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Ver Versão Completa : "GAIOLA RUIM + SEGURO FUNERÁRIO"



Ian Moreira
07/12/2004, 10:25
Deveria ser assim o anúncio de quem vende gaiolas porcarias, e quem faz por conta própria,

Galera mais uma vez tenho de concordar com o Bill sobre gaiolas sem triangulação ou com tubos frágeis, vejam essas fotos aí:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/medium/91fb541e8e7ca165336a2709c1362e24.jpg


http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/medium/7bcbdad56d067bb07430ed3a66e0f4bd.jpg


Desvirado
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/medium/870225d2004cbaa4665da4cffb658fc1.jpg


Olhem só o estado final:

http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/501/medium/dde8f0343a8f971a40af903f93632c6f.jpg

fugger
07/12/2004, 11:50
caramba :shock:

mas parece que a carroceria aguentou bem...

era de lata ou de fibra?

[]´s

NeRo
07/12/2004, 12:24
Eu fui bem claro ao orçar minha gaiola no Wandecar, tem que aguentar a queda de uma ponte, de ponta cabeça, de uma altura de 5 metros. :D
Não tem triangulação, conversei a respeito disso com o Wanderley, chegamos a conclusão que não precisariamos, pro meu uso, trilha médias, no máximo.
Agora pra saber se funciona, tenho que cair da ponte :shock:

Essa da foto, soltou da base. :x
Unir o Sto Antonio à trave dianteira só pelo meio também não serve pra nada. :x

O pessoal que tava no jipe está bem? :(

Abraços!

elcio
07/12/2004, 12:36
caramba :shock:

mas parece que a carroceria aguentou bem...

era de lata ou de fibra?

[]´s

pra uma carroceria de fibra aguentar bem assim so se o sto antonio estiver preso ao chassi.
muito provavelmente deva ser de lata.

Ian Moreira
07/12/2004, 13:38
caramba :shock:

mas parece que a carroceria aguentou bem...

era de lata ou de fibra?

[]´s

Lata, só o capô que é de fibra

Sergio Antunes
07/12/2004, 14:23
caramba :shock:

mas parece que a carroceria aguentou bem...

era de lata ou de fibra?

[]´s

pra uma carroceria de fibra aguentar bem assim so se o sto antonio estiver preso ao chassi.
muito provavelmente deva ser de lata.

Me desculpe mais ai eu vou descordar, pois eu tenho dois carros de fibra de vidro já faz muito tempo e já tive alguns esbarrões.
Defendo a fibra por experiência própria. A Lata não chega aos pés da fibra.

Abraços


Sergio Antunes.

Ronaldo B.
07/12/2004, 14:30
PessoALL,

Já que o assunto é gaiola x segurança, não quis abrir um novo tópico, mas eu gostaria se saber se alguém já viu na prática a eficiência do santo antônio e da gaiola da Keko :?: :?:

No site, a Keko adverte que a gaiola e o santo antonio que eles fabricam não se destina para uso em competições, mas em condições "normais", ou seja, não tão severas, será que funciona ??? Será que aguenta uma capotadinha básica ou é só perfumaria ???

Se alguém já teve alguma experiência prática com esses acessórios, eu gostaria de saber o resultado......

Obrigado pela ajuda... e abraços

Martin Melcop
07/12/2004, 14:35
Ronaldo,

pelo que vi falando da Keko aqui no site, é puro enfeite.

[]´s informativos

billj
07/12/2004, 15:27
Eu fui bem claro ao orçar minha gaiola no Wandecar, tem que aguentar a queda de uma ponte, de ponta cabeça, de uma altura de 5 metros. :D
Não tem triangulação, conversei a respeito disso com o Wanderley, chegamos a conclusão que não precisariamos, pro meu uso, trilha médias, no máximo.
Agora pra saber se funciona, tenho que cair da ponte :shock:

Essa da foto, soltou da base. :x
Unir o Sto Antonio à trave dianteira só pelo meio também não serve pra nada. :x

O pessoal que tava no jipe está bem? :(

Abraços!



Nero,

Se cair a 90 graus do chão, a sua gaiola sem triangulação vai funcionar. Porém, se for em qualquer outro ângulo, a sua gaiola sem triangulação vai seguir o mesmo caminho que essa aí nas fotos...........

Abraços,

Emerson de Oliveira
07/12/2004, 15:33
Galera,

Não defendo nem vou defender a Keko (até porque vou trocar o meu Santo Antônio e minha gaiola em breve), mas sou um proprietário de Santo Antônio + gaiola da Keko e quando eu precisei eles me foram muito úteis.

Após uma capotagem num barranco com uns 10 metros de altura o meu Jeep rolou lateralmente e parou em pé novamente, deu uma volta completa e nada, absolutamente nada aconteceu com as ferragens (apenas arranhões) e o mais importante nada aconteceu com os ocupantes do Jeep que eram 4 (eu + navegador + 2 zequinhas) devidamente "amarrados" pelos cintos e utilizando capacete (foi num Raid).

Quanto a latoaria do Jeep o resultado foram alguns amassados nos paralamas e uma leve torção no quadro do parabrisa que foi muito bem "defendido" pela gaiola.

Então, para minha situação, esses acessórios funcionaram, mas mesmo assim pretendo trocá-los mais adiante por algo que me dê mais confiança.

Algumas fotos da capotagem estão no meu álbum.

[]'s

Ronaldo B.
07/12/2004, 15:48
Galera,

Não defendo nem vou defender a Keko (até porque vou trocar o meu Santo Antônio e minha gaiola em breve), mas sou um proprietário de Santo Antônio + gaiola da Keko e quando eu precisei eles me foram muito úteis.

Então, para minha situação, esses acessórios funcionaram, mas mesmo assim pretendo trocá-los mais adiante por algo que me dê mais confiança.

Algumas fotos da capotagem estão no meu álbum.

[]'s

Emerson,

Ví as fotos no seu álbum....... bela capotada !!!! Obrigado pelas dicas e info´s.

Você vai trocar o santo antonio e a gaiola por outro de fabricação em série ou você tem algum projeto personalizado ???


Abraços

andretomasi
07/12/2004, 15:58
Ronaldo,

Eu já vi um CJ tombar aqui com gaiola da Keko.. ele estava de lado num barranco, inclinou e rolou de lado.. a gaiola ficou inteira, não entortou nem nada, então pra leves "tombadinhas" até serve, mas se for pra capotar, ou ela sofrer impactos fortes, quedas, etc, acho que não vai aguentar..
No meu álbum tem umas fotos de um colega do fórum que tinha gaiola da Keko, e um poste caiu em cima do jipe... resultado, dobrou a gaiola ao meio :?

[ ]´s

elcio
07/12/2004, 16:53
caramba :shock:

mas parece que a carroceria aguentou bem...

era de lata ou de fibra?

[]´s

pra uma carroceria de fibra aguentar bem assim so se o sto antonio estiver preso ao chassi.
muito provavelmente deva ser de lata.

Me desculpe mais ai eu vou descordar, pois eu tenho dois carros de fibra de vidro já faz muito tempo e já tive alguns esbarrões.
Defendo a fibra por experiência própria. A Lata não chega aos pés da fibra.

Abraços


Sergio Antunes.

isso eh uma questao de opiniao, eu JAMAIS confiaria uma prova de risco a uma carroceria de fibra.
esbarroes sao esbarroes e capotadas sao capotadas.
capote uma toyota por exemplo e depois um troller e veja, por si mesmo, os resultados.
fibra eh bom pra quem mora na praia, ai ela leva vantagem.
mas esse nao eh o assunto do thread, desculpem o off.


[ ] ' s

Ian Moreira
07/12/2004, 17:36
O pessoal que tava no jipe está bem? :(
Abraços!

Beleza Nero :D , faz bem mesmo fazer uma boa gaiola,

Eram três pessoas, o AZIZ estava dirgindo, o filho dele(Bruno) do lado, e o sobrinho dele atrás(êta irresponsabilidade), ele foi subir um morro bém ingreme, que deve ter uns 50 metros(+-) esse morro você só sobe com velocidade, se o seu Jeep engasgar, sê tá fudido, e o dele quando estava próximo de vencer o TOP, o cardã dianteiro torceu, e o Jeep foi para o lado devido as irregularidades da subida, o Jeep saiu de lado, parou e virou na primeira virada o AZIZ e o filho dele cairam, o outro deu uma esfolada pois parece que ele caiu do Jeep n aterceira, agora esse cinto de 4 pontas que tem aí no Jeep ele tinha acabado de colocar no banco, ainda bem que não estava amarrado pois senão tinha morrido.

Abraços :!:

[]' Mais Preocupado ainda..........

Emerson de Oliveira
07/12/2004, 17:49
Galera,

Não defendo nem vou defender a Keko (até porque vou trocar o meu Santo Antônio e minha gaiola em breve), mas sou um proprietário de Santo Antônio + gaiola da Keko e quando eu precisei eles me foram muito úteis.

Então, para minha situação, esses acessórios funcionaram, mas mesmo assim pretendo trocá-los mais adiante por algo que me dê mais confiança.

Algumas fotos da capotagem estão no meu álbum.

[]'s

Emerson,

Ví as fotos no seu álbum....... bela capotada !!!! Obrigado pelas dicas e info´s.

Você vai trocar o santo antonio e a gaiola por outro de fabricação em série ou você tem algum projeto personalizado ???


Abraços

Ronaldo,

Eu vou fazer um Santo Antônio + gaiola personalizados numa metalúrguca aqui em Blumenau que é muito boa e faz para o pessoal que tem Jeep aqui na região.

Vou usar como inspiração um modelo que encontrei aqui mesmo no fórum ( http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=2347&highlight=gaiola ) e acho que ficará boa, vou fazê-la presa no chassi.

Outro modelo que acho interessante e com certeza é muito bom é o modelo utilizado pelo Spider do Bill.

Antes de dar início ao projeto é certo que ainda irei pesquisar e consultar os especialistas aqui do fórum sobre as suas opiniões

[]'s

NeRo
07/12/2004, 21:26
Emerson
Aqui tem outro tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?t=5704

Ian
Ainda bem que, dos males, o menor :wink:

Bill
Você é um chato mesmo! Não vou poder cair da ponte? :lol: Saco! :?
Pensei muito em triangular, e para ser sincero, me arrependo de não tê-lo feito, fica pro próximo upgrade... Procurei fazer o melhor dentro de minhas limitações técnicas e financeiras e dentro do compromisso que o Engesa é meu único carro. E para ser mais sincero ainda, a única viatura que considero realmente segura é um Urutu. :D
Mas eu fico muito assustado com algumas coisas que vejo... eu defendo que qualquer jipe (que faça trilha, ou passeio off-road), capota rígida ou não, deva ter gaiola, algumas pessoas ainda torcem a boca pra isso mas o pensamento anda mudando.
Abraços, dando meia-volta quando cruzar com essa ponte. :D

NeRo
07/12/2004, 21:37
No meu álbum tem umas fotos de um colega do fórum que tinha gaiola da Keko, e um poste caiu em cima do jipe... resultado, dobrou a gaiola ao meio
Fala Kekinho!
Velho, eu penso que gaiola nenhuma aguentaria essa carga :? É um impacto muito localizado.

Ronaldo B.
07/12/2004, 23:18
PessoALL,

Quando o assunto é segurança, tem mesmo que ser levado a sério, por isso acho muito importante a opinião e experiências de quem tem conhecimento do assunto, por isso postei essa pergunta aqui, para usar e abusar das experiências e conhecimento de todos.

Acredito que para uso em trilhas leves, onde no máximo o que pode acontecer é dar uma tombada com a viatura, em baixa velocidade e não de um barranco muito alto, o conjunto Gaiola e Santo Antonio da Keko podem resolver bem a parada, claro que se a utilização da viatura for para algo mais radical, isso tem que ser levado em consideração na hora de se instalar o equipamento de proteção, mas a minha preocupação não é somente com relação a resistência da gaiola e do santo antonio em uma trilha, mas por exemplo, como se comportaria uma gaiola e um santo antonio no caso de um capotamento em uma rodovia a 70 ou 80 km/h ???
Tá certo que num caso desses até mesmo uma carro convencional oferece risco aos ocupantes e em se tratando de um jeep, sem capota rigida a coisa pode ser mais complicada ainda, ainda mais se estivermos com um Zequinha ou com a família.

Quando comprei meu CJ, ele já veio com o Santo Antonio da Keko e estou pensando em instalar uma gaiola logo, mesmo não usando a viatura para trilhas pesadas ou radicais, mas já que é para investir em segurança, que seja prá gastar uma vez só e não se arrepender depois, quando for tarde.

Agradeço a opinião e as experiências de todos aqui expressas, que certamente vão contribuir para que não só os mais novatos, como aqueles que também já têm um pouco de experiência possam pensar em melhorar a segurança das suas viaturas e não só a estética, porque é muito comum ver,não só jeep, mas Engesas e outras viaturas sem Gaiola e até mesmo sem Santo Antonio, e não devemos esperar que o o pior aconteça para só depois pensar como seria fácil ter evitado um dano maior.

Obrigado a todos e um grande abraço.

NeRo
07/12/2004, 23:52
mas a minha preocupação não é somente com relação a resistência da gaiola e do santo antonio em uma trilha, mas por exemplo, como se comportaria uma gaiola e um santo antonio no caso de um capotamento em uma rodovia a 70 ou 80 km/h?
Bom, o que vou escrever é uma opinião estritamente minha :?
Quando capotei, eu, minha namorada e meu irmão, cruzamos os braços. minha cunhada segurou no Santo Antonio e quando o carro virou, a mão ficou presa entra a lona da capota e o travessão, quebrou o dedo... poderia ser pior, poderia ter esmagado a mão... :? Sempre existe o risco de se machucar...
A 70~80km ainda dá pra reagir a um motorista incalto que te feche, alguém que atravesse a pista, etc... se por ventura acontecer... algumas cambalhotas você vai dar... então... faça a melhor gaiola que puder pagar...
Abraços!

Editado, pois a releitura mostrou alguns equívocos.

Luiz Claudio
08/12/2004, 03:58
Acredito que para uso em trilhas leves, onde no máximo o que pode acontecer é dar uma tombada com a viatura, em baixa velocidade e não de um barranco muito alto, o conjunto Gaiola e Santo Antonio da Keko podem resolver bem a parada...
Ronaldo,

Acho que muitas vezes é mais fácil acontecer um acidente numa trilha leve/passeio ou num deslocamento do que numa trilha mais pesada...

Assim como aconteceu no acidente do Nero, que tombou o Engesa numa estrada durante o deslocamento de volta, tenho me deparado com vários relatos sobre acidentes que acontecem nessas condições.

Posso estar totalmente enganado, mas casos de acidentes mais graves durante trilhas pesadas são quase nulos. A velocidade é menor, o pessoal fica mais "concentrado" e geralmente quem faz trilhas desse nível é um pouco mais experiente.

Como segurança nunca é demais, uma boa gaiola é algo que ninguém deveria abrir mão, mesmo pra quem só pensa em fazer passeios com o Jipe!!!

[]'s...

Rosí Elias
08/12/2004, 09:06
Acho que muitas vezes é mais fácil acontecer um acidente numa trilha leve/passeio ou num deslocamento do que numa trilha mais pesada...

Posso estar totalmente enganado, mas casos de acidentes mais graves durante trilhas pesadas são quase nulos.
[]'s...

Concordo plenamente. É muito mais fácil acontecer uma coisa pior ou mais grave quando estamos relaxados e (não digo totalmente sem atenção) mas desatentos a um possível problema maior. Em uma trilha mais pesada, a concentração acaba sendo muito maior, e a análise do risco também (você pode esperar por uma capotada por ex.)

Digo isso por experiência própria, pois já capotei em uma trilha/passeio que já tinha feito umas 10 vezes. (sem maiores problemas) mas o jipe parou em cima da perna da minha esposa. Foi em câmera lenta e não tivemos problemas maiores, mas...

Por isso acho que SEGURANÇA, não de ve ser medida pelo grau das trilhas/passeios a serem feitas - o inevitável pode ser pior. :wink:

NeRo
08/12/2004, 09:11
Fala Rosí!
Essa citação que postou é do Luizão, não do Ronaldo. :roll:
Abraços!

Rosí Elias
08/12/2004, 09:22
:D Híí, foi mau!!!! :D
Haí, errei na citação.

Mas endosso o que escrevi.
Desculpas para o Luizão / Ronaldão. :wink:

Ronaldo B.
08/12/2004, 10:29
:D Híí, foi mau!!!! :D
Haí, errei na citação.

Mas endosso o que escrevi.
Desculpas para o Luizão / Ronaldão. :wink:

Sem problemas..... 8)

Mas quando o assunto é segurança é mesmo muito difícil chegar a um consenso, mas acho que a discussão tá valendo a pena. Pelo visto os acessórios da Keko são bons para a finalidade que se propõe, ou seja, proteção moderada em condições "normais" de uso, mas será que o custo X benefício compensa ou vale mais a pena fazer sob encomenda ???

Xiiiiiii ...... agora vai começar outra discussão !!!!!!!!!!!!!!! :shock: :shock: :shock:

[]´s sem gaiola, por enquanto!!!

NeRo
08/12/2004, 10:58
Fala Ronaldo! :D
Não sei quanto custa a da Keko, a minha saiu 1600 latinhas. Pois era inteira, se você já tem o Santo Antônio e der para aproveitar sai mais em conta...
Abraços!

Luiz Claudio
08/12/2004, 11:16
Pelo visto os acessórios da Keko são bons para a finalidade que se propõe, ou seja, proteção moderada em condições "normais" de uso, mas será que o custo X benefício compensa ou vale mais a pena fazer sob encomenda ???


Ronaldo,

Essa "proteção moderada em condições normais de uso" a que você se refere é muito vaga... Se a viatura só tombar de lado a gaiola Keko pode até segurar bem o tranco, mas como eu citei acima os acidentes mais graves acabam acontecendo em deslocamentos ou em trilhas leves/passeios.

Em relação a questão custo x benefício acho que, em se tratando de um equipamento de extrema importância para os ocupantes do veículo, o principal fator a ser levado em consideração é a segurança que ele proporciona e não seu valor.

Além disso os acessórios da Keko não são nada baratos, então acho que a diferença de custo entre eles deve ser mínima.

Mandar fazer uma gaiola de qualidade e que atenda suas necessidades é sempre a melhor solução!!!

[]'s...

Ronaldo B.
08/12/2004, 12:51
Pelo visto os acessórios da Keko são bons para a finalidade que se propõe, ou seja, proteção moderada em condições "normais" de uso, mas será que o custo X benefício compensa ou vale mais a pena fazer sob encomenda ???



Além disso os acessórios da Keko não são nada baratos, então acho que a diferença de custo entre eles deve ser mínima.

Mandar fazer uma gaiola de qualidade e que atenda suas necessidades é sempre a melhor solução!!!

[]'s...

Luiz Claudio,

Você tem razão.

Quando citei custo x benefício estava pensando que mandar fazer uma gaiola poderia ser mais caro que comprar uma pronta, no caso da Keko, mas tinha esquecido dos preços desses acessórios !!!

Na minha opinião, a maior dificuldade mandar fazer uma gaiola, é que ela seja feita por alguém que realmente entende do assunto, senão corro o risco de gastar e ficar com um produto de baixa qualidade. Vou dar uma procurada e ver se encontro alguém que fabrica por encomenda e tenha experiência no assunto.

[]´s

Luiz Claudio
08/12/2004, 13:21
Na minha opinião, a maior dificuldade mandar fazer uma gaiola, é que ela seja feita por alguém que realmente entende do assunto, senão corro o risco de gastar e ficar com um produto de baixa qualidade. Vou dar uma procurada e ver se encontro alguém que fabrica por encomenda e tenha experiência no assunto.


Apesar de não conhecer pessoalmente, sempre ouvi boas recomendações a respeito da WANDECAR:

Wandecar
Av. Padre Arlindo Vieira, 1486
Vila das Mercês - São Paulo/SP
Fone: 11 6946-8209

Se não me engano foi lá que o Nero mandou fazer a dele. Acho que vale a pena você trocar uma idéia com ele...

[]'s...

regis
08/12/2004, 13:27
Mas quando o assunto é segurança é mesmo muito difícil chegar a um consenso, mas acho que a discussão tá valendo a pena. Pelo visto os acessórios da Keko são bons para a finalidade que se propõe, ou seja, proteção moderada em condições "normais" de uso, mas será que o custo X benefício compensa ou vale mais a pena fazer sob encomenda ???

Xiiiiiii ...... agora vai começar outra discussão !!!!!!!!!!!!!!! :shock: :shock: :shock:

[]´s sem gaiola, por enquanto!!!

Ronaldo,... como o próprio site da Keko diz, o único propósito dessas bos#%$#$as de acessórios keko é ESTÉTICO, ou seja... não conte com ele quando precisar.....

Se vc preferir uma gaiola da keko, faz o seguinte, vende o jipe e compra um Ecosport e enche de acessórios da keko que vc vai estar dentro do propósito de ambos. :roll:

Se quiser fazer uma gaiola decente procura pelo artigo 283 do anexo J da FIA no site www.fia.com.

Abraços

Régis

Ronaldo B.
08/12/2004, 13:44
Apesar de não conhecer pessoalmente, sempre ouvi boas recomendações a respeito da WANDECAR:

Wandecar
Av. Padre Arlindo Vieira, 1486
Vila das Mercês - São Paulo/SP
Fone: 11 6946-8209

Se não me engano foi lá que o Nero mandou fazer a dele. Acho que vale a pena você trocar uma idéia com ele...

[]'s...

Obrigado pela dica, vou dar uma olhada sim. Aliás, a gaiola já tá lista de prioridades junto com os feixes de molas, os bancos, os pneus....etc..etc. :cry: :cry:

[]´s sem orçamento prá todas as prioridades !!!!

Ronaldo B.
08/12/2004, 13:56
Se vc preferir uma gaiola da keko, faz o seguinte, vende o jipe e compra um Ecosport e enche de acessórios da keko que vc vai estar dentro do propósito de ambos. :roll:



Oque ???? Vender o jeep prá comprar um Ecosport ???? Agora me chamou prá briga.... pessoal, me segura, me segura !!!!! :evil: :evil:

ahahaha.....

Régis,

Agora você fez lembra uma vez que estava no Ibira com uns amigos e surgiu o papo do que faz alguém comprar um Ecospot 4x4 e pagar o que custa... bom depois de muitas cervas e muita discussão, chegamos s uma conclusão. Quem compra um Ecosporte 4x4 é porque não foi macho o suficeinte prá comprar um 4x4 de verdade nem boiol@#$% o suficiente prá comprar um Twingo cor de rosa !!!! (putz...se alguém aqui tiver uma Ecosport 4x4 tô fudid!@#$... vou tomar porrada !!!!)

Mas voltando a gaiola, vou dar uma olhada nos lins que você indicou, mas dá uma olhada na resposta acima que eu enviei pro Luiz Claúdio.... acho que vai demorar um pouco prá eu resolver esse problema, mesmo assim obrigado.

[]´s sem pensar em vender o jeep !!!!

Luiz Claudio
08/12/2004, 14:11
...uma vez que estava no Ibira com uns amigos e surgiu o papo...


Ronaldo,

Quando for no Ibira encosta na Barraca do Cabral pra gente tomar uma gelada...

Lá você vai poder ver ao vivo e a cores a gaiola que eu tenho no Barão Vermelho e, quando o Boi voltar a andar, também a gaiola que o Nero mandou fazer.

[]'s...

Ronaldo B.
08/12/2004, 14:30
...uma vez que estava no Ibira com uns amigos e surgiu o papo...


Ronaldo,

Quando for no Ibira encosta na Barraca do Cabral pra gente tomar uma gelada...

Lá você vai poder ver ao vivo e a cores a gaiola que eu tenho no Barão Vermelho e, quando o Boi voltar a andar, também a gaiola que o Nero mandou fazer.

[]'s...

Luiz,

Quase toda semana estou lá, inclusive na semana passada eu tava na barraca do Cabral batendo um papo e tomando umas com o Tio, o Nived, o Scória, o Nero, etc... Amanhã se o tempo estiver bom, vou até lá tomar uma gelada, pena que não vai dar prá ir com a minha viatura porque no último final de semana quebrou o cabo a embreagem, já comprei um novo, mas ainda não deu tempo de trocar, só vou ter tempo no sábado. Mas mesmo assim vou dar uma passada lá prá dar uma olhada na gaiola da sua viatura.

Obrigado e até quinta no Ibira....

[]´s

Eduardo Velo
08/12/2004, 15:45
Epa ... , esse assunto é de meu interesse tbm ...
Nero , qdo vai ser o teste da nova gaiola ??? hehehe ... , num xinga não ...
Vou aproveitar o Sto Antonio e fazer a gaiola a partir dele , sendo que vai ter que poder tirar qdo precisar sem mexer na capota ...
Vou fazer com mão francesa e com encaixes , não tem como descer até o chão pela frente , vai ficar fixo com parafuso na rosca que prendia o esticador do parabrisa , mas pretendo deixar só como apoio nesse pto , a mão francesa é que vai segurar a bronca ...

[]s...

Marcelo
08/12/2004, 17:22
Ronaldo,

Uma opção melhor e mais barata que os acessórios da Keko são os da Maceral. Apesar do acabamento um pouco pior, em termos de segurança são infinitamente superiores. Claro, não se compara com uma gaiola feita com triangulação etc, mas pode ser a base para depois terminar a triangulação. :wink: :wink:

[s] gaiolados,

andretomasi
08/12/2004, 17:30
Uma opção melhor e mais barata que os acessórios da Keko são os da Maceral. Apesar do acabamento um pouco pior, em termos de segurança são infinitamente superiores. Claro, não se compara com uma gaiola feita com triangulação etc, mas pode ser a base para depois terminar a triangulação.


Isso aí, também tô usando ferragens da Maceral; lembrando que o preço também é menor do que as peças da Keko.

[ ]´s

NeRo
08/12/2004, 18:01
Epa ... , esse assunto é de meu interesse tbm ...
Nero , qdo vai ser o teste da nova gaiola ??? hehehe ... , num xinga não ...
Grande Edu!
Quase testei no Pinheirinho! :D
Ainda está me faltando prática para alguns procedimentos, mas capotando eu chego lá! :D

Ronaldo B.
08/12/2004, 22:48
Ronaldo,

Uma opção melhor e mais barata que os acessórios da Keko são os da Maceral. Apesar do acabamento um pouco pior, em termos de segurança são infinitamente superiores. Claro, não se compara com uma gaiola feita com triangulação etc, mas pode ser a base para depois terminar a triangulação. :wink: :wink:

[s] gaiolados,

E aí Marcelo, tudo bem ??

Olhando tanto as gaiolas da Keko quanto da Maceral, a impressão que dá é que o diâmetro do cano usado na fabricação até pode aguentar o tranco, mas na verdade o que segura o tranco mesmo é a espessura do material e não o diâmetro e nesse caso, nem tenho idéia da qualidade/resistência do material usado.

A sugestão de fazer a gaiola por encomenda parece a mais segura, mas quando ví o preço que o Nero pagou ....... caí de costas !!!!! Tá certo que prá aguentar o peso do Engesa, tem quie ser muito bem feita e aí o preço é salgado, mas mesmo assim não pensei que fosse tanto.

[]´s desengaiolados,pelo menos por enquanto !!!

Ronaldo B.
08/12/2004, 23:01
Fala Ronaldo! :D
Não sei quanto custa a da Keko, a minha saiu 1600 latinhas. Pois era inteira, se você já tem o Santo Antônio e der para aproveitar sai mais em conta...
Abraços!

Fala Nero....

Cara, acabei de ter certeza que não sofro do coração.... se não tive um enfarte com o preço da gaiola, não vou ter nunca mais !!!! Tudo bem que sendo feita sob medida eu até esperava que fosse mais cara mesmo, mas não tanto.... um conjunto gaiola e santo antonio da Keko prá CJ tá por volta de R$ 600,00 e se for da Maceral, menos de R$ 500,00. :cry: :cry:

[]´s sem gaiola e sem verba, mas com o coração zero bala !!!!

Jimmy Offroad
09/12/2004, 00:34
O CJ já veio com a gaiola Keko. Já tinha em mente soldá-la nos pontos onde atualmente é parafusado. Depois disso vou mandar fazer uns reforços na gaiola. Assim que o CJ sair do mecânico. :( :(

billj
09/12/2004, 07:44
Fala Ronaldo! :D
Não sei quanto custa a da Keko, a minha saiu 1600 latinhas. Pois era inteira, se você já tem o Santo Antônio e der para aproveitar sai mais em conta...
Abraços!

Fala Nero....

Cara, acabei de ter certeza que não sofro do coração.... se não tive um enfarte com o preço da gaiola, não vou ter nunca mais !!!! Tudo bem que sendo feita sob medida eu até esperava que fosse mais cara mesmo, mas não tanto.... um conjunto gaiola e santo antonio da Keko prá CJ tá por volta de R$ 600,00 e se for da Maceral, menos de R$ 500,00. :cry: :cry:

[]´s sem gaiola e sem verba, mas com o coração zero bala !!!!


R$ 1.600 numa gaiola boa é barato para ca.ra.lho............ :roll: Só o material bruto custa quase isso..........

Ronaldo B.
09/12/2004, 09:55
R$ 1.600 numa gaiola boa é barato para ca.ra.lho............ :roll: Só o material bruto custa quase isso..........

Billj,

Quando você diz que que só material custa isso, seria o material para fazer a gaiola e o Santo Antonio junto ou só a gaiola ??

Você saberia me informar as especifiações do material que deve ser usado na montagem de uma boa gaiola, por exemplo, tipo do aço, espessura, diâmetro dos tubos,etc.. ??

Como você pode ver, não entendo muito do assunto, então qualquer ajuda será bem vinda.

[]´s

dero
11/12/2004, 10:59
caramba :shock:

mas parece que a carroceria aguentou bem...

era de lata ou de fibra?

[]´s

pra uma carroceria de fibra aguentar bem assim so se o sto antonio estiver preso ao chassi.
muito provavelmente deva ser de lata.

Me desculpe mais ai eu vou descordar, pois eu tenho dois carros de fibra de vidro já faz muito tempo e já tive alguns esbarrões.
Defendo a fibra por experiência própria. A Lata não chega aos pés da fibra.

Abraços


Sergio Antunes.

isso eh uma questao de opiniao, eu JAMAIS confiaria uma prova de risco a uma carroceria de fibra.
esbarroes sao esbarroes e capotadas sao capotadas.
capote uma toyota por exemplo e depois um troller e veja, por si mesmo, os resultados.
fibra eh bom pra quem mora na praia, ai ela leva vantagem.
mas esse nao eh o assunto do thread, desculpem o off.


[ ] ' s


Acidente com fibra nunca vi, mas vi um acidente com uma Land e posso te falar q se tivesse uma teria instalado uma gaiola interna no mesmo dia.

A Land chapou o teto na altura dos bancos, parecia papel amassado, perdia confiança na carroceria de aluminio da Land.


valeu

lostensos
21/12/2004, 14:29
amigos, por favor, alguem aki teria desenhos das variações de gaiolas para postar aqui?

ja vi gaiola só com duas barras no meio, só com barras
laterais, com barras no meio e laterais, com contorno do
parabrisa, sem contorno do parabrisa, etc...

Queria ter noção das disponíveis e melhores!


Obrigado
Pablo

andretomasi
23/12/2004, 22:54
Pablo,

Na seção downloads/uploads tem desenhos, dá uma pesquisada lá.

[ ]´s

lostensos
24/12/2004, 10:54
Blz Keko, eu vi la! Tem a tradicional e uma com um X no teto!

Só estou em duvida qual é o modelo mais seguro, visto que
um cara me ofereceu com 4 barras no teto, sendo duas no meio a
tradicional, mas com duas barras mais nas pontas...

Nem tenho idéia do que é melhor, só tenho medo que vire
uma arma e volte contra mim mesmo dependendo da
posição dos "canos" rs...

Grato

andretomasi
24/12/2004, 13:36
A tradicional é só pra enfeite, aguenta no máximo uma "tombada" de leve, se rolar, capotar, etc, não aguenta. Pra ter segurança mesmo a gaiola tem que ter triangulação, tubos de diâmetro compatível, etc.. dá uma pesquisada, já foi falado bastante sobre isso no fórum. Qualquer coisa grita :lol:

[ ]´s

billj
26/12/2004, 17:35
R$ 1.600 numa gaiola boa é barato para ca.ra.lho............ :roll: Só o material bruto custa quase isso..........

Billj,

Quando você diz que que só material custa isso, seria o material para fazer a gaiola e o Santo Antonio junto ou só a gaiola ??

Você saberia me informar as especifiações do material que deve ser usado na montagem de uma boa gaiola, por exemplo, tipo do aço, espessura, diâmetro dos tubos,etc.. ??

Como você pode ver, não entendo muito do assunto, então qualquer ajuda será bem vinda.

[]´s


Sim, percebi que não entende muito do assunto...........:roll: Não existe gaiola sem santo antônio, essa barra fez parte integral da estrutura................


Basicamente, existem três tipos de tubo adequado para gaiolas, HREW (hor rolled electric weld), DOM (drawn over mandrel) e chromalloy. O primeiro é o mais barato e é o tubo que eu uso. O DOM é feito de um tubo HREW, passando por um processo de “mandrilagem” e por isso acaba sendo marginalmente mais forte. O cromalloy na realidade engloba uma variedade de tubos, utilizados em carros de corrida. Estes tubos são feitos em aços especiais de alta resistência e por isso podem ser de paredes mais finas, portanto mais leves. São caros pra burro......

Eu uso tubos HREW em dois diâmetros:
- 2” x 0,120” parede para os arcos principais
- 1,5” x 0,120” parede para as demais barras

O segredo de qualquer gaiola é triangulação. Barras em paralelo não têm nem a fração da resistência de barras triangulados.

Da fixação da gaiola, há dois campos de pensamento. Alguns falam que na carroeceria é melhor porque num capotamento violento a gaiola pode separar do chassis, assim levando junto uma parcela grande da perigosa energia. Outros falam que no chassis é melhor por proporcionar uma estrutura mais forte. Na realidade, os dois tem razão, cabe o indivíduo escolher o melhor conceito para a sua aplicação. IMNSHO, no chassis é melhor para um jipe de trilha. Independente de qual for a fixação, os bancos e as cintas de segurança deveriam ser afixados na gaiola e não na lata.

A gaiola não é o local de ficar contando os centavos. Esses Kepos e Bekos da vida são meros enfeites. Sim, são melhores que nada. Mas se é para ficar com uma coisa que poderia lhe proteger um dia, vale fazer a coisa certa, projetando, fabricando e instalando uma gaiola de verdade...............

Ian Moreira
27/12/2004, 09:00
Bill,
Por acaso algum desses tubos que você mencionou, seria um desses:
Tubo Schedule 40(RR com costura removida), Din 2440(com costura removida) ou Mannesmann(sem costura), SERIA ALGUM DESSES?

Ronaldo B.
27/12/2004, 10:32
Sim, percebi que não entende muito do assunto...........:roll: Não existe gaiola sem santo antônio, essa barra fez parte integral da estrutura................


A gaiola não é o local de ficar contando os centavos. Esses Kepos e Bekos da vida são meros enfeites. Sim, são melhores que nada. Mas se é para ficar com uma coisa que poderia lhe proteger um dia, vale fazer a coisa certa, projetando, fabricando e instalando uma gaiola de verdade...............

billj,

Não fui claro na pergunta...e você também num deixa barato, né !!!! :oops: :oops: :oops:

Você tá certo....quem quer saber, deveria pelo menos perguntar direito.... Eu sei que não existe gaiola sem Sto Antonio, o que eu quis perguntar e não fui claro era se o preço citado era com Sto Antonio ou no caso de já ter o Sto Antonio instalado (que é o meu caso) esse preço seria só prá fazer a gaiola e complementar o conjunto, mas já sei.... você vai dizer que não adianta nada comprar um Sto Antonio "meia-boca" e querer que a gaiola segure o tranco..... mais uma vez......tá certo.... o ideal é fazer os dois juntos !!!

Obrigado pela resposta com as info´s... pelo menos agora fica mais fácil de questionar/avaliar a qualidade da gaiola/material quando eu for comprar ou mandar fazer uma.

[]´s

billj
27/12/2004, 18:34
Bill,
Por acaso algum desses tubos que você mencionou, seria um desses:
Tubo Schedule 40(RR com costura removida), Din 2440(com costura removida) ou Mannesmann(sem costura), SERIA ALGUM DESSES?


É nenhum desses..........

O tubo HREW é tubo estrutural com costura, feito de aço SAE 1010 ou SAE 1015. É nada especial, qualquer casa de tubos industriais deveria ter em estoque...........

Como falei, carros de corrida exige tubos de maior qualidade. Mas para um jipe, este tubo é mais que sificiente...........

Abraços simplificados,

Sandro Tannuri
27/12/2004, 21:48
Quantos metros de tubo gastou em sua gaiola?


Abraços,

Scacca
28/12/2004, 10:01
Eu sou da seguinte opinião:

:arrow: Trilhas pesadas requerem melhores equipamentos de segurança.

:arrow: Trilhas leves requerem o mínimo de segurança.

Acho q pra uma trilha leve a keko é mais q suficiente, mas pra trilhas pesadas é risco de vida mesmo.

Se vc corre o risco de tombar ou capotar o jipe desde q não tenha impacto elas aguentam, mas se tiver um impacto ja era, tem q analisar bem o terreno e calcular os riscos.

[]'s

NeRo
28/12/2004, 11:48
Acho q pra uma trilha leve a keko é mais q suficiente, mas pra trilhas pesadas é risco de vida mesmo.
O problema que posso avaliar dessas Keko (não tenho técnica para avaliar a qualidade do tubo) é que não têm barras laterais, dependendo de como pega, o quadro do parabrira invadirá o carro.
Imagine um rolagem por um barranco, o carro bate numa árvore bem no meio, a barra lateral impediria que o tronco invada o carro também.
Se a Keko tivesse barras laterais eu até aceitaria seu uso. :?
Abraços!

dero
28/12/2004, 15:08
Treko/Leko/Beko/Xeco=jogar dinheiro fora.

E o pior: acreditando existir segurança ainda tem o fator psicologico q força o cara a ir mais longe do q iria se nao tivesse usando nada.

Equipamento de segurança é coisa séria, nao aceita desaforo/qualidade divudosa.

Ou vc tem o q presta ou é como se nao tivesse.

Engraçado q nas outras coisas de marca ninguem tem coragem de usar o produto ruim: tenis Mike, tenis Ardidas, tenis Riibok, mas comprar equipamento perfumaria como se fosse de segurança...


valeu

Luiz Claudio
28/12/2004, 15:21
Acho q pra uma trilha leve a keko é mais q suficiente, mas pra trilhas pesadas é risco de vida mesmo.

Eu não confio...

A Keko só serve de enfeite, mesmo em trilhas leves!!!

[]'s...

dero
28/12/2004, 15:40
Acho q pra uma trilha leve a keko é mais q suficiente, mas pra trilhas pesadas é risco de vida mesmo.

Eu não confio...

A Keko só serve de enfeite, mesmo em trilhas leves!!!

[]'s...

Apoiado, sem contar q é um enfeite caro pra C@$$&T&.

Ainda fica pesando no carro pra gastar mais combustivel :?

Quem viu as fotos do acidente com a Land Rover do cantor Leonardo sabe exatamente o valor de uma gaiola/santatonio TECNICOS, custam mais e vc ainda pode mandar cromar se achar bonitinho, dizem q a Land estava a 80km/h qdo tombou, eu vi as fotos e so sobrou o bagaço do teto, tava colado nos bancos :cry:

Aliás se eu tivesse uma LAND (carroceria de aluminio) no mesmo dia em q vi as fotos do acidenteteria mandado fazer uma gaiola tecnica interna.

valeu

leovalle
28/12/2004, 16:19
Acho q pra uma trilha leve a keko é mais q suficiente, mas pra trilhas pesadas é risco de vida mesmo.

Se vc corre o risco de tombar ou capotar o jipe desde q não tenha impacto elas aguentam, mas se tiver um impacto ja era, tem q analisar bem o terreno e calcular os riscos.[]'s

Scacca,

O grande problema é que mesmo em trilhas leves não dá pra prever o que vai acontecer, então melhor investir na segurança que na perfumaria.

Quando tionha pouco mais de 6 meses que andava de jeep, estava pilotando o de um amigo e capotei com o carro em uma trilha leve. Pq? O barranco simplesmente cedeu e lá foi tudo morro abaixo. A "cruz"da gaiola, onde ela se conecta ao Santo Antonio, caiu em cima do meu joelho e o Santo Antonio do meu pé. Fiquei preso no carro. O equipamento era um desses "flaneletors" e deformou bastante, o que pode ter salvo minha perna, mas aí a KHda foi minha de não estar de cinto, se o impacto fosse maior e mesmo de cinto, tinha me ferrado.

Invista e faça uma gaiola decente. Sua vida vale muito mais.

[]'s engaiolados

dero
28/12/2004, 17:03
Só pra constar do q falei acima:

a noticia
http://www.sbot.org.br/noticias/imagens/img_odia_cintoseguranca_19n.jpg


era uma 110 parecida com essa
http://www1.folha.uol.com.br/folha/classificados/veiculos/images/20031118-landrover.jpg



depois
http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/01leonar.jpg

http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/land_leonardo.jpg

o resultado da pericia:

"O resultado da perícia realizada no carro que o cantor Leonardo, 40, dirigia no dia 17 de novembro e que capotou na rodovia GO-070 --que dá acesso ao município de Jussara (210 km de Goiânia)--, aponta que não houve qualquer falha mecânica que pudesse ter provocado o acidente.

Um inquérito policial apura as causas do capotamento do jipe Land Rover que matou o compadre do cantor, Sebastião Figueira Arantes, 47, e deixou quatro feridos --incluindo o cantor.

Dados da perita Helena Fernandes, responsável pela avaliação do carro com o apoio de mecânicos da polícia, esclarecem que todas as avarias constatadas no veículo foram ocasionadas pelo capotamento.

O próximo passo, segundo a Polícia Civil, deve ser a reconstituição do acidente para estabelecer a causa do capotamento. Ainda de acordo com a polícia, a reconstituição também será realizada porque o local onde aconteceu o acidente foi violado, já que o carro foi removido antes da chegada dos peritos.

Se ficar provado que houve falha humana, o cantor pode ser indiciado por homicídio culposo (sem intenção) e lesões corporais. "




Experiencia do FabioRivetti, membro do forum:

"O teto das Defender é realmente MUITO mole.
Em 1997 capotei em uma estrada de terra voltando de uma trilha, com uma Land Defender 90 ano 96. Eu estava no bando do passageiro.
Caimos dentro de um Rio e tivemos a penas uma capotagem. O Jipe praticamente "se apoiou" sobre o teto, que afundou completamente.

O Teto das Defender não suportam nenhum tipo de capotagem, não seguram sequer o proprio peso do jipe.

Bom nesse acidente tive uma pequena fratura em um dedo, alguns cortes e um pequeno traumatismo craniano. Tivemos sorte em sair todos vivos.
No jipe estavam quatro pessoas em um Bull Terrier. Aparentemente eu levei a pior.
Passamos reto em uma pequena ponte de terra em curva sobre um corrego. A batida inicial foi dianteira com posterior rolamento do jipe para dentro do corrego. Mesmo com todo o barro e agua o teto não suportou o peso do carro. A situação sequinte foi um pouco desagradavel. teto afundado, portas travadas, jipe semi submerço. Retirei o cachorro (ileso) e um de meus amigos dos "destroços" do jipe.

A melhor dica que posso dar aos proprietarios de Land é instalem uma gaiola!
Minha toyota capota de aço, muito mais parruda que um land tem Gaiola, sem duvida influenciada por este acidente.


Abraço
Fabio Rivetti "
em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=22031




Experiencia do Ra, membro do forum:

"Sou novo no forum, e no momento sem jipe. Tinha uma Bandeirante que capotei em um morro aqui em SC. A estrada cedeu e o carro tombou três vezes antes de parar de lado apoiado em uma arvore. Estavamos em cinco na Bandeirante curta fechada (três sentados atrás em bancos laterais). Ninguém se machucou e a carroceria aguentou bem, foi muito pouca funilaria. O pior foi o motor que ao trabalhar de lado disparou e fundiu. Isto me deu muita confiança nos carros de aço, mas meu próximo jipe terá uma gaiola antes de qualquer outro acessório. Espero não ter fugido muito do tópico. "

em: http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=22031






Precisa falar mais alguma coisa sobre gaiola tecnica??????????

Valeu

billj
28/12/2004, 20:33
Quantos metros de tubo gastou em sua gaiola?


Abraços,

+/- 12 metros de tubo 2" e 18 metros de tubo 1 1/2"........

Abraços,

Jeanilson
01/04/2005, 21:27
Grande ALL,

Realmente lendo os tópicos acima me convenci que uma gaiola interna é um ítem fundamental para um jipe de trilha, não importa o grau de dificuldade da mesma! :shock:

Mais agora para "acabar o assunto": Em uma capotagem a lataria de um jipe com uma gaiola interna obviamente se deforma menos do que a de um sem a mesma. Isso significa em um conserto de lataria mais simples e barato da viatura?

Ou seja, a gaiola interna, além de salvar o jipeiro, ajuda à diminuir o prejuízo?

[]'s pensando na vida e no bolso... :roll:

Jeanilson
02/04/2005, 11:48
Esqueci de dizer, a pergunta acima é para jipes com teto rígido.

[]'s complemetares...

Giovani
02/04/2005, 14:50
Realmente lendo os tópicos acima me convenci que uma gaiola interna é um ítem fundamental para um jipe de trilha, não importa o grau de dificuldade da mesma! :shock:

:D Olá Jeanilson!

:o Não só p/ jeep de trilha! Muitos acidentes acontecem na estrada, indo ou vindo das trilhas. E capotar no asfalto é bem pior que na trilha. O chão é duro e a velocidade é mais alta. :wink:
E todo mundo começa pondo só um Sto. Antônio. A 1ª coisa que entorta numa capotagem é o quadro do pára-brisa! Ele vem pra dentro, louco pra degolar alguém... :shock:


Ou seja, a gaiola interna, além de salvar o jipeiro, ajuda à diminuir o prejuízo?

:o É bem provável, pois não irá deformar tanto.

[]'s

Beto Lacerda
04/04/2005, 12:31
só p/ ajudar ao pessoal a investir em gaiolas mesmo em jipes fechados uma foto de um samuca (do Zeca ) teto de aço que capotou no trial , não tinha gaiola , olha no que deu ... http://www.4x4brasil.com.br/forum/download.php?id=12780 o Zeca saiu ileso , mas pela foto da pra ver que foi sorte
[]'s

andre
04/04/2005, 13:28
Galera como muitos falaram, e como organizador/ competidor além de engenheiro e construtor de proteções parta veículos 4x4 vou dar uns pitacos no assunto:

Nas próximas provas de TRial, a gaiola será obrigatória, estaremos criando critérios mas como o Bill mesmo disse, sem triangulação ela não funciona, acrescento que o uso correto do material, soldas e fixações adequadas são primordiais e como o Régis já citou, existem normas para tal .

Fazer algo barato e mal feito só vai se auto iludir achando que tem segurança. Este fim de semana em S.P mostrou isso para muitos que lá tiveram e viram várias capotadas inesperadas e propositais . Como alguém falou é melhor economizar em acessórios sem grandes propósitos para preservar a segurança .

Jeanilson
06/04/2005, 21:01
Grande All,


Na seção downloads/uploads tem desenhos, dá uma pesquisada lá.


Procurei esses desenhos na seção Downloads/Uploads, mas não achei nenhum. Portanto resolvi começar a minha pesquisa "do zero" para o meu Samurai.

Acredito que um bom começo seria a gaiola que é vendida pela Calmini, mostrada abaixo:

http://www.puresuzuki.com/Samurai-Cagefs.jpg

O que pode ser feito para melhorar esse desenho? Colocar duas barras em X em cima? Duas barras formando um V atrás, no Santo Antônio? Realmente é necessário uma barra horizontal que ficaria logo em cima do painel, como já vi em outras gaiolas e no regulamento da FIA?

[]'s esperando sugestões...

regis
07/04/2005, 08:20
Grande All,


Na seção downloads/uploads tem desenhos, dá uma pesquisada lá.


Procurei esses desenhos na seção Downloads/Uploads, mas não achei nenhum. Portanto resolvi começar a minha pesquisa "do zero" para o meu Samurai.

Acredito que um bom começo seria a gaiola que é vendida pela Calmini, mostrada abaixo:

http://www.puresuzuki.com/Samurai-Cagefs.jpg

O que pode ser feito para melhorar esse desenho? Colocar duas barras em X em cima? Duas barras formando um V atrás, no Santo Antônio? Realmente é necessário uma barra horizontal que ficaria logo em cima do painel, como já vi em outras gaiolas e no regulamento da FIA?

[]'s esperando sugestões...

Jeanilson,

Dá uma olhada nas figuras da FIA... estou anexando algumas coisas aqui

w@ldo
08/04/2005, 09:46
É isso ai povo, gaiola e Sto Antonio são fundamentais, tanto para fazer a trilha quanto para ir a trilha e voltar da mesma, ou seja, quer andar de Jeep, proteja-se... e valem as informações, prodtos que são de enfeite, SÃO MESMO!!! esperiência própria, ninguém se machucou, mais o carro... isso foi a 40kmph e o carro nem chegou a desvirar, bateu na lateral de um barrando, subi e inclinou, com isso, capotou...

Pagani
08/04/2005, 10:51
AE !!

Pq não nos juntamos como fizemos no " Dia de Ação de Graxa ", para construirmos nossas gaiolas?

Pagani
Preservando a jaca