PDA

Ver Versão Completa : Jpx 1993 tem muitos problemas ?



Junior Viana
20/07/2009, 00:53
Gostaria de saber se o Jpx frabricado em 2003 vale apena comprar pois tenho um em vista mas tenho muitas duvidas pelo que me parece esse ano foi feito para exposição dizem que o motor esquenta e da problema no cabeçote eo turbo dele foi colocado no Brasil porem gostaria de mantelo oriinal motor tudo ah sera que gasto muito pra fazer o motor ele ta muito tempo parado e quanto vale o carro tenho duvidas na carroceria ela é de fibra? obrigado espero por opiniões dos amigos

cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 01:20
o maior problema do jpx 2003 é não existir......... a produção foi encerrada em 2001...

Junior Viana
20/07/2009, 13:29
Desculpa amigo o ano do carro é 1993 mais tarde eu vou corregir o erro

Junior Viana
20/07/2009, 21:32
Tenho em vista um Jpx de ano 1993 pra comprar mas tenho algumas dúvidas,dizem que o carro desse ano foi uns dos primeiros a lançar e que o motor esquenta da problema no cabeçote o turbo foi colocado pela fábrica Jpx aqui no Brasil porque o motor é muito fraco sem turbo queria saber da carroceria se é de fibra e quanto vale esse carro e quanto gasto pra fazer o motor o carro ta todo original e se valer a pena vou mantelo todo original.Aguardo as respostas dos amigos pois achei o carro muito maneiro, valeu muito obrigado.

cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 22:28
nunca vi jpx com carroceria de fibra, e os '93 eu achava que não tinham sido turbinados...

Junior Viana
20/07/2009, 22:55
esse que vi tem turbina eu pesquizei na net pelo q me parece ele vem sem turbina a Jpx q coloca mas não foi aprovado

cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 23:11
tem que ver quem colocou o turbo, e se fez a devida adequação do sistema de refrigeração...

Junior Viana
20/07/2009, 23:28
obrigado amigo pelas informações vou falar com o dono a respeito da turbina

leogc
21/07/2009, 13:17
Junior,

de uma pesquisada aqui no fórum...esse assunto do motor já foi bastante discutido. pelo que sei os jotas 93 são bem poucos....as principais diferenças em relação aos 96 são cambio peugeot, acho que o tambor do freio é maior e umas pequenas diferenças na capa da correia dentada do motor (que pode ser trocada tranquilamente pelas outras).

em relação ao motor esquentar....depende muito da origem do motor, da manutenção e do pé do piloto. se quer resolver o problema de uma vez, leve o motor para ser retificado na máxima reparos em mogi (SP) ou troque por outro motor.

sugiro uma pesquisada aqui no fórum sobre o "Super XUD".

outra coisa, a carroceria é de chapa dupla...de fibra só a capota, portas e o bigode onde ficam os faróis.

abs

Junior Viana
21/07/2009, 20:47
Valeu cara pela informação vou continuar pesquizando obrigado. vc acha q o carro vale quanto do jeito q esta?

gvogetta
21/07/2009, 22:51
nunca vi jpx com carroceria de fibra, e os '93 eu achava que não tinham sido turbinados...

Ô Cripple,

Como nunca viu? O teto e as portas são de fibra... Pára-lamas e capô são de chapa metálica. Daí não é errado dizer que, ao menos em parte, a carroceria do JPX é de fibra. :mrgreen:

Júnior,

Quanto aos JPX 93, não se tratavam de veículos de série, produzidos pela JPX do Brasil. Eram sim veículos de pré-série, fabricados na França pela Auverland (na verdade são Auverland A-3) e parcialmente montados no Brasil pela JPX, sob licença, durante o processo de absorção de know-how para a montagem da fábrica aqui no Brasil. Foram usados como protótipos e carros de teste.

Aqui no Paraná temos um rodando e, pelo que sei está em boas condições, mas não é mais 100% original. Os poucos exemplares que existem/existiram (as histórias de quem trabalhou na extinta fábrica falam em 3 ou 4 exemplares) serviram de bancadas de teste para o desenvolvimento de peças, ferramentas e homologação junto às autoridades de trânsito e, pelo que se comenta, foram bastante "judiados".

O valor de mercado (não existe mais na tabela FIPE) pela lógica, deve ser abaixo do valor de referência praticado pelo JPX Montez 1994, apesar que isso no mundo 4x4 é muito relativo. Fica muito difícil arriscar um palpite, qualquer que seja, sem ver as reais condições do jipe.

O custo para revitalizar a viatura, sem medo de errar, será alto. Peças de acabamento inexistem no país (a capota, vidros e janelas, dentre outros componentes são diferentes dos JPX). :pensativo:

Sugiro visitar o tópico:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=37506

Este tópico trata da reforma de um Auverland A-3 aqui no Brasil (JPX 1993 - de pré-série adquirido da antiga fábrica).

Abraço,

gvogetta
21/07/2009, 22:57
Júnior,


Esqueci de comentar:

O JPX 1993 (ou Auverland A-3 brasileiro) foi turbinado pela fábrica da JPX aqui no Brasil, a título experimental, visando o acerto dos componentes que iriam ser utilizados em linha de produção. Pelo que sei, de fontes confiáveis que trabalharam na extinta fábrica, os exemplares chegaram originalmente aspirados (como eram produzidos na França) e aqui, pelas mãos da JPX e de uma outra empresa (a qual não recordo agora o nome - contratada pela JPX como terceirizada para desenvolvimento e testes de motor, antes da operacionalização da fábrica em Pouso Alegre), após modificações e um período rodando sem turbina, para testes, receberam diferentes versões da turbina IHI para testes, que depois dos devidos "acertos" acabou utilizada nos veículos de série.

Ou seja, o turbo é o "original" da JPX e não uma turbina adaptada por terceiros.

Abs.

Junior Viana
21/07/2009, 23:55
Pow valeu Getulio aos pouco vou esclarecendo minhas dúvidas obrigado amigo,sempre estarei aguardando informações dos amigos.

cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 21:02
Ô Cripple,

Como nunca viu? O teto e as portas são de fibra... Pára-lamas e capô são de chapa metálica. Daí não é errado dizer que, ao menos em parte, a carroceria do JPX é de fibra. :mrgreen:

mas uma carroceria inteira de fibra... e o pior é que creio eu que não seria mau negócio... lembra que na década anterior ao início da produção do jpx mtas empresas brasileiras adquiriram bastante know-how no uso da fibra???

leogc
23/07/2009, 08:45
cRiPpLe, o fabrizio praiaseca está produzindo carrocerias de fibra para jpx.

abs

gvogetta
02/08/2009, 22:35
cRiPpLe, o fabrizio praiaseca está produzindo carrocerias de fibra para jpx.

abs

É Leo,

Exatamente, mas a escala ainda é bastante artesanal. Pelo que sei, o Fabrízio (Praia Seca Custom 4x4 - de Araruama - RJ) ainda não concluiu a montagem da primeira unidade...

Neste caso seria uma carroceria integral em fibra, inclusive o capô.

Abraço,

cRiPpLe_rOoStEr
02/08/2009, 22:45
Exatamente, mas a escala ainda é bastante artesanal. Pelo que sei, o Fabrízio (Praia Seca Custom 4x4 - de Araruama - RJ) ainda não concluiu a montagem da primeira unidade...

se ele fizer a cabine da pickup pode ser que eu acabe vindo a comprar uma...