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Ver Versão Completa : Aquecimento - BF161 (recem retificado)



CREMASCO
19/07/2009, 15:33
Boa Tarde Amigos!!!

Estou com um problemao....
Acabei de tirar o meu CJ5 do estaleiro....
Reforma na carroceria e motor...
O Jeep ficou lindo (depois posto algumas fotos), mas....o motor está esquentando demais....
No motor foi feito uma retifica mínima no cabeçote (apenas lixado) e uma limpeza e ajuste nas vávulas. Quando peguei o Jeep, pensei que fosse problema com o termostato, algo do tipo (sendo que antes nao apresentava problema), fiz testes.... Apenas virei a chave sem ligar o Jeep, o ponteiro ficou normal...mas quando eu ando uns 300 metros, o ponteiro dispara, passa do "Q" ....
Vocês teriam algum palpite?

Tambem tenho uma duvida sobre a Valvula termostatica...Ela fica próxima ao carburador? (abaixo do carburador)...

Obrigado a todos!!!

CJ 60
19/07/2009, 16:09
Tambem tenho uma duvida sobre a Valvula termostatica...Ela fica próxima ao carburador? (abaixo do carburador)...

Obrigado a todos!!!


A válvula termostática fica no gargalo onde encaixa a mangueira que vem da parte de cima do radiador, abaixo do carburador tá mais pra ser o buraco do vácuo do motor que era utilizado pra fazer funcionar o limpador de parabrisa a vacuo e onde se usa pra adaptar o hidrovacuo do freio..

abç

Lucas Nassif
19/07/2009, 16:10
O marcador de temperatura está marcando certo??? Pois acho difícil um motor ferver somente com 300 metros... :pensativo:

CREMASCO
19/07/2009, 17:10
Desculpa a minha ignorancia....hehehhehe
Dentro da conexão, daonde vem a mangueira do radiador, tem alguma coisa dentro? É lá que vai a valvula termostatica? Infelizmente tentei achar uma foto mas não achei nada....
O que eu estava falando que sai debaixo do carburador, é o sensor de temperatura que liga no marcador de temperatura.....

De estar esquentando em 300 metros....
Ligando só a chave com o motor frio, o marcador nao se mexe, mas andando uns 300 metros, o marcador vai longe...hehehhehee
Andei e deixei a chave ligada, sem o motor ligado, a temperatura foi abaixando gradativamente....

Pergunta idiota....A valvula termostatica pode fazer com que o motor esquente?

* O motor fica relamente quente...300 metros nao dá nem para encostar na saída do escapamento...

Obrigado

CJ 60
19/07/2009, 19:05
Desculpa a minha ignorancia....hehehhehe
Dentro da conexão, daonde vem a mangueira do radiador, tem alguma coisa dentro? É lá que vai a valvula termostatica? Infelizmente tentei achar uma foto mas não achei nada....
O que eu estava falando que sai debaixo do carburador, é o sensor de temperatura que liga no marcador de temperatura.....

De estar esquentando em 300 metros....
Ligando só a chave com o motor frio, o marcador nao se mexe, mas andando uns 300 metros, o marcador vai longe...hehehhehee
Andei e deixei a chave ligada, sem o motor ligado, a temperatura foi abaixando gradativamente....

Pergunta idiota....A valvula termostatica pode fazer com que o motor esquente?

* O motor fica relamente quente...300 metros nao dá nem para encostar na saída do escapamento...

Obrigado

Exato, a válvula fica exatamente dentro do gargalo onde a mangueira se encaixa no motor BF, na parte de cima do motor, são 3 parafusos q prendem o gargalo, soltando ele a valvula tecnicamente teria que estar dentro dele, porém muitos já não a tem, a função dela é restringir a ciculação de água no motor para o mesmo atingir a temperatura de trabalho mais rapidamente, uma vez o motor chegando nessa temperatura ela se abre e a agua começa a circular novamente, é uma boa pedida para se verificar, você pode estar abrindo o gargalo e caso tenha a válvula pode retirá-la, montar o conjunto sem a dita cuja e tentar andar com o jeep para ver o resultado, se ele continuará esquentando ou, se voltar ao funcionamento normal, vc achou seu problema..


abç

RBM
19/07/2009, 19:10
Da uma olhada em:
1º) Manda ver o radiador (varetar), pode estar entupido - (tive este problema, troquei mangueiras, valvula, traquei helice de 4 pas por de 6 e nada, era o radiador, varetou acabou o problema)
2º) Tira a valvula termostatica e veja se ela não esta emperrada
3º) Cebola de temperatura foi-se, troca.
4º) Como vc abriu o motor, abre a tampa do radiador, liga o motor e olha a agua, se estiver saindo bolhas, é a junta do cabeçote que foi pro saco.
(também já vi mecanico apertar errado os parafusos do cabeçote e deixar queimar a junta, ou tenta arrumar o cabeçote sobre o motor e ferra a junta, ai o motor esquenta rapidinho.

CREMASCO
19/07/2009, 20:56
Amigos....

Muito Obrigado pelas respostas....Já abriu a mente.... :-D
Amanhã irei fazer os testes...

Boa semana!!!

CJ 60
19/07/2009, 22:26
Amigos....

Muito Obrigado pelas respostas....Já abriu a mente.... :-D
Amanhã irei fazer os testes...

Boa semana!!!

Não se esqueça de dizer pra gente se resolveu seu problema hem.. boa sorte !!

Marcelo Cunha
20/07/2009, 09:08
Tive o mesmo problema que o RBM, porém mandei trocar a colméia do radiador. Acabou o problema!

Rafaminc
20/07/2009, 09:19
Se fosse vc, tirava logo a válvula termostática e testava ela em uma caneca com água quente, pois vai que a mesma está trancada e está formando uma bolsa de ar dentro do cabeçote. Isso sim justificaria um aumento tão rápido da temperatura.
Se o ponteiro chegou no quente, a água já teria que estar fervendo. Ande os 300 metros e abra a tampa do radiador (com um pano grande para não queimar a cara) para verificar a temperatura e se já está formando pressão na tampa.
Outra: tem óleo no motor?

Andre SBC
20/07/2009, 09:29
Eu tive o mesmo problema. Resolvi trocando toda a agua do radiador e a que estava no interior do motor também. Para trocar esta ultima você terá que abrir uma torneirinha de latão que fica perto do distribuidor. A idéia desta torneirinha no projeto do BF161 era pra esvaziar o sistema de arrefecimento quando o carro fosse ficar muito tempo parado em países onde há neve, porque a água poderia congelar dentro do bloco e trincá-lo. Tinha mais ferrugem que agua lá dentro!

Julinot
20/07/2009, 16:47
Cara... eu nunca reparei essa tal torneirinha.
Não é um selo d' água, não ?

Abraços a todos...



Eu tive o mesmo problema. Resolvi trocando toda a agua do radiador e a que estava no interior do motor também. Para trocar esta ultima você terá que abrir uma torneirinha de latão que fica perto do distribuidor. A idéia desta torneirinha no projeto do BF161 era pra esvaziar o sistema de arrefecimento quando o carro fosse ficar muito tempo parado em países onde há neve, porque a água poderia congelar dentro do bloco e trincá-lo. Tinha mais ferrugem que agua lá dentro!

Lucas Nassif
20/07/2009, 22:01
Cara... eu nunca reparei essa tal torneirinha.
Não é um selo d' água, não ?

Abraços a todos...

Não, é torneirinha mesmo!
No BF fica próximo ao distribuidor. Já nos GM 4 e 6cil, esse bujão fica na parte de trás do motor, embaixo dos coletores de admissão/escape.

:concordo:

tstapazzoli
20/07/2009, 23:37
Como você não tinha problemas antes da retífica, eu mandava regular as válvulas! Devem estar enforcadas.

Abraços,

Thiago

CREMASCO
21/07/2009, 11:28
Desde já agradeço a ajuda de TODOS.....
Realizei todos os testes...
- Tirei a vávula termostatica (problema continuou)
- Troquei a cebolinha da temperatura, bem como o medidor (problema continuou)
- Verifiquei o radiador, não está com muita pressão quando ferve. Sei que isso não é normal, alguma idéia do problema?
- Hoje conversei com um mecânico experiente em Jeeps, ele me falou que como mexeu nas vávulas, tem grande chances de estar com alguma vávula presa ou algo do tipo.

Amanhã irei levar meu Jeep febriu devolta ao mecânico...Vamos ver se ele acha o problema, sendo que antes da retifica estava tudo bem, apenas batendo uma vávula, mas não esquentando ....

Quando o mecânico se pronunciar, postarei o seu parecer....

Muito Obrigado!!!!

CJ 60
21/07/2009, 18:53
Desde já agradeço a ajuda de TODOS.....
Realizei todos os testes...
- Tirei a vávula termostatica (problema continuou)
- Troquei a cebolinha da temperatura, bem como o medidor (problema continuou)
- Verifiquei o radiador, não está com muita pressão quando ferve. Sei que isso não é normal, alguma idéia do problema?
- Hoje conversei com um mecânico experiente em Jeeps, ele me falou que como mexeu nas vávulas, tem grande chances de estar com alguma vávula presa ou algo do tipo.

Amanhã irei levar meu Jeep febriu devolta ao mecânico...Vamos ver se ele acha o problema, sendo que antes da retifica estava tudo bem, apenas batendo uma vávula, mas não esquentando ....

Quando o mecânico se pronunciar, postarei o seu parecer....

Muito Obrigado!!!!

Caro amigo campineiro.. uma boa pedida é conferir o ponto do motor.. como vc disse q fez retifica, provavelmente o distribuidor foi tirado de lugar e quando foi posto de volta não deve ter sido colocado no ponto certo.. meu próximo palpite é esse.. pena q pra ver o ponto só na oficina mesmo a não ser que você tenha o revolver de ponto.. qualquer coisa sobre qual o ponto ideal, nos downloads tem o manual do cj5 e o manual di mecânico (sim são diferentes), só não me lembro em qual deles cita essa parte do ponto mais a fundo..

abç.. e boa sorte !!

Julinot
28/07/2009, 11:37
sim, eu achei.
é torneirinha.
não se aquilo já foi aberto algum dia.
temo o risco de quebrar ou ficar vazando depois de fechar de novo.
melhor forma de escoar sujeira do motor ?

abraços...


Não, é torneirinha mesmo!
No BF fica próximo ao distribuidor. Já nos GM 4 e 6cil, esse bujão fica na parte de trás do motor, embaixo dos coletores de admissão/escape.

:concordo:

p.peleje
28/07/2009, 16:56
Não estou falando que é isso, apenas uma hipótese:

Vc disse que foi retificado o cabeçote, ou seja, o mesmo sofreu um "rebaixamento", aumentando assim a taxa de compressão, isso poderia estar super aquecendo o motor, principalmente esses motores antigos que não foram feitos pra trabalhar com alta taxa de compressão.

Mais uma vez, não estou dando isso como diagnóstico, apenas como algo que poderia contribuir para o super aquecimento, até porque a galera já levantou outras hipóteses que também poderiam ocasionar este problema.

Ou talvez até a soma de vários fatores: taxa de compressão, radiador ruim, termostática emperrada, valvulas desreguladas, motor fora de ponto....e por ai vai....

Correto é você descobrir a temperatura certa, instale um sensor mecânico, estes são os mais confiáveis.

[]s e boa sorte

Rogério Barthy
29/07/2009, 10:36
Na minha viatura, após retífica, a junta queimou e tive que dar um passe no cabeçote que já estava na medida mínima e acabou ficando abaixo da mínima, e então.... mandei confeccionar uma junta de cabeçote especial, mais reforçada e espessa, que agora está dando conta do recado e não deixando o motor da viatura esquentar.
O radiador está com a colmeia trocada, e com a chapa do forçador de vento instalada, a bomba d'água é nova, a helice da ventuinha é de 6 pás, válvula termostática revisada e em muito bom estado, líquido de arrefecimento com solução atiferruginosa, anticongelamento e aumento do ponto de ebulição, aliado ao marcador de temperatura do instrumento combinado (velocímetro), instalei um marcador mecânico para desencargo de consciência.

Andre SBC
29/07/2009, 11:39
sim, eu achei.
é torneirinha.
não se aquilo já foi aberto algum dia.
temo o risco de quebrar ou ficar vazando depois de fechar de novo.
melhor forma de escoar sujeira do motor ?

abraços...

Tem que ter cuidado, pois a tal torneirinha é praticamente um tubo rosqueado de latão muito fino e frágil. Tinha uma igual no meu radiador em que aquela aba estava mal fixada no tubo de latão e eu fui usar um alicate pra tentar desrosquear. Como resultado tive o tubo totalmente amassado e isso sem fazer muito esforço. Tive que rosqueá-lo novamente todo amassado e não poderei usá-lo mais, correndo o risco de estragar ele de vez. O do bloco do BF soltei com as mãos mesmo, mas parecia que nunca tinha sido usado, pela força que tive que botar. Saiu muita sujeira de lá de dentro.

Julinot
29/07/2009, 19:12
se sai tanta sujeira então vale a pena tentar.
qq hora dessas tomo coragem...

abraços a todos...

Lucas Nassif
29/07/2009, 19:23
se sai tanta sujeira então vale a pena tentar.
qq hora dessas tomo coragem...

abraços a todos...

Eu também estou nessa!!
Tenho receio de eu tentar abrir e quebrar a torneirinha e começar a vazar água por ali!! :mrgreen: