PDA

Ver Versão Completa : baja (gaiola) racing



Ninja4x2
20/07/2009, 11:18
ficou tipo gringo heheh

reparem a susp.

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAACDK58f29a3lsrBjjA1nGy15ptbpmXzdDRcj-j7Pa_RV4C0AhfNg7kYm6HhnOAM8OXmfP7eV_GWk8NMktzyMqlY Am1T1UJ01R5zGOcstXq6eQ9P70jVYYPx6.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAH55Oca5afhwefb7DdDSTRL-z-k1mbj5d7KgbYnmxilmHQ9Uyq08qmf_RCMkbGE-z81C4D_CZ2rtiB5oT-OOOcoAm1T1UBBeEaIE-cqnjoQmr7wR_uP4144z.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAIDrzPuh5wi1YxytANFBS9oROifkcZieQGXhOTYCRcKAkX SJuVqGmPTXVpq33qxOkUbcp0ZWZ3oF80AeX8kysk8Am1T1UIfC CCmAWXie94W5-3O5lRe5FHe8.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAA4p3x5DpdOUTowZp_O7_Bjc6qV5iYy39IJkhlyLe2yW8-nPH2FX7hd-WF_7QXurbhKZcyZA28-NAqS9e5QupbsAm1T1UO8hmmYEm0ChTm5zkOiv1cEedR8V.jpg

Matheus MG
20/07/2009, 12:43
bem legal ele so achei um poco estranho a caixa ser atras do motor

Ninja4x2
20/07/2009, 15:12
onde fica a caixa da sua gaiola?? ela ta no lugar certo hehehe

Matheus MG
20/07/2009, 15:14
uai minha caixa fica na frente do motor oras bolas

Matheus MG
20/07/2009, 15:16
vo apreitar q vc ta online ninja ora te perguntar
como q faz para postar as fotos grandes assim ?
eu so sei em anexo abaixo da mensagem
eu sei q isso é da area de suporte mais vo aproveitar aqui logo

Ninja4x2
20/07/2009, 15:33
só clicar em inserir imagem e colocar o link pronto hehehe

Flávio Cadore
20/07/2009, 18:55
Este Baja é legítimo, estava à venda no Mercado Livre a algum tempo, fiquei sabendo que foi feito por uma americano que andou por aqui... só que um Baja deste tipo deveria ter um motorzão preparado, acho que não ficaria bem um 1300L...hehehe...não faria um mas é bem legal.
No meu ver gaiola tem que ter baixo peso e a posição de dirigir a meu gosto, na minha o banco é encostado no assoalho.

joviari
21/07/2009, 00:39
Ninja onde achou essas fotos?

Flávio Cadore
21/07/2009, 00:48
A estrutura muito bem "fechada", como será que sai o motor???? talvez desmontado...:mrgreen:...hehehhe

cRiPpLe_rOoStEr
21/07/2009, 01:55
ja pensei em fazer uma gaiola/baja mais ou menos nesse estilo, mas com motor chevrolet, câmbio e diferencial de omega, e uma carenagem de fibra imitando as linhas da s10...

Marcelo A. Marchiodi
21/07/2009, 08:07
Realmente esse baja foi feito por um gringo, ele era de Arcos-MG e disse nas perguntas que fez "desert racing" nos EUA por mais de 20 anos, fez pra passar o tempo e colocou a venda no Mercado Livre por R$ 10000,00, na época o povo não entendia que era um baja pra rali e não trilha, ficavam enchendo o saco do cara porque o baja era muito "comprido"! :lol:
Eu tenho um monte de foto dele também aqui, até que o cara se virou bem sem uma curvadora decente!
O motor dele tá invertido mesmo.
Onde foi parar será?
Essas fotos são diferentes das que eu tenho aqui... e pelo que sei (segundo um amigo de outro fórum, que era da mesma cidade que ele), o gringo foi embora do Brasil e deixou os filhos na mão... que acabaram vendendo esse baja por ... pasmem... R$ 2500,00 !!! Pois ninguém queria comprar a "geringonça"... um pouco de atenção nesse baja, uns coilovers e pneus bons e se tem quase um classe 5 nas mãos, o carro do jeito que tá já é meio caminho andado.

Marcelo A. Marchiodi
21/07/2009, 08:12
Ninja, tirou as fotos do orkut? Pelo jeito tá a venda ainda...:pensativo:

Ninja4x2
21/07/2009, 09:31
esse carro é do rogeiro prego de arcos... n sei se está a venda ainda, marcelo poste as fotos q vc tem aí !!!

Marcelo A. Marchiodi
22/07/2009, 08:07
esse carro é do rogeiro prego de arcos... n sei se está a venda ainda, marcelo poste as fotos q vc tem aí !!!

Na primeira foto tá com uma plaquinha de "vende-se", dá uma olhada.
Vixe, tem foto pra caramba dele, lá vai:

Marcelo A. Marchiodi
22/07/2009, 08:08
mais fotos...

Marcelo A. Marchiodi
22/07/2009, 08:10
continua ...

Marcelo A. Marchiodi
22/07/2009, 08:12
mais ainda ...

Marcelo A. Marchiodi
22/07/2009, 08:14
não acabou ...

Marcelo A. Marchiodi
22/07/2009, 08:16
pensou que acabou?

Marcelo A. Marchiodi
22/07/2009, 08:18
mais um pouco...

Marcelo A. Marchiodi
22/07/2009, 08:21
Algumas da construção... essas fotos todas estavam num site do cara um tempo atrás... acho que em 2006.

Marcelo A. Marchiodi
22/07/2009, 08:22
Últimas, ainda da construção... um detalhe que me lembrei, ele comentou que usava carburador de Opala.

cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 21:00
será que o atual proprietário ja trocou o motor?

Ninja4x2
22/07/2009, 21:48
puts marcelo.. um carro desse tipo aqui no brasil... pô e ele nunca correu com ele?? o cara q tem esse carro nao deve fazer idéia do q ele tem hehehehe

Ninja4x2
22/07/2009, 21:48
pq será q ele cortou o volante??

joviari
22/07/2009, 22:20
puts marcelo.. um carro desse tipo aqui no brasil... pô e ele nunca correu com ele?? o cara q tem esse carro nao deve fazer idéia do q ele tem hehehehe

Ninja, já percebi que você é um entusiasta das corridas de Cross Country, então vão aqui alguns esclarecimentos! hehehe
Olhei todas as fotos postadas aqui no tópico desse Baja, e um carro desse, só pra ter condições de LARGAR em um rally cross country, teria que ser gasto no CARRO só em equipamentos de segurança(bancos, cintos, extintores, chaves gerais, corta fogo...) pra atender o disposto no anexo J da FIA, cerca de 12 mil reais. É um bom brinquedo, mas não é um carro de corrida!
Acho legal os bajas, penso em comprar o do Lana, mas hoje em dia não são mais viáveis em corridas! O Vitor Fischer, o "dos calhambeques voadores" a um tempo atrás, fez um baja pra rally gastou uma fortuna, tinha suspensão bilsten no carro, motor ap 1.9 pastelão, guincho e etc... andou duas provas do paulista e torrou por 10 mil reais! Salvo engano tá rodando no nordeste esse baja.
Um protótipo, pra ser minimamente viável gasta-se entre 200 e 300 mil reais! O Rodolfo Behacker, da HGF, que correu o sertões esse ano, gastou 200 mil reais no carro dele, pq já tinha a mecânica! Um Sherpa, custa 180 mil reais 0km... O RK1, "meu buggy" com o Khezam, que está exposto em outro tópico, quando largar, terá consumido perto de 300 mil reais, só pra se ter uma idéia, na preparação do motor gastou-se 10 mil reais, no câmbio com as homocinéticas do Fortin 24 mil dólares, cubos traseiros 9 mil dolares, cada pneu bfgoodrich baja 1200 dólares... INFELIZMENTE, correr está caríssimo! E sinceramente, não acredito em receitas caseiras!

Flávio Cadore
22/07/2009, 22:38
Tem ainda a inscrição, ouvi falar em 20.000,00 para o Sertões, é "vero"? :mrgreen:
Alguém sabe o valor da inscrição no Dakar?

Ninja4x2
22/07/2009, 22:54
joão, sou entusiasta por cross country sim, acompanho todas as etapas de cross country, converso com gente da area, tento me entrosar e aprendo muito com essa minha cara de pau, eu conheço o anexo J da FIA... conheço todos os prototipos desde o fiorino do tridenti... o cheetah.. o carro antigo e o novo da HGF, os fordinhos dos fichers, os prototipos sherpa entre outros..
Sei do valor altissimo para colocar o carro nas normas de segurança estabelecida pela FIA e o valor que é gasto na preparaçao dessas maquinas... mas a empolgaçao de ver um baja competindo é tanta q fiz a pergunta sem pensar.. como vc disse é um brinquedo e tanto, e pelo q estão dizendo não foi feito por um leigo, e sim por quem já participou varias vezes do desert racing.
Não concordo quando vc disse q não são viaveis, infelizmente é uma brincadeira carissima, acho q deveria exisitir categorias mais acessiveis que serviriam como categorias de base... e maior apoio por parte de patrocinio e midia
a esperança é a ultima que morre enquanto isso eu acabo minha facul e ando de baja 1600 a 80 km hehehehehe...

Ninja4x2
22/07/2009, 22:57
ahh.. tem foto desse baja do Vitor Fischer?? :-)

joviari
22/07/2009, 23:01
Tem ainda a inscrição, ouvi falar em 20.000,00 para o Sertões, é "vero"? :mrgreen:
Alguém sabe o valor da inscrição no Dakar?

Flávio eu falava em largar em uma prova "comum" que as inscrições giram em torno de 1500 reais. A inscrição pro Sertões custa 15 mil na categoria carro/caminhão.
Pra se correr um Rally dos Sertões, fora o carro, um participante "modesto" não gasta menos do que 100 mil reais. Vejamos: inscrição: 15 mil; pacote de hotel 3,6 mil; passagens aéreas 2,5 mil; carreta pro carro ida/volta 5 mil; equipe de apoio 35 mil(preço médio); combustível 5 mil; 18 pneus (andamos 6, 4 rodando e 2 de estepe, os que rodam são trocados de dois em dois dias, o correto é pneu novo todo dia, mas como disse: piloto "modesto) 15 mil... só aqui listei 81.000 de gasto, isso é certo! Some-se aqui as peças de reposição que certamente serão váriassss, equipamento pessoal de segurança do tripulantes(cerca de 10 mil reais pra cada um...). Quando me perguntam, quanto alguém que quer começar no rally, que não tem nada de rally, vai gastar pra correr um Rally dos Sertões, eu digo que 300 mil reais! É caro! Muito caro! E o rally ainda é um dos esportes a motor, mais baratos que existem! Uma corrida de pick-up racing custa 40 mil reais! hehehehehehe

Ninja4x2
22/07/2009, 23:06
vcs falam em valor muito alto hauahuahauhauhauhauahauha outro mundo essa parada! pra quem tem menos grana (muitoooooooo mais q eu claro hehehe) rola mais de comprar um l200 rs usada e brincar no rallysp e tals hauahuha correr em sertoes só com mega patrocinio hehehehe

joviari
22/07/2009, 23:39
vcs falam em valor muito alto hauahuahauhauhauhauahauha outro mundo essa parada! pra quem tem menos grana (muitoooooooo mais q eu claro hehehe) rola mais de comprar um l200 rs usada e brincar no rallysp e tals hauahuha correr em sertoes só com mega patrocinio hehehehe

RS é um jeito caro de se fazer rally! Um carro barato de comprar e caríssimo de manter pelo que oferece! Revisão de amortecedores 8 mil, cambio 5 mil, t-case 3 mil, diferencial dianteiro 3 mil, motor 9 mil! Um carro justo é a TR4R, nao é rapida e competitiva, mas é barata de se manter! Tanto que uma TR4R usada hoje, custa o msm preço ou mais caro, do que uma RS do msm ano e 0km as duas tem diferença de 30 mil uma pra outra.

Flávio Cadore
23/07/2009, 00:10
Então o Dakar não rola? hehehehe :mrgreen:

joviari
23/07/2009, 01:31
Rola! Tem uns esquemas de aluguéis all include, só chegar de macacão e capacete e andar! A partir de 600 mil reais! hehehehehehe

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 01:41
Rola! Tem uns esquemas de aluguéis all include, só chegar de macacão e capacete e andar! A partir de 600 mil reais!

lembram da farsa das honda falcon que teriam corrido no dakar em 2000 (ou 2001, não lembro ao certo)? ja me falaram que eram honda xr400 alugadas por leasing na frança e caracterizadas como falcon... a propósito: tudo bem que para motos o custo da "brincadeira" é menor, e agora que o dakar passou a ser no chile e argentina creio que fica menos inacessível... e quanto aos veículos, creio que uma gaiola e um "mano" apzeiro possam ser boas alternativas para reduzir o custo:mrgreen:...

joviari
23/07/2009, 01:47
lembram da farsa das honda falcon que teriam corrido no dakar em 2000 (ou 2001, não lembro ao certo)? ja me falaram que eram honda xr400 alugadas por leasing na frança e caracterizadas como falcon... a propósito: tudo bem que para motos o custo da "brincadeira" é menor, e agora que o dakar passou a ser no chile e argentina creio que fica menos inacessível... e quanto aos veículos, creio que uma gaiola e um "mano" apzeiro possam ser boas alternativas para reduzir o custo:mrgreen:...

Essa "farsa" ´é bastante comum no offroad hehehehe... Aqui no brasil já teve nissan correndo com mecanica da pajero... caminhão engesa com cabine vw, caminhao mercedez com cabine ford, caminhão iveco com mecanica mwm... E por aí vai! Sertões de moto, fora a moto e equipamento de seguranças com 50 mil vai bem... O Dakar ter vindo pra américa latina, refrescou pouco... só o custo de transporte de carros pra Europa, o resto tá tudo igual... pros europeus fez foi encarecer...

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 02:16
Essa "farsa" ´é bastante comum no offroad hehehehe... Aqui no brasil já teve nissan correndo com mecanica da pajero... caminhão engesa com cabine vw, caminhao mercedez com cabine ford, caminhão iveco com mecanica mwm... E por aí vai! Sertões de moto, fora a moto e equipamento de seguranças com 50 mil vai bem...

a boa e velha cabritagem... quanto a correr de moto, sempre tive vontade... mas desde as mortes do daijiro kato e do richard sainct eu deixei essa idéia um tanto de lado... acho que vou montar uma gaiola e convocar um "mano" apzeiro:mrgreen:... a propósito: ja viu umas gaiolas chinesas no estilo daquelas que os americanos fazem, com suspensões duplo a nas 4 rodas, freio a disco e o diabo a 4? às vezes eu fico tentado a importar uma daquelas...

Marcelo A. Marchiodi
23/07/2009, 09:05
O que me deixa put#*% é um Sherpa desses por exemplo, custar isso tudo, e ter uma suspensão engessada daquelas, sei que corro o risco de ser taxado de chato e de me perguntarem quem sou eu pra falar, mas nós estamos muito longe ainda de ter carros bons pra esse tipo de rali, entende-se carros bons como carros com suspensão que preste e não suspensão de Pajero reforçada... tem que jogar esse conceito fora e começar coisa nova, do zero, me lembro que vi o Mark Miller no fórum do RDC pregando o pau na suspensão do Tuareg oficial, que tinha pouco curso e tal e que dava fim de curso o tempo todo. E aqui era um superstar no Sertões, só dava foto dele, chegava a ser sem graça... e mesmo assim ele era anos luz á frente dos carros daqui.

Penso que nos EUA a coisa andou e chegou onde está principalmente por ter-se lugares pra correr, longas extensões de deserto inabitadas praticamente.

Quanto aos custos, lá fora tem gente com recurso mínimo que corre, e categorias pra esse tipo de competidor, mas no final acaba sendo mais acessível pra eles, veja só o que o Joviari falou, sobre o custo de um Fortin aqui, nem se vender um rim dá pra comprar uma pô... e lá os caras comprar um jogo de coilovers por sei lá, 3000 dólares... aqui esses mesmos 3000 provavelmente não compra 2.

Outra coisa: brasileiro não é, e dificilmente vai ser como eles lá, nos fóruns deles vejo muito projeto dos veículos em Solid Works, aqui conta-se nos dedos de uma mão quem tá projetando assim, felizmente quase todos eles participando do fórum!:mrgreen:

Acho que se mudarem as categorias, se tiver mais acessórios/peças acessíveis e gente boa pra montar tudo isso, a coisa vai mudar, mas por enquanto vamos seguindo com as L-200 e cia, caras e engessadas.

É a minha opinião, vejo que tem gente aqui que é do meio do rali, se eu estiver falando merda, que me perdoem!

joviari
23/07/2009, 09:59
a boa e velha cabritagem... quanto a correr de moto, sempre tive vontade... mas desde as mortes do daijiro kato e do richard sainct eu deixei essa idéia um tanto de lado... acho que vou montar uma gaiola e convocar um "mano" apzeiro:mrgreen:... a propósito: ja viu umas gaiolas chinesas no estilo daquelas que os americanos fazem, com suspensões duplo a nas 4 rodas, freio a disco e o diabo a 4? às vezes eu fico tentado a importar uma daquelas...

Um amigo com quem corro as vezes, o Giampaolo, dono da Fapinha, que tem fábrica na China, já pensou várias vezes em trazer uma de lá, acredite é inviável! Dá pra importar mas não emplaca, o que é pré-requisito pra largar em qualquer rally

Ninja4x2
23/07/2009, 10:06
Marcelo vc disse td!! concordo plenamente...
João.. o cheetah do Roberto Tridenti é um carrinho bom de brincar ele é AP, duplo A na frente e atras, reservatório externo de nitrogênio, 139Hp, 280 e 300mm de curso na susp. . .. vc imgina o valor dele??

joviari
23/07/2009, 10:14
O que me deixa put#*% é um Sherpa desses por exemplo, custar isso tudo, e ter uma suspensão engessada daquelas, sei que corro o risco de ser taxado de chato e de me perguntarem quem sou eu pra falar, mas nós estamos muito longe ainda de ter carros bons pra esse tipo de rali, entende-se carros bons como carros com suspensão que preste e não suspensão de Pajero reforçada... tem que jogar esse conceito fora e começar coisa nova, do zero, me lembro que vi o Mark Miller no fórum do RDC pregando o pau na suspensão do Tuareg oficial, que tinha pouco curso e tal e que dava fim de curso o tempo todo. E aqui era um superstar no Sertões, só dava foto dele, chegava a ser sem graça... e mesmo assim ele era anos luz á frente dos carros daqui.

Penso que nos EUA a coisa andou e chegou onde está principalmente por ter-se lugares pra correr, longas extensões de deserto inabitadas praticamente.

Quanto aos custos, lá fora tem gente com recurso mínimo que corre, e categorias pra esse tipo de competidor, mas no final acaba sendo mais acessível pra eles, veja só o que o Joviari falou, sobre o custo de um Fortin aqui, nem se vender um rim dá pra comprar uma pô... e lá os caras comprar um jogo de coilovers por sei lá, 3000 dólares... aqui esses mesmos 3000 provavelmente não compra 2.

Outra coisa: brasileiro não é, e dificilmente vai ser como eles lá, nos fóruns deles vejo muito projeto dos veículos em Solid Works, aqui conta-se nos dedos de uma mão quem tá projetando assim, felizmente quase todos eles participando do fórum!:mrgreen:

Acho que se mudarem as categorias, se tiver mais acessórios/peças acessíveis e gente boa pra montar tudo isso, a coisa vai mudar, mas por enquanto vamos seguindo com as L-200 e cia, caras e engessadas.

É a minha opinião, vejo que tem gente aqui que é do meio do rali, se eu estiver falando merda, que me perdoem!

Concordo que a cultara que temos no rally é de reforçar um carro de rua e adequá-lo as competições e sei também que esse não é o ideal. Por essas e outras razões que o Khezam resolveu construir o buggy, pense numa construção complicada, não acha quem projeta, não acha quem faz cálculo... temos que contar com a ajuda de amigos que são engenheiros de montadoras pra nos ajudar nas horas de folgas.
Quanto ao Sherpa, em que pese todas as suas limitações e quesitos que podem ser melhorados é hoje na minha opinião o melhor carro disponível no rally nacional! E olha que dos que andam, eu já corri em praticamente todos: TR4R, L200R, L200RS, Troller, S10...
Ainda temos muito o que aprender com os gringos! A inscrição do Baja 1000 custa 500 doláres por pessoa! hehehehe O amortecedor Ohlins mais barato disponível no Brasil custa 4.8000!!! Revisãozinha básica, custa mil reais!
Pô a suspensão do Touareg é de uma fragilidade fisível, fiquei impressionado! Tenho umas fotos do dia que o Maurício quebrou! Achei frágil, mas vai demorar anos, pra alguém chegar perto no desenvolvimento e profissionalismo dos caras!

joviari
23/07/2009, 10:18
Marcelo vc disse td!! concordo plenamente...
João.. o cheetah do Roberto Tridenti é um carrinho bom de brincar ele é AP, duplo A na frente e atras, reservatório externo de nitrogênio, 139Hp, 280 e 300mm de curso na susp. . .. vc imgina o valor dele??

Dificil dizer, os Tridenti, fazem tudo em "casa", eles projetam, eles constroem, eles correm... Vou chutar... uns 50 mil reais pra fazer com todo novinho! De brincar pode até ser bom, mas de correr, já tá comprovado que não é! heheheh Só andam láááááá atrás! Sair de casa pra ser rabo de elefante não é minha atividade preferida, mas a iniciativa é louvável!

Marcelo A. Marchiodi
23/07/2009, 10:19
Um amigo com quem corro as vezes, o Giampaolo, dono da Fapinha, que tem fábrica na China, já pensou várias vezes em trazer uma de lá, acredite é inviável! Dá pra importar mas não emplaca, o que é pré-requisito pra largar em qualquer rally


Se não me engano, tem um desses no nordeste, tenho que ver com um amigo meu que é da área de buggys lá, mas me lembr oque ele disse que tinha um desses lá.

Tem um tópico no RDC sobre um desses "buggys" chineses, grande parte dele é montado na China e mandado pra lá, com peças de lá... acho que vou criar um tópico sobre isso ou resgatar um antigo que tinha feito sobre o assunto, pra não desvirtuar este aqui!

Essa discussão é boa!

Ninja4x2
23/07/2009, 10:21
isso ai é gambiarra meu hauhauahuahauhauhauhauhauaha

joviari
23/07/2009, 10:27
Pra não dizerem que eu sou um cético, que desestimulo a galera, aqui vão fotos de alguns protótipos que já vi andando e que correram o Sertões. Calhambeque dos Fischer, Fordinha do Pedro Focas e uma gaiola AP do Fábio Sarmento, que correu o Sertões de 2003 com ela, quem navegava era a mulher dele Soraya, o cara nem apoio tinha, ele mesmo fazia a manutenção do carro a noite. Terminaram em 5º na protótipo, hoje com os Sherpa andando, acho que não conseguiriam esse resultado.
A Ford 50, das fotos, é uma pajero gls daquelas antigas, com "outra roupa"

Ninja4x2
23/07/2009, 10:31
a susp. desse baja é melhor q a do Touareg hehehehe

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOrxRNrnr-VNqQCl_O0UGCHhDCbLoOedpEwcPqGEoUXvIyxT11xGUEkQ21WU SzpRkDzLaUolqPG4dVr0iA83H0EAm1T1UJdf3uwbSp5hk1UND-2hnVUYgPIV.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAxF2BTuDVO4pYBgmvKY0uzzVHjLlqgW01BAVEQFWTK_yo-u-unkvJxIo9uLNbuoSrt4ioUEOGdFXYjAMMevlHkAm1T1UNOHu0C u9fsdE7TaGedt5LNVhCTC.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJI1SQEtV5ASWUmxQ_w3IQq9XQ23W38wruBmHGnKnWLPdT nNlQqU0OnwhSP0Gfk_dyTZQcQf_kPEO-Vj_MmzPbMAm1T1UMMz3ALv4kL3vK33tZ34a62KVgww.jpg

joviari
23/07/2009, 10:36
Menos, bemmm menos!

joviari
23/07/2009, 10:43
Agora fotos da gaiola do Zebra, foram feitas duas delas, em que pese a "roupa" bonitinha, era bem pouco desenvolvida, um gaiola dessas "normais", mas com duplo A na frente e vestida com fibra! Só andaram no Sertões de 2003... Ninja o cara que aparece em pé do lado da gaiola, é o Fabrício Abrantes, o cara que montou e correu o Sertões com o Baja que hoje está com o Lana. Aprofeito e mando mais uma foto do carro do Fischer e outra da gaiolinha do Fábio.

Ninja4x2
23/07/2009, 10:54
já vi esse zebra!!! o fordinho é lindo d+ :-) prototipo tem seu charme! :-)

Ninja4x2
23/07/2009, 10:56
se gaiola faz sertoes, essa do fabio por exemplo, da para correr no rally sp intão uai!

Joao.. tem mais foto do baja q está com o lana??

marcelo cenora
23/07/2009, 10:59
td bando de doido.

joviari
23/07/2009, 11:00
O Fordinho não é de todo protótipo! Usa chassis, câmbio, t-case, motor, eixo traseiro, tudo de Sw4! Mas são lindos e andam forte!

Ninja4x2
23/07/2009, 11:02
hunn...........

joviari
23/07/2009, 11:03
se gaiola faz sertoes, essa do fabio por exemplo, da para correr no rally sp intão uai!

Joao.. tem mais foto do baja q está com o lana??

Da pra se inscrever, e percorrer as especiais... correr acho díficil! hahahahaha Veja os Tridenti, eles até tentam correr, mas os tempos são uma vergonha! hehehehe Sair de casa pra fazer turismo é ruim demais! Tem que voltar com alguma coisa pra botar na estante!
Não tenho mais fotos.

Ninja4x2
23/07/2009, 11:29
o tridenti ano passado ficou em segundo no rally sp. força livre

Ninja4x2
23/07/2009, 11:35
geralmente o tridenti anda 2 minutos abaixo do lider... por aí.. hehehehe

joviari
23/07/2009, 11:51
O Tridente anda na força livre, mesma categoria que o Vitor Fishcer de Fordinho, o Vitor anda sempre entre os 5 primeiros da geral... Considerando que cada especial no paulista tem cerca de 30km, se ele tomar 3 minutos por volta, significa que ele toma por km 6 segundos do líder! É um tempo considerável!
Veja os resultados do rally do engenho do ano passado:
212 Vitor Fischer / Daniel Simon Ford F Livre 1ª) 00:39:05, 2ª) 00:34:03, 3ª) 00:35:11,9 4ª) 00:48:57,9; Tempo Total 02:37:18,0
Jose Roberto Tridenti / Marcos Piazza Fiorino F Livre 1ª)50:00,0; 2ª)00:41:04,3; 3ª) 00:40:46,8; 4ª) 01:15:00,0 Tempo Total: 03:26:51
O Tridenti tomou quase 13 minutos do líder da categoria dele, por volta! Ou 26 segundos por Km é uma nabaaaaaaaaaa, melhor ficar em casa, jogando xbox! hehehehe

Ninja4x2
23/07/2009, 11:54
http://www.carrox.com.br/publix/galeria/2318.jpg

http://www.carrox.com.br/publix/galeria/2267.jpg

dhmarcio05
23/07/2009, 12:33
Oba!! Posta mais destes aí, Ninja!!!
Aliás, cheguei a ver um vídeo de uma Variant II e uma Parati com suspensões alteradas no Youtube.. se tiver alguma coisa parecida posta aí, por favor.

joviari
23/07/2009, 12:59
Em tempo não é um Fiorino, é um buggy tubular, com motor central, com carroceria de Fiorino pra chegar no peso mínimo necessário! Não Tem nada de mecânica da fiorino nesse carro!

Ninja4x2
23/07/2009, 16:09
pois é... só a lata da fiorino.. tenho umas fotos da montagem dela..

Ninja4x2
23/07/2009, 16:16
http://www.trafil.com.br/fiorino/fotos/images/foto12.jpg

http://www.trafil.com.br/fiorino/fotos/images/foto08.jpg

http://www.trafil.com.br/fiorino/fotos/images/foto03.jpg

Marcio samuca
23/07/2009, 18:55
http://www.trafil.com.br/fiorino/fotos/images/foto12.jpg

http://www.trafil.com.br/fiorino/fotos/images/foto08.jpg

http://www.trafil.com.br/fiorino/fotos/images/foto03.jpg


Qual motor este carro usa, (ja que nao pode chamar de fiorino)

Marcio samuca
23/07/2009, 19:08
Flávio eu falava em largar em uma prova "comum" que as inscrições giram em torno de 1500 reais. A inscrição pro Sertões custa 15 mil na categoria carro/caminhão.
Pra se correr um Rally dos Sertões, fora o carro, um participante "modesto" não gasta menos do que 100 mil reais. Vejamos: inscrição: 15 mil; pacote de hotel 3,6 mil; passagens aéreas 2,5 mil; carreta pro carro ida/volta 5 mil; equipe de apoio 35 mil(preço médio); combustível 5 mil; 18 pneus (andamos 6, 4 rodando e 2 de estepe, os que rodam são trocados de dois em dois dias, o correto é pneu novo todo dia, mas como disse: piloto "modesto) 15 mil... só aqui listei 81.000 de gasto, isso é certo! Some-se aqui as peças de reposição que certamente serão váriassss, equipamento pessoal de segurança do tripulantes(cerca de 10 mil reais pra cada um...). Quando me perguntam, quanto alguém que quer começar no rally, que não tem nada de rally, vai gastar pra correr um Rally dos Sertões, eu digo que 300 mil reais! É caro! Muito caro! E o rally ainda é um dos esportes a motor, mais baratos que existem! Uma corrida de pick-up racing custa 40 mil reais! hehehehehehe

Cara, se precizar em sua equipe de um ajudante de mecânica, lavador de peças, lavador noturno de carros, ou ate mesmo alguem para servir o cafezinho, pode me chamar, pelo tanto que se gasta deve ate pagar mais ou menos por um orelhaseca, sou um candidato, hehehe.

joviari
23/07/2009, 19:16
Cara, se precizar em sua equipe de um ajudante de mecânica, lavador de peças, lavador noturno de carros, ou ate mesmo alguem para servir o cafezinho, pode me chamar, pelo tanto que se gasta deve ate pagar mais ou menos por um orelhaseca, sou um candidato, hehehe.

Marcio, um bom mecânico recebe 1500 reais livres por 10 dias de trabalho. Um "oreia" um salário mínimo livre. heheheehehehe Podexa que qdo a gente tiver uma vaginha eu chamo o companheiro!

Marcio samuca
23/07/2009, 19:27
Marcio, um bom mecânico recebe 1500 reais livres por 10 dias de trabalho. Um "oreia" um salário mínimo livre. heheheehehehe Podexa que qdo a gente tiver uma vaginha eu chamo o companheiro!

Bom, um bom mecanico eu não chego a ser (um dia quem sabe), mais eu dou minhas chavadas (minha gaiola foi eu mesmo que construi, do inicio ate o funcionamento), mais receber, mesmo que um salario minimo, para acompanhar a equipe durante 10 dias em uma prova desta, ta bom demais, quando tiver uma vaginha ai pode me chamar, não vai se arrepender. hehe. nem eu hehe

Flávio Cadore
23/07/2009, 20:12
Por 1500 por semana estamos aí também...tenho até uma gaiola para crash test...
Mas é bonita aquela "não Fiorino"!

Outro dia estava vendo uns vídeos do Dakar 2009 no YOU TUBE e o que eu ví????
Resposta: Um Kart Cross que corre no campeonato europeu, daqueles que tem motor 600 cc, deve ser na categoria brinquedo. Imagino que seja um cara com $$$ que veio se divertir no Dakar, deve ter passado maus bocados naquelas dunas do rally.

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 21:34
Um amigo com quem corro as vezes, o Giampaolo, dono da Fapinha, que tem fábrica na China, já pensou várias vezes em trazer uma de lá, acredite é inviável! Dá pra importar mas não emplaca, o que é pré-requisito pra largar em qualquer rally

é possível emplacar... basta equipar com parabrisa, iluminação, buzina, painel, cintos............... e fazer o cadastro no renavam...

Ronaldo B.
23/07/2009, 21:47
é possível emplacar... basta equipar com parabrisa, iluminação, buzina, painel, cintos............... e fazer o cadastro no renavam...

Eu recomendo vc acessar o site do Denatran http://www.denatran.gov.br/index.htm , dar uma lida no CBT e nas resoluções do Contran.

Vc vai ver que não é tão simples assim o processo de emplacamento.

[]´s

joviari
23/07/2009, 21:52
é possível emplacar... basta equipar com parabrisa, iluminação, buzina, painel, cintos............... e fazer o cadastro no renavam...

Possível é fazer praticamente qq coisa... além do emplacamento, teria as peças reservas, nacionalização da injeção... mais viável desenvolver um projeto nacional! Me lembro das primeiras S10 de rally, que na verdade eram truggys de Desert Ride importadas dos EUA, usavam motor Chevy V8 small block central e eram automáticas, só funcionavam com gasolina pódium e quilos de aditivos! A Patrol do Portuga que veio em 2006, padecia do msm mal, não funcionava... Importar e emplacar é só o começo dos problemas!

joviari
23/07/2009, 21:55
Por 1500 por semana estamos aí também...tenho até uma gaiola para crash test...
Mas é bonita aquela "não Fiorino"!

Outro dia estava vendo uns vídeos do Dakar 2009 no YOU TUBE e o que eu ví????
Resposta: Um Kart Cross que corre no campeonato europeu, daqueles que tem motor 600 cc, deve ser na categoria brinquedo. Imagino que seja um cara com $$$ que veio se divertir no Dakar, deve ter passado maus bocados naquelas dunas do rally.

Flávio, o Dakar pelo sua grande exposição mundial, é reduto de malucos querendo aparecer! No último dakar europeu, tinha uma dupla, correndo com um Citroen 1950, com dois motores originais da época, um pra dianteira e outro pra traseira, cada um deles com 2hp! Ou seja o carro tinha 4hp ao todo! Vira e me mexe tem um maluco, fazendo alguma gracinha! No ano passado tinha um maluco correndo de Nissan no dakar, que a carroceria do carro era um barraquinha de vender batata frita, aonde o rally parava ele distribuía batatas fritas aos locais... vai entender! hehehe

joviari
23/07/2009, 21:59
O "batateiro" do Dakar! hahaha

Ninja4x2
23/07/2009, 22:05
huahauhauhuah cada uma hein...

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 22:14
Possível é fazer praticamente qq coisa... além do emplacamento, teria as peças reservas, nacionalização da injeção... mais viável desenvolver um projeto nacional! Me lembro das primeiras S10 de rally, que na verdade eram truggys de Desert Ride importadas dos EUA, usavam motor Chevy V8 small block central e eram automáticas, só funcionavam com gasolina pódium e quilos de aditivos! A Patrol do Portuga que veio em 2006, padecia do msm mal, não funcionava... Importar e emplacar é só o começo dos problemas!

contanto que tenha o amortecedor que algumas usam...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=182528&stc=1&d=1248397984

Ninja4x2
23/07/2009, 22:33
de onde é essa laranja aí??

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 22:40
de onde é essa laranja aí??
china... usa uma versão "genérica" de um motor mitsubishi 1.6...

Ninja4x2
23/07/2009, 22:43
massa hein..

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 22:53
se o nosso (des)governo tivesse apoiado a gurgel provávelmente os apreciadores de veículos 4x2 com aptidão ao off-road poderiam estar contando com coisa parecida ou melhor......... vejam o obâmis cagando sangue para a gm não falir...

joviari
23/07/2009, 23:01
contanto que tenha o amortecedor que algumas usam...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/attachment.php?attachmentid=182528&stc=1&d=1248397984

Já deu uma olhada nos amortecedores que usamos no nosso buggy? hehehehehe E o motor não é 1.6 genérico! É nissan v6 de 350cv preparado pelo paulinho da TAG, que faz os motores da GT3, do audi de endurance da Medley... hehehe Com a grana do buggy, daria pra trazer váriosss modelos de carros de fora, mas a nacionalização (gambiarras hehehe) poderia estragar o projeto original do carro, por isso optamos por uma solução caseira, nem tão caseira assim, já que todas as peças são gringas...

joviari
23/07/2009, 23:05
Já que o tema é racing... alguém aqui já viu as gaiolas do Tiriva Speed do Paraná? Gostei muito das fotos, principalmente do modelo de dois lugares com motor AP central! Da pra fazer um briquedão legal! Chassis todo tubular, uma solução interessante de alavanca de câmbio elevada... Gostei, liguei pra, conversamos por um bom tempo, me pareceu entender do que faz, tem excelentes resultados em corridas no Sul... Idéias, idéias, idéias...

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 23:10
Já deu uma olhada nos amortecedores que usamos no nosso buggy? hehehehehe E o motor não é 1.6 genérico! É nissan v6 de 350cv preparado pelo paulinho da TAG, que faz os motores da GT3, do audi de endurance da Medley... hehehe Com a grana do buggy, daria pra trazer váriosss modelos de carros de fora, mas a nacionalização (gambiarras hehehe) poderia estragar o projeto original do carro, por isso optamos por uma solução caseira, nem tão caseira assim, já que todas as peças são gringas...

mas aí o custo f*de tudo...

Ninja4x2
23/07/2009, 23:16
nunca ouvi falar nesse cara aí jão victor, tem foto da criança aí??

joviari
23/07/2009, 23:27
http://www.orkut.com.br/Main#Profile.aspx?uid=680119115295374236
Esse é o orkut dele! O cara é tri-campeão do indoor da fenajeep em 4 categorias diferentes... na velocidade na terra no Sul ele arrebenta! Os Franciosi, que correm o Sertões de sherpa, correm velocidade na terra na Bahia com chassis do Tiriva, são campeões por lá também!

Ninja4x2
23/07/2009, 23:32
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAISzDzXe1Q8OVqjHgC0OsHMUEK_LgOiIhRMPbCwvb22Cs1 102Vzm3DhSfw8llU5yzmRPgcJVAM2XIJ0TiPnt8cYAm1T1UOlq JdCAsoKY9JmtRVaJrYBgbULj.jpg

joviari
23/07/2009, 23:33
mas aí o custo f*de tudo...

Uma gaiola de 250 cilindradas, trazida da china, relativamente simples, 2 lugares, suspensão tabajara e etc... CHEGA no Brasil por 11 mil reais, são vendidas pela Fapinha e no ML por cerca de 17 mil reais... Uma dessa que você mandou a foto acredito que não chegue aqui por menos de 80 mil reais, depois, vai dar manutenção nessa mecânica genérica com peças de onde? Ainda acreditando nas soluções "nacionais"!

Ninja4x2
23/07/2009, 23:34
http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAALKZSi-1zEO6Fj-D73kftCBUVBqF13OrX54yTjj3LQyx-C8SGjfvl68iSR0K3NCmJgQzM4oG8ktwF4ri-SSmXoQAm1T1UJQrWMLCV43iO5J5pQ5B4FBFEIAg.jpg

Ninja4x2
23/07/2009, 23:38
tem razão.. vai importar as peças da china para repor, q sai caro!.. ou fazer gambiarra para arrumar hauhahaha

cRiPpLe_rOoStEr
23/07/2009, 23:41
Uma gaiola de 250 cilindradas, trazida da china, relativamente simples, 2 lugares, suspensão tabajara e etc... CHEGA no Brasil por 11 mil reais, são vendidas pela Fapinha e no ML por cerca de 17 mil reais... Uma dessa que você mandou a foto acredito que não chegue aqui por menos de 80 mil reais, depois, vai dar manutenção nessa mecânica genérica com peças de onde? Ainda acreditando nas soluções "nacionais"!

chega por menos de 50mil tranqüilamente... na china tem umas à venda por menos de 8000 dólares...

joviari
23/07/2009, 23:47
chega por menos de 50mil tranqüilamente... na china tem umas à venda por menos de 8000 dólares...

Se for usadas não dá pra importar... ainda que chegue por 50 mil, vai garrar na manutenção! Chinês é foda em pós-venda, são especialistas em cópias/falsificações/produção em grande escala, nego chega lá de qq lugar do mundo com modelo de alguma coisa, quis quantidade, os xing-ling adaptam a linda de montagem da fábrica pra atender seu pedido, fazem o que vc quer depois redaptam pra atender o próximo... não tem pós-venda, direitos do consumidor como nós aqui! Não atôa, a "garantia" deles é entregar 15% a mais do pedido, pra quem compra deles, poder "garantir" o produto no país final... CHINES não é desse mundo!

cRiPpLe_rOoStEr
24/07/2009, 00:02
Se for usadas não dá pra importar... ainda que chegue por 50 mil, vai garrar na manutenção! Chinês é foda em pós-venda, são especialistas em cópias/falsificações/produção em grande escala, nego chega lá de qq lugar do mundo com modelo de alguma coisa, quis quantidade, os xing-ling adaptam a linda de montagem da fábrica pra atender seu pedido, fazem o que vc quer depois redaptam pra atender o próximo... não tem pós-venda, direitos do consumidor como nós aqui! Não atôa, a "garantia" deles é entregar 15% a mais do pedido, pra quem compra deles, poder "garantir" o produto no país final... CHINES não é desse mundo!

e o pior é que eram 0km......... é tentador, mas o pós-venda realmente deixa com a pulga atrás da orelha...

ANDRÉHUFF
24/07/2009, 09:33
a susp. desse baja é melhor q a do Touareg hehehehe

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAOrxRNrnr-VNqQCl_O0UGCHhDCbLoOedpEwcPqGEoUXvIyxT11xGUEkQ21WU SzpRkDzLaUolqPG4dVr0iA83H0EAm1T1UJdf3uwbSp5hk1UND-2hnVUYgPIV.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAxF2BTuDVO4pYBgmvKY0uzzVHjLlqgW01BAVEQFWTK_yo-u-unkvJxIo9uLNbuoSrt4ioUEOGdFXYjAMMevlHkAm1T1UNOHu0C u9fsdE7TaGedt5LNVhCTC.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAJI1SQEtV5ASWUmxQ_w3IQq9XQ23W38wruBmHGnKnWLPdT nNlQqU0OnwhSP0Gfk_dyTZQcQf_kPEO-Vj_MmzPbMAm1T1UMMz3ALv4kL3vK33tZ34a62KVgww.jpg


Que baja fantastico vc teria mais fotos ou um site onde eu possa obter masi informações sobre ele??

Ninja4x2
24/07/2009, 10:32
o dono se chama Fontana Baja creio q ele ainda está aqui no forum... proucure o nick dele !

joviari
25/07/2009, 19:10
Realmente esse baja foi feito por um gringo, ele era de Arcos-MG e disse nas perguntas que fez "desert racing" nos EUA por mais de 20 anos, fez pra passar o tempo e colocou a venda no Mercado Livre por R$ 10000,00, na época o povo não entendia que era um baja pra rali e não trilha, ficavam enchendo o saco do cara porque o baja era muito "comprido"! :lol:
Eu tenho um monte de foto dele também aqui, até que o cara se virou bem sem uma curvadora decente!
O motor dele tá invertido mesmo.
Onde foi parar será?
Essas fotos são diferentes das que eu tenho aqui... e pelo que sei (segundo um amigo de outro fórum, que era da mesma cidade que ele), o gringo foi embora do Brasil e deixou os filhos na mão... que acabaram vendendo esse baja por ... pasmem... R$ 2500,00 !!! Pois ninguém queria comprar a "geringonça"... um pouco de atenção nesse baja, uns coilovers e pneus bons e se tem quase um classe 5 nas mãos, o carro do jeito que tá já é meio caminho andado.

O atual dono da gaiola quer vendê-la entrega por 3 mil reais!!! Pra quem tá mais perto vale a pena!
rogerioprego@hotmail.com é o msn dele.

Ninja4x2
26/07/2009, 08:42
aí.. 3 conto vale..

joviari
26/07/2009, 10:08
aí.. 3 conto vale..

Vi umas fotos de como ele está hoje e não gostei! O motor é 1200 só e tá bemmm maltrada!

joviari
26/07/2009, 10:24
Comprei sexta-feira um chassis de gaiola que um amigo tinha guardado a mais de dez anos.
O que ele sabe é que o chassis foi feito em Recife em 1998, por um cara que segundo ele fazia chassis pra negada andar nas dunas, vocês irão notar que é mais longo que a maioria das gaiolas.
Vou montá-la no regulamento FIA, não pretendo correr com ela, mas vou montá-la como se fosse pra isso, irá ser fechada, ter todos os equipamento exigidos pela FIA, ar condicionado...
Só vou mexer nela, a partir de janeiro do ano que vem.
Tenho viagem agendada pros EUA em outubro, de lá trarei suspensão dianteira completa, em cromolibidênio com braços longos, esse sistema é o usado nos carros da classe 2 nas corridas de deserto por lá; shifter rápido pra troca de marchas; caixa de direção rápida (meia volta pra cada lado); cubos de roda; amortecedores coil over dianteiros e traseiros... entre outras coisinhas...
Mais pra frente irei criar um tópico só pra ela, mas tenham paciência acho que demoro no mínimo um ano pra deixa-la pronta. Por enquanto o dinheiro e o tempo, está sendo consumido por um avião que estou montando desde 2006, se Deus quiser até o final do ano voa.

joviari
26/07/2009, 10:26
Esqueci de dizer: os tubos usados no chassis tem 3mm de parede e o chassis é completamente GALVANIZADO!!

Ninja4x2
26/07/2009, 10:47
vai ficar top em joão victor! e o baja do lana.. não vai comprar não? e o tiriva? :-)

joviari
26/07/2009, 11:30
vai ficar top em joão victor! e o baja do lana.. não vai comprar não? e o tiriva? :-)

Ou compraria o baja do Lana pra atualizar ou montaria uma gaiola. Optei pela segunda opção, prefiro construir a meu gosto do que reformar o que ta feito! Tiriva é show, mas mexe mais com pista! Saca muitooooo o cara!