PDA

Ver Versão Completa : Porque o Samurai não obedece puxando com o Cambão ???

Móris
06/12/2004, 11:29
Boa Tarde , galera fui rebocar meu Samurai 97 no cambão e nada feito , nas curvas ele virava a direção para o lado contrario , pq isso acontece ??? será por causa do caster ??? ele é um pouco mais alto que os originais e na estrada em alta velocidade ele tanbém se joga para os lados , alguem ja teve esse problema ?? como resolveu ??? alguem me de umas dicas aí .... Valeu te +

Walter L. L. Casitta
06/12/2004, 15:08
Hiiiii Moris,
Se você levantou a suspensão dianteira mais que 5cm, certamente o problema é o caster.
Quanto você levantou? Talvez eu posso te ajudar...

Móris
06/12/2004, 15:10
Bá cara , certo eu não sei porque ja comprei assim , mais com certeza é mais que 5cm... , se puder me ajudar agradeço ...

Walter L. L. Casitta
06/12/2004, 20:44
Móris,
O ângulo do Caster é o fator, que tende a manter as rodas dirigidas para frente quando se executa uma curva. Um ângulo de caster muito pequeno, que parece ser o seu caso, torna a direção instável, com tendência a zig-zag.
No Samurai, a medida que se levanta a suspensão dianteira, o eixo inclina-se justamente no sentido contrário ao do ângulo do caster anulando-o ou até invertendo. Vai depender de quanto foi levantado.
Tive um Samurai 97 com lift de 4”, + ou – 10cm e para compensar, ou corrigir o caster, fiz dois espaçadores que instalei no eixo dianteiro. Infelizmente isso foi a 4 anos e eu não tenho as medidas dessas peças e nem mesmo o Samurai, mas tenho estas fotos como você pode ver aí em abaixo. Espero que ajude.

Marcos Ojeda
07/12/2004, 09:34
Por experiencia propria, é só fechar um pouco a cambagem das rodas a que resolve. deixa um cm para dentro as duas vc verá com ele ficara comportado... :lol:

mboaventu
09/12/2004, 07:35
Moris, posso estar enganado, e que os mais experientes me corrijam, mas o cambão não foi feito para se puxar algo sem alguém controlando o veículo puxado. Para isso se usa o Tow-Bar (acho que é assim que se escreve) que coloca força no arrasto do lado oposto ao que se quer fazer a curva. Como o cambão não faz força lateralmente, o veículo arrastado fica à mercê de irregularidades no asfalto, declives laterais, ventos e tudo mais. Acho que mesmo arrumando cáster e tudo mais, é bem arriscado deixar o cambão no controle de direção sem alguém dentro.
:wink:

Móris
09/12/2004, 07:59
O Cambão que eu falo é em formato de triangulo , duas pontas presas no veículo rebocado e uma no veículo rebocador , assim tem que obedecer .se não ......TO LOKO ENTÃO !!

Marcos Ojeda
09/12/2004, 08:52
Marcelo e Móris aqui em Sampa Cambão e um cano com duas alças nas pontos que é usado para puxar carros este é necessário ter motorista e Towbar é aquele triangulo que é fixado no parachoque do veiculo a ser puxado este não necessita motorista.

Elio
09/12/2004, 10:39
Marcelo,

Eu conheço cambão como este cano que o Marcos descreveu, que precisa "motorista" no veículo a ser rebocado. Mas pelo jeito em Estrela RS chamam tow-bar de cambão. Ou em Sampa se chama cambão de tow-bar! hehehe

Aproveitando o gancho, já pensei em instalar tow-bar/cambão. Alguem sabe dizer se isto é permitido por lei?

Abs,

mboaventu
09/12/2004, 14:47
Élio,
pelo que sei o tow-bar é permitido por lei inclusive sem motorista, e é considerado como terceiro e quarto eixos (reboque com 2 eixos) mas o cambão exige motorista e só é utilizado para rebocar um veículo danificado. O uso é outro. Realmente pode ser que no sul os nomes sejam diferentes daqui.

Como já sou meio velho de carta :? , pode ser que da época que a tirei até hojé já mudou algo.....

Marcos, como é o cambão que vcs usam ? É um cano preso com parafusos na carroceria do rebocador e do rebocado, ou é um triângulo de tubos preso com dobradiças na frente do jeep e engatado no carro da frente por um engate (tipo de trailler) ? Vcs usam tomada para ligar as lanternas, freios e setas do jeep acionadas pelo rebocador ?

[]´s

Marcos Ojeda
09/12/2004, 16:40
Élio,

Marcos, como é o cambão que vcs usam ? É um cano preso com parafusos na carroceria do rebocador e do rebocado,
[]´s

É isso mesmo
Ele substitui uma corda ou corrente para guinchar o veiculo danificado.

LuizCabral
09/12/2004, 20:46
Pra mim Tow-Bar eh isso... que no caso serve pra evitar que a viatura tombe pra frente...

http://www.4x4brasil.com.br/forum/arquivos/untitled_-_23.jpg

E Cambão eh isso:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/medium/c967addc36b78f87ec4720773cfb2c36.jpg

Walter L. L. Casitta
09/12/2004, 23:05
Pra mim Tow-Bar eh isso... que no caso serve pra evitar que a viatura tombe pra frente...

Haaaau! Como é? Towbar é pra num tombar? :lol:

mboaventu
10/12/2004, 09:05
Galera, sem querer ensinar o padre nosso ao vigário, e se o fórum me permite equalizar os conhecimentos sobre o assunto, pelo que pesquisei, o tow-bar (barra de reboque) é um acessório de reboque conjugado, criado nos EUA e utilizado mais comumente para rebocar os carros de apoio atrás dos traillers ou motorhomes. Ele é composto por um triângulo de tubos com apoio móvel no parachoque do carro à ser rebocado, e engatado no rebocador por uma junção móvel (Do tipo esfera ou jumelo semelhante aos de trailler) Também faz parte do towbar um conjunto elétrico de conexão das luzes de lanterna, freio e setas para que o carro rebocado não necessite de motorista.

Moris, em alguns lugares (percebí mais no sul, nordeste e minas) o pessoal costuma chamar tow-bar de cambão por similaridade de uso, (Como o Élio comentou) mas o nome original disso que vc descreveu é "tow-bar" e realmente o seu jeep deveria acompanhar o carro. Tem um tópico no fórum (técnicas de condução off-road http://www.4x4brasil.com.br/forum/viewtopic.php?p=4349) em que o pessoal discute um pouco mais sobre isso e pode te ajudar, apesar do pessoal daqui já ter dado boas dicas...
Existe tb uma explicação da revista 4x4 que fala sobre tow-bar (http://www.4x4ecia.com.br/ed_ant/ed_130/cartas.php)
e outro (http://intercanalum.com.br/tribuna/index.php?id=1990) que mostra o que ocorreu devido ao uso de um "cambão" para puxar um caminhão (sem luzes). :(
O cambão também é o nome que se dá para aquela aste "única" com um nó na ponta para se dominar animais perigosos (tipo cobra, cachorro louco , etc)
Vejam que o conceito é bem diferente, o tipo de uso e os resultados também, porisso não vamos confundir --> Cambão = quebra galho = pequena distância = maior risco = necessita de condutor no reboque x Tow-bar = reboque seguro = média e longas distâncias = menor risco = não necessita de condutor no reboque ....

Boa sorte....
:wink:

LuizCabral
10/12/2004, 11:14
Haaaau! Como é? Towbar é pra num tombar? :lol:

Exatamente, walter.

Serve para não virar para frente. Visite sites de rockcrawling que vc lerá melhor sobre o assunto.

Mas isso eh tudo nomenclatura....Concordo plenamente com mboaventu

Elio
10/12/2004, 11:45
Walter L. L. Casitta escreveu:
Haaaau! Como é? Towbar é pra num tombar?

Exatamente, walter.

Serve para não virar para frente. Visite sites de rockcrawling que vc lerá melhor sobre o assunto.

É nomenclatura sim. Mas a palavra "tow" significa reboque ou rebocar. Existem variações como por exemplo "tow truck". Pergunte ao Bill se o Spider tem tow bar. Ou entre num site de peças off road e faça um pedido de um tow bar. Se receber algo que serve pra não tombar, vai ser o primeiro.

http://www.tellico4x4.com/catalog/product_info.php/products_offroad/1068?osCsid=9b911e20cc651a3531c01bb0794b6641

billj
10/12/2004, 12:37
O Spider não tem towbar. Ele tem um dispositivo chamado "stinger", esse que evite tombamentos frontais..........

Towbar é um dispositivo triangular, afixado no engate do veículo de frente e em dois pontos no veículo sendo rebocado. Não precise motorista no veículo sendo rebocado, mas a geometria de direção tem que ser correta para que o conjunto funcione.......

Cambão é um tubo rígido, afixado em um ponto de cada veículo. Muitos usam cardans de caminhão para confeccioná-los. É preciso motorista no veículo sendo rebocado........

Abraços,

M A Z Z I . . .
13/12/2011, 12:55
Hiiiii Moris,
Se você levantou a suspensão dianteira mais que 5cm, certamente o problema é o caster.
Quanto você levantou? Talvez eu posso te ajudar...

O meu samurai não está se comportando quando rodando a mais de 60 km/h. Ele da guinadas simultaneas para ambos os lados (direita e esquerda), como alguns chamam de "penerando areia"...
Andei pesquisando e cheguei a conclusão que é o CASTER.
Meu Samurai é SPOAdo. Usa pneus 265/75R16.
O diferencial foi girado um pouco para as cruzetas trabalharem como se estivessem na altura original do veículo (angulo).
O QUE POSSO FAZER PARA CORRIGIR ISSO??? (pelo menos parcialmente)

Pablo.pinto2007
06/01/2012, 20:05
Para resolver isso, das duas uma... ou você corta e resolda as bolas (que é isso meu irmãozinho)...
Ou coloca uma cunha na base do eixo com a mola... para tentar corrigir o seu problema, como o seu carro é "levantado" e precisa os diferenciais estarem "olhando" pra T-case... o mais recomendado é cortar e soldar as bolas (munhões)(não cunhões) na posição de caster adequados para "obedecer" a dianteira...

Tem muitas dicas nas páginas para CJ, dá uma pesquisada por lá, ok?