Ver Versão Completa : Eixo traseiro das Bands>
Por favor alguém sabe me informar se todas as pick-ups Bandeirante tem eixo flutuante?Qual as vantagens ou desvantegens de uma Band curta com eixo traseiro de pick-up Bandeirante?
Desde de já agradeço!
elmestizo
20/07/2009, 13:47
eixo flutuante veio original com todas as pick-ups acima de 83...
ORIGINAL, mas cuidado.. pq eu já tive duas e retirei o eixo flutuante ... kkk
abrass
leandro bosi dinelli
20/07/2009, 13:55
com eixo flutuante, quando se quebra a bengala a roda não sai! diferente do eixo sem flutuante.
Alguém tem ideia????
Obrigado gente mas existe alguma diferença na relação das engrenagens?Ou seja,o diferencial das pick-ups é mais reduzido?
elmestizo
20/07/2009, 15:46
Depende.. existe 9x37 e 10x37.
abrass
Obrigado gente mas existe alguma diferença na relação das engrenagens?Ou seja,o diferencial das pick-ups é mais reduzido?
Maurao, nao existe diferenca na relacao, seja ela entre pick-up e jeep ou entre diferencial flutuante ou semi-flutuante, a diferenca é que as toyotas com motor mercedes tem uma relacao de 9 x 37 e as mais novas com motor 14B tem uma relacao um pouco mais curta de 10 x 37.
A grande vantagem do diferencial flutuante, é que o sistema de fixacao da roda é similar ao sistema da roda dianteira, ou seja o cubo é preso no proprio eixo, ao passo que no semi flutuante a fixacao é feita na ponta de eixo, e em caso de quebra a roda se desprende do eixo. Na parte da caixa satélite nao muda nada.
abçs
Elison.
Caros senhores,
Tenho uma Band 89, longa- fechada , aço .Motor MB 314 quatro marchas, reduzida e tração.
Minha dúvida é : como identificar se tenho eixo flutuante na trazeira ?
Já ouvi aqui que de 83 pra cima, todas tem, mas como identificar isso ?
Caros senhores,
Tenho uma Band 89, longa- fechada , aço .Motor MB 314 quatro marchas, reduzida e tração.
Aqui tem um excelente tópico sobre eixo flutuante na Band.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/toyota-bandeirantes/79042-eixos-flutuantes-na-band.html
junior888
29/01/2013, 20:11
vamos simplificar... se tiver um cubo para fora, parecendo uma roda livre, é flutuante, se nao tiver, nao é:concordo:
Tração Mania
30/01/2013, 08:35
Caros senhores,
Bom dia amigo SSMJ72,
Como identificar é fácil e o Junior já disse tudo, "se tiver um cubo para fora, parecendo uma roda livre, é flutuante, se nao tiver, nao é" !
Agora que toda Band acima de 83 é flutuante não está correto... Flutuante era opcional, como air bag, ar cond, dir hidr e por ae vai.... Então quem queria comprar 0km e não queria com flutuante, nao tinha!rsrs Tenho clientes com Band 94, 96 e por ai vai que não tem flutuante.
Espero ter ajudado!
Abraços
Ramon
mecamaniaco
30/01/2013, 09:36
Bom dia amigo SSMJ72,
Como identificar é fácil e o Junior já disse tudo, "se tiver um cubo para fora, parecendo uma roda livre, é flutuante, se nao tiver, nao é" !
Agora que toda Band acima de 83 é flutuante não está correto... Flutuante era opcional, como air bag, ar cond, dir hidr e por ae vai.... Então quem queria comprar 0km e não queria com flutuante, nao tinha!rsrs Tenho clientes com Band 94, 96 e por ai vai que não tem flutuante.
Espero ter ajudado!
Abraços
Ramon
Essa regra de que toda a band acima de 83 tem eixo flutuante é válida sim, mas somente para as pickups!!! Somente nos jeeps isso era opcional!
jipeirodesdepequeno
30/01/2013, 12:32
Essa regra de que toda a band acima de 83 tem eixo flutuante é válida sim, mas somente para as pickups!!! Somente nos jeeps isso era opcional!
É raro.. mas eu ja tive uma band cabine dupla 2001 sem flutuante... vai saber..
mecamaniaco
30/01/2013, 13:42
É raro.. mas eu ja tive uma band cabine dupla 2001 sem flutuante... vai saber..
Já vi casos de band pickup sem flutuante tbm, mas eram todas de leilão e/ou frota! Alguém em algum momento pode ter trocado p dar um UP em outra viatura!
fabiano caxias
14/03/2013, 11:52
to com um probleminha no meu eixo band flutuante
oq trava a porca q regula os rolamentos?
na ponta do eixo tem um encaixe pra por tipo uma chaveta meia lua q teoricamente segura a primeira porca e depois é encostada nela a outra cheia de furos com parafusos pequenos,ando procurando essa meia lua mas aqui ninguem sabe nada disso
alguem tem algum dezenho espandido desse eixo?
Sergioporto
14/03/2013, 12:43
seguinte: Com eixo flutuante usa-se porca que chama porca de engenheiro.
Entre o rolamento e a porca vai uma arruela com quatro furos ,com encaixe para a ponta do eixo (ela nao roda),depois vai a dita porca,redonda com vários furos e tem dois parafusos pequenos com cabeça pihhipes,acho que escrevi errado mas vai lá,existe uma chave própria para apertar esta porca,depois de ajustado rolamento procura o ponto para travar estes parafusos pequenos entre porca e arruela.E um saco !!!!!
Danilo da Casa das Transmissões tem esta porca.
jipeirodesdepequeno
14/03/2013, 15:20
to com um probleminha no meu eixo band flutuante
oq trava a porca q regula os rolamentos?
na ponta do eixo tem um encaixe pra por tipo uma chaveta meia lua q teoricamente segura a primeira porca e depois é encostada nela a outra cheia de furos com parafusos pequenos,ando procurando essa meia lua mas aqui ninguem sabe nada disso
alguem tem algum dezenho espandido desse eixo?
Como o Sergio disse é o rolamento > arruela tava c/ 4 furos > uma porca redonda com mais 4 furos pra segurar o que vem antes, nela vc rosqueia 2 parafusos que vai segurar la naqueles furos da arruela trava para impedir que ela gire
Não entendi a parte da chaveta, chaveta pra mim é uma trava meia lua que vai na ponta de eixo la dentro do diferencial, mas acho que não é o seu caso pq essas é pra diferencial sem flutuante: 400528
Arruela-trava com 4 furos, a trava segura no risco da manga de eixo impedindo que ela (arruela e porca) girem: 400529
Porca com os 4 furos que segura tudo antes: 400530
Sergioporto
14/03/2013, 15:26
A chaveta que ele se refere deve ser o rasgo que existe no eixo onde trava a arruela para nao rodar.
fabiano caxias
14/03/2013, 15:32
isso mesmo,achei q ali fosse uma chaveta ou algo assim,mas se vai essa arroela vou olhar oq tenho la,mas acho q ta faltando algo,tenho as duas peças das fotos mas nao ta entrando a arroela q tem esse pino pra nao girar,nao sei se muda alguma coisa no ano,o eixo é 1997,vou ver isso
abrigado ai pessoal
Sergioporto
14/03/2013, 15:57
É uma espécie de dente na parte interna da arruela.Ou melhor na circunferencia interna !!
Dendrobates
14/03/2013, 16:32
O eixo flutuante atende a maioria dos bloqueios comercializados no Brasil... mas existem bloqueios para eixos não flutuantes, porém pouca gente usa aqui no país.
O freio a disco na traseira já não evita que a roda se solte?
Francisco Bicalho
14/03/2013, 17:14
mourao a carcassa do eixo não tem nada a ver com as engrenagens do diferencial; você pode ter qualquer relação de 9x37 a 13x35 montados num eixo flutuante ou não, a diferença é que o cubo de roda fica preso ao eixo flutuante por parafusos e porcas e se a bengala quebrar a roda fica no lugar. Se você estiver no fim do mundo e quebrar uma bengala traseira num elxo flutuante é só retirar a bengala quebrada, acionar o 4x4 e voltar para casa com tração dianteira. Se o eixo não for flutuante, tem que chamar o reboque, e rezar pra não ter que chamar a ambulância, porque a roda se solta às vezes com a bengala junto se a quebra for perto da caixa-satélite.
Outra vantagem do eixo flutuante é que ele permite a instalação de freios à disco e o outro não.
No meu ver não há desvantagens no uso do eixo flutuante, inclusive, acho que o Bandeirante tinha que ter vindo de fábrica com o flutuante em todos os modelos pelo preço altíssimo que a Toyota cobrava por um Bandeirante novo.
Fe_jipeiro
14/03/2013, 17:16
Dendro ...
Evita e não evita ... Se estiver em baixa velocidade, até pode evitar se o suporte da pinça conseguir segurar o peso e impacto ... em alta velocidade, acho muito dificil.
Mourão GP
16/03/2013, 19:49
Aproveitando o tópico = os semi flutuantes tambem existem nas bands, qual a diferença visivel para diferenciar do flutuante? Abs.
O flutuante tem um copo para fora, tipo a roda livre
jipeirodesdepequeno
16/03/2013, 20:17
Aproveitando o tópico = os semi flutuantes tambem existem nas bands, qual a diferença visivel para diferenciar do flutuante? Abs.
A diferença que nos semi flutuantes da band é reto onde deveria sair a manga...
flutuante400924
semi flutuante400925
faggella
23/03/2013, 21:45
Com esse desenho fica bem visível a diferença
Abs a todos
A diferença que nos semi flutuantes da band é reto onde deveria sair a manga...
flutuante400924
semi flutuante400925
Dendrobates
25/03/2013, 08:52
Rapazes,
Sexta feira passei na oficina para dar uma olhada no que andam fazendo por lá e também pra contar e ouvir umas mentiras... imaginem a minha surpresa quando me deparei com um desses!!!
402480402481
Não acompanhei a montagem, soube que é algo que acaba de sair do forno. Mas pelo que vi e pelo que falaram o negócio é super robusto. Coisa Bruta mesmo...
Até me arrependí de ter negociado meu antigo eixo semi flutuante no atual flutuante, pois como nestes eixos são muito usados para carga, o meu tive que gastar com o desempenamento e adaptação de uma manga dianteira na traseira. Provavelmente se tivesse colocado um kit desses teria feito negócio melhor...
Abraços
junior888
25/03/2013, 11:45
Só eu que nao estou conseguindo ver as fotos??
Carlo Pecca
25/03/2013, 11:55
Eu também não consegui??
Só eu que nao estou conseguindo ver as fotos??
eu tambem e fiquei curioso...
Dendrobates
25/03/2013, 14:01
402526402527
jipeirodesdepequeno
25/03/2013, 16:31
402526402527
É o kit flutuante da ensimec pra bandeirante, a macrotorque fazia, tem outras que fazem também..
[]'s
Dendrobates
25/03/2013, 17:15
Fiquei esperando esse kit ficar pronto uns 3 anos, até desistir e trocar o eixo. huahuauhauhahuahua
por isso minha surpresa!! Mas o que posso dizer é que é beeem robusto!