PDA

Ver Versão Completa : Eixo dana 46



Rogério1231
18/07/2009, 14:56
Olá galera,
Estou no começo de uma nova empreitada que é montar um engesa, espero contar com a experiencia de todos e vendo a dificuldade de se achar os eixo do engesa tem um eixo DANA 46 em vista o que vcs tem a dizer sobre este eixo?


Muito obrigado desde jä

Rogério

guilhermeabreu
18/07/2009, 19:29
ROGÉRIO1231

Vc tem que dar mais informações do que vc tem e do que vc quer , pois o ENGESA tem 3 modelos , o FASE-I , FASE-II e o F-III , o F-I o eixo traseiro a bola do diferencial é deslocada do centro , no F-II e F-III a bola do diferencial é no centro , aí este DANA46 é um puta de um eixo muito forte mesmo , mas tem limite nas escolhas das relações que vc pretende colocar , qual motor que irá colocar ? Qual caixa de marcha , qual T-CASE , e assim vai , vc tem que dar todas as informações do que vc pretende colocar para então o pessoal daqui dar as opiniões , e ísto vai muito de gosto de cada um e PARA QUE FINALIDADE PRINCIPAL VC PRETENDE FAZER USO DESTA MÁQUINA QUE NASCEU NA GUERRA E FOI CRIADO NA LAMA .

O meu por exemplo fiz ele de uma forma para um uso eclético , ou seja : FAÇO TUDO COM O MEU , trabalho , uso no dia a dia , faço viagens longas , curtas e médias , faço trilhas onde for em qquer lugar em qquer distancia e VOLTO PRA CASA SEM QUEBRAR , lógico que qdo vc faz um ENGESA para este uso , ELE NÃO FICA 100% NEM PRA LAMA NEM PRA ASFALTO , mas faço tudo com ele , E NÃO TEM DECEPCIONADO NÃO , não é pessoal que foram em IBITIPOCA ? O meu esta uns 80% pra lama e 80% pra asfalto .

Pra vc ver existe uma gama de variações/elocubrações que vc pode fazer neste MARAVILHOSO ENGESA E4 , UM ÍCONE ENTRE OS 4X4 FEITOS 100% NO BRASIL , acho que o único , hoje tem o TROLLER que tem componentes importados , e o MARRUÁ que é uma CÓPIA do ENGESA .

ABRAÇÃO e boa sorte na sua empreitada , MONTAR UM ENGESA VALE CADA CENTAVO INVESTIDO . NUNCA A GENTE ARREPENDE DO QUE FEZ E/OU FAZ para melhorar a cada dia seu desempenho/conforto e durabilidade .

Rogério1231
18/07/2009, 20:24
Guilhermeabreu BLZ?

A relação que está lá é 11x45 com a bolota no centro,o motor que pretendo colocar é o 6cc da silverado 4.1 ou omega4.1 qual o mais indicado? cambio e t-case hillux ou toy band tb qual o indicado ? o uso será para trilha leve e urbano. Agora será que vai ser dificil conseguir um eixo dianteiro e a relação tem que ser o mesma que a traseira

Um Abraço
Rogério

Renato Fraga
18/07/2009, 22:27
O que eu sei a respeito do Dana 46 é que apesar de não ter semi eixo flutuante, é bem mais resistente que os demais Dana 44, a caixa de satélites é mais reforçada e os semi eixos são mais calibrosos, apesar de terem o mesmo diâmetro dos convencionais na extremidade do entalhado.

Aparentemente intercambeiam coroas e pinhões com os Dana 44.

Essas informações foram obtidas na ocasião em que estudei a substituição da relação original da minha Dakota que usa eixo 44/4 onde me foi dito que o Dana 46 é muito semelhante a este eixo que por sua vez é bem diferente dos 44/3 e demais 44.

Me parece que a maior diferença está no tamanho da bola do diferencial que é maior, caixa de satélites que também é maior e uma vantagem é que a regulagem da coroa é feita externamente aos rolamentos do berço, tornando a tarefa mais fácil sem precisar sacar o rolamento a cada adição ou subtração de calço.



Abraços

guilhermeabreu
19/07/2009, 12:50
Guilhermeabreu BLZ?

A relação que está lá é 11x45 com a bolota no centro,o motor que pretendo colocar é o 6cc da silverado 4.1 ou omega4.1 qual o mais indicado? cambio e t-case hillux ou toy band tb qual o indicado ? o uso será para trilha leve e urbano. Agora será que vai ser dificil conseguir um eixo dianteiro e a relação tem que ser o mesma que a traseira

Um Abraço
Rogério

ROGERIO1231

A relação deste DANA46 existe tb no DANA44 , não terá problema neste caso , Qto ao motor , os dois são bons , mas não tenho experiencia nesta area , outros aqui opinarão com mais certeza , qto ao cambio tanto o conjunto da HILUX ou da BAND ficará bem servido , o da HILUX é mais macio e preciso , é como um automóvel , já o da BAND é mais parrudo e trocas de marchas um pouco mais duro , mas é mais resitente tb , não que o da HILUX seja frágil , longe disto , qto ao eixo dianteiro , na ROTA 4X4 tem eixo dianteiro DANA44 feito por eles com a parceria da ENFER , ou seja a rota tem uma parceria com a ENFER na qual a ENFER pega os eixos DANA30 do ENGESA e troca a bola do DNA30 pela bola do DANA44 e faz os semi-eixos mais parrudos próprios para este eixo modificado , vale a pena , daí vc não esquenta mais a cabeça em adaptações e aceita a relação 11x45 , AGORA O QUE NÃO SEI neste seu caso se a relação 11x45 é ideal para este motor que vc quer colocar , pois não tenho experiencia com motores a gasolina deste porte , mas aqui no forum tem muitos que usam esta configuração de motor e poderá te dar as dicas certas das relações de diferencial para este motor .

ABRAÇÃO

CAVESO
26/07/2009, 00:39
Parece-me que as relações do dana 46 são mais difíceis de se encontrar por aqui...

O Elmer importou as dele...

fpandur
27/07/2009, 09:16
Contribuindo com o que sei:
- as relações Dana 44 e Dana 46 não são intercambiáveis (pelo menos não o 44 e 44/3)
- as relações para o 46 tem que procurar por modelos F1000 após 92, que sairam com esse eixo. Não sei se D20 também saiu, acho que não, me parece que utilizavam Braseixos.
- procedimento de regulagem é exatamente o mesmo dos Dana44 (chato de fazer ...)
- rolamentos, caixa-satélite e eixos um pouco mais parrudos que o Dana44
- grande vantagem que vejo no 46: utiliza rolamentos cônicos nas rodas, ao invés do rolamento de esfera blindado do 44
- grande desvantagem que vejo no 46: não tem bloqueio para ele, a não ser o original Dana por discos, 75% (quando com discos bons)

Abraços, com 2 Dana 46 e 1 Dana 44 na frota ... :-D

Renato Fraga
27/07/2009, 09:43
Suas informações estão mais precisas que as minhas.

Averiguei recentemente o que eu escrevi no post anteriror e as informações que obtive são semelhantes ao que o amigo acabou de postar.


Abraços a todos

Elmer_Jeep
27/07/2009, 14:59
Parece-me que as relações do dana 46 são mais difíceis de se encontrar por aqui...

O Elmer importou as dele...

Os meus são Dana 60 e 70 respectivamente :odedo:

[]'s

Elmer_Jeep
27/07/2009, 15:10
- as relações para o 46 tem que procurar por modelos F1000 após 92, que sairam com esse eixo.

Nissan Frontier também utiliza o D46.

[]'s

fpandur
27/07/2009, 15:17
Legal, bom saber. :concordo:

Guilherme Kyrillos
19/09/2009, 14:30
Caros amigos, saudações.
Permitam-me uma pergunta:
Tenho um eixo de uma Camper que dispõe de diferencial Dana46 com relação 11x45 .
Gostaria de mudar essa relação 11x45 para 9x44. Como devo proceder? Basta apenas comprar corôa e pinhão e substituir? Assim simples?
Pergunto aos amigos, pois, li relatos de que não seriam intercambiáveis essas relações no Dana46.
[]s

guilhermeabreu
19/09/2009, 22:44
CARO XARÁ

Para se trocar uma relação de diferencial qdo o pinhão tem de 12 dentes para menos é só comprar coroa/pinhão e trocar , qdo o pinhão tem 13 dentes ou mais tem que trocar todo o miolo do diferencial .

Mas a sua pergunta é trocar o 11x45 para 9x44 , não sei te informar se tem esta relação que vc quer para o DANA60 , SE EXISTIR É SÓ COMPRAR E TROCAR , SIMPLESMENTE ASSIM MESMO .

ABRAÇO

Renato Fraga
20/09/2009, 09:30
Puts,

Tão falando aqui de Dana 46....

O que te falo é que a carcaça do doferencial, a bola do eixo, é bem maior que dos Dana 44 convencionais.

Certamente o berço da coroa é diferente e nem se fala da compatibilidade da coroa e do pinhão.


Abraços

Elmer_Jeep
20/09/2009, 14:09
Pergunto aos amigos, pois, li relatos de que não seriam intercambiáveis essas relações no Dana46.
[]s

Exatamente, não são intercambiáveis, no site da spicer http://www.spicer.com.br/ vc baixa o catálogo de DIFERENCIAIS e lá pode ver a lista de veíulos e relações disponíveis dos diferenciais Dana.

[]'s