PDA

Ver Versão Completa : Dúvida no uso da tração da Ranger



marcomencia
23/07/2009, 22:23
Salve galera!

Sou voador de parapente e usei minha Brasilia (q nunca me deixou uma única vez na mão) para as subidas de morro até a alguns dias atrás.

Pois bem, agora precisando trocar o carro q usava para o uso urbano, fui para a Ranger. Uma limited 2006. Usei-a muito pouco e ainda não subí nenhuma vez.
Lendo o manual ví q a tração não deve ser usada em terrenos firmes. Inclusive um amigo meu q tem uma l 200 sempre recomendava q se desligasse a reduzida e tração da camionete dele ao entrar no asfalto na ida ao pouso. (Ele falava q podia quebrar e o prejú seria grande)

Pois bem (mais uma vez). Na subida para a rampa de decolagem em Santo Amaro (SC), existe uma curva concretada. Essa curva é praticamente um cotovelo. É um angulo de uns 130 graus numa aclividade acentuada(subida braba). Essa curva tem o nome de tamburello.
Enfim, vai existir algum problema de contornar essa curva reduzido?

abç

Edintruder
23/07/2009, 23:37
Coloca duas rodas laterais fora do concreto ou quando fizer a curva acelera a ponto de quase desgarrar para a roda traseira interna à curva possa derrapar com pouca aderência.
Essa é a vantagem da roda livre manual. Poder desligar a após a curva ligar novamente.
Nesse caso é usar a 4x2 mesmo.

Rogerrm
23/07/2009, 23:39
Não é recomendado, mas quando eu subi uma aqui (Num lugar de decolagem tbm, Rolante - RS) foi tranquilo na 1º reduzida e a subida era malvada com um cotovelo mesmo, era paralelepipedo e a Ranger velhinha não acusou em nada

Sem acelerar muito pois ela vai tranquila, esses lugares geralmente são úmidos então não é 100% aderente já que isso é uma nescessidade e tbm é uma Pick - Up eu fui e acho que dá pra ir,
Minha opinião...

marcomencia
24/07/2009, 09:49
Esse local a q me refiro é exposto sol o tempo todo, portanto alí está sempre seco, é concreto. Tem q esterçar praticamente tudo pra contornar. Comum as esposas/namoradas de pilotos capotarem alí na descida por calcular mal a curva.

Com relação a colocar a roda fora do concreto, é descer rolando encosta abaixo. No q acaba o concreto já começa a encosta. Saiu pra fora desce rolando, e é alto.

Vou tentar conversar com os voadores locais pra ver como eles sobem lá.

No local onde voo regularmente a subida é toda de terra, então por enquanto não devo ter problemas pra subir. Preocupa-me apenas a descida. Um local de uns 25 metros muito íngreme(o pior do morro), esse sim não seca nessa época do ano e é de terra pura, um barro liso, não tem cascalho em baixo. Como participo apenas da subida, (minha descida é voando) quem desce esse carro é minha namorada. Com a Brasilia ela (ou quem quer q esteja dirigindo) passa de lado por ali. Mesmo entrando em velocidade muito baixa, o carro começa a derrapar então tem q ir soltando o freio e administrando a perca de controle até pegar o cascalho uns 20 metros abaixo (a declividade continua igual, apenas pega cascalho então já fica com mais atrito e dá pra se defender). Realmente o lugar é ruinzinho mesmo. Não sei se vou orientar ela a descer reduzido pra não precisar usar freio, ou se essa primeira ou segunda marcha reduzida pode fazer travar roda, e no caso de precisar liberar roda pra girar não se consiga por causa da reduzida. Essa pick up tem ABS, tbém não sei se ele resolve, se é ir soltando o freio e deixando andar pra não travar e aguardar o terreno com mais cascalho pra segurar a bicha. É o dobro do peso da Brasilia ou mais. Amanhã-sábado nós vamos ver qual é a dela......Choveu muito aqui no sul e tá gelado. A estrada deve estar toda úmida desde a base até o topo.

Como nosso amigo falou acima acho q eles não fariam um carro q quebrasse a tração ao fazer uma curva no concreto ou asfalto...... Ou fariam???

linuxhellmaster
24/07/2009, 11:14
Esse local a q me refiro é exposto sol o tempo todo, portanto alí está sempre seco, é concreto. Tem q esterçar praticamente tudo pra contornar. Comum as esposas/namoradas de pilotos capotarem alí na descida por calcular mal a curva.

Com relação a colocar a roda fora do concreto, é descer rolando encosta abaixo. No q acaba o concreto já começa a encosta. Saiu pra fora desce rolando, e é alto.

Vou tentar conversar com os voadores locais pra ver como eles sobem lá.

No local onde voo regularmente a subida é toda de terra, então por enquanto não devo ter problemas pra subir. Preocupa-me apenas a descida. Um local de uns 25 metros muito íngreme(o pior do morro), esse sim não seca nessa época do ano e é de terra pura, um barro liso, não tem cascalho em baixo. Como participo apenas da subida, (minha descida é voando) quem desce esse carro é minha namorada. Com a Brasilia ela (ou quem quer q esteja dirigindo) passa de lado por ali. Mesmo entrando em velocidade muito baixa, o carro começa a derrapar então tem q ir soltando o freio e administrando a perca de controle até pegar o cascalho uns 20 metros abaixo (a declividade continua igual, apenas pega cascalho então já fica com mais atrito e dá pra se defender). Realmente o lugar é ruinzinho mesmo. Não sei se vou orientar ela a descer reduzido pra não precisar usar freio, ou se essa primeira ou segunda marcha reduzida pode fazer travar roda, e no caso de precisar liberar roda pra girar não se consiga por causa da reduzida. Essa pick up tem ABS, tbém não sei se ele resolve, se é ir soltando o freio e deixando andar pra não travar e aguardar o terreno com mais cascalho pra segurar a bicha. É o dobro do peso da Brasilia ou mais. Amanhã-sábado nós vamos ver qual é a dela......Choveu muito aqui no sul e tá gelado. A estrada deve estar toda úmida desde a base até o topo.

Como nosso amigo falou acima acho q eles não fariam um carro q quebrasse a tração ao fazer uma curva no concreto ou asfalto...... Ou fariam???

O ABS soh vai fazer voce se lascar nessa situacao, vez q ele vai detectar o terreno solto/mole/molhado e nao deixar voce frear (pq qualquer toque no freio vai travar uma das rodas) te empedindo tmb de "arrastar" o carro.... situacao muito perigosa.... pois eh de suma importancia esse arrasto,, principalmente no barro/lama e na neve..... pois sem esse arrasto o carro nao afunda na lama/neve e nao tem atrito p/ parar... resultado.... o abs entra nao deixa teus freios travarem (nem as rodas pararem) e voce continua indo, sem atrito algum.... e sem freio tmb....

Essa eh minha opniao.... em nenhum dos meus carros q tem ABS o mesmo fica ligado... em todos eu desliguei o ABS frontal/traseiro.

cheers

Rogerrm
24/07/2009, 13:15
Esse local a q me refiro é exposto sol o tempo todo, portanto alí está sempre seco, é concreto. Tem q esterçar praticamente tudo pra contornar. Comum as esposas/namoradas de pilotos capotarem alí na descida por calcular mal a curva.

Com relação a colocar a roda fora do concreto, é descer rolando encosta abaixo. No q acaba o concreto já começa a encosta. Saiu pra fora desce rolando, e é alto.

Vou tentar conversar com os voadores locais pra ver como eles sobem lá.

No local onde voo regularmente a subida é toda de terra, então por enquanto não devo ter problemas pra subir. Preocupa-me apenas a descida. Um local de uns 25 metros muito íngreme(o pior do morro), esse sim não seca nessa época do ano e é de terra pura, um barro liso, não tem cascalho em baixo. Como participo apenas da subida, (minha descida é voando) quem desce esse carro é minha namorada. Com a Brasilia ela (ou quem quer q esteja dirigindo) passa de lado por ali. Mesmo entrando em velocidade muito baixa, o carro começa a derrapar então tem q ir soltando o freio e administrando a perca de controle até pegar o cascalho uns 20 metros abaixo (a declividade continua igual, apenas pega cascalho então já fica com mais atrito e dá pra se defender). Realmente o lugar é ruinzinho mesmo. Não sei se vou orientar ela a descer reduzido pra não precisar usar freio, ou se essa primeira ou segunda marcha reduzida pode fazer travar roda, e no caso de precisar liberar roda pra girar não se consiga por causa da reduzida. Essa pick up tem ABS, tbém não sei se ele resolve, se é ir soltando o freio e deixando andar pra não travar e aguardar o terreno com mais cascalho pra segurar a bicha. É o dobro do peso da Brasilia ou mais. Amanhã-sábado nós vamos ver qual é a dela......Choveu muito aqui no sul e tá gelado. A estrada deve estar toda úmida desde a base até o topo.

Como nosso amigo falou acima acho q eles não fariam um carro q quebrasse a tração ao fazer uma curva no concreto ou asfalto...... Ou fariam???

Eu ia, a tração não quebra assim tão fácil, e uma ou outra vez não vai te trazer transtornos já que tu sobe carregado a roda dianteia vai ir derrapando pra compensar até ela ficar alinhada, vai na boa sem muita pressa...

Sobre descer, é pior que subir, mas deixa descer na 1 reduzida que é dificil ela se atravessar, pior fosse freiar...No caso de liberar a roda é pisar na embreagem se sua namorada for apavorada ai de o carro para alguem com mais tempo de "vôo" fazer o percurso...

Ah, pede pra alguem filmar a subida!!! :cool:

Abraços

lucasam
24/07/2009, 17:38
A descida é reduzida na certa. Com a experiencia vc vai ver q a tracao ajuda d+ na aderencia e a pickup "navega" beeeem menos.
A reduzida em 5 marcha chega quase a uns 50 por hora entao da pra descer tudo reduzida.


Sobre a subida com curva de asfalto.
Toda a subida é asfaltada ou somente a curva?
Se for somente a curva faz o teste devagar, percebe se o carro esta querendo "travar".
Se nao tiver segurança para fazer a curva com a tracao ligada sobe de 4x4 hi, chegando na curva liga o 4x2 com ela rodando.

Depois da curva vc para a camionete e reduz

rogeriomasih
24/07/2009, 21:19
Qual a extensão deste trecho de concreto?

marcomencia
25/07/2009, 21:16
O trecho de concreto é de uns 200 metros apenas. Por ser o piro trecho eles concretaram pra facilitar a subida.

Hj fui voar na rampa q comumente voo(essa do trecho de barro sem cascalho) e q beleza pra subir. Sobe numa boa mesmo. Chega a ser impressionante. Minha namorada desceu duas vezes o morro numa boa tbém. Ela dirige muito bem entao ficou a critério dela a descida onde optou em descer reduzida. Maior moleza. É um carrão. Chega a ser impressionante.

Na volta pra casa aconteceu uma coisa q me deixou preocupado e acho q talvez alguém possa opinar e assim me ajudar.

São 100km de asfalto de rodovia pra voltar pra casa. Pois bem. Vindo numa boa em 120, 130 por hora. Terreno plano simplesmente ela foi perdendo força. Continuou andando mas a rotação não subia mais. Comportamento igual a uma pane seca. Andei por alguns km assim até q piorou ainda mais e terminou por parar no acostamento. Abri o capô prá dar uma olhada. Motor com temperatura normal, tudo parecia certo. Batí arranque e ela pegou, mas continuou sem força. Continuei a viagem e por mais duas vezes ela parou, de apagar o motor com o carro andando e terminar no acostamento....Cheguei até em casa e ela está na garagem agora.

Faz umas duas semanas q comprei essa camionete e após a compra, qdo voltava pra minha cidade (q fica a 450 km do local da compra) ela fez exatamente igual. Perdeu a força, no meio do trecho, apagou, tornou a pegar e seguiu viagem com pouca força no motor. vc pode acelerar q a rotação não sobe. Nessa ocasião achei q era falta de diesel pq o tanque estava quase seco. Mas agora estava meio tanque.

Se alguém puder dar uma forcinha com uma opinião fico agradecido. Se não conseguir uma resposta aqui. Acho q vou colocar um tópico novo.

abç a todos

linuxhellmaster
25/07/2009, 21:23
O trecho de concreto é de uns 200 metros apenas. Por ser o piro trecho eles concretaram pra facilitar a subida.

Hj fui voar na rampa q comumente voo(essa do trecho de barro sem cascalho) e q beleza pra subir. Sobe numa boa mesmo. Chega a ser impressionante. Minha namorada desceu duas vezes o morro numa boa tbém. Ela dirige muito bem entao ficou a critério dela a descida onde optou em descer reduzida. Maior moleza. É um carrão. Chega a ser impressionante.

Na volta pra casa aconteceu uma coisa q me deixou preocupado e acho q talvez alguém possa opinar e assim me ajudar.

São 100km de asfalto de rodovia pra voltar pra casa. Pois bem. Vindo numa boa em 120, 130 por hora. Terreno plano simplesmente ela foi perdendo força. Continuou andando mas a rotação não subia mais. Comportamento igual a uma pane seca. Andei por alguns km assim até q piorou ainda mais e terminou por parar no acostamento. Abri o capô prá dar uma olhada. motor com temperatura normal, tudo parecia cerro. Batí arranque e ela pegou, mas continuo sem força. Continuei a viagem e por mais duas vezes ela parou, de apagar o motor....Cheguei até em casa e ela está na garagem agora.

Faz umas duas semanas q comprei essa camionete e após a compra, qdo voltava pra minha cidade (q fica a 450 km do local da compra) ela fez exatamente igual. Perdeu a força, no meio do trecho, apagou, tornou a pegar e seguiu viagem com pouca força no motor. vc pode acelerar q a rotação não sobe. Nessa ocasião achei q era falta de diesel pq o tanque estava quase seco. Mas agora estava meio tanque.

Se alguém puder dar uma forcinha com uma opinião fico agradecido. Se não conseguir uma resposta aqui. Acho q vou colocar um tópico novo.

abç a todos

Depende..... isso parece bem um filtro de combustivel obstruido.... ou tampa do tanque fudida... tenta abrir o tanque de combustivel.. ver se ela volta OK... e depois o filtro de combustivel...

cheers

Edintruder
25/07/2009, 21:25
Marco, parece o pré filtro da bomba de diesel do tanque entupida. Vai ter que tirar o tanque e trocar essa telinha.

marcomencia
25/07/2009, 21:32
Acha q o respiro do tampa do tanque pode estar obstruido? E assim o combustivel não estar indo?

linuxhellmaster
25/07/2009, 23:20
Acha q o respiro do tampa do tanque pode estar obstruido? E assim o combustivel não estar indo?

Em geral o respiro eh na tampa, pelo menos nas minhas americanas eh assim.... por isso comentei de desrosquear ela e ver se o carro volta a funcionar ok.

cheers

Edintruder
26/07/2009, 03:37
Na Ranger não fica pressão negativa no tanque. Normalmente isso ocorre por entupimento do pré-filtro dentro do tanque. Tira essa tela que nunca mais acontece isso.
Isso também ocorre nas Triton e Hilux eletrônicas.

Morcego
26/07/2009, 08:42
Acha q o respiro do tampa do tanque pode estar obstruido? E assim o combustivel não estar indo?

Conversando com um amigo ele disse que pode ser o sensor MAP, dê uma limpeza nele, costuma dar estes sintomas.

marcomencia
26/07/2009, 09:13
Certo.
No q terminar a fórmula 1, vou descer e fazer ela funcionar pra ver como está. Estou até torcendo para q ela continue sem força ainda, pq assim será bem mais fácil prá matar a xarada. Imagino q se ela funcionar bem agora seja praticamente certo q seja um entupimento. Ruim vai ser ela estar normal e entrar na oficina e os caras começarem a trocar peça sem saber com certeza onde está o problema.

Fico agradecido de coração pelas valiosas dicas e informações.Pela parceria e gentileza de ajudar. A solidariedade é sinal de um espírito evoluído.Vou manter os acontecimentos atualizados pq podem servir para outras pessoas q possam ter o mesmo problema.

abç a todos e pensamento positivo para nosso representante Felipe Massa q passa por momentos dificeis.

marcomencia
26/07/2009, 11:09
Fiz ela funcionar agora e parece estar quase normal. Está com força novamente. O giro sobe normalmente. Coloquei ela na estrada até um municipio vizinho e ela não apresentou grandes diferenças. Apenas o motor parece estar soqueando mais q o normal. Não está mais gostosa de dirigir como antes.

linuxhellmaster
26/07/2009, 11:46
Na Ranger não fica pressão negativa no tanque. Normalmente isso ocorre por entupimento do pré-filtro dentro do tanque. Tira essa tela que nunca mais acontece isso.
Isso também ocorre nas Triton e Hilux eletrônicas.

Seila... posso falar besteiras.. mas em todas a gasolina americanas fica sim e por isso tem uma valvula na tampa de abastecimento (e outras no tanque) justamente p/ controlar essa pressao negativa ou positiva... e quando a tampa do tanque da problema (depende o problema) ele vai ficando negativa..negativa.... ate a bomba de combustivel nao conseguir compensar... ae passa a falhar... perder performance.... voce abre o tanque voce ouve o barulho do ar entrando... e a mesma volta ao normal.

pode ser q nos diesels ou nas novas seja diferente.... :mrgreen:, mas no caso ae do rapaz deve ser o q voce disse mesmo,, sempre esqueco do tal prefiltro dos diesels.

cheers

marcomencia
26/07/2009, 23:36
Vou abrir um outro tópico, pq notei q ao fazer funcionar o motor a ventoinha dela liga.
Tive um astra q uma vez deu esse problema e era o sensor de temperatura da água do motor.

Edintruder
27/07/2009, 00:00
Se está ligando realmente é indício de algum sensor com problemas mesmo.

Linux, não estás falando bobagem nenhuma, mas nunca notei pressão negativa em nenhum tanque de picape à diesel.

linuxhellmaster
27/07/2009, 00:18
Se está ligando realmente é indício de algum sensor com problemas mesmo.

Linux, não estás falando bobagem nenhuma, mas nunca notei pressão negativa em nenhum tanque de picape à diesel.

Talvez seja por causa do combustivel, esse sistema todo ae eh pra evitar vapor de gasolina travado dentro do tanque e evitar q conforme o combustivel vai sendo consumido, fique essa pressao negativa....

Talvez seja por isso q voce nunca notou essa pressao negativa... pq o sistema da sua esta funcionando perfeitamente..... soh vai ter pressao negativa se estiver com defeito... (assim como pressao positiva em excesso... no geral deve no maximo fazer um "tsss" quando voce abre... em dias muito quentes antes de voce rodar o carro e acionar o sistema de purga do mesmo)....

Acho que o diesel nao eh tao volatil, isso explicaria a ausencia do citado sistema....

ainda vou comprar uma a diesel p/ "descobrir esses segredos"

cheers

Edintruder
27/07/2009, 11:59
Em dias quentes sai vapor quando abre a tamba sim, o que mostra pressão mais alta no tanque devido à expansão do ar pelo calor, mas o inverso não ocorre. Realmente a válvula na tampa faz o seu trabalho.