PDA

Ver Versão Completa : Shimmy no Samuca 97



Roberto Miglioli
22/07/2009, 14:17
Abraços enlameados a todos... foi só falar que o meu Samuca nunca deu problema para aparecer esse: shimmy nas rodas dianteiras, entre 80 e 90 km/h.

Os quatro pneus são remoldados e estão no final da vida, por isso já vou trocá-los. O que mais devo fazer? Trocar rolamentos do munhão, talvez? É preciso trocar também o amortecedor de direção? Mais alguma dica?

geraldo botelho
22/07/2009, 15:23
tu estás usando amortecedor de direção no teu samuca 97?
qual foi o que tu colocastes?:idea: :idea: :idea:

ddfreitas
22/07/2009, 17:15
Pergunta meio idiota a minha mas....

Os samucas já num vem de fábrica com amortecedores de direção não?

cacanakagi
22/07/2009, 17:31
Pergunta meio idiota a minha mas....

Os samucas já num vem de fábrica com amortecedores de direção não?
O meu 97 não tem... e nunca teve pq não tem furos nem marcas de que tinha...
O meu parou com o Shimmy depois que mandei dar uma regulada na barra de direção... Experimenta fazer isso.....

Roberto Miglioli
23/07/2009, 09:36
Geraldo, confesso que agora estou em dúvida se o Samuca está com amortecedor de direção. O meu Willys tinha, mas o Samuca... fiquei em dúvida... Enfim, se tiver, vou trocar; se não tiver, vai continuar sem...

Freitas, verifique se o seu Samuca está com amortecedor de direção e volta aqui para nos falar, ok?

Cacanakagi, valeu pela dica. Vou trocar os pneus e tentar regular a barra de direção antes de trocar os rolamentos do munhão.

ddfreitas
23/07/2009, 12:34
Roberto tem com certeza e é original.

Supercharger
23/07/2009, 15:57
A fixação original no pitman não é assim, ddfreitas. Na minha opinião furaram o seu pitman para parafusar o amortecedor. Não que isso desmereça o seu sistema. Se está lá, e está funcionando, beleza.

ddfreitas
23/07/2009, 16:55
Vou conferir. Me pareceu tão bem feito, sem marcas de solda, pintura etc, que jurava que era original. Vou comparar com o Samuca de um amigo meu. O dele é do mesmo ano que o meu...

alvaro.jrc
24/07/2009, 12:13
Samurai não tem amortecedor de direção original.

O de kombi bem adaptado fica parecendo original.:concordo:

Roberto Miglioli
24/07/2009, 12:25
Eu sabia que não estava louco :confused: : o meu samuca tem amortecedor de direção, sim. Não sei dizer se parece "original", mas é mais um item a ser trocado para eliminar o shimmy.

Eu tive um Willys 57 com um shimmy violento e eliminei somente trocando o amortecedor.

geraldo botelho
24/07/2009, 13:04
fala Roberto Miglioli (http://www.4x4brasil.com.br/forum/member.php?u=31638), dá pra ver que o teu é um 97 (pela cor do samuca) originalmente não vem com amortecedor, os 94 vieram (acho) já tive um 94 que tinha.

ddfreitas
24/07/2009, 18:16
Conversei com o antigo dono do meu veículo e ele disse não colocou amortecedor de direção. O carro veio assim.

Eu meu é ano 98. E realmente está muito diferente do amigo Roberto. Vou pesquisar mais sobre o assunto. Fiquei curioso.

Um abraço,
Freitas

Roberto Miglioli
25/07/2009, 00:44
Geraldo, acertou: meu Samuca é 97. Também tive um 94 (in memmorian, capotou, pt, não tinha seguro...) que também tinha amortecedor. Amanhã vou deitar embaixo do carro para analisar a "gambiarra"...

Abraços enlameados...

PS.: para não desviar muito do tópico, se alguém tiver mais alguma dica sobre como eliminar o shimmy, eu agradeceria.

ddfreitas
25/07/2009, 08:17
Já tive um Willys, e dava shimmy direto. O que posso dizer é que é difícil apontar para uma única causa. Deve verificar um tanto de coisa, inclusive na suspensão traseira por mais estranho que isso possa parecer. Comece com as coisas mais simples.

1. Alinhamento e balanceamento das rodas.
2. Ângulo de caster.
3. Buchas da barra estabilizadora e da panhard.
4. Amortecedores.
5. Desgaste dos pneus.
6. Rolamentos

E por aí vai.

Supercharger
25/07/2009, 20:52
DDfreitas, por isso falei que o seu parece ter sido adaptado. Percebi nas suas fotos pois o sistema original tem uma presilha fixada ao pitman por dois parafusos, nos dois furos que existem no pitman. Nesta presilha é que vai o amortecedor de direção, como na foto do Roberto. Na foto que você postou, o amortecedor estava parafusado diretamente ao pitman, como se este tivesse sido furado para fixar o amortecedor diretamente nele. Novamente, isto é fato irrelevante se estiver funcionando bem

Mandruva
29/07/2009, 07:07
Tirando a duvida dos amigos foristas

Ta ai o

Não sei se todos tem mais esse tem sim

Abraço

Mandruva

ddfreitas
29/07/2009, 08:07
Num adiantou muito não amigo.

A dúvida está nos modelos 97 e 98.

Mandruva
29/07/2009, 12:18
Num adiantou muito não amigo.

A dúvida está nos modelos 97 e 98.

O meu 97 pelo menos não tem, e nem tem
sinal ou furação que tivesse

Mandruva

alvaro.jrc
29/07/2009, 13:47
O meu 97 pelo menos não tem, e nem tem
sinal ou furação que tivesse

X2! :concordo:

Alfredo Stavale
29/07/2009, 13:57
o jimny tambem nao vem com amortecedor de direção.

ouvi dizer muito bem destes amortecedore que são australianos. são caros pra diabos mas utilização dele é justamente acabar com o shumny e bumpsteers.

hehehe parece um amortecedor de honda biz...

https://www.suspensionstuff.com.au/shop/images/4%20Way%20steering%20damper%20early%20GQ%20Patrol% 20water%20web.jpg