PDA

Ver Versão Completa : Manutenção Preventiva



kkborrego
22/07/2009, 00:21
Ola a todos... Ando meio afastada do forum pq la na roça a internet tá complicada.

Pra variar,venho pedir conselhos e ajuda.

Como ainda estou conhecendo meu Niva "mamarelo", queria saber o que devo fazer de manutenção preventiva, quais itens e de quanto em quanto tempo,q pontos precisam de mais atenção e cuidado...

Ja estou entrando em acordo com meu marido pra elesentar embaixo do carro pra apertar parafusos toda semana... Seria exagero??? hehehe

Faço minha trilhinha básica diariamente: 20 km de terra entre ida e volta do trabalho. NAda de trilha pesada, mas as estradinhas estão bem esburacadas até, e sempre acho que tem alguma coisa fazendo mais barulho....

Bom, agradeço antecipadamente a ajuda de todos.

BACALHAU
22/07/2009, 03:55
Olá, Kátia.
Quanto à manutenção do NIVA, eu não vejo, neste quesito, diferenças em relação aos outros carros.
Quando eu compro um carro, apesar do ex-proprietário me garantir, jurando de pés juntos, que trocou tudo recentemente, eu parto logo para uma REVISÃO GERAL.
Começo logo pelos itens de segurança básica: Suspensão, freio e direção.

SUSPENSÃO: Verificação geral (com o carro levantado) do estado da suspensão, reaperto e troca das borrachas gastas ou defeituosas. Estado dos amortecedores e molas.

FREIOS: Troco TODO o óleo do sistema de freio, pastilhas e lonas. Limpeza das pinças e do sistema de freio traseiro, verificando o estado de seus componentes, trocando o que for necessário. Aproveitar para verificar, limpar e engraxar os rolamentos das rodas. Regulagem do freio de mão. LEMBRE-SE: Carro pode até não andar, mas TEM que parar.

DIREÇÃO: Verificação de folgas na caixa de direção e lubrificação da mesma. Verificação do estado das ponteiras de direção e pivôs (nestes últimos ver se as coifas estão cortadas). Fazer alinhamento, balanceamento e cambagem.

Feito isso, trocar óleo e filtro de óleo, filtros de combustível (uso dois, um antes e um depois da bomba), filtro de ar, velas, cabo de velas, platinado e condensador. Verificar o estado das mangueiras de combustível. Convém trocá-las pelas do tipo usado em carros com injeção, por serem mais resistentes (são lonadas) e seguras quanto a vazamentos. Limpeza e regulagem do carburador. Já que está com a mão na massa, retire e lave o tanque de combustível, verificando quanto a possíveis vazamentos (ele fica embaixo do bando traseiro, por dentro do carro).
Complete o óleo das caixas, diferenciais e acionamento da embreagem, verificando possíveis (quase certos :mrgreen:) vazamentos.
Desmontagem das homocinéticas, efetuando a limpeza com óleo diesel, verificar os estado das mesmas e remontar colocando graxa e coifas novas. Fazendo isso, você prolongará a vida das mesmas, economizando uma boa grana.
Retire toda a água do sistema de arrefecimento (radiador), lave bem com água corrente (mantenha o carro funcionando com a tampa do radiador aberta e uma mangueira jorrando água para dentro), até a água sair limpa. Se a válvula termostática estiver (ainda) funcionando, feche o radiador, espere atingir a temperatura normal de funcionamento e volte a drenar toda a água. Após, complete com água desmineralizada (ou água da chuva, limpa) com aditivo para radiadores de boa qualidade, na proporção indicada pelo fabricante. Verifique vazamentos. Parece exagero, mas tomando estas precauções, não usando água da torneira e usando aditivo, você vai prolongar a vida útil da bomba d'água e vai manter as galerias de água do motor desobtruídas.
Verifique a parte elétrica: Lâmpadas e fáróis queimados, além de multa, colocam em risco a segurança. Verifique se o alternador está carregando a bateria adequadamente, limpe o coletor e verifique o desgaste das escovas. Verifique o estado da bateria. É conveniente carregar algumas lâmpadas e fúsíveis sobressalentes. Verifique o tamanho das escovas do motor de partida (são iguais às do Corcel I), substituíndo-as se estiverem muito gastas e limpe o coletor. Verifique o funcionamento do limpador do pára-brisas, trocando as borrachas não se estiverem raspando a água.
Pode parecer bobagem, mas veja se o seu carro tem macaco, estepe e chave de roda, além do triâgulo (e não falo isso por você ser mulher, pois já vi barbados não saberem nem onde ficavam esses itens :parede:). Um macaco hidráulico, do tipo garrafa, pode facilitar bastante a troca de um pneu. Ter dentro do carro um bloco de madeira (nas dimensões de um tijolo), pode ser útil para servir de base para o macaco. Lembre-se: procure facilitar a vida do cavalheiro que vai trocar o seu pneu. :mrgreen:

O "básico" acho que é só isso :pensativo:. Se esqueci de alguma coisa, algum colega vai lembrar.
Pode ser útil você dar uma lida no manual do proprietário: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=35815

cesar_am
22/07/2009, 10:53
Kátia !

É importante tb dar uma atenção a lubrificação das cruzetas e estriados dos cardãs :

Existem 7 pontos que devem ser considerados:

1- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial dianteiro
2- Estriado do cardã dianteiro
3- Cruzeta do carda dianteiro junto ao diferencial central
4- Cruzeta do carda traseiro junto ao diferencial central
5- Estriado do cardã traseiro
6- Cruzeta do carda traseiro ao diferencial traseiro
7- Cruzeta entre o cambio e o diferencial central

Um abraço.

Marcio Rossetto
22/07/2009, 10:57
Katia

Os pontos principais para não deixar na mão :

Checar os Pivos da frente, se com folgas ,coloca novos
Cilindro acionador da embreagem ( verifica se tem vazamento )
Homocinéticas lado roda , troca e põe novas , procura o Franck do forum que consegue boas da China com otimo preço .
As tulipas Homo internas apenas checar o estado .






Como ainda estou conhecendo meu Niva "mamarelo", queria saber o que devo fazer de manutenção preventiva, quais itens e de quanto em quanto tempo,q pontos precisam de mais atenção e cuidado...

cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 23:21
Pode parecer bobagem, mas veja se o seu carro tem macaco, estepe e chave de roda, além do triâgulo

uma vez eu estava com um fiesta que era usado para trazer algumas coisas do paraguai, e nem estepe tinha...:putz:

kkborrego
26/07/2009, 15:49
Os itens para troca de pneus foram checados na compra,eja foram usados... hehehe... Alias, to com o estepe no porta-malas - nao cabe no local para estepe,pq uso pneus lameiros (por necessidade mesmo), e andei pesquisando sobre como prender o estepe e vi uma sugestao interessante de um suporte no porta-malas.

Bom,obrigada! Vou imprimir as recomendações e checar tudo.


Valeu!!!