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Ver Versão Completa : Dificuldade de engatar as marchas com o motor ligado!



Vinicius_4x4
07/12/2004, 07:54
Opa! Tudo certo?

Tô com um probleminha na minha caixa. Esse fim de semana fui fazer uma trilha e tava com problema de engatar as marchas, principalmente com o jeep parado. Era o seguinte: se o jeep tivesse desligado as marchas engatavam que era uma beleza. Porém se tivesse ligado era difícil de engatar as marchas, principalmente a primeira. O cara pisava no fundo a embreagem e mesmo assim não dava. Já tinha notado que a embreagem não tava lá essas coisas, mas não esperava que ficasse assim. Se o jeep tivesse andando melhorava um pouco, mas bem pouco mesmo, a situação.
A minha caixa é a 4 marcha que eu imagino ser a original do jeep.

Será que pode ser a embreagem que ficou ruim a tal ponto? Ou melhor o que que pode ser? Será que vai me custar muito?

Abraço, esperando que não seja nada que custe muito caro :!: :wink:

elcio
07/12/2004, 10:15
eu passei por um problema parecido ha algum tempo.
NO MEU CASO bastou apenas regular o cabo da embragem que nao puxava o garfo suficientemente.
mas se a embreagem ta ruim, tente regular ela primeiro.
se vc perceber que nao adiantou, entao ta na hora de pegar suas ferramentas e por maos a obra.

[]´s

Vinicius_4x4
07/12/2004, 18:04
Pois é!! Mas o cabo eu acho que não é, pois com o motor desligado as marchas engatam facilmente. O problema é quando o motor tah ligado.
Desculpe a minha ignorância no assunto, mas é que eu sou leigo mesmo, o que que tu quer dizer com regular a embreagem? Será que vai adiantar alguma coisa no meu caso?

Valeu pela paciência!!

Abraço!

leopoldo
07/12/2004, 18:48
qual o motor e o tipo de pedaleira do seu jeep?

Vinicius_4x4
08/12/2004, 09:48
Pedaleira de opala

Vinicius_4x4
08/12/2004, 09:49
e o motor é BF 161

elcio
08/12/2004, 11:24
... o que que tu quer dizer com regular a embreagem? Será que vai adiantar alguma coisa no meu caso?

Valeu pela paciência!!

Abraço!

os cabos de embreagem possuem uma regulagem (porca+parafuso) na maioria dos casos, na sua junçao com o garfo de embreagem, onde vc pode, com o auxilio de uma chave, apertar ou soltar esse parafuso para que o cabo avance ou retroceda mais dependendo do comportamento de sua embreagem.
no meu caso, bastou "esticar" um pouco o cabo de embreagem pois estava muito solto e, sendo assim, nao tinha curso suficiente para puxar o garfo e acionar a embreagem, entao raspava tudo. alem do mais, gosto da embreagem "alta". isso eh muito comum acontecer.
se vc nao sabe como fazer, peça a um amigo com um pouco mais de experiencia regular pra vc, e evidentemente deite em baixo do jeep e "acompanhe" o serviço para aprender.
mas claro que pode estar acontecendo outros problemas no seu caso.
comece por ai e, se nao resolver, provavelmente tenha que desmontar e fazer uma revisao nela.
estou escrevendo isso tudo supondo que vc tenha pedal de embreagem suspenso, tipo opala.
conte com os amigos do Forum, talvez alguem tenha mais alguma coisa a adicionar, pois relatei um fato ocorrido com o meu jeep, mas hoje em dia nao uso mais cabo de embreagem.



[]´s

leopoldo
08/12/2004, 13:27
O Elcio disse tudo !

Vinicius_4x4
08/12/2004, 15:21
Salve gurizada!! Tive um tempinho agora e dei uma olhada na regulagem da embreagem e ficou bem melhor. Agora eu consigo engatar as marchas novamente com o motor ligado.

Muito obrigado pela ajuda! :lol:

Porém vou ter que encomodar vocês com uma dúvida que me surgiu ao regular esta embreagem. A regulagem que eu fiz foi feita quando o cabo passa pela parede corta fogo, pelo lado do motor. O cabo de embreagem é o mesmo do opala e, portanto, próximo à parede corta fogo tem uma espécie de arruela presa em um sulco do suporte, por onde passa o cabo da embreagem. O problema é o seguinte esses sulcos não estão aguentando o peso da embreagem e estão cedendo. Qual o cabo que eu posso usar para que não ocorra isto, tem que ser um cabo que seja com porca e parafuso ao invés de esses sistema com a arruela.

OBS.: Eu sei que tem a regulagem ao lado da caixa de transferência também, porém ela está com pouco curso de regulagem e o problema estava no sistema citado acima mesmo.

Valeu pelas dicas e a paciência :!: :!:

Ronaldo B.
08/12/2004, 15:52
O cabo de embreagem é o mesmo do opala e, portanto, próximo à parede corta fogo tem uma espécie de arruela presa em um sulco do suporte, por onde passa o cabo da embreagem. O problema é o seguinte esses sulcos não estão aguentando o peso da embreagem e estão cedendo. Qual o cabo que eu posso usar para que não ocorra isto, tem que ser um cabo que seja com porca e parafuso ao invés de esses sistema com a arruela.



Vinicius,

No meu jeep , também estou usando cabo de embreagem do Opala, e no último final de semana, aconteceu de soltar a trava da regulagem do cabo também, só que o cabo que tá na minha viatura é novo e o pedal tá muito duro de acionar, acho que é isso que causou o problema com a trava. Acho que o problema é a qualidade do cabo.

Já tive esse mesmo problema (pedal duro e quebra da trava) a muito tempo atrás em um Gol que eu tinha, que usava um cabo muito parecido com o do Opala e só resolvi oproblema trocando o cabo que estava instalado (que não era original) por um comprado na concessionária.

Bom, ontem fui até uma concessionária GM e comprei o cabo original do Opala(R$ 23,00) e a trava (R$ 0,29 ), mas só vou ter tempo prá trocar no sábado, espero que resolva o problema, depois te conto se deu certo .

[]´s

Vinicius_4x4
08/12/2004, 16:17
Certo então! Tomara que seja isso mesmo, que daí sai barato de resolver o problema :mrgreen: .

Me dá um toque se funcionar. Eu vou dar uma pesquisada aqui com os mecânicos da redondeza, ou se alguém souber já pode me adiantar, se pode ser alguma outar coisa além da qualidade do cabo e te aviso se descobrir algo.

Abraço.

Dmark
10/12/2004, 02:03
Opas ae... eu tive a quebra do suporte extremo do cabo na Sertório estes dias, mas um alicate de pressão funcionou bem por uma semana... ocorreu que não descobri qual o meu cabo, então tive que reciclar. A pedaleira é do opala... poderia ser do chevette... estou na busca.

Vinicius_4x4
10/12/2004, 08:55
Pois é! Lendo aqui no site soube que pode se utilizar o cabo do Chevette, porém existe três modelos do dito cujo e aonde eu li a pessoa não sabia informar qual dos três era o que ele utilizava. Tem que dar uma olhada.

Ronaldo B.
10/12/2004, 09:24
Pois é! Lendo aqui no site soube que pode se utilizar o cabo do Chevette, porém existe três modelos do dito cujo e aonde eu li a pessoa não sabia informar qual dos três era o que ele utilizava. Tem que dar uma olhada.

Vinicius,

Acho que fui eu que falei isso, eu achava que no meu CJ tinha usado cabo de chevete, mas na realidade foi de Opala, só que no meu jeep tenho que fazer uma adaptação no cabo prá colocar na viatura, mas dá certo.

[]´s

Vinicius_4x4
10/12/2004, 09:36
Ah tah :!: :) . Eu também uso o do opala. Ele veio assim mesmo e de adaptação feita foi por um cano de ferro (ou sei lah eu que metal é aquele :D ) chanfrado de modo que se possa conectar o cabo do opala em uma extremidade e na outra extremidade a continuidade para a caixa.

Evandro Coev
10/12/2004, 11:50
O problema é que para essa adaptação com o cano de ferro, ou arruela, como eu fiz, o cabo fica raspando direto no ferro, no caso a arruela ou a ponta do cano e isso gera um desgaste maior. Seria interessante forrar o cabo com uma borracha!

elcio
10/12/2004, 15:42
... Ele veio assim mesmo e de adaptação feita foi por um cano de ferro (ou sei lah eu que metal é aquele :D ) chanfrado de modo que se possa conectar o cabo do opala em uma extremidade e na outra extremidade a continuidade para a caixa.


O problema é que para essa adaptação com o cano de ferro, ou arruela, como eu fiz, o cabo fica raspando direto no ferro, no caso a arruela ou a ponta do cano e isso gera um desgaste maior. Seria interessante forrar o cabo com uma borracha!

nao consegui entender que adaptaçao de cano eh essa, nem pra que serve.
alguem poderia alcalmar a minha ignorancia? :wink:

[]´s

Vinicius_4x4
10/12/2004, 17:07
A adapatação com o cano de ferro que eu estou é a seguinte:
O cabo da embreagem sai do pedal passando pela parede corta fogo (ali se encontra a regulagem com arruela da qual eu falei anteriormente). O cabo segue em direção à caixa de transferência, porém é curto demais, portanto vem esta adaptação com o cano que eu falei (OBS.: tentei postar as fotos mas não consegui... :? ). É feito um corte no cano para poder engatar a ponta do cabo da embreagem do opala. E após este cano segue com um outro cabo de aço que eu não sei de que carro é, acho que até é original da caixa 4 marcha, que é bem mais grosso do que o da embreagem do opala, chegando assim na regulagem que tem uma "porca" em formato de Y e um parafuso.

Se alguém souber me dizer como é se coloca foto aqui me dá um toque que eu coloco, pois eu fui naquele modo de anexar arquivo e não consegui... :D

Espero ter esclarecido a dúvida.

Ronaldo B.
12/12/2004, 01:00
Pois é! Lendo aqui no site soube que pode se utilizar o cabo do Chevette, porém existe três modelos do dito cujo e aonde eu li a pessoa não sabia informar qual dos três era o que ele utilizava. Tem que dar uma olhada.

Vinicius,

Acho que fui eu que falei isso, eu achava que no meu CJ tinha usado cabo de chevete, mas na realidade foi de Opala, só que no meu jeep tenho que fazer uma adaptação no cabo prá colocar na viatura, mas dá certo.

[]´s

Vinicius,

Fui corrigir a informação e na realidade tava certa, o cabo da embreagem que eu uso com o motor do Opala 4cc e o câmbio 4 marchas do jeep é mesmo do chevete e não do Opala. O cabo do Opala é muito curto, na semana passada fui comprar o cabo da embreagem prá trocar e tinha certeza que o certo era do chevete, cheguei na loja fiquei na dúvida acabei comprando o do Opala..... resultado.....hoje fui trocar o cabo e me ferrei !! Tive que ir comprar o do chevete porque não tinha como colocar o do opala devido ao cumprimento e o do chevete tem a medida certa, só precisa cortar uns 5 ou 6 centímetros da capa do cabo prá ter mais curso, e muda o encaixe no pedal, mas aí eu uso um parafuso com arruela, porca e contra porca.

Outra dica.... compra o um cabo original em uma concessionária da GM é mais caro, mas vale a pena. O meu pedal de embragem tava duro prá KCT e era tudo novo... foi só trocar o cabo por um original que dá prá acionar o pedal com a mão de tão leve que ficou.

Me desculpa a confusão, mas agora tá certo !!!

[]´s

elcio
13/12/2004, 09:57
A adapatação com o cano de ferro que eu estou é a seguinte:
O cabo da embreagem sai do pedal passando pela parede corta fogo (ali se encontra a regulagem com arruela da qual eu falei anteriormente). O cabo segue em direção à caixa de transferência, porém é curto demais, portanto vem esta adaptação com o cano que eu falei (OBS.: tentei postar as fotos mas não consegui... :? ). É feito um corte no cano para poder engatar a ponta do cabo da embreagem do opala. E após este cano segue com um outro cabo de aço que eu não sei de que carro é, acho que até é original da caixa 4 marcha, que é bem mais grosso do que o da embreagem do opala, chegando assim na regulagem que tem uma "porca" em formato de Y e um parafuso.

Se alguém souber me dizer como é se coloca foto aqui me dá um toque que eu coloco, pois eu fui naquele modo de anexar arquivo e não consegui... :D

Espero ter esclarecido a dúvida.

humm, acho que agora entendi. se vc conseguisse o cabo da embreagem do cj6 (bernadao) nao precisaria disso tudo.
para anexar as fotos , observe se as mesmas obedecem as especificaçoes de tamanho exigidas pelo site, caso contrario vc nao vai poder anexa-las.

[]´s