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Ver Versão Completa : Que motor usar num CJ-5



Willão64
20/07/2009, 02:56
Opa, e ai turma, beleza? Minha duvida é a seguinte. Comprei um cj 64 a pouco tempo. mas tem muita coisa de mecanica pra arrumar nele. o cambio eu já vou trocar por um 260F. Agora minha duvida é no motor. meu jeep está com o motor 3000 do Maverick. Eu deixo esse motor mesmo, coloco um de opala 4 cilindors, um um opala 6 cilindros ou um Ap... Sei lá me deem uma dica, pois já me disseram que opala 6 caneco é exagero, mas se bem que eu tenho o pezinho meio pesado e gosto de pisar um cado.

Um grande abraço!!!:concordo:

Ronin bh
20/07/2009, 04:41
Fla irmaaooo...tenho um willys 62, o esterquinho, uso o motor do maverick mesmo, meu motor é totalmente novo, gastei +-1200 nele, o que seria um ap ou um motor de opala, mais n me arrependo, pois ele ficou 100000000% e naum me causa nem 1 problema, e alem de tudo é economico 8-9km/l e olha que ele tem bloqueio ensimec 100% na frente e atras:twisted:...dexa o q ele ta mesmo...é minha sugestao !:-D

Marcelo Cunha
20/07/2009, 08:59
Se o teu motor estiver ok, faz um upgrad nele que vai ficar show e você não mexe no Jeep inteiro e não se incomoda com documentação.

Willão64
20/07/2009, 11:40
Mas o motor 3000 é confiavel? eu tenho o pé meio pesado... e de vez em quando devo viajar no jeep. E que upgrade eu poderia fazer nele???

Marcelo Cunha
20/07/2009, 12:00
Sugiro uma ignição eletrônica, coletor dimensionado, carburação ou quem sabe até injetar o motor.
Mas veja bem são sujestões para um motor que esteja em condições.
Pesquise aqui mesmo no fórum, tem muita informaçao a disposição.
Comece de acordo com as sua possibilidades $$$$.
O motor é bom. :concordo:

Rafaminc
20/07/2009, 13:18
Báh, se tivesse grana eu colocaria um AP 2.0 multiponto. Tive 2 Santanas com esse motor e ficava impressionado com a economia e potência. Fazia média 10, 10.5 na estrada andando acima de 110km/h.
Depois seria só colocar GNV no bixo para ficar mais econômico que carro 1000.

Elison
20/07/2009, 18:49
Opa, e ai turma, beleza? Minha duvida é a seguinte. Comprei um cj 64 a pouco tempo. mas tem muita coisa de mecanica pra arrumar nele. o cambio eu já vou trocar por um 260F. Agora minha duvida é no motor. meu jeep está com o motor 3000 do Maverick. Eu deixo esse motor mesmo, coloco um de opala 4 cilindors, um um opala 6 cilindros ou um Ap... Sei lá me deem uma dica, pois já me disseram que opala 6 caneco é exagero, mas se bem que eu tenho o pezinho meio pesado e gosto de pisar um cado.

Um grande abraço!!!:concordo:


Cara, o motor 3000 é muito bom, agora se vc colocar um cabeçote do Itamaraty (aquele com o coletor de admissao separado) e um carburador 446, o bixo fica animal, o ganho de potencia com esse cabeçote é muito grande, e a grande vantagem é que fica praticamente sem adptaçoes.
ah, como o motor 3000 tem mais cilindrada que o original 2600, é bom trocar todo o sistema de escapamento por um com diametro um pouco maior para que o motor possa trabalhar mais solto.

Abçs

Elison
20/07/2009, 18:54
Mas o motor 3000 é confiavel? eu tenho o pé meio pesado... e de vez em quando devo viajar no jeep. E que upgrade eu poderia fazer nele???

Usei essa configuracao por anos em viagens e trilhas pesadas e nunca tive problemas com o motor, porem sugiro que vc utilize uma junta do cabeçote revestida com cobre nas duas faces (junta pra motor turbo)

Leonardo Raffi
20/07/2009, 19:01
Tchê se ele esta mais ou menos usa ele até estourar e tira suas próprias conclusões...
claro q ig eletronica panela p distribuidor ou dis... meu cj2-a tnha um opala 4 151 s muito bom mas agora com um opala 6 3800 muuuuiiitooo melhor... eu não voltaria usar o opala nem o ap... se tivesse dinheiro e não estivesse satisfeito com opalao eu usaria um falcon 4.9 injetado..é animal gosto é gosto...

Marcelo Cunha
20/07/2009, 19:05
Mas o motor 3000 é confiavel? eu tenho o pé meio pesado... e de vez em quando devo viajar no jeep. E que upgrade eu poderia fazer nele???

Não não vai se arrepender, tem muita gente por aqui satisfeito com esse motor.

Mauricio Rotta
20/07/2009, 21:17
Eu sou fã de motores 6 bocas, não trocaria jamais um 3000 ou um 4.1 ou um Falcon por nenhum AP. Aliás, até o bom e velho BFão 161 é um senhor motor quando a questão é durabilidade.

Mas como ja foi dito morro acima esse motor 3000 do maverick é uma das melhores opçoes pra Jeep, e com o cabeçotão itamaraty melhora ainda mais!

rubensx
20/07/2009, 21:56
bom eu num ia mas vou comentar ahuahuaah

seguinte esse motor se o gasto de combustivel num for o problema ai sim cabe;cote de itamaraty e injeção programável


ai sim vc tem O motor, ele original, sinceramente...

sou mais o OHC é menos gastão e tem praticamente o mesmo torque

Rafaminc
21/07/2009, 08:32
O grande problema dos velhos 6 cil, são as válvulas de escape no bloco. Você nunca vai ter uma queima eficaz do combustível devido ao formato da camâra de combustão, e de quebra o consumo não tem como melhorar muito.
Acho que até na cabeça do pistão temos problemas, pois o cabeçote cobre metade da cabeça na hora da explosão, e isso deve diminuir muito o aproveitamento da força dos gases na hora que o pistão encontra-se no PMS.
Não tiro os méritos dos 6 cilindros, pois ainda quero tirar um tempo para retrabalhar e brincar com meu BF e tirar o máximo de aproveitamento dele, mas tendo grana para investir, tem muito motor mais moderno, leve, de manutenção barata e econômico que poderia ser adaptado.
Coloquei alguns dados + - só para ter um idéia entre as diferenças entre alguns motores:

AP 2000 / 112 CV = 500 cc por cilindro = 28 CV por cilindro
Torque 17.3 mkgf a 2400 rpm

OHC - 2300 cc / 99 CV = 575 cc por cilindro = 24,75 CV por cilindro
Torque 16,9 mkgf a 3.200 rpm

Opala 2400 / 98 CV = 600 cc por cilindro = 24,5 CV por cilindro
Torque 19.8 mkgf a 2800 rpm

BF 161 - 2600 cc / 90 CV = 433 cc por cilindro = 15 CV por cilindro
Torque 18,67 mkgf a 2.000 rpm

BF 161 - 2600 cc / 110 CV Itamarati = 433 cc por cil. = 18,3 CV por cil.
Torque 19,36 mkgf a 2.000 rpm

BF 161 - 3000 cc / 112 CV = 500 cc por cilindro = 18,6 CV por cilindro
Torque 22,6 mkgf a 2.000 rpm

Isso sem contar os motores com 4 válvulas por cilindro, onde a cada 400 cilindradas, tira-se fácilmente 30 CV...

Elison
21/07/2009, 09:41
O grande problema dos velhos 6 cil, são as válvulas de escape no bloco. Você nunca vai ter uma queima eficaz do combustível devido ao formato da camâra de combustão, e de quebra o consumo não tem como melhorar muito.
Acho que até na cabeça do pistão temos problemas, pois o cabeçote cobre metade da cabeça na hora da explosão, e isso deve diminuir muito o aproveitamento da força dos gases na hora que o pistão encontra-se no PMS.
Não tiro os méritos dos 6 cilindros, pois ainda quero tirar um tempo para retrabalhar e brincar com meu BF e tirar o máximo de aproveitamento dele, mas tendo grana para investir, tem muito motor mais moderno, leve, de manutenção barata e econômico que poderia ser adaptado.
Coloquei alguns dados + - só para ter um idéia entre as diferenças entre alguns motores:

AP 2000 / 112 CV = 500 cc por cilindro = 28 CV por cilindro
Torque 17.3 mkgf a 2400 rpm

OHC - 2300 cc / 99 CV = 575 cc por cilindro = 24,75 CV por cilindro
Torque 16,9 mkgf a 3.200 rpm

Opala 2400 / 98 CV = 600 cc por cilindro = 24,5 CV por cilindro
Torque 19.8 mkgf a 2800 rpm

BF 161 - 2600 cc / 90 CV = 433 cc por cilindro = 15 CV por cilindro
Torque 18,67 mkgf a 2.000 rpm

BF 161 - 2600 cc / 110 CV Itamarati = 433 cc por cil. = 18,3 CV por cil.
Torque 19,36 mkgf a 2.000 rpm

BF 161 - 3000 cc / 112 CV = 500 cc por cilindro = 18,6 CV por cilindro
Torque 22,6 mkgf a 2.000 rpm

Isso sem contar os motores com 4 válvulas por cilindro, onde a cada 400 cilindradas, tira-se fácilmente 30 CV...

Apenas uma correcao: o motor 3000 do Itamaraty tem 140 CV, e com base nesses dados fica mais fácil escolher, para um jeep, na maioria das situaçoes de uso, oque importa é forca, torque, logo o 3000 com cabeçote do Itamaraty leva vantagem.
Com relacao ao consumo, ele pode ficar muito economico, desde que bem aproveitado, explico: como o motor tem muito torque, eu troquei meu diferencial original (9 x 44) por um com relacao mais longa (11 x 45), e a a caixa original 3m por uma 4m do motor OHC 4 cil (que tem a relacao da 1a mais curta), resultado: a relacao da primeira marcha ficou com muita forca e a 4 marcha longa (execente para viagens e deslocamentos), com isso o carro fica forte na trilha e economico no asfalto.

rubensx
21/07/2009, 10:10
bom só faltou colcoar a relação Peso x Pôtencia

por isso sempre digo que mais vale vc ter um 4cc parrudo com turbo, supercharger, injeção do que um 6cc pesado e carburado...

Rafaminc
21/07/2009, 11:45
É a tendência mundial, os carros esportivos estão mudando para motores menores, mais leves, com menos cilindros e mais potentes. Perdemos o belo ronco de um 6 caneco, mas em comprensação ganhamos em economia e manuteção...
Como uso muito o Jeep, inclusive para trabalhar, eu optaria por um motor mais econômico e moderno. Que em qualquer esquina eu encontre peças de reposição.
Agora, se é só para dar umas voltinhas no fim de semana, nada melhor que um motorzão 6 caneco para dar umas apavoradas, hehe...

Ronin bh
21/07/2009, 15:38
Hj eu regulei o carbura do meu, ta 0km !!!!!!!! bom d ++++++ !!!!!!! n vejo pq usar otro motor ! pelo menos por enquanto !

Willão64
22/07/2009, 01:43
AE galera... valeu pelas dicas... Vou manter meu 3000 por enquanto, já que o bicho é parrudo, vou largar ele quieto lá mesmo...
MAs agora vai uma outra duvida, pra passar ele pra alcool, compensa ou não. Pois na minha regiao a gasolina ta 2,39 e o alcool 1,12.... Ai acho que rola né... O que eu tenho que mudar no motor...

Abraço a todos.

Rafaminc
22/07/2009, 07:54
Rebaixar cabeçote para aumentar a compressão, avançar o ponto, diminuir o difusor do carburador, aumentar giglê, colocar reservatório de gasolina p/ partida a frio... Deve ter muita coisa no fórum explicando isso. Mas nada impede de vc fazer uns testes em casa mesmo. Se vc não quer abrir o motor p/ rebaixar o cab., tenta começar a diminuir a proporção da gasolina gradativamente e ir regulando o carburador / distribuidor até achar o ponto que o motor fique ainda bom.

Eu nunca coloquei álcool no meu BF 2600 pq acho que não iria funcionar direito devido a baixa compressão deste motor, mas já transformei minha moto e ficou muito bom. Só que rebaixei um pouco o cabeçote, fiz um polimento nos dutos de adm. e esc., aumentei 30% a entrada de ar e 60% os gicles, coloquei um filtro maior e silenciador sem restrição dos gases.
O motor ficou do capeta, depois dos 5000 RPM parece que entra outro motor junto. Só a questão do combustível que acabei fazendo uma mistura de 50% gasolina / 50% álcool, pois só no álcool o motor demora muito para aquecer e afinar, daí na proporção de 1/2 a 1/2 não bate pino e ficou com menos falhas na aceleração...

rubensx
22/07/2009, 09:47
rafa ce tá passando dos 5mil num bf-161 ???

tem rpeparação no bixo né? porque isso é fim de faixa de giro original (5.600rpm +/-)

cuidado

Rafaminc
22/07/2009, 10:01
Não, hehe... estava só comentando da minha experiência em transformar um motor (moto) a álcool, onde eu obtive um melhor rendimento misturando álcool e gasolina. Muita gente critica a mistura de gas/alc, mas eu não vi nenhum problema nisso. Acho que deve até melhorar a questão da oxidação do tanque e carburador.
Meu BF é mais manco que uma mula empacada...