PDA

Ver Versão Completa : óleo motor 1.000 em samurai



rogeriomasih
22/07/2009, 23:05
O que os senhores pensam sobre utilizar este óleo em samurai?

http://www.castrol.com/liveassets/bp_internet/castrol/castrol_brazil/STAGING/local_assets/images/products/prod_CastrolGTX1000_375x142.jpg


GTX 1000

DESCRIÇÃO
DO PRODUTO

Lubrificante multiviscoso, especialmente desenvolvido para aplicação em
motores 1.0 movidos à gasolina, álcool, GNV ou bicombustível, com aditivo
especial Termoativo. API SL, SAE 15W-40.

APLICAÇÕES Motores 1000 de veículos de passeio trabalham sob condições mais severas do
que motores de maior potência, quando expostos aos mesmos tipos de serviço,
resultando em maiores temperaturas globais e em um maior stress do
lubrificante em uso.
Castrol GTX 1000 com aditivo Termoativo foi especialmente desenvolvido para
suportar as condições críticas de temperatura nestes motores, retardando seu
envelhecimento, e portanto mantendo suas características por mais tempo.
Atende ou supera especificações das principais montadoras de veículos.

CARACTERÍSTICAS BENEFÍCIOS

O aditivo Termoativo inibe e retarda a interação com o
oxigênio que entra na câmara de combustão, reduzindo
assim a viscosidade e acidez da carga, que pode levar a
formação de lacas, vernizes, borras e outros
contaminantes, resultando em melhor desempenho e
funcionamento dos componentes do motor;
Retarda o envelhecimento do óleo, por sua maior

resistência térmica (capacidade de resistir a temperaturas
mais altas);

Exclusiva Proteção
Termoativa

Avaliações em laboratório das sequências de teste III F,
VG, TEOST1 e Peugeot TU5 JP2 (motores ciclo Otto) ,
comprovam uma menor alteração na viscosidade, ausência
de obstrução na tela do pescador, menor formação de
borras e vernizes em altas temperaturas.

Multigrau SAE 15W-40 Atende às exigências da maioria das montadoras
brasileiras para carros 1000.
Contém aditivos
antidesgaste,
antioxidante e
antiespumante
Nas seqüências TEOST e IVA1, que avaliam o desgaste no
comando de válvulas, os resultados de GTX Compact
mostraram resultados que atendem aos requisitos exigidos
na especificação API SM.
Notas :
1– Sequências de teste para o nível de desempenho API SL do Instituto Americano do Petróleo (API).
2 - Sequência de teste para os níveis de desempenho ACEA 2004 da Associação dos Construtores Europeus
de Automóveis (ACEA), que avalia a oxidação de óleo lubrificante, formação de depósitos e travamento de
anéis.




Castrol GTX 1000


ESPECIFICAÇÕES SAE 15W-40
Formulado para atender a especificação API SL
ANP 8089

Densidade 20/ 4ºC kg/dm³ 0,883

Viscosidade a 40° C cSt 101,0
Viscosidade a 100 °C cSt 13,75
Índice de Viscosidade - 137 TBN mg KOH/ g 7,5


(1) Dados típicos, que não constituem especificações.

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 00:23
creio que compensa usar esse óleo... castrol é confiável...

rogeriomasih
23/07/2009, 02:09
A minha dúvida é a seguinte: este óleo é (teoricamente) para motores 1.0. Será que seria uma boa opção para o motor 1.3 do Samurai?

O fato de ser 15w40 e não 20w50 é uma vantagem ou uma desvantagem para a utilização offroad?

Aguardo as opiniões dos colegas.

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 02:34
A minha dúvida é a seguinte: este óleo é (teoricamente) para motores 1.0. Será que seria uma boa opção para o motor 1.3 do Samurai?

são motores quase do mesmo tamanho, e considerando que alguns motores 1.0 atuais atingem faixas de potência e torque parecidas, creio que compense usar esse óleo... quanto ao off-road, é meio difícil definir em função da quase totalidade dos 1.0 raramente andar em zonas urbanas... mas considerando que alguns locais de periferia são uma m3rd4, principalmente pela poeira das ruas de terra, acredito que o óleo agüente...

Roberto Miglioli
23/07/2009, 09:56
Rogério, eu não creio que esse óleo seja adequado ao motor do Samuca. Os motores 1000 cilindradas trabalham em uma faixa de rotação mais alta com uma taxa de compressão maior (até 13:1). Por isso que, apesar de serem menores, têm quase a mesma potência do Samuca, que tem um motor de rotação mais lenta com uma taxa de compressão menor (9,5:1).

Na minha opinião, é melhor usar o 20w50 mesmo.

rogeriomasih
23/07/2009, 12:09
Qual o lubrificante que vcs utilizam nos Suzuki?

afs
23/07/2009, 17:40
Em todos os meus carros, de Pathfinder a GV sempre usei um bom óleo mineral categoria SJ complementado com o velho Bardahl B12. Troca de filtro e óleo a cada 5000 km no máximo. Vendi meu Pathfinder com 320.000 km perfeito. O GV 2.0 gasolina foi com 143.000 também perfeito. No GV TD que está com 107.000 idem.

lg_gustavo
23/07/2009, 18:23
são motores quase do mesmo tamanho, e considerando que alguns motores 1.0 atuais atingem faixas de potência e torque parecidas, creio que compense usar esse óleo... quanto ao off-road, é meio difícil definir em função da quase totalidade dos 1.0 raramente andar em zonas urbanas... mas considerando que alguns locais de periferia são uma m3rd4, principalmente pela poeira das ruas de terra, acredito que o óleo agüente...

O que isso têm a ver com a viscosidade do óleo? :pensativo:

Ronaldo B.
23/07/2009, 18:57
O que os senhores pensam sobre utilizar este óleo em samurai?

Verifica no manual do proprietário a especificação do óleo e o intervalo de troca corretos e sempre troque o filtro quando trocar o óleo porque essa é a melhor forma de conservar o motor. O resto é lenda e jogar dinheiro fora.

[]´s

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 21:06
O que isso têm a ver com a viscosidade do óleo? :pensativo:

nem me atentei a esse detalhe...:putz: mas óleo 40 ja atende bem...

lg_gustavo
23/07/2009, 21:07
É isso mesmo, Ronaldo :concordo:

No manual especifica óleo com classificação API SE ou SF.

Já quanto à classificação SAE, como alguns experts que já tagarelaram demais no tópico devem saber, não há segredos e é a mesma para a grande maioria dos motores...ela não depende ABSOLUTAMENTE NADA da cilindrada do motor, potência, torque, rotação e blá...blá...blá e sim da temperatura (leia-se CLIMA) da onde vai rodar o carro. E quanto à severidade do uso do motor, esta influencia APENAS na frequência das trocas.

[ ]s

rogeriomasih
23/07/2009, 22:09
O manual cita o API SE ou SF pq acho que eram os melhores da época. Será que óleos mais modernos, com o SL, não são melhores?

Nível de Desempenho:

Os óleos de motores são classificados de acordo com a API ( American Petroleum Institute ) para nível de desempenho e de acordo com o grau SAE para viscosidade.
A classificação API é uma classificação de desempenho de óleos, americana, que é utilizada mundialmente pelos fabricantes de motores.
O sistema de classificação de óleos da API (American Petroleum Institute) permite que os óleos sejam definidos com base na suas características de desempenho e no tipo de serviço ao qual se destina. Este sistema permite o acréscimo de novas categorias a medida que os projetos dos motores mudam e se exige mais do óleo do motor. A evolução das letras do alfabeto significam óleos de melhor qualidade/desempenho.
A classificação para motores a gasolina que leva a letra S (que e de Service Station - ou posto de gasolina em inglês ) seguida de outra letra que determina a evolução do óleos. Esta classificação e de fácil entendimento já que a evolução das letras significa a evolução da qualidade dos óleos. Os óleos são classificados então como SA, SB ,SC ,SE,SF,SG,SH, SJ e o mais novo e avançado SL.
A classificação mais recente é a API SL que é superior a API SJ, logo os óleos com classificação API SL são óleos de melhor desempenho que os óleos de classificação API SJ. Ou seja, os óleos SL passam por todos os testes que um óleo API SJ passa e por mais alguns que os óleos API SJ não passam. Logo, quando e recomendado um óleo com classificação SJ poderá ser usado um óleo SL, porem o contrário não e permitido.

http://cliente.argo.com.br/~igor_lia/oleo.htm

rogeriomasih
23/07/2009, 22:13
Quanto ao SAE:

SAE para óleos de motores:

A SAE ( Society of Automotive Engineers ) desenvolveu um sistema de classificação baseado nas medições de viscosidade. Para óleos de motores, este sistema estabeleceu 11 tipos de classificações ou graus de viscosidade: SAE 0W, 5W, 10W, 15W, 20W, 25W, 20, 30, 40, 50 e 60. O "W"que se segue ao grau de viscosidade SAE significa inverno (winter) e indica que um óleo é adequado para uso em temperaturas mais frias. Os óleos que tem a designação W devem ter o valor de viscosidade adequado quando medidos nas temperaturas baixas. As classificações SAE que não incluem o W definem graduações de óleo para uso em temperaturas mais altas. A viscosidade desses óleos SAE 20, 30 40 e 50 devem ter o valor adequado quando medidos a 100°C.
O desenvolvimento dos melhoradores de índice de viscosidade possibilitou a fabricação dos óleos de múltipla graduação e de primeira qualidade, este tipo é também conhecido como óleo multigrau. Esses óleos, SAE 20W40, 20W50, 5W40 são largamente usados, porque ao dar partida no motor, o óleo está frio. Nesta temperatura ele deve ser "fino" o suficiente para fluir bem e alcançar todas as partes do motor. Já em altas temperaturas, ele deve ter a viscosidade adequada para manter a película protetora entre as partes metálicas, garantindo a lubrificação adequada á temperatura de trabalho do motor.
Os óleos multigraus podem ser usados em uma gama maior de temperaturas do que os óleos monograu. Suas características de temperatura/viscosidade proporcionam partida e bombeio fáceis em baixas temperaturas, todavia, eles são viscosos o bastante em altas temperaturas, para lubrificar como os óleos monogramas.
Por exemplo, os óleos 20W40 são formulados para cumprir os requisitos de viscosidade em baixa temperatura de um óleo monograu SAE 20W e os requisitos de viscosidade em alta temperatura de um óleo monograu SAE 40.
Os óleos classificados como SAE sem a designação W tem suas viscosidades medidas em 100°C para assegurar viscosidade adequada em temperaturas operacionais normais do motor.

http://cliente.argo.com.br/~igor_lia/oleo.htm (http://cliente.argo.com.br/~igor_lia/oleo.htm)

BoaTrilha
24/07/2009, 02:16
sem querer polemizar mas

PRA QUE INVENTAR?

segue o que a montadora cita como o oleo indicado pro veiculo e pronto.

Certamente eles indicam o óleo por atender as necessidades reais do motor e conseguentemente ser o "melhor" pra ele.

leo cabral
24/07/2009, 07:43
sem querer polemizar mas

PRA QUE INVENTAR?

segue o que a montadora cita como o oleo indicado pro veiculo e pronto.

Certamente eles indicam o óleo por atender as necessidades reais do motor e conseguentemente ser o "melhor" pra ele.


O problema é que hoje ja se passaram 10 anos da fabricação dos últimos samurais e dispomos uma gama muito maior em termos de tecnologia de óleos.o que era o "melhor" para ele , pode não ser mais.

Provavelmente se o samurai ainda estivesse em produção seria recomendado outro tipo de óleo .

Estamos aqui tentando descobrir qual seria o ideal na nossa realidade de 2009.:concordo:

lg_gustavo
24/07/2009, 09:00
Estamos aqui tentando descobrir qual seria o ideal na nossa realidade de 2009.:concordo:

Em 2009 use óleo que atendam às especificações SE ou SF. Em 2010 também. E em 2045, quando o meu tiver comemorando 50 anos, use óleo que atendam às especificações SE ou SF.

Fui

geraldo botelho
24/07/2009, 10:01
o nosso colega rogério tá de parabéns:palmas::palmas::palmas::palmas:
explicou muito bem os óleos. mas agora eu pergunto: será que em 2045 ainda existirá óleos com as mesmas especificações exigidas pro samurai :?: :parede::shock:
eu acho que eu posso seguir a linha da evolução dos óleos, por mais que ele seja um SX, SY, ou SZ com tanto que ele seja 20W40 ?
é isso, ou me corrijam!

olhem esse MOBIL

o terceiro de cima pra baixo

http://www.westbrasil.com.br/prod_mobil_auto.htm

lg_gustavo
24/07/2009, 11:13
o nosso colega rogério tá de parabéns:palmas::palmas::palmas::palmas:
explicou muito bem os óleos. mas agora eu pergunto: será que em 2045 ainda existirá óleos com as mesmas especificações exigidas pro samurai :?: :parede::shock:
eu acho que eu posso seguir a linha da evolução dos óleos, por mais que ele seja um SX, SY, ou SZ com tanto que ele seja 20W40 ?
é isso, ou me corrijam!

olhem esse MOBIL

o terceiro de cima pra baixo

http://www.westbrasil.com.br/prod_mobil_auto.htm

É mais ou menos isso. Os óleos mais modernos disponíveis no mercado são, na maioria, API SL. As características SL permitem que ele substitua de SE em diante. Ou seja, não quer dizer que um API SA possa ser substituído por um SL. O fato é que um óleo SA raramente é usado hoje, pois ele é (ou foi) utilizado nos motores a combustão da época do seu bisavô. Resumo: Posso usar um óleo SL no Samurai sem problemas. E se, quando existir, um óleo SZ que atenda à especificação SE ou SF, pode colocar no Samurai sem problemas. Porém, nada garante que o óleo SZ atenda à SE ou SF.

Quanto à classificação SAE, você deve escolher de acordo com a região que você mora. Aqui em SP eu uso 20W 40. No nordeste ou em regiões muito quentes, é possível que o melhor óleo seja um 20W 50. Já no Canadá, eu usaria um óleo 5W 30. E por ai vai...

E meus $0,02 finais é a tabela de de recomendação do manual técnico so Samurai...

Fui

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/leo_Samurai.jpg

lg_gustavo
24/07/2009, 11:17
olhem esse MOBIL

o terceiro de cima pra baixo

http://www.westbrasil.com.br/prod_mobil_auto.htm (http://www.westbrasil.com.br/prod_mobil_auto.htm)


Eu iria nesse outro http://www.westbrasil.com.br/prod_mobil_auto.htm#super20w50 (http://www.westbrasil.com.br/prod_mobil_auto.htm#super20w50)

[ ]s

geraldo botelho
24/07/2009, 11:31
:concordo: eles são bem parecidos.
pra mim tem que ser 20W50 moro em Belém do pará, e é quente pra kct.
vlw, mano.

leo cabral
24/07/2009, 15:52
É mais ou menos isso. Os óleos mais modernos disponíveis no mercado são, na maioria, API SL. As características SL permitem que ele substitua de SE em diante. Ou seja, não quer dizer que um API SA possa ser substituído por um SL. O fato é que um óleo SA raramente é usado hoje, pois ele é (ou foi) utilizado nos motores a combustão da época do seu bisavô. Resumo: Posso usar um óleo SL no Samurai sem problemas. E se, quando existir, um óleo SZ que atenda à especificação SE ou SF, pode colocar no Samurai sem problemas. Porém, nada garante que o óleo SZ atenda à SE ou SF.

Quanto à classificação SAE, você deve escolher de acordo com a região que você mora. Aqui em SP eu uso 20W 40. No nordeste ou em regiões muito quentes, é possível que o melhor óleo seja um 20W 50. Já no Canadá, eu usaria um óleo 5W 30. E por ai vai...

E meus $0,02 finais é a tabela de de recomendação do manual técnico so Samurai...

Fui

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data//500/leo_Samurai.jpg

boa gustavo!!!:palmas::palmas::palmas: