PDA

Ver Versão Completa : AJUDA ! Londrina (PR) a Curitiba (litoral PR) OFF ROAD



Juninho
23/07/2009, 19:03
All,

Preciso de ajuda pra conseguir uns trechos de GPS ou caminhos o mais alternativos possíveis saindo de Londrina e seguindo até Curitiba e depois sentido Litoral (Caiobá).

Quem tiver trechos ou conhecer estradas alternativas, com grau de dificuldade de médio pra difícil (hauhau) pois pretendemos fazer o máximo do trecho da viagem no percurso fora de estrada.

Saindo de Londrina temos opçao de seguirmos sentido Ortigueira ou sentido Sao Jeronimo da Serra via antiga estrada do Cerne.

Teremos 4 dias de viagem, sendo que a saída seria na quinta logo pela manha e com retorno no domingo pela manha também.

Será um passeio curto, apenas pela diversáo afim de descobrir novos trechos e caminhos que nos levem ao litoral do estado, aproveitando o interior do estado para conhecer lugares novos e fugir do cotidiano das estradas convencionais.

Todos os veículos sao novos (picapes e trollers) com toda manutençao em dia.

Quem puder ajudar, principalmente no caminho de Curitiba até o litoral via Serra do Mar, seria muito bem vindo.
Ouvi uma vez que existia um caminho saindo de Curitiba pela Serra sentido Patrimonio Rio Sagrado e depois pela Alexandra Matinhos.

Pretendemos voltar pela Serra da Graciosa no Domingo e o restante do trecho via asfalto,, pois segunda a rotina volta ao normal.

Algo no caminho da trilha do telegrafo tb seria bacana, quem souber vai ajudar.

Dependendo do desclocamento de ida, podemos seguir até Balneario Camboriu, e se alguém de balneario vir o post, se puder postar o track do RANCHO do JOEL, seria um local de estadia de repente na sexta a noite, se ainda estiver funcionando lá.

Na ida pensamos e passar por Castro, e de repente conhecer o Canyon e aproveitar a regiao, se alguém da area estiver por aí, manifeste-se.

Por ora é isso ....

Valeu a força ...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[s]

Elison
23/07/2009, 20:28
Muito boa a ideia, qual a data prevista para a viagem?

Elison
23/07/2009, 21:02
Saindo de Londrina temos opçao de seguirmos sentido Ortigueira ou sentido Sao Jeronimo da Serra via antiga estrada do Cerne.

De Londrina pra Sao Jeronimo nao tem como cruzar o rio Tibagi, a melhor opçao seria ir até Tamarana pela PR 445, lá pegar a esquerda sentido Otigueira até o distrito de Lageado Bonito, de lá para o distrito de Lagoa(PR 160) até a BR 153, depois até Tibagi, de Tibagi passaria pelo Canyon do Guartelá, e depois seguiria para a estrada do Cerne (PR 090) via Castro e Castrolanda, de lá aproximadamente 70km de terra até Bateias e finalmente Curitiba

Teremos 4 dias de viagem, sendo que a saída seria na quinta logo pela manha e com retorno no domingo pela manha também.

Será um passeio curto, apenas pela diversáo afim de descobrir novos trechos e caminhos que nos levem ao litoral do estado, aproveitando o interior do estado para conhecer lugares novos e fugir do cotidiano das estradas convencionais.

Todos os veículos sao novos (picapes e trollers) com toda manutençao em dia.

Quem puder ajudar, principalmente no caminho de Curitiba até o litoral via Serra do Mar, seria muito bem vindo.
Ouvi uma vez que existia um caminho saindo de Curitiba pela Serra sentido Patrimonio Rio Sagrado e depois pela Alexandra Matinhos.

De Curitiba ao litoral conheço 3 opçoes:
1a Curitiba-Morretes(asfalto) Morretes-Garuva(terra com um rio legal pra cruzar) Garuva-Guaratuba.
2a Curitiba -Morretes (asfalto/terra) Morretes-Caioba
3a Curitiba-Morretes (asfalto/terra) Morretes-Pontal do Parana(trilha)

Pretendemos voltar pela Serra da Graciosa no Domingo e o restante do trecho via asfalto,, pois segunda a rotina volta ao normal.

No alto da serra da graciosa tem uma trilhazinha light, que vai até Quatro Barras

Algo no caminho da trilha do telegrafo tb seria bacana, quem souber vai ajudar.

A entrada da trilha do Telégrafo fica proximo a Guaraqueçaba (fica um pouco distante, precisaria de mais tempo)

Dependendo do desclocamento de ida, podemos seguir até Balneario Camboriu, e se alguém de balneario vir o post, se puder postar o track do RANCHO do JOEL, seria um local de estadia de repente na sexta a noite, se ainda estiver funcionando lá.

Na ida pensamos e passar por Castro, e de repente conhecer o Canyon e aproveitar a regiao, se alguém da area estiver por aí, manifeste-se.

Por ora é isso ....

Valeu a força ...:mrgreen::mrgreen::mrgreen:

[s][/QUOTE]

Robram
24/07/2009, 10:39
Elison e Juninho,

De Londrina ate Tamarana, nao lembro mas sei q tem muitas trilhas possiveis, passei algumas vezes em Enduros, entao dificil poder lembrar.
De Tamarana vc vai chegar, ate Telemaco Borba, so por estradas de terra, claro oq mais tem é trilhas, mas nao catalogadas ou em Tracklogs, depois de Ortigueira ate Telêmaco Borba, é quase tudo reflorestamento de Pinus e Eucalipstos, quase nao ha porteiras, entao se quiser entrar, em algum lugar vai sair, hehehehe.

Agora Elison, nao ha como cruzar o Rio Tibagi, como aparece em alguns mapas, so na cidade de Telemaco Borba, sentido Harmonia, Pr160.

Vindo por Tamarana, da pra chegar em TB por 2 estradas q chegam ate o asfalto da PR160.

Ha um pedaço de uma, e a outra esta inteira desde Ortigueira no projeto tracksource, ainda no projeto ha onde comunicar as 2 estradas, tanto faz, e estrada rural tranquilo, somente o acesso entre uma e outra, q qdo chove fica um pouco mais off...

Depois de sair no asfalto, vc vai sentido Harmonia, Curiuva, ate chegar em uma vila particular da klabin, sai vc vira a direita e vai por estrada de terra ate a Estrada Ventania-Tibagi.
Anda alguns km, e antes de chegar em um hotel grande na beira da rodovia, tem uma estrada q te leva ate castro, nao conheço, mas tambem ja no track...

De Castro a Ctba tem estrada do Cerne, acho q ainda nao ta asfaltada...

E de Ctba, tambem tem uma estrada q t leva ate Garuva, por terrra...

Aqui em Telemaco ha muitos jipeiros, eu so faço trilhas de moto, conheço proximo a cidade todas as trilhas, se vc vier em um sabado ou domingo, coloco vc em contato com o jipeiros daki e com certeza, eles terao o maior prazer em te mostrarem as trilhas.

Entre em contato via MP, q passarei meu celular para vc, e se precisar de alguma informaçao ou ajuda, estando por aqui, terei o maior prazer de ajuda-lo.

Abraços a todos,

Robson

Elison
24/07/2009, 13:28
Elison e Juninho,

De Londrina ate Tamarana, nao lembro mas sei q tem muitas trilhas possiveis, passei algumas vezes em Enduros, entao dificil poder lembrar.
De Tamarana vc vai chegar, ate Telemaco Borba, so por estradas de terra, claro oq mais tem é trilhas, mas nao catalogadas ou em Tracklogs, depois de Ortigueira ate Telêmaco Borba, é quase tudo reflorestamento de Pinus e Eucalipstos, quase nao ha porteiras, entao se quiser entrar, em algum lugar vai sair, hehehehe.

Agora Elison, nao ha como cruzar o Rio Tibagi, como aparece em alguns mapas, so na cidade de Telemaco Borba, sentido Harmonia, Pr160.

Robson, no fim do ano passado cruzei o Rio Tibagi por uma ponte de madeira que fica numa estradinha de terra que liga os distritos de Lageado Bonito (Ortigueira) e Lagoa(Telemaco Borba). O distrito de lagoa fica na PR 160 13 km ao norte de Harmonia.

Vindo por Tamarana, da pra chegar em TB por 2 estradas q chegam ate o asfalto da PR160.

Ha um pedaço de uma, e a outra esta inteira desde Ortigueira no projeto tracksource, ainda no projeto ha onde comunicar as 2 estradas, tanto faz, e estrada rural tranquilo, somente o acesso entre uma e outra, q qdo chove fica um pouco mais off...

Depois de sair no asfalto, vc vai sentido Harmonia, Curiuva, ate chegar em uma vila particular da klabin, sai vc vira a direita e vai por estrada de terra ate a Estrada Ventania-Tibagi.
Essa estrada que vc cita, é uma estradinha de terra que sai em Lagoa, pra direira vai pra BR 153(Ventania-Tibagi), já da esquerda ela vem do distrito de Lageado bonito.


Anda alguns km, e antes de chegar em um hotel grande na beira da rodovia, tem uma estrada q te leva ate castro, nao conheço, mas tambem ja no track...

De Castro a Ctba tem estrada do Cerne, acho q ainda nao ta asfaltada...

E de Ctba, tambem tem uma estrada q t leva ate Garuva, por terrra...

De Curitiba a Garuva, não tem uma estrada de Terra, a estrada de terra que chega em Garuva parte de Morretes.

Aqui em Telemaco ha muitos jipeiros, eu so faço trilhas de moto, conheço proximo a cidade todas as trilhas, se vc vier em um sabado ou domingo, coloco vc em contato com o jipeiros daki e com certeza, eles terao o maior prazer em te mostrarem as trilhas.

Entre em contato via MP, q passarei meu celular para vc, e se precisar de alguma informaçao ou ajuda, estando por aqui, terei o maior prazer de ajuda-lo.

Esse é o verdadeiro espirito off-road, seja de moto, seja de jeep o companherismo esta sempre presente, e onde quer que estejamos, sempre teremos amigos prontos a ajudar.

Abraços a todos,

Robson

Abraços.

Elison.

Elison
24/07/2009, 13:33
Aqui algumas fotos do trecho Morretes - Garuva

Robram
24/07/2009, 16:41
Elison,

Talvez a ponte q vc tenha cruzado, seja uma ponte de serviço para acesso a construçao da Usina de Maua. Esta area, toda esta interditada para transito q nao seja de serviço.
Mas mesmo assim, conheço praticamente toda margem do Rio tibagi ate o Lageado, onde esta a Usina e nao me recordo de nenhuma ponte.

A estrada q sito em Lagoa, ela vem 13 km depois de Harmonia, sai do asfalto e cruza ate a Rodovia q a direita vai para Tibagi e a esquerda Ventania.

Qto a estrada q vai ate Garuva, se vc prestar bem atençao no tracksource com zoom d 3 km, vai aparecer a estrada q sito, inclusive roteando-a e colocando no google earte, irao aparecer ate fotos da estrada, e realmente ela sai de morretes.

Espero ter ajudado.

Elison
24/07/2009, 17:57
Elison,

Talvez a ponte q vc tenha cruzado, seja uma ponte de serviço para acesso a construçao da Usina de Maua. Esta area, toda esta interditada para transito q nao seja de serviço.

Cruzei essa ponte antes da instalaçao do canteiro de obras da usina, é uma ponte que ja existe a um bom tempo, eu disse que era de madeira, mas acho que confundi, salvo engano é de concreto, mas com certeza nao tem haver com a usina, pode ser que tenha sido pela PR 340 entao na verdade eu devo ter cruzado i rio Imbauzinho.
Mas o importante é que do Lageado Bonito, chega-se a Telemaco Borba por estrada de terra.


Mas mesmo assim, conheço praticamente toda margem do Rio tibagi ate o Lageado, onde esta a Usina e nao me recordo de nenhuma ponte.

A estrada q sito em Lagoa, ela vem 13 km depois de Harmonia, sai do asfalto e cruza ate a Rodovia q a direita vai para Tibagi e a esquerda Ventania.
Qto a estrada q vai ate Garuva, se vc prestar bem atençao no tracksource com zoom d 3 km, vai aparecer a estrada q sito, inclusive roteando-a e colocando no google earte, irao aparecer ate fotos da estrada, e realmente ela sai de morretes.

Espero ter ajudado.

A troca de informações sempre ajuda

Abçs

Kim
24/07/2009, 18:19
Opa!

Esse já está nos "meus favoritos":concordo:

Só o fato de não pegar pedágio já me alegra, agora, seguir por trilhas...



...não tem preço!!!!


Façam a rota, postem, que terá muita utilidade.

Abraços.

Kim.

Elison
24/07/2009, 19:01
Amigos, desculpem me confundi, realmente o Robson esta certo, nao da pra cruzar o rio Tibagi por estradas de terra. Mas o importante é que do Lageado Bonito, chega-se a Telemaco Borba por estrada de terra, já fiz esses trajeto por uma estradinha que vai paralela ao rio Tibagi, o rio que cruzei antes de chegar em TB deve ter sido o Imbauzinho.

Juninho
25/07/2009, 14:54
All,

Valeu pela ajuda por ora.

Com relaçao as dicas... lembro-me que a uns 3 anos atrás fizemos uma mini expediçao partindo de londrina sentido Sao jeronimo por terra e cruzamos o Tibagi sim ... por[em aqui em Guairaca, na antiga balsa boiadeira, a qual ainda esta em atividade, mas passa pela fazenda de um empresario de Apucarana, o qual podemos contatar e acertar a passagem... é um belo passeio e sairemos em Natingui proximo a Terra nova ... com isso chegariamos proximo da estrada do Cerne e teriamos que sair em Curiuva e depois Ventania por terra para entao seguirmos na estrada Ventania-Tibagi a qual náo sei se ja foi asfaltada, e poderiamos pernoitar na Pousada do Canyon Guartela.

Na sexta pela manha sairiamos em direcao a Sao Damas e depois Castro.
Queriamos passar proximo de Vila Velha pra poder aproveitar a paisagem de la que deve ser fantastica.
Acho que seguiremos ate Socavao depois Abapa tentando margear a PR090 pra aproveitar as areas de reflorestamento.

Chegariamos a Curitiba via Campo Magro e de lá temos duvida com relacaoa descida, se via Graciosa-Morretes-Praias ou sentido Garuva via Serra do Mar.

Esta segunda opcao seria mais interessante por talvez pelo visual, porem temos dois bons caminhos e queremos aproveitar aquela que tenha maior parte OFF ROAD ... e trilhas sáo bem vindas !!!!!!!!!!!!!!!!

Tenho problemas com o Tracksource, e essas coisas ... gosto de navegar mas sou meio leigo nisso tudo...tenho um MAP 60 CS sem cartao de memoria, mas para a viagem acho que levaremos um 276C pra acompanhar o trecho.

Quem puder ajudar. agradecemos !!

Abraço

Elison
11/08/2009, 20:37
Juninho...

E aí, quando que vai ser o passeio?

Nava
25/01/2010, 22:38
Se vc vier até curitiba, poderá usar a antiga estrada de descida da serra em quatro barras, agora sendo asfaltada que sai na graciosa. DEsce a graciosa e segue de morretes a garuva via terra - tb está em planos de asfalto, ja estão mexendo. Em garuva vc pode pegar a estrada garuva itapoá, q devido as obras, virou a transamazonica...chuva e tratores mexendo a terra todo dia...mas passagem lá somente aos domingos...vai até o porto novo em itapoa e SF do sul.

Kart 44
29/01/2010, 11:20
All,

Valeu pela ajuda por ora.

Com relaçao as dicas... lembro-me que a uns 3 anos atrás fizemos uma mini expediçao partindo de londrina sentido Sao jeronimo por terra e cruzamos o Tibagi sim ... por[em aqui em Guairaca, na antiga balsa boiadeira, a qual ainda esta em atividade, mas passa pela fazenda de um empresario de Apucarana, o qual podemos contatar e acertar a passagem... é um belo passeio e sairemos em Natingui proximo a Terra nova ... com isso chegariamos proximo da estrada do Cerne e teriamos que sair em Curiuva e depois Ventania por terra para entao seguirmos na estrada Ventania-Tibagi a qual náo sei se ja foi asfaltada, e poderiamos pernoitar na Pousada do Canyon Guartela.

Na sexta pela manha sairiamos em direcao a Sao Damas e depois Castro.
Queriamos passar proximo de Vila Velha pra poder aproveitar a paisagem de la que deve ser fantastica.
Acho que seguiremos ate Socavao depois Abapa tentando margear a PR090 pra aproveitar as areas de reflorestamento.

Chegariamos a Curitiba via Campo Magro e de lá temos duvida com relacaoa descida, se via Graciosa-Morretes-Praias ou sentido Garuva via Serra do Mar.

Esta segunda opcao seria mais interessante por talvez pelo visual, porem temos dois bons caminhos e queremos aproveitar aquela que tenha maior parte OFF ROAD ... e trilhas sáo bem vindas !!!!!!!!!!!!!!!!

Tenho problemas com o Tracksource, e essas coisas ... gosto de navegar mas sou meio leigo nisso tudo...tenho um MAP 60 CS sem cartao de memoria, mas para a viagem acho que levaremos um 276C pra acompanhar o trecho.

Quem puder ajudar. agradecemos !!

Abraço


E ai , fizeram esta viagem ? Contem os detalhes e o roteiro .

Ricardo_Boiadeiro
28/07/2013, 13:12
E ae Juninho e Elison fizeram a viagem?

Estou querendo fazer este trajeto no final do ano, férias, o que me dizem???

Se alguem souber ou tiver algum tracklog ou gpx post ai por favor.

Valeu galera, boas trilhas a todos!

Euzebio
05/01/2014, 08:19
Bom dia amigos, preciso de ajuda para fazer o percurso de Londrina a Curitiba somente offroad pq vou de moto, vi nas postagens q alguns de vcs ja planejaram fazer o mesmo e pretendo ir em Julho/2014... Alguem pode me passar uma rota e dicas. Desde ja agradeço a colaboração.

Heitoor
15/05/2014, 15:45
Também estou querendo fazer uma viagem assim. Mas no meu caso, irei para Penha-SC.
To querendo achar uns lugares legais para fotografar e tal. Se alguém tiver alguma dica, será muito bem vinda. Estou procurando pela net lugares legais e tal.

LGP
20/05/2014, 20:39
Também estou querendo fazer uma viagem assim. Mas no meu caso, irei para Penha-SC.
To querendo achar uns lugares legais para fotografar e tal. Se alguém tiver alguma dica, será muito bem vinda. Estou procurando pela net lugares legais e tal.


Heitoor, em penha não deixe de conhecer a ponta da vigia, praia grande, praia vermelha.. https://www.google.com.br/maps/dir/-26.8041475,-48.6077925/Ponta+da+Vigia,+SC/@-26.7902032,-48.5992935,6330m/data=!3m1!1e3!4m14!4m13!1m5!3m4!1m2!1d-48.6005728!2d-26.8031722!3s0x94d8d1ccf5adeced:0xfa4ffbc261c9e510 !1m5!1m1!1s0x94d8d0fe4d6f142b:0xe869d7b5fd380d65!2 m2!1d-48.596971!2d-26.77336!3e0

Ricardo_Boiadeiro
21/05/2014, 20:18
Bom dia amigos, preciso de ajuda para fazer o percurso de Londrina a Curitiba somente offroad pq vou de moto, vi nas postagens q alguns de vcs ja planejaram fazer o mesmo e pretendo ir em Julho/2014... Alguem pode me passar uma rota e dicas. Desde ja agradeço a colaboração.

E ae Euzebio já tem data para fazer esta viagem?

Se quiser uma companhia eu to dentro hein, vou de 4x4 para dar um suporte e NOS ajudarmos...

Heitoor
23/05/2014, 12:54
Massa! Obrigado LGP, já salvei no GPS =)