Ver Versão Completa : "Fuca" - VW Baja Buggy 1977
Danielgvs
14/07/2009, 21:48
Vou atualizando conforme melhorias:
Ficha Técnica
:arrow:Chassis:
Original Fusca 1977 reforçado
:arrow:Carroceria:
Original Fusca 1973 com kit Baja Buggy
Pára-choques dianteiros reforçados
:arrow:Motor:
1.6 gasolina/GNV (uso como carro de passeio também)
Ignição Eletrônica
Alternador
Carburação Simples
:arrow:Caixa:
Fusca 1200 1962
:arrow:Freios:
Dianteiro à disco Fusca
Traseiro à disco Kadett GSi
:arrow:Pneus:
Trilha: Frontiera 15"
Cidade: 205/70 R15 C (aro invertido)
:arrow:Planos Futuros:
Freio-de-mão independente;
Instalação de pára-choques laterais;
Instalação de rodas traseiras mais largas (em reforma)
Matheus MG
15/07/2009, 00:25
Pessoal,
Sou frequentador antigo deste fórum, porém, apenas agora me registrei.
Resido em Florianópolis e gosto muito de trilhas.
Utilizo a viatura como meio de transporte, na faculdade, no trabalho (faço levantamentos topográficos) e no lazer.
Criei um tópico no frota, com a ficha técnica e Fotos que pode ser visualizado AQUI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59345)
____________________________
Copio a ficha do mesmo:
Ficha Técnica
:arrow:Chassis:
Original Fusca 1977 reforçado
:arrow:Carroceria:
Original Fusca 1973 com kit Baja Buggy
Pára-choques dianteiros reforçados
:arrow:Motor:
1.6 gasolina/GNV (uso como carro de passeio também)
Ignição Eletrônica
Alternador
Carburação Simples
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Fusca 1200 1962
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Dianteiro à disco Fusca
Traseiro à disco Kadett GSi
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Trilha: Frontiera 15"
Cidade: 205/70 R15 C (aro invertido)
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Deixo as saudações e gostaria de receber críticas e sujestões da viatura.
Estarei disposto à atender as dúvidas.
Abraços
Daniel
poste fotos amigo
bem vindo ao forum
abras
cRiPpLe_rOoStEr
15/07/2009, 01:13
montou esse baja quando? ano passado eu deixei de morar em floripa e nunca vi nenhum baja com frente de 4 faróis por aí... qual a capacidade dos cilindros de gnv e a autonomia?
EduardoXL
15/07/2009, 14:54
Ola, lí a ficha tecnica e fiquei curioso ...
Que reforços no chassis? (pode colocar algma foto)
Por que voce optou pelo cambio de fusca 1200 ?
Aqui em SP - capital o GNV esta 1,49 o m3 e ai em Floripa?
Obrigado pela atenção !!
Abaixo a inspiração pro mudança do meu fuquinha 64'
EduardoXL
15/07/2009, 14:57
Inspiração pro meu fuquinha 64
Danielgvs
16/07/2009, 22:02
montou esse baja quando? ano passado eu deixei de morar em floripa e nunca vi nenhum baja com frente de 4 faróis por aí... qual a capacidade dos cilindros de gnv e a autonomia?
Já comprei ele montado de um cara que mora no morro da prainha. Foi em setembro de 2008.
Como ele só usava pra fazer trilha, ele tava bem maltratado de lata, inclusive tava pintado no rolinho. Reformei ele em casa mesmo (só uma demão de tinta com compressor e troca dos para-lamas, pois dei sorte de achar os 4 em um ferro-velho sem o capô e a tampa traseira, pagando apenas R$ 100 pelos 4 para-lamas).
Que reforços no chassis? (pode colocar algma foto)
Por que voce optou pelo cambio de fusca 1200 ?
Aqui em SP - capital o GNV esta 1,49 o m3 e ai em Floripa?
O reforço do chassis é uma barra chata soldada na parte inferior do mesmo, aumentando a rigidez do mesmo.
Tem também duas barras ligando a carroceria, pegando no pé de coluna central até a área sobre aquele buraco que dá acesso à caixa de marchas. Fica mais ou menos ligando da união das barra que segura o banco traseiro até o início do chiqueirinho.
O câmbio do fusquinha 1200 foi escolhido devido a ser o mais reduzido da linha, sem ser de homocinética, que necessitaria de suspensão IRS (considero a IRS muito dura, o carro torce pouco em trilhas).
Tanto é que o mesmo à 80 por hora tá berrando de 4ª, isso com os pneus um pouco maiores. No barro é um tesão, sobe tudo que é morro de 2ª.
O GNV em Floripa tá R$ 1,59. Tem um botijão de 12,5 m³, no "chiqueirinho". O mesmo, dentro da cidade, tá fazendo a média de 11,5 km/m³, totalizando uma autonomia de aproximadamente 140 km, visto que o mesmo não enche totalmente e o GNV varia muito da bomba que abasteço e se tá frio ou calor no dia do enchimento.
Na BR (uso o Fuca pra viajar também) faz a média de 14,5 km/m³, porém, cheguei a fazer 16,13 km/m³ (anoto todas as enchidas).
O sucesso da conversão deve-se à ignição eletrônica e ao ponto bem adiantado, tanto que, quando uso gasolina, bate ponto direto, sendo que com a pódium o negócio ameniza.
Bem bacana de dirigir mesmo.
Essa semana bato mais fotos.
Abraços,
Daniel
Danielgvs
16/07/2009, 22:03
poste fotos amigo
bem vindo ao forum
abras
Fotos no link citado acima.
E obrigado pelo bem vindo.
Tou a disposição para dúvidas e esclarecimentos.
Abraços,
Daniel
claudemir baja 1.8 ap
16/07/2010, 16:39
Pessoal,
Sou frequentador antigo deste fórum, porém, apenas agora me registrei.
Resido em Florianópolis e gosto muito de trilhas.
Utilizo a viatura como meio de transporte, na faculdade, no trabalho (faço levantamentos topográficos) e no lazer.
Criei um tópico no frota, com a ficha técnica e Fotos que pode ser visualizado AQUI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59345)
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Copio a ficha do mesmo:
Ficha Técnica
:arrow:Chassis:
Original Fusca 1977 reforçado
:arrow:Carroceria:
Original Fusca 1973 com kit Baja Buggy
Pára-choques dianteiros reforçados
:arrow:Motor:
1.6 gasolina/GNV (uso como carro de passeio também)
Ignição Eletrônica
Alternador
Carburação Simples
:arrow:Caixa:
Fusca 1200 1962
:arrow:Freios:
Dianteiro à disco Fusca
Traseiro à disco Kadett GSi
:arrow:Pneus:
Trilha: Frontiera 15"
Cidade: 205/70 R15 C (aro invertido)
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Freio-de-mão independente;
Instalação de pára-choques laterais;
Instalação de rodas traseiras mais largas (em reforma)
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Deixo as saudações e gostaria de receber críticas e sujestões da viatura.
Estarei disposto à atender as dúvidas.
Abraços
Daniel
cara uma pergunta essa caxa q vc usa e boa ja deu alguma quebra e os pneus frontiera sao bons
pergunto isso por que meu fusca esta com essa caixa e esses pneu des de jah agradesso
leobnaval
17/07/2010, 23:38
Para amenizar o problema da batida de pino, misture um pouco de álcool na gasolina que deve melhorar sem ter que alterar o ponto de ignição que esta bom para o GNV, para isso você pode começar testanto cerca de 10% de álcool, depois 20% até achar a proporção correta e depois até ir reduzindo de 5 em 5% para achar o ponto ideal de mistura.
E parabéns pelo Baja.
Abraços, Leo
Danielgvs
21/07/2010, 21:31
O pneu frontieira não tem o que falar. Altamente testado e até hoje não abriu o bico.
Quanto à caixa, dizem que é a mais reforçada que saiu nos fuscas, além de ser a mais reduzida (exceto a da kombi IRS e kombi antiga com caixa de redução nas pontas de eixo).
Estando com a manutenção em dia, é só tocar o pau e ela não quebra.
Att,
Daniel
jcaguiargti
22/07/2010, 10:34
Daniel , vc sabe que marca é seu kit baja , pergunto pq tbm tenho um igual (agora fiz algumas alterações )e ainda nao consegui descobrir que marca é esse kit , abraços !
claudemir baja 1.8 ap
22/07/2010, 14:07
O pneu frontieira não tem o que falar. Altamente testado e até hoje não abriu o bico.
Quanto à caixa, dizem que é a mais reforçada que saiu nos fuscas, além de ser a mais reduzida (exceto a da kombi IRS e kombi antiga com caixa de redução nas pontas de eixo).
Estando com a manutenção em dia, é só tocar o pau e ela não quebra.
Att,
Daniel
intao essa caixa e ressistente mesmo
q alivio intao ela vai aguata bem o tranco pq eu vou usar meu baja soh em trilhas pesadas
valew mesmo cara essa dica me ajudou muito :concordo::concordo:
e tbm a dica dos peneus
valew ate :concordo::concordo:
bajeiro do sul
22/07/2010, 14:29
intao essa caixa e ressistente mesmo
q alivio intao ela vai aguata bem o tranco pq eu vou usar meu baja soh em trilhas pesadas
valew mesmo cara essa dica me ajudou muito :concordo::concordo:
e tbm a dica dos peneus
valew ate :concordo::concordo:
Amigo
realmente a caixa do fusca 1200 é a mais resistente quanto a quebras, mas tb é muito dificel de encontrar, aqui na minha região (porto alegre) não se acha mais, talvez mais para o interior. Estou usando o 7:36 da Kombi, que tb é muito reduzido e quase não quebra, tenho meu baja a 4 anos, motor ap 1.8 pneu 255 x 75 x 15 e nunca (vamos falar baixo) quebrou nada, acho que é uma boa pedida para iniciar porque vai ser dificel encontrar a do 1200
abraço
eduardo
claudemir baja 1.8 ap
22/07/2010, 15:04
Amigo
realmente a caixa do fusca 1200 é a mais resistente quanto a quebras, mas tb é muito dificel de encontrar, aqui na minha região (porto alegre) não se acha mais, talvez mais para o interior. Estou usando o 7:36 da Kombi, que tb é muito reduzido e quase não quebra, tenho meu baja a 4 anos, motor ap 1.8 pneu 255 x 75 x 15 e nunca (vamos falar baixo) quebrou nada, acho que é uma boa pedida para iniciar porque vai ser dificel encontrar a do 1200
abraço
eduardo
meu fusca jah esta com essa caixa 1200 sera q se caso quebrar acho dificil jah q dizem q ela e muito resistente eu encontro quem a arrume??
des de jah agradesso :concordo:
Fred Pessoa
24/07/2010, 07:04
Pessoal,
Sou frequentador antigo deste fórum, porém, apenas agora me registrei.
Resido em Florianópolis e gosto muito de trilhas.
Utilizo a viatura como meio de transporte, na faculdade, no trabalho (faço levantamentos topográficos) e no lazer.
Criei um tópico no frota, com a ficha técnica e Fotos que pode ser visualizado AQUI (http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?t=59345)
____________________________
Copio a ficha do mesmo:
Ficha Técnica
:arrow:Chassis:
Original Fusca 1977 reforçado
:arrow:Carroceria:
Original Fusca 1973 com kit Baja Buggy
Pára-choques dianteiros reforçados
:arrow:Motor:
1.6 gasolina/GNV (uso como carro de passeio também)
Ignição Eletrônica
Alternador
Carburação Simples
:arrow:Caixa:
Fusca 1200 1962
:arrow:Freios:
Dianteiro à disco Fusca
Traseiro à disco Kadett GSi
:arrow:Pneus:
Trilha: Frontiera 15"
Cidade: 205/70 R15 C (aro invertido)
:arrow:Planos Futuros:
Freio-de-mão independente;
Instalação de pára-choques laterais;
Instalação de rodas traseiras mais largas (em reforma)
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Deixo as saudações e gostaria de receber críticas e sujestões da viatura.
Estarei disposto à atender as dúvidas.
Abraços
Daniel
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Parabens pela viatura, estou montando uma tambem, mais irei manter praticamente original só irei colocar pneus 225/75R15 pois já tenho eles caso contrario colocaria 205/75R15 tambem irei colocar mangas de eixoduplas na dianteira e caixa de redução da kombi na traseira, acabei de comprar! irei utilizar a aviatura para trabalho e para as trilhas e gostaria de detalhes de como vc colocou o GNV na sua se posssivel com fotos. desde de já agradeço o colega
Danielgvs
01/08/2010, 12:29
Daniel , vc sabe que marca é seu kit baja , pergunto pq tbm tenho um igual (agora fiz algumas alterações )e ainda nao consegui descobrir que marca é esse kit , abraços !
O documento dele conta como VW Especial Buggy.
Sei que foi fabricado no RS, e já vi outros bajas iguais ao meu vindos de lá.
Ouvi falar que era um tal de kit coyote e, inclusive, também já vi um baja igual com esta inscrição na tampa traseira.
Danielgvs
01/08/2010, 12:55
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Parabens pela viatura, estou montando uma tambem, mais irei manter praticamente original só irei colocar pneus 225/75R15 pois já tenho eles caso contrario colocaria 205/75R15 tambem irei colocar mangas de eixoduplas na dianteira e caixa de redução da kombi na traseira, acabei de comprar! irei utilizar a aviatura para trabalho e para as trilhas e gostaria de detalhes de como vc colocou o GNV na sua se posssivel com fotos. desde de já agradeço o colega
Fotos eu não possuo, pois o Baja está em Floripa (e ainda por cima com o motor fundido) e eu em São Paulo...
Quanto ao GNV, foi instalado um cilindro de 12 m³, atrás do banco traseiro (chiqueirinho).
Deve-se atentar ao fato de colocar uma chapa sob o suporte do cilindro, pois no meu não coloquei e rachou toda a lataria... Como resultado, o mesmo "afundou" e ficou suspenso sobre o motor de arranque. Foi uma baita dor de cabeça para resolver. Tira tudo, solda, reforça, coloca de novo, testa, etc etc etc....
O meu motor era o 1600 com carburação simples, o que facilita a regulagem e diminui as probabilidades de "desregulagens". Para o GNV é imprescindível o uso de ignição eletrônica, pois ele exige muito do sistema ignição, bobina, cabos de velas e velas.
Como utilizava 90% no dia-a-dia, avancei bem o ponto de ignição (maior economia e potência/torque), no limite do ponto de detonação (antes de começar a bater pino). Como efeitos colaterais restam a partida mais pesada (deve-se investir no arranque e em uma boa bateria) e as batidas de pino quando do uso do coquetel (gasolina podium + álcool). Na gasolina o carro ficou um canhão, só que há ressalvas no modo de dirigir, tais como evitar pisar fundo em baixa rotação, pois neste momento as batidas de pino são amplificadas.
Mas isto não chegava a ser uma desvantagem em relação às vantagens do ponto adiantado no GNV, pois a gasolina só era utilizada em 1% das vezes (apenas 1 vez por semana para "lubrificar" o sistema).
Outras mudanças que fiz foi o sistema de retorno do tanque, com o uso do "separador de vapor" do fiat uno, impedindo que a chave comutadora de combustível e a própria bomba sejam forçadas quando da utilização no GNV.
As válvulas foram reguladas com uma pequena folga suplementar às configurações-padrão. O porque disto não sei, apenas segui o conselho dos "kombistas" que utilizam GNV a mais tempo que eu. Como testemunho, notei que o carro ficou um pouco mais solto que na situação com folgas de válvulas como de fábrica.
Por fim, o modo do injetor de GNV no carburador foi executado diferente das regras padrão. Enquanto que todos fazem um furo na horizontal para a inserção do tubo mesclador, eu fiz o furo inclinado, com o tubo apontando para dentro do carburador. Fiz o furo na maior inclinação possível, inseri o tubo e vedei tudo com araldite. Isto foi feito pois acredito que a mistura será mais direta e aumentará a fluidez do GNV dentro do coletor.
Por fim, ficou um carro muito gostoso de se guiar no GNV, onde inclusive fiz trilhas neste combustível, com a vantagem de não engasopar nas inclinações mais fortes :mrgreen:!!! Fora a satisfação de se dirigir na cidade sem medo de lombadas, ladrões, deixar o carro na rua, ir à praia e não se preocupar em limpar os pés (nem tapete tem) e, ainda por cima, fazendo 12 km/m³ no trânsito normal. Realmente, nem a mastercard pode lhe proporcionar isto...
Como planos futuros para o próximo motor, o mesmo será um 1600, carburação simples (cabeçote 8 aletas aguenta mais no GNV), pistões álcool e bomba schadek com circulação externa, para inserir um radiador de óleo, pois o GNV faz o motor esquentar muito...
Att,
Daniel
Danielgvs
01/08/2010, 12:58
Para amenizar o problema da batida de pino, misture um pouco de álcool na gasolina que deve melhorar sem ter que alterar o ponto de ignição que esta bom para o GNV, para isso você pode começar testanto cerca de 10% de álcool, depois 20% até achar a proporção correta e depois até ir reduzindo de 5 em 5% para achar o ponto ideal de mistura.
E parabéns pelo Baja.
Abraços, Leo
Já estava sendo feito isto, na proporção de 30/70, com as devidas mudanças de gigleurs do sistema de carburação.
Mesmo assim, ainda dava umas "batidinhas" de vez em quando.
thiago pupo fonseca
01/08/2010, 13:24
ola , belo baja , mais ja q vc pediu para q opnem , se fosse meu , a primeira coisa q eu faria seria levantar mais a frente , coloca uma flange ai , na trazeira , da pra mexer no facao e levantar um pouco mais, e outra coisa q eu acho q fica muito legal e o filtro de ar bem alto , o meu e da kombi a diesel , 10, 00 rs no desmanche e 1,5 m de mangueira de piscina , rsrsr
Danielgvs
01/08/2010, 17:52
ola , belo baja , mais ja q vc pediu para q opnem , se fosse meu , a primeira coisa q eu faria seria levantar mais a frente , coloca uma flange ai , na trazeira , da pra mexer no facao e levantar um pouco mais, e outra coisa q eu acho q fica muito legal e o filtro de ar bem alto , o meu e da kombi a diesel , 10, 00 rs no desmanche e 1,5 m de mangueira de piscina , rsrsr
Ahh sim.
Este é um dos planos futuros para o mesmo.
Só que antes desse, tenho um conversível que estarei terminando de montar no final do ano.
Este vai ser bruto, com toda a altura que tiver direito, reduzida da kombi na traseira, encurtado 35 cm, assoalho de chapa, gaiola estrutural, motor 1600 com supercharger do fiesta e outras besteirinhas mais.
Aí o Fuca (este vermelho) ficará mais para dar voltinha no shopping...
Abs,
Daniel
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