessoal!!
Não mexe na WG, pq ou vc ganha em baixa ou em alta e nunca nos 2.
Da uma volta na BI que já aumenta a pressão da turbina.

Na L200 sport a regulagem é diferente, pois é TGV, ai se vc aperta só um pouco um parafuso lá, a turbina entra mais cedo e não atrapalha o resto do funcionamento a minha é assim e carregada, em subidas em baixa velocidade ou marcha alta pra pouca rotação ela fica mais esperta.

Com certeza uma volta na BI não vai atrapalhar em nada na usa camionete que ainda tem intercooler.

Junior-L200Power
10/04/2013, 21:20
Não mexe na WG, pq ou vc ganha em baixa ou em alta e nunca nos 2.
Da uma volta na BI que já aumenta a pressão da turbina.

Na L200 sport a regulagem é diferente, pois é TGV, ai se vc aperta só um pouco um parafuso lá, a turbina entra mais cedo e não atrapalha o resto do funcionamento a minha é assim e carregada, em subidas em baixa velocidade ou marcha alta pra pouca rotação ela fica mais esperta.

Com certeza uma volta na BI não vai atrapalhar em nada na usa camionete que ainda tem intercooler.

Valew pelo toque Paulo!!
Realmente não é uma boa mexer nisso!!
Vou só abrir o débito mesmo pra "casar" melhor com o intercooler e boa!!

Grande abraço...

PauloLimited
11/04/2013, 13:14
Valew pelo toque Paulo!!
Realmente não é uma boa mexer nisso!!
Vou só abrir o débito mesmo pra "casar" melhor com o intercooler e boa!!

Grande abraço...
Depois posta aqui como ficou. Com intercooler e uma volta na bomba será vai pra 100cv ? Deve ir né.

Junior-L200Power
12/04/2013, 11:23
Depois posta aqui como ficou. Com intercooler e uma volta na bomba será vai pra 100cv ? Deve ir né.

E aí Paulo..tudo jóia?!
Olha, te falar que mudou bastante o desempenho...
Sem abrir a bomba a mudança foi pouca, mas após abrir a bomba é que se percebe mesmo o que faz um intercooler em um motor sem ele!!
O giro sobe muito rápido e linear...desde baixos rpm´s como 1500rpm já é possível perceber o torque subindo com certo ânimo..hehe
Sem empolgação, acredito que ela deve estar com seus 110cv e uns 24 a 25kgfm de torque viu, se não estiver com mais!!
Acho que o escape direto ajudou bastante em altos giros, já que a partir de 2200 a 2500rpm o giro sobe com mais rápido ainda e vai com plena força e fôlego até os 3500rpm +/-( não estiquei mais que isso)!!!!
É uma boa e significativa diferença frente aos 87cv e 20,6kgfm de torque do motor original!!
Tenho vontade de ver o intercooler trabalhando na L200 quadradinha de 2004 em diante onde tem 100cv e 23,7kgfm de torque, onde a instalação do intercooler + regulagem fina da bomba injetora deve deixar ela com seus 120cv +/- e uns 26/27kgfm de torque!!

PS: Até hoje não sei o que muda da L200 Quadrada de 87cv(@4200rpm) pra L200 de 100cv(@3600rpm)...meu mecânico disse que são exatamente iguais em tudo, bomba injetora, turbina, etc..única mudança aparente e visível mesmo(que eu e ele percebemos) é que as L200 de 100cv utilizam a tubagem de escapamento das L200 Sport e Outdoor que é mais calibrosa e tem apenas 1 bojo!!
Será esse redimensionamento de escape o responsável pelos 13cv a mais?? Sinceramente eu acredito que sim, pois em carros pequenos e aspirados, somente refazendo o escape consegue-se até 8cv a mais de potência..o que dirá em um carro turbo alimentado!!

Abraço!

Carlos A. C. Azevedo
12/04/2013, 11:52
Junior, não tô lembrado, mas tu mexeu em alguma coisa do arrefecimento da tua L?

Será que dá pra arrumar uns bico de maior vazão pra quadradinha?? :mrgreen:

E a fumaça? Aumentou muito nas pisadas depois de abrir a bomba? Tem que ter cuidado pra não injetar muito e lavar as camisas.

Nem vou perguntar como ficou o consumo pra não desanimar :-|

:concordo:

Junior-L200Power
12/04/2013, 12:09
Junior, não tô lembrado, mas tu mexeu em alguma coisa do arrefecimento da tua L?

Será que dá pra arrumar uns bico de maior vazão pra quadradinha?? :mrgreen:

E a fumaça? Aumentou muito nas pisadas depois de abrir a bomba? Tem que ter cuidado pra não injetar muito e lavar as camisas.

Nem vou perguntar como ficou o consumo pra não desanimar :-|

:concordo:

Grande amigo Carlos..tudo jóia?!
Por enquanto o arrefecimento tá original ainda, mas esta semana já vou providenciar a hélice de 11 pás pra colocar nela.. oque ela tem de mais é só a ventoinha auxiliar no radidor do ar e só mesmo!! Água torneiral no radiador com o Petronas coolant 11 (antigo Paraflu)...esse fluido é muito 10!!
Depois que coloquei o intercooler percebi que o motor já está trabalhando mais frio um pouco...ponteiro coisa pouca mais abaixo do normal!!
Seria muito bom e interessante se tivessem uns bicos com maior vazão hein carlos, dava pra brincar legal na Lduzentinha..hehe

Olha cara, te falar que não tá fumaceando tanto quanto eu imaginava que ia ficar!!
Mas é pq a minha bomba já tava beeem fechada antes..eu fiz uma regulagem fina nela e com o pé atolado não saía nada de fumaça...só saía se tivesse abaixo de 1500rpm e pisava um pouco mais que o necessário mesmo!!
Agora tá meio que normal pra um carro de B.I...sai mais fumaça que antes, mas não tanto a ponto de fechar a rua igual a qunado eu comprei ela que fazia 6,5km/L...kkkkk...não tá nem perto de um big truck!! :dance:
Pelos meus cálculos beem por cima mesmo...ela ta fazendo a mesma coisa que fazia antes...kkk...mas é pq eu to usando sem dó mesmo...
Creio que se andar na manha ela deva fazer perto dos 10,5 a 11km/L...por enquanto tá na casa dos 9 a 9,5 nessa fase experimental..hehe!!
Se der tempo amanhã vou fazer um video dela andando pra vcs verem o nível de fumaça e o ronco do escape com a turbina piando!! O.K?!

Grande abraço amigo Carlos!!
E tenha um bom final de semana!!

Carlos A. C. Azevedo
12/04/2013, 12:54
Heheheh tudo beleza por aqui.

Tava olhando, uma coisa muito boa que deveria vir em todos os carros, mas não vem :putz:, era esse tal de Watch DOG, http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/118164-watchdog-na-xterra.html , ainda mais no caso da L200, que gostam de fazer essas surpresas.

Tens manômetro de turbo instalado? Também era uma boa ter um pra acompanhar a turbina funcionando.

Melhor do que ganhar em desempenho mexendo nisso é ganhar desempenho + melhora de consumo, aí já fica top, hehehehe, Mas 9,5 tá bão viu, isso era o que eu conseguia andando de boa na L :-|, se pisasse, o giro e a velocidade subiam e o ponteiro de combustivel descia :cry:


Tá roncando mais que o da RAM?? :mrgreen: Faz lá pra gente ver hehehehehe.

Bom final de semana pra todos nós. :concordo:

Junior-L200Power
12/04/2013, 20:59
Heheheh tudo beleza por aqui.

Tava olhando, uma coisa muito boa que deveria vir em todos os carros, mas não vem :putz:, era esse tal de Watch DOG, http://www.4x4brasil.com.br/forum/nissan/118164-watchdog-na-xterra.html , ainda mais no caso da L200, que gostam de fazer essas surpresas.

Tens manômetro de turbo instalado? Também era uma boa ter um pra acompanhar a turbina funcionando.

Melhor do que ganhar em desempenho mexendo nisso é ganhar desempenho + melhora de consumo, aí já fica top, hehehehe, Mas 9,5 tá bão viu, isso era o que eu conseguia andando de boa na L :-|, se pisasse, o giro e a velocidade subiam e o ponteiro de combustivel descia :cry:


Tá roncando mais que o da RAM?? :mrgreen: Faz lá pra gente ver hehehehehe.

Bom final de semana pra todos nós. :concordo:

kkkkkkkkkkkkkkkk...ri alto aki quando li a parte que destaquei...Rsrs!!

Hein, esse Hot Dog, ops...Watch Dog parece ser interessante...se funcionar é uma mão na roda mesmo em termos de prevenção de susto!!
Deveria vir mesmo nos carros..é um controle geral que vc tem da viatura, que as vezes falta pra prevenir de acontecer alguma pane mais grave!!
Aliás não só o watch Dog, como lá tem vários equipamentos interessantes...gostei tbm do corretor de curva de injeção!!

Eu não instalei o manômetro ainda...vou comprar essa semana tbm pra acompanhar o enchimento da turbina...agora com o intercooler esse equipamento é importantíssimo/imprescindível até mesmo pra monitorar se não está excedendo o limite, já que minha válvula do coletor de admissão está lacrada..Rsrs
Carlos, eu não sei o pq a Sport e Outdoor bebem tanto assim..já que tem um sistema mais moderno que das quadradas!!
Eu fico de cara com esses sistemas modernos que visam economia e menor emissão de poluentes, mas que fazem é somente consumir mais petróleo!!
A Sport/Outdoor tem um funcionamento tão sereno, deveriam ser mais economicas...
Depois que eu acalmar os animo vou medir corretamente o consumo e posto depois!!

Só sei que hoje após a chuva fui dar uma volta na L200 e tava bem fresco,até meio frio...meeeu Deus que potência que a bixinha ficou, pegando ar bem frio direto no intercooler..era cutucar o acelerador e ter respostas de imediato..Rsrs
Pra ficar 100% do jeito que eu queria, só faltou um kit SUPER LDA pra dar mais um grauzinho mais em baixa rotação!! Não sei se ele ajudaria mesmo, mas tenho vontade de testar se mudaria alguma coisa mesmo!! Toda ajuda é bem vinda..kkkk

Daqui a pouco eu to querendo é competir com a L200 RS em cavalaria...kkkkkkkkkkkkkk...sacanagem hein!! :chorandoderir:

PauloLimited
13/04/2013, 00:37
Da uma conversada com o SapoBomba depois, que ele tem o Kit LDA no motor dele e tb uma alteração no sistema de aferrecimento, acho que o radiador da Ranger v6. Realmente o escapamento da L200 Sport é mais grosso, é de 2,5" e o das quadradas é bem fino.
Se vc instalar o manômetro antes da empolgação da BI aberta passar, a L200 vai começar a fazer 4,5km/l hehehe. Eu tirava fácil 9km/l, depois do escapamento direto e o manômetro foram bons anos fazendo de 6 a 7,5km/l.

Carlos A. C. Azevedo
13/04/2013, 11:30
AHUHAUAHAHUHUAAHHUAHUAHUAHUAHUAHUAHAHUAHUHUHUAHUAA HU, infelizmente é a realidade :neutral:

Nem vou dizer que é de todo ruim esse tal de commom rail, só de ler lá pela Diesel Magazine aqueles monstros de V8 6.6 e 6.4, fazendo fácil mais de 25MPG, isso com potencia de mais de 600cv, claro, andando na boa, mas só de conseguir um consumo nessa casa, já tá bom demais, mas só que lá tem uma coisa muito importante, diesel de alta qualidade + ajuste fino do controle de injeção, aqui se vende uma porcaria de um diesel fuleiro e um sistema de injeção péssimo, só tirando alguns claro.

Mas o sistema da L200 sport/outdoor não é de todo ruim, tanto é que eu cheguei a andar mais de 300 km com 1/4 do tanque, mas foi na vez que eu mexi no cabeçote da bomba, não posso dar muita precisão nos dados, mas ela teve um consumo baixo pro uso do carro, como ela tava com o cabeçote com vazamento de diesel, só andava por perto de casa, sempre com o ar condicionado ligado e motor ligado direto, saía, ia até onde precisava ir e só desligava o motor quando chegasse em casa de novo.

Tudo que precisa é um ajuste preciso, mas ninguém sabe mexer, aí é foda :putz: .

Realmente, lembro dos tempos da L, quando o tempo tá mais frio, ela andava com mais vontade, com chuva então, putz HEHEHEHEHE.

Mas fazer 7km/l é triste demais :cry:, ainda mais num 2.5 fraquim fraquim

:concordo:

Junior-L200Power
13/04/2013, 14:19
Pessoal, olha a loucura e a obssessão que eu to pra fundir um motor 4D56 :euforico:
Fui lá na oficina agora de manhã e abri mais 1/2 volta na bomba...Rsrs
PQP...agora sim eu vi o potencial do intercooler funcionando no máximo de sua capacidade!!
Agora digo com segurança que apenas o intercooler e ajuste na bomba faz A DIFERENÇA!!
O carrou ficou melhor ainda, e o pior(aliás melhor) é que agora melhorou mais em baixa, acho que a mistura ainda não tava ideal...acredito que antes tava só 1/2 volta aberta, daí abri mais 1/2 agora e ficou bom demais!!
Não tá fumaceando em excesso, tá igual antes, só quando paro nas esquinas e saio em 2a marcha que ela solta um bocado de fumaça preta..hehe!
Porémmmmm, agora a embreagem não tá dando conta do recado quando arrocha no acelerador..hehe...e tá patinando mais do que S10 4x2 em grama!! :chorandoderir:
Felizmente o amigo Marcelo aqui do forum, ao qual eu comprei o intercooler, já me encaminhou uma embreagem nova pra colocar na viatura..e enquanto isso eu vou debulhando essa aqui mesmo!!
Assim que trocar a embreagem já faço o video mostrando o desempenho da viatura, pq assim patinando não tem a menor graça! Rsrs

Abraço amigos..logo volto com novidades, adianto que é um retrabalho no coletor de escape ao qual eu dei a dica pro amigo do tópico da TR4 com escape dimensionado!!

Boim final de semana a todos!!

Junior-L200Power
13/04/2013, 14:37
Da uma conversada com o SapoBomba depois, que ele tem o Kit LDA no motor dele e tb uma alteração no sistema de aferrecimento, acho que o radiador da Ranger v6. Realmente o escapamento da L200 Sport é mais grosso, é de 2,5" e o das quadradas é bem fino.
Se vc instalar o manômetro antes da empolgação da BI aberta passar, a L200 vai começar a fazer 4,5km/l hehehe. Eu tirava fácil 9km/l, depois do escapamento direto e o manômetro foram bons anos fazendo de 6 a 7,5km/l.

Verdade, o Sapo Bomba tem..será que a mola do kit fadiga com o tempo ou será que dura bastante??
Tenho minhas dúvidas sobre o custo/benefício, ainda mais a minha tendo essas modificações!!
Gostaria de testar, mas como o Kiko que fabricava faleceu, existem poucas unidades pra venda...e entrei em contato com a família dele que ainda vende alguns mas o preço não tá nada acessível pra mim, o $$ tá curto...se não me engano última vez que cotei tava R$ 350 ou R$370,00!! Pra mim não tá muito viável por enquanto..hehe!!
Quanto ao consumo Paulo, o meu já deve estar na casa dos 7km/L viu..Rsrs...to vndo o ponteiro baixar rápido demais de uns 3 dias pra cá...principalmente hoje..kkkk!!
Vou ver se amanhã já compro o manômetro, pq to começando a ficar preocupado com o motor!!

E Carlos...a minha faz até 13km/L mas andando a 60km/h em 5a marcha...daí quem que aguenta?? kkkkk
Andando a 110km/h faz média de 10km/L...na cidade andando bem arrochado tá fazendo 8,5 a 9km/L...no geral média de 9,5 por enquanto!! Daqui pra frente vou fazer uma nova medição e se possível vou comprar outro Teccom 10 pra usar no tanque e molykote no motor...agora todo cuidado é pouco...alguns podem achar bobeira, mas eu já usei ambos e digo que faz diferença sim o Teccom e o molykote, só quem já usou mesmo pra saber!!!!

Abraço pessoal!

Junior-L200Power
16/04/2013, 11:06
Ae amigo Carlos...tenho uma média mais apurada de consumo agora!!
Tava com 1/4 do tanque e rodei 170km...daí entrou no meio da reserva!! Acredito que foram gastos em torno de 15L pelo que estou acostumado a acompanhar no ponteiro...e isso me dá uma média de 11,3km/L!!
Os primeiros 30km andei carregado com 500kg de ração na caçamba...depois descarreguei e os 35km seguintes andei com uma Honda Fan 125 na caçamba até a cidade...o restante foi com ela vazio a médias e baixas velocidades!!
Se continuar assim está ótimo o consumo..acho difícil melhorar ainda mais!! Pra mim já está melhor do que o esperado faz tempo..Rsrs..o que eu tinha em mente era em torno de 9km/L!!

Abraço!

philippeL200
16/04/2013, 15:50
Ae amigo Carlos...tenho uma média mais apurada de consumo agora!!
Tava com 1/4 do tanque e rodei 170km...daí entrou no meio da reserva!! Acredito que foram gastos em torno de 15L pelo que estou acostumado a acompanhar no ponteiro...e isso me dá uma média de 11,3km/L!!
Os primeiros 30km andei carregado com 500kg de ração na caçamba...depois descarreguei e os 35km seguintes andei com uma Honda Fan 125 na caçamba até a cidade...o restante foi com ela vazio a médias e baixas velocidades!!
Se continuar assim está ótimo o consumo..acho difícil melhorar ainda mais!! Pra mim já está melhor do que o esperado faz tempo..Rsrs..o que eu tinha em mente era em torno de 9km/L!!

Abraço!

O meu consumo está na média de 8,18, quando viajei para visconde de mauá, o carro estava com a caçamba cheia, mas não sei dizer quanto de peso ao certo,e estava com 5 pessoas no carro, andando na faixa entre 100 e 110!
Faço 9,5 na cidade com ar ligado direto.

Junior-L200Power
16/04/2013, 16:32
O meu consumo está na média de 8,18, quando viajei para visconde de mauá, o carro estava com a caçamba cheia, mas não sei dizer quanto de peso ao certo,e estava com 5 pessoas no carro, andando na faixa entre 100 e 110!
Faço 9,5 na cidade com ar ligado direto.

Antes de comprar essa preta 2003 que temos hoje, eu tinha uma GLS 2001 de 8 amortecedores igualzinha a tua Philippe..mesma cor e mesmo quebra mato na frente..Rsrs!!
Essa minha 2001 bebia demais, na época eu não manjava muito de mecânica então ela tava toda desregulada, e inclusive não andava porra nenhuma tbm, era muito frouxa, já essa 2003 é outro carro em relação a essa 2001, sentí muita diferença!!
Agora com bastante conhecimento a mais é possível fazeras regulagens e ajustes que mesmo a fábrica não consegue(ou não quer) fazer pra deixar a viatura do grau de equilíbrio entre potência e economia!!

Um detalhe muito importante que eu tava reparando agora pouco...é que a temperatura de trabalho da minha L200 caiu bastante!! Mais interessante ainda é que eu reparei que isso aconteceu após eu abrir mais um pouco a bomba injetora!!
Acho que depois de colocar o intercooler a mistura ficou pobre, havia pouco Diesel para o ar mais frio que estava indo pro coletor de admissão... o coletor de escape e o motor estavam aquecendo. mas apenas um pouquinho acima do normal que trabalhava antes e não sobre aquecendo a ponto de danificar algo ou ferver o motor...ele só tava ficando acima um pouco de 1/4...agora tá ficando em 1/8, bem frio mesmo!!!
Agora do jeito que está eu acredito que é o melhor ponto de ajuste que ela poderia estar...a temperatura fica colada o tempo todo no primeiro risco branco, pode pisar o quanto for e mesmo a 130KM/h o ponteiro só fica no frio...to feliz pra caráleo com isso..o desempenho tá muito bom e o consumo tbm!!
To procurando sempre usar essa potência extra racionalmente por mais difícil que seja, pisando gradualmente e não usando altos giros no motor pra conservá-lo e não forçar muito mais ainda do que ele já sofreu a vida toda sem o intercooler e sem essa potência(ele era forçado mais ainda)!!
Pra completar isso tudo, só mesmo a hélice de 11 pás que está vindo por aí muito em breve, pra dar uma ajuda a mais na refrigeração, pq aki tem dia que o calor é infernal, e não dá pra brincar nesse calor com a L200...toda ajuda nesse ponto de refrigeração é bem vinda..hehe!!

Abraço pessoal!

philippeL200
16/04/2013, 17:19
Antes de comprar essa preta 2003 que temos hoje, eu tinha uma GLS 2001 de 8 amortecedores igualzinha a tua Philippe..mesma cor e mesmo quebra mato na frente..Rsrs!!
Essa minha 2001 bebia demais, na época eu não manjava muito de mecânica então ela tava toda desregulada, e inclusive não andava porra nenhuma tbm, era muito frouxa, já essa 2003 é outro carro em relação a essa 2001, sentí muita diferença!!
Agora com bastante conhecimento a mais é possível fazeras regulagens e ajustes que mesmo a fábrica não consegue(ou não quer) fazer pra deixar a viatura do grau de equilíbrio entre potência e economia!!

Um detalhe muito importante que eu tava reparando agora pouco...é que a temperatura de trabalho da minha L200 caiu bastante!! Mais interessante ainda é que eu reparei que isso aconteceu após eu abrir mais um pouco a bomba injetora!!
Acho que depois de colocar o intercooler a mistura ficou pobre, havia pouco Diesel para o ar mais frio que estava indo pro coletor de admissão... o coletor de escape e o motor estavam aquecendo. mas apenas um pouquinho acima do normal que trabalhava antes e não sobre aquecendo a ponto de danificar algo ou ferver o motor...ele só tava ficando acima um pouco de 1/4...agora tá ficando em 1/8, bem frio mesmo!!!
Agora do jeito que está eu acredito que é o melhor ponto de ajuste que ela poderia estar...a temperatura fica colada o tempo todo no primeiro risco branco, pode pisar o quanto for e mesmo a 130KM/h o ponteiro só fica no frio...to feliz pra caráleo com isso..o desempenho tá muito bom e o consumo tbm!!
To procurando sempre usar essa potência extra racionalmente por mais difícil que seja, pisando gradualmente e não usando altos giros no motor pra conservá-lo e não forçar muito mais ainda do que ele já sofreu a vida toda sem o intercooler e sem essa potência(ele era forçado mais ainda)!!
Pra completar isso tudo, só mesmo a hélice de 11 pás que está vindo por aí muito em breve, pra dar uma ajuda a mais na refrigeração, pq aki tem dia que o calor é infernal, e não dá pra brincar nesse calor com a L200...toda ajuda nesse ponto de refrigeração é bem vinda..hehe!!

Abraço pessoal!

Cara o carro eu sempre achei que anda pouco, eu sai de um peugeot 306 break 1.8 16v já cheguei a botar 190 nele!
A l200 eu ando na manha, meu carro só anda com o ponteiro da temperatura colado em baixo, só quando eu viajei final do ano com ela cheia e rebocando o bugre que subiu um pouco mas nada de passar de 1/4 tb!
A única coisa que eu mexi em motor nela foi trocar oleo e correias e mais nada cara!Ela não fumaça nunca, eu tb ando normalmente na cidade trocando marcha até 2mil rpm, só quando passo a quinta e boto para andar, mas nada superior a 110 tb!pq senão o consumo sobe muito.
Mas já cheguei a andar a 140 um dia por extrema necessidade.
Esse carro seria mais econômico com uns cvs a mais e uma relação mais longa, mas como não temos isso vamos tentando melhorar o que temos!kkkk
Eu to para trocar meus pivos agora, depois devo partir para um intercooler tb!

PauloLimited
16/04/2013, 17:39
Uma coisa que ajuda muito no desempenho e não aumenta consumo e nem traz danos ao motor, ao não ser que de pau, é mexer no ponto da B.I. Quando fiz na minha ela fico violenta. Canta pneu fácil d+, quando passava de primeira pra segunda era só acelerar um pouco e soltar a embreagem de uma vez que metade do pneu ficava no asfalto:cool: .
Não lembro mais, mas tem aqui no fórum comentários meu sobre isso, acho que fico 7 graus positivo. O motor saia da marcha lenta e ia a 4500 rpm na maior facilidade, mas fiz isso somente 2x.
A minha era GLS e andava mais que algumas HPE que eu já dirigi.
Pena que minha L200 deu o esse problema na turbina que ninguém consegue resolver, pq eu estava muito satisfeito com ela.
Viajei uns 100km nela em Janeiro e não deu nada, mas a confiança já era, e outra andei sem forçar pra não acontecer nada e desanimar mais ainda.
Esse motor da L200 "quadrada" mesmo tendo um desempenho inferior e muito melhor que o da Sport, esse negocio de ser meio eletrônico e meio mecânico é foda.

Junior-L200Power
16/04/2013, 18:17
Philippe, o meu tbm sempre andou bem colado no frio, mas ficava sempre em torno de 1/4 pq aqui em muito quente...mas muito quente mesmo!! Pra vc ter uma idéia, tinhamos um bora 2003 em 2005 e tava tão quente que derreteu as 2 ventoinhas do motor dele...fiquei abismado!
Agora ta andando mais colado ainda no frio e to bastante satisfeito com isso, depois de todo esforço e regulagem do motor tá no ponto ideal..inclusive de temperatura!! Ontem coloquei 130km/h nela, mas de bobeira mesmo só pra ver se ia mais fácil que antes e pior que foi bem rápido e fácil como eu imaginava...o motor está outro, sem comparação!!
Agora depois desta regulagem, eu vi que a L200 não tem um motor beberrão..mas sim uma relação muito curta como vc falou!!
Eu sempre tive birra dessa 5a marcha extremamente curta, o Paulo mesmo já me viu reclamando diversas vzs e procurand ouma solução que acho que encontrei, mas por enquanto não é muito viável financeiramente...quem sabe daqui uns anos..hehe!!
Quando vc colocar o intercooler vai pensar o mesmo que eu.. "PQP, pq não fiz isso antes quando comprei a L200?" Rsrs

Paulo, realmente um ajuste e uma boa regulagem na bomba injetora fazem muita diferença...estou sendo prova disso!!
O carro muda, o desempenho melhora e o consumo tbm!! Só tem a ganhar quem faz isso...pena que não são muitos mecânicos que sabem/se especializam em fazê-lo e não se interessam em fazê-lo!! O ajuste da nossa é um pouco mais complicado pra fazer, tem que abrir o LDA e lá tem um diafragma muito delicado, que tbm tem o jeito certinho de ser colocado!! Lá no fundo do LDA tem a peça que regula a bomba e a pressão do LDA!! O bicho pega é na hora de montar...e como eu tenho uma cobaia aqui (bomba parada) vou treinar nela!!
Antes de colocar o intercooler eu ficava receoso com o motor...cada 1000km eu perdia mais a confiança no motor que pra mim poderia fundir a qualquer momento!! Não sei o pq, agora estou mais tranquilo UM POUCO..meu carro já ta com 215.000km e está redondo, sem barulhos estranhos e com um bom fôlego!! Acredito que cuidando bem dele e da manutenção mais ainda agora ele deva chegar aos seus pelo menos 290.000km!!

Abraço...

philippeL200
16/04/2013, 20:27
Philippe, o meu tbm sempre andou bem colado no frio, mas ficava sempre em torno de 1/4 pq aqui em muito quente...mas muito quente mesmo!! Pra vc ter uma idéia, tinhamos um bora 2003 em 2005 e tava tão quente que derreteu as 2 ventoinhas do motor dele...fiquei abismado!
Agora ta andando mais colado ainda no frio e to bastante satisfeito com isso, depois de todo esforço e regulagem do motor tá no ponto ideal..inclusive de temperatura!! Ontem coloquei 130km/h nela, mas de bobeira mesmo só pra ver se ia mais fácil que antes e pior que foi bem rápido e fácil como eu imaginava...o motor está outro, sem comparação!!
Agora depois desta regulagem, eu vi que a L200 não tem um motor beberrão..mas sim uma relação muito curta como vc falou!!
Eu sempre tive birra dessa 5a marcha extremamente curta, o Paulo mesmo já me viu reclamando diversas vzs e procurand ouma solução que acho que encontrei, mas por enquanto não é muito viável financeiramente...quem sabe daqui uns anos..hehe!!
Quando vc colocar o intercooler vai pensar o mesmo que eu.. "PQP, pq não fiz isso antes quando comprei a L200?" Rsrs

Paulo, realmente um ajuste e uma boa regulagem na bomba injetora fazem muita diferença...estou sendo prova disso!!
O carro muda, o desempenho melhora e o consumo tbm!! Só tem a ganhar quem faz isso...pena que não são muitos mecânicos que sabem/se especializam em fazê-lo e não se interessam em fazê-lo!! O ajuste da nossa é um pouco mais complicado pra fazer, tem que abrir o LDA e lá tem um diafragma muito delicado, que tbm tem o jeito certinho de ser colocado!! Lá no fundo do LDA tem a peça que regula a bomba e a pressão do LDA!! O bicho pega é na hora de montar...e como eu tenho uma cobaia aqui (bomba parada) vou treinar nela!!
Antes de colocar o intercooler eu ficava receoso com o motor...cada 1000km eu perdia mais a confiança no motor que pra mim poderia fundir a qualquer momento!! Não sei o pq, agora estou mais tranquilo UM POUCO..meu carro já ta com 215.000km e está redondo, sem barulhos estranhos e com um bom fôlego!! Acredito que cuidando bem dele e da manutenção mais ainda agora ele deva chegar aos seus pelo menos 290.000km!!

Abraço...

A minha está com 212.000km!
A única coisa que fiz foi tirar a valvula west gate pq estavaabrindo em 2.000rpm!
Botei um tampão no lugar e olha o carro melhor demais já só com isso, aparentemente a turbina está enchendo antes de 2.000rpm agora!Eu tenho que botar o manometro mas ainda não tive tempo de comprar, e instalar, agora não sei furo o coletor ou não que que vc acha?
Eu estou para trocar o oleo e os pivos, aproveito logo e faço tudo de uma vez só!
Agora sobre o intercooler to a procura ainda tbm, quero o da hpe quadrada que ai não precisa mexer em nada!

Junior-L200Power
16/04/2013, 20:39
A minha está com 212.000km!
A única coisa que fiz foi tirar a valvula west gate pq estavaabrindo em 2.000rpm!
Botei um tampão no lugar e olha o carro melhor demais já só com isso, aparentemente a turbina está enchendo antes de 2.000rpm agora!Eu tenho que botar o manometro mas ainda não tive tempo de comprar, e instalar, agora não sei furo o coletor ou não que que vc acha?
Eu estou para trocar o oleo e os pivos, aproveito logo e faço tudo de uma vez só!
Agora sobre o intercooler to a procura ainda tbm, quero o da hpe quadrada que ai não precisa mexer em nada!

Amigo Philippe, a minha estragou foi a válvula do coletor de admissão...daí lacrei ela!! Hehe
Vc quer furar o coletor pra que? Pra colocar o sensor do manômetro?? Não precisa não!! Pessoal já postou bastante aqui no forum onde deve ser colocado!! É "só" vc cortar a mangueira que saí do LDA e que vai pra válvula WG da turbina, ali vc coloca um T, e o redutor, pra dar maior precisão no ponteiro, e puxa lá pra cabine!!
Eu coloquei o intercooler da HPE quadrada na minha...mas te digo que não tem nada de "especial" nele... somente é maior que o da Sport e Outdoor!! E ele (pelo menos o meu) não tem a hélice embaixo!!
Olha, não te recomendo furar o coletor em hipótese alguma viu...coloca nam angueira do LDA como te falei..ali dá certo tbm!!

Abraço!

philippeL200
16/04/2013, 22:04
Amigo Philippe, a minha estragou foi a válvula do coletor de admissão...daí lacrei ela!! Hehe
Vc quer furar o coletor pra que? Pra colocar o sensor do manômetro?? Não precisa não!! Pessoal já postou bastante aqui no forum onde deve ser colocado!! É "só" vc cortar a mangueira que saí do LDA e que vai pra válvula WG da turbina, ali vc coloca um T, e o redutor, pra dar maior precisão no ponteiro, e puxa lá pra cabine!!
Eu coloquei o intercooler da HPE quadrada na minha...mas te digo que não tem nada de "especial" nele... somente é maior que o da Sport e Outdoor!! E ele (pelo menos o meu) não tem a hélice embaixo!!
Olha, não te recomendo furar o coletor em hipótese alguma viu...coloca nam angueira do LDA como te falei..ali dá certo tbm!!

Abraço!
é melhor mesmo!mas creio que a valvula que eu esteja falando é essa do coletor!eu botei um tampão de metal, eu ia furar ele para instalar o manometro!

Junior-L200Power
17/04/2013, 00:06
é melhor mesmo!mas creio que a valvula que eu esteja falando é essa do coletor!eu botei um tampão de metal, eu ia furar ele para instalar o manometro!

Ah então é a mesma válvula que a minha!!
Eu só lacrei ela pra que não abrisse mais!!
A Waste Gate é aquela que fica grudada na turbina...
E não fura o coletor não..o serviço pode não ficar bom, precisando assim trocá-lo depois de algum tempo, ou mesmo haver vazamentos!!

Abraço!!

Elkee
17/04/2013, 02:47
Philippe, o meu tbm sempre andou bem colado no frio, mas ficava sempre em torno de 1/4 pq aqui em muito quente...mas muito quente mesmo!! Pra vc ter uma idéia, tinhamos um bora 2003 em 2005 e tava tão quente que derreteu as 2 ventoinhas do motor dele...fiquei abismado!
Agora ta andando mais colado ainda no frio e to bastante satisfeito com isso, depois de todo esforço e regulagem do motor tá no ponto ideal..inclusive de temperatura!! Ontem coloquei 130km/h nela, mas de bobeira mesmo só pra ver se ia mais fácil que antes e pior que foi bem rápido e fácil como eu imaginava...o motor está outro, sem comparação!!
Agora depois desta regulagem, eu vi que a L200 não tem um motor beberrão..mas sim uma relação muito curta como vc falou!!
Eu sempre tive birra dessa 5a marcha extremamente curta, o Paulo mesmo já me viu reclamando diversas vzs e procurand ouma solução que acho que encontrei, mas por enquanto não é muito viável financeiramente...quem sabe daqui uns anos..hehe!!
Quando vc colocar o intercooler vai pensar o mesmo que eu.. "PQP, pq não fiz isso antes quando comprei a L200?" Rsrs

Paulo, realmente um ajuste e uma boa regulagem na bomba injetora fazem muita diferença...estou sendo prova disso!!
O carro muda, o desempenho melhora e o consumo tbm!! Só tem a ganhar quem faz isso...pena que não são muitos mecânicos que sabem/se especializam em fazê-lo e não se interessam em fazê-lo!! O ajuste da nossa é um pouco mais complicado pra fazer, tem que abrir o LDA e lá tem um diafragma muito delicado, que tbm tem o jeito certinho de ser colocado!! Lá no fundo do LDA tem a peça que regula a bomba e a pressão do LDA!! O bicho pega é na hora de montar...e como eu tenho uma cobaia aqui (bomba parada) vou treinar nela!!
Antes de colocar o intercooler eu ficava receoso com o motor...cada 1000km eu perdia mais a confiança no motor que pra mim poderia fundir a qualquer momento!! Não sei o pq, agora estou mais tranquilo UM POUCO..meu carro já ta com 215.000km e está redondo, sem barulhos estranhos e com um bom fôlego!! Acredito que cuidando bem dele e da manutenção mais ainda agora ele deva chegar aos seus pelo menos 290.000km!!

Abraço...

Bom dia Junior!
Desculpe-me entrar no assunto de vocês, mas sou nova por aqui e estou com uma dúvida sobre uma L200 que tenho interesse em comprar. Será minha primeira L200 e encontrei uma em BH 96/97 que está em excelente estado de conservação, 2º dono. O dono só coloca peças originais, inclusive me mostrou as notas. Ela está com 270.000 km e segundo ele, está revisada, com turbina nova, bomba injetora e bicos injetores revisado, pastilhas e lonas de freios novas. Ele está pedindo R$29.900,00 exatamente pelo estado de conservação. Mas estou com receio por causa da quilometragem muito alta.
Você saberia me dizer a média de quilometragem deste motores para retífica?

Agradeço desde já.

Junior-L200Power
17/04/2013, 11:23
Bom dia Junior!
Desculpe-me entrar no assunto de vocês, mas sou nova por aqui e estou com uma dúvida sobre uma L200 que tenho interesse em comprar. Será minha primeira L200 e encontrei uma em BH 96/97 que está em excelente estado de conservação, 2º dono. O dono só coloca peças originais, inclusive me mostrou as notas. Ela está com 270.000 km e segundo ele, está revisada, com turbina nova, bomba injetora e bicos injetores revisado, pastilhas e lonas de freios novas. Ele está pedindo R$29.900,00 exatamente pelo estado de conservação. Mas estou com receio por causa da quilometragem muito alta.
Você saberia me dizer a média de quilometragem deste motores para retífica?

Agradeço desde já.



Olá Elkee, primeiramente seja bem vinda!!
Fique a vontade pra entrar na conversa sempre que desejar, o forum está disponível pra que todos esclareçam suas dúvidas!!!
Em relação à L200, depende muito do cuidado do dono!!
Já vimos aqui L200 que passaram dos 350.000KM sem retífica, mas já vimos tbm várias L200 que não chegaram aos 200.000km
Um motor bem cuidado, como parece ser o caso dessa que vc tem em vista, acredito que deva rodar bastante ainda...mas como vc mesma disse, essa Kilometragem é de assustar qlquer um!! Rsrs
Olha, é só a minha opinião que vou dar agora...mas como se tratará de sua primeira L200 eu aconselharia vc a procurar uma que esteja menos rodada!! Pois assim como ela pode rodar muitos KM ainda...tbm pode acontecer de bater o motor a qlquer momento e vc se decepcionar, nunca se sabe... e essa KM alta ajuda a fragilizar o motor com o tempo mesmo que bem cuidado!!
Não sei se concorda, mas tudo, absolutamente tudo, mesmo que muito bem cuidados sofrem desgaste com o tempo e uso!!
Isso é inevitável...
Então meu conselho seria, mesmo que esta está novíssima e atraente, por ser sua primeira L200 vc deveria procurar uma mais nova de ano e também menos rodada!!
Ainda mais pelo preço que o cidadão está pedindo, acredito que vc ache uma igualmente conservada e bem cuidada, porém um pouco mais nova!! 30.000 é muito dinheiro pra dar em uma pick up de ano 96...!!Supondo que ela dê pane no motor em breve, vc terá que desembolsar mais uma boa quantia para o reparo e o valor dela pra vc sairá por mais de 35.000 em média!! Com o passar do tempo vc verá a grande desvalorização que esse carro terá e vc tende a perder muito...é por isso que aconselho uma mais nova!! É claro que os preços praticados variam de região pra região e de carro pra carro, cada um pede o que acha que vale seu veículo..sem dúvidas...mas de uma forma geral é isso que te falei mesmo!!
Aqui no forum mesmo tem um amigo, o membro Leobnaval, que a l200 dele é 95 e está anos luz mais nova que a minha em todos os sentidos, sendo que a minha é 2003..Rsrs
Mas esses são casos raros, e o carro é muito conhecido, pois ele sempre posta aqui as manutenções sempre em dia que faz e os cuidados!!
A L200 dele por exemplo valeria tranquilamente 28/29 mil pois está impecável e muito bem cuidada, além do que ele já fez o motor dela!! então sabemos a procedência!! Mas um carro assim mesmo que cuidado igual a esse,pode esconder alguma surpresa já que vc não o conhece a fundo!!
OK?!

Qualquer dúvida estamos a disposição Elkee!!
Boa Sorte na procura, ou mesmo boa sorte se for ficar com essa!!
Tenha um bom dia e desculpe o texto enorme, as vzs eu começo a escrever e esqueço..Rsrs!

philippeL200
17/04/2013, 12:23
30.000 foi a minha 2001!que tem algumas coisas para fazer mas já um modelo mais novo, um interior mais bonito tb!
Quando comprei ano passado estava com195.000 mais ou menos!
Porém eu ia comprar uma 98 que estava impecavel demais,carro não tinha nada para fazer, só que o cara me enrolou e acabei achando essa 2001!ai foi se!kkkkkk

Junior-L200Power
17/04/2013, 12:40
30.000 foi a minha 2001!que tem algumas coisas para fazer mas já um modelo mais novo, um interior mais bonito tb!
Quando comprei ano passado estava com195.000 mais ou menos!
Porém eu ia comprar uma 98 que estava impecavel demais,carro não tinha nada para fazer, só que o cara me enrolou e acabei achando essa 2001!ai foi se!kkkkkk

Sem dúvida vc não se arrepende, tenho certeza!! Hehe
Algumas coisas vc já citou como o interior mais bonito, além de ter pegado completinha com vidros elétricos, retrovisores elétricos, rodas de liga, roda livre automática, além de uma coisa que acho muito bacana que é a suspensão elevada...que nas L200 de 1998 pra trás são mais baixas e deixa o visual menos atrativo um pouco!!
então vc paga um precinho a mais, mas tras um pacote melhor mesmo tendo alguma coisinha fazer na pick up...aliás sempre tem alguma coisinha aki e ali pra fazer!! Rsrs

philippeL200
17/04/2013, 17:05
Sem dúvida vc não se arrepende, tenho certeza!! Hehe
Algumas coisas vc já citou como o interior mais bonito, além de ter pegado completinha com vidros elétricos, retrovisores elétricos, rodas de liga, roda livre automática, além de uma coisa que acho muito bacana que é a suspensão elevada...que nas L200 de 1998 pra trás são mais baixas e deixa o visual menos atrativo um pouco!!
então vc paga um precinho a mais, mas tras um pacote melhor mesmo tendo alguma coisinha fazer na pick up...aliás sempre tem alguma coisinha aki e ali pra fazer!! Rsrs

Essa 98 tinha vidro eletrico na frente e talz!acho estava até bem alta para o ano!aro 16 tb!
O carro era show, mas pesou o preço e a idade né!Ainda mais com um modelo anterior e a minha tava com mataboi com farol de milha, estribo, engate e santo antonio e capota maritima(meio fuu mas tem)E a outra não tinha nada disso!
Mas a minha está com o teto queimado e o capo!mas isso se resolver fácil!hehe

Elkee
18/04/2013, 05:02
Olá Elkee, primeiramente seja bem vinda!!
Fique a vontade pra entrar na conversa sempre que desejar, o forum está disponível pra que todos esclareçam suas dúvidas!!!
Em relação à L200, depende muito do cuidado do dono!!
Já vimos aqui L200 que passaram dos 350.000KM sem retífica, mas já vimos tbm várias L200 que não chegaram aos 200.000km
Um motor bem cuidado, como parece ser o caso dessa que vc tem em vista, acredito que deva rodar bastante ainda...mas como vc mesma disse, essa Kilometragem é de assustar qlquer um!! Rsrs
Olha, é só a minha opinião que vou dar agora...mas como se tratará de sua primeira L200 eu aconselharia vc a procurar uma que esteja menos rodada!! Pois assim como ela pode rodar muitos KM ainda...tbm pode acontecer de bater o motor a qlquer momento e vc se decepcionar, nunca se sabe... e essa KM alta ajuda a fragilizar o motor com o tempo mesmo que bem cuidado!!
Não sei se concorda, mas tudo, absolutamente tudo, mesmo que muito bem cuidados sofrem desgaste com o tempo e uso!!
Isso é inevitável...
Então meu conselho seria, mesmo que esta está novíssima e atraente, por ser sua primeira L200 vc deveria procurar uma mais nova de ano e também menos rodada!!
Ainda mais pelo preço que o cidadão está pedindo, acredito que vc ache uma igualmente conservada e bem cuidada, porém um pouco mais nova!! 30.000 é muito dinheiro pra dar em uma pick up de ano 96...!!Supondo que ela dê pane no motor em breve, vc terá que desembolsar mais uma boa quantia para o reparo e o valor dela pra vc sairá por mais de 35.000 em média!! Com o passar do tempo vc verá a grande desvalorização que esse carro terá e vc tende a perder muito...é por isso que aconselho uma mais nova!! É claro que os preços praticados variam de região pra região e de carro pra carro, cada um pede o que acha que vale seu veículo..sem dúvidas...mas de uma forma geral é isso que te falei mesmo!!
Aqui no forum mesmo tem um amigo, o membro Leobnaval, que a l200 dele é 95 e está anos luz mais nova que a minha em todos os sentidos, sendo que a minha é 2003..Rsrs
Mas esses são casos raros, e o carro é muito conhecido, pois ele sempre posta aqui as manutenções sempre em dia que faz e os cuidados!!
A L200 dele por exemplo valeria tranquilamente 28/29 mil pois está impecável e muito bem cuidada, além do que ele já fez o motor dela!! então sabemos a procedência!! Mas um carro assim mesmo que cuidado igual a esse,pode esconder alguma surpresa já que vc não o conhece a fundo!!
OK?!

Qualquer dúvida estamos a disposição Elkee!!
Boa Sorte na procura, ou mesmo boa sorte se for ficar com essa!!
Tenha um bom dia e desculpe o texto enorme, as vzs eu começo a escrever e esqueço..Rsrs!

Bom dia, Junior!

Agradeço a atenção e suas considerações que foram muito relevantes pra mim.
Estava realmente preocupada e depois de ler seu post, resolvi levar o carro para meu mecânico dar uma olhada, uma vez que ela estava tão boa que achei desnecessário fazer isso no primeiro momento. O mecânico me disse que ela estava muito melhor que a dele que é 2004 (rsrsrs). Não encontrou absolutamente nada para dizer da L 200.
Quando ela chegou na oficina que eu a vi novamente, o coração falou mais alto e acabei seguindo-o. rsrs
A noite fomos buscá-la e ficamos encantados. Você só escuta um lindo barulho de motor, nem um "grilinho" a mais.
Olhando com mais cuidado e comparando com tudo o que vimos por aqui, inclusive de anos bem mais novos, estamos certos que encontramos uma raridade. Ou melhor, um presente de Deus, uma vez que sempre peço a ele que encaminhe tudo para nós.
Tão logo eu tire uma foto dela, colocarei no post para você conhecê-la. E o que é mais engraçado, é que apesar de tão pouco tempo, já estamos apaixonados por ela. rsrsrs Meu marido já estava apaixonado pelas L 200 e eu não achava muita graça. Mas agora... rsrs
Gostaria de poder continuar contando com sua ajuda, uma vez que acredito teremos a partir de agora, muitas dúvidas e experiências que poderão ser compartilhadas. Ok?

Novamente agradeço, desejando uma linda e abençoada quinta-feira.

Grande abraço,
Elke

philippeL200
18/04/2013, 12:49
Carro não é ano é estado como diz meu pai!
A l200 98 do cara estava muito mais inteira de tudo que a 06 dele!tanto que ele viajava com a 98!para vc ver!
Parabéns pela aquisição e com toda certeza será mais um dono feliz e satisfeito, tendo cuidado e fazendo manutenção em dia, ela dura para sempre!
Abraço

Junior-L200Power
19/04/2013, 14:09
Bom dia, Junior!

Agradeço a atenção e suas considerações que foram muito relevantes pra mim.
Estava realmente preocupada e depois de ler seu post, resolvi levar o carro para meu mecânico dar uma olhada, uma vez que ela estava tão boa que achei desnecessário fazer isso no primeiro momento. O mecânico me disse que ela estava muito melhor que a dele que é 2004 (rsrsrs). Não encontrou absolutamente nada para dizer da L 200.
Quando ela chegou na oficina que eu a vi novamente, o coração falou mais alto e acabei seguindo-o. rsrs
A noite fomos buscá-la e ficamos encantados. Você só escuta um lindo barulho de motor, nem um "grilinho" a mais.
Olhando com mais cuidado e comparando com tudo o que vimos por aqui, inclusive de anos bem mais novos, estamos certos que encontramos uma raridade. Ou melhor, um presente de Deus, uma vez que sempre peço a ele que encaminhe tudo para nós.
Tão logo eu tire uma foto dela, colocarei no post para você conhecê-la. E o que é mais engraçado, é que apesar de tão pouco tempo, já estamos apaixonados por ela. rsrsrs Meu marido já estava apaixonado pelas L 200 e eu não achava muita graça. Mas agora... rsrs
Gostaria de poder continuar contando com sua ajuda, uma vez que acredito teremos a partir de agora, muitas dúvidas e experiências que poderão ser compartilhadas. Ok?

Novamente agradeço, desejando uma linda e abençoada quinta-feira.

Grande abraço,
Elke

Olá Elke!!
Parabéns pela aquisição!!
Sem dúvidas vcs tem uma raridade em mãos!! Rsrs...
Eu sei bem como é isso de olhar a primeira vez e se apaixonar pelo carro...sou suspeito a falar, pois foi exatamente o que aconteceu quando fui comprar essa minha que tenho atualmente...ela estava com apenas 20.000km rodados e cheirando novo ainda...tinha apenas 1 ano de uso!! Foi bater o olho e eu já apaixonei nela...e não poderia ter feito escolha melhor!!
Essa L200 aguenta coisa que muita gente duvida!! E o carro de vocÊs estando tão novo assim aguenta muita coisa ainda!!
Só lembre que o óleo do motor tem validade máxima de 6 meses mesmo que não ande a KM de 5000KM nesse período..ok?!
E a tração deve ser usada pelo menos 1 vez por mês para que lubrifique o sistema e não fique emperrado quando precisar!!
É só acionar e andar por um curto trajeto, que seja 100m...e depois desengatar!!
Verifique se o óleo dos diferenciais e câmbio foi trocado também!!
Desejo tudo de bom a vocês e que este maravilhoso carro lhes traga muitas alegrias!!

Um grande abraço e precisando de qlquer coisa estaremos sempre aqui pra ajudar...

Elkee
21/04/2013, 16:54
Carro não é ano é estado como diz meu pai!
A l200 98 do cara estava muito mais inteira de tudo que a 06 dele!tanto que ele viajava com a 98!para vc ver!
Parabéns pela aquisição e com toda certeza será mais um dono feliz e satisfeito, tendo cuidado e fazendo manutenção em dia, ela dura para sempre!
Abraço

Obrigada!
Estamos realmente muito satisfeitos com ela.
Agradeço novamente a atenção de vocês.

Grande abraço!

Elkee
21/04/2013, 17:03
Olá Elke!!
Parabéns pela aquisição!!
Sem dúvidas vcs tem uma raridade em mãos!! Rsrs...
Eu sei bem como é isso de olhar a primeira vez e se apaixonar pelo carro...sou suspeito a falar, pois foi exatamente o que aconteceu quando fui comprar essa minha que tenho atualmente...ela estava com apenas 20.000km rodados e cheirando novo ainda...tinha apenas 1 ano de uso!! Foi bater o olho e eu já apaixonei nela...e não poderia ter feito escolha melhor!!
Essa L200 aguenta coisa que muita gente duvida!! E o carro de vocÊs estando tão novo assim aguenta muita coisa ainda!!
Só lembre que o óleo do motor tem validade máxima de 6 meses mesmo que não ande a KM de 5000KM nesse período..ok?!
E a tração deve ser usada pelo menos 1 vez por mês para que lubrifique o sistema e não fique emperrado quando precisar!!
É só acionar e andar por um curto trajeto, que seja 100m...e depois desengatar!!
Verifique se o óleo dos diferenciais e câmbio foi trocado também!!
Desejo tudo de bom a vocês e que este maravilhoso carro lhes traga muitas alegrias!!

Um grande abraço e precisando de qlquer coisa estaremos sempre aqui pra ajudar...

Boa tarde, Junior!

Novamente agradeço sua atenção e as dicas.
Certamente nos encontraremos por aqui para trocarmos mais informações.

Grande abraço e bom domingo!

Deivid/silveira
30/06/2013, 00:05
Tudo beleza pessoal? Olha só... alguém aqui do fórum já teve algum problema com o sensor vgt da l200 sport? No scanner acusa avaria código 52, é uma sensor pequeno de cor preta, liguei para Mit e está valendo 500 latinhas:shock:, Pô é isso mesmo? alguém já comprou esse sensor?

Carlos A. C. Azevedo
30/06/2013, 08:46
Tudo beleza pessoal? Olha só... alguém aqui do fórum já teve algum problema com o sensor vgt da l200 sport? No scanner acusa avaria código 52, é uma sensor pequeno de cor preta, liguei para Mit e está valendo 500 latinhas:shock:, Pô é isso mesmo? alguém já comprou esse sensor?

Deivid, chegaram a te mostrar qual é? É o que fica preso no intercooler né? Já procurou no mercado livre? Qual era a falha que tava causando?

Deivid/silveira
30/06/2013, 09:11
Deivid, chegaram a te mostrar qual é? É o que fica preso no intercooler né? Já procurou no mercado livre? Qual era a falha que tava causando?

Olha Carlos, não é a do intercooler, já examinei todas as mangueiras e estão em perfeitas condições, esse sensor é de cor preta, ele fica do lado de outro marrom , logo em cima, do lado esquerdo, aonde fica o turbo.

A história foi a seguinte: Estava andando tranquilo e tal.... e ascende a luz da injeção, mas não desligou sozinha e nem largou fumaça alguma, então foi no meu amigo que tem um scanner universal e acusou avaria n° 52 sensor vgt, ela é responsável por abrir e fechar a borboleta, daí ele resetou o erro, e fui embora, e uma coisa que fiquei impressionado foi com a melhora absurda de potência que ela teve, impressionante mesmo, mas logo, acendeu a luz de novo e voltou a normalidade, mas sem largar absolutamente nenhuma fumaça.

E para ter certeza que era mesmo esse sensor, em seguida voltei ao mec, e pedi pra ele medir a potencia dos dois sensores ( o preto e marrom ) , o marrom estava com a potencia linear sem avaria, e o preto esta oscilando demais, ou seja, é a porr@ do sensor preto.
Liguei para Mit e recebi a informação do valor absurdo de 500 latinhas, fiquei apavorado, bem dizer é o preço de um kit embreagem, como eu estava no embalo perguntando os preços, aproveitei e perguntei do sensor marrom que é da pressão do turbo, e o rapaz me falou que era nada mais nada menos que 2.000 latinhas :screwy: que loucura rapaz!!!!

Em suma, estou tentando ver aonde posso comprar por fora, se tiver alguma dica agradeço.

Grande abraço

Carlos A. C. Azevedo
30/06/2013, 10:00
Deivid, esse é exatamente o problema que o Paulo e o Moisés tiveram nas L200's deles, só que sempre que passavam o scanner, não dava em nada.

Tem alguma inscrição em cima do sensor? Algum código? Seria bom tu pesquisar lá na MiltFort, Miltfort - Sua opção para peças e serviços Mitsubishi - Home page (http://www.miltfort.com.br/) , eles tinham o motor completo pra vender, creio que eles consigam arrumar o sensor.

Outra opção seria comprar lá fora, mas aí teria que ter as informações certas da peça.

Esse preço na ccs não tem choro não? Porra, 500 conto num pedaço de plastico é foda hein.

Só uma dúvida, o sensor é esse aqui? http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-490017393-sensor-presso-turbina-l200-sport-hpe-outdoor-mr299300-_JM

Porque se for, tá compensando pegar na ccs.

:concordo:

Deivid/silveira
30/06/2013, 11:55
Deivid, esse é exatamente o problema que o Paulo e o Moisés tiveram nas L200's deles, só que sempre que passavam o scanner, não dava em nada.

Tem alguma inscrição em cima do sensor? Algum código? Seria bom tu pesquisar lá na MiltFort, Miltfort - Sua opção para peças e serviços Mitsubishi - Home page (http://www.miltfort.com.br/) , eles tinham o motor completo pra vender, creio que eles consigam arrumar o sensor.

Outra opção seria comprar lá fora, mas aí teria que ter as informações certas da peça.

Esse preço na ccs não tem choro não? Porra, 500 conto num pedaço de plastico é foda hein.

Só uma dúvida, o sensor é esse aqui? Sensor Pressão Turbina L200 Sport Hpe Outdoor (mr299300) - R$ 400,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-490017393-sensor-presso-turbina-l200-sport-hpe-outdoor-mr299300-_JM)

Porque se for, tá compensando pegar na ccs.

:concordo:

Pois é , mas acho que não é esse do Mercado Livre, segue uma foto do sensor, está impresso no sensor a referencia k5t46494 4609.
Tem muita tecnologia esse pedaço de plastico pra custar este absurdo hahahahahahahahahah

Carlos A. C. Azevedo
30/06/2013, 14:48
Deivid, tu chegou a pesquisar? Olha esse anuncio Mr404682 Valvula Emissao Gas L200 Sport - R$ 300,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-492776807-mr404682-valvula-emissao-gas-l200-sport-_JM)

O engraçado é que uns falam que essa válvula controla a EGR e outros dizem que controla a pressão da turbina.

Deivid/silveira
30/06/2013, 23:17
Deivid, tu chegou a pesquisar? Olha esse anuncio Mr404682 Valvula Emissao Gas L200 Sport - R$ 300,00 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-492776807-mr404682-valvula-emissao-gas-l200-sport-_JM)

O engraçado é que uns falam que essa válvula controla a EGR e outros dizem que controla a pressão da turbina.

Carlos, não cheguei a pesquisar ainda, estou esperando a segunda-feira chegar, mas acho que é mesmo essa aí, valeu mesmo pela atenção meu camarada!!!!:palmas:

PauloLimited
01/07/2013, 15:07
E a turbina, tem certeza que está com o funcionamento normal ?
Troca o sensor, só se a turbina realmente estiver funcionando normal, se não é 500 conto jogados fora. Ve se ela está abrindo na hora certa e se não está dando mais pressão que o normal. As vezes a turbina pode estar carbonizada ou a valvula que aciona travada, se eu não me engando o sensor funciona monitorando essa valvula, desmonta a valvula e bate um óleo nela se ela estiver dura.

AurelioSoares
01/07/2013, 20:57
Tive um problema assim mas, era uma mangueira furada e um vazamento notubinho do manometro, a mangueira tinha o inicio de um rasgo quase microscopico, so descobri porque a turbina estava passando oleo

Instalei um manômetro de pressão do turbo em minha L200 (marca até 2 kg), a pressão da turbina fica em 0,6 kgf/m cúbico. Instalei também um booster elétrico (Tipo o Botão HPE) para alterar a pressão da turbina de dentro da cabine, regulando a valvula de pressão do booster, deixei a turbina com 1 kgf/m cúbico porém o manômetro marca até 0,8 e o carro faz um ruído como se estivesse escapando ar em algum lugar, e manômetro cai para 0,6, e o ponteiro fica doido alternando entre 0,8 e 0,6, não passando nunca de 0,8? Alguém sabe explicar o que seria? existe uma limitação para a pressão da turbina além da vávula Waste Gate? Como regulo a pressão da turbina sem o Booster? Como regulo a bomba injetora para uma maior vazão de combustível para poder ter um melhor aproveitamento do booster?

Moipessoa
01/07/2013, 22:12
essa aí é a válvula solenoide que aciona a turbina.
faz o teste nela, pede pro meca tirar fora, energiza na bateria e pluga uma mangueira de compressor de ar nela, quando energizar, ela tem que deixar passar o abrir.

AurelioSoares
03/07/2013, 20:00
Para quem vende um garfo de embreagem por 1300, e uma coifa de borracha por 250 não é de surpreender.
Em Goiânia tem uma vila (canaã) que vende sua peça, é sucata, mas o valor não é comparado ao valor original, dependendo do local o cara manda você mesmo tirar do carro batido, deveríamos fazer uma manifestação contra esse abuso da Mit.



Olha Carlos, não é a do intercooler, já examinei todas as mangueiras e estão em perfeitas condições, esse sensor é de cor preta, ele fica do lado de outro marrom , logo em cima, do lado esquerdo, aonde fica o turbo.

A história foi a seguinte: Estava andando tranquilo e tal.... e ascende a luz da injeção, mas não desligou sozinha e nem largou fumaça alguma, então foi no meu amigo que tem um scanner universal e acusou avaria n° 52 sensor vgt, ela é responsável por abrir e fechar a borboleta, daí ele resetou o erro, e fui embora, e uma coisa que fiquei impressionado foi com a melhora absurda de potência que ela teve, impressionante mesmo, mas logo, acendeu a luz de novo e voltou a normalidade, mas sem largar absolutamente nenhuma fumaça.

E para ter certeza que era mesmo esse sensor, em seguida voltei ao mec, e pedi pra ele medir a potencia dos dois sensores ( o preto e marrom ) , o marrom estava com a potencia linear sem avaria, e o preto esta oscilando demais, ou seja, é a porr@ do sensor preto.
Liguei para Mit e recebi a informação do valor absurdo de 500 latinhas, fiquei apavorado, bem dizer é o preço de um kit embreagem, como eu estava no embalo perguntando os preços, aproveitei e perguntei do sensor marrom que é da pressão do turbo, e o rapaz me falou que era nada mais nada menos que 2.000 latinhas :screwy: que loucura rapaz!!!!

Em suma, estou tentando ver aonde posso comprar por fora, se tiver alguma dica agradeço.

Grande abraço

AurelioSoares
03/07/2013, 20:05
Carlos,
Você que é um cara experiente nas L200, sabe qual é o sintoma de desgaste do pinhão e corroa?
Estou sentindo que a minha dá umas batidas quando passo a marcha mais lentamente; verifiquei que quando estou parado consigo reproduzir barulho tentando rodar o cardan com a mão, ele dá uma folga mesmo engrenado.
Não sei se é no cambio ou no pinhão

Deivid/silveira
05/07/2013, 18:14
E a turbina, tem certeza que está com o funcionamento normal ?
Troca o sensor, só se a turbina realmente estiver funcionando normal, se não é 500 conto jogados fora. Ve se ela está abrindo na hora certa e se não está dando mais pressão que o normal. As vezes a turbina pode estar carbonizada ou a valvula que aciona travada, se eu não me engando o sensor funciona monitorando essa valvula, desmonta a valvula e bate um óleo nela se ela estiver dura.

O problema era no sensor mesmo, tive que abrir o cofre :cry:

Junior-L200Power
05/07/2013, 18:28
Carlos,
Você que é um cara experiente nas L200, sabe qual é o sintoma de desgaste do pinhão e corroa?
Estou sentindo que a minha dá umas batidas quando passo a marcha mais lentamente; verifiquei que quando estou parado consigo reproduzir barulho tentando rodar o cardan com a mão, ele dá uma folga mesmo engrenado.
Não sei se é no cambio ou no pinhão

Amigo, teu problema é nas cruzetas do cardã que estão com folga...e não no diferencial/câmbio!!
OK?!
Trocando as cruzetas esse estralo para e a folga some!!

Abraço

Carlos A. C. Azevedo
06/07/2013, 10:29
Carlos,
Você que é um cara experiente nas L200, sabe qual é o sintoma de desgaste do pinhão e corroa?
Estou sentindo que a minha dá umas batidas quando passo a marcha mais lentamente; verifiquei que quando estou parado consigo reproduzir barulho tentando rodar o cardan com a mão, ele dá uma folga mesmo engrenado.
Não sei se é no cambio ou no pinhão

Eae Aurélio

Cara, segue aí a dica do Junior, pode ser só as cruzetas. Uma folga de giro pequena, mesmo engatado, é normal. O CxP desse diferencial é bem bruto, só dando muita porrada na embreagem pra começar a gastar, daí pra frente, só abrindo mesmo, mas se andar de boa, dura muito tempo sem folga.
Da vez que eu inventei de desmontar o diferencial da L, o cardãn dava uma folga muito chata e eram duas cruzetas ruins, os dentes da CxP estavam como novos, mas tinham uma certa folga, troquei as duas e ficou muito bom.

:concordo:

Carlos A. C. Azevedo
06/07/2013, 10:30
O problema era no sensor mesmo, tive que abrir o cofre :cry:

Ficou 100% Deivid?

PauloLimited
06/07/2013, 15:26
O problema era no sensor mesmo, tive que abrir o cofre :cry:
Blz, boa sorte.

Carlos A. C. Azevedo
08/07/2013, 09:45
Blz, boa sorte.

Eae Paulo,

Não tô lembrado, mas chegaram a condenar esse sensor na tua?

:concordo:

PauloLimited
08/07/2013, 11:48
Eae Paulo,

Não tô lembrado, mas chegaram a condenar esse sensor na tua?

:concordo:
Nunca, o scanner nunca acuso nada e sempre falaram que estava com o funcionamento normal.

AurelioSoares
08/07/2013, 18:02
vou dar uma olhada, mas acho o barulho muito alto para ser elas. De qualquer forma, trocar todas nem é muito problema é só o trabalho de desmontar, as que eu tenho não são muito antigas mas também não são originais e custam cerca de 40,00 cada uma.



Amigo, teu problema é nas cruzetas do cardã que estão com folga...e não no diferencial/câmbio!!
OK?!
Trocando as cruzetas esse estralo para e a folga some!!

Abraço

Carlos A. C. Azevedo
09/07/2013, 09:10
vou dar uma olhada, mas acho o barulho muito alto para ser elas. De qualquer forma, trocar todas nem é muito problema é só o trabalho de desmontar, as que eu tenho não são muito antigas mas também não são originais e custam cerca de 40,00 cada uma.

Rapaz, cruzeta pode fazer uma assombração do caramba hehehehe.

Tu tens andado rápido esses tempos com ela? Tu só começou a perceber isso quando?

Carlos A. C. Azevedo
09/07/2013, 09:11
Nunca, o scanner nunca acuso nada e sempre falaram que estava com o funcionamento normal.

Ah sim, será então que esse scanner fdp tava falhando ou queriam mesmo levar teu dinheiro? Não duvido nada da segunda opção. Mas já foi, passou, e é isso aí :mrgreen:

:concordo:

PauloLimited
09/07/2013, 10:37
Ah sim, será então que esse scanner fdp tava falhando ou queriam mesmo levar teu dinheiro? Não duvido nada da segunda opção. Mas já foi, passou, e é isso aí :mrgreen:

:concordo:
A mão de obra especializada que sempre foi o problema, mas é isso ai, passou e graças a Deus num volta nunca mais.:euforico:

AurelioSoares
15/07/2013, 14:49
prezado mauro
acabei de descobrir o que é este barulho. Na minha galloper eu dei um pouco mais de pressão e hj ainda mais e foi qdo começou o barulho. Realmente é pressão escapando, só que numa válvula de segurança junto ao coletor de admissão. Ela está posicionada na parte superior do coletor, junto ao cilindro n4. Sua aplicação é justamente como segurança, pois a pressão neste circuito está alta demais e ela atua para evitar danos maiores. Vou futuramente retirar para ver no que dá, lógico q não abuisar de 1kg/cm2 na saida.
um abraço a todos da lista
marco

Tira umas fotos para agente se localizar!

AurelioSoares
15/07/2013, 15:00
Olhei mas não achei nada de folga nas cruzetas, só aquela folguinha mínima comum. o que tem folga mesmo é no hjogo todo, ou seja ou é na cx de marcha ou no diferencial traseiro.
Eu não ando rápido com ela, na maioria das vezes eu estou entre 70 e 80, costumo vez por outra dar uma acelerada a 120 durante uns 10 segundos em uma decida indo para casa quando há segurança. faço isso para desentupir os bicos.
Percebi isso há alguns meses, era bem pequeno e agora aumentou um pouco, percebo que se eu passar a marcha dentro do tempo certo isso não acontece, mas se eu demorar e o motor perder giro o barulho aparece na reentrada da marcha.
Quando o carro está subindo aparece mais, pois a roda traseira tende a frear mais rápido pela inércia negativa.

Carlos A. C. Azevedo
16/07/2013, 11:13
Olhei mas não achei nada de folga nas cruzetas, só aquela folguinha mínima comum. o que tem folga mesmo é no hjogo todo, ou seja ou é na cx de marcha ou no diferencial traseiro.
Eu não ando rápido com ela, na maioria das vezes eu estou entre 70 e 80, costumo vez por outra dar uma acelerada a 120 durante uns 10 segundos em uma decida indo para casa quando há segurança. faço isso para desentupir os bicos.
Percebi isso há alguns meses, era bem pequeno e agora aumentou um pouco, percebo que se eu passar a marcha dentro do tempo certo isso não acontece, mas se eu demorar e o motor perder giro o barulho aparece na reentrada da marcha.
Quando o carro está subindo aparece mais, pois a roda traseira tende a frear mais rápido pela inércia negativa.

Aurélio, já tirou o cardã fora no lado do diferencial e rodou só ele com a mão pra ver quanto de folga tem? Aí se tu fizer isso, nem precisa afrouxar o rolamento central, tira direto no diferencial, aí dá pra saber também quanto de folga tem na saída da caixa.

Mas não esquece de fazer uma marcação da ponta do cardã pro diferencial, se colocar fora vai vibrar e vai piorar ainda mais o negócio.

:concordo:

Deivid/silveira
17/07/2013, 12:57
Ficou 100% Deivid?

Ficou 101% hahahahahahaha :dance:

AurelioSoares
25/07/2013, 17:12
Sem tirar nenhum parafuso dá para perceber que a folga é de uns 10 graus. estava olhando uns bloqueios de diferenciais da Kaiser, se eu decidisse colocar um desses na traseira eu teria que desmontar o diferencial ai já verifico se tem que trocar o pinhão e a coroa, Qual você acha mais interessante o traseiro ou dianteiro?.


Aurélio, já tirou o cardã fora no lado do diferencial e rodou só ele com a mão pra ver quanto de folga tem? Aí se tu fizer isso, nem precisa afrouxar o rolamento central, tira direto no diferencial, aí dá pra saber também quanto de folga tem na saída da caixa.

Mas não esquece de fazer uma marcação da ponta do cardã pro diferencial, se colocar fora vai vibrar e vai piorar ainda mais o negócio.

:concordo:

Carlos A. C. Azevedo
26/07/2013, 23:24
Sem tirar nenhum parafuso dá para perceber que a folga é de uns 10 graus. estava olhando uns bloqueios de diferenciais da Kaiser, se eu decidisse colocar um desses na traseira eu teria que desmontar o diferencial ai já verifico se tem que trocar o pinhão e a coroa, Qual você acha mais interessante o traseiro ou dianteiro?.

Bom, sobre o bloqueio dianteiro ou traseiro, eu não sei quase nada dessa parte mais hard de 4x4, mas os dianteiros são mais usados em conjunto com o traseiro, tem que ver também qual é o mais fácil de achar e mais barato. Mas, creio que seja melhor, se conseguir, colocar no diferencial traseiro, no dianteiro tem sistema de direção e é bem complicado se acontecer alguma falha.

Mas um diferencial bem justo é outra história, dá até gosto de andar no carro. :mrgreen:

:concordo:

philippeL200
26/07/2013, 23:51
Sem tirar nenhum parafuso dá para perceber que a folga é de uns 10 graus. estava olhando uns bloqueios de diferenciais da Kaiser, se eu decidisse colocar um desses na traseira eu teria que desmontar o diferencial ai já verifico se tem que trocar o pinhão e a coroa, Qual você acha mais interessante o traseiro ou dianteiro?.
Eu acho melhor na traseira até devido a falta de peso na traseiro!
Agora você achou por quanto o bloqueio?

leandrorabelo
09/05/2017, 19:15
amigo , passe essas dicas de regulagem que deu certo na sua mit.
abraços.