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Ver Versão Completa : Javali - Bomba injetora ou entrada de ar????????



simtesch
20/07/2009, 11:45
Pessoal,
Aqui estou novamente pedindo ajuda sobre o Javali. Ontem o mesmo simplesmente "morreu", desligou sozinho na garagem, verifiquei as tubulações de baixa, tinha óleo,conferi bomba combustivel(pre-alimentadora e está ok), filtros óleo e ar ok, quando fui verificar tubulações de alta( bicos) os mesmos estavam sem diesel(secas). Fiz uma "sangria" no sistema e nada de diesel no bico. A bomba injetora deixa na mão assim de repente?????????(não estou querendo muito acreditar nessa possibilidade), verifiquei o respiro da bomba(não tem diesel nele, somente vapores??????) só não verifiquei o retorno dos bicos p/ o tanque. Alguém tem idéia da alguma outra coisa que poderia verificar antes de condenar a injetora?????Obrigado


Abraços

Roland

Rodrigo-Cambé
20/07/2009, 15:49
cara infelismente a bomba injetora deixa na mão derrepente sim
tive o mesmo problema faz 3 semanas atraz com minha gm veraneio.
Como resolvi:

levei a vera ate um bombista e ele tirou todo o encanamento do tanque, desde o pescador que vai dentro do tanque ate a conecxão com a bomba refez tudo novoos retornos tudo e voltou a pegar igual um reloginho com pilha nova :-D:-D

O defeito:

existe uma curva que vai por fora do pescador do tanque e a mesma rachou e ela estava puxando ar por ali. trocou e ficou filé.

Antes de mecher na bomba manda verificar isso quem sabe não é isso com vc tbm

vlw abraço !!!

simtesch
20/07/2009, 18:00
Tenho que levar num bombista mesmo!!!mas as tubulações de baixa pressão estão ok, verifiquei, bombiei e sangrei o sistema todo, mas nada de ter pressão nos bicos!!!!!tem algum macete para retirar essa bomba?????????
Espero ajuda da galera
abs

Roland

Rodrigo-Cambé
20/07/2009, 20:40
cara por motivos financeiros (não sei se é o seu caso) tbm tentei eu msm tirar a bomba injetora e não consegui (um poco foi medo de acabar de piora o que ja tava ruim) e mesmo com bolso apertado mandei em um bombista ate porque ele coloca ela na bancada e faz os procedimentos certos

José Tadeu
20/07/2009, 21:19
Simtesch:

Primeiro passo quando dá um problema assim, é verificar se tem diesel;
- segundo: ver se nos canos tem alguma trinca que possam dar entrada de ar;
- verificar a situação dos filtros;
- talvez pode ser sujeira no tanque, que tranque momentaneamente, e depois que dimimui a pressão solte, assim veja como esta aquele filtro que fica embaixo do chassi no lado direito;
- depois de sangrar com a bomba manual, abra o cano de um bico injetor e de a partida até pegar, daí, feche.
- se não pegar, aí você está com problema.

- Tive um problema de ar com um D-10 anos atrás, pois trincou o cano dentro do tanque, para achar esse probleminha levamos dois dias de sofrimento, então entrada de ar é a pior coisa que acontece para o diesel.

Abraços

Tadeu

CBT JAVALI
23/07/2009, 13:20
Provavelmente seja entrada de ar..... já aconteceu comigo, mas foi fácil resolver a questão pois vazava perto da bomba injetora....
Claro que uma limpeza de tanque também vai muito bem...... principalmente para Javalis que ficaram por algum tempo parado... porém, tirar o tanque dele é canseira.... aproveita e arruma bóia se precisar....

MAAT
23/07/2009, 19:27
colega nao es bomba ,el ploblema del Sr es entrada de ar, fas algo pega un galon com diesel lo votas sobre graveda en cima do capo com uma manga direto a la bomba injetora,le tiras el ar dos vicos e vira el motor,sim es bomba el nao vai pegar en quente,(disculpa mis erros de portuges nao soi brasilero recien esto comensando com el idioma portuges)un abraço

José Tadeu
23/07/2009, 21:24
Simtesch:

Conseguiu fazer funcionar?

Abraços

Tadeu

Rodrigo-Cambé
23/07/2009, 23:46
jose tadeu

o problema que tivemos na veraneio foi o que vc sitou no segundo passo
o cano do pescador estava trincado :parede:

mas agora ta zera dinovo
e com a suspenção toda revisada tbm :concordo:

simtesch
24/07/2009, 19:23
Pessoal,
Achei um bombista que mexe com essas bombas mas só na segunda-feira. Em relação a "entrada de ar" fiz todos os procedimentos e inspeção, fiz a sangria do sistema novamente,etc, tubulação de baixa pressão tem diesel quando entra na bomba é que não manda pressão aos bicos injetores.

Me falaram duas coisas pelos sintomas repentinos(apagou do nada na garagem): ou o eixo da bomba quebrou(não acredito muito) ou o mecanismo do "estrangulador" pode ter se soltado, deixando a bomba estrangulada(tomara que seja isso!!!). Na segunda devo ter uma resposta!!!abs

Roland

José Tadeu
24/07/2009, 21:30
Simtesch:

Se o problema for a bomba, faça um orçamento primeiro, para tentar concertar a sua.

Mas, tem outra alternativa, que acho que seja melhor, seria trocar a bomba. Quando estragou a bomba do meu, coloquei uma Bosch, o funcionamento ficou melhor, a vibração diminuiu, mas o barulho ficou insuportável. Tenho um conhecido que é bombista, e tem um javali, colocou uma bomba CAV rotativa, e ficou bem melhor que a Bosch; então veja esses detalhes antes de arrumar a sua bomba original.

Abraços

Tadeu

simtesch
25/07/2009, 19:03
Pessoal,
Hj resolvi desmontar a parte superior da bomba para ver se estava "estragulada", tirei tudo, limpei ,etc!!!o eixo do estragulador está com uma ligeira folga, e a cremalheira com um pequeno "agarramento" no final de curso, armei tudo e voltou a ter pressão bicos, sangrei e FUNCIONOU!!!!!!!deve ter sido algo no mecanismo do estrangulador(Amém)fiz alguns testes e está ok!!!!!vou testar mais!!!!!!abraços a todos e obrigado pela ajuda!!!!

Roland

URSO 4X4
25/07/2009, 19:29
Roland

primeiro comunico a vc e a todos os colegas q por problemas no computador
ERNESTO ANGEL agora entra como URSO 4X4.
Nao acredito na posibilidade de ter quebrado o eixo nem a engranagem da mesma,Eu primeiro faria o que o MAAT falou,depois chama um especialista,o javali usa o sistema de alimentacao do MBB troca o reparo de essa bomba sao duas valvulas,duas molas o copinho e um filtro,isso se pega com galao em gravidade.
desde ja novamente as ordens
e nao esquecam ERNESTO ANGEL agora e URSO 4X4 abraco a tds

simtesch
25/07/2009, 21:14
Ernesto,
O problema está resolvido, foi o mecanismo do estrangulador!!!!Terei que testar mais dias para ver se ficou realmente ok!!!!!O Javali está funcionando perfeitamente!!!abs


Roland

José Tadeu
25/07/2009, 22:07
Simtesch:

Ainda bem, que está resolvido e problema, agora use esse Javali, aproveite ele bem, e bons passeios

Abraços

Tadeu

simtesch
05/03/2010, 12:53
Pessoal,
Ontem meu Javali voltou a apresentar problemas no funcionamento.Estava perfeitamente normal até então!!! mas ontem ao ligar pela manhã percebi uma pequena variação na marcha lenta,oscilando um pouco( abri o capô e escutei um barulho forte nos bicos injetores), dei uma volta e aparentemente normal. decidi ligar a tração e entrar num terreno ao lado aqui de casa, entrei, dei uma volta, precisei acelerar um pouco mais para passar numa areia solta, quando fiz o percurso novamente o motor "ratiou" e foi perdendo força e morreu, liguei e ele funcionou forma irregular, sai do terreno e morreu novamente, ligou novamente e ficou fraco, sem responder aceleração(parecendo carros a gasolina com pouco combustível ou bomba combustível ruim) depois acelerou fraco ainda e consegui guardar na garagem.
Será AR no sistema? ou bomba injetora? Bomba alimentadora ou motor "morreu" de vez???????(achei logo o pior, que tinha batido o motor, quebrado alguma válvula ou mola, anel segmento,etc)Vou verificar algumas coisas hj, mas os filtros(ar, combust,etc) são novos, tinha agua e óleo,etc!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Peço ajuda do pessoal!!!!!!!!!!!!!
abs

Roland

Zé Renato
05/03/2010, 16:47
Acho muito dificil seu motor ter batido, esse motor é bem resistente na parte de fôrça, é quase tudo do MBB 1113.Ele lançou muita fumaça de côr clara (esbraquiçada), por queima do óleo lubrificante ? Sim ou Não. Se não, então nem de longe foi isso. O seu problema esta mesmo na alimentação (bomba ou agregados), o sintoma é de perda de pressão no sistema.

simtesch
05/03/2010, 17:03
Olá Zé Renato,
Não fumaçou nada anormal!!!!acho que um pouco cinza/preto!!!!Não tive como mexer nele hj, amanhã vou dar uma olhada e rezar para não ser nada grave!!!!gosto desse motorzinho!!!!!!abs

Roland

simtesch
06/03/2010, 21:46
Pessoal,
Hj resolvi dar uma olhada no Javali, comecei logo fazendo os procedimentos para retirar o ar tubos baixa pressão, a bomba estava com o " manípulo" da bomba sem e mínima pressão, a bomba em teste manual ok mas demorou um pouco mandar diesel, drenei os ar dos tubos de baixa, folguei os bicos e bati na chave para tirar ar tubos alta pressao, e ligou!!!!!funcionamento meio irregular, mas foi melhorando e ficou quase ok!!!!!!!!!! as mangueiras do tanque sao aparentemente novas, fiquei descofiado 2 tubulacoes que saem dos filtros e alimentam a bomba!!!depois bati na chave e ligou normalmente.Será que a bomba alimentadora está ruim?dizem que é similar as da Mb?Quero ajuda dos amigos especialistas?

Abs
Roland

Horacio Teles
07/03/2010, 00:27
Pessoal,
Hj resolvi dar uma olhada no Javali, comecei logo fazendo os procedimentos para retirar o ar tubos baixa pressão, a bomba estava com o " manípulo" da bomba sem e mínima pressão, a bomba em teste manual ok mas demorou um pouco mandar diesel, drenei os ar dos tubos de baixa, folguei os bicos e bati na chave para tirar ar tubos alta pressao, e ligou!!!!!funcionamento meio irregular, mas foi melhorando e ficou quase ok!!!!!!!!!! as mangueiras do tanque sao aparentemente novas, fiquei descofiado 2 tubulacoes que saem dos filtros e alimentam a bomba!!!depois bati na chave e ligou normalmente.Será que a bomba alimentadora está ruim?dizem que é similar as da Mb?Quero ajuda dos amigos especialistas?

Abs
Roland
Arranca a mangueira que sai do filtro para os bicos e coloca uma transparente para ver se não tá com contaminação de ar. Se entrar muita bolha pelo percurso, é problema de contaminação por ar da mangueira de levada do combustível até a bomba. Troca a mangueira que já elimina uma possibilidade de problema. Não dá para ver infiltrações de ar visualmente. Essas mangueiras apresentam pequenas rachaduras que muitas vezes permitem a contaminação.

simtesch
07/03/2010, 16:11
Olá,
Vou trocar as mangueiras da bomba combustível!!!Estava pensando em retirar os tubos que saem bomba combustível e vão para os filtros e trocar por mangueiras, mas estas aguentam a pressão da bomba combustível?????? Em motores gasolina já cansei de usar e de tempos em tempos ressecavam e tinha que ser trocadas!!!!!!tem algum modelo mangueira que seja mais resistente que aquelas transparentes simples??????????

Obrigado

Roland

icojavali2009
08/03/2010, 08:39
É entrada de ar em algum lugar antes da bomba de transferencia. O javali não tem sangria na bomba. Voce aciona a bomba manual até pesar e fazer um ruido na valvula de saida do retorno atrás da bomba. Não tem nada a ver com a tubulação de alta pressão. Se tiver duvida faça uma "ponte safena" um reservatório com diesel e mangueiras suspensos e direto na bomba injetora aproveitando a gravidade. retirar a bomba injetora requer ferramenta especial(eu fiz uma) pro meu uso, nem todos bombistas possuem ou suas maquinas reparadoras não combinam com as bombas injetoras dos javalis. tenha cuidado. A boimba do javali é muito simples é só entender sua dinamica.

icojavali2009
08/03/2010, 08:47
Coloquei uma CAV ficou muito bem em dois javalis. ficou muito bom. usinei um amancal para ancorar a bomba alimentadora(sem copinho), que ficou exatamente sobre o suporte do motor. produzi um eixo a partir de um eixo de bomba bosch. ficou muito bom. Voltei a rodar com a bomba original e deixei a CAV de reserva. a bomba original disparava o motor antes. resolvi facilmente o problema depois de desmontar totalmente a bomba e aprender todo o funcionamento. Aqui nenhum bombista "mexe" com bomba injetora do javali, e nem têm a ferramenta extratora que temos que usar para tirar. Já ví alguns rodando com bombas Bosch 3, mas nunca chegeuei ver de perto como foi a adaptação do eixo cônico que entra na caixa do motor e engrenagem com avanço. Gostaria de ver uma em detalhes.

simtesch
08/03/2010, 23:04
Pessoal,
Comprei o reparo do "copinho" da bomba alimentadora, troquei(o velho estava pura lama), sangrei e fui dar uma volta certo que tinha resolvido!!!Voltou a morrer e dessa vez não ligou, tirei a mangueira que vem do tanque e não tinha quase nada de diesel, chega fez pressão, seco!!!!tem diesel no tanque!!!!!!!Tem algum entupimento na linha ou no tanque, vou retirar o tanque para limpar e trocar todas as mangueiras!!!!tomara que fique ok!!!!!!!

icojavali2009
09/03/2010, 08:41
Como eu disse faça um teste com uma pone safena um reservatório, mangueiras tudo direto na bomba. Funcione um pouco se tudo ok. é sujeira dentro do tanque que quando o pescador suga, entope e ao parar por algum tempo, alivia e dá passagem do diesel. Se houver sujeira limpe o tanque. Se continuar, troqwue o tanque por um de inox.

icojavali2009
09/03/2010, 09:36
A base da bomba alimentadora é exclusiva do javali, ancorada com dois parafusos. Mas a bomba manual que é ancorada nela é universal modelo comum em bombas bosch. é só verificar as arruelas de vedação e pronto. Existe entrada de ar falsa do pescador até a bomba alimentadora. Pode ser um pequeno furo ou sujeira no tanque.

icojavali2009
09/03/2010, 09:39
Só antes da bomba alimentadora pode gerar entrada de ar por algum motivo. Apos a bomba a pressão é positiva. Com o motor funcionando voce pode soltar qualqur cano que o motor não para. No entanto se voce soltar qualquer tubo antes da bomba alimentadora entra ar na hora e o motor para. Na tubulação de alta pressão não há entrada de ar.

simtesch
09/03/2010, 16:56
Obrigado Icojavali,
Desmontei hj o tanque e realmente estava bem sujo, muita lama e algo semelhante a limo, o pescador estava semi-entupido, o filtro do decantador da linha estava super sujo(comprei um novo Delco 296) e aproveitei e comprei as mangueiras novas!!!!devo instalar tudo amanhã!!!!!!!Deve dar tudo certo!!!!aí só diesel de boa qualidade e sem mais problemas com meu velho Javali!!!!
abs

Roland

simtesch
10/03/2010, 00:07
Olá,
Estava pensando em instalar tipo um filtro no pescador do tanque, algo similar aquelas telinhas das bombas de gasolina que vão dentro do tanque, ou tipo meias kendall(femininas) ao redor do pescador num tamanho grande, e assim evitar possíveis entupimentos no pescador(o do Java estava quase entupido).Alguém tem alguma dica???????Obrigado!!!o filtro linha é Delphi 296 não Delco.

abs

Roland

icojavali2009
10/03/2010, 08:54
Aconteceu comigo. Começou aparecer sujeira preta que entupia o pescador. Não tinha fim. Não sei de onde aparecia pensei que fosse dos pedaços de mangueiras do respiro ou do bocal. Ao fim conclui que era do próprio tanque que soltava. Não teve jeito tive que trocar o tanque. Era impressionante o tanto de sujeira que formaca, parecia terra, ferrugem e um limo preto.

icojavali2009
10/03/2010, 08:56
Coloquei um filtro de plástico que é usado dentro do copinho da bomba alimentadora, fixei-o na ponta do pescador deu certo. Mas quando a sujeira encobria tudo, dava entrada de ar. Mas fica bom. Pode fazer que vale.

RODRIGO TOMITÃO
10/03/2010, 11:19
meu javali nunca deu esses tipos de problemas,mesmo antes de trocar o motor, mais um caminhão d-60 do meu pai tem até que não trocamos o tanque de metal por um de plastico, dava muito problema, depois nunca mais.....:concordo:

simtesch
11/03/2010, 11:40
Ontem após trocar todos os filtros, mangueiras e limpeza do tanque o velho Javali voltou a rodar, chega está mais disposto no seu rodar!!!!!!!!!!!Não instalei nada no pescador(fiquei com receio de abrir o tanque com mais frequência) agora encher o tanque!!!!!!!!!!!!!!
Só estou abastecendo com diesel aditivado, será que contribuiu para soltar ainda mais sujeira do tanque??????????algum de vcs utiliza óleo 15W40 ou hidráulico no tanque ao abastecer?????
Obrigado


Roland

icojavali2009
12/03/2010, 09:43
Ontem após trocar todos os filtros, mangueiras e limpeza do tanque o velho Javali voltou a rodar, chega está mais disposto no seu rodar!!!!!!!!!!!Não instalei nada no pescador(fiquei com receio de abrir o tanque com mais frequência) agora encher o tanque!!!!!!!!!!!!!!
Só estou abastecendo com diesel aditivado, será que contribuiu para soltar ainda mais sujeira do tanque??????????algum de vcs utiliza óleo 15W40 ou hidráulico no tanque ao abastecer?????
Obrigado


Roland
NADA CONTRIBUIU PARA SOLTAR SUJEIRA DO TANQUE. O ÓLEO ADITIVADO É APENAS MENOS POLUENTE. SÓ ISSO. NÃO MELHORA A PERFORMANCE. A MELHORA QUE VC PERCEBEU SE DEVE A BOA ALIMENTAÇÃO, SEM RESTRIÇÃO. VC PODE ATÉ USAR ÓLEO LUBRIFICANTE JUNTO COM O DIESEL MAS EU ACONSELHO UM ÓLEO MAIS FINO, MAS NÃO O HIDRÁULICO. ESSA SUJEIRA APARECE MESMO COM A IDADE DO TANQUE ORIGINAL. MAS INSISTO QUE VC COLOQUE UM PEQUENO FILTRO NA PONTA DO PESCADOR. icojavali@hotmail.com

simtesch
15/03/2010, 11:33
Ontem abasteci e coloquei antes do diesel 250ml de óleo sintético 2 tempos!!!tem um pessoal que usa e diz que não dá problemas!!!!!!E diesel aditivado melhora a performance sim!!!!tem 52 cetanas(Shell) contra 42 diesel comum(BR), a queima fica melhor e com melhores respostas do motor(claro que no meu caso com este motor 3 cil turbo diesel não faz milagres) além de ser bem menos poluente!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!


Roland

PHF
09/05/2010, 10:06
Amigos já que aquestâo e tanque e mangueiras gostaria de saber qual o conjunto de boia de tanque e marcador de combustivel que dá serto para o javali pois o meu não marca corretamente, alguem teria esta informação?

Abraço.

simtesch
10/05/2010, 16:19
Olá,
Na Tratorgama de Sp vende a bóia original e o marcador tb, barata R$35,00 bóia e R$48,00 marcador !!!!existe tb o marcador para vender, marcar Willtec para bóia original.
www.tratorgama.com.br (http://www.tratorgama.com.br)
www.willtec.com.br (http://www.willtec.com.br)

PHF
10/05/2010, 18:25
Olá,
Na Tratorgama de Sp vende a bóia original e o marcador tb, barata R$35,00 bóia e R$48,00 marcador !!!!existe tb o marcador para vender, marcar Willtec para bóia original.
www.tratorgama.com.br (http://www.tratorgama.com.br)
www.willtec.com.br (http://www.willtec.com.br)
Caro amigo você saberia me dizer se este marcador da tratorgama ocila quando o jipe se movimenta ou fica parado.

Abraço.

simtesch
11/05/2010, 12:03
Olá amigo,
No meu Javali oscila bem pouco!!!!No seu pode ser problema de "aterramento" do marcador, verifique com um eletricista!!!!!abs

Roland

PHF
11/05/2010, 12:31
Olá amigo,
No meu Javali oscila bem pouco!!!!No seu pode ser problema de "aterramento" do marcador, verifique com um eletricista!!!!!abs

Roland
Muito obrigado pelas dicas.

Abraco.

PHF
09/06/2010, 13:16
Troquei a boia e o marcador de combustivel. do meu javali man quando jipe balança o ponteiro balança mais ainda, alguen saberia me diser se isso é normal? Se for existe uma forma de diminuir essa ocilaçao.

simtesch
10/06/2010, 16:34
PHF,
Vc trocou os instrumentos e continua o problema????Verifique o aterramento da bomba de combustível lá perto do tanque e tb pode aterrar o marcador( vc solta ele do painel, na parte do fundo vc amarrar um fio e leva e amarra esse fio à carroceria), isso acontecia muito com os Nivas e esse procedimento melhorava muito o balançar dos ponteiros!!!!Ou então deixa o Java sempre de tanque cheio!!!abs

Roland

icojavali2009
10/06/2010, 20:09
JA ADAPTEI DUAS BOMBAS CAVs EM JAVALIS, FICARAM ÓTIMAS. ARTESANELMENTE USINEI UM MANCAL PARA ANCORAR A BOMBA ALIMENTADORA, COM EIXO EXCENTRICO DE ACIONAMENTO COM DOIS ROLAMENTOS. O MANCAL UNIDO A CAIXA DO MOTOR COM OS MESMOS 3 PARA FUSOS E A INJETORA FIXADA NO MANCAL. RECEBENDO ÓLEO EXCEDENTE DA SAIDA DA TURBINA, PASSA PELO MANCAL E ENTRA NO MOTOR.

PHF
13/06/2010, 17:28
PHF,
Vc trocou os instrumentos e continua o problema????Verifique o aterramento da bomba de combustível lá perto do tanque e tb pode aterrar o marcador( vc solta ele do painel, na parte do fundo vc amarrar um fio e leva e amarra esse fio à carroceria), isso acontecia muito com os Nivas e esse procedimento melhorava muito o balançar dos ponteiros!!!!Ou então deixa o Java sempre de tanque cheio!!!abs

Roland

Caro Roland acho que a solução e trocar de eletrecista:parede: já falei para ele dessa dica do aterramento mas ele dis qie o instrumento não é bubinado e por isso ele fica balançando, segundo ele teria que colocar uma boia que funciona em um tubo. E realmente com o tanque cheio não balança.

Abraço.