PDA

Ver Versão Completa : Feixe Molas



CJ 60
17/07/2003, 14:51
Essa semana vo mandar meu cj pro "moleiro" pra dar uma geral nos feixes, e estava pensando e aproveitar para trocar os junelos e por uns maiores, alem de coloca-los tem mais algo q dev ser feito? tip com relação a cardã, coluna da direção, etc?

[]´s

Adriano Braga
17/07/2003, 15:01
Wilson

Dá uma olhada na categoria Rural e F75 e vê o tópico jumelos grandes. O Giovani deu uma explicação ilustrada bem legal!!! :wink:

Abraços

EduardoLang
17/07/2003, 17:25
Prezado Wilson,

De qualquer maneira, o básico quando vc efetua um "up" na sua caranga, é que terá que aliviar o suporte que segura a coluna de direção (caso seja original), pois a angulação da mesma sofrerá alteração e caso voce não alivie o suporte da coluna "ANTES" de efetuar a troca dos jumelos, esta sofrerá uma força bastante forte na junção com a caixa, acarretando até em possíveis vazamentos na mesma, se é que já não possui pois é um problema crônico do jeep. Digo isso, pois quando fiz a troca dos jumelos do meu jeep, me esqueci de soltar o suporte e tive este problema. Quanto aos cardãns (cruzetas), você terá que dar uma olhada após o serviço e verificar se está ou não existindo algum tipo de sobrecarga nas cruzetas e então resolver, caso necessário. Não sei se você terá que alongar a luva de seu cardãn, mas esses tipos de problemas não são muito difíceis de serem resolvidos e somente em loco é que se pode constatar e resolver.

Um forte Ebraço,


Eduardo

Mauro B.
18/07/2003, 01:38
De qualquer maneira, o básico quando vc efetua um "up" na sua caranga, é que terá que aliviar o suporte que segura a coluna de direção (caso seja original), pois a angulação da mesma sofrerá alteração e caso voce não alivie o suporte da coluna "ANTES" de efetuar a troca dos jumelos, esta sofrerá uma força bastante forte na junção com a caixa, acarretando até em possíveis vazamentos na mesma, se é que já não possui pois é um problema crônico do jeep. Digo isso, pois quando fiz a troca dos jumelos do meu jeep, me esqueci de soltar o suporte e tive este problema.

Olá Eduardo !!!

Só tem um problema: é que não tem nada a ver a troca dos jumelos com a coluna de direção!!! :lol:
Colocando jumelos maiores vc apenas estará aumentando a distância entre o eixo e o chassi , e em nada alterará a distância entre o chassi e a carroceria.
O problema que vc mencionou acontece quando colocamos calços de carroceria mais altos. Aí sim estaremos modificando a distância chassi-carroceria. E é aí sim que ocorre o problema que vc citou...nada de jumelos no meio da história :D Com certeza o problema que vc teve não foi relacionado com a colocação de jumelos maiores! :wink:

Aee Cj60 !!!

Jumelos de que tamanho vc pretende colocar?? Olha, eu acho que o máximo dos máximos de jumelo alto para cj seja 14cm entre furos. O MÁXIMO! :shock: . Já usei em meu cj5 jumelos de 16cm....detestei e achava perigoso :cry: Na época eu estava na "fissurite" por altura, e recorri a opção mais fácil ao meu ver. Recorri ao kit Fess com jumelões. Me arrependi :oops:

Quanto aos cardans, atrás não vai ter problema, na frente é que pode ter, pois o cj5 tem o jumelo da frente atrás do feixe. Mas só vendo depois. Mas já adianta aí o tamanho dos jumelos que vc vai colocar, para a gente poder palpitar!

[]'s

EduardoLang
18/07/2003, 08:37
Pois é meu caro amigo!!!! O pior é que vc tem razão!!!!! O que aconteceu, foi que na época quando eu troquei os jumelos, eu também troquei os calços da carroceria, por uns de poliuretano (não sei se é assim que se escreve) então realmente tive que aliviar o suporte da coluna de direção!!! De qualquer forma me desculpe pela mancada!!!!!!!

Um forte abraço a todos!!!!!!!


Eduardo

CJ 60
18/07/2003, 20:05
Fala Mauro... Eduardo. blzra?

Ae Eduardo, o fórum aki é pra isso msm, pra gente aprender e tbm ensinar a quem naum sabe, troca de experiências...

Mauro,

Kbei de medir, os jumelos q tnho saum tudo fiótinho.. :lol: só 11 cm entre furos, agora pergunto, será que so com os 11cm de altura dele, vou precisar colocar a cunha d qual o Giovani cita lá no forum da Rural e F75?,

[]´s

Mauro B.
19/07/2003, 00:59
Fala Eduardo!!! que desculpa que nada cara...fica frio! :D


Aee Wilson !!!


os jumelos q tenho saum tudo fiótinho.. só 11 cm entre furos

Que bom que não são maiores! Mas para mim qualquer jumelo maior que 10cm já é grande!


vou precisar colocar a cunha da qual o Giovani cita lá no forum da Rural e F75?

A colocação de cunhas é mais necessária quando o jumelo fica na frente do feixe, como é o caso da F75, Rural, cj3....mas NÃO é o caso do cj5. Naqueles casos a colocação do jumelo maior faz com que o pino mestre fique na vertical ou até mesmo se incline para trás, dependendo do tamanho do jumelo colocado. Isso acarreta em uma direção "boba", que não tende a ficar em direção reta e muitas vezes, em curvas, tende a deixar as rodas dobradas. É perigoso e exige a colocação de cunhas para correção do ângulo do pino mestre.

No caso do cj5 que tem os jumelos na parte de trás dos feixes, a colocação de jumelos maiores faz aumentar a inclinação do pino mestre. Esse fato faz com que a direção fique mais dura para fazer curvas, que tenda mais fortemente a manter a linha reta, e faz com que as rodas deitem mais, tipo como acontece com as motos. Não chega a ser um problema, mas é de certa forma desconfortável. Meu jipe quando tinha jumelos de 16cm, coloquei cunha, até para melhorar o ângulo da cruzeta, já que tbm usei kit Fess. No seu caso, onde os jumelos tem 11cm acho que não será necessário não....mas isso tu vês depois, se notar muita diferença... :wink:

Ah, lebrando: cunhas apenas no eixo dianteiro, certo! :wink:

Cara, quanto a ter que aumentar o comprimento do cardan, já te adianto que atrás não vai precisar. Na frente, talvez, mas acho que não. No meu caso (16cm) tive que aumentar 4cm no cardan dianteiro....

[]'s