PDA

Ver Versão Completa : Ranger - embragem com folga e agora sem trocar marcha

IGORFROTA
16/07/2009, 19:03
Ola amigos,

Mais uma vez venho recorrer ao conhecimento dos colegas para um probleminha na minha Ranger 2.5 TD 2001.

Semana passada ela começou a apresentar folga no pedal da embreagem. Eu pisava com o pedal mole até 75% do curso, mas conseguia trocar as marchas. No dia seguinte o pedal continuava o mesmo, mas a troca passou a ser impossível.

Levei no mecanico de costume que trocou o cilindro superior (pedal).
Ao pegar o carro, percebi de cara que o pedal permanecia sem resistencia. Pisando ia até 60% sem resistencia alguma, porém as marchas passaram a entrar normalmente.
O detalhe é que o carro passou a sair com quase nada do pedal liberado, ou seja, quando eu tirava o pé um pouquinho do pedal, o carro já começava a andar.
Passei dois dias com o carro dessa forma e hoje para minha surpresa, as marchas pararam de entrar.

Alguma dica do que pode ser ?
Serah que o KIT foi para o saco ?
Ou o outro cilindro (dentro da caixa) ?
Por onde devo começar ???

Loiro
16/07/2009, 19:29
Isso aí está com cara de atuador da embreagem estragado. Problema crônico de Frontier's e Ranger (senão me engano).
O problema não é a peça e sim a mão de obra para troca-lá, pois tem que tirar a caixa.
[]´s

cRiPpLe_rOoStEr
16/07/2009, 20:31
Isso aí está com cara de atuador da embreagem estragado. Problema crônico de Frontier's e Ranger (senão me engano).
O problema não é a peça e sim a mão de obra para troca-lá, pois tem que tirar a caixa.

isso aconteceu na blazer do meu tio... o pedal não apresentava nenhuma resistência, a embreagem não entrava de jeito nenhum... a propósito: será que é mto caro substituir esse sistema hidráulico por um 100% mecânico? embora não sejam à prova de falhas sempre tem a possibilidade de amarrar uns arames e continuar rodando.........

Edintruder
16/07/2009, 22:51
Está vazando fluído pela embreagem? Quando o atuador vai pro espaço ele bota todo o fluido fora. Abre o reservatório e observa se baixa com o uso. Da mesma forma tem que ter sujeira de fluido entre a capa seca da caixa e o motor. Usa fluido Dot 4 ou 5 que mantém o sistema funcionando por muito mais kilômetros que o Dot 3.

cycloar
17/07/2009, 08:32
Ontem troquei a embreagem da bandida

caraca, ficou tao macio que nem condiz com a robustez da ranger, parecia mais meu fiesta do que uma camioneta!

abs

Wagner

Anthoniusnikos
17/07/2009, 10:12
A embreagem das Ranger é muito macia quando está funcionando perfeitamente. Qualquer anomalia percebida, diferente disso, é porque o sistema está com algum problema. No caso acima, se estiver com vazamento pela caixa seca da caixa de mudanças é o atuador mesmo.

ALEXANDREO
17/07/2009, 12:54
Antes de trocar o atuador, experimenta sangrar o sistema com a frente da ranger bem alta, repare que o atuador fica inclinado e quando sangra pode ficar bolhas dentro dele por isso levantar a frente para que ele fique paralelo ao solo. Isso deve resolver o seu problema momentaneamente, e se o atuador estive mais ou menos ainda tu roda por algum tempo, se ele tiver muito ruim ai nao tem jeito so trocando.

Abraçao alexandre

IGORFROTA
17/07/2009, 19:38
Galera,

Hoje deixei na mesma oficina e dei a dica que deveria conter ar no sistema.
Também dei a dica colocada aqui pelo Walter em outro toopico para tirar o ar com o cilindro fora.
Agora de tarde peguei o carro e a embreagem ta firme e forte. Pressão desde o primeiro centimetro de pedal.
Também percebi que o carro so começa a sair com a embreagem bem em cima, quando só resta uns 30 % de pedal.
Acho que resolveu de vez e está até melhor que antes.

Vou avaliar mais alguns dias e coloco o teste aqui.

Abraço a todos e muito obrigado!!!

IGORFROTA
22/07/2009, 12:50
Bom pessoal, depois de alguns dias rodando com o carro, percebi que há um vazamento grande de fluido da embregaem.
Aparentemente o vazamento tem origem dentro da capa seca, portanto deve ser no atuador inferior.
De vez em quando o pedal volta a apresentar folga, dai completo o fluido, dou algumas pedaladas e a embregem volta ao normal.
Acho que a solução vai ser abrir tudo para ver.
É um saco, ter que tirar a caixa fora.
Com isso, provavelmente terei que gastar uma grana, pois entra o tal do "ja que"
Ja que abriu a caixa, verificar disco, plato e colar.....
Antes de trocar o cilindro superior, não estava vazando nada.
Sera que o cilindro novo provocou o vazamento ?
Ou alguma mangueira mal encaixada ?

Edintruder
22/07/2009, 14:32
Quando mexi na minha, troquei os dois atuadores. Gastei R$1000,00 entre peças e MO...
Um dos males da Ranger...
Prometi pra mim mesmo que se estragasse de novo iria instalar um garfo e sistema de cabo do Opala.

cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 19:36
Quando mexi na minha, troquei os dois atuadores. Gastei R$1000,00 entre peças e MO...
Prometi pra mim mesmo que se estragasse de novo iria instalar um garfo e sistema de cabo do Opala.

não sei como o pão-duro do meu tio não fez isso na blazer dele, sairia bem mais em conta que os $950 que ele gastou mandando trocar o atuador da embreagem e umas outras peças que agora eu não lembro...

linuxhellmaster
22/07/2009, 20:28

Diz a lenda que o sistema do mustang moderno (93 ~ 95 +) serve como uma luva.... mas eu nunca vi, nem usei... as vezes ouco falar.

cheers

cRiPpLe_rOoStEr
22/07/2009, 20:39
Diz a lenda que o sistema do mustang moderno (93 ~ 95 +) serve como uma luva.... mas eu nunca vi, nem usei... as vezes ouco falar.

mas é mecânico ou hidráulico???

linuxhellmaster
22/07/2009, 21:03
mas é mecânico ou hidráulico???

Mecanico e diz a lenda q as pecas todas (inclusive o pedal de embreagem) encaixam com pouca ou nenhuma modificacao nas rangers (pelo menos nas americanas, nao sei se as argentinas sao iguais)

cheers

IGORFROTA
24/07/2009, 20:45
Se eu não tiver qie trocar as peças da embragem (disco, plato e colar), acho que não vou gastar tanto assim naõ.
O atuador do pedal eu já troquei e paguei 180 no atuador e mais 20 na troca.
O atuador inferior custa 280 e devo gastar mais uns 100 conto na troca.
O meu mecanico trabalha comigo na empresa e faz precinho bem camarada.
As peças são SKF se não me engano..

Edintruder
25/07/2009, 00:30
O pessoal cobra em média R$200,00 para baixar a caixa.

Alexandre Souto
25/07/2009, 01:57
Amigo IGOR, os sintomas que voce citou sao bem parecidos com as situaçoes que pasei com a minha, 2.3 gas.. Ja fiz ate 2 topicos pra tentar solucionar por aqui....

E resolvi. Apostei num plato de um material mais duro, o Heavy Duty (é isso??), estava pesquisando sobre a de ceramica, obtive varias opnioes e por fim o dono da empresa que mandei fazer o serviço de recondicionamento.

450 rec. plato e disco+ 230 para descer a CX!!!

Melhorou bastante a força na arrancada, mas em velocidades mais altas ainda nao testei. O pedal continuou sem resistencia, ja conversei com meu "amigo" da Embremoc, e segunda feira levarei o carro la para ele regular a tensao da mola, ele falou que resolve.... Ai penso que chegara ao ideal....

Mas verdadeiramente.... nao estou satisfeito... será que fomos sortiados com estes carros??¿¿¿?¿¿¿