Ver Versão Completa : Esquema de ligação motores pára-brisa Donatti
Gustavo Sieplin Júnior
06/12/2004, 09:17
Ola pessoal, gostaria de saber se alguem ja efetuou a ligação dos motores de para brisas que são adquiridos junto a Donatti 4x4, comprei 02 motores e não sei liga-los.
Os danados dos motores tem 04 fios de entrada, se alguem tiver o esquema de ligalção por favor me informem.
Gustavo
Markito Amato
10/12/2004, 00:00
Salve, meu caro!
Eu fiz a seguinte ligação:
- fio preto - terra (31)
- fio preto com amarelo - positivo após a chave de ignição (15)
- marrom e marrom com amarelo - ficaram juntos e são responsáveis pelo acionamento do motor.
Para ligar os dois ao mesmo tempo, juntei os fios de ambos tal qual descrito acima. Porém, coloquei dois diodos. Ambos para evitar o retorno de corrente do segundo motor. Ou seja, um diodo está na junção dos fios pretos com amarelo, enquanto o outro, na junção dos marrons. :wink:
Eles ligam juntos e param sempre na mesma posição. Contudo, e isso é a parte engraçada, como os motores são diferentes, cada um funciona no seu próprio tempo. :D
Abraços,
cristiano
10/12/2004, 08:33
Os meus que comprei na donatti vieram somente com uma velocidade, e instalação acabou sendo feita com a colocação de uma chave para cada motor.
Marco Aurelio Fierro
11/12/2004, 14:05
Salve Markito,
Fiz um pequeno diagrama para poder entender melhor seu esquema de ligação:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/galeria/data/500/876750dc1bc8582d5ba7979266712cd2.jpg
Agora ficaram algumas dúvidas, no lugar marcado em vermelho:
- Qual a direção dos diodos? Como um diodo só permite a passagem de corrente em um sentido, qual o sentido que eles estão permitindo a passagem? Do marrom esquerdo para o direito ou vice-versa? E do marrom/amarelo direito para o esquerdo ou vice-versa? Ou tanto faz (o que não creio muito ...)?
- Se entendi, os fios MA e MA/AM é que seriam ligados à chave de comando do limpador - nesse caso, a ligação é feita em que posição? Antes, depois, entre os diodos ou, sabe Deus lá, de que outra forma? :roll:
- Qual a capacidade dos diodos utilizados?
Na jipenet já teve desse assunto, mas não tinha ficado claro como ligar. Fiz uma ligação diferente (preto no terra, marrom no positivo/chave de comando, marrom/amarelo ligado ao positivo após a chave de ignição e preto/amarelo ao marrom), já que a ligação entre os fios marrom/amarelo e preto/amarelo é aberta quando o limpador chegava à posição de descanso, achei que iria abrir o circuito. O problema é que, quando a ligação era para ser interrompida (isto é, quando a palheta chegava à posição de descanso), o motor ainda tinha uma inércia, continuando a girar e saindo da posição de descanso e voltando a funcionar! Aí imaginei que seria necessário um relé ou coisa do tipo para fazer o "treco" funcionar e então desisti - $$ tá feia! :(
Bem, pelo visto a coisa era bem mais simples. Agora só preciso saber os detalhes acima que assim finalizo o esquema, e publico novamente. Aí a gente mata o assunto de uma vez por todas! :D
[]'s elétricos e com parada manual.
Marco
Roberto Fazollo
11/12/2004, 14:31
Markito, boa tarde;
Qual o valor dos diodos que voce usou??
sds
Fazollo
Markito Amato
11/12/2004, 18:15
Grande Marco! Tudo bem?!
Eu lembro bem daquela discussão que rolou na Jipenet sobre o esquema de ligação. O problema é que a solução não ficou bem clara. Diante disso, resolvi desmontar um limpador novo que tinha comprado para checar como funcionava a parada automática. Foi aí que desenhei o esquema que segue abaixo. Espero que possa lhe ajudar. :D
Quanto ao diodo, eu não lembro bem da especificação dele. Só pedi ao cara da loja um que pudesse trabalhar em 12 volts com uma corrente de 8A. Ficou perfeito! O diodinho não esquenta nada e não há retorno algum. Coisa que, aliás, é muito chata. Os motorem ficam funcionando sem parar. :shock:
Ah, como o desenho perde um bocado em qualidade, zipei um para facilitar. Qualquer dúvida é só escrever! :wink:
Abraços,
Gustavo Sieplin Júnior
13/12/2004, 15:36
Vale pelas dicas.
Gostaria de saber se nos doi esquemas de ligações passados, os temporizadores funcionam.
Gustavo
Markito Amato
14/12/2004, 08:10
Salve, Gustavo! Tudo bem?
Cara, o esquema que eu passei não tem essa previsão para o temporizador. Só parada automática. Isso porque, como eu não uso meu jipe no dia-a-dia (uso uma bicicleta), acabei decidindo por uma instalação mais simples e direta. Ou seja, não coloquei o relé necessário. Mas isso é até bem simples. Basta pedir um em alguma boa loja de autopeças e fazer a instalação fazendo uso dos fios marrons. Só não lembro ao certo a posição de cada um deles no dito relé. É só testar! :wink:
Ah, qualquer coisa, eu lhe mando a tabela de códigos da Norma DIN, que traduz aqueles números inscritos nos fundilhos do relé. Se bem que ela pode ser encontrada aqui em Download. :D
Abraços,
Marco Aurelio Fierro
14/12/2004, 13:32
Salve Markito,
Valeu pelo esquema. Vou testar em breve e dou um retorno da minha experiência.
[]'s com parada automática no futuro! :D
Gustavo Sieplin Júnior
14/12/2004, 16:57
Ola markito.
Obrigado pelo esquema de ligação vou instalar desta forma somente com parada automatica, nao vou colocar temporizador, desta forma é mais pratico e economica.
Vale pelas dicas.
Gustavo
Trilha4x4
14/12/2004, 17:04
Gustavo, tendo a parte de parada automatica pronta, o temporizador é o mais facil.....
Procure pelo relê do temporizador do limpador do proprio Gol.....