PDA

Ver Versão Completa : Rolamentos no carretel da reduzida

Mozer
07/12/2004, 10:46
Alguem do forum já adaptou rolamentos no carretel da reduzida Spicer 18 original do Willys? Quais são esses rolamentos? Diminui a ronqueira?

Estou com carretel e pino com muito desgaste, talvez fosse a hora da adaptação!!!!

leopoldo
08/12/2004, 13:25
Existe um kit nos EUA para essa adaptação mas que eu saiba no kit vem outro carretel, além do eixo e rolamentos cônicos.

Na minha opinião, carretel por carretel, mantenha original, comprando um kit novo. Sairá mais barato que importar.

Embora não haja segredo nessa adaptação, o problema é a escolha do material adequado e o tratamento térmico do eixo, além das cotas de usinagem dessa peça, a usinagem do carretel para poder instalar os rolamentos conicos e a determinação de como fazer a pre-carga desses rolamentos.

Possível de se fazer esse kit.........é..........mas não caia na mão de torneiro aventureiro ou de gente que só acha que sabe fazer.

Mozer
08/12/2004, 18:41
Valeu leopoldo, mas tem ideia de quanto tempo dura um conjunto original bem cuidado???

leopoldo
08/12/2004, 21:42
É.......essa informação deveria estar no manual de manutenção ou no do proprietário do jeep mas não está.

Lá só diz trocar o óleo a cada 9600 km.

Não sei dizer quanto pode rodar inclusive devido aos mais vaiados fatores de uso.

Eu diria que, desde que não abusado, o sistema poderia durar de 70 000 a 100 000 Km. Com uso moderado de 50 000 a 70 000 Km. E com uso pesado, de 20 000 a 50 000 Km.

Mas isso é quase um chute.

Beto Lacerda
09/12/2004, 15:01
minha reduzida um torneiro aventureiro :lol: colocou os rolamentos conicos do eixo trazeiro de f-400 no carretel , silenciou a bicha , ficou muito bacana mas apenas 2 semanas após ficar pronta encostei o jeep para colocar cambio clarck , dai veio o 4.1, dai ... :lol: e fazem 2 anos e meio que não anda :cry: , então não posso dizer se é tudo que parece ser , mas deu pra ver que ficou bem melhor que antes
[]'s

kbrito
09/12/2004, 15:34
Eu fiz esta adaptação ficou muito bom,porem não é tão simples, o Rolamento utilizado é, o de agulhas NK 32/30 as medidas são Øint.32 Øext.42 e comp.30 você tera que mandar retificar o furo do carretel pois no Jeep todas as medidas são em polegada (retificar) ñ adianta tornear pois alem de ser duro pra caramba o acabamento fica um lixo o pino tera que fazer outro identico ao original só que o diametro 32 mm tambem tem que ser temperado e retificado pois as agulhas do rolamento trabalharam sobre ele na caixa tera que abrir 0,2 mm o diametro ja que o pino original é Ø 1"1/4 ou seja Ø31,75 mm. O aço de construção do pino é fundamental para o bom funcionamento da transmição.

leopoldo
09/12/2004, 18:38
O que voce fez é chamado oversize.

Não é bem o que estamos discutindo mas serve como opção.

Mas pela sua descrição voce fez direitinho.

Rodrigo Passos
11/12/2004, 14:00
E ae Kbrito,
Quanto custou esta adaptação?
Leopoldo e all,
O meu carretel além de estar ovalizado os dentes(será que é assim que se chama) estão gastos, pois acho que o antigo dono rodou muito tempo com o pino e o carretel folgados. Tem solução, é só fazer a adaptação que o Kbrito fez e rodar :D ou só outro carretel? :cry:
Abraços
Rodrigo

Marco Aurelio Fierro
11/12/2004, 14:32
Salve pessoal,

eu instalei um par de rolamentos de agulha código 202820BR (por sugestão de Alexandre Astolfi - jipenet) na minha caixa de transferência e tá que tá um show! :D

Para adaptar, tive que pedir ao torneiro para "escavar" uma cavidade na engrenagem. Como o rolamento é do mesmo diâmetro do pino do carretel, neste caso não precisei usinar o eixo, o que acredito é uma opção interessante já que não "enfraquece" o pino. :wink:

[]'s

Marco

Rodrigo Passos
11/12/2004, 14:57
E ae Marco Aurelio,
blz?
Tu achas que esta adaptação serve pro meu carretel, uma vez que ele já está com os dentes(como se chama realmente?) gastos?
Abraços
Rodrigo

Marco Aurelio Fierro
11/12/2004, 15:09
Salve Rodrigo,

Não tenho conhecimentos nessa área que me permitam dar uma opinião segura. O que posso lhe dizer é que, por filosofia minha, eu trocaria a engrenagem. :shock:

Sei que não custa barato (aprox. R$ 200), mas pense o seguinte: se os dentes estão gastos, provavelmente o orifício onde o eixo piloto passa deve estar gasto tb, além do próprio eixo. Se vc não trocar agora, você corre o risco de em breve ter que: comprar novos rolamentos (que me custaram R$ 60 cada), abrir a T-Case novamente (mais $$$) e mandar usinar a nova engrenagem (R$ 30 aprox.). Isso sem contar a preocupação de dar problema a qualquer instante. :wink:

Por isso sugiro: resolva o problema de uma vez por todas - troque a engrenagem e o eixo piloto e instale os rolamentos de agulha/gaiola. Aí vc pode esquecer a T-Case como fonte de problemas - só não pode esquecer de ver o óleo periodicamente! :lol:

Abraços,

Marco

Rodrigo Passos
11/12/2004, 15:43
Salve Marco,

O eixo piloto eu já comprei, mas não tô conseguindo uma engrenagem nova(aqui é quase o fim do mundo :( ) e os preços que ví na net não estão viáveis no momento e ainda tem o sedex :cry:

Obrigado pela ajuda.

Abraços,

Rodrigo

leopoldo
11/12/2004, 15:58
Tu achas que esta adaptação serve pro meu carretel, uma vez que ele já está com os dentes(como se chama realmente?) gastos?

Se o eixo trabalhou com folga, tem que trocar pois os dentes estão fora do perfil.

Jogue fora e compre um novo.

E E E

as engrenagen se saida do cambio e a louca da reduzida também devem ter sido danificadas.

Mozer
11/12/2004, 18:19
No meu caso somente o pino e o furo interno do carretel estão desgastados, talvez seja viável essa adaptação. Poderia enviar foto, ou mais detalhes desse rolamento marco aurelio??? Fiquei interessado.
E o ruido diminuiu?

Rodrigo Passos
11/12/2004, 20:12
Valeu Leopoldo!
Acho que já estava esperando esta notícia :cry:
Alguém sabe dizer onde encontro a reduzida a um preço mais acessível :roll: ?
e pelo jeito que o Leopoldo falou vou morrer com uma engrenagem da saída do cambio também.
Até meu jipe ficar pronto acho que tenho uns seis a oito meses pra economizar pras engrenagens!

Abraços

Rodrigo Passos

PS: como é que eu faço para copiar um trecho de uma mensagem postada pra colocá-la em destaque? Daquela forma:

Fulano disse:

Aqui fica o trecho ou a menssagem inteira copiada

Fui!

Sergio Rocha
12/12/2004, 15:36
Valeu Leopoldo!
Acho que já estava esperando esta notícia :cry:
Alguém sabe dizer onde encontro a reduzida a um preço mais acessível :roll: ?
e pelo jeito que o Leopoldo falou vou morrer com uma engrenagem da saída do cambio também.
Até meu jipe ficar pronto acho que tenho uns seis a oito meses pra economizar pras engrenagens!

Abraços

Rodrigo Passos

PS: como é que eu faço para copiar um trecho de uma mensagem postada pra colocá-la em destaque? Daquela forma:

Fulano disse:

Aqui fica o trecho ou a menssagem inteira copiada

Fui!

Assim ?

Basta clicar em citar.Tudo q estiver entre
e
vai sair.
[]'

Rodrigo Passos
12/12/2004, 17:15
Basta clicar em citar.Tudo q estiver entre
e
vai sair.
[]'

Valeu Sergio

kbrito
13/12/2004, 11:32
Se o eixo trabalhou com folga, tem que trocar pois os dentes estão fora do perfil.

Rodrigo
Como o Leopoldo comentou, se danificou os dentes do carretel todo o conjunto tera que ser substituido, se não ira roncar pro resto da vida,sem contar que ficara mais sujeito a quebra de dentes pois a area de contato dos dentes estão danificadas.
Quanto a custo não posso prever ,por que fui eu mesmo quem fez o retrabalho,mas é uma medida paliativa,para quando só se tem folga no eixo e no centro do carretel.
Blz.

Rodrigo Passos
14/12/2004, 10:21

E E E

as engrenagen se saida do cambio e a louca da reduzida também devem ter sido danificadas.

Essas engrenages são difíceis de encontrar? São também, muitos $$$$? :(
Desde já agradeço,

Rodrigo

leopoldo
14/12/2004, 10:51
Ou compre novas por exemplo na agromotor:

http://www.netstore.com.br/agromotor/produtos.asp?iid=1&ctg=13&pid=909BC7F227DA49E38B183EDC4133F89516124655

ou

compre uma reduzida num desmanche e use as peças.

e

não esqueça de baixar da seção de downloads o manual de revisão dessa caixa.

Marco Aurelio Fierro
14/12/2004, 13:27
Salve Mozer,

Me desculpe a demora na resposta.

O rolamento de agulha/gaiola é aquele que informei (referência 202820BR). Por falha minha não tirei uma foto quando comprei.

No seu caso é capaz de funcionar ok, já que o que está com problema na sua engrenagem é justamente onde os rolamentos irão entrar: um de cada lado do orifício por onde passa o pino piloto e ficam os roletes, que são os vilões dos ruídos.

A forma de adaptar é usinar o orifício (de cada lado) para que os rolamentos entrem justos. Um torneiro (dos bons, é claro) deve saber o que fazer.

Quanto ao ruído: silêncio (ou quase) . :) Brincadeiras à parte, ficou perfeito.

Qualquer dúvida me diga.

[]'s sem ruído.

Rodrigo Passos
14/12/2004, 13:52
Essas engrenages são difíceis de encontrar? São também, muitos $$$$?
Desde já agradeço

Ou compre novas por exemplo na agromotor:

:shock: $$$$$$$$$$$$$ :shock: $$$$$$$$$$$$$ :shock: $$$$$$$$$$$$$

ou

compre uma reduzida num desmanche e use as peças.

:shock: $$$$$$$$$$$$$ :shock: $$$$$$$$$$$$$ :shock: $$$$$$$$$$$$$

Tô f*#%*# :( , se correr o bicho pega, se ficar o bicho come :cry:

Obrigado leopoldo

Abraços,

Rodrigo Passos

leopoldo
14/12/2004, 14:23
Bom,

A troca seria o ideal mas se falta $$$,

numa situação dessas,

monte novo o estritamente necessário: óleo, juntas etc....

e usando peças de desmanche e reaproveitando as suas e seja o que Deus quiser.

Dá pra rodar um bom tempo pois as engrenagens são muito resistentes.

só não vai ficar tão silencioso como com engrenagens novas.

Rodrigo Passos
14/12/2004, 14:38
Valeu leopoldo,

É isso que vou fazer, afinal, antes rodando roncando :wink: do que silencioso parado por falta de $$$$$$$
:(

[]'s barulhentos

Afonso Carlos
15/12/2004, 09:32
Ok, Pessoal quando fazemos este serviço na TT4, torneamos o carretel a fim de inserir rolamentos conicos com capa, torneamos também um pino sob medida, com rosca + uma bucha calço para permitir a ajustagem, como se fosse um cubo de roda.

Fica perfeito, sem ronco, e mais permite a regulagem sem remoção da caixa, não permite que a engrenagem se desgaste internamente, pois a mesma não tem mais contato com o eixo, os rolamentos podem ser facilmente trocados.

Rolamentos utilizados Nº 30205

Um torneiro bom faz o serviço, a TT4 cobra R$ 150,00 para usinagem de todas as peças.

Um abraço a todos Afonso Carlos.

Beto Lacerda
18/12/2004, 21:52
hehe , a minha ta igualzinha a da foto do afonso , por acaso vc não fez nenhuma para ninguem de piraju ??? pois foi um amigo de la que levou no cara que fez o serviço e cobrou exatos 150 pilas a 2 anos , a regulagem é feita por fora sem abrir a caixa , tudo igualzinho
[]'s

piffer
18/12/2004, 23:39
Rolamentos utilizados Nº 30205 , estes rolamentos são de roda, cambio????
se entendi a reduzida não tem que ser usinada. Somente o carretel e que é usinado???[/quote]

Beto Lacerda
18/12/2004, 23:53
mexe no carretel e na caixa , o cara que "fez" a minha disse que é de roda de f-4000 , os que o afonso usa não sei
[]'s

Afonso Carlos
20/12/2004, 11:44
hehe , a minha ta igualzinha a da foto do afonso , por acaso vc não fez nenhuma para ninguem de piraju ??? pois foi um amigo de la que levou no cara que fez o serviço e cobrou exatos 150 pilas a 2 anos , a regulagem é feita por fora sem abrir a caixa , tudo igualzinho
[]'s

Ok, Beto já fizemos algumas para Piraju sim pode até ser a mesma.

Ps, a caixa não é usinada, só o carretel, não sei a onde mais são utilizados estes rolamentos (30205) mas tenho certeza que não são da roda do F-4000.

Um abraço a todos Afonso Carlos.

elcio
20/12/2004, 12:19
Afonso:

tenho uns amigos indo pra Bauru nesta semana.
se eu mandar a minha t-case por eles, vc faria este serviço pra mim?
e quanto fica o serviço total? daria pra vc mandar de volta por eles. acho que vao ficar por ai uma semana.

[]´s

Afonso Carlos
21/12/2004, 10:22
Ok, Elcio da para arranjar sim, mas preciso saber quando seu pessoal vem e quando vai.

Um abraço Afonso Carlos.

piffer
09/01/2005, 20:42
Afonso, tirei minha reduzida para revisar e pretendo colocar os rolamentos no carretel.O torneiro que vai executar o trabalho tem algumas duvidas:
1- O diametro do pino a ser feito e igual ao pino original
2- Como é essa bucha calço para apoiar o rolamento
você não teria foto do carretel usinado e do pino para postar, Obrigado.

Afonso Carlos
10/01/2005, 13:06
OK, O pino tem o diametro igual ao do rolamento utilizado (30205).

Infelizmente não tenho mais fotos.

Um grande abraço Afonso Carlos.

Mozer
11/08/2005, 06:42
Bem pessoal, estou ressucitando o tópico pra dizer que segui o conselho do Marco Aurélio e adaptei o rolamento de agulhas 202820-BR no carretel de minha reduzida. Trata-se de uma adaptação simples já que basta usinar o carretel por dentro para colocar os rolamentos e usar o pino original. Seguem fotos para facilitar o entendimento geral.

So me falta agora colocar as botinas no chão e testar o trabalho.

Abração a todos.

Mozer
11/08/2005, 06:50
Segue a tabela com as medidas do rolamento e esboço da usinagem.

fernandão
12/08/2005, 16:14
eu já tinha lido esse topico mas não coseguia achar de novo :parede:
ainda bem que vc o ressucitou :mrgreen:

[]´s :oops:

Marcos ET
13/08/2005, 02:25
... adaptei o rolamento de agulhas 202820-BR no carretel de minha reduzida...

So me falta agora colocar as botinas no chão e testar o trabalho.

Abração a todos.

E aeh Mozer?!? testou? aprovou? cumé? vou ter q dar uma olhada na T-Case esta semana... dependendo do "teste" vou embarcar nesta... aguardo resposta ok?

grande []!

Mozer
13/08/2005, 15:03
Fala Marcos,

Devo testar dentro de no máximo um mês, é que a viatura tá passando por uma geral na parte mecânica, ficou só no chassis. Começo a montar hoje.
Quando rodar posto aqui as conclusões.

Grande abraço,

[]'s adaptativos

Vinicius Bucco Rossot
14/08/2005, 15:58
Faz um mês que tive de trocar o carretel inteiro e a engrenagem lisa que vai no eixo de saída da reduzida. Obtive umas referências e optei por colocar já com rolamentos cônicos. Comprei lá do pessoal de
Soledade-RS,

http://www.jcchiarello4x4.com.br/principal.phtml

Eles já vendem a engrenagem nova pronta para utilizar os rolamentos e o eixo com uma porca de ajuste. A única desvantagem que vi, é que depois do ajuste feito não há nenhum tipo de travamento para não soltar a tal porca de ajuste. Apesar de haver retífica nesta porca para entrar
bem justa na carcaça da reduzida. Prestar atenção que só o pino custa 140,00 (o carretel custa 225,00) e vem com rolamentos tabajara, portanto eu pedi sem rolamentos, ficou 112,00 e comprei rolamentos SKF (35,00 cada). Só não sei dizer agora o código do rolamento, mas é cônico da roda de algum carro nacional.

Quanto ao ruído digo que ficou execelente, apesar que o pino chorão que eu estava usando e seus roletes não estavam tão gastos.

Chiari
27/04/2006, 20:55
Olá Sr(s), estou fazendo uma adaptaçã dessas, a medida so rolamento 30205 é 25mm int. 52 ext. 16.25 comp.
Vou verificar se esse tem um preço legal pois as medidas me pareceram boas para a adaptação.
Quanto a essa históri de precisão de usinagem é preciso lembrar que os roletes não correrão mais no eixo, sendo assim basta uma usinagem para sercir como sede das capas dos rolamentos, por isso não creio que seja tão preocupante.
Só vejo a usinagem como crítica nas partes em conato com a caixa, a fim de evitar vazamentos.
Abraço a todos.

Mozer
02/05/2006, 22:53
Boa sorte Chiari,

Não esquece de postar o resultado pra galera ficar feliz junto com você.

Saudações,

Mozer

Marcos ET
06/09/2007, 09:41
Desfibrilador ligado, descarga aplicada.... tópico ressuscitado!

PessoALL, o motivo de eu ter tirado este tópico da cova é que um amigo recém chegado do Paraná me falou que "praticamente todos os jeeps" daquela cidade andaram com problemas por conta da instalação destes rolamentos na t-case.... e por conta disso, tá todo mundo tirando a peça e voltando ao sistema original....

Eu, particularmente, nao acredito muito nisso, porém, como moro em um Estado onde ninguem nunca viu um Jeep com SPOA ou com molas da Band, ou mesmo com eixos de F.75...... nao consigo ter notícia (eu mesmo nunca vi) de um jeep com t-case roletada, e por isso queria saber se a informação procede....

gde abraço pro 6!

Denis Takashi
06/09/2007, 11:22
Desfibrilador ligado, descarga aplicada.... tópico ressuscitado!

PessoALL, o motivo de eu ter tirado este tópico da cova é que um amigo recém chegado do Paraná me falou que "praticamente todos os jeeps" daquela cidade andaram com problemas por conta da instalação destes rolamentos na t-case.... e por conta disso, tá todo mundo tirando a peça e voltando ao sistema original....

Eu, particularmente, nao acredito muito nisso, porém, como moro em um Estado onde ninguem nunca viu um Jeep com SPOA ou com molas da Band, ou mesmo com eixos de F.75...... nao consigo ter notícia (eu mesmo nunca vi) de um jeep com t-case roletada, e por isso queria saber se a informação procede....

gde abraço pro 6!

Marcos,

Bom, não sei se o caso é o mesmo, mas na Minha cidade havia um torneiro que dizia fazer tal servico, bom, nessa umas 6 pessoas fizeram...após um ano de uso todas as t cases rolamentadas por ele tinham quebrado.. O motivo ?? Bom, ele usava rolamentos esféricos subdimensionados para o conjunto ( Acho que era 6205 - bomba d'agua da Volvo).

Entretanto meu tio usa rolamentos na t case, servico feito pelo mesmo indivíduo, entretanto desta vez foram usados rolamentos conicos, já está rodando á mais de 6 anos sem dar problemas.....

Por ultimo : Os Kits vendidos atualmente ultilizam rolamentos conicos, portanto creio que aguentam

()'s

Kim
07/09/2007, 16:22
O problema é que foi usado rolamento esférico...

..num guenta o serviço...

...tem que ser o cônico!!!!

Ai sim tem o ajuste de folga.

leopoldo
07/09/2007, 17:50
Mas até cair a ficha .......

Lucas Nassif
24/07/2008, 22:55
Pessoal,

alguém aí já utilizou esse kit (http://www.jet.com.br/donatti4x4/detalhes.asp?idproduto=621859&idcategoria=16863&Nivell=&Categorias=) que vende na donatti??
Lá vende o pino chorão e os 2 rolamentos cônicos. Agora pergunto:

:arrow: Com esse Kit instalado, a tcase fica mais silenciosa, certo?

:arrow: A tcase passa a aguentar motores com torque "elevado" (+/- 35 kgfm), usando relação 8/43 e pneus 31"???

Acontece que vou colocar um GM 4.4L no meu Jeep, junto com o cambio da Blazer V6. Iria usar a tcase da Hilux, se não fosse a falta de espaço pro cardã! Então terei que usar uma tcase 'miudinha' mesmo.

Um amigo forista me disse que já usou essa tcase com esse kit (o mesmo da donatti) em um jeep com o motor Argentino 3.6 turbo, e ela aguentou!

Aí queria saber se ela dava pra quebrar meu galho!

Abraços

Mazaropi-RJ
25/07/2008, 08:11
Olá, comprei para instalar na minha só que me certifiquei que os rolamentos são de boa qualidade ( Alguns Kits vem com rolamentos chineses, abre o olho)... Produto chinês tem baixa qualidade / pouca durabilidade. Alias, tb troquei todos os rolamentos da T-case por via das duvidas... Hoje vou apanhar o carretel no torneiro. Abç.

Lucas Nassif
25/07/2008, 11:26
Olá, comprei para instalar na minha só que me certifiquei que os rolamentos são de boa qualidade ( Alguns Kits vem com rolamentos chineses, abre o olho)... Produto chinês tem baixa qualidade / pouca durabilidade. Alias, tb troquei todos os rolamentos da T-case por via das duvidas... Hoje vou apanhar o carretel no torneiro. Abç.

Poise, acho qeu vou comprar na Donatti também..

Assim que instalar, favor postar como ficou, ok?

Abrs.

bacana00
28/07/2008, 17:14
Comprei esta semana. Tem um amigo que usa com o 4.1 do opala na caminhonete F75 com 33. Guenta. Só que eu trocarias os rolamentos ue vem junto por rolamentos de marca.

leopoldo
28/07/2008, 18:53
LUCAS,

respondendo objetivamente a questão:

1- a reduzida tem que ficar mais silenciosa.
2- Não é porque está mais silenciosa que pode colocar motor maior inclusive acompanhe o raciocínio:

2a. A resistencia da caixa/carcaça está mais relacionada com a espessura, material e tratamento térmico.
2b. Ao remover material do carretel, e isso precisa ser avaliado pode-se achar NADA ou um problema estrutural no carretel pelo afinamento de parede ENTRE os dentes pois lá temos torque (momento torçor) e enflexamento (momento fletor).
2.c Não sei e nem vc de qual material o eixo é feito. Se for um aço SAE4340 temperado, revenido e retificado, excelente. Se for um SAE1030 carbonetado, continue usando o 4 cilindros e nada mais.

Julinot
14/09/2008, 19:18
Caro lucas... como ficou o pino chorão ?
Diminuiu a gemedeira da reduzida mesmo ?
Mande notícias sobre isto... também pretendo comprar um desse mas, gostaria de saber se reduz mesmo o ruído.

Abraços a todos...

Poise, acho qeu vou comprar na Donatti também..

Assim que instalar, favor postar como ficou, ok?

Abrs.

Lucas Nassif
14/09/2008, 19:33
Caro lucas... como ficou o pino chorão ?
Diminuiu a gemedeira da reduzida mesmo ?
Mande notícias sobre isto... também pretendo comprar um desse mas, gostaria de saber se reduz mesmo o ruído.

Abraços a todos...

Julinot,

ainda não instalei. Vou deixar pra fazer isso quando for colocar a nova mecânica no jeep, aí já reviso a tcase e já coloco esse kit!!

Enquanto isso eu estou igual a você, só esperando alguem que tenha instalado!! hehe..

:concordo:

Julinot
17/09/2008, 21:26
PINO CHORÃO !!!
Quem já colocou ???

Deu certo mesmo ?

Abraços a todos...

fabiano carraro
22/09/2008, 17:34
bom eu to usando desde 2005 e até agora nao incomodou, mas tive que refazer os apertos do pré-carga umas duas vezes!!!depois acentou tudo direitinho e tamo indo assim....tava com motor willis,depois foi pro maverick 3000,depois turbo,e agora ta indo com o falcom 3.6,só que é como o LEOPOLDO fala, o negocio com certeza nao é feito pra ser igual ao original e sim pra resolver certos problemas:a choradeira some,o carretel volta a trabalhar centralizado,nao força mais as outras engrenagens por "atravessar"dentes,roda mais solto do que com os de agulhas,e é um pouco mais barato do que trocar o carretel.:shock:

Zé Renato
23/09/2008, 18:46
Pessoal quem deseja fazer essa adaptação, se conhecer alguém que tenha um JAVALI , dê uma olhada, pois sua tcase já é roletada de fábrica com rolamentos cônicos, o meu nunca deu problema e não conheço ninguém que tenha tido e não faz barulho como no jeep. A pré carga é dada apertando-se a porca que fica na extremidade do pino chorão, o mesmo possúe um furo para travar a porca castelo.:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :concordo:

Zé Renato
23/09/2008, 18:52
Esqueci de dizer o mais importante, esse aperto tem que ser dado por quem sabe, se não vc estora os rolamentos ai vai tudo pro saco! :concordo:

leopoldo
24/09/2008, 18:52
É só seguir o que está descrito no tópico: ajuste dos rolamentos de roda e de munhão.

http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=1654

Julio Rebello
24/09/2008, 20:39
Srs,
acredito na funcionalidade do sistema com rolamentos de contato angular, mas se o lance é grana, antes de ocorrer a ovalisação da engrenagem, podemos substituir as arruelas de encosto do carretel, eixo e roletes. Com um total aprox. de R$50,00, vc dará uma curta sobrevida à peça, mas o barulho...

Quem tem as medidas do eixo e número dos rolamentos p/ este trabalho? Poderia postar ou mandar MP por favor!?

Sds4x4,
Julio CJ:concordo:

Zepi
25/09/2008, 08:54
Mesmo dando a pré carga dinâmica, como saber se dei aperto demais, ou não?
Tipo não tem como usar a balança ali...

abs

leopoldo
25/09/2008, 18:45
Quem falou que não dá para usar balança ? só quem não tem a prática.

Use um barbante. Enrola por cima da parte lisa do carretel .... umas 10 voltas.

Puxe o barbante (lógico, a tampa do carter tem que estar removida) pela balança e leia a carga para virar o carretel.

Hélio
13/11/2008, 23:21

Puxe o barbante (lógico, a tampa do carter tem que estar removida) pela balança e leia a carga para virar o carretel.

Olá pessoal,

Qual seria o valor correto na balança para identificar que o aperto está OK? :pensativo:

[]'s 8-)

edgar
14/11/2008, 08:57
Hélio !

Creio que o fabricante do kit deva saber com exatidão este valor (na balança), ou então indicar uma maneira para dar a pré carga correta.

Marcos ET
14/11/2008, 16:53
No caso de vcs nao sei, mas na t-case do meu jeep estao instalados um par de rolamentos n°. 30204 ..... os velhos estavam lá a mais de trinta anos sem problemas.

edgar
14/11/2008, 17:20
É Marcos, o cara que montou a tua transferencia tinha braço calibrado no inmetro....vai saber se estes mecanicos de hoje em dia e os metidos a mecanico (como eu) se tem condição de avaliar o que é muito e o que é pouco apertado para um rolamento conico nesta aplicação especifica ! Mesmo quando troco o rolamento da roda traseira da carretinha sempre dou umas voltas para ver se não ficou muito preso e se não esta esquentando. Coisa meio subjetiva, mas é sempre bom acompanhar os sinais que a peça emite.
Ja no caso dos rolamentos da tcase, só vai saber quando quebrar tudo e debulhas as engrenagens...ai o prejuizo é "incalculavel"
Mesmo que não quebre e moa tudo, pode criar uma vibração maléfica que vai usinar os dentes da caixa....dando outro prejuizo incalculavel (eh eh eh)
Sei lá é tudo paranóia, mas também é bom senso....na mão de um mecanico um kit de freio fica 100%, outros apanham feito cão para acertar. Imagina dentro de caixa de redução com a pressão que deve ter nos dentes, a temperatura que varia enormemente entre ligado e desligado....são muitas variáveis.

Chiari
14/11/2008, 23:05
LUCAS,

respondendo objetivamente a questão:

1- a reduzida tem que ficar mais silenciosa.
2- Não é porque está mais silenciosa que pode colocar motor maior inclusive acompanhe o raciocínio:

2a. A resistencia da caixa/carcaça está mais relacionada com a espessura, material e tratamento térmico.
2b. Ao remover material do carretel, e isso precisa ser avaliado pode-se achar NADA ou um problema estrutural no carretel pelo afinamento de parede ENTRE os dentes pois lá temos torque (momento torçor) e enflexamento (momento fletor).
2.c Não sei e nem vc de qual material o eixo é feito. Se for um aço SAE4340 temperado, revenido e retificado, excelente. Se for um SAE1030 carbonetado, continue usando o 4 cilindros e nada mais.

Olá Leopoldo, tudo bem?

Alem dos aspectos por vc relacionados quanto ao tipo de material/tratamento e diametro do eixo creio que haja mais um fato a ser considerado.

No sistema original de rolamentos de agulha o eixo tem a função de pista para os rolamentos de agulha e pelo que pude notar nos eixos que troquei e que vi, todos apresentam escoamento do material em função da grande solicitação de arraste. No sistema de rolamentos conicos o eixo serve apenas como suporte para os rolamentos.

Ha tambem um experiencia que creio seja valida relatar, um dos primeiros Kits de rolamentos conicos que montei era do Jeep CJ-5 de um grande amigo, que usava um motor Perkins Turbinado desses menos antigos, que apresentava um grande torque em baixa e torque geral muito elevados.

Esse cidadão mora no interior de SP e tem casa de praia em Joenvile, e decidiu trocar na espectativa de maior durabilidade, pois seu eixo da reduzida não suportavam o percurso, sendo que asvezes ele ia com um eixo e voltava com um já substituido.

Esse percurso até hoje é feito em média a cada trimestre.

Sendo assim trocamos o eixo a 2 anos e até hoje ainda está rodando.

Grande Abraço.

leopoldo
16/11/2008, 00:43
Então, esse relato confere a um bom projeto.

Marcos ET
18/11/2008, 17:07
e, que vcs me corrijam se eu estiver errado, mas um bom projeto que tbem reflete em um ótimo equilíbrio... Nao é que o mecanico que montou os rolamentos tenha um braço aferido pelo inmetro, acho mesmo que esta excelente durabilidade deve-se ao conjunto mecanico utilizado durante estes anos todos: Motor Continental GoDevil. Agora que substitui o motor por um GM151 é que a caixa foi dar problemas (rolamentos muito gastos). É por estas e outras que eu nao gosto muito de pensar em motores como os GM4.1 ou outros enoooormes e poderosos diesel... para mim, tudo foi dimensionado para suportar aquele conjunto mecanico mais um "X" de coeficiente de segurança. Daih, tiramos um motor de 60HP e enfiamos outro de 180HP no lugar na esperança de que nada vá quebrar ou durar menos da metade da vida útil.... geralmente o conjunto suporta porcausa deste "X" de segurança, que se antes era de (um exemplo) 10%, agora cai para 2%... daih vai tudo para o espaço em pouco tempo...

Acho que os rolamentos dentro de minha t-case vao durar um bom tempo, pois nao pretendo usar motores maiores do que já tenho... além do mais, um dia ainda penso em usar algo menor e mais eficiente pois pra mim, que andei muito tempo com o jeep original, tudo que estiver "um pouco" melhor, já é um bom lucro e tudo que estiver "absurdamente acima" do original vai acabar quebrando algo... inclusive rolamentos do carretel da reduzida...

felipe kowalski
24/11/2008, 16:23
Meu kit acaba de chegar!!! Recebi tudo certinho, e as instruções de montagem tambem.
Agora vou instalar na viatura, depois posto aqui os resultados!!

Abraço
Felipe Kowalski

Denilsom
13/09/2010, 10:01
Semana passada levei minha Reduzida willys para adaptar esses rolamento no carretel se eu soubesse que ficava tão bom teria feito a mais tempo, pois sumiu toda ronqueira que ouvia dentro do carro.

PRIETO
28/04/2011, 20:01
Sera que 3 Kg de carga nos rolamentos fica bom

Caneschi4x4
09/06/2011, 23:41

Olá Pessoal, achei muito interessante a materia, estou com problemas na minha Band. Alguém poderia me informar se existe este Kit com rolamento conico e eixo do carretel da cx transf. da Toyota Bandeirante? E onde posso encontrar? Um abraço. :-(:?:

4X4GARAGE
10/06/2011, 07:51
Caneschi4x4 o jr da adap brasil tem .: ADAP-BRASIL IND. COM. DE PEÇAS LTDA :. (http://www.adapbrasil.com.br/contato.php) manda um email a ele e fale que foi o edison da 4x4garage de natal que mandou voce !!!
abs
edison