PDA

Ver Versão Completa : S10 Turbo Diesel 2.5 CD 4x4 BARULHÃO



Crisbrisa
22/07/2009, 09:38
Oi, gente!
É minha 1ª vez aki no fórum. Parabéns a tds que ajudam gente como eu (que não entende nada de motor) aprender um poquinho sobre o assunto.
Ontem, eu e meu marido adquirimos uma S10 Turbo Diesel 2.5 CD 4x4, ano 2000. Ela é linda, "novinha", sabem, gosto de mulher, neh... Completa! Super confortável! Só não gostei de uma coisa:faz um BARULHÃO!!! Me senti como se tivesse andando num ônibus! Teria como diminuir esse barulho ou é assim mesmo? Ah, adorei dirigi-la, mas acho que vai ser difícil arrumar uma vaga fácil, como eu achava pra Parati, a qual usamos na troca!
Ansiosa pelas respostas...
Vlw :-D

Dieselboy
22/07/2009, 10:28
Bem, motor diesel realmente não é nenhuma referência em termos de silêncio, mas tbém não chega ao ponto de parecer um ônibus.

Se o barulho está incomodando bastante, recomendo que procurem uma loja especializada em escapamentos para que vejam se há alguma avaria nos canos.

Uma possibilidade que pode estar ocorrendo é que o dono anterior tenha retirado o silencioso, deixando o cano direto, isso explicaria o barulho excessivo.

Crisbrisa
22/07/2009, 10:35
Obrigada, Dieselboy.
Vou procurar saber se antigo dono retirou o silencioso ou se é grilo meu pq sempre tive carros normais. Nunca tivemos uma pick up antes... Aproveitando, será que seria intessante colocar o intercooler nela? A resposta de arranque, ou sei lá, velocidade iria melhorar? Andei lendo sobre isso no fórum...

RGamaJr_4x4
22/07/2009, 10:45
Acho que o barulho ao qual se refere seja mesmo do motor, e não de escapamento direto ou furado.
O Maxion é meio barulhento mesmo. Às vezes quando me aproximo de um ponto de ônibus as pessoas olham para ver se é o ônibus chegando. :lol:

O intercooler melhora sim o desempenho, consumo e faz o motor esquentar menos, mas apenas na estrada ou em outras situaçãos em que o motor funciona numa rotação mais alta.

Dieselboy
22/07/2009, 10:50
Particularmente, acho que vale a pena, apenas complementando o que vc mesma mencionou, não somente melhora o desempenho como também diminui a temperatura de trabalho do motor, consequentemente aumenta a vida útil do motor. O que para mim, é bem mais vantajoso que o ganho isolado de uns cv's a mais.

Vá numa casa especializda em radiadores e peça que lhe mostrem o intercooler para este motor, ele é pequeno, lembra o radiador de uma saveiro quadrada :mrgreen: e faça uns orçamentos, creio que entre peças e m.o. para instalação, vc deva gastar em torno de uns R$ 1000,00

Crisbrisa
22/07/2009, 10:50
Eh, Rogéri.. Então não exagerei qdo falei sobre ônibus.. Rs..
Eu tbm acho que é o barulho característico do motor, pq a pick up é novinha, sabe.. Mto bem cuidada, o motor todo perfeito, todas as revisões. Era carro de passeio. O cara só vendeu pq deu ela na troca de uma mitsubish mais mais nova.. Tá com 87.000 rodado.

Crisbrisa
22/07/2009, 10:59
Eh! Manutenção cara eu já descobri que motor a diesel tem só de ler algumas coisas aqui no fórum. Mas alterar o carro, fazendo essa adaptação não o desvaloriza? Isso é comum? Fica bom?

wflolaria
22/07/2009, 11:08
Oi, gente!
É minha 1ª vez aki no fórum. Parabéns a tds que ajudam gente como eu (que não entende nada de motor) aprender um poquinho sobre o assunto.
Ontem, eu e meu marido adquirimos uma S10 Turbo Diesel 2.5 CD 4x4, ano 2000. Ela é linda, "novinha", sabem, gosto de mulher, neh... Completa! Super confortável! Só não gostei de uma coisa:faz um BARULHÃO!!! Me senti como se tivesse andando num ônibus! Teria como diminuir esse barulho ou é assim mesmo? Ah, adorei dirigi-la, mas acho que vai ser difícil arrumar uma vaga fácil, como eu achava pra Parati, a qual usamos na troca!
Ansiosa pelas respostas...
Vlw :-D

Bem vindo ao mundo do diesel!! Motor Maxion é barulhento, mas é forte prá danar! Prepare-se para andar na estrada como se estivesse numa limusine............é uma beleza!

Crisbrisa
22/07/2009, 11:17
Vlw, Wagner!

Edintruder
22/07/2009, 12:03
Em picapes diesel, qualquer alteração mecânica pra melhor, costuma ser bem vista na hora da venda, dessa forma, não desvaloriza mas também não valoriza...

Tem algumas coisas que são interessantes pra fazer na S-10 pro motor durar mais. Como é sabido, o motor 2.5 na S-10 não é exatamente igual ao da Ranger, dessa maneira, sofreu várias melhorias até chegar ao 2.8. Na S-10, como ele foi colocado com pouca potência e câmbio longo, acaba judiando muito do motor o que faz durar pouco. É importante se acostumar a andar na faixa "verde" ou regime de torque do motor, que no caso fica entre 1800 e 3500rpm. Então o melhor regime pra durabilidade é forçar sempre nessa faixa de rpm. Evita puxar além de 3000rpm em uso normal ou pisar fundo com rpm abaixo de 1800.

Troca de óleo e filtros deve ser rigorosa.

Acessórios interessantes que aumentam a vida útil do motor é sem dúvidas o intercooler (que melhora o rendimento e reduz consumo) e um radiador de óleo lubrificante.

Se eu tivesse uma S-10 HSD 2.5, sem dúvidas instalaria essas duas peças mágicas. Após a instalação do intercooler, pode abrir mais a BI pra compensar o intercooler.

Quando for trocar os bicos injetores (se algum dia for necessário trocar), coloca os bicos do 2.8 PS da Ranger que melhora bastante o rendimento também.

Motor diesel não adiante levantar muito rpm, pra embalar tem que ter um pouco de paciência mesmo. Essas são as receitas pro motor da S-10 2.5 durar 300.000km.

Edintruder
22/07/2009, 12:18
Em relação ao ruido, é o motor que faz barulho?
Pode ser muita coisa, escapamento direto (sem silenciador) fica um ronco grave, pode ser inclusive uma simples borracha entre o motor e a cabine, na parede corta fogo. Quando troquei o atuador da embreagem da ranger, o mecânico não colocou a borracha direito e parecia que o motor estava dentro da cabine! Se gostas de silêncio, podes mandar colocar mais uma manta de feltro nos pés do motorista e carona, mais exatamente desde baixo do painel até os bancos, e colocar uma manta cobrindo o túnel da transmissão. Tem que tirar os bancos, console central, e forração. Com uma tesoura, uma manta de feltro de 10mm e cola, o serviço fica bom. Na Ranger colei carpetes e reduziu consideravelmente o ruído interno.

Nas fotos, está o feltro original, e na outra, coloquei um monte de carpete por cima, cobrindo principalmente a parte que fica só no metal.

Um amigo meu fez na L200 e ficou muito melhor que o carpete. Quase não se escuta o ruído do motor.

Crisbrisa
22/07/2009, 13:10
Vlw pelas dicas, Edintruder...
Se souber de alguns links com informações a respeito dessa pick up, manda aí.. (manutenção, consumo..)

Edintruder
22/07/2009, 14:28
O melhor é fazer a pesquisa no google que faz referência no fórum.
consumo da S-10 fica em cerca de 10~11km/l na cidade e 12~14km/l na estrada.
A manutenção é simples e descomplicada.