PDA

Ver Versão Completa : Problemas de Engate em Um Câmbio Automático



freitasjr
17/07/2009, 02:37
Olá pessoal, apesar de o carro em questão ser um Suzuki Grand Vitara(geração 2) resolvi postar neste grupo "Picapes" pelo fato de que os foristas que entendem mais de tecnologia de câmbio frequentarem mais este grupo e tb de o problema tratar-se mais de câmbio automático do que de um modelo específico de carro.

O fato aconteceu com a viatura de um amigo meu, abaixo segue seu relato com a ordem cronológica dos fatos:

1- O carro estava com um vazamento de óleo proveniente do retentor do volante do motor, que deveria ser trocado;

2 - No procedimento de troca do retentor o mecânico desconectou a bateria, tirou todos os parafusos que prendiam o conversor de torque na carcaça do bloco do motor, retirou todos os parafusos de fixação do câmbio, desconectou todas as mangueiras e conectores elétricos do mesmo e, por fim, retirou o cambio utilizando um macaco hidráulico de sustentação, não forçado o câmbio em momento algum.
Após a sua retirada, trocou o retentor e, na pressa, conectou rapidamente os conectores elétricos e as conexões hidráulicas. Nesta hora, já estava escuro e a oficina era mal iluminada.

3 - Após baixar o macaco, ao dar a ré para retirada o veículo, ele(meu amigo) notou, de cara, um forte tranco, o que se repetiu na posicão D.

4 - Ao sair da oficina, notou que o carro não passava as marchas a frente, permanecendo como se estivesse apenas na primeira marcha. No painel, nenhuma luz de advertência acendeu ou piscou.

5 - Voltando a oficina, o mecânico constatou que não havia conectado corretamente dois conectores: o que informa a rotação do motor p/ troca das marchas e o que realiza o sincronismo das mesmas. Essa reconexão foi feita com a bateria ligada.

6 - À partir daí, as marchas começaram a ser passadas corretamente e no tempo certo, tanto para frente como nas reduções e retomadas, porém o tranco de R e D permanecem, apenas na hora de engatar essas marchas.. Ao sair com o carro ou parar, esse tranco não ocorre.

7 - O mecânico suspeita que houve um dano (folga) no diferencial traseiro, devido ao esforco feito na hora que os conectores estavam mal encaixados.

Logo, ele gostaria de saber, se isso realmente procede, ou se não teria mais algum conector solto ou mal encaixado que influenciaria nisto ou se não ficou algum erro na central e como fazer para ressetá-la.

Agradeço antecipadamente a qualquer informação que possa ajudar na solução do problema.

Um abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...

Ronaldo B.
17/07/2009, 03:14
Freitas,

Começando pelo mais simples, não sei se o mecanico chegou a tirar o óleo do cambio. Se fez isso verifica se está usando o óleo correto, se está no nível correto e se está medindo o nivel do óleo da fomra correta. Se estiver tudo ok com o óleo, fala pro mecânico verificar como estão todos coxins, montagem se não tem nenhum solto ou mau fixado ou quebrado. Acho dificil que tenha ocorrido algum dano ao difencial por ter ficado mau encaixado algum conector do câmbio.

[]´s

cRiPpLe_rOoStEr
17/07/2009, 03:25
eu me surpreendo mais é com o motor ter dado a partida com alguns conectores elétricos do câmbio soltos, do jeito que esses sistemas elétricos são cada vez mais "multiplex"... mas e o conversor de torque, chegou a ser aberto?

linuxhellmaster
17/07/2009, 10:58
Freitas,

Começando pelo mais simples, não sei se o mecanico chegou a tirar o óleo do cambio. Se fez isso verifica se está usando o óleo correto, se está no nível correto e se está medindo o nivel do óleo da fomra correta. Se estiver tudo ok com o óleo, fala pro mecânico verificar como estão todos coxins, montagem se não tem nenhum solto ou mau fixado ou quebrado. Acho dificil que tenha ocorrido algum dano ao difencial por ter ficado mau encaixado algum conector do câmbio.

[]´s

X2, Concordo!

Para cambios automaticos o nivel de oleo/fluido e tipo de fluido.. influem MUITO.... apenas algumas dezenas de ml a mais ou a menos... jah influem na troca das marchas....

Quanto ao diferencial, se fodeu com algo..... o mais facil eh q tenha fodido com as cruzetas do mesmo.... a nao ser q o diferencial seja bem ruim... ele nao se danifica assim..... ou seja.. verifique a folga no carda.... nos trancos alguma cruzeta pode ter se danificado.

meus 20 cents


cheers

freitasjr
17/07/2009, 19:50
Boa noite pessoal, 2º meu amigo o óleo foi nao foi trocado, foi apenas reposto reposto na mesma quantidade, tipo e marca que estava antes.

O conversor de torque Não foi aberto, foi retirado inteiro junto com o câmbio, já que foi apenas trocado o retentor do volante do motor.

Ele tb acha difícil ter danificado o diferencial pois, tão logo o carro foi ser testado, o tranco apareceu e ele retornou imediatamente à oficina. As cruzetas estão em ordem falta apenas ele dar uma olhada nos coxins p/ vê se está tudo Ok.

Amanhã posto novidades. Se alguém tiver mais alguma sugestão, fique a vontade p/ postar.

Agradecido pela ajuda e contribuição de vcs

Um abraço a todos, cordialmente, Francisco de Freitas...

RubensVilela
19/10/2011, 14:42
Boa tarde Freitas,

Sei que o tópico é antigo mas o problema foi solucionado?
Estou enfrentando situação semelhante!

Obrigado!

Rubens

R-Mendes
30/11/2016, 21:34
Boa tarde Freitas,

Sei que o tópico é antigo mas o problema foi solucionado?
Estou enfrentando situação semelhante!

Obrigado!

Rubens


Idem! Mesmo problema encontrado num GV 2002.