PDA

Ver Versão Completa : Hélice CJ5 "Importante"



Alexandre Vaz Ferreira
18/07/2003, 22:39
Hoje ao revisar o meu motor (BF 161), fora do Jeep, vi que uma pá da hélice estava trincada e poderia se soltar a qualquer momento :shock: :shock: :shock: :shock: . Chegou a dar aquele frio na barriga, pois quantas vezes eu e o meu mecânico ficamos na lateral do Jeep, acelerando com a mão para regular e etc.
Me senti no dever de alertar a todos que revisem as suas hélices para que nunca aconteça um acidente que pode até ser fatal :wink: .
Um Abração

Giovani
20/07/2003, 02:41
Hoje ao revisar o meu motor (BF 161), fora do Jeep, vi que uma pá da hélice estava trincada e poderia se soltar a qualquer momento...

:D Grande Alexandre!

:( Isso é um perigo!!! Vc deve conhecer o Egon Kuyven, aqui de Santa Rosa, jeepeiro também... Ele tem uma "bela" cicatriz no pescoço, deve ter mais de 20cm. Aconteceu bem como vc descreveu, mas esse teve sorte... :shock:
:) O ideal são hélices de plástico. Até já quebrei uma, mas sem conseqüências. Já vi um capô e um pára-lama ser "rasgado" por uma hélice de metal... :wink:
:D Dica: se acontecer de quebrar uma pá da hélice, em uma trilha, quebre mais uma, do lado oposto. Dessa forma equilibra a hélice, evitando a trepidação. :wink:
[]'s

Cícero Franco
20/07/2003, 09:44
Isto é realmente um perigo! A pá solta vira uma navalha disparada para qualquer lado! E o nosso amigo lá não foi degolado porque não era a sua hora mesmo!

[]s

Leandro
20/07/2003, 13:09
É pessoal, tb acho q a melhor alternativa, são mesmo as hélices de plástico, por que com elas, não tem aquele risco de entortar e furar o radiador.
Abraços

Alexandre Vaz Ferreira
20/07/2003, 22:48
Valeu a dica. Leandro e giovani, vcs sabem de alguma tipo de hélice de plástico que possa se adaptar bem no BF 161, ou se alguma empresa já pensou em fabricar uma. No site do donatti só tem de ferro c/ 4 pás e de ferro e alumínio c/ 6 pás ( não sei se estas servem no meu).
Como estou tentando alertar a todos sobre este perigo já fiquei sabendo de um senhor de Horizontina - RS que faleceu em um acidente com hélice de um Jeep (que mer...).

Um abração

Mauricio Mei
20/07/2003, 23:36
Pessoal realmente deve-se tomar todo o cuidado com isso. Mas nao so com isso. na ultima sexta feira o protetor da polia inferior do motor (BF161) se soltou....resultado uma bela marca na carcaça do diferencial.... :( imaginem isto em qualquer outra direçâo..ou pior em alguem. :shock:

Todo cuidado eh pouco.
:wink:
Abraços

Giovani
22/07/2003, 18:36
Valeu a dica. Leandro e giovani, vcs sabem de alguma tipo de hélice de plástico que possa se adaptar bem no BF 161, ou se alguma empresa já pensou em fabricar uma.

:D Grande Alexandre!

:D Tenta pôr uma do Opala ou Corcel... Não uso nenhuma no meu CJ, porque tenho vetoinha elétrica, mas uma dessas deve servir... :wink:
[]'s

Leandro
22/07/2003, 18:58
Olá Pessoal.
Alexandre, desculpe a demora para responder. Assim como o Giovani disse, usávamos a hélice do Opala em nossa Rural com o motor BF 161. Mesmo assim, tente levar a sua (original) na hora de comprar a de plastico, só para conferir se os furos batem.
Espero ter ajudado.
Abraços

Mauro B.
22/07/2003, 21:48
Tenta pôr uma do Opala ou Corcel...

Assim como o Giovani disse, usávamos a hélice do Opala em nossa Rural com o motor BF 161.

Fala pessoal!!!

Já me disseram de usar a do Opala. Essa do Corcel eu não sabia. Eu tenho um Corcel I GT 1975. Ele está em Rio Grande, mas que eu me lembre a hélice dele é meio pequena, menor que a original do BF-161....mas não me lembro direito....

Giovani, é do Corcel I mesmo ou do Corcel II que estás falando???
Giovani e Leandro, essa do Opala me disseram que é a do 6cil. É isso mesmo???

[]'s

Giovani
23/07/2003, 19:50
Giovani, é do Corcel I mesmo ou do Corcel II que estás falando???
Giovani e Leandro, essa do Opala me disseram que é a do 6cil. É isso mesmo???

:D Grande Mauro!

:D É do Corcel II. Quando eu tinha o motor Ford OHC 4cil. pus uma do Opala 4 cil. É questão de conferir a furação... :wink:
[]'s

Leandro
23/07/2003, 22:20
Grande Mauro.
A que estava na nossa, tb era a do 4cil, se não me engano. Mas não custa nada dar uma conferida na furação.
Abraço

Alexandre Vaz Ferreira
02/08/2003, 13:35
Pessoal
Só pra arrematar. Comprei a hélice de plástico do opala 4 cil. com 5 pás, deu certinho na furação, só tive que aumentar um pouco o furo central da hélice. Fiz no torno para seguir sendo um "furo central" :D :D :D .
agradeço a todos as dicas, se não fosse por vcs teria comprado uma nova hélice de ferro :twisted: .

Um abração
Alexandre

Segurança em primeiro lugar :wink: