Conectar

Ver Versão Completa : Dúvida em reforma - Gurgel X12



SpykeX12
17/07/2009, 08:58
Olá a todos!
Acompanho o fórum a algum tempo e preciso da ajuda de pessoas com mais experiências em reformas...
Possuo um Gurgel Tocantins X12 ano 88. Chegou a hora de mandá-lo pra reforma de funilaria, o que envolve reformar o chassi de pasteel original... e o problema começa aí!
As barras estão em parte corroídas, como é comum em boa parte dos X12, e terei de substituí-las. Já encontrei o material usado originalmente (metalon quadrado 30x30 por 1/8 ) e pensei em utilizar barras de maior expessura, porém pensando melhor, me pergunto se apenas reformar vai resolver o problema! O chassi desenvolvido pela Gurgel apodrece relativamente rápido, e eu estou atrás de uma solução um pouco mais permanente. Além disso, pretendo colocar a suspensão IRS da kombi, nos moldes do que algumas pessoas já fizeram. Fiz uma pesquisa e não consegui chegar a uma conclusão definitiva, ainda estou com dúvidas do que seria a melhor opção:

- Reformar e reforçar o chassi original, e soldar a barra de torção no mesmo, como a maior parte faz hoje (tenho minhas dúvidas se é seguro cortar um pedaço da estrutura para colocar um tubo de torção no lugar...);
- Reformar e reforçar o chassi original, alterar o esquema dos facões originais para que eles não se "fechem" assim como os do fusca, mas funcionem como os da kombi, e colocar molas maiores;
- Arrancar de vez o chassi, pegar um de kombi utilizando as longarinas e travessas da mesma, diminuir a distância dos entre-eixos, soldar os reforços laterais para acoplar no monobloco de fibra e, de quebra, já utilizar a suspensão (ví o dono de um Gurgel vinho que fez dessa maneira, apesar de que este colocou tração 4x4, o que não é minha intenção);
- Utilizar malha de fibra de vidro reforçada para contruir um monobloco inteiriço, e renegar de vez os componentes metálicos;

Como quero usar a suspensão da kombi com homocinéticas, vou colocar o câmbio da mesma. Na dianteira pretendo usar as mangas-de-eixo duplas normalmente utilizadas em bajas. Também pensei na possibilidade de utilizar as caixas redutoras das kombis antigas, mas não encontrei nenhum proprietário de Gurgel que tenha feito dessa forma para dar uma sujestão.

Agradeço desde já pela atenção! :-D

negreira
17/07/2009, 09:09
.... se não der para fazer suspenção independente nas 4 rodas
não vale a pena tanta perenha e gastos...

minha opinião - [[[[ Reformar e reforçar o chassi original, alterar o esquema dos facões originais para que eles não se "fechem" assim como os do fusca, mas funcionem como os da kombi, e colocar molas maiores]]]]]


já trocamos alguns emails sobre esse assunto não ?????

ia esquecendo........bate um papinho com o MARCELO CENOURA aqui do forum mesmo..... ele é o cara que entende dessas coisas ...hehehehehe

SpykeX12
17/07/2009, 09:25
então negreira, também pensei nisso... se for pra gastar melhor fazer algo que compense! acho que não, só estou postando hoje, apesar de fuçar nos tópicos daqui há um tempo... pelo que eu ví do baja dele, aqui no fórum mesmo, ele usou o chassi de fusca e colocou a IRS. Eu pensei em fazer o mesmo, porém teria que além de soldar a suspensão, diminuir os entre-eixos... e dois remendos num chassi adaptado já é emoção demais pra mim!

cRiPpLe_rOoStEr
18/07/2009, 00:01
eu ja tive vontade de fazer uma réplica do gurgel x12, usando um monocoque de fibra com um subchassi dianteiro e um traseiro... mas fazer um monobloco inteiro em fibra e não usar componentes metálicos na estrutura eu não faria... poderia até fazer o subchassi em alumínio ou aço inox... mas no teu caso, que pretende usar o esquema das suspensões da kombi, de repente não fosse má idéia pegar uma kombi salvada para fazer a adaptação do chassi...

ZCC
19/07/2009, 23:46
Reforme o chassi e se quiser mais altura, ponha só a IRS da kombi e mangas duplas na frente ;)

Para não apodrecer rápido, você pode antes de refibrar o chassi, passar bastante zarcão nele e pintar bem, pra então refibrar, de quebra, ainda pode deixar um pouco de óleo de motor dentro das barras, o que ajuda a conservar, foi o que um colega meu fez

No meu carro, as partes que apodrecem com mais frequência estão feitas com tubos de aço galvanizado (não fui eu que fiz, já comprei assim) então é difícil de apodrecer, mas se quiser gastar mesmo, pode refazer o chassi em com perfis de aço inox, sai bem caro, mas dura pra sempre :concordo:

SpykeX12
20/07/2009, 09:12
@cRiPpLe
a maior dúvida é se a adaptação do chassi da kombi não vai prejudicar muito a resistência do conjunto, já que não é o sistema original do gurgel e teria que ser cortada para se adequar aos entre-eixos... isso procede ou é só neurose minha? =)

@Zecacu
opa! não sabia dessa de usar o óleo dentro das barras.... ótima idéia! se eu for manter o esquema do chassi original pretendo usar o metalon apenas um pouco mais expesso, dando um tratamento para corrosão mesmo... andei pensando e estou inclinado a fazer da maneira que o negreira falou, aproveitando a idéia original do gurgel, só que deixando mais parecido com o Carajás!

Muito obrigado pela atenção!

cRiPpLe_rOoStEr
20/07/2009, 21:29
@cRiPpLe
a maior dúvida é se a adaptação do chassi da kombi não vai prejudicar muito a resistência do conjunto, já que não é o sistema original do gurgel e teria que ser cortada para se adequar aos entre-eixos... isso procede ou é só neurose minha? =)

eu tb sou meio neurótico com modificações de chassi... mas se for feito com bastante critério fica bem feito... mas caso esteja mto desconfiado, manda fazer um chassi específico para o gurgel...

thiago pupo fonseca
20/07/2009, 22:18
eu mandaria refazer o chassis e soldava o tubo irs da kombi no lugar , toda a parte trazeira . Eu acho que as caixas de reducao nao sao usadas com homocinetica , sao das combis curujinhas , das veiona . abracos

leobnaval
21/07/2009, 00:46
Pessoal vamos com calma...senão o spyke vai desistir hehehehe

O negócio é o segfuinte pense no custo benefício:

só fibra seu gurgel não terá resistência adequada ainda mais no off-road ou você usaria muita mais, muita fibra mesmo.(fora)

Fazer de aluminio: o custo do material e mão de obra (solda especial para aluminio) fora a resistência do conjunto inferior se comparada com as mesma dimensões do aço ou igual com um custo muito alto. (fora)

Inox: custo alto, resistência inferior a do aço e peso próximo. (fora)

Fazer de aço de acordo com o projeto original metalon 30 x 30 parede de 1/8", custo do material baixo de comparado com os materiais acima, soldar com mig terá um exelente acabamento e resistência. (exelente opção, mas enferruja)

Contra a corrosão você pode apos estar pronta a estrutura mandar galvanizar (zincar) e aplicar tinta após o zinco concerteza a melhor opção, custo/benefício exelente, alem de seguir um projeto desenvolvido por um engenheiro.

Como vai utilizar o câmbio da kombi que já possui homocinéticas apenas modifique o facão original para não fecharem \ / e aumente a altura com molas mais compridas ou fazendo algum calço nas originais.

A diant. faça o sistema de dupla manga de eixo como citou apenas não exagere na altura (por que tem gente erguendo quase 20 cm na manga de eixo, sem comentários)

Abraços e boa sorte na reforma, Leo

cRiPpLe_rOoStEr
21/07/2009, 00:54
qual a melhor tinta para pintar o chassi após a galvanização?

SpykeX12
21/07/2009, 08:49
Opa! Muito obrigado pelas explicações galera!
Vou refazer o chassi, talvez usando um metalon com parede mais grossa.
O tratamento que eu pensei em usar seria uma boa leva de zarcão, para depois pintar com bastante Undersil, espalhar um pouco de óleo de motor por dentro dos tubos e vedar as entradas, usando resina ou algum outro material.
Mas para impedir a corrosão e ferrugem, seria mais indicado esse processo que eu descrevi ou a galvanização? Eles são mutuamente exclusivos ou posso fazer ambos?

Obrigado novamente!

leobnaval
21/07/2009, 12:23
qual a melhor tinta para pintar o chassi após a galvanização?

Primeiro terá que aplicar 2 de mãos de primer universal para aderir melhor a tinta a superfície galvanizada e a tinta pode ser esmalte sintético automotivo, duco ou PU.

o PU é bicomponente e tem uma resistencia superior a risco e a ambientes agresivos.

Abraços, Leo

leobnaval
21/07/2009, 12:36
Opa! Muito obrigado pelas explicações galera!
Vou refazer o chassi, talvez usando um metalon com parede mais grossa.
O tratamento que eu pensei em usar seria uma boa leva de zarcão, para depois pintar com bastante Undersil, espalhar um pouco de óleo de motor por dentro dos tubos e vedar as entradas, usando resina ou algum outro material.
Mas para impedir a corrosão e ferrugem, seria mais indicado esse processo que eu descrevi ou a galvanização? Eles são mutuamente exclusivos ou posso fazer ambos?

Obrigado novamente!


Pense bem acho que não precisa usar um metalon de parede mais grossa se quiser use bem pouco, pois 1/8" = 3,175 mm é bem grosso e não precisa ser mais grosso que isto se for bem feito e bem soldado.

Na verdade não precisa passar bastante tinta e sim ser bem aplicada no caso 3 demãos são o bastante.

Pense bem o que você descreveu será um trabalho e tanto alem de ser meio porco jogar óleo dentro da estrutura você pode até usar um spray com óleo mais para dar apenas uma leve camada, além de que se entrar areia, lama, etc o óleo fara com eles grudem e acumule umidade dentro do chassi o que acelerará oprocesso de corrosão.

Muito melhor é o processo de galvanizão e pintura que vai garantir muitos anos sem ferrugem e ficará com acabamento e proteção perfeito já que a galvanização adere toda a superficie externa e interna da estrutura.

E se quiser poderá aplicar tambem após o primer batida de pedra é tipo um emborrachador. (eu passei em meu chassi)

Você deverá fazer apenas 1 dos procedimentos citados.

Abraços, Leo

SpykeX12
21/07/2009, 13:20
@leobnaval
Opa! Entendi, resumindo então:
Posso usar o metalon na mesma medida do original, passo ele pela galvanização, aplico o primer universal, pinto (esmalte sintético) e aplico o batida-de-pedra.
Utilizo um Wash Primer após isso ou não é necessário?

Muito obrigado!

leobnaval
22/07/2009, 00:32
@leobnaval
Opa! Entendi, resumindo então:
Posso usar o metalon na mesma medida do original, passo ele pela galvanização, aplico o primer universal, pinto (esmalte sintético) e aplico o batida-de-pedra.
Utilizo um Wash Primer após isso ou não é necessário?

Muito obrigado!


Isso mesmo galvanização, wash primer, batida de pedra e pintura final com (esmalte sint. automotivo ou duco ou PU)

Não é necessário reaplicar primer se seguir este procedimento acima.

Só uma coisa tem lugares que não necessita aplicar a batida de pedra especialmente aonde será fixado suportes etc.
O batida de pedra é exelente em áreas que ficam expostas a lama, areia, barro e água como a parte inferior do chassi, parte interna dos para-lamas, etc.

E uma coisa o bom será você galvanizar depois da estrutura pronta e soldada faz o procedimento de pintura fora do veiculo e depois a instalação e se necessário retoca a pintura depois de instalado.

Verifique aonde você fará a galvanização o valor a ser cobrado e se o tanque comporta o chassi pronto, senão terá que galvanizar os tubos e depois soldar a estrutura (os pontos de solda ficam sem ser galvanizados neste caso).

Abraços, Leo

SpykeX12
22/07/2009, 08:18
Perfeito! Roteiro show de bola!!!
Matou minhas dúvidas, agora vou caçar os locais aqui na minha cidade que fazer o serviço e quanto eles cobram. Planejar muito bem a empreitada e quando for fazer, tiro fotos, monto esquemas e posto aqui o resultado!
Novamente, muito obrigado mesmo!

leobnaval
22/07/2009, 13:35
Perfeito! Roteiro show de bola!!!
Matou minhas dúvidas, agora vou caçar os locais aqui na minha cidade que fazer o serviço e quanto eles cobram. Planejar muito bem a empreitada e quando for fazer, tiro fotos, monto esquemas e posto aqui o resultado!
Novamente, muito obrigado mesmo!


Realmente ficará perfeito, conforme for fazendo, comprando as coisa vai postando os resultados aqui!

Fico contente em ter ajudado!

Abração, Leo

beckmann068
23/07/2009, 19:40
Boa sorte com a caranga hein...vai ficar chic dimais! rs

abraz

Ninja4x2
23/07/2009, 20:22
opa.. massa esse buggy aí em beckmann!

SpykeX12
24/07/2009, 09:15
@beckmann068
Brigadão cara! A missão agora está sendo montar um modelo em 3D, uma planta do chassi no CAD, quero ver se faço uma bem legal e ponho aqui no forum... Mão na roda pra todos os donos de Gurgel!

Abração!

ZCC
03/08/2009, 00:17
Aproveitando o embalo do tópico, no chassi do meu carro, foi feito recentemente a troca das duas vigas que passam pelo tunel central só qua antes de ir pro coxim do câmbio, elas ficaram abertas, o tunel central também está aberto.

Estou pensando em usar espuma expansiva pra vedar tudo, o que acham? Será que tem perigo alto de incêndio?

leobnaval
03/08/2009, 15:15
Zecatu esta espuma expansiva é aquela utilizada em janelas e portas né?

Acho uma boa idéia só verifique o nível inflamação.

Abraços, Leo

SpykeX12
05/08/2009, 14:38
Olá a todos!
Aproveitando a dúvida: tanto para vedar esses pontos onde a fibra não isola completamente o chassi quanto para vedar as entradas das barras do mesmo, o que seria mais indicado? A espuma expansiva ou massa para funilaria?
Muito obrigado, Spyke

leobnaval
05/08/2009, 22:02
Olá a todos!
Aproveitando a dúvida: tanto para vedar esses pontos onde a fibra não isola completamente o chassi quanto para vedar as entradas das barras do mesmo, o que seria mais indicado? A espuma expansiva ou massa para funilaria?
Muito obrigado, Spyke


Poderá usar a espuma para vedar as entradas das barras, retirar o excesso de espuma e finalizar com massa plástica para dar um exelente acabamento...

Abraços, Leo

ZCC
09/08/2009, 22:32
A espuma é inflamavel, só não testei quando seca, como fica

Vou usar ela e pra dar o acabamento quero usar silicone preto, acho que vai ficar show

Os parafusos do meu bagageiro são hoje vedados com silicone preto

Thomas
02/05/2010, 19:37
@beckmann068
Brigadão cara! A missão agora está sendo montar um modelo em 3D, uma planta do chassi no CAD, quero ver se faço uma bem legal e ponho aqui no forum... Mão na roda pra todos os donos de Gurgel!

Abração!

E aí Spyke!
Como está o projeto do chassi?
Como resolveu montá-lo?
Abraço!
Thomas

fguerreiro
10/11/2010, 22:51
Spyke e Zecacu, como ficou a reforma do Gurgel?
Abraço

ZCC
12/11/2010, 21:17
Na época do tópico, o chassis do meu já havia sido reformado (na realidade, acabou sendo apenas uma revisão, pois não estava ruim, só as 2 barras do meio)

Mas ainda estou vedando aos poucos, com fibra, os cantos da carroceria, pois não estão bem fibrados e com certeza deixavam entrar bastante água pro chassis, a parte de baixo também tem alguns pontos abertos que deixam a água entrar no chassi, vou fibrar tudo e depois pintar

O carro ainda tem bastante coisa pra ser feita no geral, mas tou lidando aos poucos com isso - meu próximo passo é refazer a parte eletrica

algumas fotos de quando tava se verificando o chassi

http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAAPpuSP4chaLkRhBs76tF0oZ0lmkIBfPba0UZ9JcJSGOTLL X1T4o8k26d8MZ5mCIpq6A-B9JQIEcrzq5Vbsoka6QAm1T1UBpSia9ovnHJtSa0V4iJaogNvi QM.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OAAAACkMQ55IMm63_EZIDHTCWF2HwZ3AlQSaes1F7IfwefZdm1 tbhi5ewC5us3gH9XivoQroTuFWYLAtKQLyD6PWgKQAm1T1UM6F b9-lVc5lnIW93pZGD8yz0dmt.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAKjLIZsKmzA8ProIweKsei8Mn-DLi9PXBfGt00D0rQkP11e7Tc3qcVnuimWB1n44d73euyq0yFOx giXKVSEwwXUAm1T1UIkHM-ZAz2HKnXAGrp_DiJHGfSO_.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAAQJVHKUBZeaGiBiUMDEpsxLe4MpJROfdXW9u0hP9r4Ghe mGPn0HnafDZZNTHWxQeuJbUYrQmz49G3BqQCZn6voAm1T1UKpr PWhdl4L6r8aM_223uyHxhWZY.jpg

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAARkj1lHJzsOB4KiVFwBhJ3ni-2Juks-mlLd_1barW2wQoo9NYJAx4V5uI-Zm3KgRSe6xzUb9gUd1uXyhFVOILwAm1T1UCCNv7kXe0wnzY6XA mlhM6ajyC-m.jpg


Os cantos que eu falei, esse era o que tava pior, tinha um buraco em baixo e uma rachadura, a fibra ali tava muito fina e feita nas coxas (quase certeza cagada de algum fibreiro anterior

http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAAGTLXqSH27XZ8tmv-jhFu2K1ehzb2Yh58Ob9bafcfeCOzWzjYm7rxVdr52EFoPIeTVr eO4y6Rhyla5X0qulaQKMAm1T1UA9CeE_oy6E8G2m-3V__ZWkcPeWr.jpg

fguerreiro
15/11/2010, 19:32
Zecacu, boa noite!

Obrigado pelo retorno!

Estou fazendo uma poupança para comprar um carro off-road no próximo ano, como será o primeiro estou entre um Gurgel (pois acho que a manutenção é simples, tenho dúvidas apenas quanto ao chassis)

ou um Suzuki Vitara (um pouco mais moderno, mas estou com medo do preço das peças, por ser antigo e importado), logo este tipo de fotos e comentários me ajudam muito!

Abraço