PDA

Ver Versão Completa : Dúvidas de iniciante sobre a Band, o bloqueio e a tração



Edelberto
06/12/2004, 12:22
Bom dia a todos!

Eu sou novo nesse mundo jipeiro, ainda estou planejando a compra do meu primeiro 4x4. Até pouco eu buscava um Niva, pra ficar com ele e com meu Pálio, mas resolvi que o melhor é vender o Fiat e ficar só com um Bandeirante, o que me parece viável, já que andei vendo umas de vinte e poucos mil por aí..

Mas então, minha dúvida recai sobre como funciona o sistema de 4x4 da Band, pois eu estava familiarizado apenas com o 4x4 integral, que utiliza o diferencial central e tudo mais.
A Bandeirante possui a tal roda livre? Como funciona isso, tem que descer do carro pra engatar a tração sempre que quiser?? Tem que acionar algum seletor dentro do carro também?
Como é o bloqueio do diferencial dela? Só do traseiro, certo? Mas vem de fábrica ou tem que mandar instalar um desses vendidos por aí?

Quais seriam as vantagens e desvantagens desse sistema comparando com a tração integral?

[]'s

Wallace
06/12/2004, 12:50
Bom dia a todos!

Eu sou novo nesse mundo jipeiro, ainda estou planejando a compra do meu primeiro 4x4. Até pouco eu buscava um Niva, pra ficar com ele e com meu Pálio, mas resolvi que o melhor é vender o Fiat e ficar só com um Bandeirante, o que me parece viável, já que andei vendo umas de vinte e poucos mil por aí..

Mas então, minha dúvida recai sobre como funciona o sistema de 4x4 da Band, pois eu estava familiarizado apenas com o 4x4 integral, que utiliza o diferencial central e tudo mais.
A Bandeirante possui a tal roda livre? Como funciona isso, tem que descer do carro pra engatar a tração sempre que quiser?? Tem que acionar algum seletor dentro do carro também?
Como é o bloqueio do diferencial dela? Só do traseiro, certo? Mas vem de fábrica ou tem que mandar instalar um desses vendidos por aí?

Quais seriam as vantagens e desvantagens desse sistema comparando com a tração integral?

[]'s
Normalmente tem roda livre sim.
Tem que descer, mas normalmente só se faz isso um vez, depois deixa ligado mesmo.
Tem que mudar a alavanca da tração também.
Acho que não tem bloqueio.
Mas eu vendo...;-)
A desvantagem é mais no asfalto.

Edelberto
06/12/2004, 21:51
Eu conversei por acaso com um dono de Band hoje e entendi na prática o funcionamento da tração.

Mas há algum problema de rodar sempre com a roda livre travada na posição 4x4 enquanto a alavanca fica em 4x2? Como a tração será 4x2 não vai fazer mal em andar no asfalto, e não vai precisar sair do carro pra engatar o 4x4. Será se o 'desgaste' é tão notável que não compensa a praticidade?

Acho que finalmente me entrou na cabeça o que realmente faz o dif. central, assim sendo cuncluí: O comportamento da distribuição de torque para cada roda em um 4x4 integral bloqueado é idêntico a um 4x4 'part time' como a Bandeirante, quando no modo 4x4, correto? A única diferença é a opção entre bloqueado vs. livre em um e 4x4 vs. 4x2 em outro.
Um bloqueio instalado em um eixo traseiro seria um complemento no desempenho, mas de efeito semelhante numa Band ou num Land Rover...
Eu estava me confundindo porque estava desconsiderando o efeito dos diferenciais dos eixos da 4x4 integral, como se o bloqueio do central os travasse também, me fazendo acreditar erroneamente na sua superioridade.. Mas acredito que já tenha entendido.

Tá tudo certo aí ou eu me enrolei em algum ponto?

[]'s

Wallace
07/12/2004, 09:05
Não tem problema em rodar com a roda livre em 4x4, mas veja se não é mais interesante substituir as rodas livre por um "queixo duro", assim vai ter menos coisa para ter problema.
Mais que o desgaste, vai tem um pequeno aumento no consumo de combustivel.
Esta correto, mas cuidado que a Cherokee Sport e algumas Pajeros tem 4x2, 4x4 Full Time (com o diferencial central), 4x4 Part Time (com o diferencial central bloqueado que fica igual ao 4x4 da Band) e ainda 4x4 Part Time Reduzido (também com o diferencial central bloqueado).
Assim o 4x4 integral é que não tem opção de 4x2.
4x4 Full Time é quando tem o diferencial central, sendo ou não 4x4 integral (ou com ou sem opção de 4x2).
Sim o bloqueio nos eixos faz a diferença igual para qualquer 4x4.

pedrogjr
11/01/2005, 08:57
Prezado colega,
Andar com a roda livre ligada no afalto só tráz prejuízo, há um desgaste desnecessário dos rolamentos e engrenagens da tração dianteira e da caixa de tração, que mesmo com a alavanca desligada fica com o cardâ rodando.
A direção fica mais pesada e o balanciamento pode ficar comprometido.
O gasto de combustível fica mais alto, o motor perde potência pois precisa fazer mais força para acionar o mecanismo que vai rodar, e é bem pesado.
Caso queira comodidade, instale rodas livres automáticas, instale elas novas e fáça a manutenção criteriosa pois costumam dar trabalho depois de um tempo. Estas automáticas, só ligam com a alavanca ligada e acelerando, descendo uma ribanceira vc poderá não ter a vantagem do freio motor nas 4 rodas.
Queixo duro nem pensar...
Espero ter ajudado.

Wallace
12/01/2005, 11:23
Para voce ver como a visão é diferente.
Eu não colocaria as rodas livres automaticas nunca, pois é muito importante ter o motor controlando os dois eixos em descida.
Mas eu prefiro um maior desgaste (que é minimo) a ter rodas livres manuais que são mais uma coisa para dar problema.

_portela
15/01/2005, 22:44
Caso queira comodidade, instale rodas livres automáticas, instale elas novas e fáça a manutenção criteriosa pois costumam dar trabalho depois de um tempo


Pode ser até sorte minha, mas o único trabalho que as minhas deram em 11 anos é a manutenção periódica que é a mesma para as rodas livres manuais (acionar ao menos 16 km por mês e lubrificar a cada 20000 km)...

[]s sem queixas quanto as RL automáticas 8)

elmestizo
16/01/2005, 11:06
Portela,

Se vc se refere a RL Aut. da SW4 não vale, pq ela possui acionamento a vacuo, diferente do acionamento mecanico da RL aut. das band, que as vezes escapa em descidas!

sds
LM

_portela
06/02/2005, 21:55
OK! Entendido. Me referia mesmo as das SW4... :wink:

Band tem que ser pé duro. Esta é a graça dela e a sua virtude :wink:

[]s