PDA

Ver Versão Completa : Problemas com o PX



Pedro Henrique Pittella
19/07/2003, 17:03
Estou com um problema:
Aproveitei a oportunidade onde eu ia viajar com os meus 2 CJs, e instalei o PX Cobra DXII neles.
Primeiramente (logo após a instalação), eles estavam funcionando perfeitamente, mas durante a viagem, eu percebi que quando me afastava +ou_ 60 metros do outro jipe, a transmissão ficava uma m$@#%
Usei antenas (b2070) e cabos (3,5m) da Aquario. Ainda não fiz a tal regulagem da relação das ondas estacionárias. Pode ser isso que está causando a má transmissão?
Abraços, Pedro.

Eduardo Velo
19/07/2003, 19:42
Pedro , uso uma barra de ferro de construção de 1/4 " com 1,20 m qdo não pego estrada e funciona perfeitamente . O problema pode estar na instalação , não precisa medir estacionária a não ser que vc vá usar com muita frequência em longos apertos no mike , mas é preciso medir continuidade pra ver se não tem alguma baixa isolação em algum ponto até mesmo na fixação da antena . Se os PXs são novos é quase certo a instalação estar com defeito , se for usado , é melhor pegar um PX que esteja perfeito de algum colega e testar na sua instalação .
Espero ter ajudado ...

Hélio
20/07/2003, 20:14
Caro Pedro,

A poucos dias instalei um PX no CJ e o que pode observar nas instruções de instalação, é que a antena não estar aterrada (dever estar isolada), não pode nem encostar na lataria do CJ. O resto e como instalar um radio comum.

Aproveitando o tópico alguém pode informar como consigo um prefixo para o PX.

Mauricio Mei
20/07/2003, 23:32
Pessoal,

aproveitando o assunto, gostaria de saber so voces possuem o registro de PX ... pergunto isso pois acabei de instalar um PX no meu CJ e nao tenho nenhum tipo de registro do mesmo, ao contrario do que determina a lei. 8) Voces ja tiveram algum problema por nao ter esta licensa ??

Abraco e boas trilhas

EduardoLang
21/07/2003, 09:01
Prezados Senhores,

Bom dia!!!

Hoje em dia eu não mais tenho PX, mas há alguns anos, quando eu operava bastante no PX, tirei meu indicativo (a tal do registro). Voce pode conseguir maiores informações sobre como conseguir seu prefixo, dando uma ligadinha ou até mesmo navegando pelo SITE da ANATEL (www.anatel.gov.br). O fone eu não sei, mas pelo site fatalmente vcs conseguirão. De qualquer forma, se eu não me engano, vcs terão que fazer um teste e fornecer alguns documentos, inclusive o documento de compra do rádio, onde necessariamente ele deverá ser um rádio homologado. Então, acho melhor vcs falarem que NÃO possuem rádio e que querem comprar, mas antes querem ter o indicativo.

Eduardo Velo
26/07/2003, 07:57
Galera dos PXs , cansei de ser parado pela Rodoviária com o mata-rato ligado e nunca me pediram nenhum tipo de documento , acredito que esses de 40 canais eles nem ligam , já vi pedir documemto de um 148 , mas dos mata-ratos ninguém pede .

Murillus
29/05/2009, 11:10
PX e' mais indicado pra longas distancias...

PY e' mais indicado pra distancias curtas...

pmarc
01/06/2009, 08:31
PX e' mais indicado pra longas distancias...

PY e' mais indicado pra distancias curtas...

Murillus,

não é bem assim não.
Não vou discorrer sobre isso aqui, mas tem outros tópicos em que eu comento as diferenças e especificidades de cada um dos serviços. Sim, são serviços de telecomunicações, com características distintas.

HENRY TAIA
21/07/2009, 19:25
Estou com um problema:
Aproveitei a oportunidade onde eu ia viajar com os meus 2 CJs, e instalei o PX Cobra DXII neles.
Primeiramente (logo após a instalação), eles estavam funcionando perfeitamente, mas durante a viagem, eu percebi que quando me afastava +ou_ 60 metros do outro jipe, a transmissão ficava uma m$@#%
Usei antenas (b2070) e cabos (3,5m) da Aquario. Ainda não fiz a tal regulagem da relação das ondas estacionárias. Pode ser isso que está causando a má transmissão?
Abraços, Pedro.

Amigo, tive o mesmo problema que vc......daí levei no cara que mexe com isso e ele cortou (vem no manual) a antena (b-2080) e mediu a roe...agora entre as minha camionete e a do meu irmão fizemos teste numa distancia de uns 7 km e ficou perfeito!!! Mas agora comecou dar interferencia quando ligo o farol ou o ar condicionado!!!!!!!!se alguem puder ajudar???
grato

eferso
22/07/2009, 18:58
Olha, sou radioperador há mais de 30 anos e digo que a instalação de um rádio px é bem simples porém deve seguir uma linha de cuidados para evitar queimar o rádio ou não conseguir se comunicar. Primeiro é necessário verificar a instalação de força, preferencialmente em cabos grossos e nas cores vermelho e preto para identificar a polaridade. Traga alimentação diretamente da bateria com fusível. Verifique se os conectores do cabo de antena estão bem soldados e se não estão em curto (pode-se fazer um teste simples com o cabo e antena desconectados, usando uma lâmpada e bateria). O terra (negativo) da antena deve ser aterrado, ou seja, a base da antena´deve ser conectada em metal (carroceria ou chassi). Medir a R.O.E. (estacionária) é importantíssimo! Se houver algum problema na antena, falha no aterramento, cabo rompido ou solda mal-feita a estacionária vai lá em cima e o rádio pifa! Equipamentos como o Cobra 19 são excelentes mas muito sensíveis. Os antigos tijolões até que aguentavam bem uma estacionária alta mas esses pequenos queimam mesmo!
Quanto às interferências, olhe para seu motor. Use cabos supressivos e verifique todos os aterramentos. Muitas coisas, com o uso, acabam perdendo aterramento. Verifique. Reaperte parafusos de fixação e use óleo em spray neles.

eferso
22/07/2009, 19:04
Mais uma coisa em relação ao cabo de antena: não se preocupe com medidas!!! Isso de medida exata é balela. Se uma antena tem uma R.O.E. de 1:1 essa será a relação de ondas estacionárias em todo o cabo. Se a antena estiver com R.O.E. alta, durante todo o cabo encontraremos medidas diferentes, ou seja, se cortarmos o cabo até que alcance uma estacionária baixa (ou usarmos medidas para chegar a isso), só teremos a impressão que a coisa tá boa mas a antena continuará com impedância diferente do cabo, ou seja, a potência do rádio fica reduzida.

J.Carlos
09/09/2009, 10:24
No meu PX Voyager 40 canais, não estou conseguindo transmitir com bom alcance. Levei em um técnico, desses de beira de estrada, e o mesmo disse que teria de trocar o Mike por um maior. Será que procede ?

thgteixeira
30/10/2009, 04:48
Mais uma coisa em relação ao cabo de antena: não se preocupe com medidas!!! Isso de medida exata é balela. Se uma antena tem uma R.O.E. de 1:1 essa será a relação de ondas estacionárias em todo o cabo. Se a antena estiver com R.O.E. alta, durante todo o cabo encontraremos medidas diferentes, ou seja, se cortarmos o cabo até que alcance uma estacionária baixa (ou usarmos medidas para chegar a isso), só teremos a impressão que a coisa tá boa mas a antena continuará com impedância diferente do cabo, ou seja, a potência do rádio fica reduzida.

Preocupe-se SIM com a medida do cabo coaxial.
Não sou nenhum expert pra corrigir o colega, mas o comprimento correto do cabo, evita irradiações pelo mesmo. Ou seja, com a medida correta (múltiplos de comprimentos de onda), você evita que a potência de seu rádio seja irradiada TAMBÉM pelo próprio cabo coaxial, o que pode ocasionar perdas, ainda mais em se tratando do cabo fino comum, que não oferece boa blindagem.

Portanto, utlize a medida correta, e um cabo de boa qualidade. Cuidado com os conectores! Há no mercado muitos conectores "xing-ling" que são uma verdadeira "draga", e que podem mandar pro espaço o bom rendimento de uma antena.

Espero ter ajudado!

thgteixeira
30/10/2009, 04:52
No meu PX Voyager 40 canais, não estou conseguindo transmitir com bom alcance. Levei em um técnico, desses de beira de estrada, e o mesmo disse que teria de trocar o Mike por um maior. Será que procede ?

Não procede! Não caia nessa!

Na operação móvel, a deficiência quase sempre está no "plano de terra", ou seja, no número de radiais que as antenas móveis deveriam ter, mas não possuem. Esses radiais são compensados por um bom aterramento.

Se o seu microfone está funcionando, não mexa, a minha sugestão é: Melhore o aterramento da antena, e não espere muito em matéria de distâncias, seu rádio provavelmente irradia com 5W em AM, e o normal em AM é atingir apenas estações mais próximas, excluindo casos onde a propagação estiver em boas condições (excelentes, diga-se de passagem).

Tente melhorar o terra da antena, soldar mais uma malha, ligar ao chassis. Uma boa solução, que comprometeria o visual do carro, é usar duas antenas em fase, mas, é meio complexo.

thgteixeira
30/10/2009, 04:57
Pedro , uso uma barra de ferro de construção de 1/4 " com 1,20 m qdo não pego estrada e funciona perfeitamente . O problema pode estar na instalação , não precisa medir estacionária a não ser que vc vá usar com muita frequência em longos apertos no mike , mas é preciso medir continuidade pra ver se não tem alguma baixa isolação em algum ponto até mesmo na fixação da antena . Se os PXs são novos é quase certo a instalação estar com defeito , se for usado , é melhor pegar um PX que esteja perfeito de algum colega e testar na sua instalação .
Espero ter ajudado ...

Eduardo;

A Estacionária não só é importante, como é essencial neste tipo de antena que costumamos usar em nossos "brutos".

A Estacionária nada mais é que a medida de quanto o seu rádio está enviando para a antena. Se ela está alta, existe retorno de RF, ou seja, de potência, que poderá queimar o módulo de potência do equipamento (que geralmente é caro).

Além disso, uma transmissão com estacionária alta, é precária, pois ao invés de seu rádio estar mandando pra antena os 5W ou os 21W em SSB, ele está enviando apenas a metade ou menos do que isso.

Cuidado com a ROE! O Ideal é 1:1!

Sobre a barra de ferro de construção, tente substituir por uma de 2m75cm. Terá resultados bem melhores e poupará o equipamento!

:wink:

LeandroVaranda
22/07/2018, 19:41
Estou tendo um problema no px, aquele medidor que sobe quando estamos escutando alguém, ele sobe e fica quase no máximo só que só chiando, fica assim um tempão, depois baixa, o que pode ser?
Coloco no canal 5, eu escuto os roger beep, mas as conversas não, as vezes escuto bem baixinho e não entendo muito.