Conectar

Ver Versão Completa : Regulagem do ventilador do Ar Condicionado Troller T4 09/10

André Carvalheira
23/07/2009, 17:21
Pessoal, como faço pra regular a velocidade da ventuinha que sobra o ar-condicionado para dentro do T4??
Parece uma pergunta ridícula... moro em uma cidade litorânea, onde no verão beira os 35 ºC e ainda existe a regulagem da velocidade do ar no console do carro, mas o problema é que mesmo estando na velocidade mínima, o ar sai muito forte e fica insuportável. A saída que encontrei até o momento é deixar uma abertura mínima em todas as saídas de ar, mas tenho receio que possa causar algum problema, uma vez que o ar fica confirnado dentro dos dutos com uma certa pressão.
Só para ter uma idéia, a velocidade 1 do ar-condicionado parece a velocidade 5 do meu antigo bugão.

Rômulo Franceschini
23/07/2009, 17:47
André

O conjunto de ar condicionado quente ou frio é um grande problema em todos os Troller.
Tem alguns zero km que já vem com defeito.
Tem momentos que gela de mais e ao menor toque no botão de temperatura fica quente.
Já falei com a autorizada e sempre falam a mesma coisa; "isso é assim mesmo"
Com certeza isto é um ponto negativo que poderia ser revisto pela Ford.
Se alguém souber algum "jeitinho " para acertar isto agradeceria uma sugestão.

Troller 3.0 2010
Troller 3.0 2008

Rômulo Franceschini
23/07/2009, 17:50
André

O conjunto de ar condicionado quente ou frio é um grande problema em todos os Troller.
Tem alguns zero km que já vem com defeito.
Tem momentos que gela de mais e ao menor toque no botão de temperatura fica quente.
Já falei com a autorizada e sempre falam a mesma coisa; "isso é assim mesmo"
Com certeza isto é um ponto negativo que poderia ser revisto pela Ford.
Se alguém souber algum "jeitinho " para acertar isto agradeceria uma sugestão.

Troller 3.0 2010
Troller 3.0 2008

klaju1955
23/07/2009, 17:55
Olá,

isso e normal, todos os trolleiros estão "sofrendo" com isso, o AR do T4 vira o bogão numa geladeira, mesmo no 1, rssssss.
pode feixar os saidas que são direcionado para vc, ou vire os laterais para janela lateral, coloque o selecionador de direção de ar emposição parabrisa/pasageiro, assim vc pode minuir o ar que vai em sua direção regulando as bocas, para mim assim e maneira mais comfortavel aguentar o AR do T4.
Com tempo vc vai se mal acustoma com a frieza.

Abraço

Klaus

HansKronit
23/07/2009, 20:27
Olá realmente os novos Troller vem com problems no AC. O meu veio sem gás dai o rele do ar ficava armando em desarmando, dai carregaram de gás melhorou um pouco. Quero até aproveitar pra perguntar. É normal ficar armando e desarmando o rele do ar, o meu ta tipo assim fica uns 4 a 6 s ligado, desarma, ficando uns 3 s desligado, depois liga novamente. Quanto a gelar ta perfeito, inclusive me fazendo passar frio tambem. Ja fui em duas autorizadas e me disseram que é normal.

asv
23/07/2009, 21:26
na ultima viagem que fiz com meu, o rele ficava desarmando e re-armando, mas demora um pouco, certa de 5 a 10 minutos para desarmar e depois de 1 minuto ele voltava. Achei seu funcionamento irregular também.

HansKronit
23/07/2009, 21:32
na ultima viagem que fiz com meu, o rele ficava desarmando e re-armando, mas demora um pouco, certa de 5 a 10 minutos para desarmar e depois de 1 minuto ele voltava. Achei seu funcionamento irregular também.
Mas ASV, o meu fica em torno de segundos cara abro o capo e vejo o compressor armar e desarmar. Se tiver algum problema no seu me fale.

asv
23/07/2009, 21:42
no seu caso realmente é muito rapido, so pode ser defeito

Lucas Nassif
23/07/2009, 21:56
É normal o compressor armar e desarmar com certa frequência.

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 22:56
É normal o compressor armar e desarmar com certa frequência.

mas pelo termostato, né?

André Carvalheira
24/07/2009, 10:04
Realmente o bugão é uma geladeira... o problema não é nem tanto na temperatura, e sim no excesso de vento que sai nas saídas de ventilação... o jeito vai ser aguentar com essa "frente fria" que circula dentro do T4.. rsrsrsrsrs
Sobre o relé que entra e sai a cada pisada no acelerador, segundo a revenda Troller, é normal. Pois esse desliga o compressor quando é exigido mais força do motor.. só acho q ficou meio desrregulado, pois qualquer pisadinha o relé desarma.

abreu
24/07/2009, 13:10
Rapaz ate que fim alguem que sofre do mesmo problema que eu!

O ar sai MUITO forte!
Mesmo na posicao 1, eh mais forte que a maioria dos carros no 3!!!

A noite eh SEM CONDICOES, eh muito forte!

Sem falar no regulador de temperatura que nao serve de NADA.
Ou esfria d+ ou esquenta d+, nao ha meio termo.

Sempre fui revoltado com isto!
No 2007 eu ja reclamava pq o ar era frio d+, agora no 2010 pioraram, eh mais frio ainda!

asv
24/07/2009, 16:11
Realmente o bugão é uma geladeira... o problema não é nem tanto na temperatura, e sim no excesso de vento que sai nas saídas de ventilação... o jeito vai ser aguentar com essa "frente fria" que circula dentro do T4.. rsrsrsrsrs
Sobre o relé que entra e sai a cada pisada no acelerador, segundo a revenda Troller, é normal. Pois esse desliga o compressor quando é exigido mais força do motor.. só acho q ficou meio desrregulado, pois qualquer pisadinha o relé desarma.

André, realmente o relé é desligado quando se exige mais do motor, tinha desconfiado disso, mas pensei que isso só era usado em carros 1.0

JEFFCATUNDA
24/07/2009, 18:26
Eu acho que ele liga e desliga igual a qualquer outro veiculo...Tinha um marea que era do mesmo jeito...O que ocorre no troller é que o relé fica ali por baixo da direção e faz um barulho muito alto quando arma e desarma....parece que esta no ouvido da gente.....tic......tic.....tic.....

Quanto ao frio excessivo, vocês tem que lembrar que esta viatura foi desenvolvida no interior do Ceará, em Horizonte...No nosso interior temos locais que chegam aos 40°C, ou mais...Então aqui isso é "normal" como dizem na troller, pois se for fraco não dá conta do calor, sem falar no meio das dunas em sol à pino......Tem que gelar muito senão não presta!

O PROBLEMA É NO AR QUENTE, e ficou pior com a mudança para os motores 3.0, pois o projeto necessitou de uma caixa de mistura de ar quente/frio maior que a anterior, e simplesmente não existe espaço fisico para aumentar mais que isso...O grande volume de ar quente gerado pelo motor em altas rotações aquece muito a mistura e forma aquelas borrifadas de ar quente para dentro da viatura, se o termostato estiver proximo do meio... Com certeza muitos ja passaram por isso....Algumas pessoas chegam a isolar o ar quente por conta disso.

Outras pessoas resolvem este problema trocando a unidade refrigeradora por uma maior, o que acarreta tambem dificuldades na colocação da mesma no compartimento do motor e ainda não resolve a problema da caixa de mistura, mas como tambem entra mais ar frio, equaliza-se melhor em altas rotações.

Finalizando, o melhor que se faz, acho eu, é ligar e desligar o ar quando necesário...

abreu
25/07/2009, 04:36
Eu acho que ele liga e desliga igual a qualquer outro veiculo...Tinha um marea que era do mesmo jeito...O que ocorre no troller é que o relé fica ali por baixo da direção e faz um barulho muito alto quando arma e desarma....parece que esta no ouvido da gente.....tic......tic.....tic.....

Quanto ao frio excessivo, vocês tem que lembrar que esta viatura foi desenvolvida no interior do Ceará, em Horizonte...No nosso interior temos locais que chegam aos 40°C, ou mais...Então aqui isso é "normal" como dizem na troller, pois se for fraco não dá conta do calor, sem falar no meio das dunas em sol à pino......Tem que gelar muito senão não presta!

O PROBLEMA É NO AR QUENTE, e ficou pior com a mudança para os motores 3.0, pois o projeto necessitou de uma caixa de mistura de ar quente/frio maior que a anterior, e simplesmente não existe espaço fisico para aumentar mais que isso...O grande volume de ar quente gerado pelo motor em altas rotações aquece muito a mistura e forma aquelas borrifadas de ar quente para dentro da viatura, se o termostato estiver proximo do meio... Com certeza muitos ja passaram por isso....Algumas pessoas chegam a isolar o ar quente por conta disso.

Outras pessoas resolvem este problema trocando a unidade refrigeradora por uma maior, o que acarreta tambem dificuldades na colocação da mesma no compartimento do motor e ainda não resolve a problema da caixa de mistura, mas como tambem entra mais ar frio, equaliza-se melhor em altas rotações.

Finalizando, o melhor que se faz, acho eu, é ligar e desligar o ar quando necesário...

Jeff, no 2.8 simplesmente não funcionava.
No 3.0, o meu 2007 funcinou nos primeiros meses, hoje já não funciona mais.

Mas no novo, é mesmo que não funcionar.
Ou esfria d+, ou esquenta d+.

Abraços.

mausl
25/07/2009, 08:44
Eu ACHO que n é a caixa de mistura como o Jeff falou eu acho que é aquela válvula, que é a mesma do fiesta/ka, que regula a passagem de agua do sistema de arrefecimento para dentro do habitaculo, eu ACHO que quando a gente começa a tentar mesclar ela ate tenta funcionar mas como a pessao do sistema de arrefecimento do troller deve ser mais alta que as do fiesta/ka ela comeca a dar vazao demais a agua quente que consequentemente comeca a esquentar o ar do carro. Já tive 3 trollers (2006, 2008 e 2009) e todos tinham esses sintomas ou eh frio do artico ou calor dos infernos.

HansKronit
25/07/2009, 10:00
Valeu Jeff, realmente o tic tic incomoda mas se é assim, beleza. Ja to até me acostumando. Quanto ao frio o ance é esse mesmo, boto o zequinha pra controlar o ar, ligando e desligando. Abraços.

JEFFCATUNDA
25/07/2009, 11:46
Eu ACHO que n é a caixa de mistura como o Jeff falou eu acho que é aquela válvula, que é a mesma do fiesta/ka, que regula a passagem de agua do sistema de arrefecimento para dentro do habitaculo, eu ACHO que quando a gente começa a tentar mesclar ela ate tenta funcionar mas como a pessao do sistema de arrefecimento do troller deve ser mais alta que as do fiesta/ka ela comeca a dar vazao demais a agua quente que consequentemente comeca a esquentar o ar do carro. Já tive 3 trollers (2006, 2008 e 2009) e todos tinham esses sintomas ou eh frio do artico ou calor dos infernos.

Diz ai MAUS???... Vc ainda está junto com o NAGATA??

Cara, quem me deu estas explicações foram os caras que mexem com ar na troller...Essa tal caixa de mistura dos 2009 já é maior que as dos 2008, ela fica por tras do console central...as vezes até condensa agua dentro e pimga em cima do acelerador...isso se uma mangueirinha que tem de dreno para fora ficar entupida...é nesta caixa que se faz a mistura, mas ela teria que ser maior...só que não tem mais espaço para ela crescer...O problema é este mesmo: equalizar a vazão de ar quente e frio...

JEFFCATUNDA
25/07/2009, 11:48
Valeu Jeff, realmente o tic tic incomoda mas se é assim, beleza. Ja to até me acostumando. Quanto ao frio o ance é esse mesmo, boto o zequinha pra controlar o ar, ligando e desligando. Abraços.

GRANDE TOM HANSK!!!

Acho que se alguem se incomoda muito com este barulho do relé, pode pedir para algum tira-grilo fazer um isolamento acustico nele....

HansKronit
25/07/2009, 12:10
GRANDE TOM HANSK!!!

Acho que se alguem se incomoda muito com este barulho do relé, pode pedir para algum tira-grilo fazer um isolamento acustico nele....
Rapa, gostei do Tom Hansk hehehehe. JA me acostumei com o barulhinho. Mano tudo no Troller é bom, até os barulho. Alias to deixando juntar uns 10 pra tirar um dia so pra tirar barulho. É uma vibração aqui, outra ali, mas NUNCA mais quero outro carro que não for o bugão. Abraços e valew!!!

mausl
27/07/2009, 09:37
Diz ai MAUS???... Vc ainda está junto com o NAGATA??

Cara, quem me deu estas explicações foram os caras que mexem com ar na troller...Essa tal caixa de mistura dos 2009 já é maior que as dos 2008, ela fica por tras do console central...as vezes até condensa agua dentro e pimga em cima do acelerador...isso se uma mangueirinha que tem de dreno para fora ficar entupida...é nesta caixa que se faz a mistura, mas ela teria que ser maior...só que não tem mais espaço para ela crescer...O problema é este mesmo: equalizar a vazão de ar quente e frio...

Ae Sr. Cafunda! hehehehe o japoneis anda por aqui fazendo o GV decolar de vez em quando!