Ver Versão Completa : Pajero Sport 3.0 gls 2000 !! dicas do funcion da traçao ! e umas duvidas extras....
gutoxj98
23/07/2009, 01:42
Fala Galera Mit.....tudo blz ?..... depois de algum tempo sem 4x4 to vendo uma sport v6 3.0 4x4 00/00 com 70 mil km, para compra..... andei na viatura e estranhei alguns itens.....vamo lá ?
( achando estranho comparando com a antiga e memorável XJ 98 4.0 AT, que me parecia mais justa no quesito motor/cambio)
1. Cambio AT, meio lento.....ou o carro é pesadão mesmo ?
2. O 4x4 dela tinha 4x4 hi e 4x4 Low ok......essa bagaça pela minha innnnginorança....no 4x4 hi nao esta bloqueda...certo ?....ma quando coloca na reduzida... ele bloqueia ??
3. Ela tem bloqueo positivo nos diferenciais ?
4. Tive otimas informaçoes do carro em minhas pesquisas, o carro é bão ? ou sucata com um cidadão falou ai ? hehehehh
5. Parei em uma subida ate que ingreme......e tirei o pé....o carro andou para tras......confere ????
Desculpem ai, mas dei uma pesquisada aqui e tem pouca coisa sobre isto, como tinha a XJ que tinha CT central......com 4x4 bloq/ 4x4 livre / reduzida bloq...fiquei em duvida......
Ela esta a 6 meses andando com alcool com bomba e todo trabalho para tal.....o meliante quase ex dono, comentou em 4,5 a 5 km/l cidade e uns 8 estrada....será galera ???....mas blz....é so para fds mesmo....entap f..da-se.....
um grande abraço a todos e espero em breve uns 5 dias estar montado nela !!!!.....e participar de uns motorsports por ai !!!
rick_rodrigues
23/07/2009, 18:44
amigo c vc colocar em ladeira e cm o câmbio no D e tirar levemente o pé do freio ela n pode recuar, a minha pelo menos estabiliza perfeitamente e fica lah o tempo q eu kiser.
segundo q comprar um carro desses cm essa gambiarra d alcool ai n acho q valha mt a pena....eh uma modificação mt extrema num carro d custo d serviços mt caro e dificuldade d arrumar peças....talvez vc adquira uma dor d kbça por conta disso
eh meio lentinha sim.....mas pra q correr com um carro desses tb?! eh carro pra desfilar e curtir uma trilha, uma praia cm a namorada, n pra ficar c exibindo correndo por ai, concorda?!
e pro q ela c predispõe a ser eu acho um excelente carro, a minha é gasolina e tem 181 cavalos, n acho q decepcione n, ta a frente d mts caminhonetes em cavalaria, e até hj n fez feio quando precisei dela na estrada e na cidade
boa sorte na compra
gutoxj98
23/07/2009, 20:47
amigo c vc colocar em ladeira e cm o câmbio no D e tirar levemente o pé do freio ela n pode recuar, a minha pelo menos estabiliza perfeitamente e fica lah o tempo q eu kiser.
segundo q comprar um carro desses cm essa gambiarra d alcool ai n acho q valha mt a pena....eh uma modificação mt extrema num carro d custo d serviços mt caro e dificuldade d arrumar peças....talvez vc adquira uma dor d kbça por conta disso
eh meio lentinha sim.....mas pra q correr com um carro desses tb?! eh carro pra desfilar e curtir uma trilha, uma praia cm a namorada, n pra ficar c exibindo correndo por ai, concorda?!
e pro q ela c predispõe a ser eu acho um excelente carro, a minha é gasolina e tem 181 cavalos, n acho q decepcione n, ta a frente d mts caminhonetes em cavalaria, e até hj n fez feio quando precisei dela na estrada e na cidade
boa sorte na compra
Valeu por reponder......me expressei mal.......disse lentinha de retomada e saida.....correr depois que embala até 1.0 vai....nem quero isso tbem....mas quero um V6 agil, entende.....pq tava desconfiado do cambio AT em mal condição entende......pq ela é potente sim...boa cvs....mas se o AT ta zuado.....ai nem com nitro/turbo ela tem agiliade.
Vc disse praia né.......então, e a traçao dela ?? vc sabe se tem bloqueio central ? ...pq numa vala de areia na praia......sem bloqueio é dificil sair ...ai a patroa vai dizer que a Cherokee dela tinha bloqueio e ela não precisava sujar as unhas ...heheheheh........
mas vejo a sport sim como um otimo SUV......
abraço
vetelston
23/07/2009, 21:56
Seja bem vindo.
O carro é muito bom. (só retentor de valvulas e tuchos hidraulicos frageis)
Verifique se o motor 3.0 é 12 valvulas (150 cv) ou 24valv.(181 cv).
- cambio tem varias comfigurações dependendo do motor ,os sem gerenciamento eletronico em subidas ingremes voltam lentamente para traz.
- tração:- alavanca de seleção -luz painel -modo
totalm. para traz traz acesas(Verde) 4x2
1ponto a frente diant. acesas(Verde) 4x4
para esq.e a frente central acesa(amarela) 4x4 bl central
pra baixo e a frente sem alteração 4x4 bloq.reduz
consumo:4,5Km/l cidade e 7 Km/l estrada com pé leve
Boa sorte
Estou com problema na minha Pajero Sport 2004 automática diesel, não estou conseguindo acionar a tração 4x4 nem reduzida. Já conferi os óleos de caixa e estão todos OK. A lavanca entra em todas as posições mas as luzes do painel não acendem e nem as rodas dianteiras tracionam. Gostaria de Saber se alguem já teve este problema????
Desde já agradeço a atenção
tiagosapucaia
07/06/2013, 08:35
Amigos
Vou abusar um pouquinho da boa vontade de vcs.
Queria lhes pedir um conselho sobre como eu posso testar se a reduzida está ok. Vejam se meu procedimento está correto:
1. Páro a viatura em uma rua de pouco movimento, plana e asfaltada
2. Coloco o câmbio em Neutro (N)
3. Levo a alavanca do 4x4 para a reduzida (LO), creio
4. Boto o câmbio em drive e ando para ver se está ok
Correto?
Dúvida: posso fazer curvas enquanto estou em LO?
Carlos A. C. Azevedo
07/06/2013, 10:45
Não pode fazer curva tanto em LO quanto em HI no asfalto, andar em linha reta tudo bem, mas não muito também. Mas sim é esse procedimento sim, parece até que essa é a sequencia que vem escrita no manual.
SergioMedeiros
07/06/2013, 12:26
Tiago, exatamente o que o Carlos falou aí... como as Pajeros não tem diferencial central, somente dianteiro e traseiro, não tem como compensar a diferença de velocidades dos eixos quando o carro precisa fazer uma curva, ou seja, vai forçar todo o teu sistema de caixa de cambio, cardans, diferenciais, etc. Ela tem roda-livre automática, então toda vez que for acionado o 4x4 (tanto Hi quanto Lo), as rodas dianteiras vão acoplar automaticamente.
Para testar se o 4x4 está funcionando, vai em um mecanico e pede pra ele levantar o eixo traseiro, na bolota do diferencial, com um macaco jacaré. Engata o 4x4 e tira só um pouquinho o pé do freio. O carro tem que começar a andar. Isso significa que o 4x4 está ok.
Para a reduzida, não tem muito segredo visto que o 4x4 está funcionando. Engata em uma estrada de terra e ande. Vai ver que o carro vai ficar com as relações extremamente curtas, entrando em terceira marcha lá por uns 40Km/h ou menos se não estou enganado.
Sempre evite curvas fechadas (manobrar por exemplo), mesmo em terreno com baixa aderencia, quando estiver com o 4x4 acionado. Sua caixa de transferencia agradece!!!
Abs
Sergio
tiagosapucaia
07/06/2013, 12:40
Pessoal, valeu pelas respostas
Vou testá-lo sim para ver se está tudo ok..
Eu estou um pouquinho preocupado, pois a primeira vez que fui ver o carro na revenda ele tinha recém voltado da lavagem (lavador havia trazido ele). Quando entrei na viatura a alavanca do 4x4 estava com a reduzida engatada. Não sei exatamente se o maluco veio dirigindo com a reduzida engatada a muito tempo ou se ele engatou por alguma razão na hora de estacionar... Enfim, vou descobrindo aos poucos. De todo o modo, quando fiz o teste nela, em 4x2 estava tudo bem.
Este findi farei uma pequena viagem de teste, em asfalto mesmo. Segunda-feira conto como foi a experiência (por enquanto, faceiro que nem criança de brinquedo novo hehe)
Waldir Carlos
07/06/2013, 13:20
Tiago, o "desejável" seria você submeter o carro a um offroad test drive:
* Inicialmente dirija [manobras e tal] no modo 4x2.
* Acione o 4x4Hi [respeite o limite de velocidade, conforme o manual do proprietário], conduza o carro com "moderação", tentando ouvir [desligue o som e abra os vidros] algum ruído.
* Com o veículo parado, acione o 4x4Low e dirija [manobras e tal], procurando identificar algum ruído.
* Ainda em 4x4Low, procure um aclive, terreno irregular, lama [seria "ótimo"!] ou erosão.
* Se possível, busque um declive [acentuado, mas reto] e conduza cuidadosamente, em 4x4Low.
* Em todas essas situações, dirija com CAUTELA e em "baixa" velocidade.
Boa sorte!
[]s
... como as Pajeros não tem diferencial central, somente dianteiro e traseiro,
Abs
Sergio
Pajero não tem diferencial central? Tem certeza?
SergioMedeiros
07/06/2013, 16:09
Absoluta. Detalhe, a Pajero em questão, que é a Sport. A Pajeto TR4 tem!
Amatinho
08/06/2013, 10:56
Infelizmente .... Não
o gozado que a SPORT é mais ou menos um meio termo entre TR4 e FULL , e ambas tem , mas a SPORT , que é a única que tem CHASSIS separado da carroceira , não tem diferencial central.
Acho que foi um projeto meio que deixado de lado , ou mantido dessa forma para baratear aqui no BRASIL e isso foi corrigido com a DAKAR.
Infelizmente não tem diferencial central.
Eu estou buscando uma Pajero Sport para prepará-la um pouco e usá-la como carro reserva (expedições e passeios), e isto é algo que também me surpreendeu.
Quanto ao chassis da Full, ele existe sim, mas assim como na Discovery, está dentro do monobloco, para maior rigidez e centro de gravidade mais baixo.
Não confundir com carroceria monobloco "reforçada" que realmente não tem chassis, é só um reforço adicional para agüentar melhor o uso OFFROAD.
alexcfer
17/06/2013, 05:57
Acho que a galera está fazendo confusão aqui...
DIFERENCIAL todo carro tem, o que a TR4 tem que a Sport não tem é a TRAVA do diferencial central.
Tudo que falaram sobre não fazer curva não procede, tanto em HI quanto em LO. Isto porque o carro não tem TRAVA de diferencial, portanto as rodas giram independentes.
Carros com TRAVA no diferencial, apenas quando a trava está ATIVADA, giram as rodas ao mesmo tempo e, portanto, não podem fazer curvas em terreno de boa tração. Isto vale para:
Trava no diferencial traseiro: as duas rodas traseiras giram ao mesmo tempo
Trava no diferencial dianteiro: as duas rodas dianteiras giram ao mesmo tempo
Trava no diferencial central: os dois eixos (dianteiro e traseiro) recebem a mesma força
Alguns dos 4x4 vendidos no Brasil tem LSD, que é um sistema que evita que uma roda gire completamente livre. De qualquer forma isto não é uma TRAVA, portanto as rodas ainda assim podem girar em velocidades diferentes. Os únicos carros com trava que me recordo são alguns Mitsubishi com trava no diferencial central e a Amarok, que tem trava no traseiro. De qualquer forma elas são ativadas sob demanda e é possível usar o 4x4 sem a trava.
CONTUDO, ao alterar a alavanca do 4x2 para o 4x4 o ideal é manter o volante reto caso o carro esteja em movimento, assim você evita o estresse desnecessário por peças movendo em velocidades diferentes.
Espero ter ajudado.
DIFERENCIAL todo carro tem, o que a TR4 tem que a Sport não tem é a TRAVA do diferencial central.
Tudo que falaram sobre não fazer curva não procede, tanto em HI quanto em LO. Isto porque o carro não tem TRAVA de diferencial, portanto as rodas giram independentes.
Carros com TRAVA no diferencial, apenas quando a trava está ATIVADA, giram as rodas ao mesmo tempo e, portanto, não podem fazer curvas em terreno de boa tração. Isto vale para:
Trava no diferencial central: os dois eixos (dianteiro e traseiro) recebem a mesma força
Alguns dos 4x4 vendidos no Brasil tem LSD, que é um sistema que evita que uma roda gire completamente livre. De qualquer forma isto não é uma TRAVA, portanto as rodas ainda assim podem girar em velocidades diferentes. Os únicos carros com trava que me recordo são alguns Mitsubishi com trava no diferencial central e a Amarok, que tem trava no traseiro. De qualquer forma elas são ativadas sob demanda e é possível usar o 4x4 sem a trava.
CONTUDO, ao alterar a alavanca do 4x2 para o 4x4 o ideal é manter o volante reto caso o carro esteja em movimento, assim você evita o estresse desnecessário por peças movendo em velocidades diferentes.
Espero ter ajudado.
Alex, se a Pajero Sport e as pick-ups tivessem diferencial central elas poderiam trafegar em 4X4 no asfalto e em outros terrenos de alta aderência, não o podem fazer justamente POR NÃO possuírem diferencial central, o que impede que haja compensação do giro entre as rodas dos eixos traseiro e dianteiro.
Realmente não há diferencial central na Pajero Sport, mas já há na Dakar e na TR4.
Não é uma questão de bloqueio (muitos carros possuem diferencial central, mas não o bloqueiam), mas sim de existir ou não o diferencial central nos modelos mencionados.
Um abraço,
Eduardo.
Amatinho
17/06/2013, 20:13
Alex, se a Pajero Sport e as pick-ups tivessem diferencial central elas poderiam trafegar em 4X4 no asfalto e em outros terrenos de alta aderência, não o podem fazer justamente POR NÃO possuírem diferencial central, o que impede que haja compensação do giro entre as rodas dos eixos traseiro e dianteiro.
Realmente não há diferencial central na Pajero Sport, mas já há na Dakar e na TR4.
Não é uma questão de bloqueio (muitos carros possuem diferencial central, mas não o bloqueiam), mas sim de existir ou não o diferencial central nos modelos mencionados.
Um abraço,
Eduardo.
EXATAMENTE ....
ja precisei usar o 4x4 para subir uma rampa de cimento batido , bem acentuada , em curva e de RÉ. Era como se o carro estivesse com freio de mão puxado e quase até o TALO , infelizmente não tinha como subir sem ligar o 4x4 e quanto mais eu virava o volante , mais preso ficava o carro. Assim que aliviou a rampa e desliguei o 4x4 o carro voltou a ficar solto.
Ou seja elas não giram de forma totalmente independente e o adesivo de como usar o 4x4 que existe na porta do piloto é bem claro , NÃO USAR O 4x4 EM SOLO COM BAIXA TRAÇÃO , LISOS , NEVE OU BARRO ,
ainda bem que era uma rampa de uns 8 metros , mas isso é bem prejudicial ao carro
SergioMedeiros
18/06/2013, 01:15
Espero ter ajudado.
Quem fez confusão em um assunto totalmente acordado entre todos que responderam foi voce. Como em sã consciência voce vai afirmar que pode-se fazer curvas fechadas tanto em Hi como em Lo ????????
Quando o assunto é diferencial central, não tem absolutamente nada a ver com rodas girarem independentes ou não!!! A compensação do diferencial central é para os eixos dianteiros e traseiros, que giram em velocidades diferentes em curvas, ou até mesmo em desgastes diferentes entre pneus dianteiros e traseiros.
Por Deus mesmo... tanta informação no fórum e tem gente que ainda afirma uma coisa dessas? Fazer curva com carro sem diferencial central no asfalto?????
Diferencial Central: Compensação de giro dos eixos traseiro e dianteiro em curvas, transmitindo velocidades diferentes para os cardans.
Diferenciais dianteiro e traseiro: Compensação do giro das rodas de cada eixo respectivo.
SergioMedeiros
18/06/2013, 01:19
EXATAMENTE ....
ja precisei usar o 4x4 para subir uma rampa de cimento batido , bem acentuada , em curva e de RÉ. Era como se o carro estivesse com freio de mão puxado e quase até o TALO , infelizmente não tinha como subir sem ligar o 4x4 e quanto mais eu virava o volante , mais preso ficava o carro. Assim que aliviou a rampa e desliguei o 4x4 o carro voltou a ficar solto.
Ou seja elas não giram de forma totalmente independente e o adesivo de como usar o 4x4 que existe na porta do piloto é bem claro , NÃO USAR O 4x4 EM SOLO COM BAIXA TRAÇÃO , LISOS , NEVE OU BARRO ,
ainda bem que era uma rampa de uns 8 metros , mas isso é bem prejudicial ao carro
Por isso gosto da Defender! É um dos poucos carros que se pode reduzir sem bloquear o diferencial central!!!
alexcfer
18/06/2013, 04:43
Peco desculpas pelo meu erro galera, realmente voces estao certos.
Como meu 4WD tem diferencial central eu achei que todo 4WD viesse com tal sistema. Mas fiz uma pesquisa e realmente alguns 4WD part-time nao tem o diferencial e por isso so podem usar o 4WD em terrenos escorregadios.
Peco perdao.
Amatinho
18/06/2013, 18:33
Por isso gosto da Defender! É um dos poucos carros que se pode reduzir sem bloquear o diferencial central!!!
tenho que concordar com vc a respeito do Defender.
quando aconteceu ,nem estava em LO, estava em HI mesmo ,
Amatinho
18/06/2013, 18:45
Peco desculpas pelo meu erro galera, realmente voces estao certos.
Como meu 4WD tem diferencial central eu achei que todo 4WD viesse com tal sistema. Mas fiz uma pesquisa e realmente alguns 4WD part-time nao tem o diferencial e por isso so podem usar o 4WD em terrenos escorregadios.
Peco perdao.
calma aí GALÉRA.... Kkkkkkkk
até ter 4x4 , eu achava que era TUDO igual , até aos AWD. Achava que o que diferenciava , era o BLOCANTE e a REDUZIDA , que o BLOCANTE CENTRAL , bloqueava as 4 rodas .... Beeeeem enganado ,
Aprendi que cada marca de Automóvel usa sistemas diferente umas das outras e nem sempre explicam direito como cada uma funciona
Na Sport, fui entender o funcionamento só depois que comprei, achava que era o Contrário, que podia utilizar no Asfalto, que tinha um DIFERENCIAL.
Hoje entendo que a Sport , NÃO PODE USAR 4x4 no ASFALTO , nem HI nem LO e que é similar ao HIL e LOc ( acho que a nomenclatura do 4x4 LOCK é essa ) da FULL e TR4 e fui ficar sabendo a poucos meses que a minha tem o LSD, mas nem sei se isso funciona mesmo , que tem vários modelos e ainda não consegui entender qual é o da SPORT.
Marcelo Schuch
18/06/2013, 19:13
fiquei surpreso agora, mas vivendo e aprendendo, eu uso o 4x4 hi nos dias de chuva muito forte no asfalto, só por isso pq se não não tem motivo para usar no asfalto,mas acho que agora não usarei mais.....obrigado aos amigos ai.
evertonpoa
18/06/2013, 20:08
fiquei surpreso agora, mas vivendo e aprendendo, eu uso o 4x4 hi nos dias de chuva muito forte no asfalto, só por isso pq se não não tem motivo para usar no asfalto,mas acho que agora não usarei mais.....obrigado aos amigos ai.
Usar 4x4 no asfalto força os diferenciais e a caixa de transferencia.. tenho um amigo que teve uma pajero sport 2007 que usava direto no asfalto e o diferencial começou a "roncar" e teve de fazer a troca.. imagine o gasto.. complicado!
SergioMedeiros
18/06/2013, 20:37
calma aí GALÉRA.... Kkkkkkkk
até ter 4x4 , eu achava que era TUDO igual , até aos AWD. Achava que o que diferenciava , era o BLOCANTE e a REDUZIDA , que o BLOCANTE CENTRAL , bloqueava as 4 rodas .... Beeeeem enganado ,
Aprendi que cada marca de Automóvel usa sistemas diferente umas das outras e nem sempre explicam direito como cada uma funciona
Na Sport, fui entender o funcionamento só depois que comprei, achava que era o Contrário, que podia utilizar no Asfalto, que tinha um DIFERENCIAL.
Hoje entendo que a Sport , NÃO PODE USAR 4x4 no ASFALTO , nem HI nem LO e que é similar ao HIL e LOc ( acho que a nomenclatura do 4x4 LOCK é essa ) da FULL e TR4 e fui ficar sabendo a poucos meses que a minha tem o LSD, mas nem sei se isso funciona mesmo , que tem vários modelos e ainda não consegui entender qual é o da SPORT.
Amantinho, não querendo ser estraga prazeres, mas os bloqueios parciais LSD são meio que lenda... ele finge que funciona e voce finge que acredita, entende??? hehehe... Eles podem até funcionar no primeiro mes... mas logo o sistema de desgasta e já não serve pra mais nada.
Abs
SergioMedeiros
18/06/2013, 20:50
Marcelo, temos aí um assunto muito discutido, mas que as pessoas insistem em dizer que 4x4 sem diferencial central, no asfalto bem molhado, é melhor! Na verdade isso é um grande erro! Vou tentar explicar:
O 4x4 blocado, no asfalto molhado, realmente dá uma falsa sensação de que o carro está em um trilho, firme na chuva. Mas essa impressão se dá pois o carro fica amarrado nas curvas, forçando todo o sistema. Isso faz com que muitas pessoas usem o 4x4 sem dif central em chuvas, o que é um grande erro! Vamos analisar pelo coeficiente de atrito, onde ele é muito maior para tirar o objeto da inercia do que mante-lo em movimento. Ou seja, para empurrar um objeto voce precisa de mais força para tira-lo da inércia do que para mante-lo em movimento. E é exatamente isso que acontece nas curvas! Quando estamos fazendo uma curva, seus pneus se mantem em contato com o solo, gerando uma força contrária a curva. Eles estão, em relação a curva, inertes. Se o carro começar a escapar, o coeficiente de atrito da inércia acaba, e o carro perde o controle, seguindo em linha reta, pois aí não temos mais uma força contrária a curva. E isso é tudo que não queremos em uma curva. Basicamente é o mesmo princípio do ABS... se travar vai embora!
Pense agora voce fazendo uma curva, em asfalto molhado... tudo que precisamos são os quatro pneus encostando no chão, e não deslizando. Se voce estiver em 4x4 blocado, consequentemente seus eixos estarão em velocidades diferentes, e o que vai compensar essa diferença são pequenas derrapadas nas rodas traseiras, ou desaceleradas nas dianteiras. Isso faria com que seu carro perdesse a aderencia(coef. de atrito da inércia), facilitando uma derrapagem para fora da curva.
Resumindo, em curvas é muito importante que todos os pneus estejam em contato com o piso, e sem derrapagens.
Com as Defenders é a mesma coisa.. tem gente que bloqueia na chuva achando que o carro fica "no trilho". Tremendo engano... muito melhor andar em 4x4 sem bloqueio no diferencial central... se não tem dif. central, vai de 4x2 !!!
Abs
Amatinho
18/06/2013, 21:43
Amantinho, não querendo ser estraga prazeres, mas os bloqueios parciais LSD são meio que lenda... ele finge que funciona e voce finge que acredita, entende??? hehehe... Eles podem até funcionar no primeiro mes... mas logo o sistema de desgasta e já não serve pra mais nada.
Abs
por isso me entusiasmo muito com isso, nem sei se esta atuante ainda, mas sei que esta lá, kkkkkkk
Marcelo Schuch
18/06/2013, 21:57
Obrigado pelas informações Sergio foram de muito proveito, mas de agora para frente não cometerei esse erro. No meu caso como a pajero sp foi meu primeiro 4x4, também pensava igual ao Amatinho. Obrigado novamente e forte abraço para todos.
alexcfer
18/06/2013, 22:20
Abs
Isso eh verdade mais ou menos. Meu carro eh 1996, tem 210.000 km rodados e o LSD ainda funciona. Pode ate ser que nao funcione com a mesma intensidade que fazia em 1996, mas ainda assim funciona e eh visivel.
Raphael Leandro
18/06/2013, 23:08
Galera, na Pajero Sport, Eu posso estando na Reduzida eu posso colocar no D, ou so em 2 ou L
e Para 4x4 normal posso usar em D ou somente 2 ou L, me falaram que quando esta na Reduzida ela sochega ate os 40 km/
SergioMedeiros
19/06/2013, 00:01
Galera, na Pajero Sport, Eu posso estando na Reduzida eu posso colocar no D, ou so em 2 ou L
e Para 4x4 normal posso usar em D ou somente 2 ou L, me falaram que quando esta na Reduzida ela sochega ate os 40 km/
Raphael, pode usar no D em qualquer situação, tanto em 4x4 Hi quanto em Low (reduzida).
L = 1 marcha somente
2 = 2 marchas
D com ODD OFF = 3 marchas
D com ODD On = 4 marchas.
A diferença da reduzida é somente a relação, que fica muito mais curta. Mas ela passa fácil de 40Km/h na reduzida sim, estando em D, mas não há necessidade de se trafegar a mais que isso em reduzida ok? Como a Pajero não tem diferencial central, deve ser usado a reduzida somente em situações de lama, desatolamento, erosões e travessia de rios.
SergioMedeiros
19/06/2013, 00:20
Isso eh verdade mais ou menos. Meu carro eh 1996, tem 210.000 km rodados e o LSD ainda funciona. Pode ate ser que nao funcione com a mesma intensidade que fazia em 1996, mas ainda assim funciona e eh visivel.
Alex, visualmente pode funcionar sim, mas a tração necessária para situações em que o bloqueio é necessário não vai ter. Bloqueio de verdade somente 100%, elétrico ou pneumático. Não adianta, os sistemas LSD antigos podiam funcionar de duas formas, mas ambas tem seus problemas e limites. Se for sensível ao torque, ou seja, sem acoplamento viscoso, ele funciona por embreagem ou engrenagem. Ambas se desgastam e não tem conserto. Isso que se uma roda estiver totalmente no ar ele não atua... precisa ter algum atrito para ele funcionar. Usa-se a técnica de puxar um pouco o freio de mão para dar um pouco de atrito na roda que está no ar e gerar torque na que está no chão. Se for por acoplamento viscoso, que é a grande maioria, o problema é pior. Esse sistema, no offroad, funciona poucas vezes e perde sua utilidade, e também não tem conserto. Pense bem, se o acoplamento viscoso da ventoínha, que envolve pouca força, já costuma dar um monte de problemas, imagina em um diferencial onde toda a força do carro está sendo aplicada? A vantagem desses é que uma roda no ar, totalmente solta, não inviabiliza seu funcionamento.
Os atuais, eletronicos, esses sim funcionam, pois não envolve somente partes mecanicas, e sim todo um controle eletronico como o ABS.
Abs
Marcelo Schuch
19/06/2013, 20:11
Caro amigo Sergio, (se assim me permite lhe chamar) meu irmão tinha uma l 200 sport at, entao o sistema de 4x4 é o mesmo da pajero sp ? Agora atualmente ele esta com hilux srv at 07 e a mesma veio sem o manual, então pergunto: essa é com diferencial central ? se sim tem bloqueio? Obrigado por enquanto.
SergioMedeiros
20/06/2013, 01:21
Grande Marcelo, tudo bem? O sistema de tração da Pajero Sport é exatamente o mesmo das l200 Sport e Outdoor, ou seja, sem diferencial central. A grande vantagem das l200 é o bloqueio do diferencial traseiro! Esse sim pouquissimos carros vem com ele de fábrica, e para instalar por fora não sai barato. O da l200 é elétrico.
A Hilux SRV também não tem diferencial central. O sistema é semelhante ao da l200 e Pajero Sport. Só pode usar 4x4 em pisos com pouca aderência. No caso da Toyota a diferença é que o SUV da SRV, no caso a SW4, tem diferencial central, e é 4x4 permanente. E a SW4 sim conta com bloqueio do diferencial central.
Abs
alexcfer
20/06/2013, 05:33
SergioMedeiros,
Concordo plenamente que a melhor solucao eh a trava no diferencial, mas ter LSD eh melhor que nao ter e no meu carro o LSD faz diferenca suficiente pra empurrar o carro ladeira acima.
Digo isso porque pra saber se o LSD esta funcionado por aqui o pessoal coloca o carro numa leve ladeira (apontando pra subida), usa o macaco para tirar uma das rodas levemente do chao, coloca o carro em D e tenta subir. Meu carro subiu a ladeira o suficiente para tirar o carro do macaco e botar a roda de volta no chao. O que tambem comprova que LSD nao precisa de atrito pra funcionar, ja que a roda estava completamente livre.
Ate onde sei o truque do freio de mao funciona para qualquer carro, com LSD ou nao. Se voce usar o freio de mao para colocar atrito na roda livre, independente de ter o LSD a forca vai ser transmitida para a outra roda.
SergioMedeiros
20/06/2013, 16:49
Alex, se o seu não precisa de atrito é do modelo que tem acoplamento viscoso. Os outros modelos precisam sim de atrito, nem que seja mínimo. Com acoplamento viscoso não é necessário. Em contrapartida é o sistema mais fraco de todos. Ele para de funcionar com alguns milhares de km, e não existe manutenção. Se o seu, desse ano, ainda está funcionando, pode considerar um milagre! hehehe
O freio de mão é usado para qualquer situação sim, mas em carros sem algum bloqueio parcial, teria que puxar um bom tanto o freio para ter efetividade. Nos LSD sem acoplamento viscoso era mais fácil, pois um pequeno atrito já era o suficiente, não forçando muito as lonas do freio.
Abs
Amigos, eu como já disse em outros tópicos estou buscando um terceiro carro para prepará-lo para expedições e trilhas (até nível médio), e uma das minhas primeiras opções é a Pajero Sport.
Boa altura livre do solo, motor forte, sistema de tração consagrado.
Quanto aos bloqueios, com R$ 5.000,00 coloco dois Kaisers 100% automáticos nos diferenciais traseiro e dianteiro e liquido a questão!
Só o bloqueio Kaiser automático traseiro está saindo por menos de R$ 2.500,00 e funciona muito bem!
Um abraço,
Eduardo.
SergioMedeiros
21/06/2013, 22:43
Eduardo, Kaiser automático na frente não é recomendado. Aliás, na frente nenhum bloqueio automático é recomendado, apenas por acionamento elétrico ou pneumático.
Pra falar bem a verdade eu não gosto muito dos automáticos não... tem muita gente que põe e se arrepende. Os estalos que eles dão de vez em quando arrepiam até a alma!
Prefiro colocar um ARB na traseira por R$ 3.500. Ou um Eaton E-locker por R$ 2.500 cada na traseira e dianteira.
Já pensou em uma Defender 110?
Abs
Eduardo, Kaiser automático na frente não é recomendado. Aliás, na frente nenhum bloqueio automático é recomendado, apenas por acionamento elétrico ou pneumático.
Pra falar bem a verdade eu não gosto muito dos automáticos não... tem muita gente que põe e se arrepende. Os estalos que eles dão de vez em quando arrepiam até a alma!
Prefiro colocar um ARB na traseira por R$ 3.500. Ou um Eaton E-locker por R$ 2.500 cada na traseira e dianteira.
Já pensou em uma Defender 110?
Abs
Grande Sergio, já pensei, e fui até ver duas, mas não estavam em tão bom estado!
É complicado achar Defender em bom estado, e as que estão OK o pessoal pede tão caro que fica mais viável pegar uma Disco 3 2008!
E a dúvida persiste.
Não é nem questão de grana (não estipulei um valor), mas de custo benefício!
Se eu achasse uma Defender 2004 a 2005 em bom estado, completa por volta de R$ 50.000,00 eu compraria sem pensar!
Pelos mesmos R$ 50.000,00 eu pego uma Pajero Sport entre 2008 e 2009, que para o que eu quero, com um pouco de preparo, vai bem também!
Fui até ver um Troller 2013/2013 0KM ontem, mas acredite (que não me apedrejem por isto), não gostei! Sem mencionar que já vi vários ficando pelo caminho em trilhas médias (faltam bloqueios).
Já pensei em comprar outra Pajero Full, entre 2008 e 2009, mas o duro é que as peças originais de reposição (sempre quebra algo) custam uma fortuna (uma bobeada e entre o parachoque frontal e o parapeito de aço você deixa R$ 7.000,00 na concessionária, quebre o farol de milha e são mais R$ 1.200,00 cada, ou seja, inviável)!
Até no Jimny e na Tracker já pensei.
Acho que ao final vai ser o carro que eu bater o olho e falar, é este!
Assim como eu, você sabe que não existe 4X4 perfeito, que um bom 4X4 se faz, não se compra! Só preciso agora encontrar uma boa base!
Espero encontrar meu brinquedo novo nos próximos dias!
Até lá vou brincando com a Pajero Full, neste final de semana tem trilha, com sorte volto "ileso" e sem "ressaca financeira pós trilha"!
Obrigado e um abraço,
Eduardo.
SergioMedeiros
23/06/2013, 13:13
Fala Eduardo, blz?
Quanto as Defenders, realmente são um problema. A busca por uma é algo lento... não se pode buscar Defender entre outras opções... tem que querer uma, e então ir atrás somente dela. Se tiver outras opções em mente, esqueça Defender, porque estressa mesmo. A minha é 2002, e achei em ótimo estado... em compensação paguei um bom tanto a mais que os 50K que voce citou... hehehehe.. ah, e levei uns bons meses procurando.
Troller??? Pelo amor de Deus não faça isso!!! hhehehhe.. pegar um 2013??? Tá rolando tanta piada com os 2013 que arrepia só de pensar em pegar um. Se chover muito forte esse carro é capaz de parar! Espirrar dentro dele ele pega gripe! hhahahahha... faz isso não por favor!
Ow... Jimny é esquema hein??? Se a falta de espaço não for problema para voce... é um dos melhores! Bichinho valente e barato de manutenção. Pessoal fala bem da Tracker tbém... mas particularmente eu não gosto muito...
E o Forester? Já deu uma olhada?
Grande abraço.
Amatinho
23/06/2013, 19:14
Fala Eduardo, blz?
Quanto as Defenders, realmente são um problema. A busca por uma é algo lento... não se pode buscar Defender entre outras opções... tem que querer uma, e então ir atrás somente dela. Se tiver outras opções em mente, esqueça Defender, porque estressa mesmo. A minha é 2002, e achei em ótimo estado... em compensação paguei um bom tanto a mais que os 50K que voce citou... hehehehe.. ah, e levei uns bons meses procurando.
Troller??? Pelo amor de Deus não faça isso!!! hhehehhe.. pegar um 2013??? Tá rolando tanta piada com os 2013 que arrepia só de pensar em pegar um. Se chover muito forte esse carro é capaz de parar! Espirrar dentro dele ele pega gripe! hhahahahha... faz isso não por favor!
Ow... Jimny é esquema hein??? Se a falta de espaço não for problema para voce... é um dos melhores! Bichinho valente e barato de manutenção. Pessoal fala bem da Tracker tbém... mas particularmente eu não gosto muito...
E o Forester? Já deu uma olhada?
Grande abraço.
aaaaa Sérgio, vcs proprietários de DEFENDER , são XIITAS, só comparados ao proprietários de FUSCA. Conheço bem , meu irmão tem uma 110 2002 (tel:110 2002), desde ZERO , já gastou Horrores em todo tipo de acessório, muitos importados. Agora esta se divorciando e se a EX tentar por o carro na partilha , é capaz de mandar matar , kkkkkk. Quando comprei a minha PAJERO SPORT ele deve ter procurado advogado para tentar mudar a CERTIDÃO DE NASCIMENTO, afinal , não da para os mesmos pais terem criado um irmão que comprou um 4x4 que não seja o DEFENDER, KKKKK. Me xingou de tudo o que pode e fez de tudo para eu vender o carro, kkkkkkkk. Ele fala que onde ele chega com a DEFENDER, eu não chego com a SPORT E até concordo com isso, mas retruco que até onde eu chego com a SPORT, chego com MUUUUUUITO mais conforto e menos cansado. Sinceramente , não gosto do Defender , mas não critico, afinal tem muitas virtudes , assim como defeitos, mas gosto é gosto.
Só uma coisa, vc indicou um FORESTER e esse carro é INCRÍVEL , AWD, possante, estável , confortável, confiável , grudado no chão. Mas é carro de RALLY , não para trilha e o seguro, se for o TURBO é de chorar e caso quebre, bom , aí acaba a brincadeira e a paixao, kkkk, estou certo?
Ele é AWD, tração integral e aí vem algo que não entendo muito bem, em diferenciar AWD, 4WD e 4x4
SergioMedeiros
23/06/2013, 21:36
aaaaa Sérgio, vcs proprietários de DEFENDER , são XIITAS, só comparados ao proprietários de FUSCA. Conheço bem , meu irmão tem uma 110 2002 (tel:110 2002), desde ZERO , já gastou Horrores em todo tipo de acessório, muitos importados. Agora esta se divorciando e se a EX tentar por o carro na partilha , é capaz de mandar matar , kkkkkk. Quando comprei a minha PAJERO SPORT ele deve ter procurado advogado para tentar mudar a CERTIDÃO DE NASCIMENTO, afinal , não da para os mesmos pais terem criado um irmão que comprou um 4x4 que não seja o DEFENDER, KKKKK. Me xingou de tudo o que pode e fez de tudo para eu vender o carro, kkkkkkkk. Ele fala que onde ele chega com a DEFENDER, eu não chego com a SPORT E até concordo com isso, mas retruco que até onde eu chego com a SPORT, chego com MUUUUUUITO mais conforto e menos cansado. Sinceramente , não gosto do Defender , mas não critico, afinal tem muitas virtudes , assim como defeitos, mas gosto é gosto.
Só uma coisa, vc indicou um FORESTER e esse carro é INCRÍVEL , AWD, possante, estável , confortável, confiável , grudado no chão. Mas é carro de RALLY , não para trilha e o seguro, se for o TURBO é de chorar e caso quebre, bom , aí acaba a brincadeira e a paixao, kkkk, estou certo?
Ele é AWD, tração integral e aí vem algo que não entendo muito bem, em diferenciar AWD, 4WD e 4x4
Amatinho, só tenho a concorda com voce! Dono de Defender não é muito certo das idéias não. É um container sobre rodas... feio (aos olhos dos outros), quadrado, estranho... Mas.... para os donos, não tem carro melhor! hahahahah
A manutenção é relativamente barata... é robusta... simples de manutenção (até 2005, motor Tdi)...
Realmente ela tem algo a mais na trilha.. que original leva mais longe... mas isso não se compara a modificações! Pegar um carro preparado pra trilha e querer comparar com uma Defender original não dá!!!
Outra coisa é a facilidade do conserto em viagens... 90% dos problemas podem ser resolvidos com silver tape, algumas abraçadeiras e alguns canos PVC... hehehehe
Bom, tem que gostar... e muito!
Essa da separação rachei de rir!!! hehehhe...
Bom, quando falei do Forester, é pq realmente é um puta carro... e, como nosso amigo está no terceiro carro e vai gastar mais um pouco, dá pra dar uma melhoradinha na altura dele e umas equipadinhas! Realmente não é um carro de trilha, mas é um carro que enfrenta bem algumas trilhas. Peças dele é pra chorar mesmo... mas a sua estabilidade, o conjunto, a marca e o prazer de dirigir um é algo difícil de se encontrar por aí.
AWD é a mesma coisa que 4WD, que quer dizer All Wheel Drive. Eles são 4x4 permanentes, sem opções 4x2 e contam com um diferencial central. A maioria são SUVs de luxo e não contam com bloqueio nesse diferencial, em contrapartida, como é o caso do Forester, eles tem controle de tração individual, o que funciona automaticamente e o motorista nem fica sabendo.
Perde um pouco do espírito 4x4, onde os controles são individuais de bloqueio, no caso dos 4x4 que voce citou.
A Defender é um 4x4 permanente, mas não pode-se considerar sendo AWD pois tem controle do bloqueio do diferencial central.
Grande abraço
tiagosapucaia
19/02/2014, 10:42
Moçada esse tópico para mim é um dos tops
Se algum dos amigos conhecer alguma "apostila" ou site que explique (para um leigo) as diferenças entre AWD, 4WD, bloqueio de diferencial central 4x4 HI, 4x4 Lo, etc etc etc aceito sugestões :)
Estou tentando ainda me acostumar com as terminologias...
tiagosapucaia
19/02/2014, 11:20
Se algum dos amigos conhecer alguma "apostila" ou site que explique (para um leigo) as diferenças entre AWD, 4WD, bloqueio de diferencial central 4x4 HI, 4x4 Lo, etc etc etc aceito sugestões :smile:
SergioMedeiros
19/02/2014, 14:39
Se algum dos amigos conhecer alguma "apostila" ou site que explique (para um leigo) as diferenças entre AWD, 4WD, bloqueio de diferencial central 4x4 HI, 4x4 Lo, etc etc etc aceito sugestões :)
Grande Tiago... achei que já tinha virado veterano no mundo 4x4!!! ;-)
Desconheço alguma apostila... mas assim que tiver um tempinho vou criar uma página com algumas explicações no meu site e passo pra vc ok?
Abs
tiagosapucaia
19/02/2014, 15:56
Grande Tiago... achei que já tinha virado veterano no mundo 4x4!!! ;-)
Desconheço alguma apostila... mas assim que tiver um tempinho vou criar uma página com algumas explicações no meu site e passo pra vc ok?
Abs
Ah amigo Sérgio.. bom "revê-lo" :)
Veterano nada, sou um mero aprendiz ainda... hehe.
Mas aos poucos vou me aventurando. Fim de semana passado coloquei a viatura para trabalhar - eu e minha esposa fomos visitar o canion Fortaleza em Cambará do Sul - lindo lugar por sinal. Não chega a ser uma trilha (longe disso) mas são 13 km em uma estradinha danada, cheia de pedras (algumas afiadas), chão batido e um pouco de lama um tanto inóspitos. Não precisou usar 4x4, mas o terreno é hostil para um veículo baixo (eu não botaria um sedan naquela estrada nem f*)
A boa notícia é que a PS foi muito bem. Nada de aquecimento, nada de arrego. A grana que gastei nos BF Good AT se justificou. Estou muito satisfeito. É muito robusta (e alta). Estacionei perto do canion ao lado de uma Dakkar - não é a mesma coisa, tenho quase certeza que o vão livre do solo é menor. Se eu trocasse a PS pela Dakkar acho que me arrependeria...
Também tinha uma LR Defender trafegando por lá... mas aí o sr. sabe muito bem que é outra história.
Vou aguardar a sua página! Manda um email quando escrevê-la!
Marcelo Schuch
19/02/2014, 20:06
Fala ai amigo Tiago, eu ja fiz duas vezes a trilha do tuia em Tramandaí esse verão, mas não te achei por la kkkkkkk grande abraço.
SergioMedeiros
19/02/2014, 21:20
Ah amigo Sérgio.. bom "revê-lo" :)
Veterano nada, sou um mero aprendiz ainda... hehe.
Mas aos poucos vou me aventurando. Fim de semana passado coloquei a viatura para trabalhar - eu e minha esposa fomos visitar o canion Fortaleza em Cambará do Sul - lindo lugar por sinal. Não chega a ser uma trilha (longe disso) mas são 13 km em uma estradinha danada, cheia de pedras (algumas afiadas), chão batido e um pouco de lama um tanto inóspitos. Não precisou usar 4x4, mas o terreno é hostil para um veículo baixo (eu não botaria um sedan naquela estrada nem f*)
A boa notícia é que a PS foi muito bem. Nada de aquecimento, nada de arrego. A grana que gastei nos BF Good AT se justificou. Estou muito satisfeito. É muito robusta (e alta). Estacionei perto do canion ao lado de uma Dakkar - não é a mesma coisa, tenho quase certeza que o vão livre do solo é menor. Se eu trocasse a PS pela Dakkar acho que me arrependeria...
Também tinha uma LR Defender trafegando por lá... mas aí o sr. sabe muito bem que é outra história.
Vou aguardar a sua página! Manda um email quando escrevê-la!
Isso aí meu amigo! Tem que colocar a viatura pra trabalhar mesmo! Ainda mais uma Pajero, que foi feita pra isso! Fui final do ano passado para o Vale do Itararé e no grupo tinha uma Pajero Sport... passamos por cada erosão cabeluda que você não faz idéia... e a Pajero não fez feio não, muito pelo contrário, foi melhor que muito carro preparado viu? Eu mesmo fiquei de cara com a performance da menina na trilha! Ela é alta mesmo.... tanto que muitos criticam que com o fim das Pajeros Sport e L200 Outdoor para a entrada da Dakkar e Triton, a Mit perdeu boa parte do espírito offroad.
Agora, por outro lado, fui novamente para lá um mes depois e tinha uma full.... impressionante o que ela faz! O sistema eletrônico de tração chega a deixar o negócio sem graça viu... hehehe
Na páscoa desse ano to pensando em arrumar uns dois amigos e fazer a praia do Cassino! Se quiser está convidado!
Grande abraço.
SergioMedeiros
19/02/2014, 21:23
Tiago, complementando, a segunda vez que fui para o vale do Itararé fiz apoio offroad e registro fotográfico/vídeo também.... da uma olhada no vídeo que fiz do passeio. Tinha umas 5 TR4, um Jimmny, uma full e eu :-)
Full Adventure - Vale do Itararé - YouTube (http://youtu.be/XTdKMiAwb10)
tiagosapucaia
19/02/2014, 22:55
Fala ai amigo Tiago, eu ja fiz duas vezes a trilha do tuia em Tramandaí esse verão, mas não te achei por la kkkkkkk grande abraço.
Hehehhe
Amigo Marcelo, confesso que não tive coragem ainda...
Mas estou treinando aos poucos em solos mais tranquilos :)
tiagosapucaia
19/02/2014, 23:01
Isso aí meu amigo! Tem que colocar a viatura pra trabalhar mesmo! Ainda mais uma Pajero, que foi feita pra isso! Fui final do ano passado para o Vale do Itararé e no grupo tinha uma Pajero Sport... passamos por cada erosão cabeluda que você não faz idéia... e a Pajero não fez feio não, muito pelo contrário, foi melhor que muito carro preparado viu? Eu mesmo fiquei de cara com a performance da menina na trilha! Ela é alta mesmo.... tanto que muitos criticam que com o fim das Pajeros Sport e L200 Outdoor para a entrada da Dakkar e Triton, a Mit perdeu boa parte do espírito offroad.
Agora, por outro lado, fui novamente para lá um mes depois e tinha uma full.... impressionante o que ela faz! O sistema eletrônico de tração chega a deixar o negócio sem graça viu... hehehe
Na páscoa desse ano to pensando em arrumar uns dois amigos e fazer a praia do Cassino! Se quiser está convidado!
Grande abraço.
Muito legal o vídeo Sérgio, gostei muito!
Eu concordo com vc - acho que a pegada off-road ficou meio ofuscada. Mas isso não é so com a Mit - pelo menos eu achei que a nova Tracker da GM não tem nada de off-road... é quase uma captiva, um pouco menor. Decepcionante...
Mas deixe aproveitar para fazer uma pergunta: esta trilha que aparece no vídeo é a que você disse que foi com uma Sport certa vez? Fiquei impressionado, me parece uma trilha um pouco pesada para uma viatura com um entre-eixos mais avantajado - não há risco de entalar nessas valetas? (a pergunta é bem de guri inexperiente mesmo, não repara)
SergioMedeiros
20/02/2014, 00:08
Muito legal o vídeo Sérgio, gostei muito!
Eu concordo com vc - acho que a pegada off-road ficou meio ofuscada. Mas isso não é so com a Mit - pelo menos eu achei que a nova Tracker da GM não tem nada de off-road... é quase uma captiva, um pouco menor. Decepcionante...
Mas deixe aproveitar para fazer uma pergunta: esta trilha que aparece no vídeo é a que você disse que foi com uma Sport certa vez? Fiquei impressionado, me parece uma trilha um pouco pesada para uma viatura com um entre-eixos mais avantajado - não há risco de entalar nessas valetas? (a pergunta é bem de guri inexperiente mesmo, não repara)
Tiago, foi essa mesmo. Só que um detalhe, descemos ao invés de subir, foi a única diferença. Ah... e um probleminha só... ela deixou o parachoque traseiro na trilha... hehe... Tinha uma rampa com uma valeta em baixo, e precisávamos subir.... no que caíram as rodas traseiras dela ficou o parachoque traseiro, que é de fibra.
Fora isso, foi de boa!
Esse foi o vídeo desse dia... quando eu fui como cliente, e não apoio. No 1m15s voce pode ver a Pajero e o dono olhando o parachoque, e aos 1m47s a sequencia da subida com valeta onde ele perdeu o parachoque. Não coloquei essa parte no vídeo pra não ficar chato, mas tá gravado.... :-)
Full Adventure - YouTube (http://youtu.be/ph24WCtf22I)
tiagosapucaia
20/02/2014, 09:11
Hehheheh, vou precisar praticar muito o desapego então :D
Já estou vendo tudo! Futuramente vou ter que adquirir um 4x4 de entre-eixos curto, só pra poder dar umas bandinhas sem culpa rsrsrs
PS: O dono da Pajero ficou muito chateado com o ocorrido? O dano foi de alto cu$to?
SergioMedeiros
20/02/2014, 09:42
Hehheheh, vou precisar praticar muito o desapego então :D
Já estou vendo tudo! Futuramente vou ter que adquirir um 4x4 de entre-eixos curto, só pra poder dar umas bandinhas sem culpa rsrsrs
PS: O dono da Pajero ficou muito chateado com o ocorrido? O dano foi de alto cu$to?
Cara..... ele ficou puto sim, mas depois esqueceu até. Tanto que diz que vai voltar pra lá no carnaval! heheheheh
tiagosapucaia
20/02/2014, 10:03
Hehehe
Esse aí já está praticando bem o desapego então, heheh
No carnaval estou cogitando ir no Salto do Yucuman - mas é mais expedição do que trilha. Depois conto mais detalhes
Maninho Rosa
13/03/2016, 13:01
Pessoal desculpa sou novo no forum,me cadastrei a algum tempo mas sempre vinha acompanhando de perto o assunto sobre pajero,bom eu acabei comprando uma Pajero Full ano 2001 e estou com a mesma dúvida do amigo que fez o tópico,no painel fica apenas acesa a luz da roda esquerda traseira no modo normal 4x2, quando coloco no 4x4 normal pisca e fica acesa as duas da frente,quando passo para 4x4 HLc pisca todas e acende a laranja na frente, e quando passo para a posição 4x4 hllc só pisca todas e nao acende a trás, lembrando sempre que a luz da roda traseira nunca acende e no cambio quando ta em D a luz do painel tb nao acende, mesmo assim ela ta funcionando o 4x4 ? desculpem perguntar pois peguei a 3 semanas a viatura e nunca usei 4x4 antes poderiam me dar umas dicas° ja lavei ela toda por baixo para tentar ver se era sensor ou algo assim nao ajudo!
Lageano 4x4
25/02/2021, 18:56
Olá a todos
Tenho uma dúvida que nas pesquisas eu não consegui achar.
Na próxima semana vou subir e descer uma serra pequena, de asfalto batido de alta aderência, mas bastante íngreme nas curvas.
Sei que a Pajero Sport 2007, que é a minha bruta não possui diferencial central, a duvida é; Posso usar mesmo assim o 4x4h Ou 4x4L nessa situação? a serra tem apenas 800m, mas é muito ingreme mesmo!
Agradeço se alguém puder me ajudar!
agulhas_negras
26/02/2021, 14:57
eu não usaria. Tenho uma TR4, só usaria em asfalto molhado
recomendo andar em alta rotação com o 4x2
Lageano 4x4
26/02/2021, 19:26
eu não usaria. Tenho uma TR4, só usaria em asfalto molhado
recomendo andar em alta rotação com o 4x2
Ok, obrigado pela dica!!!
Yuri prado
13/09/2021, 21:42
Existe alguma Pajero 4x4 q não tenha reduzida?
Estou comprando uma Pajero ano 1999 glsb automática v6 3500 mto nova e percebi q na alavanca da tração onde seria a reduzida não tem aquele desenho ✍️ q mostra o caminho q a alavanca faz na troca de trações. Do 2h pro 4h existe o desenho , do 4h pro 4hLc existe o desenho porém do 4hLc p 4llc não existe desenho. Qdo esta no bloqueio n consigo mover mais a alavanca como se não houvesse mais opção de tração.
A minha dúvida é se existe Pajero sem reduzida pois uma vez peguei uma TR4 e era assim tb. N consegui engatar..
Alguém pode me ajudar ????